terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A um triunfo de igualar o melhor registo europeu

Não é preciso derrotar o Sevilha para seguir em frente na eliminatória, mas se vencer outra vez os espanhóis o FC Porto de André Villas-Boas não só bate um recorde interno de José Mourinho - dado que O JOGO deu conta na sexta-feira - como iguala o melhor registo europeu dos dois grandes rivais de Lisboa. Explicando: a campanha europeia imaculada dos portistas esta época, incluindo o play-off de acesso à Liga Europa, traduz-se em oito vitórias em nove jogos. Ora, para ganhar a Taça UEFA em 2003, José Mourinho venceu o mesmo número de partidas, das 13 disputadas; o Sporting teve de ganhar nove jogos para chegar à final da Taça UEFA, em 2005, tendo perdido a decisão do troféu em casa; e na época passada, o Benfica de Jesus ficou pelo caminho na Liga Europa nos quartos-de-final após triunfar em nove dos 14 jogos.

Em estreia absoluta nas lides europeias, Villas-Boas está a um curto passo de entrar para a história do futebol português, podendo mesmo tornar-se no treinador com mais vitórias europeias numa só temporada, porque, se afastar o Sevilha, tem, pelo menos, mais uma eliminatória para bater a concorrência. Amanhã, pode deixar José Mourinho para trás e subir ao mesmo patamar de Jorge Jesus e Paulo Peseiro, os responsáveis pelas campanhas mais vitoriosas dos emblemas nacionais, ainda que não tenham conquistado os respectivos troféus. Depois, se passar, o FC Porto defronta o CSKA de Moscovo ou o PAOK, contra quem pode escrever mais uma página de ouro na sua história.


8 | FC Porto

2002/03 | 2010/11

Villas-Boas já atingiu o mesmo número de vitórias europeias de José Mourinho no FC Porto quando venceu a Taça UEFA em Sevilha. E foi nessa cidade que o actual técnico dos dragões também somou o oitavo triunfo, podendo amanhã bater esse recorde interno e igualar o dos dois rivais de Lisboa


9 | Benfica

2009/10

Foi na época passada que o Benfica somou mais triunfos nas provas europeias, ainda que tenha ficado pelo caminho nos quartos-de-final. A equipa de Jesus ganhou nove dos 14 jogos, em que marcou 29 golos e sofreu 13. Para ganhar as duas Taças dos Campeões Europeus só precisou de vencer sete jogos.


9 | Sporting

2004/05

A época da maior frustração europeia do Sporting é também aquela em que a equipa venceu mais jogos: nove. Os leões chegaram à final da Taça UEFA, disputada no Estádio de Alvalade, onde perderam com o CSKA de Moscovo. Para trás tinham ficado nove vitórias. O melhor registo europeu do clube.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: