sexta-feira, 6 de maio de 2011

A REALIDADE COMO ELA É


Em comunicado divulgado esta sexta-feira, através do seu site oficial, o Villarreal CF mostra-se desagradado com as declarações proferidas por André Villas-Boas no final do jogo disputado no Estádio El Madrigal, acusando o treinador do FC Porto de manchar o nome do técnico Juan Carlos Garrido e a imagem do próprio clube espanhol.

De acordo com o comunicado, André Villas-Boas quis criticar Garrido, ao dizer, já depois de terminada a partida e assegurada a qualificação portista, que o treinador espanhol “teve uma atitude agressiva e faltou ao respeito ao FC Porto”, a propósito das declarações do técnico do Villarreal na conferência de imprensa que antecedeu o encontro da segunda mão das meias-finais da UEFA Europa League.

As afirmações em causa de Juan Carlos Garrido versavam sobre uma falsa notícia publicada no jornal espanhol “Marca” e prontamente desmentida pela Administração portista ainda antes da conferência de imprensa do treinador do Villarreal.

No comunicado em que procura negar o teor global das declarações de Garrido, suprimindo vários excertos da conferência, o Villarreal acrescenta, entre aspas, que o seu treinador apenas disse que ficaria surpreendido se tal cenário se tivesse registado. “Não sei se esse jantar realmente aconteceu” e “No caso de ter acontecido, desde logo não me parece ético” são as declarações sobre o tema que o Villarreal atribui ao seu treinador.

A verdade é que Garrido disse muito mais, motivando e justificando a indignação de André Villas-Boas e do FC Porto. O técnico espanhol apressou-se a associar uma noticia sem qualquer fundamento a incidências do jogo, procurando justificar algumas decisões de arbitragem, forçando, inclusive, uma relação de causa e efeito com um alegado jantar, numa atitude lamentável que se afere do simples visionamento do vídeo da conferência de imprensa em questão. Sem aspas, mas com imagens e som.



As declarações completas de Juan Carlos Garrido:

“A verdade é que o carácter das minhas declarações hoje é influenciado por esta notícia que ouvi. Incomodou-me e surpreendeu-me. A partir de me ter inteirado deste detalhe, que creio ser pouco profissional e ético, que posso dizer? A verdade é que me incomoda e surpreende e creio que não se devia ter passado isto. Todos estamos a trabalhar. E creio que para jantar em qualquer cidade do mundo existem as férias e no hotel está-se muito bem. Quando estamos a trabalhar estamos no hotel, concentrados. Ao árbitro exige-se a mesma concentração que aos jogadores. É um detalhe que me incomoda e não se deveria passar. Em certa medida, recorda-me que no jogo do Porto houve um penalti que não é, dois ou três amarelos por faltas sobre Cani, Santi e Rossi que não se mostraram. A falta que dá origem a um golo e dá amarelo ao Catalá é precedida de uma falta do Hulk sobre o Catalá que não se apita. Não dissemos tudo isto no próprio momento, não o dissemos durante a semana, mas, quando tomamos conhecimento deste detalhe, incomoda-nos.(...)”

Perante esta evidência, o FC Porto sublinha que o seu treinador jamais procurou tirar posição de vantagem após a certeza da qualificação para a final de Dublin, apenas expressando a sua preocupação e sentimento em relação às declarações do treinador do Villarreal, a quem nunca negou qualidades humanas e profissionais.

De resto, o FC Porto sublinha também o clima de bom relacionamento entre os clubes nos dois encontros da eliminatória.


in "fcp.pt"

DRAGÕES JÁ ESTÃO NA FINAL DOS PLAYOFFS


Ao terceiro jogo, agora em Guimarães, o FC Porto Ferpinta fechou a série das meias-finais como fizera nos “quartos”: com um percurso limpo, sem derrotas. Está, por isso, na final dos playoffs, a que acede com mais um triunfo inequívoco (68-85) e tendo no poste norte-americano Julian Terrell a principal figura.

Apesar de não terem entrado particularmente bem na partida desta sexta-feira, o que ficou provado na conversão de apenas 11 pontos nos primeiros 10 minutos, os Dragões reagiram com extrema eficácia e acumularam uma vantagem de 22 pontos nos dois períodos seguintes, dado que lhes permitiu abordar o quarto decisivo com 17 pontos para gerir, margem que se repetiria no resultado final, depois de algumas tentativas de aproximação do V. Guimarães.

Com 21 pontos, quase todos em resultado de uma eficácia notável revelada na conversão de 10 dos 11 lançamentos de 2 pontos tentados, a que juntou 9 ressaltos, Julian Terrell distinguiu-se como o MVP da partida em que Nuno Marçal acrescentou um contributo interessante à contabilidade portista, com a soma de 15 pontos.



in "fcp.pt"

«Fizemos algo fantástico!» - Falcao

Radamel Falcao, “dono” do novo recorde de golos (16) marcados na Liga Europa numa só temporada – superou em Villarreal o alemão Jürgen Klinsmann -, não cabe em si de contente com a presença do FC Porto na final daquela prova europeia, bem como com a conquista do seu primeiro campeonato em Portugal.

«A nossa equipa fez algo fantástico, vencer o campeonato e atingir a final da Liga Europa! Transformámos um sonho em realidade», diz o avançado colombiano, em declarações ao site da UEFA.

Detentor do recorde de golos marcados na Liga Europa numa só temporada e segundo melhor marcador do campeonato português, com 14 golos, reconhece Falcao que a segunda época no futebol europeu «correu muito bem».

No entanto, ressalva, «ainda há coisas a melhorar». «Aspectos em que preciso de trabalhar para fazer melhor», refere o avançado. 

«O meu papel é marcar golos, que coroam o trabalho da equipa e fazer assim os jogos mais fáceis. Preciso de continuar a fazer o mesmo», acentua El Tigre.

«Para os adeptos e para todos aqueles que fazem parte do clube, chegar à final de Dublin deixa-nos perto de um feito muito importante», enfatiza Falcao.



in "abola.pt"

LE: domínio avassalador do F.C. Porto nos números

Uma competição que falou claramente português


O F.C. Porto é o grande dominador das estatísticas da UEFA relativos aos jogos da Liga Europa, mas Benfica, Sp. Braga e Sporting também dão o seu pequeno contributo para uma competição que, esta temporada, falou claramente português. A equipa de Villas Boas tem uma superioridade avassaladora em quase todos os aspectos ofensivos do jogo, destacando-se como o clube com mais golos, mais remates (à baliza ou ao lado) e mais cantos.

Nos golos, Falcao manteve um duelo intenso com Giuseppe Rossi até às meias-finais, mas descolou definitivamente do italiano do Villarreal na eliminatória entre os dois clubes, com quatro golos no Dragão e mais no Madrigal que lhe deram uma vantagem de cinco golos sobre Rossi ainda com mais um jogo por disputar. Um título que já não escapa ao colombiano, até porque o melhor marcador do Sp. Braga nesta competição é Alan¿com dois golos.

Mas não é só nos golos que o F.C. Porto domina. A diferença do números de remates da equipa de Villas Boas para os restantes clubes é abissal, com Hulk e Falcao a destacarem-se entre os que têm melhor pontaria. Nos remates ao lado, o domínio é totalmente português, com Cardozo a colocar-se entre os dois avançados do F.C. Porto.

No capítulo das assistências, destaca-se James Rodríguez, a par do sportinguista João Pereira e de Hulk, no terceiro lugar do pódio, com quatro assistências cada um. O clube de Alvalade aparece destacado no que diz respeito aos fora-de-jogo, com Hélder Postiga a liderar este ranking de forma destacada. No capítulo das faltas, Guarin é o terceiro que mais «bate», enquanto Alan é o segundo que mais sofre.

AS ESTATÍSTICAS DA LIGA EUROPA

Mais golos
Falcao (F.C. Porto), 16
Rossi (Villarreal), 11
Necid (CSKA (Moscovo), 6

Remates à baliza
Hulk (F.C. Porto), 25
Falcao (F.C. Porto), 24
Rossi (Villarreal), 24

Remates ao lado
Falcao (F.C. Porto), 19
Cardozo (Benfica), 18
Hulk (F.C. Porto), 18

Mais assistências
Eremenko (Dínamo Kiev), 6
Boka (Estugarda), 5
James Rodríguez (F.C. Porto), João Pereira (Sporting), Hulk (F.C. Porto), Sahin (Dortmund) e Gusev (Dínamo Kiev), 4.

Foras de jogo
Postiga (Sporting), 16
Dirk Kuyt (Liverpool), 15
Milevskiy (Dínamo Kiev), 15

Faltas cometidas
Rodionov (BATE), 32
Popov (Dínamo Kiev), 27
Guarin (F.C. Porto), 27

Faltas sofridas
Milevskiy (Dínamo Kiev), 46
Alan (Sp. Braga), 34
Borja Valero (Villarreal), 30

Mais golos marcados por clube (média por jogo)
F.C. Porto, 2.57 por jogo (36 golos)
Zenit, 2,4 (24)
Sporting e Estugarda, 2,12 (17)
*Sp. Braga, 0,75 (6)

Mais golos sofridos por clube (média por jogo)
Lausanne, 2,67 por jogo (16 golos)
Karpaty, 2,5 (15)
OB, 2,33 (14)

Remates à baliza por clube (média)
F.C. Porto, 98 (7)
Villarreal, 97 (6,93)
Dínamo Kiev, 71 (5,92)
*Sp. Braga, 28 (3,5)

Cantos
FC. Porto, 105 (7,5 de média)
Manchester City, 69 (6,9)
PSV Eindhoven, 68 (5,67)
*Sp. Braga, 28 (3,5)

in "maisfutebol.iol.pt"

James: «Em 3/4 anos, Villas Boas vai ser dos melhores»

Colombiano do F.C. Porto falou a uma rádio do seu país sobre a campanha vitoriosa dos «dragões» e das finais que se seguem.


A presença do F.C. Porto na final da Liga Europa merece amplo destaque na Colômbia, que acompanha com orgulho as prestações de Falcao, Guarín e James. Em entrevista a uma rádio do país, poucas horas após o jogo com o Villarreal, o elemento mais jovem do trio falou da campanha vitoriosa, com elogios a André Villas-Boas, cuja fama chega também à América do Sul.


«Tem muita experiência. Em três ou quatro anos vai ser um dos melhores do mundo. Sabe muito», disse James à Antena 2. 

Embora tenha um tempo de utilização equivalente apenas a quatro jogos, James é o terceiro jogador com mais assistências na Liga Europa. «É muito positivo. Ter quatro assistências em tão poucos minutos não é muito fácil», disse o jogador contratado ao Banfield, comentando também o golo construído com os dois compatriotas no El Madrigal: «Foi um golo lindo. Dei a bola ao Fredy (Guarín) e ele cruzou para o Falcao marcar. Foi cem por cento colombiano.»


Aos 19 anos, James já festejou o título de campeão português, mas agora tem a Liga Europa e a Taça de Portugal no horizonte. «Estamos conscientes que vão ser duas finais complicadas, mas também que estamos bem, e com vontade de ganhar. Temos uma boa equipa, e vamos fazer tudo para triunfar.»


Sobre a final de Dublin, o jovem colombiano diz que o Sp. Braga é «uma equipa muito complicada». «É uma daquelas equipas que jogam em 4x4x2, que pressiona, é forte. Vai ser muito difícil», acrescenta. 


A época do F.C. Porto termina no Jamor, quatro dias depois, mas James vai adiar as férias. O colombiano garantiu à rádio do seu país que vai participar tanto no Torneio de Toulon (de 1 a 10 de Junho), como no Mundial Sub-20 (de 29 de Julho a 20 de Agosto). O descanso aparecerá pelo meio.

in "maisfutebol.iol.pt"


Ouça aqui a entrevista

Jogo 132 entre FC Porto e Braga marcado para Dublin


Há apenas registo de dois confrontos em campo neutro entre FC Porto e Sporting de Braga. Ambos aconteceram em finais da Taça de Portugal, que terminaram com vitória azul e branca. Em 1997/98 o FC Porto bateu por 3-1 os arsenalistas, enquanto em 1976/77 a vitória foi por 1-0.
Em 2010/11, os confrontos entre as duas equipas foram também de vitória azul e branca, que no Estádio do Dragão bateu os arsenalistas por 3-2 na quarta jornada da Liga Zon Sagres, num encontro cheio de emoção e incerteza no resultado, enquanto no Estádio AXA o triunfo foi mais claro: 0-2.
O último triunfo do Sporting de Braga sobre o FC Porto data de 19 de Setembro de 2009 e foi disputado na Pedreira, com Alan a marcar o único golo da partida. Os arsenalistas somam três derrotas consecutivas frente ao FC Porto, sendo que apenas venceram uma das últimas nove partidas, enquanto os portistas venceram sete.
No total, em 131 confrontos oficiais entre os dois clubes, o FC Porto superioriza-se de forma clara, vencendo em 92 ocasiões, contabilizando apenas 17 derrotas.
Em Dublin, disputar-se-á o 132º jogo oficial entre os dois clubes. Os bracarenses têm feito história ao longo de duas temporadas, na primeira ao nível interno e na segunda ao nível internacional, e com a vitória sobre o Benfica tornaram-se no clube número 101 a qualificar-se para uma final europeia.
O confronto com o FC Porto será diferente de qualquer outro que tenha sido disputado contra os azuis e brancos. Em jogo estará um troféu, algo bastante aguardado no Minho, mas não é uma taça de uma competição nacional, é a da Liga Europa, a segunda competição de clubes mais importante da Europa.
Para lá chegar, a equipa de Domingos Paciência passou antes, pela primeira vez, pela Liga dos Campeões, onde começou por eliminar o Cetic e o Sevilla. Foi apenas o começo de uma aventura europeia, que teve como pontos altos as vitórias sobre o Arsenal, Lech Poznan, Liverpool, Dynamo Kyiv e, agora, o Benfica.
O percurso do FC Porto foi feito com classe, muitos golos, que passaram a ideia de uma superioridade dos azuis e brancos sobre os adversários. A vitória na eliminatória frente ao Sevilla, pelas dificuldades que os andaluzes criaram, foi o ponto alto da equipa na Liga Europa, que catapultaram a equipa para vitória categóricas e indiscutíveis sobre o CSKA Moskva, Spartak Moskva e Villarreal.
O timoneiro desta equipa, que tem quebrado vários recordes, chama-se André Villas-Boas, que pode tornar-se no treinador mais novo a conquistar uma competição europeia. Para isso acontecer, terá que vencer a equipa orientada por Domingos Paciência, de quem era fã quando o agora treinador do Sporting de Braga era jogador do FC Porto.
in "zerozero.pt"

Manuel Serrão: "Foi uma noite perfeita"

Foi assim que o conhecido adepto do FC Porto definiu a noite de Liga Europa. Com o Braga a eliminar o Benfica e com os "dragões" a garantirem uma presença na final de Dublin.
Depois da conquista do campeonato e da qualificação para a final da Taça de Portugal, o FC Porto a realizar uma excelente época, garantiu a qualificação para a final da Liga Europa.
  
O conhecido adepto dos azúis-e-brancos, Manuel Serrão, fala de uma noite perfeita, não se mostrando ainda surpreendido com a eliminação do Benfica


in "rr.pt"

Falcão vence prémio de melhor jogador

O avançado colombiano Falcao, do FC Porto, foi eleito o melhor jogador do mês de Abril da Liga portuguesa de futebol, numa lista dominada por jogadores dos “dragões”, anunciou hoje a Liga de clubes.


O camisola nove dos “azuis e brancos” recebeu 37,24 por cento dos votos dos adeptos e dos 16 treinadores da Liga portuguesa.
Atrás de Falcao ficaram o colombiano Guarín (13,52 por cento), o brasileiro Hulk (10,24) e João Moutinho (4,92), tendo o guarda-redes do Sporting Rui Patrício, na quarta posição, com 6,58, a ser o único a quebrar a hegemonia do FC Porto.
Ao longo da temporada, Hulk, em quatro ocasiões, Guarin e Fábio Coentrão, o único não “dragão”, já tinham ganho o prémio, entregue pela última vez em Abril.
O avançado colombiano jogou 21 vezes esta temporada na Liga portuguesa, tendo marcado 14 golos, três dos quais em Abril.
Em todas as competições, Falcao já apontou 35 golos, 16 na Liga Europa – mais um no “play-off” -, um novo recorde nas competições europeias.
in "sapodesporto.pt"

Cristian Rodríguez deve falhar final de Dublin

Cristian Rodríguez deve falhar a final da Liga Europa, agendada para 18 de Maio, entre FC Porto e Sp. Braga.

O extremo uruguaio dos "dragões" contraiu uma rotura muscular na coxa direita no encontro desta quinta-feira com o Villarreal, sendo substituído ainda no decorrer da 1ª Parte.

Já o caso de Fernando, que foi igualmente substituído devido a lesão, na 2ª Metade, é menos grave do que o inicialmente previsto, tendo o brasileiro contraído uma entorse no tornozelo.

Fernando deverá recuperar a tempo da final de Dublin.


in "rr.pt"

Falcao destaca recepção no aeroporto

Através da rede social Twitter, o avançado colombiano Falcao fez questão de destacar a recepção que a comitiva do FC Porto recebeu à chegada ao aeroporto de Sá Carneiro, após garantida a qualificação para a final da Liga Europa.

Quase instantâneo, poucos minutos após ter entrado no autocarro do clube, Falcao já partilhava o momento com os seus seguidores na Internet. 

«Gran recibimiento en el aeropuerto!!!», foi a mensagem colocada por Falcao, com a fotografia aqui reproduzida no topo da página. 


in "abola.pt"

Fábio Coentrão perde a cabeça em Braga




Presidente do Benfica pede desculpa aos adeptos




Estão todos de cabeça perdida, então a derrota com o Braga, justissima, dá para isto ??? pedido de desculpa, porquê ??? por ser afastado duma final europeia por uma equipa portuguesa ??? e se fosse eliminado pelo Villareal ou PSV, ou o Dinamo tambem se comportavam desta forma ???
Mas o que vejo das palavras de lfv é tentar salvar a pele e queimar o jj, digo eu !!

Isto só demonstra a pequenez destas pessoas.

FC Porto. Nesta elite só cabem mais três: Milan, Barça e Man Utd

Dragões perderam, mas passam a fazer parte de um clube restrito: nos últimos dez anos só quatro equipas coleccionaram três finais europeias



Enquanto muitos portugueses tinham as antenas (e as televisões) apontadas para duelo caseiro, em Braga, o FC Porto estava em Villarreal para confirmar uma final que todos davam como certa. E do Norte de Portugal até ao jogo no El Madrigal houve de tudo - de um hotel chamado Luz (para lembrar os últimos duelos com o arqui-rival lisboeta) até ao Parque Ribalta, onde os dragões deram o habitual passeio de descompressão. Os nomes valem pelo simbolismo, mas a palavra-passe para a final continuava a ser só uma: "Dublin".

No estádio do Villarreal, os adeptos do FC Porto ficaram arrumados num topo, na bancada mais distante do relvado. Lá em baixo, durante meia hora, foi também isso que aconteceu. A equipa espanhola, a precisar de golos como do ar para viver, encostou o adversário ao seu meio-campo. Começou por pedir um penálti, depois calou-se e passou à acção. Giuseppe Rossi queria ser vilão e marcar a Helton: tentou uma vez e o guarda-redes defendeu; foi lá outra vez e nem chegou a tempo do cruzamento. No meio disto tudo foi Cani quem pôs a bola na baliza. E ainda só tinham passado 17 minutos. Sobravam 73 e mais uns trocos para o Villarreal fazer três golos.

Os flashes da primeira mão eram evidentes. No Dragão, o Submarino Amarelo já tinha entrado em força. Dessa vez perdeu-a ao sabor dos minutos. Surpresa (ou não): voltou a acontecer o mesmo. O FC Porto apareceu aos 40 minutos, mas também teve uma mãozinha (ou perninha) amiga. Hulk rematou de fora da área e o desvio de Musacchio fez o resto do trabalho - bola na rede e Diego López, especado, a olhar e a pensar na vida, que era ainda mais negra. 

Nesta altura, o Villarreal precisava de mais quatro golos (só) para levar o jogo para o prolongamento. E as contas cresceram outra vez aos 48 minutos, com o 16.º golo de Falcao nas competições europeias esta época. Bom, se formos fiéis à verdade até foi o 17.º, a UEFA é que não quer contar com o playoff. Quanto ao recorde de Jürgen Klinsmann é que não há dúvidas, já é coisa do passado. O alemão tinha marcado 15 golos na Europa em 1995/96, agora é Falcao quem reina.

O bilhete do FC Porto para Dublin estava seguro. Mas o Villarreal não se entregou. Capdevila empatou o jogo aos 75 minutos e Rossi, de penálti, adiantou a equipa da casa aos 80''. Se alguém temia um jogo aborrecido, pelo resultado da primeira mão, já tinha mais do que motivos para dar-se por satisfeito. Animação era o que não faltava no El Madrigal.

O Villarreal queimou os últimos cartuxos europeus - para o ano há mais. Enquanto isso o FC Porto mantinha o modo de poupança de energia (Moutinho saíra aos 52 minutos para evitar o amarelo que o deixaria fora da final). E André Villas-Boas nem sequer se preocupou muito em ver chegar ao fim a série de jogos sem perder fora de casa. Já foi bom enquanto durou - e foram 30 jogos, depois daquela goleada (0-5) em Londres, a 9 de Março de 2010.

Dublin está já à vista, a menos de duas semanas. A presença na final permite ao FC Porto o acesso a um clube restrito: nos últimos dez anos apenas quatro equipas têm três finais europeias - Milan, Barcelona, Manchester United... e FC Porto. Os dragões saíram das duas primeiras com um título. Agora falta ultrapassar o Sp. Braga para manter a tendência. Uma coisa é certa: a equipa portista ficou satisfeita com o adversário. Até festejou quando o jogo da Pedreira acabou. 



in "ionline.pt"

Falcão quebra recorde de Klinsmann

MAIS GOLOS NUMA EDIÇÃO DE UMA PROVA EUROPEIA
.

Com o golo ao Villarreal, na derrota do FC Porto em Espanha (2-3) que garantiu a passagem à final da Liga Europa, Radamel Falcão ultrapassou Jurgen Klinsmann e tornou-se o jogador com mais golos numa edição de uma prova europeia.
El Tigre chegou aos 16 nesta Liga Europa e deixa o antigo avançado alemão para trás. "Kataklinsmann" faturou 15 na Taça UEFA de 1995/96 e ajudou o Bayern Munique a conquistar a competição.
Ainda no plano das estatísticas, de notar que o FC Porto não sofria 3 golos desde a final da Taça da Liga da época passada, quando perdeu (0-3) com o Benfica no Algarve.
in "record.pt"

Adeptos recebem equipa em euforia

CERCA DE 400 APOIANTES À CHEGADA


O plantel do FC Porto chegou por volta das 2 horas ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, onde foi recebido por cerca de 400 adeptos, que acolheram os seus heróis em euforia, entoando cânticos de apoio e de alegria.
"Estou satisfeito com este apuramento. É um sinal da vitalidade do clube. A derrota do Benfica diante do Sp. Braga não me surpreende", enalteceu Reinaldo Teles.
Por seu turno, o avançado colombiano Falcão deixou a ideia de que na final de Dublin não há favoritos: "O FC Porto não será favorito, porque nas finais não há favoritos".
De referir que inicialmente o voo dos dragões estava previsto aterrar na Invicta por volta das 1H20, mas apenas chegou 40 minutos depois.
in "recprd.pt"

João Santos diz que FC Porto está perto da final


O Vitória de Guimarães recebe sexta-feira o FC Porto, pelas 19h00, no terceiro jogo das meias-finais do Play off, que pende favoravelmente para os portistas, que venceram os dois primeiros, no Dragão (2-0).
O FC Porto está a um triunfo de marcar presença na final do “Play off” do campeonato nacional de basquetebol, mas o extremo João Santos alertou hoje para o facto de os “dragões” ainda não terem ganho nada.
«Estamos perto de conseguir o objectivo estabelecido no início da época, que era o de alcançar a final, mas ainda falta vencer um jogo», referiu João Santos, na antevisão da partida com o Vitória de Guimarães.
As meias-finais dos “Play-off” estão marcadas pelo domínio do FC Porto e Benfica - primeiro e segundo classificados da fase regular -, que venceram os dois primeiros jogos com o Vitória de Guimarães e Académica, respectivamente.
O FC Porto assegura a presença na final se vencer sexta-feira o Vitória, em Guimarães, mas João Santos recorda que não é fácil jogar no recinto vimaranense. 
«É um campo muito difícil. Foi-o durante toda a época.»
«Todos os jogadores têm experiência de participar em jogos de ‘play-off’, que são alturas propícias para que se transcendam, e estamos a treinar bem para que consigamos atingir o mais rápido possível a final», disse.
João Santos, que falava no final do treino dos “dragões”, disse que a equipa está «concentrada» e«empenhada em assegurar já na sexta-feira a terceira vitória, sempre com o máximo de respeito pelo Guimarães».
in "sapodesporto.pt"

Ricardo Moreira: "Temos os jogadores mais regulares do campeonato"

Depois da brilhante exibição na recepção ao Sporting (31-27), onde apontou 15 golos, Ricardo Moreira confessou que o balneário do FC Porto "está alegre, um pouco mais eufórico do que o normal", com a possibilidade de conquistar o tricampeonato, já este sábado, em Águas Santas. Aliás, os dragões, que podem mesmo fazer a festa na Maia, sentem um pouco o aumento da responsabilidade. "Claro que num clube como o FC Porto há sempre a responsabilidade de ganhar. Mas vencer perto do Porto seria especial. Espero que o público nos apoie como sempre o faz, como já o fez no ano passado em Braga (ABC). Nunca nos deixou ficar mal e não acredito que será agora", frisou, embora não esperando certamente facilidades do Águas Santas que esta época já bateu em casa o Benfica (duas vezes) e Sporting.

Ricardo Moreira confessou ainda que "é sempre bom dependermos apenas de nós". "Faltam apenas três jornadas para o fim do campeonato e precisamos apenas de uma vitória para sermos campeões. Estamos numa posição bastante confortável e agora queremos conquistar essa vitória o mais rapidamente possível", sublinhou o capitão dos azuis e brancos e MVP do campeonato passado, antes de ressalvar a regularidade dos campeões.

"Nos últimos três anos, o FC Porto acabou sempre as primeiras e segundas fases no primeiro lugar. É sinal de regularidade. Temos os jogadores mais regulares do campeonato", destacou.

in "ojogo.pt"

Pinto da Costa: "Final com o Benfica seria mais fácil"

Pinto da Costa confirmou ontem a presença na quinta final europeia desde que é presidente do FC Porto e não escondeu a satisfação, usando alguma ironia para se dirigir ao Benfica. O líder dos dragões lembrou um episódio com o arqui-rival para lembrar que a eliminatória não ficou resolvida no Dragão. "No futebol tudo é possível. Já vimos o Celta de Vigo, que era uma equipa modesta, ganhar 7-0 ao Benfica, mas era muito difícil que não carimbássemos aqui o acesso à final. Estou muito feliz, vai ser uma grande final, porque vão estar em campo as duas melhores equipas portuguesas a jogar futebol. Nos jornais até poderão ser outras... A final será disputada no campo e será fantástica porque estas equipas jogam bom futebol e encaram todos os jogos com seriedade", atirou.

O presidente do FC Porto admitiu ainda que a final com o Braga será mais complicada do que seria com o rival da Luz. "Vão ser duas festas minhotas, uma com o Guimarães, na Taça de Portugal, e outra com o Braga. Fiquei feliz pelo Braga, pelo seu presidente, pela direcção e pelo Domingos, de quem sou muito amigo. Mas isso é o lado afectivo. No desportivo, o campeonato e esta época mostraram que seria mais fácil jogar a final com o Benfica porque o Braga é mais forte. Além disso, nos dois jogos que tivemos com o Braga ganhámos por 3-2 e por 2-0 e com o Benfica os resultados foram mais desnivelados. É o que é, e estou feliz porque o Braga merece".

A terminar, Pinto da Costa voltou a falar da notícia sobre o alegado jantar do árbitro do jogo da primeira-mão com dirigentes portistas, noticiado pelo jornal "Marca", em Espanha. "No dia em que saiu na "Marca" já saiu no "Record" a dizer o que ia ser publicado. É curioso, não é? E hoje [ontem], ridiculamente, o "Correio da Manhã" tenta dizer que o FC Porto desconfia de José Mourinho como sendo ele a fonte da notícia. Isso é ridículo, temos a melhor relação com ele e o Mourinho é um senhor incapaz de entrar nessas campanhas badalhocas que esse jornal fomenta. Aproveito ainda para agradecer a campanha de todos os que nos censuraram, criticaram e difamaram ao longo da época, porque foram eles que nos estimularam ainda mais", atirou.

in "ojogo.pt"

Villas-Boas: "A final será um desafio alucinante"

O FC Porto perdeu o primeiro jogo da época fora do Dragão, mas Villas-Boas admitiu que esta é a derrota mais saborosa da sua carreira. "Não conseguimos fazer o suficiente para ganhar. O Villarreal foi muito agressivo, mas não conseguiu o que queria. Soubemos gerir o momento após o golo e esta foi a altura mais importante do jogo. Explorámos a profundidade e empatámos. Depois, no início da segunda parte, voltámos a explorar bem os espaços e fizemos o segundo. Se calhar foi por isso, por termos marcado cedo, que não conseguimos manter os níveis de concentração. Eles quiseram marcar uma posição e conseguiram empatar; depois fizeram o 3-2", analisou.

Villas-Boas admitiu que não foi fácil gerir as lesões que foram surgindo. "Infelizmente, o Rodríguez deve ter uma rotura muscular, ainda por cima numa fase em que estava muito bem. Tivemos de nos adaptar. Depois foi a lesão do Fernando, num lance em que o Villarreal mostrou a tal agressividade com que enfrentou o jogo", referiu. Questionado sobre a exibição de Helton, Villas-Boas preferiu generalizar. "Temos um plantel com muitos talentos. Jogamos com o máximo de motivação, inclusive dos elementos que estavam no banco e que não se cansaram de apoiar os outros. Havia um desejo muito forte de estar na final", insistiu.

O treinador do FC Porto sublinhou que não tinha adversário preferido para a final, mas vai enfrentar Domingos, que, como se sabe, está ligado à entrada de Villas-Boas no FC Porto, pela mão de Bobby Robson, que gostou do atrevimento do jovem André por questionar o facto de Domingos estar sempre no banco. Villas-Boas elogiou este Braga que tem sido gigante na Europa "Eliminou algumas das melhores equipas da Europa, como o Celtic, o Sevilha, o Liverpool, Dínamo de Kiev e o Benfica. É terceiro no campeonato, tem feito uma época fabulosa e, numa final, há muitas emoções em jogo. Será um desafio alucinante e esperamos ser competentes", salientou. A terminar, criticou o treinador do Villarreal. "Sentimos de uma forma muito clara a agressividade nas palavras do Garrido contra o FC Porto, que é um clube com história, que ganhou muitos troféus e ganha frequentemente. Não foi educado e basear a sua intervenção numa mentira é algo que nos provoca dano. Não tenho nada contra ele, montou uma grande equipa, que joga um grande futebol, mas há que ter mais respeito por uma instituição com 107 anos".

in "ojogo.pt"

Villareal 3 - FC Porto 2 (Declarações)

Falcao

"Sair? Só penso em ganhar títulos"

Radamel Falcao marcou mais um golo ao Villarreal e elevou para 16 a conta pessoal na Liga Europa. Se for contabilizado o "play off", tem mais um. Já bateu o recorde de Klinsmann, como o jogador com mais golos marcados nas provas europeias ao longo de uma só época. Na hora de falar dos êxitos, o colombiano repartiu-os pela equipa. "Sinto uma alegria enorme por ter ajudado o FC Porto a chegar à final. O meu golo é o reflexo do trabalho de toda a equipa", explicou. Com o golo aos espanhóis, o ponta-de-lança reforçou o estatuto de melhor marcador portista nas provas europeias, à frente de Jardel, para lá de ter superado a marca de golos obtidos na primeira época (34). Quanto à final em Dublin, Falcao aposta na vitória, mas reconhece as dificuldades que o Braga vai criar na Irlanda. "O Braga tem uma boa equipa, mas o FC Porto vai à final para ganhar. É um sonho realizado poder disputar uma final europeia. Sempre quis fazer coisas grandes e o FC Porto proporcionou-me essa possibilidade. É uma equipa com grande qualidade", salientou. Falcao também confessou que por momentos sentiu a final em risco. "Depois do primeiro amarelo, houve um lance em que não vi o adversário, toquei-lhe e fiquei com medo do segundo amarelo".
Quanto ao futuro, o internacional colombiano foi pragmático. "Tenho mais dois anos de contrato com o FC Porto e só penso em ganhar títulos com esta camisola", disse.

Rúben Micael

"Nota-se a influência do treinador na equipa"

Utilizado na segunda parte, Rúben Micael salientou a importância do comportamento da equipa mesmo com um adversário a tentar o golo por todas as maneiras. "Sabíamos que íamos passar, porque o adversário não marcaria quatro golos sem que marcássemos algum. O importante foi a qualificação", disse, pensando já na final de Dublin. "O Braga tem uma boa equipa e promete ser uma grande final. Eliminou adversários fortes. Há 50 por cento de hipóteses para cada lado", explicou. Para o médio, a importância de Villas-Boas merece ser destacada. "Ninguém facilita neste clube e o treinador tem uma influência que se nota na equipa", disse Rúben Micael.

João Moutinho

"Espero que à segunda final seja de vez"

João Moutinho sobreviveu aos amarelos e poderá jogar a segunda final europeia da sua carrreira. "Tentei gerir da melhor forma, porque sabíamos que era um jogo importante. Se não passássemos não estaria lá. Felizmente não levei cartão. Todos estamos à espera de jogar e ajudar a equipa. O mister apostou em mim e tentei dar o meu melhor para a equipa passar à final". Agora, quer vencer para esquecer a derrota com o CSKA em 2004, quando estava no Sporting. "Espero que à segunda seja de vez, porque as finais são para ganhar", referiu dando os parabéns ao Braga "por tudo o que fez. Vai ser difícil, eles conhecem-nos bem, mas queremos ganhar".

A contagem de Otamendi

"Estou aqui há menos de um ano e já ganhei um campeonato e vou estar em duas finais". Otamendi não poderia fazer melhor balanço da experiência no FC Porto, onde cultivou o gosto de ganhar: "Esperamos ganhar a Liga Europa e a Taça de Portugal. Tenho um grande respeito pelo Braga, mas, vamos à final com uma mentalidade ganhadora. Queremos ganhar a final".
Protagonista do lance do penálti, o argentino admitiu a falta: "Senti que, efectivamente, não toquei na bola, mas também houve ali muita pressão do adversário para marcar o penálti".

Souza está maravilhado

Souza, que, ontem, entrou na segunda parte, está encantado com o rumo desta caminhada portista. "Está a ser maravilhosa". "Este é um marco histórico", referiu, sem se perturbar com a derrota - "Já esperava que o Villarreal viesse para cima do FC Porto, mas, demonstrámos que temos uma grande equipa, que conseguiu segurar um jogo destes, afirmou -, cauteloso para a final: "Tanto Braga como Benfica eram adversário difíceis. Passou o Braga, parabéns! É uma equipa com qualidade e muito forte. Numa final, são 11 contra 11, temos de falar pouco e jogar com os pés assentes no chão".

in "ojogo.pt"





O FC Porto um a um

A ESTRELA: Hulk 8

Decisivo, mesmo sem torpedos

Foi ele quem deu o primeiro e definitivo golpe nas, já de si, ténues aspirações do submarino amarelo. Um golpe, sim, mas não um torpedo, como ainda ensaiou em algumas ocasiões - com por exemplo num livre que saiu por cima da trave, na recarga (36'). Um golpe que acabou com o sangue na guelra de uma equipa que entrou com rotações altas, à procura do milagre. Custou às bancadas pôr os olhos no golo que Musacchio desviou para o fundo das redes de Diego López e travou a febre amarela, mas, a partir dali, a temperatura baixou a pique e nunca mais voltou a alimentar as dúvidas, para quem as tinha. É verdade que, depois, Hulk só viveu do respeito que granjeou, o suficiente para manter a defesa espanhola atenta, porque o torpedo esteve sempre no tubo para ser disparado, só não houve oportunidade para isso, apesar de uma ameaça latente, que pairou cada vez que se abeirou da área.


Helton 8
Só na primeira parte, Helton foi responsável por três defesas importantes - Nilmar(7'), Cani (7') e Rossi (31'), que seguraram o ímpeto do adversário. Mas, na segunda parte, voltou a repetir a dose, primeiro a remate de Nilmar e depois de Mario Gaspar.

Sapunaru 6
Começou com um grande corte na sequência de um cruzamento de Mario Gaspar (6') e trabalhou na defesa, evitando entradas nas costas e dobrando os centrais, num jogo que o prendeu mais atrás.

Rolando 7
Impecável nos cortes e nas desmarcações dos avançados, Rolando tentou o golo (24') com uma entrada de cabeça na sequência de um canto. Não se poupou em esforço, como num lance com Marco Rúben (69'), que tirou com a ponta do pé.

Otamendi 5
Acabou envolvido em dois dos três golos do Villarreal. No primeiro não conseguiu antecipar-se a Cani (18') e, depois, acabou por cometer uma grande penalidade (79') sobre Marco Rúben. Golos que pouco ou nada pesaram no jogo por causa da resposta portista.

Álvaro Pereira 5
Muitas dificuldades para segurar Nilmar, foi lento a recuperar e deixou muitos espaços nas costas que criaram alguns problemas. Pareceu desgastado fisicamente, sem explosão e velocidade, longe de influenciar no jogo.

Fernando 5
Encostou-se muito à defesa por causa da pressão de Cani, que apoiou o trio ofensivo espanhol. No lance do golo do Villarreal, saiu bem à dobra com Marco Rúben, mas não conseguiu impedir o cruzamento para o golo de Cani. Saiu lesionado (61')

Guarín 6
Sofreu como toda a equipa no período inicial, ainda tentou envolver-se nas transições ofensivas, até que, no início da segunda parte, saiu em contra-ataque lançado por James e cruzou para o golo de Falcao. Podia ter marcado (63'), mas a bola bateu na trave.

João Moutinho 5
Não teve muita bola nos pés, porque o Villarreal controlou bem a posse e, tal como Guarín, sofreu com a pressão amarela e as transições rápidas. Procurou resguardar-se para evitar ser admoestado. Na segunda parte, com o jogo controlado, após o segundo golo, saiu para evitar um cartão que o afastaria da final.

Rodríguez 5
Deu o primeiro sinal de perigo do FC Porto (4') após jogada de envolvimento de Hulk e Guarín. Mas o azar voltou a bater-lhe à porta (28') e lesionou-se sozinho numa aceleração, acabando por sair.

Falcao 7
Marcou o segundo golo do FC Porto e ultrapassou Klinsmann com o 16º golo (17 com o play off) numa só época nas competições europeias. Um golo (47'), mais um, fabricado pelos três colombianos, em mais uma exibição em que apareceu para fazer o que compete a um avançado.

James Rodríguez 6
Boa leitura de jogo e belíssimo passe a lançar Guarín em contra-ataque, no lance de golo integralmente colombiano. Demorou três minutos a entrar para o lugar de Cebola, mas vestiu o fato-macaco enquanto foi necessário, até envergar o de artista. Teve o golo nos pés, mas deslumbrou-se.

Souza 6
Entrou para o lugar de Moutinho (51') e recuou para o lugar de Fernando. O Villarreal já se tinha despedido da final e, com menos pressão, as marcações tornaram-se mais fáceis.

Rúben Micael 6
Foi a opção para a saída de Fernando (61') e foi importante para evitar que a equipa se retraísse demasiado, segurando a bola e evitando a subida do adversário.