quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

"VAMOS COM CERTEZA GANHAR"


Ganhar ao Moreirense, sendo fiel ao processo e à intensidade da equipa, é a mensagem de Vítor Pereira para o jogo de sábado, em que o FC Porto volta ao campeonato. O treinador não esqueceu Helton, que diz ser o melhor guarda-redes em Portugal, e o orgulho por dirigir a única equipa portuguesa na Champions.

Que tipo de mensagem é importante passar nesta altura, depois de duas derrotas?
Eu acho que a mensagem fundamental que se tem de passar para o grupo e para os adeptos é uma mensagem para o jogo com o Moreirense, que é um jogo importante, um jogo que temos de ganhar e vamos ganhar com certeza. Temos de apresentar a nossa qualidade de jogo, o nosso foco é o próximo jogo e é nesse jogo que a cabeça tem de estar. Estamos em primeiro lugar no campeonato, com melhor ataque e melhor defesa, somos a única equipa a representar Portugal na Liga dos Campeões. Esses são de facto os grandes objectivos da época e os que queremos perseguir com todas as forças.

O que mudou numa semana, para o FC Porto deixar de ser uma equipa invicta e ter sofrido dois desaires?
A equipa tem sido igual a si própria, jogou três jogos de elevadíssima dificuldade, ganhou o primeiro, depois o sorteio para nós não nos ditou equipas da III ou II Divisão, ditou-nos o Braga, depois Liga dos Campeões, com elevado grau de dificuldade. Apenas os resultados não aconteceram, podiam ter acontecido. Acreditamos nos nossos processos, na nossa qualidade individual e colectiva. Estamos a trabalhar para continuar na frente do campeonato. É preciso estar preparado para momentos destes, tínhamos a certeza que não íamos estar invictos a época toda.

Os jogadores ficaram afectados com estes resultados?
O grupo tem experiência e sente que o jogo de Braga foi disputadíssimo e só perdemos com dez jogadores, podia ter dado para um lado ou outro, deu para o lado deles. O jogo de Paris foi um jogo de nível elevado, em que discutimos o jogo até ao último minuto, podíamos ter saído com outro resultado. Numa equipa experiente e que sabe o que quer só tem que continuar no mesmo caminho, reflectir sobre um ou outro erro que eventualmente possamos melhorar, mas seguir o nosso caminho e acreditar na nossa qualidade.

O FC Porto é agora a única equipa portuguesa na Champions…
Lamento que não estejam mais, porque era bom para o futebol português. Estamos felizes por estar nos oitavos-de-final, estamos entre as melhores equipas da Europa, no ano passado fomos muito criticados por lá não estar.

Faltam mais jogos com esta intensidade, para a equipa evoluir?
Quanto maior o nível do campeonato maior a possibilidade de estarmos a um nível alto. Nós temos o campeonato que temos, que é um bom campeonato, com qualidade, que nos permite estar nesta fase na Liga dos Campeões. Se o campeonato não tivesse qualidade não estávamos lá.

O grupo ficou afectado com as derrotas?
Na cultura de vitória no FC Porto uma derrota afecta toda a gente, duas afectam mais, não estamos habituados a sofrer derrotas, somos clube com cultura de vitória muito vincada. O Moreirense é uma equipa organizada, que nunca perdeu por mais de 1-0 no Dragão, não estamos à espera de um jogo fácil mas estamos à espera de jogar bem, de apresentar a nossa intensidade de jogo e ganhar. Mas o Moreirense não no vai estender o tapete, de certeza absoluta.

Tem preferência de adversário na Liga dos Campeões?
Queríamos muito o primeiro lugar porque o sorteio podia ditar uma ou outra equipa de um nível não tão alto, mas as equipas que conseguiram o primeiro lugar são todas muito fortes, venha o diabo e escolha. Queremos lá estar e queremos com os nossos argumentos seguir em frente.

Vai estar atento ao Sporting-Benfica e espera beneficiar da jornada?
As expectativas da jornada são ganhar ao Moreirense. Isso é que conta para nós e para os nossos adeptos. Temos de estar concentrados em torno desse jogo, porque é esse jogo que podemos controlar e que nos interessa directamente. Depois, o que acontecer acontece, mas não temos a ver com os jogos dos outros.

Como analisa o erro de Helton, no jogo com o Paris-SG?
Com orgulho trabalho num clube em que os erros individuais não existem. Aqui assume-se tudo colectivamente, assumem-se as vitórias, as grandes conquistas e as derrotas e os momentos menos felizes. Os erros acontecem porque a equipa não conseguiu impedi-los. Há em muita especulação em torno do golo que sofremos, mas devo dizer que o Helton é o melhor guarda-redes a defender neste país e está num lote muito restrito dos grandes guarda-redes. Tem-nos dado muitos pontos. Só falo nisto porque estou mesmo a ver que durante a semana a tecla vai ser o golo que sofremos em Paris, ou em Braga, no caso do Danilo. Queria que se concentrassem também no facto de o FC Porto lidera o campeonato e ser a única equipa portuguesa na Champions.

Vai poder contar com Fernando no jogo de sábado?
O Fernando está neste momento entregue ao departamento clínico, vamos ver. Isso deixo para o departamento clínico.


in "fcp.pt"

FC Porto evita Real Madrid mas pode encontrar o Barcelona

Saiba quais os possíveis adversários dos dragões nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Sorteio realiza-se a 20 de Dezembro, em Nyon, na Suíça.


O FC Porto já sabe que irá evitar um confronto com o Real Madrid, nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, mas não se livra de poder enfrentar Barcelona, Manchester United ou Bayern Munique na próxima fase.

Com a conclusão da fase de grupos da Champions, é possível determinar os eventuais adversários dos azuis e brancos, que não serão "cabeças-de-série" no sorteio. 

Para além dos "blaugrana" e dos "red devils", Málaga, Schalke 04, Borussia Dortmund ou Juventus poderão igualmente estar no caminho da equipa de Vítor Pereira.

O FC Porto, que terminou a fase de grupos como segundo classificado, evita, por outro lado, confrontos com Real Madrid, AC Milan ou Arsenal.

O sorteio dos "oitavos" da Liga dos Campeões realiza-se a 20 de Dezembro, na sede da UEFA, em Nyon, na Suíça. Refira-se que os classificados em primeiro lugar serão "cabeças-de-série" e jogarão primeiro fora. Equipas do mesmo grupo e do mesmo país não podem defrontar-se.


in "rr.pt"

Danilo pisca o olho a Scolari

"Com Mano Menezes, não era chamado à selecção. Não sei porque motivo", lamenta o defesa do FC Porto. Agora, com Scolari ao leme do "escrete". Danilo espera que "haja uma mudança".


Danilo está desejoso de regressar à selecção do Brasil, agora que Luiz Felipe Scolari foi anunciado como sucessor de Mano Menezes.

Aposta inicial do antigo seleccionador do "escrete", cedo deixou de o ser, sem compreensão da parte do jogador do FC Porto.

"Quem estava a comandar, entendeu que deveria trocar. Espero que haja uma mudança, porque com Mano Menezes não era chamado. Não sei porque motivo, mas ele entendeu que eu não estava bem. Se 'Felipão' achar que eu devo regressar à selecção, ficarei muito feliz. Claro que tenho sempre expectativa em representar o meu país", afirmou o lateral-direito dos azuis-e-brancos, após a derrota com o PSG (2-1).

O desaire de Paris deixou os dragões no segundo lugar do Grupo A da Liga dos Campeões, sem o estatuto de "cabeça-de-série" no sorteio dos oitavos-de-final.

"Sabemos que poderíamos ter saído daqui (Paris) com uma vitória, mas foi um detalhe a decidir (erro de Helton). Não podemos escolher adversários na próxima fase, mas vamos trabalhar para poder passar. Temos que reagir com naturalidade. Não é normal, este grupo está habituado a vencer, mas o PSG foi um grande adversário. Temos que corrigir os erros cometidos. Demonstrámos que temos muita qualidade", analisou.
in "rr-pt"

Nem Málaga, nem outros. Lucho sem preferências para os "oitavos"

Sorteio dos "oitavos" da Champions pode colocar colossos Barcelona e Manchester United no caminho do FC Porto. Capitão Lucho González não define preferências e recorda que até o Málaga fez uma excelente fase de grupos.


Há pouco ou nada por onde escolher. No sorteio dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, o FC Porto poderá ter pela frente adversários que colocam em sentido até o bicampeão nacional.

O quadro de possíveis oponentes dos dragões não deixa dúvidas. Schalke 04, Málaga, Borussia Dortmund, Juventus, Bayern Munique, Barcelona e Manchester United poderão estar no caminho da equipa de Vítor Pereira. Por isso, Lucho González não tem quaisquer "preferências".

"Sabemos que há grandes equipas e teremos que enfrentar uma delas. Precisamos de ter um pouco de sorte para lidar com esta eliminatória da melhor maneira", afirmou o capitão dos azuis-e-brancos, após a derrota com o PSG (2-1).

"Málaga? Foi primeiro no grupo"
Ora, o Málaga até pode ser o adversário mais acessível, mas Lucho Gonzalez lembra que a equipa espanhola ganhou o grupo que continha ainda AC Milan, Zenit São Petersburgo e Anderlecht.

"O Málaga foi primeiro no grupo e não acredito que seja fácil. A partir de agora, encontraremos os melhores dos melhores e temos que estar preparados para isso", reforçou "El Comandante".

O sorteio dos "oitavos" da Liga dos Campeões realiza-se a 20 de Dezembro, na sede da UEFA, em Nyon, na Suíça. Refira-se que os classificados em primeiro lugar serão "cabeças-de-série" e jogarão primeiro fora. Equipas do mesmo grupo e do mesmo país não podem defrontar-se.

in "rr.pt"

Villas Boas volta à carga por Moutinho


A Imprensa inglesa revela que o Tottenham estará novamente interessado em garantir o internacional português João Moutinho, do FC Porto.

De acordo com o The Mirror, embora André Villas Boas conheça as capacidades de João Moutinho, o treinador português esteve nas bancadas do Parque dos Príncipes para assistir ao jogo entre o PSG e o FC Porto, para «Champions».

Villas Boas não quis confirmar a situação e disse que quando o «FC Porto joga perto do sítio onde estou venho ver a partida».

O passe de Moutinho estará avaliado em 30 milhões de euros.


in "abola.pt#

Inter entra em cena por Jackson


O Inter Milão é o mais recente candidato à contratação de Jackson Martínez.

Diz o site TMW que o clube italiano está a acompanhar com atenção o percurso do avançado no FC Porto, realçando a mesma fonte «a relação privilegiada» existente entre os dois clubes, como demonstram as transferências recentes de Guarín e Álvaro Pereira do Estádio do Dragão para San Siro.

Contratado esta época ao Jaguares, do México, Jackson Martínez, 26 anos, assinou contrato com os azuis-e-brancos até junho de 2016, com uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros.

Os golos que tem marcado de dragão ao peito colocam o internacional colombiano na agenda de clubes como Barcelona, Chelsea ou Atl. Madrid.


in "abola.pt"

DECO A O JOGO "Porto é o melhor representante português"


Para o brasileiro, as águias "fizeram um bom jogo", ontem, em Camp Nou, mas é o clube portista que, "como sempre, melhor representa Portugal"
Deco assistiu pela televisão ao encontro de Camp Nou e, no final da partida, através de O JOGO, deu os parabéns ao Benfica pela exibição conseguida no campo dos catalães, equipa que o internacional português, ex-FC Porto, representou entre 2004 e 2008.

"Não é fácil jogar naquele estádio, muito menos quando é preciso ir lá buscar o resultado. O Benfica não se intimidou e não fez um mau jogo. Pelo contrário", comentou ao nosso jornal o atual campeão brasileiro pelo Fluminense.

"O Barcelona não estava na sua máxima força e isso era a maior oportunidade do Benfica, que teve pelo menos duas chances em cada parte e não foi feliz. Fez um bom jogo e está de parabéns", considerou Deco, não querendo tomar posição sobre as possibilidades que o Benfica terá, agora, na Liga Europa. "Não sei que clubes lhe podem sair. Vai depender do sorteio", considerou.

Sobre a possibilidade de o FC Porto poder vir a encontrar o Barcelona na Liga dos Campeões, Deco elogiou os campeões nacionais e defendeu serem os catalães o adversário mais difícil que os portistas podem encontrar pela frente. "O Barcelona é o adversário mais complicado que pode calhar ao FC Porto, que, como sempre, é a equipa que melhor representa Portugal nas competições europeias. Mesmo que calhe o Barcelona, não é uma eliminatória perdida à partida", declarou o futebolista do Fluminense.

in "ojogo.pt"