terça-feira, 9 de abril de 2013

F.C. Porto sobreviveu à fase mais perigosa


A cinco jornadas do final da Liga, é altura de olhar mais além. Analisar os desafios que F.C. Porto e Benfica, os dois candidatos ao título, têm ainda pela frente. As fases teoricamente mais complicadas, assim como os períodos aparentemente menos exigentes.

O F.C. Porto passou o período teoricamente mais complicado do calendário. Foi quando o inverno começou a abrir caminho à primavera que a equipa de Vítor Pereira enfrentou as maiores dificuldades: a equipa foi eliminada da Champions, e por isso o calendário ficou mais «aliviado», mas manteve-se viva na Liga.

O mês de março começou com a visita a Alvalade, e seguiu com a receção ao Estoril, que os dragões passaram com tranquilidade (2-0). Depois, houve a eliminação em Málaga e o empate nos Barreiros, com o Marítimo. Foram as duas primeiras de três deslocações consecutivas: mas na terceira a ida Coimbra, para jogar com a Académica, saiu-lhes favorável (0-3). Agora, venceu o Sp. Braga. 

Mas ainda que este fosse, em teoria, o período mais difícil, a reta final da Liga apresenta uma exigência similar: o mês de maio começa com uma visita à Choupana, segue-se a receção ao Benfica, em jogo que pode decidir o título, e por fim a visita a Paços de Ferreira.

Calendário do F.C. Porto até final da época:

(14/4: Final da Taça da Liga)
21/4: Moreirense (f)
28/4: V. Setúbal (c)
5/5: Nacional (f)
12/5: Benfica (c)
19/5: P. Ferreira (f)

Notas:
Em itálico estão jogos dependentes de apuramento em rondas prévias.
No que diz respeito à Liga, os jogos estão, por definição, marcados para o domingo do fim de semana reservado para a respetiva ronda.

Sem comentários: