"Vai ter muito sucesso, não tenho dúvidas. Vai marcar muitos golos no FC Porto". A convicção é de quem o conhece melhor do que ninguém, de quem o treinou em dois clubes diferentes: Co Adriaanse, lembram-se? Sim, o treinador que foi campeão nacional com uma táctica revolucionária em Portugal e que pouco depois abandonou o FC Porto a meio de um estágio de pré-temporada. Pois bem, o holandês prosseguiu a carreira de treinador noutras andanças e conheceu Janko no Casino Salzburgo. A capacidade goleadora do austríaco (39 golos no campeonato que ganharam juntos, em 2008/09) convenceu o treinador - que como se sabe é bastante exigente no que diz respeito a homens-golo. Esta época voltaram a encontrar-se, desta vez no Twente, clube pelo qual o treinador só assinou depois de lhe terem garantido que Janko não seria vendido no mercado de Verão.
O avançado continuou a facturar e Co Adriaanse acabou por ter de aceitar a partida do seu principal goleador e logo para a equipa que treinou em 2005/06. A troco de três milhões de euros. "Gosto muito das suas características. Trabalhei com ele em dois clubes diferentes e só posso dizer que é um fantástico finalizador, um "top scorer" com a cabeça e o pé esquerdo. Na área é incrivelmente perigoso e tenho a certeza de que vai marcar muitos mais golos no FC Porto", referiu em exclusivo a O JOGO, num breve contacto telefónico desde a Holanda.
Atendendo às estatísticas de Janko pode dizer-se que Co Adriaanse foi quem melhor soube tirar proveito da veia goleadora do austríaco. O holandês diz que não há qualquer segredo. Para Janko facturar basta ser bem servido desde as alas, como aconteceu no jogo com o V. Setúbal. "Não sei ao certo qual o sistema que o FC Porto está a usar neste momento, mas se privilegiar um estilo bastante ofensivo, com muitos cruzamentos da direita e da esquerda, tendo-o como referência na área, vai ser muito complicado para os adversários. Ele movimenta-se muito bem entre os centrais e sabe onde aparecer para finalizar", explicou. Por isso, Co Adriaanse não duvida de que os adeptos portistas vão ter um novo ídolo que lhes dará muitas alegrias. "Vai ter muito sucesso, não tenho dúvidas. É um jogador muito inteligente, excelente profissional e boa pessoa. Merece tudo de bom", frisou.
Co Adriaanse é o actual treinador do Twente, mas não tem problemas em admitir que Janko deu um passo em frente na sua carreira ao assinar pelo FC Porto. "Estamos a falar de um clube de nível mundial, que venceu a Liga Europa na época passada, e é uma grande motivação para ele", concluiu.
Golo chegou à Holanda
A estreia com a camisola do FC Porto e o primeiro golo com a nova equipa teve impacto na Áustria e na Holanda. Os jornais especializados fizeram referências à eficácia do reforço portista e Co Adriaanse até viu o resumo. "Por ele ter saído do Twente há pouco tempo, as televisões mostraram o resumo do jogo e o seu golo. Já passou algumas vezes", contou o treinador.
Benfica está forte
Co Adriaanse já não mantém grande contacto com o FC Porto, o que não é de estranhar atendendo à forma como abandonou o clube em pleno estágio de pré-temporada. Em todo o caso, o holandês mantém-se atento aos resultados e ao que se passa no campeonato. "O Benfica está muito forte esta temporada. O FC Porto perdeu em Barcelos e atrasou-se, mas penso que vai ser uma luta interessante até ao fim", antecipou.
Passou o dia a escolher casa
O dia seguinte à estreia com a nova camisola foi passado às voltas pelas cidades de Gaia, Porto e Matosinhos. Janko nunca viveu junto ao mar e não quer desperdiçar esta oportunidade. Por isso, visitou uma série de moradias nessas zonas balneárias, por indicação dos responsáveis portistas. O austríaco gostou do que viu e a decisão está para breve. Aliás, o avançado está de tal forma encantado com a Invicta que publicou, no Facebook e no Twitter uma fotografia com a ponte D. Luís em fundo para que os seus fãs, sobretudo os austríacos e holandeses, conheçam a cidade que o acolheu. Além disso, fartou-se de agradecer o apoio de todos os adeptos.
in "ojogo.pt"
Sem comentários:
Enviar um comentário