domingo, 17 de julho de 2011

«Acredito que vamos ter Hulk na Supertaça» – Vítor Pereira

O treinador do FC Porto está esperançado que a expulsão de Hulk, no particular frente ao Monchengladbach, não irá impedir a presença do avançado brasileiro na Supertaça. 

«Acredito que vamos ter Hulk na Supertaça. Foram dois amarelos e um vermelho sem justificação», defendeu Vítor Pereira.

Mesmo que o avançado brasileiro fique de fora, o treinador tem plena confiança nas alternativas: «Não estou preocupado com essa situação. O que interessa é ter um colectivo forte e nós temos isso no FC Porto».

Vítor Pereira analisou igualmente a possibilidade de ser contratado mais algum atleta: «O plantel está consolidado e o papel da equipa técnica é potenciar a qualidade dos jogadores. As contratações cabem à direcção».

O FC Porto derrotou o SC Verl, por 3-1: «Pagámos hoje o desgaste dos 10 dias de estágio e especialmente do jogo de ontem, em que jogamos com 10 atletas mais de uma hora. Por isso, não tivemos tanta velocidade».

Guarín e Falcao terminaram a participação na Copa América, mas o treinador realçou que os dois jogadores vão ter agora férias: «Mais importante do que treinar, eles precisam de descansar depois de uma longa época. A seu tempo iremos revelar quando eles voltam».


in "abola.pt"

«Aprendemos muito com Vítor Pereira» – Castro

O médio Castro considerou que o estágio foi muito positivo e que grupo aprendeu muito com o novo treinador, Vítor Pereira. 

«Aprendemos muito com o novo treinador durante o estágio. Vamos para Portugal para continuar a trabalhar e realizar mais jogar para ficarmos mais fortes», realçou Castro.

O médio português tem sido apontado Sp. Gijón, mas Castro quer permanece no plantel do campeão nacional: «Acredito em mim, mal seria se não acreditasse. Trabalho a pensar no FC Porto e o meu desejo é continuar, mas respeito qualquer decisão».


in "abola.pt"

F.C. Porto-Verl, 3-1: Hulk é mesmo insubstituível


Hulk marcou um golo e construiu os outros dois, apontados por Kléber. O reforço promete rivalizar com Falcao


Hulk, só há um. O Incrível avançado do F.C. Porto continua a concentrar atenções na pré-temporada azul e branca. No sábado, foi expulso por protestos e pode ter comprometido a sua presença na Supertaça de Portugal. No dia seguinte, surgiu no onze e voltou a empurrar a equipa para a vitória: 3-1 frente ao SC Verl.

Pinto da Costa lançara as bases para a discussão. Segundo o presidente portista, Hulk era o único elemento insubstituível no plantel, face às suas características únicas. As evidências estão aí. Com o brasileiro em campo, o F.C. Porto inclina-se para o seu flanco e espera por um rasgo criativo.

O F.C. Porto de Vítor Pereira não é só Hulk, mas transfigura-se quando ele não está em campo. Para os outros, de facto, existem alternativas. Kléber, por exemplo, tem condições para se afirmar como alternativa válida a Radamel Falcao. O antigo avançado do Marítimo, contratado ao Atlético Mineiro, bisou neste domingo e mostrou serviço.

Seis para Hulk, quatro para Kléber

Hulk (seis golos) e Kléber (quatro) são os melhores marcadores do F.C. Porto nesta pré-época, seguindo-se o outro ponta-de-lança disponível, Walter (três). Os dragões construíram vitórias folgadas frente a equipas de divisões inferiores: 7-0 ao Tourizense, 10-1 ao Gutersloh e 3-1 ao Verl. Pelo meio, jogando uma hora com dez elementos, um empate a zero frente ao Borussia Moenchengladbach, da Bundesliga.

Com dois jogos em 24 horas, Vítor Pereira apostou num onze de continuidade frente ao Borussia Moenchengladbach. A expulsão de Hulk, antes da primeira meia-hora, comprometeu o teste. Um dia depois, o brasileiro repetiu a presença entre os titulares, numa equipa com várias novidades.

Beto, enquanto prepara o seu futuro, foi batido no primeiro remate da partida. Jeton Arifi, talentoso médio do SC Verl, surpreendeu os portistas com um livre cobrado de forma exemplar. A equipa germânica deu boa resposta enquanto teve forças.

David Addy sentiu dificuldades para fechar o flanco esquerdo e deverá ser novamente cedido. A meio-campo, Castro voltou a demonstrar a capacidade de trabalho e vontade de empurrar a equipa. Jogando como falso 10, Kelvin teve alguns bons apontamentos sem a regularidade desejada.

O regresso de Belluschi

No meio disto tudo, Hulk. O filme do jogo passou todo por ele. Perto da meia-hora, o brasileiro serviu Kléber com um belo passe e este marcou à segunda. A reviravolta ficou completa em dez minutos. Perante a proximidade de Kelvin, um jogador do Verl desviou a bola com a mão, na área de rigor. Hulk cobrou o castigo máximo.

Para completar a obra e confirmar o triunfo, o Incrível construiu mais um golo antes do intervalo. Depois de passar por dois adversários e entrar na área contrária, Hulk disparou com violência para defesa incompleta de Mandic. Kléber, na recarga, fez o 3-1.

Na etapa complementar, perante um adversário com natural quebra física, Vítor Pereira mudou quase todo o onze. O ritmo de jogo baixou, como seria de esperar, e sobrou pouco tempo para ilações concretas.

O treinador do F.C. Porto possibilitou o regresso de Belluschi à competição, após lesão. O jovem Kadú ocupou a baliza portista na última meia-hora, enquanto David (titular na véspera) e Christian Atsu não saíram no banco de suplentes. Otamendi e Hulk, muito Hulk, ficaram em campo até ao apito final.

Segue-se o regresso a casa.

O F.C. Porto apresentou o seguinte onze: Beto; Sereno, Otamendi, Maicon e Addy; Castro e Fernando; Hulk, Kelvin e Djalma; Kléber.
Jogaram ainda: Fucile, Kadu, Sapunaru, Rolando, Souza, João Moutinho, Ruben Micael, Belluschi e Varela.



in "maisfutebol.iol.pt"

Falcao vale 45 milhões. Lá se foi a pechincha deste Verão

FC Porto renova o contrato do colombiano impondo nova cláusula de rescisão (e aguardando um jackpot)


Atlético de Madrid? Real Madrid? Chelsea? Radamel Falcao até pode ir para os russos do Anzhi, o clube que agora anda a abanar o mercado à custa da fortuna do seu presidente (5,5 mil milhões de euros), mas para isso alguém tem de pagar a cláusula de rescisão de 45 milhões de euros estabelecida no novo contrato que o avançado assinou com o FC Porto. Os dragões confirmaram ontem à CMVM a renovação contratual com o internacional colombiano, uma das grandes figuras da equipa (72 golos nas últimas duas épocas) e agora destaque na Copa América, que se joga na Argentina (dois golos). E assim se desfaz a pechincha deste Verão - o goleador tinha uma cláusula de rescisão de apenas 30 milhões de euros e estava demasiado exposto à capacidade financeira dos tubarões europeus.

Ontem, em Espanha, o Real Madrid foi o último clube a ser associado a uma possível transferência de Falcao (José Mourinho ainda procura um avançado). O Atlético de Madrid também já se tinha atravessado no seu futuro (vai ser preciso um substituto para Agüero), mas é do Chelsea que vem o principal receio de Pinto da Costa, especialmente depois de André Villas-Boas ter desertado em busca do contrato milionário oferecido por Roman Abramovich (5 milhões por ano). Aliás, segundo o que chegou a ser avançado pela imprensa inglesa, o Chelsea terá mesmo preparado um salário anual de 5,6 milhões de euros para o número 9 portista, aquele que acabou a temporada europeia a marcar o golo da vitória na final da Liga Europa, contra o Braga.

É claro que para Roman Abramovich a diferença entre 30 e 45 milhões de euros deve ser qualquer coisa como 15 escudos. Ou seja, a renovação do contrato (que também é estendido por duas temporadas, até 2015) não é garantia de que Falcao continue no FC Porto, mas se sair poderá significar um pequeno jackpot. Ainda assim, nos últimos dias o futebolista tem mostrado uma vontade clara de jogar pelo menos mais uma temporada no Dragão, devido à possibilidade de disputar a Liga dos Campeões. "Sei que esse momento [da transferência] vai chegar, mas por enquanto penso apenas no FC Porto", disse numa entrevista ao "As".

Nota: no último ano o FC Porto renovou os contratos de Belluschi, Varela, Álvaro Pereira, Ruben Micael, James, Guarín, Helton, Hulk e Falcao. Em equipa que ganha...



in "ionline.pt"

Bruno Alves: «Títulos foram merecidos»

FELIZ PELO SUCESSO DOS EX-COMPANHEIROS


Bruno Alves mostrou-se muito contente pelo sucesso do FC Porto na temporada passada e afirmou que os títulos conquistados na temporada passada pelo seu antigo clube não merecem discussão.
“Fui muito feliz no FC Porto e deixei lá grandes amigos. O sucesso do clube na temporada passada foi algo que me deixou muito feliz. Os títulos foram, indiscutivelmente, merecidos”, referiu o defesa do Zenit ao site francês “Foot Mercato”.
O internacional português falou ainda da ida de Villas-Boas para o Chelsea mas não arriscou um prognóstico sobre o sucesso do ex-técnico portista: “No futebol tudo pode acontecer”.
“É normal que o sucesso do FC Porto na temporada passada tenha despertado o interesse dos grandes clubes europeus (em jogadores e treinador). Isso prova a riqueza e a qualidade do futebol português”, finalizou.
in "record.pt"

Alex Sandro: só falta cair o dinheiro

Alex Sandro está seguro no FC Porto e para a transferência se tornar oficial falta um apenas pormenor. Pablo Miranda, empresário do jogador, confirmou que existe um "acordo total" entre todas as partes envolvidas no processo e que a oficialização do negócio está apenas dependente do pagamento do valor acordado entre os portistas e a HAZ, o tal fundo de investimento que detém o passe do lateral-esquerdo. "Está tudo bem encaminhado. Eles aceitaram a proposta do clube e, neste momento, falta apenas que o FC Porto proceda ao pagamento do valor acordado com a HAZ", explicou o empresário, que ainda detalhou mais o processo. "O Gustavo Arribas, que é o representante do fundo de investimento, comunicou-nos a proposta do FC Porto e nós aceitámos. Acredito que tudo ficará resolvido nos próximos dias. Neste momento, o Alex Sandro está na selecção para jogar o Mundial de sub-20 e só viajará para Portugal quando a competição terminar", afirmou.
Recorde-se que o passe de Alex Sandro pertence à empresa HAZ, dos empresários Fernando Hidalgo, Gustavo Arribas e Pini Zahavi, que contratou o jogador ao Atlético Paranaense em 2010 e que o inscreveu no clube uruguaio Desportivo Maldonado, cedendo-o por empréstimo ao Santos. Tal como Pablo Miranda já tinha explicado a O JOGO, o FC Porto ganhou a corrida pela contratação do lateral-esquerdo ao Benfica, depois de ter oferecido melhores condições financeiras do que o seu rival da Luz. Mas não foi tudo. "O Alex Sandro quer estar no Mundial de 2014 e acreditamos que o FC Porto é o melhor clube para ele crescer. Não podíamos ter escolhido melhor", concluiu.

A rábula de um twitter falso

Durante o dia de ontem, o nome de Alex Sandro surgiu com grande intensidade no Twitter. O brasileiro teria colocado várias mensagens naquela que parecia ser a sua página pessoal, a maior parte delas a comentar a transferência para o FC Porto. Lá, teria sido confirmado um acordo para um contrato de cinco anos com os portistas, para além dos elogios que se seguiram à beleza do Estádio do Dragão ou ainda à qualidade futebolística de Hulk. No entanto, Pablo Miranda revelou que a conta é falsa. "Essa conta não é dele. É tudo falso. Já estamos a tentar saber quem se está a fazer passar por ele. Estamos a investigar", referiu. A verdade é que algumas pessoas próximas do jogador também trataram de desmentir que a conta fosse realmente de Alex Sandro, apresentando o argumento de nenhum jogador do Santos ser seu seguidor, nem mesmo Danilo, um dos seus grandes amigos...

in "ojogo.pt"


Falcao e Guarín antecipam regresso ao Dragão

A Colômbia foi ontem eliminada da Copa América (ver página 32), o que necessariamente antecipa os regressos de Falcao e Guarín ao FC Porto. O avançado e o médio têm direito a gozar um período de férias na América do Sul, mas vão apresentar-se antes do arranque oficial da temporada, cabendo depois a Vítor Pereira enquadrar a sua utilizações nos primeiros duelos de 2011/12, ambos com o V. Guimarães (Supertaça e Liga). Com El Tigre sempre nos rumores do mercado e com reais possibilidades de ser transferido, o seu enquadramento no novo FC Porto estará dependente daquilo que o defeso ditar, sendo que Guarín está à margem deste cenário e devidamente blindado pela SAD.
Certo é que, na perspectiva azul e branca, confirma-se a disponibilidade antecipada de dois jogadores que foram fundamentais nos quatro títulos da última temporada e que podem ter uma palavra a dizer nas duas finais que a equipa disputará já no mês de Agosto.
Com o grupo a compor-se, Vítor Pereira tem de tomar decisões quanto à constituição definitiva do plantel. Daqui a uma semana, na apresentação aos associados, estará já definido o elenco do FC Porto 2011/12

in "ojogo.pt"

FC Porto Um a Um


A ESTRELA: Castro

Parte muito atrás de João Moutinho, Rúben Micael, Belluschi ou Guarín, mas quer intrometer-se na luta e obrigar Vítor Pereira a equacioná-lo para as primeiras opções. Correu (como sempre) imenso e deu tudo para recuperar bolas, o que até o obrigou a alguns excessos. Procurou sair rapidamente para o contra-ataque e foi ele que isolou Kléber no melhor lance de golo do FC Porto. Teve direito a palmas e justamente.

Como jogaram os antigos

João Moutinho foi o dínamo

Helton
Jogou mais com os pés e sempre sem problemas.

Sapunaru
Impecável na cobertura defensiva e especialmente acertado no apoio ao extremo do seu lado.

Rolando
Ganhou nervo com o decorrer do jogo e não fugiu à bitola autoritária do costume.

n Maicon
Prático e arrojado. Dois desarmes muito valiosos.

Souza
Bem melhor do que contra o Gutersloh no apoio e na distribuição. Tudo graças a um bom posicionamento.

João Moutinho
Fez de médio de transição, recuperador e organizador. Foi o grande dínamo dos dragões.

Rúben Micael
Perdeu protagonismo depois da expulsão de Hulk, pois foi obrigado a reposicionar-se fora das suas zonas preferidas.

Hulk
Em 23' fez a cabeça em água ao lateral-esquerdo do Borússia e só não marcou porque aos 16' tentou o chapéu em vez de rematar de forma prática. Estava a ser o melhor, mas foi expulso…

Walter
Apesar do esforço, não lhe contamos uma única recepção bem feita.

Varela
Atirou para as nuvens na primeira oportunidade. Menos em jogo depois de encostar a Walter na reorganização táctica imposta por Vítor Pereira após a expulsão de Hulk.

Fucile
Gás a mais para quem chegou há três dias de férias. Fez o corredor todo.

Otamendi
Não facilitou um milímetro e evitou um golo.

Fernando
Teve nos pés a vitória, mas atirou-a ao lado. Isso não belisca uma boa meia hora no habitual registo do "vai a todas."

Sereno
Cumpriu sem problemas.

Como jogaram os novos

Castro à procura de um lugar ao sol

David
A exigência aumenta e o lateral corre atrás dela. Arriscou pouco, é verdade, mas não concedeu grandes veleidades a Reus, um dos melhores alemães. Foi ultrapassado apenas duas vezes, mas numa corrigiu a tempo com uma falta.

Bracali
Com os remates alemães invariavelmente longe da baliza, teve oportunidade de se mostrar apenas em dois pontapés de canto. Num saiu em falso, no outro segurou imediatamente. A rever.

Kléber
O brasileiro está disposto a ser alternativa a Falcao e esforça-se para isso. O ataque ganhou muito após a troca com Walter e ao ex-Marítimo só falta melhor pontaria na hora de finalizar. Desperdiçou, isolado, o melhor lance do jogo e atirou a rasar o poste de cabeça. Jogo de sacrifício entre os centrais.

Christian
Tem um toque de bola fácil e não empata os ataques. Apesar de muito pequenino, não se esconde dos adversários nem da bola. Foi dos primeiros a recuarem para a ter quando o discernimento já faltava.

Djalma
Dois passes errados e duas perdas de bola aparentemente fáceis. A vontade de mostrar serviço era muita e isso atrapalhou-o. A seu favor joga a coragem que mostra quando parte para cima dos adversários.

in "ojogo.pt"

Dragão teve fibra para a chuva e para o árbitro

Um teste diferente do projectado, um árbitro que estragou quase tudo e uma equipa a reagir bem às adversidades. Vítor Pereira delineou uma estratégia para a partida com o Borússia Moenchengladbach apostando num onze consistente, pincelado com o jovem David entre caras velhas conhecidas. Rolando e Sapunaru foram os únicos da defesa - sector que voltou a apostar no fora-de-jogo - a ficar até ao fim, o que pode ser um claro sinal de que o treinador não os quer perder no defeso. Mesmo com dez durante mais de uma hora, o FC Porto controlou, criou as melhores oportunidades, e deu provas de estar bem cuidado fisicamente para esta altura da preparação.
A aposta estava a resultar bem, com o FC Porto a dominar os primeiros minutos do encontro, até que o árbitro, que ainda viria a negar uma grande penalidade aos portistas já nos descontos, decidiu assumir o protagonismo e mandar para a bancada o melhor jogador no pesado relvado do Niederrheinstadion, outro dos obstáculos inesperados depois de uma manhã solarenga. Hulk, que esteve perto de marcar por duas vezes, foi expulso perante o assombro de todos os presentes e os veementes protestos dos azuis e brancos.
Vítor Pereira teve de guardar no bolso os apontamentos e foi obrigado a improvisar: Varela encostou-se a Walter - mais uma noite pouco conseguida e, desta vez, azarada pela lesão - na frente, mantendo o resto mais ou menos igual, embora tenha dado ordens para João Moutinho e Rúben Micael alargarem o jogo mais atrás. A equipa uniu-se, mas não voltaria a incomodar o guarda-redes até ao intervalo, altura em que o treinador começou a delinear a estratégia para devolver a consistência à equipa. Começou por colocar Kléber no lugar de Walter e trocou de guarda-redes. Na sequência de um erro defensivo, Varela esteve muito perto de marcar, dando o primeiro sinal de que o FC Porto estava disposto a enfrentar de peito feito a dureza do relvado e do adversário. Perto do fim, a equipa voltou a jogar com três homens na frente e o golo rondou ainda mais a baliza dos alemães. Uma nota final para Kelvin e Addy, os únicos jogadores de campo que não saíram do banco de suplentes.

1ª parte: 4x3x3

Walter no centro e o Hulk de sempre

Percebeu-se que Vítor Pereira queria testar um onze próximo do que poderá arrancar a época, com alguns os ajustes evidentes - David, por exemplo não vai ficar no plantel e ainda faltam os internacionais sul-americanos -, mas só o conseguiu fazer durante 23', até o árbitro estragar tudo ao expulsar Hulk, que, para não variar muito, estava a ser o melhor em campo. Nota para Sapunaru, bastante confiante, e a aposta em Walter para o centro do ataque. O esquema foi o de sempre até ao vermelho do Incrível e até lá o FC Porto dominou totalmente o jogo.

2ª parte: 4x2x3

Só dois médios e mais largura

Depois de ter encurtado as linhas e deixado apenas dois homens na frente, Vítor Pereira arriscou e voltou a dar ordens para a equipa subir no terreno, alterando a configuração do meio-campo perto da meia-hora: Fernando e Castro ficaram sozinhos no miolo, com o segundo (grande exibição) a ter mais liberdade de acção. Na frente, Djalma foi para a direita e Christian para a esquerda com ordens para servir Kléber. A equipa voltou a ser pressionante, criando várias ocasiões de perigo. Fucile fez os primeiros minutos na esquerda.

in "ojogo.pt"

Belluschi poupado

MÉDIO AINDA INDISPONÍVEL



O médio Fernando Belluschi não esteve sentado no banco de suplentes no jogo de ontem, frente ao Borussia Moenchengladbach, devido a uma lesão nos adutores, que o continua a condicionar. Recorde-se que o problema físico surgiu na reta final da época finda, durante um compromisso ao serviço da seleção argentina. O futebolista partiu para a Alemanha com os restantes colegas, mas trabalhou sempre de uma maneira cautelosa, de forma a não agravar a sua mazela.
Ontem, o camisola 7 dos dragões tinha feito treino integrado com bola mas, por uma questão de precaução, foi poupado. Na partida de hoje, diante dos amadores do SC Verl, o Samurai deve começar a somar os seus primeiros minutos de pré-época. Apesar de se encontrar atrasado em termos de ritmo competitivo, quando comparado com a maioria do plantel portista, Belluschi teve Guarín, o seu concorrente direto, ao serviço da Colômbia na Copa América; portanto, no final de contas, ambos poderão partir para a nova época em pé de igualdade.
Kadu, David Addy, Kelvin, Beto e Rafa também não foram utilizados no encontro de ontem, que teve lugar em Oberhausen.
in "record.pt"

Hulk pode falhar Supertaça

Brasileiro foi expulso e o cartão vermelho pode ter consequências terríveis Se o árbitro denunciar essa situação no relatório brasileiro arrisca-se a perder jogo frente ao V. Guimarães. 

Os responsáveis portistas levaram as mãos à cabeça, os jogadores do FC Porto e do Borussia Monchengladbach tentaram, em conjunto, demover o árbitro, Vítor Pereira recebeu a solidariedade do treinador adversário e, em uníssono, vociferaram na direcção de herr Thorsten Kinhofer, denunciando um profundo sentimento de indignação pelo lance que marcou o jogo, pintado em tons de vermelho, cor do cartão exibido a Hulk, ao minuto 23.

Pergunta-se: havia mesmo necessidade de mandar para a rua o brasileiro? Severo à potência máxima e totalmente indisponível para aturar qualquer género de resistência às suas decisões, o juiz alemão virou protagonista do jogo. O pior de tudo, na perspectiva azul e branca, é que a serem descritas no relatório a expulsão de Hulk e as razões que ditaram esse veredicto, o árbitro poderá causar estragos ainda maiores no dragão.

Se ficar tudo escrito, Hulk arrisca-se a falhar o primeiro jogo oficial da nova época. O mesmo será dizer que não participará na Supertaça Cândido de Oliveira, agendada para 6 de Agosto, frente ao Vitória de Guimarães


in "abola.pt"