João Moutinho foi tão pragmático como a vitória do FC Porto sobre o Shakhtar Donetsk, que permite aos campeões nacionais manter em aberto a possibilidade de seguir em frente na Liga dos Campeões. A questão do mau futebol que a equipa vem praticando e que desaguou na tão temida crise que se agudizou a seguir ao afastamento da Taça de Portugal, em Coimbra, acabou por ser encarada de uma maneira muito simples pelo jogador. "Crise? É aquilo que vocês escrevem nas notícias. Claro que fomos eliminados de uma competição que queríamos ganhar, é verdade. A equipa não vinha a jogar um grande futebol, mas o importante é ganhar. Acho que tenho de salientar isso", sustentou.
O primeiro passo, pelo menos, foi dado. Apesar de a exibição não ter sido de primeira, a verdade é que o FC Porto alcançou uma vitória importante na Champions, mas resta agora combinar exibições com resultados. "Acho que todas as equipas querem jogar bom futebol, mas o mais importante é ganhar. No futebol, por muito que se jogue bem somos sempre criticados, nunca estão satisfeitos. Agora, se pudermos juntar o útil ao agradável melhor; se não pudermos, temos de fazer um jogo prático e objectivo para conseguir a vitória. Acho que foi o que fizemos", esclareceu. Pelo menos para já, a atitude da equipa no Donbass Arena foi diferente da que se viu em Coimbra - e que marcou os jogadores. "O jogo de Coimbra foi um jogo que não nos saiu bem. Infelizmente para nós, fomos eliminados de uma competição, mas já pusemos esse jogo para trás das costas. Tivemos uma conversa entre todos, tínhamos de saber o que queríamos, mas demonstrámos que continuámos unidos. Apesar de as coisas não nos estarem a correr bem, felizmente a sorte sorriu-nos; é sempre importante. Fizemos um grande jogo e fizemos por merecer essa sorte. Agora estamos na luta pela passagem aos oitavos-de-final, que é o que ambicionamos."
A vitória sobre o Shakhtar surge como uma lufada de ar fresco no meio do sufoco em que o FC Porto estava mergulhado. "Foi importante. Temos de manter a mesma atitude e o mesmo nível no último jogo para conseguirmos os nossos objectivos. Foi um bom jogo contra uma grande equipa num bom ambiente. Conseguimos controlar, pôr o nosso futebol em prática, aproveitar os erros do adversário e fazer dois golos, o que era o mais importante", explicou.
Braga exige igual nível de empenho à equipa
A vitória do FC Porto na Ucrânia nem por isso queima etapas neste ciclo de jogos complicados. Quando muito se falava nas perspectivas abertas com os três pontos conquistados ao Shakhtar e no que os campeões nacionais precisavam de fazer contra o Zenit, João Moutinho travou logo aí a especulação. "Primeiro há que pensar no Braga, que é o próximo adversário que temos na Liga", salientou. "É outro adversário dificílimo", acrescentou de seguida, alertando para a necessidade de manter a mesma atitude. "Só depois do Braga pensaremos no Zenit, que teremos de superar para manter as nossas ambições de passar este grupo", explicou.
in "ojogo.pt"
Sem comentários:
Enviar um comentário