A época desportiva 2010/2011 chegou ao fim sob o signo do FC Porto, campeão em todas as modalidades nacionais em que participou, enquanto o Benfica se revelou o “papa-taças” e o Sporting dominou no futsal.
Os portistas venceram os quatro campeonatos nacionais em que participaram (futebol, andebol, basquetebol e hóquei em patins), arrebatando ainda a Taça de Portugal e Supertaça de futebol, num total de seis troféus nacionais conquistados.
Este registo permitiu que os “dragões” igualassem as épocas 1998/1999 e 2003/2004, quando juntaram os troféus das principais modalidades de pavilhão ao de futebol.
Além de ter recuperado o título de futebol, o FC Porto conquistou a Supertaça Cândido de Oliveira, ao bater o Benfica, por 2-0, e venceu a Taça de Portugal, frente ao Vitória de Guimarães, num encontro em que os “dragões” golearam por 6-2.
Na Taça da Liga de futebol, troféu que teima em escapar ao FC Porto, o Benfica levou a taça pela terceira vez consecutiva para a Luz, ao vencer o Paços de Ferreira, por 2-1, na final disputada em Coimbra.
No andebol, o FC Porto festejou o tricampeonato, mas falhou a “dobradinha”, já que a Taça de Portugal foi conquistada pelo Benfica, numa final frente ao Madeira SAD.
Os “encarnados” venceram, igualmente, a Supertaça de andebol, realizada na Arena de Portimão, com as seis equipas melhor classificadas na primeira volta do campeonato nacional, ao derrotar na final o Águas Santas, por 28-20.
Já no futsal, o ano foi totalmente “verde e branco”. O Sporting iniciou a época com a conquista da Supertaça, frente ao Belenenses (5-2), antes de sair por cima nos “derbies” com o Benfica, que marcaram as conquistas da Taça de Portugal e do bicampeonato nacional.
Quanto ao voleibol, a época terminou com a formação insular do Fonte do Bastardo a conquistar o inédito título de campeão nacional, ao derrotar o Benfica de forma categórica no “play-off” do título, por 2-0.
O Benfica venceu a Taça de Portugal ao impor-se ao Sporting de Espinho, em Paredes, enquanto o Castelo da Maia ergueu a Supertaça, em Coimbra, ao vencer também os “tigres”, que tiveram uma época “negra”.
No basquetebol, o título foi recuperado pelo FC Porto, que venceu o Benfica no quinto e último jogo da final. Também nesta modalidade, a Supertaça foi parar às vitrinas da Luz, enquanto o CAB Madeira arrebatou a Taça de Portugal.
O hóquei em patins nacional viu o FC Porto vencer o campeonato pela 10.ª época consecutiva, terminando com os mesmos pontos do Benfica, vencedor da Supertaça. A Taça de Portugal foi ganha pela Oliveirense, que recuperou o troféu 14 anos depois, batendo o Candelária na final.
Do lado feminino, os principais campeonatos de 2010/2011 chegaram ao fim sob o signo das “dobradinhas”, feito alcançado pelo Ribeirense, no voleibol, pela Quinta dos Lombos, no basquetebol, e pelo 1.º de Dezembro, no futebol.
O 1.º Dezembro conquistou o título de futebol, 10.º consecutivo em 11, e também a Taça de Portugal (3-0 frente ao CF Benfica), no Estádio Nacional, enquanto a equipa de basquetebol da Quinta dos Lombos somou o título de campeã na final disputada com o CAB Madeira à conquista da Taça de Portugal frente ao Algés.
No andebol, a exemplo do que se verificou na última temporada, a época de 2010/2011 foi dominada pelas equipas do Gil Eanes (campeão) e Madeira SAD (vencedor da Taça de Portugal e Supertaça).
in "publico.pt"
Sem comentários:
Enviar um comentário