sábado, 17 de janeiro de 2015

FC PORTO VOLTA À CASA DO 21.º TÍTULO

Dragões procuram a nona vitória consecutiva em Penafiel, num jogo que pode seguir através do Twitter
A 22 de Abril de 2006, a três jornadas do fim da Liga Portuguesa, sob o comando de Co Adriaanse, o FC Porto chegava a Penafiel com a possibilidade de se sagrar campeão nacional. Um golo do avançado brasileiro Adriano, de penálti, garantia o 21.º título dos azuis e brancos, o primeiro dos quatro consecutivos que viria a conquistar depois, já com Jesualdo Ferreira como técnico.

Foi a derradeira visita ao Estádio Municipal 25 de Abril por parte dos Dragões, que este sábado tentarão somar a nona vitória em 13 jogos aí disputados. O encontro será seguido em tempo real no Twitter do FC Porto e acompanhado no Facebook e Google+. Logo após o apito final, poderá sintonizar o Porto Canal para o rescaldo da partida e ler aqui a habitual crónica.

Após dois empates a zero, no início da década de 1980, o FC Porto estreou-se a vencer em casa do Penafiel numa partida que marcou a despedida de José Maria Pedroto do banco portista e que recentemente foi recordada pelo presidente Pinto da Costa. Foi a 4 de Dezembro de 1983, na 10.ª jornada do campeonato, que um golo de Bobó, aos 61 minutos, garantiu o primeiro dos oito triunfos dos portistas no Municipal 25 de Abril.

Desde então, e até agora, o FC Porto ganhou cinco jogos pela margem mínima e três por dois golos de diferença, tendo sofrido apenas um golo, em 2004/2005, num encontro em que Pedro Emanuel e depois Benni McCarthy, nos últimos dez minutos do jogo, apontaram os golos de um triunfo (2-1) arrancado a ferros. Quase nove anos depois, há novo encontro para a Liga Portuguesa (o último foi no Estádio do Dragão, na anterior edição da Taça da Liga) entre portistas e penafidelenses, defrontando-se agora o ataque mais concretizador e a defesa mais batida da competição.


in "fcp.pt"

Sem comentários: