domingo, 7 de novembro de 2010

"Explosão" de Hulk potencia o poderio bélico do FC Porto

Em termos estatísticos, o FC Porto chega à 10ª jornada da Liga ZON Sagres em clara vantagem face ao Benfica, porque os números não mentem e, neste caso, até se traduzem em eficácia: não só continua a ser a equipa mais rematadora, como acolhe o jogador número um [Hulk] nesse parâmetro, no qual coloca ainda mais dois jogadores (Falcao e Belluschi) no "top 20". Embora ligeiramente menos rematador, o conjunto orientado por André Villas-Boas ganhou, contudo, valor acrescido com o desempenho de Hulk, cuja subida de rendimento [a marcar golos, a fazer assistências e não só], por comparação à época anterior, lhe tem permitido uma regularidade exibicional coroada com a liderança destacada do campeonato. Mas não é apenas nesse item que o FC Porto evoluiu, se recordarmos que em 2009/2010 era a equipa com mais bolas perdidas (17,33) - o Benfica registava 13,33 - e agora melhorou de forma significativa, ao passar para 13,67, contra 13,45 do rival.

Voltando aos remates e aos golos, a grande diferença é ditada pela quebra de Cardozo, o que mais atirava à baliza (3,72) entre todos os futebolistas da Liga, deixando Falcao (3,5) em segundo, em contraponto à ascensão vertiginosa, esta época, de Hulk (5,88), com o paraguaio claramente atrás (3,67). E se este não começou bem a temporada, teve a infelicidade de se lesionar em finais de Setembro, no jogo com o Schalke 04, o que significou, a partir de então, a ausência forçada da equipa.

A perda de Di Maria, sétimo rematador (2,77) do campeonato, por parte do Benfica também lhe enfraqueceu a capacidade ofensiva, já que era o número um, a nível absoluto, a fazer cruzamentos. Agora, nessa tarefa foi "substituído" por Carlos Martins (7,62) e Gaitán (6,57), que nem sequer, como é sabido, são médios-ala. A influência de Hulk (6,12) no FC Porto estende-se aos cruzamentos e se no ano anterior estava a zero, agora secunda Álvaro Pereira (6,56). Em comparação com Benfica e Sporting, o FC Porto faz bastante menos cruzamentos, apostando num jogo mais diversificado.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: