domingo, 13 de janeiro de 2013

Supertaça Europeia foi há 25 anos


Depois da vitória em Amesterdão, um golo de Sousa confirmou um título único para o futebol português.
A 13 de janeiro de 1988, o FC Porto completou a sequência de vitórias internacionais iniciada em Viena (maio de 1987) e prolongada em Tóquio (dezembro do mesmo ano). O jovem Rui Barros já havia dado vantagem aos dragões em Amesterdão, mas o Ajax de Cruyff, detentor da Taça das Taças, ainda tentou inverter a história nas Antas, já que a prova era na altura decidida a duas mãos. Contudo, Sousa, de livre, marcou o único golo de um jogo marcado pela assobiadela dos adeptos a Ivic quando o croata decidiu trocar, aos 68' e com 0-0 no marcador, o capitão Fernando Gomes por Jorge Plácido.


Foi há 25 anos que o FC Porto conquistou a única Supertaça Europeia do futebol nacional, facto que, analisado a esta distância, tem uma dimensão que não é espelhada pelos pouco mais de 30 mil espectadores que estiveram nas Antas, quase metade da assistência registada meses antes na derrota frente ao Real Madrid (1-2), para a Taça dos Campeões.



Já sem Madjer (vendido ao Valência depois de ter sido tentado por Cruyff para o Ajax), os portistas superiorizaram-se a uma equipa com vários jogadores que venceriam o Euro'88 meses depois e onde pontificavam Danny Blind, Rob Witschge, Aaron Winter, Dennis Bergkamp ou Bryan Roy. 

in "ojogo.pt"

24.11.1987 e 13.01.1988 (Supertaça Europeia) -... por blogdoblueboy

Sem comentários: