terça-feira, 4 de outubro de 2011

Defour: «O treinador está satisfeito comigo»


Médio do F.C. Porto e Witsel partilharam o balneário na Bélgica, embora sejam rivais em Portugal


Steven Defour continua à procura do seu espaço no onze do F.C. Porto mas enfrenta uma concorrência forte. Convocado para a selecção da Bélgica, o médio explicou isso mesmo aos jornalistas do seu país.

«Quando se chega a um clube de topo como o Porto, há que ser paciente. A competição é enorme, tal como na selecção. Não podemos simplesmente chegar e ocupar o lugar de quem já deu provas no clube», começou por dizer.

Defour e Witsel partilharam o balneário na Bélgica, embora sejam rivais em Portugal. O portista espera reforçar a sua influência em breve: «Só posso trabalhar duro nos treinos e ser paciente. O treinador diz que está satisfeito comigo. Foi rapidamente integrado no grupo, mas claro que seria melhor se eu jogasse mais.»



in "maisfutebol.iol.pt"

"Vitória foi boa para mostrar que estamos sólidos"

O FC Porto regressou às vitórias em Coimbra, depois de dois empates no campeonato e, para Helton, os três pontos não vieram só devolver tranquilidade ao plantel. "A vitória foi boa para mostrar que o grupo está sólido e empenhado", declarou o guarda-redes em entrevista ao Porto Canal. Aliás, à partida para este encontro, o capitão dos campeões nacionais tinha deixado as coisas bem claras dentro do grupo: "Deixei claro aos meus colegas que todo o prestígio que conquistámos não se ia perder por causa de dois empates". Em vez de "crise", Helton reconheceu ter havido "uma quebra normal" em qualquer equipa de futebol, mas que a atitude do FC Porto não deixava margem para dúvidas: "Ficou clara a vontade e a determinação com esta vitória".


in "ojogo.pt"

Eficácia é uma lição que Walter só recebe de Falcao


Mal amado pelos adeptos e protegido pela SAD, Walter voltou às bocas do povo e agora não foi por ter ficado novamente de fora. O golo em Coimbra abre uma nova janela de oportunidades a um goleador que, na última década azul e branca, só tem paralelo em Falcao. Hulk, Lisandro, Farías ou McCarthy não devem achar piada àquilo que não é uma brincadeira. Os números não mentem. Só o colombiano pode dar lições de eficácia ao Bigorna. E, mesmo assim, a diferença é residual. Walter precisa apenas de menos um minuto para marcar do que El Tigre.
Ao todo, o brasileiro marcou 11 golos pelo FC Porto em pouco mais de mil minutos de utilização. Lembra Ernesto Farías, o bombeiro de serviço de Jesualdo Ferreira, que alguns clamavam no onze e outros achavam não passar de um avançado mediano, mas os dados apontam ainda para uma maior utilidade do jogador na comparação com o argentino.
É verdade que faltam provas de fogo a Walter, como defrontar Benfica, Sporting ou outro grande europeu. Mas só a continuidade lhe permitirá melhorar. É essa a convicção de Teodoro Fonseca, seu empresário. "Está muito longe das alegrias que pode dar. Conheço o Walter desde os 13 anos de idade e por onde passou foi o artilheiro. Ele sabe que tem de melhorar muito a parte física, mas no Brasil chegaram a compará-lo com Romário. Se jogar com Hulk, exímio a assistir, e James, que joga com facilidade, nem tenho ideia até onde pode chegar. Mas não ficará atrás de Falcao e Lisandro. Seguramente faz 30 golos em 50 jogos", comenta.
A relação minutos/golos confirma-o na íntegra. Mas não são os números que nesta fase lhe ocupam a cabeça. "Ele não pensa em metas. Quer é estar no elenco", prossegue. Em 10 jogos como titular, Walter marcou em seis deles. E num até fez hat trick. "Se joga, faz golos. Isso é que é o certo", continua, entusiasmado, o empresário que lhe ligou ontem para sentir "muita felicidade e serenidade" após o jogo em Coimbra. "Agradeceu-me a força que lhe dei e falou da filha outra vez. Está muito agradecido a Antero Henrique e a Vítor Pereira", continua Teodoro, antes de confirmar que "o Walter sabe que Kléber é o titular", mas não desiste de retribuir todo o carinho recebido. "Já retribuiu um pouquinho. Mas pela força que tem recebido de todos, quer dar muito mais", fechou.


Drama roubou-lhe a Europa

Os últimos meses de Walter foram passados a correr entre o centro de treinos do FC Porto e o hospital, onde teve mulher e filha internadas após complicações com o parto. O caso da bebé chegou a ser dramático e implicou risco de vida.
Só há duas semanas a situação ficou resolvida (a mulher já está bem há mais tempo) e isso tem muito a ver com a subida de rendimento. Foi precisamente essa situação que lhe custou a inscrição na Liga dos Campeões. "Ele não podia sair do país, pois era a única visita possível no hospital e não havia certezas de como a situação iria evoluir. Nem à Suíça, para um jogo-treino, pôde ir, quanto mais participar em viagens mais longas na Liga dos Campeões", conta Teodoro Fonseca.
O empresário não tem dúvidas que o eclipse desportivo do brasileiro teve a ver com a doença das duas pessoas que mais gosta: "Sempre acreditou, mas esteve mesmo mal. Ponham-se no lugar dele. Com a idade que tem (22 anos), fora do país, sem amigos e com esses problemas todos, como poderia estar bem da cabeça?"

"Fenómeno" contra a teoria do peso certo

O peso de Walter já foi amplamente discutido e todos entenderam que emagrecer era solução obrigatória. Todos os dias o brasileiro faz trabalho específico orientado pelo FC Porto nessa direcção mas, apesar da vontade, não há obsessão. Até porque há muitos "gordos" de sucesso. "Ronaldo, com 25 quilos a mais, quase foi o artilheiro do Brasil. Quando se é predestinado, faz-se golos com qualquer peso. Ele não pode perder a força que tem", exemplifica Teodoro Fonseca, a propósito da constituição física do matador. "Sabem quantos quilos se perdem em dois jogos completos numa semana? É disso que o Walter precisa", fechou.

in "ojogo.pt"

«Depois do Zenit dissemos basta!»


James partiu ontem para uma aventura há muito sonhada, embalado por mais um golo marcado por cá e capaz de sustentar um arranque de temporada em grande. O avançado deixou Portugal para representar pela primeira vez a selecção principal da Colômbia e fê-lo com a satisfação de quem está a viver um momento único na carreira. Para a despedida - ou melhor, para um até já -, nada melhor do que vencer pelo FC Porto depois de três jogos consecutivos sem o conseguir. "Era muito, muito, muito importante conquistar os três pontos frente à Académica. Sentíamos que podíamos ganhar, tal como já tinha acontecido nos jogos anteriores, apesar de termos defrontado uma bela equipa. Era um jogo muito complicado, mas conseguimos vencer com inteira justiça depois de uma exibição muito positiva", começou por explicar James em declarações a O JOGO, excluindo desde logo a possibilidade de o plantel ter duvidado em algum momento das suas capacidades, mesmo depois das críticas que se seguiram a três resultados menos positivos.
Apesar da evidência, o avançado confessou que a partida na Rússia serviu para mexer com o estado de espírito do plantel. "Sentimos muito a derrota com o Zenit, porque estávamos convencidos de que podíamos conquistar um bom resultado. Foi um jogo em que tudo nos correu mal. Mas depois de a partida ter terminado pensámos todos o mesmo: dissemos 'basta' e decidimos que tínhamos de retomar o nosso caminho de vitórias. E foi isso que aconteceu frente à Académica. Com este triunfo, reconquistámos a tranquilidade e a confiança que podíamos ter perdido", explicou.
Se, no plano colectivo, a equipa não está nada mal, apesar das dúvidas que se precipitaram nos tempos mais recentes, no aspecto individual dificilmente as coisas podiam estar a correr melhor ao avançado; James já é uma figura fundamental e incontornável deste FC Porto, apesar de o colombiano recusar esse título. "É verdade que estou num bom momento de forma, e espero fazer uma grande época. Melhor momento da minha carreira? Não penso nisso, pelo menos para já. Penso apenas em trabalhar para garantir um lugar no onze. Os golos são importantes, como também o são as assistências, mas o mais importante é mesmo a equipa. Quero é que o FC Porto ganhe para estarmos sempre no primeiro lugar." E nem mesmo os mais recentes elogios de Vítor Pereira, antes e depois do jogo com o Benfica, serviram de incentivo para lhe arrancar palavras mais ambiciosas e menos humildes. "Os elogios do treinador foram muito importantes, mas tenho consciência de que há outros grandes jogadores no plantel e de que a concorrência é muito forte. Todos os jogadores são fundamentais: o Cebola, Varela, Djalma... Qualquer equipa gostaria de os ter, e não me sinto dono do lugar."
Aos 20 anos, James vai vivendo de sonho (titularidade no FC Porto) em sonho (chamada à selecção principal), mas nem por isso sabe explicar qual é o seu sonho final. "Nem sei onde acabam os meus sonhos... Não costumo traçar limites para o que me pode acontecer. Quero ser sempre melhor, estar bem para ajudar a equipa. Este ano espero voltar a vencer grandes competições, tal como aconteceu na última época. Liga dos Campeões? Quem sabe?..." Depois acenou e lá partiu rumo à Colômbia.

Curiosidades

6
Sempre que jogou esta temporada - 6 jogos -, James foi decisivo, através de golos marcados, assistências directas ou ainda de uma participação influente em jogadas de golo. Só ficou em "branco" numa partida: no empate a zero frente ao Feirense, jogo em que foi expulso. Terá sido coincidência?
5
Os cinco golos já marcados esta temporada deixam James a apenas um da marca conseguida em toda a temporada passada. No último campeonato, o colombiano tinha apontado apenas dois (mais três na Taça de Portugal e um na Liga Europa); no actual, já fez quatro, o último dos quais na partida com a Académica. O avançado também marcou mais um na Champions.
4
Além dos cinco golos já marcados nos seis jogos realizados esta temporada, James teve influência directa em mais quatro: fez duas assistências para Kléber e Guarín - terceiro golo com a Académica - e ainda desbloqueou as jogadas para mais dois marcados ao Leiria, no jogo que assinalou a sua estreia esta época.

Prefere não correr o risco de brincar com Falcao...

James - tal como Guarín - vai reencontrar Falcao na selecção colombiana. Mesmo depois da partida relativamente atribulada do avançado para o Atlético de Madrid, continuam a sobrar apenas elogios para as qualidades futebolísticas e humanas do compatriota. "É um grande amigo, um bom jogador, continua a fazer golos, e espero que nos ajude na selecção." Seguiu-se uma provocação: será que James pondera brincar com a provável ausência de títulos do avançado no Atlético de Madrid, em contraste com o que costuma acontecer no FC Porto? "Não, não... não vou brincar com isso. Ele pode levar a mal [risos]. Fez essa escolha porque entendeu que era o melhor para ele. Espero sinceramente que tudo lhe corra bem, porque estamos a falar de uma pessoa espectacular." Falcao já apontou cinco golos em outros tantos jogos do campeonato, apesar de o Atlético de Madrid se encontrar apenas no oitavo lugar, já a seis pontos da liderança...

"Iturbe? É difícil chegar e ficar sem jogar"

Iturbe igual a James. Essa é, pelo menos, a primeira conclusão que se tira da ausência do argentino nestes primeiros jogos da época. O colombiano passou pela mesma situação e confessou que não foram momentos fáceis de ultrapassar. "Foi um período muito complicado, em que por vezes chegámos a duvidar das nossas reais capacidades. Estive quatro ou cinco meses sem competir, apenas a treinar, e é difícil, porque cheguei com o sonho de jogar. Mas temos de compreender que o futebol europeu é diferente, tem outro ritmo, e é preciso algum tempo para nos adaptarmos." O aviso a Iturbe fica feito; restam os elogios às suas qualidades. "Percebe-se que é um grande jogador. É muito rápido, tem talento e condições para triunfar."

Selecção é "mais um sonho" cumprido

Depois de uma brilhante participação no recente Campeonato do Mundo de sub-20, James prepara-se agora para se estrear na selecção principal. O arranque de mais uma etapa na carreira coincide com o primeiro jogo de qualificação para o Mundial'2014. O adversário é a Bolívia, e o portista só pensa em ajudar a Colômbia a garantir a presença na prova, que se realizará no Brasil. "Estou muito feliz com tudo isto, até porque é um grande orgulho representar a selecção principal do meu país. É mais um sonho concretizado, e espero que tudo corra bem". O avançado revelou que já conversou com o novo seleccionador, Leonel Álvarez, que lhe telefonou ainda antes da divulgação da convocatória. "Ele falou comigo e disse-me que estava a acompanhar os meus jogos no FC Porto. Disse-me que estava muito satisfeito com as minhas exibições em Portugal. Agora espero conseguir repetir estes bons jogos pela minha selecção. Seria fantástico."

Um dia cheio no aeroporto

Otamendi foi o primeiro dos internacionais portistas a chegar ontem ao aeroporto; o argentino, que se fez acompanhar da mulher, chegou alguns minutos antes de Hulk e dos colombianos Guarín e James, tendo ainda encontrado Moutinho e Rolando (e também Sereno, Paulo Machado e Ricardo Costa), que viajaram até Faro numa companhia low cost. O belga Defour, que está de regresso à selecção, também partiu ontem para o seu país, assim como os uruguaios Fucile, Cristian Rodríguez e Álvaro Pereira, que deixaram a Invicta apenas ao final do dia. Aliás, o lateral-esquerdo ainda estava em Portugal quando o FC Porto oficializou, por meio de um comunicado enviado à CMVM, a notícia de O JOGO sobre a sua renovação de contrato até 2016.

in "ojogo.pt"

Futebol à brasileira deixava FC Porto à beira de um ataque de nervos

E se o campeonato português imitasse o brasileiro e decidisse não parar durante os jogos das selecções? Os dragões, que acabam de dar um pontapé na minicrise, seriam os mais prejudicados e nem sequer teriam opções para formar um onze. Jorge Jesus teria o trabalho mais facilitado, muito por culpa da legião de brasileiros e argentinos que não são chamados, enquanto o Sporting começa a pagar os dividendos da filosofia aplicada no Verão de contratar jogadores que sejam habitualmente chamados pelas selecções dos seus países



FC Porto
Kléber e Alex Sandro estão lesionados. Iturbe vai participar nos Pan-Americanos, Sapunaru foi chamado pela selecção romena apesar das dificuldades físicas e até Silvestre Varela foi opção de última hora de Paulo Bento para substituir Danny. E a razia continuou nos nomes já esperados: Fucile, Rolando, Mangala, Otamendi, Álvaro Pereira, Guarín, James Rodríguez, João Moutinho, Defour, Cristian Rodríguez e Hulk deixam Vítor Pereira a trabalhar com uma equipa que mais parece de futsal. Restam dez jogadores e três deles são guarda-redes: Helton, Bracalli e Kadú. Prevê-se que o técnico portista reforce o plantel provisoriamente com juniores, mas ainda assim dificilmente conseguirá fazer trabalho de planeamento para o jogo da Taça de Portugal, em Sintra, frente ao Pêro Pinheiro. A prioridade passa por recuperar os índices físicos depois de uma semana de desgaste (recepção ao Benfica, jogo com o Zenit na Rússia e deslocação a Coimbra). Por outro lado, há males que vêm por bem. Prevendo que Vítor Pereira opte por uma estratégia cada vez mais comum no futebol português e dê oportunidades aos jogadores menos utilizados no jogo da Taça, poderá começar já a testar o entrosamento num meio-campo com Souza e num ataque com Djalma e Walter. Como não há milagres e, que se saiba, nenhum dos guarda-redes tem habilidade para jogar na frente, Vítor Pereira está, para já, privado de qualquer opção para o lugar de lateral direito, central e uma das alas. Felizmente para o líder do campeonato, Portugal não segue o exemplo do Brasil, onde os jogos das selecções não são justificação para interromper o campeonato.
Benfica
Eduardo e Rúben Amorim foram convocados por Paulo Bento apesar de não jogarem na Luz e Maxi Pereira, Witsel e Gaitán são as baixas de luxo nas contas de Jorge Jesus. Aparentemente compõem um trio difícil de substituir, mas a versão deste ano do Benfica é forte precisamente por isso: tem um banco de indiscutível qualidade. Felizmente para Jesus, nem sempre esta qualidade é sinónimo de chamada à selecção. Mano Menezes ignora Luisão, enquanto Artur, Emerson e Bruno César não têm passado no escrete e Sabella olha para as opções argentinas na Luz e só rouba Gaitán, deixando ficar Garay, Aimar e Saviola. E Cardozo também continua a ser ignorado na selecção paraguaia. Por último, a cereja no topo do bolo: Javi García e Nolito são bons e fazem falta a Jesus, mas a selecção espanhola é uma muralha praticamente impenetrável para quem compete contra nomes como Xavi, Iniesta ou David Villa. Entre os prós e os contras das selecções, Jesus fica apenas com uma dor de cabeça: o lado direito da defesa. Maxi Pereira é insubstituível no Paraguai e Rúben Amorim dá graças a que “Paulo Bento não pensa como Jesus”. Na lista de possíveis adaptações sobra um lugar para Miguel Vítor, o mesmo que, durante o estágio, passou de possível dispensado a titular com direito a envergar a braçadeira de capitão. Naturalmente, o Benfica perderia opções entre os suplentes, mas o onze continuaria a ser de luxo se jogasse já no próximo sábado frente ao Portimonense para a Taça de Portugal ou mesmo para o campeonato em Aveiro. Assim, Jesus poderá apenas recuperar alguns dos jogadores mais importantes e afinar rotinas e entrosamentos.
Sporting
Godinho Lopes deu o mote no ataque ao mercado na pré-época, exigindo que os jogadores contratados fossem internacionais pelos seus países. Carlos Freitas fez-lhe a vontade e de todas as caras novas em Alvalade apenas o guarda-redes brasileiro Marcelo Boeck sabe que não vale a pena sonhar com uma eventual chamada. A aposta do presidente está a dar frutos e a subida de rendimento da equipa de Domingos Paciência já ajudou a que jogadores como Onyewu e Bojinov fossem chamados às selecções dos Estados Unidos e da Bulgária. Os resistentes entre os reforços são poucos e concentram-se todos no ataque. Van Wolfswinkel está num excelente momento, mas Marwijk tem muitas opções de qualidade e só chamou Schaars. Diego Capel sofre o mesmo que Nolito ou Javi García e Carrillo foi preterido por Markarian, apesar dos elogios da semana passada. Se no ataque os grandes nomes continuam, daí para trás acontece exactamente o oposto. O meio-campo é a situação mais grave, porque com Rinaudo, Elias e Schaars nas selecções, o regresso de Luis Aguiar ao Uruguai, as lesões de Jeffrén e Izmailov e até a chamada à selecção de um suplente (Matías Fernández), restam apenas os portugueses André Santos e André Martins. A falta de médios faz com que, num eventual jogo, Diego Rubio (ignorado pelo Chile) pudesse ganhar um lugar ao lado de Van Wolfswinkel. Na baliza e na defesa também há uma razia completa entre os titulares, mas as alternativas estão todas em condições para treinar às ordens de Domingos Paciência. E até dá para pensar que se voltou ao início da época, com Anderson Polga, Daniel Carriço e Evaldo na linha da frente.
in "ionline.pt"

Paragem proveitosa

TÉCNICO NÃO SE ASSUSTA COM AUSÊNCIAS



Ao contrário do que acontece muitas vezes, em que os treinadores lamentam a paragem dos campeonatos numa altura em que a equipa está em recuperação, neste caso após a vitória em Coimbra, Vítor Pereira acolheu com satisfação este interregno. O técnico do FC Porto entende que este período será bom para “readquirir os bons comportamentos de jogo”, entretanto perdidos com a calendarização exigente que não permitiu trabalhar adequadamente alguns aspetos do treino que considera importantes. No seu pensamento talvez estejam os erros cometidos nos jogos com o Feirense, Benfica e Zenit...
Nem a debandada para as seleções preocupou o treinador. E não foi uma divisão qualquer. Precisamente metade do plantel deixou o Dragão para se empenhar nas respetivas equipas nacionais, conforme se pode observar no quadro que acompanha esta peça. Ao todo são 13 os portistas que vão estar em ação, voltando a maioria à Invicta em vésperas do embate da Taça de Portugal, frente ao Pêro Pinheiro. Quem sabe tenha sido por isso que Vítor Pereira viu reduzidas as suas preocupações nesta altura.
in "record.pt"

Spartak Moscovo interessado em Otamendi

Otamendi, central do FC Porto, tem contrato com os dragões até 2016, com uma cláusula de rescisão de 15 milhões de euros.



O Spartak Moscovo está interessado na contratação de Nicolas Otamendi, central do FC Porto e internacional argentino. Segundo a imprensa russa o clube da capital russa está disposto a oferecer dez milhões de euros pelo passe do jogador, incluindo ainda no negócio os passes do argentino Marcos Rojo ou do checo Marek Suchy.
Recorde-se que Otamendi tem contrato com o FC Porto até 2016, com uma cláusula de rescisão de 15 milhões de euros, e que recentemente a SAD portista adquiriu a totalidade do passe do central argentino.
in "rr.pt"

Chegou o momento de Walter, diz empresário

Agora sim, Walter tem todas as condições para se afirmar no FC Porto e no futebol europeu, diz o seu empresário.

Os azuis e brancos regressaram às vitórias depois de três partidas oficiais sem conhecer o sabor do triunfo. Em Coimbra, para o campeonato, ganharam 3-0 à Académica.

Walter mereceu a titularidade, devido à lesão de Kléber e aproveitou para apontar o primeiro golo.

O seu empresário em declarações a Bola Branca fala dos problemas pessoais que apoquentaram o avançado e que o impediram de mostrar todo o seu valor na primeira época ao serviço do FC Porto.

Teodoro Fonseca lembra que a filha de Walter já está recuperada, a família está reunida, o jogador com a ajuda do FC Porto, está no ponto para começar a fazer a diferença: “Ele está a morar com a filha dele recém-nascida, tem a sua esposa em casa, não tem mais aquele quotidiano do hospital todos os dias. Já está com a cabeça limpa, tem trabalhado bastante. Sabe que perdeu muito tempo, sabe que tem de agradecer aos adeptos e ao Futebol Clube do Porto”

Durante este tempo menos bom, Walter contou sempre com o apoio dos seus colegas, garante o empresário: “Os jogadores sempre estiveram com ele, porque sabiam dos seus problemas. Não vou dizer que ele agora é o titular, porque isso ele vai conquistar com o tempo, mas ele tem ajudado muito o Futebol Clube do Porto, tem tentado esforçar-se ao máximo, apesar dos problemas que teve, agora vai poder lutar pelo espaço dentro da equipa para poder um dia ser o titular e ser lembrado como um grande jogador, um grande goleador, que sempre foi.”

Teodoro Fonseca conhece há muitos anos as qualidades de Walter, actualmente com 22 anos de idade: “Conheço o Walter desde os 13 anos, quando foi para o Vitória da Bahia. Com 13 anos já jogava nos sub15. Com 15 anos já foi o melhor marcador do campeonato bahiano de sub15, sub16 e sub17. Foi para Porto Alegre, para uma equipa modesta que era o São José e foi o melhor marcador do campeonato gaúcho, foi para o Internacional de Porto Alegre e foi o melhor marcador do campeonato gaúcho sub-20.

A qualidade manteve-se ao serviço da selecção brasileira: “Nos três torneios em que participou pela selecção do Brasil foi sempre o melhor marcador. Então este jogador, que sempre foi goleador, que foi considerado pela imprensa brasileira como o segundo Romário, acredito muito nele. Toda a gente sabe as condições que tem, que tem de ganhar na parte física. Quando ele estiver perto dos 100% física, técnica e psicologicamente, ele vai dar muitas alegrias e vai ser dos melhores atacantes que há no mundo”.

Os elogios a Walter do seu empresário, Teodoro Fonseca, que é também o representante de Hulk. A estrela do Futebol Clube do Porto está prestes a afirmar-se também na selecção, acredita o agente.

“O Hulk, como todos conhecemos, é um dos maiores do mundo tanto na parte de finalização como de assistências. Logo quando chegou, com o Lisandro Lopez, com o Falcao, agora com o Kleber, com o James Rodriguez, com o Walter, não é um jogador egoísta, é um jogador que procura sempre os colegas bem colocados. Hoje é um jogador completo, viajou para integrar a selecção brasileira, acho que vai ser a afirmação dele na selecção brasileira e que tem tudo para ter um ano extraordinário como teve a época passada”, diz Teodoro Fonseca.



in "rr.pt"