O sorteio dos oitavos de final da Champions é na segunda-feira e, no cálculo das probabilidades estatísticas, o Schalke é o mais forte candidato a sair aos dragões
Schalke e Bayer Leverkusen, por esta ordem, são os mais fortes candidatos a calhar ao FC Porto no sorteio dos "oitavos" da Champions, agendado para segunda-feira; Juventus e Basileia surgem como adversários menos prováveis. A projeção é meramente estatística, feita por computador, num cálculo de probabilidades encontrado no cruzamento das inúmeras variáveis que condicionam o emparelhamento dos oitavos final. Como se sabe, clubes do mesmo país não podem enfrentar-se nesta fase da competição, assim como emblemas que já se tenham defrontado na fase de grupos. Os primeiros de cada grupo também não se cruzam.
Com base nestas condicionantes, Alexis Martin Tamayo, engenheiro de telecomunicações, habituado a exercícios em que aplica a estatística ao desporto - e que tem mais de um milhão de seguidores na conta de Twitter (MisterChip) - voltou a lançar o leque de probabilidades, que O JOGO reproduz.
A leitura do quadro é simples: quanto maior a percentagem, maior é também a probabilidade, segundo esta projeção, de esses clubes se cruzarem na eliminatória. No caso do FC Porto, o Schalke (18,93%) surge em primeiro; Leverkusen (17,75%) segundo; seguem-se Manchester City e Arsenal (ambos com 14,43%), PSG (12,5%), Juventus e Basileia (ambos com 10,69%) são os opositores menos prováveis. O Shakhtar, que fez parte do grupo portista, está riscado por natureza.
in "ojogo.pt"
Sem comentários:
Enviar um comentário