Com grande surpresa, Vítor Pereira prescindiu de Kléber para o jogo de Aveiro, frustrando as suas expectativas em relação à titularidade. O brasileiro saiu de cena e Walter passa a ser o único ponta-de-lança às ordens do treinador, que reforçou as opções para as alas com outra surpresa, a chamada de Iturbe.
Se o brasileiro foi, pela primeira vez, excluído por opção, o argentino é estreia absoluta em convocatórias para o campeonato, ele que só foi utilizado em Pêro Pinheiro, para a Taça de Portugal, num jogo que abandonou ao intervalo devido a uma fractura no cotovelo esquerdo.
Nesse encontro, Iturbe não deixaria o relvado sem antes dar um ar da sua graça com uma brilhante assistência para golo, depois de ter iniciado outra jogada que valeu um dos oito tentos do encontro. As boas indicações deixaram água na boca aos adeptos portistas, mas a confirmação das credenciais foi adiada pela intervenção cirúrgica a que foi sujeito e que o afastou desde então.
Desde que chegou ao FC Porto, Iturbe passou por um período de adaptação muito semelhante ao que viveu James Rodríguez na temporada passada, com André Villas-Boas. Esta estratégia já tinha sido posta em prática com Anderson, de tal forma que o brasileiro não tardou a dar nas vistas e a transferir-se para o Manchester United.
Para o argentino, o jogo com o Beira-Mar ainda poderá não ser o da estreia no campeonato nacional, mas será com certeza um passo importante, mais um, para que esteja a muito curto prazo em pé de igualdade para lutar por um lugar na equipa principal.
Iturbe foi, a par de James, um dos jogadores recentemente nomeados por Pinto da Costa como "o futuro" do FC Porto. Uma previsão que tem de ser confirmada em campo.
Perseguição do Benfica obriga a alerta máximo
A exclusão da convocatória terá surpreendido o próprio Kléber, que mesmo assim falou à sua assessoria de Imprensa. "Ainda estamos a digerir a eliminação na Liga dos Campeões. Foi complicado, mas são águas passadas. Agora é hora de manter o foco na Liga. Precisamos de seguir invictos para continuar no topo, até mesmo pelo facto de o Benfica estar em situação igual à nossa. Eles também não perderam e estão firmes, dispostos a roubar a nossa liderança", salientou o avançado, que projectou o jogo de hoje: "Sabemos da qualidade do Beira-Mar, mas é hora de mostrarmos que superamos a recente eliminação e provar que estamos focados."
NOVIDADES
Alex Sandro
Não entrava nos planos de Vítor Pereira desde a deslocação dos azuis e brancos a Olhão, jogo no qual não chegou a sair do banco. Aliás, tal como Iturbe, o lateral brasileiro só tinha jogado em Pêro Pinheiro, na Taça de Portugal, pelo que este é mais um sinal da sua evolução no FC Porto.
Walter
O ponta-de-lança brasileiro não era chamado desde o descalabro azul e branco de Coimbra, que marcou o afastamento da Taça de Portugal. Depois de ter participado em todos os jogos entre a sexta e a décima jornada do campeonato - foi mesmo titular contra a Académica, o Nacional e o Paços de Ferreira - Walter aproveitou a Taça de Portugal e o jogo com o Pêro Pinheiro para dar um ar da sua graça e fazer um póquer. Ainda que não se preveja que seja titular em Aveiro, não deixa de ser curioso que Vítor Pereira o tenha preferido a Kléber, que nem sequer foi convocado.
Convocatória sem defesa-direito
Depois de Sapunaru, desta vez foi Fucile a também ficar de fora da lista de convocados. Apesar de estarem aptos e a treinar sem qualquer tipo de limitação, Vítor Pereira optou por prescindir dos dois laterais ao mesmo tempo, o que acontece pela primeira vez esta época, estando os dois em condições de jogar. O treinador não justificou esta opção, uma vez que a lista de convocados só foi divulgada depois da conferência de Imprensa, mas não restarão grandes dúvidas de que Maicon vai ser, pela sexta vez consecutiva esta época, o lateral-direito do FC Porto. As exibições do defesa brasileiro convenceram em definitivo Vítor Pereira, ao ponto de o treinador prescindir dos dois defesas-direito de raiz na lista de convocados para a partida com o Beira-Mar, tendo preferido chamar Alex Sandro para o lado esquerdo. Esta opção dá ainda mais força à teoria de que os responsáveis portistas estarão à espera de Danilo para ocupar o lado direito da defesa a partir do próximo mês de Janeiro, faltando apenas saber qual o destino pensado para Fucile e Sapunaru.
in "ojogo.pt"
Sem comentários:
Enviar um comentário