segunda-feira, 2 de abril de 2012

João Gobern festeja 2º golo do Benfica contra o Braga, em directo, no programa Zona Mista (Edição Especial)

Ja todos conheciamos o benfiquismo fundamentalista desta personagem, por isso as imagens não são nada de novo ... pura e simplesmente a constatação de um facto.

È com os dinheiros publicos que esta gente é paga ... mais uma vergonha do pais em que vivemos.


Michu Pérez apontado ao dragão

Miguel ‘Michu’ Pérez Cuesta, médio direito do Rayo Vallecano, está a ser seguido com atenção pelo FC Porto, segundo noticia o site italiano ‘calciomercato’.

O jogador espanhol, de 26 anos, leva 13 golos marcados na presente edição do campeonato do país vizinho, aos quais junta mais dois na Taça do Rei.

Michu ingressou esta época no Rayo Vallecano proveniente do Celta de Vigo, tendo assinado até 2013.

Formado na Real Oviedo, o médio estará também na agenda de potenciais reforços do Manchester United.


in "ojogo.pt"

Itália: Belluschi expulso, Inter vence Génova por 5-4!

«Samurai» cometeu penalty sobre Guarín!


Jogo louco em Milão. Duas expulsões, quatro penalties e nove golos na vitória do Inter sobre o Génova (5-4), naquela que foi a estreia de Andrea Stramaccioni como técnico «nerazzurro». Um dos cartões vermelhos foi para Fernando Belluschi, por falta na área sobre Freddy Guarín, seu antigo colega no F.C. Porto.

Ao intervalo o Inter vencia por 3-0, graças a dois golos de Milito (13 e 27m) e um de Walter Samuel (38m). Miguel Veloso saiu ao intervalo, na equipa do Génova, que reagiu muito bem no início da etapa complementar. Moretti (47m) e Palacio (penalty, aos 59m) recolocaram a equipa visitante na discussão do triunfo. 

Zarate voltou a dar dois golos de vantagem ao Inter, ao minuto 74, mas o jogo teria ainda mais três penalties. Dois deles convertidos por Alberto Gilardino (80 e 90m), sendo que o primeiro dos quais motivou a expulsão de Júlio César. Pelo meio Diego Milito chegou ao «hat trick» (85m), ao marcar também da marca de onze metros, após falta de Belluschi sobre Guarín, que saiu do banco (60m). O médio argentino foi expulso, e o tento do compatriota acabou por valer a vitória ao Inter.

in "maisfutebol.iol.pt"

Fernando falha treino

VÍTOR PEREIRA JÁ CONTA COM DJALMA



O grande destaque do treino desta segunda-feira do FC Porto foi a ausência de Fernando. O médio brasileiro não pisou o relvado nos 15 minutos abertos à comunicação social, aparentemente devido a problemas físicos, depois de ter terminado o jogo de sábado frente ao Olhanense diminuído fisicamente.
No entanto, só à tarde, quando os dragões disponibilizarem o boletim clínico, será possível conhecer as razões da ausência de Fernando.
Quem também não participou nos trabalhos foi Danilo, que continua a realizar treino condicionado devido a lesão.
Ainda assim, Vítor Pereira contou na sessão desta manhã com o regresso de Djalma, que já treinou sem limitações.

in "record.pt"

Liderança sem traumas

PRESSÃO DA DIANTEIRA EXIGE RESPOSTA



O FC Porto valoriza muito o facto de estar de novo sozinho no topo da tabela classificativa e, mais do que isso, aprecia a sensação de independência que daí resulta, aquela que lhe permite sonhar com o título de campeão nacional sem depender dos resultados de terceiros. Isto mesmo foi assumido por Vítor Pereira e por James Rodríguez, depois do encontro de anteontem. À terceira até pode ser de vez, mas a verdade é que os dragões não se têm dado bem com a situação de líderes isolados, como se pode perceber pelos dois anteriores – e bastante curtos – períodos em que olharam todos os adversários de cima para baixo.
Os azuis e brancos estiveram sempre na liderança da atual edição da Liga Zon Sagres até à 14.ª jornada, mas só a exerceram a solo em duas delas. No final da terceira ronda, e depois da Académica ter perdido os seus primeiros pontos, a equipa de Vítor Pereira tomou a dianteira da tabela à entrada para a 4.ª jornada. O V. Setúbal foi derrotado no Dragão, mas a deslocação à Aveiro para enfrentar o Feirense, na 5.ª ronda, resultou num primeiro amargo de boca que, de imediato, permitiu ao Benfica agarrar uma das rédeas do campeonato português, lado a lado com os homens da Invicta.
in "record.pt"

James chama a claque mas é ele quem festeja

Fã das redes sociais, Pilar Rubio partilhou um desabafo via Twitter durante o jogo com o Olhanense: "Por que será que todos os guarda-redes que jogam contra o FC Porto são as figuras?" A pergunta chegou antes do golo de James, que assegurou o triunfo dos dragões, o regresso da equipa à liderança e o reencontro do colombiano com as redes. James não marcava desde o clássico da Luz, para o campeonato, e é justo acrescentar-se que o seu nível exibicional estava em quebra desde então.
Para voltar a festejar, o esquerdino chamou a claque e já há cerca de dez dias que a mãe e a irmã, Juana, estão no Porto, onde devem ficar até muito perto do final do campeonato. A corrente de apoio empurra o jovem de 20 anos para um final de época que o pode consagrar como figura maior do campeonato em caso de triunfo do FC Porto.
É que os 12 golos de James na prova superam já os registos do clube em quatro das últimas sete temporadas, ficando apenas atrás das marcas de Lisandro (24 golos em 2007/08), Falcao (25 em 2009/10) e Hulk (23 em 2010/11).
O tento ao Olhanense esvaziou a pressão que até James vinha acusando. Ontem, a família descomprimiu num passeio entre Monção e Vigo e é precisamente a Norte que os dragões esperam que o colombiano seja capaz de fazer a diferença no fim-de-semana. O título passa por Braga já no sábado e James terá uma palavra a dizer.

Golo é sinónimo de vitória


Há um denominador comum aos jogos em que James faturou na Liga: o FC Porto ganhou sempre. Já assim havia sido nos dois encontros em que marcou na época passada e a regra tem-se mantido na maior prova interna. O caso só muda de figura na Europa, onde o tento do colombiano em São Petersburgo, a abrir o marcador, foi insuficiente para evitar a derrota final por 3-1.

in "ojogo.pt"

De indiscutível a suplente num abrir e fechar de olhos

Rolando sentou-se no banco de suplentes contra o Olhanense e lá se manteve os noventa minutos a ver jogar Maicon e Otamendi no eixo da defesa. Em condições normais, o internacional português é um dos poucos indiscutíveis na zona central do quarteto defensivo do FC Porto, como o comprova o facto de ter sido titular em 34 dos 41 jogos dos azuis e brancos esta temporada. Mas esta não está a ser visivelmente uma época "normal" para Rolando.
A condição de suplente contra os algarvios é só a ponta de um icebergue alicerçado em alguns erros cometidos recentemente - que terão contribuído para que a equipa perdesse pontos - e uma ou outra atitude que se desconhecia no central, que até passou a ser capitão da equipa esta temporada. O desagrado manifestado quando recebeu ordem para sair contra a Académica foi o caso mais evidente, que acabou resolvido entre quatro paredes com Vítor Pereira, que poucos dias depois desvalorizou a situação, justificando ter ficado tudo esclarecido durante uma conversa com o capitão.
Coincidência, ou não, a condição de suplente de Rolando surge após o empate do FC Porto em Paços de Ferreira, jogo no qual reparte culpas com outros parceiros, num lance em que Melgarejo aproveita a passividade defensiva para cabecear e obrigar à repartição de pontos.
Outro sinal que acentua uma época anormal de Rolando é a disciplina, até então um dos grandes trunfos do central. Do seu cadastro passaram a fazer parte cartões vermelhos, algo que já se verificou três vezes esta época - frente a Barcelona, Rio Ave e Manchester City - e que nunca tinha acontecido ao defesa desde que se tornou profissional.

Uma época aos soluços


Barcelona (n) Expulso na Supertaça Europeia por derrubar Messi quando este fugia disparado. Primeiro vermelho em mais de 130 jogos ao serviço do FC Porto.

Rio Ave (c) Travou João Tomás em falta aos 90+4' e com 2-0 no marcador. Viu vermelho direto.

Gil Vicente (f) Batido no ar no primeiro golo do Gil Vicente e destroçado pelo chão no terceiro na derrota por 3-1. Viu ainda o quinto amarelo na prova, ficando suspenso na jornada seguinte.

Manchester City (f) Expulso por acumulação de amarelos por protestar fora de jogo de Dzeko no lance do segundo golo inglês. O FC Porto acabou por perder 4-0.

Académica (c) Deixou Edinho ganhar-lhe as costas no golo da Académica. Saiu aos 61' e não conteve o seu desagrado com a substituição. O encontro acabou empatado (1-1).

Paços de Ferreira (f) Reparte culpas com a defesa no golo de Melgarejo. Mais um empate (1-1).


Aberta discussão no eixo


Depois de Rolando se ter sentado no banco contra o Olhanense e de Vítor Pereira ter optado por colocar Maicon e Otamendi lado a lado, levanta-se agora a discussão em torno da dupla de centrais a alinhar na deslocação do FC Porto a Braga. Até sábado, esta combinação defensiva só se tinha visto uma vez esta temporada, forçada pela suspensão de Rolando na primeira jornada da Liga dos Campeões, contra o Shakhtar Donetsk, na sequência da expulsão por acumulação de cartões amarelos do internacional português, no Mónaco, na Supertaça Europeia frente ao Barcelona.
A boa forma de Maicon deixava antever a reedição pela sétima vez esta época de uma dupla com Rolando, apesar de Otamendi ter estado em bom nível em Paços de Ferreira, mas Vítor Pereira optou mesmo pelos jogadores que melhores garantias defensivas lhe davam no momento e "sacrificou" Rolando. Consequência direta desta opção técnica serão as dúvidas que vão passar a levantar-se em relação à dupla de centrais do FC Porto em Braga.

Duplas de Vítor Pereira

Rolando/Otamendi 22
Rolando/Mangala 6
Rolando/Maicon 6
Maicon/Mangala 3
Maicon/Otamendi 2
Otamendi/Mangala 2


3 questões: Rui Ferreira, Treinador do Nogueirense e ex-companheiro de Rolando no Belenenses

"Não tem estado ao melhor nível"


1 O que pode ter causado esta ida para o banco de suplentes de Rolando?

Aquele desabafo na substituição com a Académica pode ter funcionado a favor dele. Rolando será hoje um jogador diferente e deve ter percebido a importância que tem no FC Porto, mesmo numa época em que não tem estado reconhecidamente ao seu melhor nível. Mas serviu para amadurecer de certeza e perceber que mantém as suas qualidades intactas.


2 Acha que esta é a melhor forma de o recuperar para os jogos que restam?

Nesta altura, sem margem de manobra para tentar chegar ao título, não acredito que o Vítor Pereira faça qualquer tipo de gestão. Simplesmente, o plantel do FC Porto é vasto em opções de qualidade para o eixo da defesa e o técnico está numa fase em que tem de apostar nos jogadores que lhe dão mais garantias. A prioridade agora é ganhar.


3 Mas como é que o Rolando pode interpretar esta situação?

Um jogador quando deixa de ser titular pode começar a ter dúvidas, ainda para mais com o Europeu à porta, mas não é por causa disso que ele vai deixar de ser selecionável.
Não podemos esquecer o que ele fez para trás. Agora, é natural que ele possa estar a sentir o peso da herança deixada por Bruno Alves e o facto de se ter tornado capitão, mas vai dar a volta por cima.

in "ojogo.pt"

"Fizemos um bom jogo e merecemos a liderança"

A conjugação da vitória do FC Porto contra o Olhanense com a derrota do Braga na Luz devolveu os azuis e brancos ao topo da tabela e Defour não disfarçou a alegria através do Facebook. "É muito bom estarmos de regresso à liderança", apontou. O médio belga entrou muito bem no decorrer do jogo, envolvendo-se, poucos minutos depois, na jogada que permitiu a James fazer o segundo golo contra os algarvios e assegurar três pontos importantes. "Fizemos uma boa exibição no sábado, dominámos constantemente o jogo e merecemos a vitória", resumiu Defour. O próximo desafio do FC Porto passa pela deslocação a Braga, jogo que os azuis e brancos enfrentam agora com uma vantagem de dois pontos sobre os minhotos.


in "ojogo.pt"

Regresso às origens já dá lucro

Mais de três anos depois, Lucho voltou a marcar no campeonato português, depois de ter experimentado a sensação pela última vez num jogo frente à Naval, realizado a 15 de março de 2009, que os portistas venceram (2-0) no Dragão. Apesar do muito festejado regresso aos golos, o dado mais significativo da noite de sábado acabou por ser outro: o recuo do argentino no campo, que se colocou, desta vez, ao lado de João Moutinho. A mudança acabou por ser revelar positiva e Jesualdo Ferreira, que trabalhou três épocas com o argentino no FC Porto, avaliza a alteração estratégica operada por Vítor Pereira. "O jogo com o Olhanense pode ser um bom exemplo. Pode parecer curioso, mas Lucho faz mais golos se jogar mais longe da baliza. Disse-o quando ele estava no Marselha: não me parece que tenha competências para ser pivô ofensivo, convém-lhe jogar de frente para o jogo, porque assim avalia muito bem os espaços por onde pode entrar", explicou, a O JOGO o atual treinador do Panathinaikos.
No entanto, Jesualdo Ferreira até encontra uma explicação para a opção inicial de Vítor Pereira em colocar o argentino mais perto do ponta de lança, desvalorizando, porém, a mais recente discussão à volta da condição física do médio. "Não sei como está fisicamente, nem quero falar à distância ou questionar as opções do Vítor. Lembrem-se apenas que o triângulo do Marselha era com um duplo pivô defensivo e o Vítor pode ter pretendido aproveitar aquilo a que o Lucho já estava habituado. Se o fez, acho que fez muito bem", afirmou, vincando sempre que só o treinador tem dados que lhe permitem perceber o que mais convém à equipa.
Durante a conversa, Jesualdo Ferreira recordou ainda uma história curiosa. "Uma vez, o Lucho foi à seleção e jogou a 10. Quando voltou, falámos sobre isso e disse-lhe que não era uma posição que o favorecesse. Ele concordou comigo." No que sobrou de tempo, o professor não teve dúvidas em afirmar que a "experiência, sensatez, equilíbrio e conhecimento do clube e do campeonato" que Lucho tem vão ser "fundamentais para o final do campeonato e para a luta pelo título".

Mais golos em menos jogos e a três dos 50


Três golos em 10 jogos é o registo apresentado por Lucho neste regresso ao Dragão. Apesar de não ter marcado de penálti - Hulk continua a ser o marcador de serviço -, ele que até é um especialista, o argentino já se transformou no médio mais concretizador do FC Porto, embora ainda em igualdade com Moutinho. No entanto, o internacional português tem quase o quádruplo dos jogos realizados (39, para ser preciso), o que torna o feito de Lucho ainda mais relevante. Nesta lista de médios goleadores, segue-se Defour (2), para além de Fernando (1) e dos agora "italianos" Guarín (1) e Belluschi (1). Feitas as contas, Lucho já realizou 161 jogos com a camisola do FC Porto (119 para o campeonato), tendo apontado 47 golos (32 para o campeonato), o que oferece uma média de um golo a cada três jogos e meio realizados. Nada mau.


in "ojogo.pt"