terça-feira, 23 de julho de 2013

Paulo Fonseca: «Tenho dúvidas sobre a composição do plantel»


Com todos os jogadores já ao seu serviço, e alguns para dispensar, Paulo Fonseca afirma que ainda não sabe bem qual será a composição do plantel portista. «Não só tenho dúvidas em relação ao onze para a Supertaça como também em relação à composição do plantel, o que demonstra a qualidade dos jogadores e a forma como eles estão a trabalhar», afirmou o treinador do F.C. Porto na Colômbia.

Foi precisamente em Bogotá que se juntou à equipa o mais recente recente reforço, Juan Quintero, que já recebe elogios do treinador. «É um jogador com grande qualidade, mas sublinha terá de lutar por um lugar na equipa, tal como todos os outros», frisou o treinador.


Depois de ter jogado debaixo de um intenso calor e muita humidade na Venezuela, o F.C. Porto terá agora que de lidar com a questão da altitude no jogo em Bogotá. «São ambientes diferentes daqueles a que estamos habituados, mas não queremos que isso sirva de desculpa para o que quer que seja. Tenho a certeza que vamos estar à altura das exigências. De qualquer forma, as próprias escolhas da equipa vão proporcionar alguma frescura física, pelo que esperamos dar uma boa resposta», diz Paulp Fonseca.

«Os objetivos mantêm-se: vencer e continuar a evoluir como equipa. Estamos numa fase inicial da nossa preparação e é importante registar a evolução da equipa frente a opositores com um grau elevado de dificuldade», diz o técnico dos Dragões, antes de defrontar o Millionários.

Além da qualidade do adversário, os jogadores do F.C. Porto estão ainda a lidar com a adptação a um novo modelo de jogo. «A questão de jogarmos com duplo pivot pode ter várias leituras. Há momentos do jogo em que há outro homem ao lado do Fernando, mas outros momentos há em que esse homem não existe. É uma discussão ampla, mas o importante é que os jogadores aceitaram e perceberam a mensagem que lhes passámos em relação a isso e estão a trabalhar para colocá-la em prática», garante o treinador. 

«Não me parece que a equipa se exponha em demasia aos contra-ataques adversários. As próprias características destes jogos expõem-nos mais um pouco, pois este futebol é diferente do que se joga na Europa. Há novos processos que requerem tempo e adaptação e eu acredito que vamos conseguir».


in "maisfutebol.iol.py"

Os milhões da Europa: F.C. Porto ganhou mais do que o Benfica



O F.C. Porto foi o clube português que mais dinheiro juntou nas competições europeias na última temporada, recebendo quase vinte milhões de euros (19.763.000) pela campanha na Liga dos Campeões, divulgou esta terça-feira a UEFA.

Os tricampeões nacionais foram eliminados pelos espanhóis do Málaga nos oitavos de final da «Champions», mas, mesmo assim, foram, entre os portugueses, os que mais arrecadaram, depois de também definidos os montantes relativos ao «market-pool» (receitas das transmissões televisivas).

O Benfica foi eliminado na fase de grupos da mesma prova, mas foi reencaminhado para a Liga Europa, acabado por chegar à final da prova, numa caminhada que, no total, valeu ao clube da Luz 19.654.144 euros (13,8 na Liga dos Campeões e 5,7 na Liga Europa), quase menos 109.000 euros que os portistas.

O Sp. Braga, também afastado na fase de grupos da liga milionária, destaca-se na terceira posição, com um total de 11,181,000.

Ainda no «ranking» português, a Académica foi o clube português com mais ganhos entre os que jogaram exclusivamente na Liga Europa, com 2.228.204 euros, apesar de ter feito uma campanha igual à do Marítimo e do Sporting (todos eliminados na fase de grupos, com uma vitória, dois empates e três derrotas), por ter direito a uma fatia ligeiramente superior na distribuição dos direitos televisivos (qualificou-se como vencedor da Taça).

Em direitos televisivos, a Académica recebeu 528.204 euros, contra os 429.773 do Marítimo e dos 320.204 do Sporting. No total, Marítimo teve direito a 2.120.204 euros, enquanto o Sporting foi o clube português com menos rendimentos, ligeiramente superiores a dois milhões de euros (2.020.204).

Em tempos de crise, foram canalizados para os clubes portugueses quase 46 milhões de euros.


in "maisfutebol.pt"

Tricampeão europeu no FC Porto

Numa operação concretizada este fim de semana, os dragões asseguraram a contratação do ponta-esquerda de um duplo vencedor da Liga dos Campeões


David Davis, ponta-esquerda internacional espanhol, campeão mundial em 2005, é reforço do FC Porto. O jogador já esteve esta segunda-feira no Dragão Caixa, no arranque dos trabalhos dos pentacampeões nacionais para a nova temporada.

David Davis, de 36 anos, é um jogador muito experiente e com um currículo recheado, dos mais ricos de entre qualquer atleta que alguma vez passou por Portugal. Entre outras coisas, o antigo extremo do Atlético de Madrid conquistou três Ligas dos Campeões, uma Taça EHF, quatro Ligas Asobal e quatro Taças do Rei. Pela seleção espanhola sagrou-se campeão mundial em 2005 e ganhou o bronze nos Jogos Olímpicos de Pequeim'2008.

Depois do primeira linha Álvaro Ferrer, David Davis é o segundo reforço do andebol do FC Porto oriundo do Atlético de Madrid - equipa que de desfez por dificuldades económicas - , decididamente apostado em entrar na Liga dos Campeões. Recorde-se que os azuis e brancos vão jogar o apuramento em casa, nos dias 31 de agosto e 1 de setembro. 

in "ojogo.pt"

Apresentação 2013-2014

Entrevista de Pinto da Costa ao JOGO


Bruma não está nos planos do FC Porto

Pinto da Costa sublinha que Helton é inegociável, não fecha as portas do mercado, mas barra a entrada ao extremo do Sporting.


Em entrevista ao jornal "O Jogo", na Colômbia, Pinto da Costa colocou um ponto final nos rumores que apontam o FC Porto como possível destino de Bruma, jogador em litígio com o Sporting. "Isso tem sido criado e fomentado por imbecis", resume o dirigente azul e branco.

Isso não quer dizer, no entanto, que as portas do mercado estão fechadas. Pinto da Costa admite que a chegada de Quintero pode ser a última contratação, mas sublinha que "nunca se pode dizer que as portas estão fechadas". Esta regra tem excepções, como é o caso de Helton. Pretendido pelo Vasco da Gama, o guarda-redes é intransferível: "Nem é uma questão de preço, mas do valor como jogador e pessoa por aquilo que ele significa para o FC Porto".

O FC Porto joga amanhã o segundo encontro da digressão pela América do Sul. Depois de vencer o Anzoétegui, na Venezuela, a equipa campeã nacional vai defrontar o Millionarios, na Colômbia. Num primeiro balanço dos trabalhos, Pinto da Costa mostra-se "muito satisfeito" e continua convencido de que Paulo Fonseca é o treinador certo no lugar certo.


in "rr.pt"

Djalma aguarda definição


Depois de na época passada ter estado emprestado ao Kasimpasa, da Turquia, o extremo angolano Djalma tem agora o futuro indefinido, apesar de ter ainda contrato com o FC Porto.

«O Djalma, para já, é jogador do FC Porto. Não faz parte do plantel neste momento, mas a situação ainda não está definida. Vamos aguardar e ver o que vai acontecer», afirmou o pai do jogador, Abel Campos, em declarações prestadas à Renascença.

Com 26 anos, e contrato até 2016, o mais certo é Djalma voltar a ser emprestado pelos dragões.


in "abola.pt"

Liverpool não larga Atsu


O jornal britânico Daily Star insiste, esta terça-feira, na possibilidade de o Liverpool avançar para a contratação de Christian Atsu.

Continua assim em aberto a possibilidade de Atsu deixar o Dragão, uma vez que entra agora no último ano de contrato com o clube portista, no qual tem inscrita cláusula de rescisão fixada em 10 milhões de euros.


in "abola.pt"

Bernard continua bem à vista


Arsène Wenger, técnico do Arsenal, negou que o clube londrino esteja em vias de contratar Bernard, estrela do Atlético Mineiro e jogador do quadro da seleção principal canarinha que é dado há algum tempo como potencial reforço e contratação mais cintilante do FC Porto para a época de 2013/14. 

«Essa notícia não é verdadeira», desmentiu Wenger, ainda no Japão, após o jogo particular com o Nagoya Grampus, o prestigiado jornal desportivo francês L’ Equipe, que dava o negócio praticamente por concluído e vaticinava já a chegada do jogador à capital londrina na próxima sexta-feira, para realizar exames médicos e assinar contrato, válido para as próximas cinco temporadas. O montante envolvido na alegada transferência rondaria os 24 milhões de euros e ao jogador estaria destinado um salário próximo dos três milhões de euros/ano. 

O desmentido na hora do treinador francês do Arsenal acabou entretanto por reforçar a ideia de que, afinal, nada estará perdido para o FC Porto. Os dragões por si só não teriam qualquer hipótese de concorrerem em igualdade de circunstâncias com os gunners e demais interessados (Shakhtar Donetsk, Borussia de Dortmund, Liverpool e Tottenham), mas contam desde início com sócio de peso na operação: o banco brasileiro BMG. Parceiro privilegiado do FC Porto em várias áreas de negócio, detentor de uma quota parte dos direitos económicos de Bernard e... patrocinador oficial do emblema de Minas Gerais.



Bernard só define futuro a partir de quarta-feira

O extremo brasileiro do Atlético Mineiro, Bernard, que tem sido apontado como possível reforço do FC Porto, recusou em conferência de imprensa de antevisão à segunda mão da final da Taça dos Libertadores (Olimpia do Paraguai em vantagem por 2-0) falar do seu futuro.

«Numa semana tão importante, não quero falar sobre negociações. Estou focado no jogo, não quero ser mal-educado nem ignorante com ninguém. O meu foco é no jogo. O que irá acontecer comigo a partir de quarta-feira não sei», começou por dizer o jogador de 20 anos.

«Não quero ser ignorante, mas perante uma partida tão decisiva como esta, a final da Libertadores, não quero falar sobre isso e nem tenho de falar. O que me vai acontecer depois não cabe só a mim mas também à direção», acrescentou.

in "abola.pt"

Vion aceita renovar colocando condições

ADMITE QUE PRECISA "DE JOGAR MAIS"

Tendo conquistado recentemente o Mundial de Sub-20, o francês Thibaut Vion ganhou um novo alento para a renovação do contrato com o FC Porto.

Os dragões querem segurá-lo até 2016, mas o avançado coloca condições. “O FC Porto tem prioridade, mas não vou renovar por renovar. Tenho 19 anos e preciso de jogar mais”, avisou o jogador, ao site Blogolo.

in "record.pt"

Le récent champion du monde U20 désire poursuivre son aventure au Portugal, mais souhaite des garanties sur son statut.


Après avoir profité de son titre de champion du Monde U20 avec la France, Thibaut Vion laisse la tunique des Bleuets pour mettre le bleu de chauffe avec le FC Porto. L’attaquant va bientôt rejoindre l’équipe réserve pour la deuxième saison d’affilée, lui qui n’a inscrit qu’un but en 34 matchs l’an passé (12 titularisations).
Motivé par son nouveau statut, l’ancien Messin n’a qu’un objectif : s’imposer à la pointe de l’attaque des Dragons, désormais orientés par Luis Castro. Mais cette année, Thibaut Vion souhaite plus de certitudes sur ce qui l’attend, alors que son contrat se termine dans un an, et bien que le club lui ait proposé une prolongation de deux années.

guill96« Je ne vais pas prolonger pour prolonger »


« Je suis clair : le FC Porto est ma priorité. C’est un grand club, je veux m’imposer, faire mes preuves, et rejoindre l’équipe première, lance le Français. Mais j’attends de voir, je ne vais pas prolonger pour prolonger. J’ai 19 ans, je suis un âge où je dois avoir du temps de jeu, c’est le plus important », tempère-t-il.
Un discours relayé par ses conseillers : « Il ne veut pas être le dixième attaquant du club, ça ne l’intéresse pas et ça le freinera dans sa progression. » C’est pourquoi le joueur désire des garanties avant de prolonger son aventure au Portugal, sans quoi « nous réfléchirons à d’autres solutions », poursuivent-ils.
Plusieurs clubs en France comme à l’étranger suivent le parcours du Français. « Sans avoir fait aucune promotion de lui » précisent-ils, avant de rappeler que « Thibaut veut rester au FC Porto à 10 000%, si on lui dit qu’on compte vraiment sur lui ». Au FC Porto désormais d’affirmer sa position.
A.T.

« Champion du monde, ça change ta vie ».

C’est le couronnement d’une génération 93 que beaucoup prédisent comme dorée, et marchant sur les pas de leurs glorieux aînés de 1998, champions du monde 15 ans et un jour plus tôt. En s’imposant en Turquie, les moins de 20 ans ont prouvé que la France possède un vivier de talents très intéressant. Pogba, Kondogbia, Thauvin, mais aussi Thibaut Vion.
« C’est un truc de ouf, champion du monde ça te change la vie », lance d’emblée le joueur du FC Porto. Surtout que dans mon village (Mont Saint-Martin, en Meurthe-et-Moselle) personne ne l’avait été », dit-il, radieux. « J’aurais aimé avoir joué un peu plus (deux entrées en jeu, un but), mais le plus important c’était que l’équipe gagne », conclut-il.


in "blogolo.fr"

Steven Defour explode no lugar de Moutinho

BELGA VAI GANHANDO VANTAGEM

Booooom”, escreveu Steven Defour na legenda de uma fotografia que postou na sua página no Facebook. O triunfo em Puerto La Cruz reforçou o moral do grupo e muitos foram os jogadores que deram largas à sua satisfação.

Na foto em causa, o belga está a rematar com violência à baliza do Anzoátegui. É razão para dizer que Defour está a explodir na posição que durante três épocas foi de João Moutinho.

in "record.pt"

Jackson deixa convite aos colombianos

O avançado Jackson Martínez é o cabeça de cartaz no próximo encontro de pré-temporada do FC Porto, a disputar na madrugada de quinta-feira diante do Millonarios, em Bogotá, na Colômbia, à 1H30. Através das redes sociais do clube, o Cha Cha Cha deixou um convite aos adeptos colombianos.

"É um prazer estar com o meu clube, o FC Porto, em Bogotá, para jogar contar o Millonarios. Esperamos que seja um bom espectáculo e que seja um dia memorável para todos vocês. De alegria nas bancadas e felicidade para toda a Colômbia", disse o avançado.

in "record.pt"

Iturbe: despedida ou esperança?

Extremo portista partilhou no Twitter uma foto e uma frase enigmáticas quanto ao seu real sentido - será um adeus ou uma tentativa de manter aberta a porta do River?



urbe partilhou uma foto, equipado à River Plate, acompanhada de uma frase, na conta do Twitter, capaz de dar azo a especulações diversas. A interpretação do verdadeiro sentido da mensagem só o próprio a poderá fornecer, pois tanto pode tratar-se de um adeus ao clube onde brilhou durante a segunda metade da temporada passada como de uma manifestação de esperança em lá voltar.
"Como saberão as coisas não dependem só de mim, apenas devo estar agradecido ao clube que me abriu as portas e os adeptos", escreveu o jovem jogador do FC Porto. A própria imagem não é completamente esclarecedora do estado de espírito e da intenção deste "tweet".

Por várias vezes, o jogador admitiu que gostaria de voltar ao clube de Buenos Aires. Neste domingo, em Puerto de la Cruz, foi escolhido por O JOGO como figura da vitória dos dragões sobre o Deportivo Anzoátegui. Teve várias iniciativas perigosas, algumas das quais deram frutos, como uma assistência para Varela para o 3-2 a favor do FC Porto.

A exibição na Venezuela é um argumento a favor de quem queira dar a esta mensagem um sentido de gratidão na despedida do River Plate.


in "ojogo.pt"

Críticas à Liga por causa da Benfica TV

O presidente do FC Porto considera que há um conflito de interesses nos negócios da Benfica TV com clubes.


Numa entrevista exclusiva a O JOGO, que pode ler na edição e-paper ou impressa, Pinto da Costa falou do noticiado interesse em Bruma, mas também de Helton, Jackson ou Paulo Fonseca, para além da Benfica TV e da Liga.

É que a Benfica TV prepara-se para transmitir os jogos do clube encarnado em casa e, sublinhou Pinto da Costa, está a negociar com outros clubes para também passar jogos desses emblemas no mesmo canal. O presidente portista considera que há aqui um claro conflito de interesses e uma violação das regras, estranhando que a Liga ainda não tenha levantado a questão.

"Acho interessante que um clube esteja a fazer negócios com outros clubes para transmitir jogos desses clubes. Será interessante ver o relacionamento e o conflito de interesses que daí advém. Mas, se a Liga e os intelectuais analistas dos jornais ainda não levantaram qualquer problema é porque, se calhar, está correto que amanhã o canal de um clube transmita até os jogos todos do campeonato. Se calhar está mesmo bem", insistiu, em jeito de crítica.


in "ojogo.pt"

Quintero: os primeiros passos

O médio que brilhou no Mundial sub-20 já está integrado no plantel de Paulo Fonseca e vai participar no treino em solo colombiano.


Juan Quintero já está com a equipa do FC Porto na Colômbia. O esquerdino contratado ao Pescara é o 29º jogador do plantel às ordens de Paulo Fonseca e entre esta segunda-feira e terça em Portugal (tarde de segunda no outro lado do Atlântico) estará a dar os primeiros passos como dragão.


Por volta das 00h30 horas continentais portuguesas, Quintero efetuará o primeiro treino como jogador dos azuis e brancos, cerca de 24 depois da vitória, por 4-2, sobre o Deportivo Anzoátegui, na Venezuela.



Ainda antes da sessão de treino, o autor do melhor golo do recente Mundial de sub-20 participará com o compatriota Jackson Martínez num clinic para jovens jogadores do Millonarios. A equipa colombiana é o adversário dos portistas na madrugada de quinta-feira (o pontapé de saída será às 1h30 portuguesas) e é expectável que Quintero possa participar nesse encontro.


Euforia por Jackson e Quintero


Os dois jogadores colombianos e o treinador Paulo Fonseca levaram ao delírio 40 jovens desfavorecidos, que puderam conversar e trocar umas bolas com os craques.

Quatro dezenas de rapazes e raparigas colombianos de origens humildes viveram momentos de rara felicidade no clinic dado ao final desta segunda-feira por Jackson Martínez, Quintero e Paulo Fonseca.


Os dois jogadores portistas naturais daquele país sul-americano e o treinador deixaram a miudagem eufórica pela oportunidade de conviverem de perto com um internacional "A" e uma das revelações da seleção sub-20 da Colômbia, além do novo técnico do tricampeão português.



O clinic começou por uma sessão de perguntas aos jogadores e a Paulo Fonseca, que não se cansaram de distribuir conselhos e satisfazer a natural curiosidade dos jovens interlocutores; depois, passou-se a uma sessão ligeira de alongamentos e alguns exercícios de trocas de bola entre os jogadores e os miúdos.



Vale a pena sublinhar o interesse que esta ação despertou junto da população local, traduzida pelo elevado número de elementos da imprensa colombiana que estiveram presentes.

Quintero e o "sonho tornado realidade"


Quintero treinou esta madrugada pela primeira vez às ordens de Paulo Fonseca. O colombiano juntou-se ao grupo no domingo, quando a equipa chegou da Venezuela, começando a conhecer os novos colegas, onde se inclui o compatriota Jackson Martínez.

Aliás, foi com ele, e porque fazia todo o sentido estando o FC Porto em Bogotá, que a mais recente contratação participou na primeira ação oficial do clube. Cerca de 40 crianças da Fundação Rompemallas Clube Activo 20-30 receberam uma aula de Quintana, Jackson e Paulo Fonseca ainda antes do treino.

"Chegar a um clube tão grande é um sonho tornado realidade. Reconheço que a passagem pelo Pescara foi fundamental, mas lutava para não descer", respondeu, numa das muitas perguntas que as crianças fizeram a Quintero, a propósito das diferenças de grandeza que já nota.

De referir ainda que, depois de ter abandonado o jogo com o Anzoátegui devido a alguns problemas físicos, Fernando já trabalhou sem qualquer limitação na sessão que decorreu em Bogotá.

in "ojogo.pt"