quarta-feira, 25 de maio de 2011

Moncho Lopez: «Continuo a assumir o favoritismo»


FC Porto e Benfica disputam, esta quinta-feira, o quinto jogo da final dos Play-offs da Liga de basquetebol.
Dragões e Águias continuam a disputar a séria final, à melhor de sete encontros, e onde os azuis e brancos venceram as duas primeiras partidas por 26 e 33 pontos de diferença, respectivamente. No terceiro e quarto jogos, O Benfica deu a volta e derrotou o FC Porto, na Luz, por 86-79 e 79-75.
Para este quinto jogo, que tem lugar no Dragão Caixa às 20h30 desta quinta-feira, o treinador da formação de basquetebol do FC Porto continua a assumir o favoritismo.
«O FC Porto foi melhor nos dois primeiros jogos mas não foi nos seguintes. Continuo a assumir o favoritismo, que é um objectivo real. Os jogadores também sentem o peso do favoritismo e espero que amanhã esta equipa dê mais um sinal da nossa personalidade», começou por dizer Moncho López, esta quarta-feira, na arena do Dragão depois de mais um treino de preparação.
O técnico espanhol realçou as falhas na defesa da equipa azul e brancos no jogo 3 e 4, acreditando que foi este o erro que os levou às duas últimas derrotas.
«As duas primeiras vitórias foram construídas a partir de um bom sistema ofensivo. Nos restantes, a nossa defesa simplesmente não apareceu em nenhum momento. Agora, não podemos permitir que o Benfica ultrapasse os 70 pontos, porque depois obriga-nos a um esforço ofensivo muito grande. Quem defender melhor nestes últimos jogos, ganha», explicou.

ion "sapodesporto.pt"

James: Porto tem o que é preciso para conquistar a "champions"

A conquista da Liga dos Campeões, depois de uma época quase perfeita é um objectivo que os jogadores do FC Porto não descartam, para a próxima temporada.
A conquista da Liga dos Campeões, depois de uma época quase perfeita é um objectivo que os jogadores do FC Porto não descartam, para a próxima temporada. 

Em entrevista à Bola Branca, o jovem James Rodriguez – que terminou a época como melhor em campo na final do Jamor – diz não ter dúvidas que o Porto tem o que é preciso para entrar na luta pelo maior título europeu. 
Manter Falcão seria importante para atingir essa meta, mas James acha que há jogadores com valor para fazer os golos do seu compatriota. 

James reconhece, contudo, que se Falcao sair será uma grande perda para o clube. Mas, ‘el bandido’, assim é conhecido, tem a convicção de que o companheiro vai continuar no Dragão, na próxima temporada 

O futebolista fundamenta a ideia de que Falcão se vai manter, bem como dos jogadores mais influentes, justificando que o actual plantel é muito unido e está focado em continuar a vencer. 

Antes de assinar pelo FC Porto, o nome de James Rodriguez foi associado ao Benfica. A decisão recaiu no clube nortenho e o jovem colombiano justificou a opção. 

Aos 19 anos, na época de estreia no Porto, James conquista quatro títulos. Um início de sonho da aventura europeia. Mas para o sonho ficar completo, falta conquistar um lugar no onze. Objectivo delineado para a próxima época e a final da Taça foi um bom começo. 

James vai integrar a partir de sábado os trabalhos da selecção sub-20. Primeiro, no torneio de Toulon que serve de preparação para o Mundial da categoria que se disputa na Colômbia, entre 29 de Julho e 20 de Agosto. No limite, se chegar à final do torneio, o jogador admitiu apanhar logo avião rumo ao Porto para disputar a Supertaça Europeia. 

Certo é que falhará a Supertaça portuguesa e, muito provavelmente, o início do campeonato. Pelo calendário, percebe-se que dificilmente terá férias, mas isso não o preocupa.
in "rr.pt"

Ruben Micael: «Mostrei que mereço estar na Selecção»

Médio quer «acabar a época em grande», e lembra que bisou na estreia pela equipa das quinas.


Mesmo sem o estatuto de titular no F.C. Porto, Ruben Micael voltou a merecer a confiança de Paulo Bento. O médio teve uma estreia de sonho na Selecção, ao bisar frente à Finlândia, e por não vê motivos para ficar surpreendido com a convocatória.

«Mostrei que mereço cá estar, e a prova é esta chamada», disse Ruben Micael, ao chegar à concentração da equipa das quinas.

Depois de ajudar o F.C. Porto a conquistar quatro troféus, Ruben Micael quer «acabar a época em grande». «Espero ajudar a Selecção a conseguir o objectivo. Começámos mal mas agora só dependemos de nós, e esperamos ter o estádio cheio a apoiar-nos», acrescentou.

O médio assume que o jogo com a Noruega «é fundamental» e uma vitória «seria um passo muito grande para a qualificação». «Todos os jogadores sonham estar no Europeu, e eu não fujo à regra», acrescentou ainda o jogador portista, que delicadamente se recusou a falar do futuro, mas sem deixar de assumir um pensamento: «Para poder estar lá tenho de jogar.»

in "maisfutebol.iol.pt"

Souza: «Nunca tive tantas folgas como no F.C. Porto»

Médio elogia capacidade de diálogo de Villas-Boas, que percebia o desgaste dos jogadores.


Souza partiu de férias e leva quatro troféus na bagagem. O médio está satisfeito com o primeiro ano passado no F.C. Porto, apesar de não ter feito da habitual equipa titular de André Villas-Boas.

«É muito importante para mim e para minha carreira ganhar quatro títulos logo no primeiro ano do clube. Isso só tinha acontecido uma vez na história do F.C. Porto e fico muito feliz, porque esse grupo tem grandes jogadores e merece muito», disse ao site da Globo. 

Os jogadores portistas ainda não caíram em si com o sucesso da equipa esta época. O médio-defensivo diz que tudo foi conquistado passo a passo: «Não tínhamos como objectivo bater recordes. A equipa entrava em campo sempre para vencer e as coisas aconteceram com naturalidade. Hoje vemos a dimensão do que conseguimos e isso é histórico.»

O futebolista não poupa ainda elogios ao treinador. «O Villas-Boas entende a nossa linguagem, por ser novo, e conversa muito connosco. Acho que nunca tive tantas folgas como no F.C. Porto. Ele sabia que precisávamos descansar entre um jogo e outro, porque a temporada foi desgastante. Jogámos cinco provas e, como estávamos bem, dava-nos folgas como prémio. Isso foi fundamental. Isto sem falar na qualidade que ele tem como treinador. Sinto-me privilegiado por trabalhar com ele», garantiu.

No que diz respeito à pouca utilização, o centrocampista diz esperar por uma oportunidade: «Sabia que jogaria pouco por ser o primeiro ano e por a equipa ter muitos jogadores de qualidade, mas o importante é esperar o momento. Muitos jogadores não aguentam, mas o clima é muito bom aqui e os brasileiros ajudam-se uns aos outros. O Hulk, o Fernando e o Helton são todos de qualidade dentro e fora de campo.»

in "maisfutebol.iol.pt"

Walter: «Falcao e Hulk inspiram-me»

Avançado não acreditava num ano tão bom no início da temporada.


Walter é outro jogador do F.C. Porto satisfeito com a época que agora findou. O avançado só tem elogios para os concorrentes no ataque e ainda não caiu em si com tantos títulos conquistados.

«Perguntei para o Souza, em Dublin, se ele estava a acreditar no que estava a acontecer. Não pensava que podia ser um ano assim tão bom, por ser a minha primeira época. Entrámos para a história. Foi um ano maravilhoso e fico feliz por ter feito parte disso, com tantos brasileiros no grupo. Na final, o número de jogadores brasileiros era enorme. Temos força, somos respeitados e isso é muito bom», disse, citado pela Globo.

O «Bigorna» aponta já para o futuro: «É uma responsabilidade muito grande. Sei que o Jardel foi um ídolo aqui, é um grande jogador. Cheguei com muita expectativa em torno do meu futebol, já que o F.C. Porto tentava contratar-me desde 2008. Graças a Deus deu certo, estou aqui e espero realizar esse sonho de jogar a Liga dos Campeões no ano que vem.»

A concorrência é grande, mas Walter não desanima. Para os companheiros de ataque só tem elogios. «Sabia que era difícil este primeiro ano, mas o grupo é perfeito e todos me ajudam. Tenho uma boa média de golos e procuro aproveitar cada oportunidade, mas sei que temos dois dos melhores avançados do mundo aqui. O Hulk é um jogador incrível, porque é forte e rápido ao mesmo tempo. O Falcao é o melhor finalizador do mundo. Aprendo com eles e inspiro-me para render cada vez mais», concluiu.

in "maisfutebol.iol.pt"

Tarot. Benfica e Sporting dão as cartas para mais um ciclo do FC Porto?

É preciso ser oráculo para ler que o FC Porto parte em vantagem para 2011/12? Os dragões têm a equipa (e não querem vender jogadores), o treinador e a estrutura. Então e o Benfica e o Sporting? Têm treinadores e pouco mais. Os plantéis estão à espera da reconstrução (falta perceber quem sai e quem entra) e as estruturas estão longe de clarificadas: no Estádio da Luz já se viu que o triângulo Vieira-Rui Costa-Jesus está próximo de se tornar um quadrado, com mais um elemento para se colocar próximo do balneário; em Alvalade há gente a mais à volta da gestão do futebol, onde Luís Duque não admite ingerências. A juntar a tudo isto, um dado estatístico essencial: nos últimos anos o FC Porto nunca ganha um campeonato isolado. A nortada pode durar mais uns tempos



A força
Villas-Boas deve ficar no Dragão, apesar do interesse de grandes europeus. O técnico é portista assumido e já manifestou o desejo de ficar. Além disso, está blindado por uma cláusula de 15 milhões. "The Force is with you, young Villas-Boas, but you are not a Jedi yet", parece dizer Pinto da Costa ao treinador. Aos 33 anos, ainda há uma Champions para conquistar e ultrapassar os feitos de Mourinho no FC Porto.

A justiça
Há justiça dentro e fora dos relvados. No campo, o FC Porto foi mais forte que tudo e todos. Fora dele, voltou a estar no centro de processos judiciais. Ontem a Procuradoria- Geral da República recebeu uma queixa contra Pinto da Costa por alegadamente ter jantado com o árbitro do FC Porto-Villarreal (meia-final da Liga Europa). Há ainda as escutas do Apito Dourado a ecoar na cabeça de muitos.

O sol
Após a final da Taça, Pinto da Costa avisou que “mesmo que seja por um euro abaixo [das cláusulas de rescisão], não sai ninguém”. Se assim for, está quase assegurada a presença de Hulk, já que o avançado brasileiro tem uma cláusula de 100 milhões. Falcao, o melhor marcador da Liga Europa, custa 30 milhões, valor alto mas não inatingível. Se mantiver esta espinha dorsal, o FCPorto é quase imbatível.

O mundo
No reinado de Pinto da Costa, que começou em 1982, os dragões venceram 18 campeonatos. E só por duas vezes não conseguiram triunfar no ano seguinte, após 87/88 e 89/90. De resto, três bis, um tetra e um penta. Numa altura em que entrou para a história ao vencer a liga invicto, alguém estará à altura de bater uma equipa que, depois da Europa, quer iniciar um novo ciclo e conquistar o mundo?

O diabo
As grandes entradas de dinheiro são um ponto forte nesta figura do tarot. Coentrão e Cardozo vão proporcionar um excelente encaixe financeiro à SAD. Maso bom vem sempre acompanhado do mau. Sai o melhor jogador do Benfica e o avançado que marcou mais de 100 golos na Luz. Só uma incursão cirúrgica no mercado – e uma elevada verba – pode permitir que o plantel não perca qualidade.

O julgamento
A desilusão está associada a esta carta. Jorge Jesus foi um dos responsáveis por devolver o Benfica aos dias de glória, mas também por falhar rotundamente no ano seguinte. Quando as coisas correram mal, os jogadores de maior estatuto começaram a perder a paciência com os berros constantes do técnico. A falta de humildade levoua um início de época decepcionante. Como será preparado 2011/12?

Os amantes
Vieira pretende uma figura da sua confiança para supervisionar o trabalho do treinador e fazer a ponte entre o futebol profissional e o presidente. Octávio foi um dos nomes falados. Seja quem for que assuma o cargo, Vieira terá de garantir que as boas relações deste com Rui Costa e Jesus não se degradam. Caso contrário, a estrutura encarnada pode começar a implodir ainda antes de estar a funcionar em pleno.

O imperador
A alcunha é do guarda-redes Júlio César, mas Vieira é quem governao império encarnado. Depois do fracasso desta época desportiva, o presidente chamou a si a responsabilidade das decisões, passadas e futuras, esvaziando o papel de Rui Costa e retirando poderes a Jesus. A liderança é um dos aspectos positivos desta carta, mas a indecisão ou a imaturidade podem deitar tudo a perder na nova temporada.

A roda da fortuna
Nos aspectos negativos desta carta estão o destino e a falta de sorte. Desde que embarcou no denominado “projecto Roquette”, o Sporting foi perdendo a vantagem para o FC Porto e é, neste momento, o clube com menos títulos entre os grandes. E se na última época por vezes pareceu que as coisas não podiam correr pior – a sorte não foi aliada –, Godinho tem muito trabalho pela frente para mudar o destino do clube.

O pendurado
Esta carta tem a ver com mudança. Podemos mudar ou não. O Sporting tenta a todo o custo inverter o retrocesso dos últimos anos. Desde que Bento saiu a equipa não voltou a lutar pelo título. A aposta em Domingos parece mais ambiciosa que a de Paulo Sérgio em 2010. E há 30 milhões para contratar jogadores, algo nunca visto em Alvalade. Tanta mudança poderá ser assimilada a tempo de voos mais altos?

A torre
Com a entrada de Domingos pode chegar ao fim o ciclo negativo. Mas, segundo o tarot, pode haver um divórcio. E o de Luís Duque dos leões esteve próximo.
O director da SAD, considerado peça fulcral por Godinho, deu um murro na mesa. Saiu reforçado, mas, se a situação não acalmar de vez, o Sporting arrisca-se a ter um temporal em plena temporada. E assim seria ainda mais difícil de lutar pelo título.


A lua
Entre a inspiração e a depressão, os leões querem a Lua mas podem acabar em novo pesadelo. Os sócios não vão perdoar mais desaires e a paciência (o substantivo, não o treinador) é um bem cada vez mais escasso. Até as palavras do presidente parecem premonitórias: “Espero que Domingos fique o tempo suficiente para garantir o sucesso.” Estranho é já se falar em “tempo suficiente”. Domingos ainda nem assinou.

in "ionline.pt"

Valor de mercado do plantel é de 400 milhões de euros

Angelino Ferreira, administrador da SAD portista responsável pela área financeira, garantiu, em entrevista à SIC, que o plantel do FC Porto está avaliado "em cerca de 400 milhões de euros". "Trata-se de uma avaliação feita em valores de mercado que não tem nada a ver com as cláusulas de rescisão previstas nos contratos dos jogadores", esclareceu, insistindo que se pode falar "de um valor do plantel na ordem dos 400 milhões de euros". A excelente temporada do FC Porto a nível interno, mas também nas competições europeias, com a conquista da Liga Europa frente ao Braga, terá contribuído decisivamente para a valorização dos jogadores portistas. Uma valorização que poderá continuar durante o defeso, com a participação de alguns jogadores na Copa América e no Mundial de sub-20. Angelino Ferreira garante que o FC Porto goza de uma considerável saúde financeira, o que lhe permite resistir à pressão inevitavelmente exercida pelo mercado. O clube tem um passivo de cerca de 70 milhões de euros em relação à banca, mas, em contrapartida, ainda tem 42 milhões de euros para receber até ao final do ano. "O nosso endividamento bancário está linkado a recebimentos futuros relativos a transferências de jogadores que fizemos nos anos anteriores", explicou o administrador portista, referindo-se às transferências de Bruno Alves e Raul Meireles, que só serão contabilizadas este ano. "Trata-se por isso de um endividamento bancário particular, porque parte dele será amortizado com recebimentos que já estão garantidos 'a priori'", esclareceu aquele administrador.

Ordens de subscrição excedem a oferta

O FC Porto apresentou o maior orçamento de sempre na história do futebol português: cerca de 90 milhões de euros. Angelino Ferreira disse que a execução orçamental tem decorrido conforme o previsto, frisando que o recurso ao recente empréstimo obrigacionista foi a fórmula encontrada para tornear as dificuldades de acesso ao crédito. "São soluções que teremos de encontrar para superar as dificuldades conjunturais que atravessamos", explicou, revelando que as ordens de subscrição excedem largamente a oferta.

in "ojogo.pt"

Falcao no meio de novela em Madrid

Parte dos estilhaços da bomba que Kun Aguero fez estourar no Atlético de Madrid acabou no Porto: segundo a Imprensa espanhola, a saída do avançado argentino - tida como irreversível e, muito provavelmente, para o Real Madrid, ainda que a lista de pretendentes seja extensa - deixa Falcao como principal candidato a assumir a vaga.

O Atlético gere o assunto com pinças, ou não fosse o grande rival um dos destinos mais fortes apontados a Aguero, e diz não prescindir dos 45 milhões de euros da cláusula que liberta automaticamente o argentino, ao qual coube assumir o papel de ruptura. Essa é uma parte da novela à qual surge atrelada a de Falcao. Na verdade, desde domingo à noite que circulam rumores sobre a hipótese de El Tigre, que recentemente viu o seu nome também associado ao Real Madrid, estar na agenda de compras do Atlético (e as especulações engordaram à conta do facto de Salvio, que pertence ao clube espanhol, ter sido inúmeras vezes apontado ao Dragão).

Fontes contactadas por O JOGO logo no domingo descartaram essa hipótese Falcao-Atlético, estampada ontem pelo "As". De resto, é pública a intenção de os portistas renovarem com o colombiano, embora este já tenha partido para férias, sem novidades a esse respeito. El Tigre tem mais dois anos de contrato e uma lista de seguidores que nunca mais acaba: Arsenal, Tottenham, Manchester City, Manchester United, Inter, Milan e Bayern Munique foram igualmente, com maior ou menor destaque, associados ao jogador nos últimos tempos.

Os 72 golos marcados pelo FC Porto, e particularmente o desempenho na Liga Europa, abriram apetites alimentados por notícias recorrentes que se devem intensificar nos próximos dias. Falcao apanhou anteontem um voo rumo a Madrid, mas, que se saiba, apenas como escala para Buenos Aires, onde conta passar parte das férias.


Hulk também mencionado como parte da dupla de sonho

O protagonismo estava centrado em Aguero e na cratera que a sua saída abre no ataque do Atlético, daí a referência a Falcao, mas Hulk também não escapou às especulações, apesar de este já ter renovado e garantido que deve mesmo ficar para atacar a Champions. Na notícia, pelo menos, recorda-se que o Atlético também perderá o uruguaio Forlán e que Hulk seria o substituto ideal, ele que formou uma dupla letal com Falcao no campeonato português e também na Liga Europa. Não é a primeira vez que o nome de Hulk surge nos sonhos do Atlético.

in "ojogo.pt"

ECOS DO MERCADO

Rolando
Juventus bem acompanhada

Não há maneira de Rolando sair dos jornais italianos. Ontem, lá estava ele nas páginas da Juventus, uma vez mais. O clube de Turim gere a frustração de ter ficado fora das competições europeias e prepara um ataque ao mercado. O Inter também já surgiu associado ao central mais utilizado por André Villas-Boas, que tem cláusula de 30 milhões de euros. Ainda em Itália, o Roma é outro atento seguidor do central. De Inglaterra, surgiram ecos da atenção despertada no Liverpool e no Manchester United. Aos 25 anos, Rolando, esteio da defesa portista, é um dos defesas mais cobiçados.

Guarín
A última excitação italiana

O colombiano encarna a metamorfose perfeita. Passou de odiado a amado pelos adeptos portistas, que não o querem ver sair. No entanto, é praticamente uma certeza que as propostas aterrem no Porto a qualquer momento. Marco Branca, director-desportivo do Inter, foi observar recentemente Fernando e ficou apaixonado por Guarín, conforme O JOGO já contou. A Lázio também anda na pista do colombiano, que por estes dias é uma das excitações do futebol europeu. O FC Porto está renitente em vender, até porque Villas-Boas pensa nele para trinco... se Fernando sair.

Fernando
Polvo em várias ementas

Fernando já admitiu ter chegado a hora de sair do FC Porto e o clube não vê a transferência do médio como um drama, pelo que a sua negociação deverá ser apenas uma questão de tempo. O Inter é um dos interessados e até terá enviado um emissário à final de Dublin para o ver jogar e conversar com os dirigentes portistas, mas há outras equipas italianas na corrida. A Juventus, que ontem oficializou Pirlo, há muito que o segue e o Milan também é incluído com frequência nestes rumores. Fernando tem uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros.

Cristian Rodríguez
Cebola na lista do Lyon

A Imprensa francesa de ontem dava conta do interesse do Lyon na contratação de Cristian Rodríguez. O próprio jogador admitiu ontem, em declarações a O JOGO, o cenário de saída, e revelou o empréstimo bloqueado em Janeiro último (na altura, O JOGO escreveu que teria sido o Manchester City). O Lyon precisa de uma alternativa a Michel Bastos cuja saída para a Juventus é mais do que provável e Rodríguez é apontado como alvo prioritário dos franceses. Fenerbahçe da Turquia e Rubin Kazan da Rússia também são dados como interessados no extremo.

in "ojogo.pt"

Pinto da Costa: "Agora a cidade já não nos deve nada"

Fechadas as portas da Câmara Municipal do Porto para os múltiplos festejos da equipa de André Villas-Boas numa época histórica, abriram-se ontem as do Governo Civil. O FC Porto foi agraciado com a medalha de mérito distrital, que levou Pinto da Costa a tirar uma conclusão com destinatário conhecido: "Agora, a cidade já não nos deve nada."

Com as quatro taças conquistadas a decorarem a sala, a cerimónia foi bastante concorrida. Logo à chegada de Pinto da Costa ao Governo Civil do distrito do Porto, um adepto definiu o momento sem papas na língua: "Em outros lados, não se reconhece ninguém." Depois de um minuto de silêncio pelos dirigentes e atletas falecidos, seguido de um vídeo com as principais conquistas do FC Porto - não faltando as vitórias conseguidas frente ao Benfica na época que agora terminou -, António Fernando Moreira, o governador civil do Porto, justificou a atribuição da medalha de mérito distrital. "A decisão não constitui mais do que a justa homenagem do distrito àquela que é sem dúvida a sua instituição mais representativa", disse, recordando que o FC Porto lutou "ao longo de grande parte da sua história contra a asfixia desportiva decorrente do centralismo totalitário a que Portugal foi sujeito durante 48 anos de ditadura", conseguindo acumular "títulos e prestígio que o colocam num patamar difícil de alcançar".

Pinto da Costa ouviu o discurso e não tardou a reagir. "É com profunda emoção que vemos finalmente a cidade, através do Governo Civil, prestar a homenagem que era devida. Mais vale tarde do que nunca. É um prazer sentir que todos estão à volta do FC Porto. A cidade fica-lhe [governador António Fernando Moreira] a dever um grande serviço", afirmou Pinto da Costa, que agradeceu o trabalho de todos os colaboradores ao longo da época, mas preferiu destacar um em especial. "O André [Villas-Boas] quis estar presente nesta cerimónia não na cadeira de sonho, mas na cadeira de um adepto fervoroso", disse, congratulando-se também pela alegria manifestada pelos adeptos espalhados por todo o mundo quando a equipa conquistou os quatro troféus. "Se calhar, muitos dos portuenses que estiveram nos Aliados não tiveram grandes motivos para sorrir devido às dificuldades da vida. Fico feliz pelo facto de o FC Porto lhes poder dar alegria."

Câmara congratula o clube e políticos marcaram presença no Governo Civil do Porto

O secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro, conhecido portista, não quis deixar de marcar presença na cerimónia, tal como os políticos Honório Novo (PCP), José Lello (PS) e Ribeiro e Castro (CDS-PP), este um antigo vice-presidente benfiquista. Ontem, a Câmara do Porto aprovou dois votos de congratulação ao FC Porto pela conquista da Liga Europa e Taça de Portugal. De acordo com o vereador Vladimiro Feliz, a congratulação pela vitória no campeonato já tinha sido enviada.

Condecoração

Antero Henrique segura o diploma que atesta a condecoração do FC Porto por parte do Governo Civil. Além do diploma, os portistas receberam uma medalha. No estandarte do clube foi colocada a gravata de bandeira.

Adeptos

Cerca de meia centena de adeptos portistas acompanhou a cerimónia através de um ecrã gigante instalado no exterior do Governo Civil do Porto. A cerimónia de atribuição da medalha de mérito distrital demorou quase uma hora.

in "ojogo.pt"

FC Porto é mesmo o clube português com mais títulos


 FC Porto soma actualmente 69 títulos, enquanto o Benfica tem apenas 68.
O departamento que gere as bases de dados da FIFA esclareceu à agência Lusa que a Taça Latina de futebol, que o Benfica conquistou em 1950, «não merece o reconhecimento oficial» do organismo.
O mesmo departamento explicou à Lusa que as leis do jogo em vigor na altura «não eram aplicadas nessa competição», pelo que a FIFA «nunca se referiu aos vencedores da Taça Latina em quaisquer das suas publicações».
Desta forma, a Taça Latina não deve figurar na lista de troféus internacionais oficiais conquistados pelo Benfica, pelo que o FC Porto passou mesmo a ser o clube português com mais títulos desde o último domingo, quando conquistou a 16.ª Taça de Portugal da sua história, somando um total de 69, contra 68 do Benfica.
Com o triunfo por 6-2 sobre o Vitória de Guimarães, o FC Porto somou o 69.º título, mais um do que o total do Benfica, que esta temporada só ganhou a Taça da Liga, enquanto os “dragões” conquistaram campeonato, Taça, Supertaça e Liga Europa. 
O FC Porto pode dilatar a vantagem para o Benfica já no início da próxima época, pois terá logo no arranque da temporada dois troféus para disputar: a Supertaça de Portugal, novamente diante o Guimarães, e a Supertaça Europeia, contra FC Barcelona ou Manchester United, que disputam no sábado a final da Liga dos Campeões.
Este departamento da FIFA acrescentou que a Taça Intercontinental, ganha pelo FC Porto em 1987 e em 2004 (última edição) é reconhecida oficialmente pela FIFA “desde a sua criação”, em 1960, mesmo quando passou a chamar-se Taça Toyota, a partir de 1980.
No entanto, só a partir de 2005, ano em que a FIFA começou a organizar o Mundial de Clubes, é que passou a ser consagrado pelo organismo o clube campeão do Mundo.
O FC Porto é identificado pela FIFA como vencedor da Taça Toyota, até 2004 disputada apenas entre o campeão europeu e o sul-americano.
in "sapodesporto.pt"

Kelvin: «Escolhi o Porto, mas o Benfica teve interesse»

Extremo de 17 anos do Paraná está contratado pelos dragões, mas foram muitos os clubes na corrida pela contratação


Kelvin foi contratado ao Paraná pelo F.C. Porto. Faz 18 anos no dia 1 de Junho e, segundo disse numa entrevista a um blog brasileiro, também recebeu convites do Benfica e da Fiorentina. Foi o próprio Kelvin a publicitar esta entrevista através do seu twitter.

«Atlético Mineiro, Cruzeiro, Internacional, Coritiba e Palmeiras demonstraram interesse por mim. No estrangeiro Benfica e Fiorentina também estiveram interessados», diz o extremo brasileiro, que deixou mais algumas confissões numa conversa em tom informal com o autor do blog.

Ficámos a saber que Kelvin tem o desejo de um dia jogar no Barcelona e que tem em Robinho o seu maior ídolo no futebol. E o maior sonho? «Jogar um Mundial.» Sobre a opção pelo F.C. Porto aqui ficam as explicações.

«É um grande clube europeu e como sou novo ainda vai ser mais fácil adaptar-me num país que fala a mesma língua e que tem praticamente a mesma cultura.»

in "maisfutebol.iol.pt"

Rodriguez na agenda do Lyon

A imprensa francesa noticia esta terça-feira a possibilidade de Cristian Rodriguez deixar o FC Porto para rumar ao Lyon. 

Utilizado de forma intermitente por André Villas Boas, o internacional uruguaio, de 25 anos, é apontado como o alvo prioritário da equipa gaulesa para colmatar a provável saída de Michel Bastos para a Juventus.

Fenerbahçe, da Turquia, e Rubin Kazan, da Rússia, estarão também na corrida à contratação deCebola Rodriguez.

Recorde-se que o Lyon já contratou dois jogadores ao FC Porto: o argentino Lisandro López e o francês Aly Cissokho, ambos em 2009.


in "abola.pt"

Rolando também pode sair

RECETIVO AO QUE POSSA SURGIR


Rolando atingiu, nesta época, a primeira sem a companhia de Bruno Alves, o seu pico de valorização e, nesse sentido, a SAD portista vê com bons olhos a sua saída, desde que surja uma proposta tentadora. O defesa-central contratado ao Belenenses, por cerca de 400 mil euros, está feliz no FC Porto, mas estará igualmente recetivo à possibilidade de rumar a um campeonato mais competitivo do que o português. Entre eles, e no topo das preferências, estão o inglês e o italiano, nos quais tem bastante mercado.
A verdade é que, neste momento, o FC Porto ainda não recebeu qualquer proposta concreta para a contratação do seu defesa-central mais experiente, mas isso é algo que pode mudar brevemente, já que são vários os clubes que demonstraram interesse na sua contratação, com o Liverpool e a Juventus à cabeça. São dois clubes de campeonatos que terminaram recentemente e, nesse sentido, só agora é que vão avançar com o reforço dos respetivos plantéis. Uma proposta pelo central pode cair no Dragão a qualquer momento.
Tal como acontece com Fernando, também Rolando pode ser negociado por um valor (pouco) abaixo da cláusula de rescisão, que está situada nos 30 milhões de euros. E se, no Liverpool, o central está bem referenciado também pelo ex-companheiro Raul Meireles, já na Juventus é o agente FIFA Peppino Tirri quem está a divulgar o seu nome.
No caso italiano, as hipóteses são mais abrangentes, uma vez que a influência do referido representante ultrapassa as fronteiras de Turin. Assim sendo, há outros clubes que têm Rolando debaixo de olho, com destaque para a Roma e também para o Inter de Milão, onde Villas-Boas já trabalhou.
in "record.pt"

Belluschi: «Reviravolta na Luz marcou-me»

VITÓRIA MAIS SABOROSA FOI UMA NA QUAL NEM JOGOU


Na sequência da época de maior sucesso da sua carreira, Fernando Belluschi já deixou a Invicta, preparando-se para os particulares da Argentina (Nigéria e Polónia), nos quais pode ganhar um lugar nas opções para a Copa América. Na partida, mostrou que ainda leva no pensamento a temporada tremenda que viveu no FC Porto e, num “flashback” final, destacou os jogos que mais o marcaram. Curiosamente, não referiu a final de Dublin e enalteceu um compromisso da Taça de Portugal no qual nem participou...
“Particularmente, marcou-me o jogo em Sevilha e a reviravolta na Luz, porque era um desfecho que poucos acreditavam”, confessou, antes de abrir o leque para abordar a época de uma forma geral: “Quando tudo começou a ideia era ser campeão nacional, mas nunca imaginei que íamos conquistar quatro troféus importantes. Foi uma temporada fantástica, ganhar é espetacular.”
in "record.pt"