Dragão persegue triunfo para manter pressão sobre o líder Benfica, mas com apetite pela Champions pelo meio. Minhotos, sensação do campeonato, atravessam momento menos bom. FC Porto-Vitória de Guimarães
O FC Porto recebe o Vitória de Guimarães, esta sexta-feira, na partida que abre a jornada 21 da Primeira Liga.
A quatro pontos do líder Benfica, o dragão joga com as contas do campeonato na cabeça mas, inevitavelmente, também com a importante deslocação a Basileia, na próxima semana, para a primeira mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões.
Contudo, Julen Lopetegui separa as águas. O basco lançou um sério aviso à navegação do seu plantel, na projecção da partida com os minhotos. Com a possibilidade de vencer, ficar a um ponto do campeão nacional e pressionar os encarnados para a partida de domingo, frente ao Vitória de Setúbal, a mensagem do treinador foi clara: "Temos um jogo com o Vitória de Guimarães. Não há mais nada. Se alguém tiver a tentação de pensar no jogo da Champions ficará em casa a ver pela televisão".
Rui Vitória, por seu turno, está aos comandos de uma das sensações do campeonato. Quinto posto, 36 pontos, zona europeia, época trilhada, na sua esmagadora maioria, com o crivo da regularidade. Mas, recentemente, com alguns deslizes que fazem com que o Vitória atravesse o seu próprio momento de indefinição de identidade em 2014/15. Os vimaranenses ainda não venceram qualquer jogo na segunda volta do campeonato. O cenário acabou por ser "agravado" com o desaire caseiro diante do Belenenses, na ronda passada.
As opções
Julen Lopetegui tem o praticamente todos os elementos do plantel à sua disposição. A única excepção, devido a problemas físicos, passa por Adrián López. A realidade é que o espanhol pouco contaria para as opções do técnico, certamente, se estivesse a 100%.
Assim sendo, é bem provável que o FC Porto reedite o onze apresentado na passada semana em Moreira de Cónegos, com uma única alteração: a saída de Marcano para a entrada de Martins Indi.
Do outro lado, há mais dados a reter. Perante o castigo do "pêndulo" André André, será necessário dar outra dinâmica ao meio-campo. É neste ponto que deverá entrar em acção o reforço Otávio, cedido pelo FC Porto. Sublinha-se: "deverá".
E isto porque Rui Vitória não esclareceu se irá utilizar os três jogadores emprestados pelos dragões - para além de Otávio, há ainda que contar com Sami e Ivo Rodrigues -, pelo que a dúvida só será esclarecida na hora da divulgação do onze oficial dos minhotos.
O FC Porto-Vitória de Guimarães arranca às 20h30 desta sexta-feira, com arbitragem do algarvio Nuno Almeida. Jogo com relato na antena da Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt e em bolabranca.rr.sapo.pt.
Primeira Liga: 21ª Jornada
Estádio do Dragão, Porto
Árbitro: Nuno Almeida (AF Algarve)
Equipas prováveis
FC Porto
Fabiano Freitas; Danilo, Maicon, Martins Indi e Alex Sandro; Casemiro, Herrera e Óliver; Tello, Jackson Martínez e Quaresma.
Treinador: Julen Lopetegui.
Vitória de Guimarães
Assis; Bruno Gaspar, Josué, João Afonso e Breno; Bouba Saré, Otávio e Bernard; Ricardo Valente, Tomané e Sami.
Treinador: Rui Vitória.
in "rr.pt"
Sem comentários:
Enviar um comentário