sábado, 24 de janeiro de 2015

SILVESTRE VARELA "Venho para relançar a carreira no Parma"

Jogador emprestado pelo FC Porto foi apresentado no clube italiano juntamente com Cristian Rodriguez.


Por forma a sair do último lugar da Serie A italiana, o Parma está a "revolucionar" o seu plantel.

As duas últimas contratações foram apresentadas esta sexta-feira: o português Silvestre Varela e o uruguaio Cristian Rodriguez, que já passou por FC Porto e Benfica.

O internacional português, Varela, chega ao Parma por empréstimo dos dragões e, na apresentação, teceu rasgados elogios ao seu novo clube.

"Vim para cá, pois o Parma é um clube histórico, que já formou muitos jogadores. A minha motivação é muito grande para ajudar o clube nesta situação difícil. Sinto-me apto a jogar já no domingo. O campeonato italiano é uma grande oportunidade para mim, a situação ideal para relançar a minha carreira", referiu.


in "rr,pt"

Lopetegui: "Comentar arbitragens não é o meu trabalho"


Técnico evita falar de arbitragens na véspera de jogo "historicamente difícil" com o Marítimo.


O treinador do FC Porto, Julen Lopetegui, contornou hoje o tema das arbitragens, na véspera de um jogo frente ao Marítimo, relativo à 18ª jornada da I Liga de futebol, que considerou "historicamente difícil".

Questionado sobre a nomeação do árbitro lisboeta João Capela para o desafio de domingo, no Funchal, o técnico portista optou por não comentar.

"Eu estou responsável por preparar a equipa para uma partida muito difícil, muito diferente do que foi a que o nosso adversário fez contra o Benfica [na semana passada]. Só penso em superar essas dificuldades. O resto não é o meu trabalho", defendeu, na conferência de imprensa que serviu de lançamento do encontro frente aos insulares.

Sublinhando tratar-se de um jogo "historicamente muito difícil", frisou que a sua equipa teria de estar mentalmente preparada para "dar resposta" e remeteu as opiniões sobre as nomeações dos árbitros para terceiros.

"Já disse até onde vai a minha responsabilidade. A partir daí são vocês que podem opinar. Eu escuto, sabendo que nem todas as opiniões são bem-intencionadas", salientou, defendendo que não lhe "apetecia" falar de coisas que pudessem "distrair" a sua equipa.

Quanto ao Marítimo, Lopetegui anteviu um adversário "extraordinariamente difícil".

"É uma equipa forte, com bons argumentos e boas soluções. Vai ser um jogo muito complicado e temos de estar preparados", frisou.

No que toca à resistência demonstrada pelos ‘dragões’ no derradeiro desafio, frente ao Sporting de Braga, para a Taça da Liga - o FC Porto jogou mais de 45 minutos com nove jogadores e conseguiu com um empate 1-1 -, o espanhol lembrou aquele que é o constante objetivo da equipa.

"É como tem de ser. A equipa tem de estar sempre focada e de levar o esforço ao limite. Temos de fazer o suficiente para dar resposta a tudo e superar os nossos rivais", vincou.

Já sobre o titular na baliza dos portistas no desafio deste domingo, o técnico não desfez as dúvidas.

"Estamos muito contentes com o Helton. Sofreu muito e conseguiu recuperar numa idade já avançada. Mas também estamos muito contentes com o Fabiano”, referiu.

FC Porto, segundo classificado com 40 pontos, e Marítimo, 11.º com 20, defrontam-se no domingo, a partir das 18:00, no Funchal, em jogo que vai ser arbitrado por João Capela, de Lisboa.


in "sapodesporto.pt"

Lopetegui: «Vai ser um jogo muito diferente do que o que teve o Benfica»

Treinador do FC Porto lembra dificuldades históricas nos Barreiros

Julen Lopetegui espera elevadas dificuldades para o FC Porto, na visita deste domingo aos Barreiros, em jogo da 18ª jornada da Liga. Não só tendo em conta a tradição, mas também a qualidade atribuída à equipa do Marítimo. 
  
«Sem dúvida que vai ser um jogo muito complicado. Historicamente é um jogo difícil. Assim dizem os dados, as estatísticas. É realmente uma equipa que coloca muito muitas dificuldades, mais ainda no seu estádio, e temos de fazer um grande jogo para vencer. Não tenho nenhuma dúvida», afirmou o técnico espanhol, em conferência de imprensa. 

Questionado sobre a nomeação de João Capela para o jogo, depois de um jogo em que o FC Porto contestou muito a arbitragem (em Braga, para a Taça da Liga), Lopetegui disse não ter opinião. «A minha responsabilidade é preparar a minha equipa para um jogo muito difícil. Muito diferente do que teve o Benfica, seguramente. Tenho de preparar a equipa para superar essas dificuldades. O resto não é o meu trabalho», respondeu.

«Estamos contentes com Fabiano e temos plena confiança nele»

Treinador do FC Porto «contente pelo regresso de Helton», não abre o jogo sobre quem vai ser titular


O jogo de quarta-feira em Braga não trouxe só más notícias para o FC Porto. Foi o encontro que marcou o regresso do guarda-redes Helton às grandes exibições e criou um problema positivo para o treinador Julen Lopetegui sobre quem escolher para dono da baliza portista. 
  
Questionado pelos jornalistas na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Marítimo, Julen Lopetegui não quis abrir o jogo sobre se Fabiano se mantém como titular, ou se perdeu o lugar para o compatriota. 
  
«Estamos contentes pelo regresso de Helton. Ele está de parabéns. Sofreu muito, lutou muito com uma lesão prolongada numa idade avançada. Está de volta e essa é uma notícia fantástica para nós, para ele. E agora tomaremos as decisões que tivermos que tomar», disse o treinador. 
  
Mas lembrou: «O Fabiano está a trabalhar bem, tal como o Andrés e o Ricardo. Estamos contentes com todos os nossos guarda-redes». E frisou ainda: «Estamos contentes com Fabiano e temos plena confiança nele». 
  
«Quanto a quem vai jogar, direi primeiro aos jogadores, não adianta insistir. Para um treinador é sempre difícil tomar decisões, mas, esse é o nosso trabalho, temos de fazê-lo».

Lopetegui: «Temos de fazer mais do que os outros para ganhar»

Sombra das arbitragens não deixa o discurso do treinador portista


Depois de um jogo com ânimos muito exaltados em Braga, em que os responsáveis do FC Porto contestaram bastante a arbitragem, Julen Lopetegui não quer falar diretamente da influência dos árbitros, nem da nomeação de João Capela para o encontro com o Marítimo, mas a questão não deixa de estar muito presente nas respostas do treinador do FC Porto.  

«Temos um jogo tão importante que não me apetece muito falar de coisas que distraiam. Tudo o que não está no nosso controlo deve perturbar-nos o mínimo», disse o treinador aos jornalistas, quando questionado diretamente sobre a arbitragem,  na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Marítimo. 

«A equipa tem estado sempre focada em dar a melhor resposta, no limite do esforço. Temos de fazer mais do que os outros para ganhar. Esse é o nosso objetivo, para superar os adversários. O resto não podemos controlar e temos de nos focar em dar essa resposta. Temos consciência que temos de fazer mais do que os outros, e assim faremos», afirmou.  

«Já falámos do jogo de Braga, do que sentimos. A equipa fez o que tinha de fazer: havia que correr, defender, ser organizada, perante uma situação de dificuldade máxima - 55 minutos com nove jogadores contra uma equipa que tinha todos os jogadores em campo. Fizemo-lo e ainda tivemos uma ou duas ocasiões mais para marcar. Em relação à união, temos estado sempre a trabalhar nessa linha. Quem está no FC Porto tem de saber que o coletivo está sempre acima de qualquer individualidade e que temos de fazer mais do que os outros para conseguirmos o nosso objetivo», frisou. «Iremos de frente contra as dificuldades», garantiu Lopetegui. 

in "maisfutebol.iol.pt"

CINCO NOVIDADES PARA A VISITA À OLIVEIRENSE

Estádio Carlos Osório recebe a partida entre os "bês" e a terceira classificada da Segunda Liga (sábado, 11h15)
​Os defesas Diego Carlos e Zé António, o médio Rui Moreira e os avançados Ruben Macedo e Rui Pedro (os três últimos atletas Sub-19) são as novidades na lista de 18 convocados elaborada por Luís Castro para a visita ao terreno da Oliveirense, marcada para este sábado, às 11h15, no Estádio Carlos Osório, a contar para a 24.ª jornada da Segunda Liga.

Em relação à última convocatória, relativa à recepção ao Marítimo B, num encontro que se disputou no último domingo, há a registar a saída dos defesas Braima Candé, Igor Lichnovsky e Leander Siemann, do médio Francisco Ramos e dos avançados Joris Kayembe e Célestin Djim. O FC Porto B ocupa a oitava posição da tabela classificativa da competição, com 35 pontos, enquanto a Oliveirense é a terceira classificada, com mais cinco pontos do que os portistas.

Lista de 18 convocados: Kadú e Raul Gudiño (g.r.); André Silva, David Bruno, Diego Carlos, Frédéric, Graça, Leandro Silva, Marko Pavlovski, Pité, Rafa, Roniel, Ruben Macedo, Rui Moreira, Rui Pedro, Tomás Podstawski, Víctor García e Zé António.


in "fcp.pt"

EDO BOSCH: “SÓ NOS INTERESSA A VITÓRIA”

FC Porto Fidelidade desloca-se ao pavilhão da Oliveirense, na 16.ª jornada do Campeonato nacional (domingo, 15h00)
O FC Porto Fidelidade visita, este domingo, às 15h00, a Oliveirense, com o objectivo de prolongar a série de quatro vitórias consecutivas no Campeonato nacional. À entrada para a 16.ª jornada, os Dragões, segundos classificados (três pontos atrás do líder Benfica), somam mais dez do que o adversário, que ocupa o terceiro lugar, com sete triunfos nos últimos sete jogos.

Edo Bosch sublinha, no entanto, que “as estatísticas não entram em campo” e que, apesar de o pavilhão da Oliveirense ser “tradicionalmente difícil”, os Dragões não podem pensar noutro resultado que não seja o triunfo. “Se nós queremos ganhar o campeonato, temos de ganhar em Oliveira de Azeméis, só nos interessa a vitória”.

O guarda-redes espanhol está consciente das dificuldades que esperam os Dragões e lembra que, desde que Tó Silva assumiu o comando técnico, a Oliveirense ainda não consentiu qualquer derrota. “É uma equipa para estar mais ou menos com os mesmos pontos que nós. É verdade que começou mal o campeonato, mas agora leva uma série de vitórias consecutivas que mostra o seu real valor”.


in "fcp.pt"

ARGÉLIA DE BRAHIMI DERROTADA PELO GANA

​Jogador portista foi titular e já não estava em campo quando Gyan apontou o único golo do encontro
Brahimi foi esta sexta-feira titular (saiu do campo aos 87 minutos, para dar lugar a Kadir) na derrota da Argélia frente ao Gana (1-0), na Taça das Nações Africanas (CAN). No jogo da segunda jornada do grupo C, o futebolista do FC Porto teve uma actuação discreta, à imagem da sua selecção, que pareceu satisfeita com o nulo na segunda parte. Gyan, já nos descontos (92 minutos), apontou o único golo do desafio disputado no Estádio de Mongomo, na Guiné Equatorial, que acolhe a prova.

Com este resultado, a Argélia mantém ainda assim a esperança de avançar para os quartos-de-final, já que, na primeira jornada, bateu a África do Sul por 3-1. O derradeiro encontro da Argélia no grupo C da CAN é esta terça-feira, às 18h00 de Portugal Continental, em Malabo, frente ao Senegal. Os Camarões, de Aboubakar, disputam a segunda ronda este sábado, frente à Guiné, às 19h00 de Portugal Continental, igualmente em Malabo.


in "fcp.pt"

REI” JACKSON DESAFIA A HISTÓRIA


Avançado colombiano já está no top 15 de marcadores da história do FC Porto
Desde que chegou ao Dragão, no Verão de 2012, Jackson Martínez não parou de marcar golos. Até ao momento, são 81 em 119 jogos, que fazem dele o segundo melhor marcador estrangeiro de sempre da história o FC Porto. Esta época está a ser um espelho fiel das duas últimas, em que se sagrou o máximo artilheiro da Liga portuguesa, pelo que Cha cha cha promete continuar a somar recordes. Com 14 golos nos 17 jogos da Liga - uma média de 0,83 -, termina a primeira volta numa posição favorável para conquistar a terceira Bota de Prata consecutiva.

Um feito único alcançado em Portugal apenas por outro avançado que também marcou uma era no FC Porto: Mário Jardel, que foi o melhor marcador da Liga em quatro épocas consecutivas. "Rei" em 2012/13, com 26 golos, e em 2013/14, com 20, Jackson continua sentado no trono dos golos, com cinco de vantagem sobre os adversários mais directos. Esta temporada, nos 25 jogos em que participou em todas as competições, soma 21 golos, cinco dos quais em outras tantas partidas em que participou na fase de grupos da UEFA Champions League, tendo batido a melhor marca pessoal na competição.

Depois de ter superado Hulk como o segundo jogador estrangeiro com mais golos na história dos Dragões (79), Jackson está a apenas um de distância de superar os 44 golos do avançado brasileiro no comando da tabela dos melhores marcadores de sempre do Estádio do Dragão.

Com 81 golos em 119 jogos, 61 deles na Liga, o capitão dos azuis e brancos precisa apenas de mais um remate certeiro para igualar José Maria na 14.ª posição da lista histórica do clube, tendo já deixado para trás outros avançados, como o peruano Teófilo Cubillas, o colombiano Falcao e o argelino Rabah Madjer. No top três, bem longe, continuam o “bibota” Fernando Gomes, Hernâni e Jardel.


in "fcp.pt"

Dragões querem renovar com Rolando antes da sua cedência


A Imprensa italiana avança que a direção do FC Porto estará disponível para emprestar Rolando à Juventus, mas o defesa-central terá de prolongar o seu contrato antes de partir para Itália.

De acordo com o Tuttosport, o FC Porto pretende que o jogador renove por um ano, ou seja, até 2017, e depois poderá ser emprestado aos bianconeri.

Para além da Juventus, o Inter também estará na corrida pela cedência do jogador.


in "abola.pt"

Deslocação de risco elevado

DUAS ÉPOCAS SEM VENCER COM CAPELA PELO MEIO

Os dragões estão absolutamente proibidos de perder pontos numa corrida ao título que entra agora na segunda volta, e o Estádio do Marítimo está longe de ser um terreno simpático. Nas duas últimas épocas, o FC Porto não conseguiu o triunfo. Na temporada passada perdeu por 1-0, com o golo solitário a ser apontado pelo brasileiro Derley, de grande penalidade, e em 2012/13 não foi além de um empate (1-1).

Um jogo marcado por algumas peripécias, desde logo pelo penálti desperdiçado por Jackson Martínez. João Capela apitou essa falta na área do Marítimo, mas deixou passar em claro mais duas situações passíveis de grande penalidade contra a formação insular: uma sobre Christian Atsu e outra novamente sobre o Cha Cha Cha. O árbitro de Lisboa foi pontuado por Record com a nota 1.

João Capela cruza-se, amanhã, novamente com as duas equipas, no final de uma semana em que os portistas acentuaram a sua indignação relativamente às arbitragens, tendo como referência o jogo diante do Sp. Braga.

Jackson Martínez, Danilo e Alex Sandro são os únicos jogadores da equipa do FC Porto que resistem do duelo com o Marítimo, de 2013, que ficou ainda marcado pela chegada agitada da comitiva ao Porto. Os adeptos não gostaram da igualdade e descarregaram a sua ira sobre o autocarro à saída do aeroporto.

in "record.pt"

Revolução na convocatória

Julen Lopetegui faz várias alterações na lista de eleitos para o jogo com o Marítimo, tal como se esperava.


Como se esperava, a lista de convocados do FC Porto sofreu uma pequena revolução para o jogo com o Marítimo, comparativamente ao encontro de Braga, para a Taça da Liga. Andrés Fernández, Reyes, Víctor García, Evandro, Kayembe, agora no Arouca, e Adrián, este lesionado, deixam os eleitos, enquanto Fabiano, Danilo, Alex Sandro, Quaresma, Casemiro, Jackson e Maicon estão de regresso.

Lista de convocados: Fabiano, Helton, Danilo, Ricardo, Alex Sandro, José Ángel, Maicon, Martins Indi, Marcano, Casemiro, Herrera, Óliver, Rúben Neves, Campaña, Quintero, Ricardo Quaresma, Tello, Jackson e Gonçalo Paciência.


in "ojogo.pt"

Kelvin torce o joelho

Extremo emprestado pelo FC Porto ao Palmeiras lesionou-se no treino desta quinta-feira. Clube está preocupado, mas também otimista.


Não está a ser um bom arranque para Kelvin no Palmeiras. O extremo que o FC Porto cedeu ao clube brasileiro torceu o joelho esquerdo no treino desta quinta-feira e é motivo de preocupação para o departamento médico.

Apesar de tudo, e segundo o "Lancenet", no Palmeiras há a esperança de que a lesão não seja tão grave como a sofrida pelo argentino Mouche, que rompeu o ligamento cruzado anterior no particular com o Shandong Luneng e será operado esta sexta-feira, com um tempo de paragem estimado em seis meses.

Kelvin, refira-se, deixou o treino a andar normalmente, o que é entendido como um bom sinal.


in "ojogo.pt"

LUCHO EM EXCLUSIVO "Helton é um grande exemplo para todos"

Lucho conversou com O JOGO sobre a atualidade do FC Porto e aproveitou para dar os parabéns ao guarda-redes, depois da estrondosa exibição em Braga.


Com o futuro transformado numa enorme incógnita após a lesão sofrida em Alvalade, Helton deu em Braga uma resposta que muitos julgavam impossível, a começar por quem chegou a trabalhar de perto com o guarda-redes e até por quem seguiu o processo, altamente complicado. Até isso ampliou a satisfação com que os amigos viram o regresso do brasileiro. Foi o caso de Lucho.

"Fiquei muito feliz pelo Helton. Mais uma vez se provou que, quando se é um grande profissional, a idade não importa. Helton é um exemplo para todos e o FC Porto precisa de jogadores e símbolos como ele." Através de O JOGO, El Comandante enviou um abraço ao companheiro de tantas conquistas, numa entrevista que pode ler na íntegra na edição deste sábado do jornal O JOGO.


in "ojogo.pt"