Se ganhar amanhã, sábado, ao Juventude de Évora, em jogo a contar para os oitavos-de-final da Taça de Portugal, o F. C. Porto estabelecerá um novo recorde de partidas seguidas sem derrotas no clube. A equipa portista não perde há 33 jogos, desde 21 de Março deste ano.
Depois de ter terminado a temporada passada com dez vitórias consecutivas, sob o comando de Jesualdo Ferreira, a equipa portista soma agora 23 jogos sem perder na presente época, com André Villas-Boas ao leme. Contas feitas, são 33 partidas seguidas sem derrotas, um número que iguala a série conseguida por José Mourinho, em 2003/04, durante a época que terminou para os dragões com a conquista da Champions, em Gelsenkirchen.
O último desaire do F. C. Porto data de 21 de Março deste ano, dia em que a equipa azul e branca perdeu para o Benfica (0-3) a final da Taça da Liga, no Algarve. Desde então, o registo é de 30 vitórias e três empates, que abre caminho a um novo recorde no clube, se os portistas confirmarem o total favoritismo com que partem para a partida de amanhã, sábado. com o Juventude de Évora, referente aos oitavos-de-final da Taça.
Entre 1 de Outubro de 2003, dia em que foi batido pelo Real Madrid (1-3), na fase de grupos da Champions, e 3 de Abril de 2004, quando perdeu com o Gil Vicente (2-0) numa partida do campeonato, o F. C. Porto de Mourinho obteve 28 triunfos e cinco empates, num percurso que incluiu a célebre eliminatória da Champions com o Manchester United e também os primeiros jogos oficiais no Estádio do Dragão.
De resto, a série actual já ultrapassou os 32 jogos consecutivos sem derrotas que o clube somou na parte final da época de 1995/96, com Bobby Robson no banco, e no início da de 1996/97, com António Oliveira como treinador, graças ao triunfo da passada segunda-feira sobre o V. Setúbal.
Ao longo deste percurso, os dragões conquistaram a Taça de Portugal da época passada, ainda com Jesualdo no banco, e também a Supertaça deste ano, já com Villas-Boas no comando, partindo igualmente para um início de campeonato em grande estilo, que lhes permite, terminada a 13.ª jornada, liderar a classificação com oito pontos de vantagem sobre o Benfica
Antes da paragem natalícia, o recorde poderá ser alargado nos jogos com o CSKA de Sófia (quarta-feira) e Paços de Ferreira (dia 19), seguindo-se, no início de 2011, partidas no Dragão com o Nacional (Taça da Liga, no dia 2 de Janeiro) e com o Marítimo (15.ª jornada da Liga, a 9 de Janeiro).
in "jn.pt"
Sem comentários:
Enviar um comentário