segunda-feira, 25 de abril de 2011

Jaime Magalhães: "Tenho de ver o golo na TV..."

O antigo médio marcou o golo da única final da Taça de Portugal entre FC Porto e V. Guimarães, em 1987/88 - a próxima é em maio. Mas não se recorda do momento...


Em 1987/88, o FC Porto conquistava a sua sexta Taça de Portugal, vencendo por 1-0 o Vitória de Guimarães, na única vez em que os dois clubes se encontraram no jogo decisivo da competição - a próxima é no próximo dia 22 de maio, no Jamor. O autor do único golo foi Jaime Magalhães, na altura titular no lado direito do meio-campo, numa equipa treinada por Tomislav Ivic. Curiosamente, Manuel Machado, o atual técnico dos minhotos, era o secretário-técnico dos vimaranenses na altura. 23 anos depois, a final vai repetir-se.
Relvado falou com Jaime Magalhães sobre esse encontro de 1988, um dos mais importantes da sua carreira. No entanto, o antigo médio não tem grandes recordações dessa tarde. "Não me lembro do golo. É normal, foi há muitos anos... Tenho de ver na televisão, se eles mostrarem", disse, bem-disposto. A única coisa que se recorda é do "muito público que estava no Estádio Nacional, especialmente portistas".
Jaime Magalhães reconhece que as finais da Taça de Portugal têm um ambiente especial. Embora não concorde com a escolha do Estádio Nacional quando se encontrem duas equipas do Norte. "É muito bonito, um jogo de festa...As finais de Taça são sempre especiais. No entanto, acho que este jogo se devia realizar noutro local, porque obriga a que os adeptos façam muitos quilómetros. O Jamor só faz sentido quando jogam duas equipas de Lisboa ou se estiver a meio caminho entre o local de onde as equipas são", defende.
Reviravolta surpreendente
Jaime Magalhães confessa que a reviravolta do FC Porto nas meias-finais da Taça de Portugal, frente ao Benfica, acabou por o surpreender. "Não estava à espera de um jogo tão conseguido, confesso. Mas também estava convicto de que se o Benfica sofresse um golo, iria tremer. Foi o que aconteceu. O Benfica perdeu o controlo do meio-campo, nunca mais se encontrou e o FC Porto foi para cima do seu adversário e conseguiu uma grande vitória", elogia.
Embora reconheça o "excelente trabalho de André Villas-Boas", Jaime Magalhães não duvida: qualquer treinador se arrisca a ganhar títulos no FC Porto. "O segredo para tantos anos de domínio no futebol português é ter uma excelente organização, que permite que todos façam bem o seu trabalho. O Jesualdo Ferreira, por exemplo, também foi logo campeão... Mas claro que o facto de ter a melhor equipa também é decisivo. É o que acontece com este FC Porto", defende.
Jaime Magalhães ainda não sabe se irá marcar presença na final da Taça de Portugal, marcada para dia 22 de Maio. "Mais perto do dia irei decidir. É uma hipótese, mas não sei se os meus compromissos me irão permitir estar presente", revela.
in "relvado.pt"

João Moutinho: "Já tenho saudades de ganhar títulos"

Era a entrevista que faltava e se exigia depois da brilhante exibição no Estádio da Luz. De resto, é a primeira grande entrevista de João Moutinho desde que assinou pelo FC Porto. Sem pressas, Moutinho conversou com O JOGO e não deixou nenhum tema sem resposta, ainda que tenha evitado ser polémico quando abordou o passado de leão ao peito. Assinar pelo FC Porto, a 4 de Julho de 2010, revelou, "foi o grande salto e a melhor decisão" da sua carreira, tomando-a para somar títulos. Ele que nos seis anos em Alvalade venceu apenas duas Taças de Portugal e duas Supertaças Cândido de Oliveira. No FC Porto pode igualar esse número de troféus logo na primeira época. Aliás, festejou um na estreia oficial com a camisola 8 dos dragões: a Supertaça Cândido de Oliveira. No início de Abril, garantiu o título nacional - o primeiro do currículo - e logo no Estádio da Luz, palco onde, na última quarta-feira, fez o golo que abriu o marcador numa "remontada" da Taça de Portugal que considerou histórica. Foi apenas o segundo golo da época do médio que admitiu ter de melhorar no aspecto da finalização.

A ambição de João Moutinho não conhece limites e, menos de um mês depois dos festejos na casa do grande rival, já colocou o contador a zeros. "Queremos sempre mais e espero dar continuidade". Uma afirmação curiosa, que, sublinha, espelha bem o sentimento do todo o grupo de trabalho do FC Porto. "É como diz o nosso autocarro: 'este é o nosso destino'", lembrou, admitindo que, mesmo depois de todas as provas de qualidade, "toda a gente está à espera de um tropeção do FC Porto".

Por isso, a concentração continua a ser absoluta para o embate com o Villarreal e a definição da Taça de Portugal, com o Guimarães, as duas provas que ainda estão em aberto para os dragões. Com um percurso praticamente imaculado na Liga Europa, o médio admite que será uma enorme desilusão não chegar a Dublin, onde não tem preferência pelo adversário, mas alerta para a dificuldade que será defrontar uma equipa "que está a fazer um grande campeonato em Espanha".

Quando assinou pelo FC Porto, imaginava uma época assim?

Sabia que em todas as competições iríamos fazer o melhor para conquistá-las. Felizmente, logo no início da época conseguimos uma, a Supertaça, e com algumas jornadas por disputar garantimos o título. Agora, temos mais duas competições superimportantes que queremos conquistar.

Puxando o filme atrás, ainda se recorda do primeiro dia no clube?

Lembro-me de que senti uma grande vontade de treinar e de ir para dentro do campo para me ambientar da melhor forma e estar bem para ajudar o clube.

E, nessa parte inicial da mudança, não estranhou deixar de lado a responsabilidade de ser o capitão? Não sente saudades disso?

Não. Estamos muito bem entregues com o Mariano, o Helton e o Falcao. Tenho é saudades de ganhar títulos.
Saudades? Mas o último ganho foi só há três semanas...

Pois, mas já tenho saudades. Como estamos a tomar-lhe o gosto, espero dar continuidade. É isto que nos leva a evoluir. Queremos sempre mais, há sempre objectivos para atingir.

"Ausência do Mundial? Queiroz que explique, se quiser"

O que sentiu quando teve conhecimento que iria ficar de fora do Mundial da África do Sul?

Foi uma das maiores desilusões da minha carreira, juntamente com a derrota pelo Sporting na final da Taça UEFA; aliás, nessa época, podíamos ter vencido o campeonato e a Taça UEFA no Sporting e perdemos tudo na mesma semana. Foi uma grande desilusão. Mas, e regressando à Selecção, sem dúvida que foi uma grande frustração não ter ido ao Mundial, sobretudo depois de ter estado presente em todas as convocatórias da Selecção Nacional.

Carlos Queiroz admitiu recentemente que se arrependeu de não o ter levado ao Mundial...

Ele é que terá de justificar as suas palavras. Tentei olhar sempre para a frente porque e, sendo novo, acredito que ainda vou a tempo de ter mais oportunidades para alcançar o objectivo de estar presente num Campeonato do Mundo.
Carlos Queiroz explicou-lhe por que não o chamou?

Não, nem tinha de o fazer. Foram as ideias dele. Fiz os possíveis por estar nessa convocatória, mas se achou que não era a melhor opção ele é que deve explicar os motivos, se quiser.

Agora, com Paulo Bento, parece indiscutível na Selecção Nacional. Acredita que se fixou definitivamente?

Esse sempre foi o meu objectivo. Todos os jogadores que jogam num grande clube têm essa ambição. Trabalho diariamente para ajudar a minha equipa, mas quando vou à Selecção tento manter o mesmo nível

Portugal vai conseguir a qualificação para o próximo Campeonato da Europa?

Claro que sim. Todos acreditamos nisso, sobretudo pelo que temos vindo a fazer desde que o mister Paulo Bento assumiu o comando técnico. Temos feito grandes resultados e realizado grandes jogos. Queremos muito lá estar.


in "ojogo.pt"

Kelvin ajuda Brasil a vencer

Kelvin, o jovem reforço do FC Porto que é internacional sub-18 do Brasil, ajudou a selecção canarinha a conquistar ontem, na cidade espanhola de Palamós, a 11ª edição da Taça do Mediterrâneo. Na final da competição, a equipa orientada por Ney Franco derrotou o México por 2-0 e o ponta de lança Kelvin foi titular. Este torneio serviu de preparação para o Mundial de Sub-20 que este ano se disputará na Colômbia.


in "ojogo.pt"

Jorge Balbuena apontado ao Dragão

Jorge Balbuena, médio de 19 anos que actua nos sub-20 do Lanús, da Argentina, foi ontem dado como alvo do FC Porto. A revelação foi de Jim Totime, responsável pela "Brandsen Isi", empresa que gere a carreira do internacional sub-17. "Está a ser seguido pelos novos campeões de Portugal, mas também há contactos da Rússia, de Espanha e de França", referiu, revelando inclusive o valor do passe. "Poderá custar cerca de 400 mil euros. Só tem contrato até Junho de 2012 e este valor é relativo à indemnização pela formação."

Fã de Maschareno, Balbuena diz que não é um "jogador de físico, mas de técnica e rigoroso nas marcações", explicou no sítio "bloGolo", mostrando que está a par do que se passa em Portugal. "O FC Porto é um grande clube, muito respeitado e, mais uma vez nesta temporada, provou o seu valor. Portugal tem uma liga que produz um bom futebol, rápido e técnico e que tem muitos argentinos." Ou seja, a adaptação seria "fácil". E Balbuena até já se imagina a jogar ao lado de Iturbe. "Não o conheço pessoalmente, mas seria bom se pudéssemos jogar juntos no FC Porto".

in "ojogo.pt"

Potência máxima

MELHOR ATAQUE DA LIGA EUROPA PARA GANHAR VANTAGEM


O confronto com o Villarreal está a gerar grande expectativa no Dragão. Não só por se tratar de uma meia-final da Liga Europa, como também pelo facto de o “Submarino Amarelo” possuir um futebol elogiado quase de forma unânime em toda a Espanha.
André Villas-Boas está devidamente documentado e observou ao vivo o adversário da próxima quinta-feira. O respeito é grande, mas o FC Porto também possui argumentos mais que suficientes para intimidar a formação de Juan Carlos Garrido. Desde logo, o maior poderio ofensivo entre as quatro equipas que estão em competição.
Os dragões são não só aqueles que mais golos marcam, como também os que mais rematam, quer à baliza quer para fora, contabilizados os jogos da fase de grupos da Champions e Liga Europa e das eliminatórias da segunda prova, onde já estavam todos juntos. Pré-eliminatórias e playoff ficaram de fora, até porque o Benfica não disputou qualquer uma destas fases da Liga dos Campeões.
in "record.pt"

Villarreal impõe o melhor onze

VILLAS-BOAS NÃO TEM TRUNFOS NA MANGA


As cartas estão todas em cima da mesa e o treinador André Villas-Boas não tem como esconder o seu jogo para o encontro de quinta-feira, frente aos espanhóis do Villarreal, a contar para a primeira mão da meia-final da Liga Europa.
Superada a euforia da Luz, que valeu o apuramento para a final da Taça de Portugal, o responsável portista conta apenas com 19 jogadores em condições de defrontar o “Submarino Amarelo”. Uma limitação de recursos humanos equacionada há algum tempo e que não impedirá o FC Porto de encarar o duelo ibérico que se aproxima com a habitual coesão.
Com efeito, em virtude das ausências forçadas de Fucile, Emídio Rafael e Fernando Belluschi, todos devido a lesão, o treinador portista depara-se ainda com a impossibilidade de optar pelo extremo Mariano González e o guardião Kieszek, dado que a dupla não se encontra inscrita nas competições da UEFA.
in "record.pt"

Belluschi em semana de testes

Belluschi continua de baixa e unicamente a fazer tratamento, pelo que está colocada fora de hipótese a possibilidade de recuperar até ao jogo com o Villarreal. Inclusivamente, é ainda tida como certa a sua indisponibilidade para a partida com o V. Setúbal, que se realiza no próximo domingo, no Bonfim. 

A lesão muscular do médio argentino continua a causar alguma apreensão e não é equacionada uma data aproximada para o seu regresso à competição, apesar de Belluschi alimentar a esperança de ficar apto para o segundo encontro com a formação espanhola. 

Tudo depende agora da evolução do quadro clínico do centro-campista durante a semana que hoje começa. Se tiver autorização para regressar ao trabalho no relvado, então a linha média poderá muito em breve contar com o seu reforço e Guarín com mais um concorrente sério ao seu lugar. 


in "abola.pt"

João Moutinho: Ups, a maçã estava boa!

Se quisermos levar esta história para um campo mais divertido e sem maldade, bem se pode dizer que José Eduardo Bettencourt não percebe nada de maçãs. A 5 de Julho de 2010, o antigo presidente do Sporting comparou João Moutinho com uma maçã podre, justificando assim a abertura para a transferência do antigo capitão leonino para o FC Porto.

Má política. Moutinho apenas tratou da vida dele, disse que ia para os dragões porque queria «ganhar títulos» e, pronto, já começou a coleccioná-los.

O FC Porto está a pensar, no imediato, num submarino amarelo que é preciso afundar. E conta para isso com o inevitável Moutinho, a quem, curiosamente, o amarelo provoca agora alguma preocupação. O médio portista, que em Julho do ano passado se mudou para o FC Porto, numa verdadeira bomba anunciada em primeira mão por A BOLA, é só o jogador mais utilizado por André Villas Boas na Liga Europa, esteve em 14 jogos, actuou durante 1029 minutos, mas vive, neste momento, o espectro do tal amarelo, o cartão, porque está à bica. Se, por exemplo, tiver a contrariedade de ver mais um no jogo de quinta-feira com o Villarreal, já não jogará a segunda mão em Espanha. E, num cenário mais agradável para os dragões, se o FC Porto chegar a Dublin, Moutinho tem mesmo de ter muito cuidado para não falhar a final.

E ninguém pense em poupanças. Villas Boas é um perito na gestão dos múltiplos pormenores à volta do plantel, por muito que diga que não... De lesões e fadigas ao perigo de sanções disciplinares com implicações nos jogos imediatos, o treinador do FC Porto continua a dar lições à concorrência e o plantel permite-lhe isso.
Moutinho é um dos indispensáveis do treinador portista. Vejam como, numa época apenas e que ainda nem chegou ao fim, o antigo capitão do Sporting já é um candidato a capitão no FC Porto. Soube capitalizar muito bem a frase que um dia soltou Pinto da Costa, em jeito de lançar a rede para apanhar o peixe: «Moutinho é um jogador à Porto»... Bettencourt ainda nem estava no Sporting quando isto aconteceu. Também não se precaveu apesar da frase ser conhecida.


in "abola.pt"