sábado, 12 de janeiro de 2013

Benfica x FC Porto: O mesmo clássico com 'nuances'


A três dias de mais um clássico entre Benfica e FC Porto, o zerozero.pt “viajou no tempo” para traçar as semelhanças e as diferenças nas equipas que entraram em campo na Luz no dia 2 de março de 2012 e as escolhas previsíveis de Jorge Jesus e Vítor Pereira para o confronto escaldante do próximo domingo, também no reino da águia, na 14.ª jornada do Campeonato Nacional.
Do passado ao presente, uma constatação: do lado encarnado, as saídas e as circunstâncias forçadas pelas lesões de Pablo Aimar e Carlos Martins levaram Jorge Jesus a mudar o esquema tático do vice-campeão. Do 4x4x2 em losango, com a batuta de maestro entregue ao argentino ou ao português, o Benfica redefiniu-se dentro do mesmo esquema mas com o figurino tradicional. Nemanja Matic já fez esquecer Javi García na posição de «6» e Enzo Pérez transformou-se numa espécie de Witsel em zonas próximas do sérvio; Salvio chegou para dar profundidade e velocidade nas alas, onde Ola John ganhou destaque mas Nico Gaitán acordou a tempo de ser primeira escolha no clássico com os dragões.
Jesus deve mexer em seis posições
Hulk, Witsel e Emerson. Três nomes que já não constam no clássico deste domingo ©Catarina Morais
Comparativamente à derrota por 2x3 do dia 2 de março do ano passado, Jorge Jesus deve operar seis alterações no onze do Benfica. Emerson, Javi García e Axel Witsel já não moram na Luz e terão em Melgarejo, Matic e Enzo Pérez os substitutos diretos no próximo domingo. A estas três mudanças resultantes do mercado, Jesus deve mexer no eixo defensivo caso Luisão não recupere a tempo, com Jardel a figurar ao lado de Garay. Com Pablo Aimar longe da melhor forma e Nolito das primeiras opções, Salvio e Lima serão indiscutíveis no onze encarnado dentro do remodelado4x4x2 das águias.
O mesmo esquema portista, seis intérpretes diferentes
Curiosamente, do lado azul e branco perspetivam-se igualmente seis mudanças no onze titular em relação ao triunfo na Luz no início do ano passado. Já sem Álvaro Pereira, Djalma, Hulk e Marc Janko no plantel, Vítor Pereira parece agora ter opções de maior peso para moldar o «seu» 4x3x3. Alex Sandro será o lateral esquerdo, Varela e Jackson Martínez têm entrada direta na linha de ataque que, por estes dias, tem uma vaga em aberto em virtude da lesão de James Rodríguez; em princípio será ocupada por Steven Defour, embora nomes como Kelvin ou o próprio Marat Izmaylov estejam à disposição do técnico portista.
A estas quatro alterações, Vítor Pereira fará mais duas: Danilo, lateral direito indiscutível, ocupa a posição que foi de Maicon no jogo de 2012, enquanto o francês Mangala deve formar dupla com Otamendi no eixo da defesa portista; tudo isto porque Rolando há muito que não conta no Dragão e Maicon só agora regressa de lesão, sendo pouco provável que tenha entrada direta no onze em pleno clássico.

in "zerozero.pt"

Sem comentários: