O FC Porto encaixará directamente pelo menos 15 milhões de euros por ser campeão nacional de futebol, isto sem incluir mais-valias decorrentes da venda de jogadores. A estimativa deste montante foi feita pelo PÚBLICO, com informações recolhidas junto do clube e também de especialistas em finanças de futebol.
A Liga portuguesa não atribui qualquer prémio monetário ao vencedor do campeonato. Isso apenas acontece nas Ligas europeias em que a negociação dos direitos televisivos é centralizada, havendo, nesse caso, uma distribuição de dinheiro pelos clubes que também tem em conta a classificação final do campeonato. Nesses casos, além de um montante fixo pela participação na prova (igual para todos), há duas verbas variáveis, uma tendo em conta o número de jogos televisionados e outra segundo a classificação no campeonato. “O Chelsea no ano passado recebeu 60 milhões de euros e o último classificado da Premier League 40”, disse ao PÚBLICO Emanuel de Medeiros, director-executivo da Associação Europeia de Ligas de Futebol, dando o exemplo inglês.
Em Portugal, só na Taça da Liga e Taça de Portugal há prémios em função do desempenho desportivo, porque são estas as duas provas em que a negociação dos direitos televisivos é feita em pacote, no primeiro caso pela Liga de Clubes, no segundo pela Federação Portuguesa de Futebol.
À falta de um prémio por ganhar o campeonato, a presença na Liga dos Campeões assume o papel principal nas receitas directas e quantificáveis. Só por estar na fase de grupos, o FC Porto receberá 7,2 milhões de euros, ao que se junta ainda um montante pelos direitos televisivos (market pool), num mínimo de 2,5 milhões de euros. A estes valores fixos juntam-se ainda os prémios pelo comportamento desportivo, com cada vitória na fase de grupos a valer 800 mil euros.
Curioso é que, sendo a Liga dos Campeões o principal retorno de quem ganha o campeonato, não é um exclusivo do primeiro classificado. É, por isso, que em termos financeiros a grande diferença está entre quem participa e fica fora da Champions e não entre quem ganha o campeonato e os outros. Basta dizer que o Sporting de Braga, segundo classificado na época passada, acabou por tirar mais benefícios da prova do que o campeão Benfica: arrecadaram 11,7 milhões e os benfiquistas ficaram-se pelos 8,8 – em ambos os casos sem contar com o market pool.
No caso do FC Porto, a simples presença garante 10 milhões de euros, um montante que deverá ser maior, tendo em conta o que tem sido o historial dos portistas na prova: nas últimas três épocas em que participaram na “liga milionária”, juntaram 11,6 milhões em duas delas e 16,2 na outra (2008-09).
A outra grande vantagem de ser campeão (e de participar na Liga dos Campeões) é a valorização dos jogadores. “A gestão de activos é fundamental neste negócio. O FC Porto tem feito isso bem, embora com o fair play financeiro seja previsível alguma contenção no mercado de transferências”, aponta Hélder Varandas, especialista em finanças do futebol.
Este benefício na valorização de activos é tão difícil de quantificar quanto é evidente. Basta pensar nos valores das recentes transferências de David Luiz e Di María ou nos vários negócios do FC Porto na última década, com encaixes de 20 e 30 milhões de euros, em que obviamente os valores seriam menores (ou inexistentes) caso a equipa não tivesse sido campeã e disputado a Champions.
Ser campeão implica também um incremento de outro tipo de receitas. Desde logo, os contratos dos clubes com os fornecedores de equipamentos e os patrocinadores (nas camisolas e não só) habitualmente incluem cláusulas com um pagamento-extra no caso de vitória no campeonato. Isso também acontece no FC Porto, confirmou ao PÚBLICO um responsável do clube, estimando em um a dois milhões a receita extra.
O título de campeão incluirá também um acréscimo de cerca de dois milhões de euros nas receitas de bilheteira e de quotização. O FC Porto já sentiu um aumento do número de espectadores na presente época, efeito que se prolongará pela próxima, especialmente nos jogos da Liga dos Campeões. Às rubricas já assinaladas, há ainda a acrescentar mais um milhão de euros em merchandising (ver números).
Tudo isto somado, conclui-se que o título renderá, no mínimo, 15 milhões de euros, montante que pode ainda subir, dependendo do sucesso desportivo na Champions. Este valor é, no entanto, inferior ao que era estimado para o Benfica na época passada (15 a 20 milhões), por duas razões. “Primeiro, porque o Benfica tem mais adeptos, sendo mais fácil exponenciar as receitas de bilheteira, quotizações e merchandising. E, segundo, porque estava mais afastado dos títulos”, aponta Hélder Varandas.
O estatuto de habitual participante na mais importante competição europeia, por exemplo, permite ao clube portuense manter um nível elevado de cachets, por exemplo, nos torneios de pré-temporada.
Ser campeão (especialmente se o feito for repetido frequentemente) pode também permitir maior margem de manobra junto da banca, embora, um especialista contactado pelo PÚBLICO e que pediu anonimato, tenha referido que no contexto actual os bancos não vão facilitar um milímetro aos credores, sejam clubes campeões ou não.
Do lado oposto, ser campeão também representará uma despesa, já que haverá prémios a pagar aos jogadores e treinadores, embora, no caso do FC Porto, a tradição seja de pagar prémios bem mais elevados na Champions (onde o retorno é maior) do que pela vitória no campeonato.
NÚMEROS
Liga dos Campeões: 10 Milhões
A simples presença na Liga dos Campeões vale 7,2 milhões de euros, ao que se soma ainda uma parcela do market pool pelos direitos televisivos – cerca de 2,5 milhões caso haja mais alguma equipa portuguesa na fase de grupos ou cerca de cinco milhões no caso de um único representante. Os prémios na Champions podem ainda crescer consideravelmente consoante o desempenho desportivo: cada vitória na fase de grupos vale 800 mil euros.
Patrocinadores: 1 a 2 Milhões
Os contratos com os fornecedores de equipamentos e os patrocinadores incluem cláusulas que prevêem um montante adicional para o clube, caso seja campeão. Isso também acontece no FC Porto.
Bilheteira: 2 Milhões
Uma equipa campeã leva mais gente aos estádios. Na presente temporada, esse efeito já foi visível no FC Porto, com a média de espectadores no Dragão a subir de 33 mil para 35 mil pessoas. Este efeito prolongar-se-á na próxima época e beneficiará, pelo menos, de três jogos caseiros na Liga dos Campeões. No Dragão estima-se que aumento das receitas de bilheteira e quotização chegue aos dois milhões de euros.
Merchandising: 1 Milhão
Ganhar o campeonato significa vender mais produtos associados ao clube, de camisolas a cachecóis, passando por canetas, isqueiros, brinquedos e relógios. Segundo os responsáveis do FC Porto, o aumento de receitas de merchandising até será mais visível no mercado externo do que internamente, atendendo à situação financeira do país.
Valorização de jogadores: ?
Este é, sem dúvida, um
dos principais benefícios
de ser campeão. Os jogadores saem valorizados e têm oportunidade de participar na Champions, que continua a ser a grande montra. É difícil contabilizar quanto é que este capítulo representa mas
na hora da transferência o clube tira proveito do título
in "publico.pt"
2 comentários:
Que grande post, sim senhor!
http://imperiofutebolistico.blogspot.com/
Thanks m8 !!
o teu site ja esta referenciado no meu blog.
Um abraço
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