sexta-feira, 9 de novembro de 2012

"NÃO HÁ DUAS SEM TRÊS"

Ricardo Barreiros já se sagrou por duas vezes campeão da Europa, ao serviço do Liceo da Corunha. Agora, procura repetir o título com a camisola azul e branca, numa campanha que arranca este sábado (20h de Portugal continental), no rinque do Amatori Lodi (primeira jornada da Liga Europeia). Em superflash, o hoquista considerou que os Dragões têm bons argumentos para vencer em Itália.

Conquistou nas últimas duas épocas a Liga Europeia. É importante para o plantel que traga um testemunho mais próximo do que é vencer esta competição?
Há aqui jogadores com mais experiência de Liga Europeia do que eu. Tive a felicidade de ganhar nos dois últimos anos. Sei o quanto custa chegar ao fim e ser bem-sucedido no último dia, mas a minha experiência ainda é curta. Todos nós temos a noção de que é uma competição bastante complicada e competitiva. Há que começar bem no sábado, frente a um adversário que tem legitimidade para aspirar a ganhar, jogando em casa. Estamos mentalizados para o que vamos encontrar e sabemos que temos de fazer um trabalho bem feito para trazer os três pontos.

O ano passado, o FC Porto foi arredado da discussão da prova na fase de grupos. A ideia é começar bem, garantir o apuramento o mais rapidamente possível e evitar essa experiência?
O ano passado, no Liceo, também passámos por alguns apuros para nos classificarmos para a "final eight". O nosso grupo é complicado, tem uma equipa espanhola e outra italiana. Sabemos que teremos jogos difíceis e há que ganhar e começar já bem. Não que isso nos vá deixar tranquilos, mas é parte do que nós queremos: garantir o acesso aos quartos-de-final de forma relativamente tranquila. Queremos jogar bem e temos argumentos mais do que suficientes para triunfar em Itália.

Quais são os argumentos do Lodi?
Eles usam um sistema táctico muito particular e jogam muito colectivamente, apesar de terem boas individualidades: têm argentinos que trazem alternativas ao típico jogo italiano. Conhecemos o adversário, porque já o estudámos em várias sessões, ao longo da semana. Os jogadores também são nossos conhecidos. Há um ambiente especial em Lodi, porque o pavilhão prepara-se para esses encontros. A equipa tem aspectos que temos de saber controlar bem e movimentos colectivos engraçados, mas estamos avisados para isso. Acho que somos superiores, temos de chegar lá e fazer o nosso trabalho, sempre "desconfiados", mas com a certeza de que temos capacidade para ganhar.

Como está a decorrer a integração no FC Porto?
Tanto em termos de equipa, como de clube e cidade, tem sido relativamente fácil. Há aqui muita gente que já conhecia e é sempre mais fácil estar no próprio país do que no estrangeiro. Gosto muito da cidade, que tenho aproveitado para conhecer, e o clube não é uma novidade: dá-nos todas as condições e ambiciona o máximo. Nessas circunstâncias, o que queremos é ganhar títulos. Só nos resta trabalhar e retribuir com campeonatos e com a Liga dos Campeões.

Pode não ser o jogador do plantel com mais experiência de Liga dos Campeões, mas pode dizer-se que foi proveitosa…
Nas únicas duas vezes em que participei, ganhei. Também quero pensar não há duas sem três, mas para já é importante dizer que temos todas as condições para ter sucesso. A prova começa no sábado, queremos ter sucesso neste jogo e garantir já três pontos, que nos darão tranquilidade para encarar o resto do grupo.


in "fcp.pt"

Sem comentários: