quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Castro: 81 anos para repetir o sucesso do bisavô

Francisco Castro foi internacional português na década de 30 e duas vezes campeão pelo F.C. Porto.


André Castro foi chamado à selecção principal de Portugal. O jovem médio do F.C. Porto cumpre a pré-época com os dragões mas não tem a continuidade assegurada. De qualquer forma, tem a oportunidade de repetir o sucesso do bisavô: Francisco Castro foi internacional português na década de 30.

O médio de 23 anos cumpre o desígnio familiar. O bisavô Francisco Castro ajudou o F.C. Porto a conquistar o seu primeiro título nacional, em 1931/32, sob o comando de Josef Szabo. Extremo esquerdo, foi novamente campeão em 1934/35. Pelo meio, somou duas internacionalizações por Portugal. Agora, é a vez de André.

Paulo Bento justificou a aposta com o trabalho desenvolvido por Castro nas selecções mais jovens. Uma aposta de continuidade para o particular com o Luxemburgo.

Se jogar, André honra a memória de Francisco, que não chegou a conhecer: este foi lançado num Portugal-Espanha (0-1), a 30 de Novembro de 1930, e disputou ainda um Portugal-Hungria (1-0), a 29 de Janeiro de 1933.

A família Castro, de resto, sempre esteve ligada ao desporto. Ao F.C. Porto, antes de mais. O avô de André, Carlos, foi supervisor fiscal do clube e o tio Miguel Ângelo, que faleceu com tenra idade, foi capitão dos juvenis portistas. O pai, Rui Pereira, sofreu uma lesão e interrompeu a carreia no Sport de Rio Tinto.

«Um jogador assim devia jogar no Porto»

André Castro é produto da formação do F.C. Porto, clube que acompanha desde sempre. Com Vítor Pereira, teve nova oportunidade para integrar o plantel na pré-temporada. Contudo, o futuro está a ser equacionado. Em Gijón, esperam por ele.

«Em minha opinião, um jogador como o André devia jogar no seu clube, o Porto. É o único jogador da formação, sente a camisola. Os clubes deviam apostar nesses jogadores. Não falo só como seu amigo. Até porque gostaria de o ver de volta a Gijón», reconhece Gregory, seu companheiro no Sporting espanhol, em diálogo com o Maisfutebol.

O bisavô Francisco foi campeão no F.C. Porto e André já cumpriu esse objectivo. Utilizado a espaços, apresenta um palmarés com as Ligas de 2007/08 e 2010/11. Participou ainda nas campanhas vitoriosas na Taça de Portugal e na Liga Europa. Em Janeiro, rumou à Liga espanhola.

«Em Gijón, todas as pessoas o acarinham»

Gregory, antigo central do Gil Vicente, recebeu André Castro no Sp. Gijón. Na segunda metade da época passada, o médio português ajudou a equipa a assegurar a continuidade na Liga de Espanha. Deixou saudades. Por isso, a chamada à selecção é festejada do outro lado da fronteira.

«Em Gijón, todas as pessoas o acarinham e ficaram muito satisfeitos com a notícia. O André foi chamado pelo trabalho nas selecções mais jovens mas também pelo que fez no Sporting, na época passada. Acho que merece e sempre disse que, mais cedo ou mais tarde, ia chegar lá», explica o defesa.

O F.C. Porto tem várias soluções para o sector intermediário e o Sp. Gijón aguarda por uma decisão sobre o futuro de Castro.

«Falo muito com ele e está à espera do que vai acontecer. Ele adora o Porto mas sabe que aqui teria novamente a sua oportunidade. Não depende dele. Fez uma época muito boa na melhor Liga do Mundo e o Gijón espera que ele regresse em breve», conclui Gregory, em declarações ao Maisfutebol.

in "maisfutebol.iol.pt"

SANTA IGNORÂNCIA

Hermínio Loureiro saiu da toca e foi à SIC Notícias assumir-se como candidato às eleições para a presidência da Federação Portuguesa de Futebol. O que era para ser a análise à pré-eliminatória da Liga dos Campeões transformou-se numa sessão de pré-campanha do presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, que assumiu ter já “falado com muita gente do futebol” – imaginamos que gente… – e aproveitou para nos esclarecer qual é o seu pensamento sobre o futebol português.

E o que disse de substantivo sobre futebol o político Hermínio Loureiro? Asneiras. Uma série de asneiras tão grande que ilustram bem por que é que o FC Porto sempre se opôs e sempre se oporá a que políticos aproveitem o futebol para obterem notoriedade que lhes dê vantagem na política.

Mas vamos ao que interessa: num discurso vazio de ideias, Hermínio Loureiro clamou contra a falta de competitividade do campeonato de juniores e reclamou a possibilidade dos jogadores alinharem mais um ano no escalão, como se fosse a FPF e não a FIFA quem determina as idades dos diferentes escalões de formação. Pior, fez tese sobre um campeonato sem interesse, com uma fase final disputada por quatro equipas! Santa ignorância, a fase nacional do campeonato de juniores é disputado pelas oito melhores equipas, numa prova de 14 jornadas – informação suplementar, o FC Porto é o campeão nacional.

Mais à frente, depois de muito falar e nada dizer, Hermínio Loureiro lá se espalhou novamente, quando disse que há um acordo que dá, no futebol, a dupla nacionalidade aos jogadores brasileiros. Santa ignorância mais uma vez. Há anos e anos que isso não existe e, do ponto de vista regulamentar e desportivo, é absolutamente igual seja o jogador oriundo do Brasil ou do Bangladesh. É assim hoje, como era assim quando Hermínio Loureiro era presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, mas ele nunca o percebeu, sabe-se lá porquê.

É precisamente por estas coisas que o FC Porto se põe de parte destes putativos regeneradores e reclama para a FPF um presidente competente e com obra feita no futebol.


in "fcp.pt"

Iturbe: "Quero a supertaça e a camisola de Messi"

As exibições no Mundial de sub-20 têm confirmado tudo o que de bom se disse dele, mas Iturbe conserva o discurso simples. "Não me sinto figura, o importante é a equipa", diz, com aparente indiferença ao que tem sido escrito. No rescaldo do jogo com o México dividiu o protagonismo com Erick Lamela, recentemente transferido do River Plate para o Roma, mas houve uma diferença: Iturbe viu os primeiros 45 minutos do banco. Walter Perazzo, o seleccionador, mudou de opinião no jogo seguinte, com Inglaterra. Apesar do empate a zero, Iturbe voltou a sobressair. "Não me considero uma referência desta selecção, como podem ser Lamela ou Ferreyra. Todos somos bons; o grupo tem 21 jogadores e temos de nos apoiar uns aos outros para conseguir bons resultados e chegar o mais longe possível." O discurso de Iturbe, em nada atraiçoado pela euforia normal dos 18 anos, molda-se à pauta tradicional do FC Porto, onde o sentido colectivo costuma ser palavra de ordem. A poucas semanas de concretizar a mudança para o Dragão, o argentino, apesar de concentrado na ideia de manter-se na Colômbia até à final do Mundial, não desdenha antecipar o que seria uma estreia de sonho: integrar a comitiva portista que, no dia 26, estará no Mónaco a discutir a Supertaça europeia com o Barcelona. "Se jogar, será estranho ter Messi pela frente. E contra Messi querem jogar todos. Os defesas não querem [risos], mas nós, os que admiramos o futebol dele, queremos. Deus queira que me toque jogar contra nessa final, porque assim, depois do jogo, posso pedir-lhe a camisola. Adorava tê-la. À camisola e à Supertaça, claro".



Já esteve no Porto e diz-se preparado

Iturbe não quer aprofundar muito o tema FC Porto, de forma a não se desviar do Mundial que lhe ocupa a atenção. Tem tempo de pensar mais detalhadamente sobre o que o espera no Dragão. "Estive em Portugal poucos dias. Sinto-me contente porque me foi dada a oportunidade de representar um clube muito bom. Deus queira que, quando regressar lá depois do Mundial, corra tudo bem e as coisas saiam como espero. A minha intenção é fazer o melhor com a camisola do FC Porto."
Ponto final, ou pelo menos reticências, sobre o assunto FC Porto, porque, para já, o que gostava mesmo era de ganhar o Mundial de sub-20. "Vamos passo a passo, tranquilos, demonstrando o que valemos". O fracasso argentino na Copa América não afectou o grupo, nem sequer de raspão. "Não resulta daí qualquer pressão para nós, porque são realidades diferentes. A selecção principal é outra coisa. A nós, compete-nos fazer um bom torneio e melhorar o que foi feito no sul-americano", diz, sublinhando a boa integração no grupo. "Estou a conhecer Lamela e sentimo-nos cómodos a jogar juntos, falamos muito. Com ele e com Ferreyra podemos formar um ataque muito bom", promete o craque argentino.

Não compreende perseguição a La Pulga

Depois do fracasso da Argentina na Copa América, voltaram as críticas a Messi. O rendimento de La Pulga ficou a desejar, mas Iturbe, um fã assumido, não hesita em defendê-lo. "Dói-me que o critiquem tanto na Argentina, ele é fantástico. Criticam-no porque é ele quem leva a equipa às costas", atira, lembrando o estatuto que Messi alcançou na Europa. "Ele é um jogador extraordinário e indiscutível". Iturbe diz que não se cruzou com o jogador do Barcelona antes de embarcar para a Colômbia. "Estávamos no centro de treinos eles na Copa América, mas esse período já passou. Agora é preciso garantir a presença no próximo Mundial." O do Brasil...

in "ojogo.pt"

Mercado

Fernando

Agora é o Chelsea

A notícia tem origem em Itália, onde Fernando tem (ou tinha...) supostos pretendentes, mas o destino apontado ao brasileiro não deixa de ser curioso: segundo a Sky Sports 24, Fernando está na lista de compras de André Villas-Boas, motivo que, segundo a mesma notícia, inviabiliza a transferência para um dos pretendentes italianos.

Rolando
A Juventus dura e dura...

Nestes últimos meses, Rolando é capaz de não ter sido notícia em Itália um ou dois dias, e dificilmente consecutivos. Pois bem, ontem lá estava ele numa suposta lista de compras da Juventus. Não estava só ele, como convém nas especulações italianas, mas o certo é que o nome do central portista resiste firme entre os candidatos...

Defour e Mangala
Da Bélgica para o Porto

A notícia nasceu na Bélgica, teve eco em Portugal, do qual se fez eco na Bélgica, em jeito de pescadinha de rabo na boca. Ontem, o médio Defour e o central Mangala continuaram a ser colocados na órbita do Dragão, com informações de que o defesa recusara mesmo o Valência. Ambos têm sido poupados pelo Standard de Liège...

Álvaro Pereira outra vez na mira do Chelsea

O nome de Álvaro Pereira voltou ontem a circular em Inglaterra associado ao Chelsea, embora Pinto da Costa tenha garantido, na entrevista da última segunda-feira ao Porto Canal, que o lateral não seria negociado. Mesmo assim, o uruguaio foi apontado, nessas informações que circularam em Inglaterra, como o mais forte candidato a substituir o russo Zhirkov, que estaria de saída para o Anzhi, embora tenha também convites de Lokomotiv de Moscovo, Zenit, Rubin Kazan e Dínamo de Moscovo. Raramente utilizado na equipa titular do Chelsea, Zhirkov está apostado em relançar a carreira no campeonato russo. Nesse contexto, e apesar de Ashley Cole ir continuar no clube treinado por Villas-Boas, Álvaro Pereira reapareceu como suposto alvo preferido do treinador português para reforçar o lado esquerdo da defesa. O uruguaio, que tem uma cláusula de 30 milhões de euros, continua de férias depois de ter ajudado o Uruguai a conquistar a Copa América e tem regresso a Portugal marcado para os próximos dias. O FC Porto contratou Alex Sandro para a esquerda, mas o brasileiro recupera de uma lesão e vai parar umas semanas.

in "ojogo.pt"

BETO COM AMIGDALITE AGUDA

Beto apresenta uma amigdalite aguda, pelo que não integrou a sessão de trabalho desta quinta-feira do FC Porto, que continua a preparar, no Olival, o encontro da Supertaça Cândido de Oliveira. Vítor Pereira chamou, portanto, um guarda-redes dos Sub19, neste caso Elói.

O boletim clínico fica completo com Rafa, que se mantém em treino condicionado.

Os Dragões voltam a reunir-se amanhã, às 10h30, à porta fechada, no local habitual. Mais tarde, pelas 12h30, realiza-se a conferência de imprensa de antevisão da partida frente ao V. Guimarães, agendada para este domingo, às 21h00, no Estádio Municipal de Aveiro.



in "fcp.pt"

HULK: "O COMPROMISSO É DEMONSTRAR O NOSSO FUTEBOL E TRAZER O TÍTULO"

A três dias do primeiro jogo oficial da temporada, Hulk assume que o FC Porto quer trazer a Supertaça Cândido de Oliveira para o Dragão, comprometendo-se, para isso, a demonstrar a mesma seriedade revelada na final da Taça de Portugal, também frente ao V. Guimarães.

Os Campeões Nacionais defrontam a equipa vimaranense este domingo, às 21h00, no Estádio Municipal de Aveiro, numa partida abordada esta quinta-feira de manhã pelo avançado brasileiro, em superflash realizada no relvado do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival.

O mesmo espírito
“Estamos com o mesmo espírito com que entrámos para a final da Taça de Portugal: com a mesma seriedade e o mesmo compromisso, que é chegar lá e demonstrar o nosso futebol e trazer o título, derrotando o V. Guimarães.”

Tentar ganhar o troféu
“O James esteve muito bem nessa partida; destacou-se e foi inclusive o melhor em campo. No entanto, agora ele encontra-se no Mundial [de Sub20], a defender o seu País, que é a Colômbia, e espero que venha de lá com o título. A nós, compete tentar ganhar este troféu, que vai ser importante para o grupo.”

Jogará quem estiver melhor
“O mister Vítor Pereira é que decide quem joga; nem eu sei se vou ser titular, quanto mais escolher entre o Kleber e o Falcao. O que acho é que jogará quem estiver melhor.

Não fiquei surpreendido com a performance do Kleber nesta pré-temporada, até porque sabíamos da sua qualidade; aliás, quando o FC Porto vai buscar jogadores é porque eles têm qualidade e chegam sempre para acrescentar algo de bom à equipa.”

Seguro de que pode ser opção
“Para mim, nunca houve essa dúvida. Sempre tive a certeza de que ia jogar esta final. Claro que para isso tenho de estar bem nos treinos, mas em termos de suspensão, nunca me passou pela cabeça ficar de fora da Supertaça.”

Feliz com o reconhecimento do presidente
“Fico muito feliz com as suas palavras. É sempre bom receber elogios, ainda por cima quando vêm de alguém como o nosso presidente, que é conhecido mundialmente. Agora só espero retribuir da melhor maneira, dando o meu melhor no trabalho e respeitando todas as pessoas.

Já vou para a quarta época no FC Porto; sempre fui bem recebido e bastante respeitado. O presidente Jorge Nuno Pinto da Costa sempre me deu muito apoio e tenho-o como um pai. Só tenho a agradecer-lhe.”


in "fcp.pt"

O eleito de Vítor Pereira

SOUZA É UMA APOSTA PESSOAL


A equipa que Vítor Pereira vai apresentar na decisão da Supertaça anda muito próxima daquela que foi utilizada com maior regularidade na época passada. Se excetuarmos a ausência confirmada de Alvaro Pereira e as prováveis presenças no banco de Radamel Falcão e Fredy Guarín (substituídos por Fucile, Ruben Micael e Kléber), a verdadeira novidade no onze será a inclusão de Souza. O brasileiro é o único que tem contado com a concorrência de Fernando desde o dia da apresentação e leva vantagem.
Aliás, a aposta no ex-Vasco da Gama será, porventura, o primeiro sinal do cunho pessoal que Vítor Pereira pretende dar à equipa. O novo treinador dos campeões nacionais dá preferência a um trinco que tenha características mais próximas de Souza, com melhor capacidade de passe que Fernando e outra disponibilidade para apoiar o ataque.
in "record.pt"

Kléber põe Falcao em dúvida na equipa para a Supertaça

uem será o ponta-de-lança titular com o V. Guimarães? O colombiano só agora regressou ao trabalho, mas joga até de olhos fechados. O brasileiro emergiu poderoso na pré-época.

Com Falcao já a voar no Olival, levanta-se a dúvida sobre a escolha do ponta-de-lança para a discussão da Supertaça, domingo, em Aveiro. Frente ao Vitória de Guimarães, Vítor Pereira pode decidir-se por colocar o colombiano no eixo atacante, mas a opção não será assim tão pacífica, pois Kléber emergiu com elevadas garantias na pré-temporada, assumindo-se como solução fortíssima para o lugar. 

Falcao só agora entrou na rota dos trabalhos do grupo, mas nem se discute a capacidade do atacante em encaixar no jogo da equipa: é capaz de o fazer até de olhos fechados. Por outro lado, Kléber tem demonstrado uma identificação crescente e já muito sólida com as rotinas tácticas e, se calhar, desde que há Falcao no Dragão, pela primeira vez o plantel dispõe de uma alternativa claramente eficaz e directa ao colombiano.


in "abola.pt"

«Pinto da Costa é como um pai para mim» - Hulk

Depois de Pinto da Costa afirmar que não trocava Hulk por Cristiano Ronaldo, esta manhã foi a vez do avançado brasileiro retribuir os elogios. Para Hulk, o presidente do FC Porto é como se fosse um pai. 

«Sinto-me muito feliz quando recebemos um elogio de uma pessoa como o nosso presidente, alguém conhecido mundialmente. Sempre em deu muito apoio e tenho-o como um pai», afirmou Hulk, esta manhã, no Olival.

O avançado brasileiro desconhece a existência de uma proposta de 80 milhões de euros para deixar os dragões, como foi revelado por Teodoro da Fonseca, empresário de Hulk.

«Tenho mais cinco anos de contrato com o FC Porto e, se existir alguma coisa, tem de ser boa para as duas partes», declarou Hulk.

Em relação à final da Supertaça, no domingo, com o V. Guimarães, o avançado do FC Porto prometeu uma equipa séria e que vai respeitar o adversário.


in "abola.pt"

«Ainda vou vencer no dragão» - Miguel Lopes


Miguel Lopes gostaria de estar a treinar-se com o plantel do FC Porto, mas ficou de fora das escolhas do treinador Vítor Pereira e por isso aguarda colocação. Há vários clubes interessados, mas o lateral-direito pretende regressar a Espanha, onde foi campeão da 2.ª divisão ao serviço do Bétis, para regressar ao Dragão e conquistar um lugar no onze.

Tem mais dois anos de contrato com os campeões nacionais, mas não será desta que vai conseguir afirmar-se. Para Miguel Lopes há uma explicação: «Quando cheguei ao FC Porto, já havia dois laterais-direitos de muita qualidade. Entrei na luta para conquistar o meu espaço, mas eles tinham alguma vantagem e tive de respeitar as opções do treinador.»

Triste por ter sido afastado, o defesa acredita que ainda vai vencer no Dragão: «Sei que esta época não sou opção, mas acredito nas minhas qualidades e que só voltarei a ser chamado se continuar a trabalhar bem e é isso que pretendo fazer. O meu desejo é vestir a camisola do FC Porto com o número 2 nas costas.»

Neste momento, Miguel Lopes continua de férias, mas a treinar-se para manter a condição física, porque o telefone pode tocar a qualquer momento para se apresentar num clube, por cedência dos dragões. O desejo do lateral é regressar a Espanha, onde actuou na última temporada: «Embora tenha jogado na segunda divisão, deu para perceber que o futebol espanhol está em alta e é extremamente competitivo. Fui campeão no Bétis e os adeptos chegaram a gritar pelo meu nome, por isso guardo as melhores recordações de Sevilha. Se foi assim numa divisão inferior, imagino como será na primeira liga.»


in "abola.pt"