quinta-feira, 17 de maio de 2012

FC Porto confirma venda de Guarín ao Inter

SAD do FC Porto confirma à CMVM dados avançados por Bola Branca na noite de quarta-feira. Azuis e brancos vendem passe do colombiano aos "nerazurri" por onze milhões de euros. Total do negócio ascende a 12,5 milhões.



A SAD do FC Porto anunciou, esta quinta-feira, em comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a venda da totalidade do passe de Fredy Guarín ao Inter Mição, por onze milhões de euros.

Os azuis e brancos confirmam, desta forma, a notícia e os valores do negócio avançados por Bola Branca na noite de quarta-feira.

O negócio entre os dragões e os "nerazurri" ficou fechado pelos tais onze milhões de euros, aos quais se acresce o milhão e meio facturado em Janeiro quando o médio foi cedido aos "nerazurri", por empréstimo.
Desta forma, os campeões nacionais encaixaram um total de 12,5 milhões de euros com a venda do internacional colombiano, de 25 anos.
Leia, aqui, o comunicado enviado pela SAD do FC Porto à CMVM.


"A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD, nos termos do artigo 248º nº1 do Código dos Valores Mobiliários, vem informar o mercado que chegou a um acordo com o FC Internazionale Milano (Inter Milão) para a cedência, a título definitivo, dos direitos de inscrição desportiva do jogador profissional de futebol Fredy Guarin pelo valor de 11.000.000 € (onze milhões de euros).

Mais se informa que a formalização final deste acordo está dependente da celebração do contrato de trabalho do atleta com o Inter de Milão".
in "rr.pt"

FC Porto seduz Fabiano Freitas

O guarda-redes do Olhanense, Fabiano Freitas, admite que o FC Porto é um clube tentador para seguir a sua carreira. Contactado por Bola Branca, o jogador diz desconhecer a existência de um contrato com os azuis e brancos.


Fabiano Freitas é hoje apontado ao FC Porto, pelo jornal "A Bola". O guarda-redes, em declarações à Renascença, não esconde que ficaria muito feliz se a transferência se concretizasse, mas para já não tem conhecimento da mudança do Algarve para o Dragão:  "Não tenho conhecimento de algum acordo, vou falar com o meu empresário para saber o que se passa".
 
Apesar disto, o brasileiro já sonha em vestir a camisola do FC Porto. "Claro que todos os jogadores imaginam-se a jogar num clube grande, eu também", assume. Sobre o negócio, Fabiano sublinha que lhe resta apenas "trabalhar, como fiz durante toda a época. Esse é o meu papel e agora é esperar para ver o que vai acontecer".

Fabiano Freitas chegou esta época ao Olhanense e foi um dos grandes destaques do campeonato. Com 24 anos, o antigo guarda-redes do São Paulo, realizou 29 jogos.


in "rr.pt"

O que jogaram os emprestados do FC Porto em 2011/12

Análise à época dos atletas cedidos pelos três grandes. Meio campo portista muito "disperso".

O número de emprestados pelo campeão nacional é muito semelhante ao do Sporting: 25 "leões" contra 23 "dragões". E a meio-campo abundam as opções.

No início da época parecia que Castro iria ficar junto dos campeões nacionais, mas rumou a Gijón, onde é muito importante no Sporting local, embora tenha sido relegado nas últimas semanas. Terá um desfecho diferente na próxima pré-temporada? Em Gijón não vai ficar; Castro já se despediu da equipa que agora vai jogar na segunda divisão espanhola.
Guarín e Belluschi, peças fundamentais no tempo de Villas-Boas, foram cedidos em janeiro, rumo a Itália. A lesão prolongada do colombiano não permitiu ao jogador jogar muitos minutos no Inter, onde deverá continuar; o argentino não é titular indiscutível no "aflito" Génova, mas agrada aos responsáveis locais.
Souza saiu em janeiro para o Grémio e poderá ser um daqueles atletas que no Brasil funcionam bem, mas na Europa não. Ukra esteve parado meio ano, nunca foi titular em Braga, esta época, e não deverá entrar nas contas portistas.
Miguel Lopes aproveitou as várias lesões no Sporting de Braga para se impor no corredor direito da defesa e foi inclusive chamado à seleção nacional. No entanto, com Sapunaru e Danilo, o futuro deverá passar por novo empréstimo (veremos o que acontece no Europeu 2012). O mesmo acontece com Fucile, que foi emprestado também já este ano, e deve permanecer no Santos.
Abdoulaye tem-se relevado uma surpresa para muitos observadores. Com passada larga, poderio físico e bom sentido posicional, é um dos jogadores com lugar cativo na Académica e estará dependente de uma saída de um central portista (Rolando?) para se afirmar na equipa principal do FC Porto. Sereno foi sempre titular no despromovido Colónia, com exibições seguras.
Para o sector ofensivo, Walter era o "homem pesado" da equipa até ser emprestado ao Cruzeiro, em janeiro. Também não é titular no conjunto de Belo Horizonte e, apesar das poucas opções para a posição no plantel portista, não se prevê o seu regresso. Atsu é um dos jogadores mais influentes no Rio Ave, tem demonstrado capacidade física e técnica acima da média, e poderá ser uma boa alternativa para a posição de extremo.
Por fim, a baliza: Beto é o dono das redes no Cluj. Foi para a Roménia para jogar e ser opção para Paulo Bento - e vai mesmo estar no Europeu deste ano. Mas, depois da competição, poderá ser colocado no mercado para uma possível transferência.
Fora dos planos do FC Porto estarão vários nomes. Os guardiões Hugo Ventura e Kieszek, os defesas David Addy, Ivo Pinto, André Pinto e David Bruno, os médios Sérgio Oliveira, Edu, Soares e Pedro Moreira e o avançado Kelvin seguirão para novo empréstimo ou transferência.

in "relvado.pt"

Gana chama Atsu (FC Porto)

Jogos de qualificação para o Mundial-2014 frente a Lesoto e Zâmbia.

 

Christian Atsu, avançado do FC Porto que cumpriu a última época no Rio Ave, e o também atacante Ishmael Yartey, também cedido pelo Benfica ao Servette, foram esta quarta-feira convocados pelo novo selecionador ganês Kwesi Appiah para dois encontros da qualificação africana para o Mundial-2014. Os adversários serão Lesoto e Zâmbia, respetivamente a 1 e 9 de junho.

Atsu e Yartey são dois dos seis estreantes na lista, que não inclui Michael Essien (Chelsea), Asamoah Gyan (Al Ain) e o lesionado Andre Ayew (Marselha).

in "maisfutebol.iol.pt"

Fabiano Freitas certo por três épocas

Está acordada a transferência de Fabiano Freitas do Olhanense para o FC Porto, por três temporadas. O negócio do guarda-redes brasileiro, de 24 anos, poderá chegar aos 1,2 milhões de euros, sendo que o clube algarvio apenas receberá cerca de 500 mil euros, já que detinha apenas 40 por cento do passe.

Existe ainda a possibilidade de mais jogadores poderem ser envolvidos nesta operação, já que os algarvios desejam alguns dispensáveis do FC Porto, como sucedeu esta época com André Pinto e Ventura.

Fabiano Freitas, porém, poderá não seguir já na nova época para o Dragão e ficar mais um ano no Olhanense. Essa decisão deverá passar pela continuidade ou não do guarda-redes Helton no FC Porto, processo que em breve deverá ficar esclarecido.

in "abola.pt"

Maicon renova até 2017

CENTRAL FICA COM CLÁUSULA DE 40 MILHÕEs

O FC Porto premiou Maicon pelo seu grande final de temporada. Antes de partir de férias, o central renovou até 2017, beneficiando de um aumento salarial e ficando com uma cláusula de rescisão cifrada em 40 milhões de euros.

O defesa, de 23 anos, foi contratado por uma verba pouco superior ao milhão de euros depois de se ter afirmado com a camisola do Nacional da Madeira. Apesar da forte concorrência no eixo defensivo, Maicon foi conquistando o seu espaço e demonstrando que poderia ser útil. Esta época, com Vítor Pereira ao leme, a crise dos laterais-direitos foi a porta por onde acedeu ao onze, impondo a sua qualidade de tal forma que se tornou um esteio da equipa na caminhada até ao bicampeonato. Com Rolando no mercado, Maicon e Otamendi devem ser pilares da estrutura defensiva em 2012/13.

in "record.pt"

Maicon interessado na seleção portuguesa

pai do central revela ambição

Maurides Roque, pai do central portista Maicon, revelou aos microfones da Rádio Renascença que o filho está disponível para representar a seleção portuguesa.

“O Maicon já me disse que se aparecer esse convite vai aceitar. E eu dou-lhe todo o apoio”, revelou.

Quanto à situação do central no FC Porto, Maurides Roque aproveitou para fazer um agradecimento ao líder dos dragões: “Agradeço ao Pinto da Costa por deixar o Vítor Pereira continuar no FC Porto, porque ele é um excelente treinador. E obrigado ao Vítor Pereira pela confiança que deu ao Maicon.”

E ao terminar, até revelou um sonho que gostava de ver cumprido – que o irmão de Maicon (Juninho, de 18 anos, avançado do Internacional de Porto Alegre) pudesse um dia rumar ao Dragão: “O Maicon na defesa e o Juninho como ponta-de-lança do FC Porto… Aí eu morro de alegria."

in "record.pt"

Os cinco herdeiros de Gilberto

Da equipa que recentemente se sagrou tetracampeã e que sábado irá fazer a festa do título no Dragão Caixa, Hugo Laurentino, que chegou de Évora ao FC Porto com apenas 15 anos, Filipe Mota, que chegou de Odivelas com 16, mas especialmente Gilberto Duarte, por ser o mais recente, que chegou também com 16, vindo de Lagoa, são alguns dos exemplos da política de recrutamento seguida pelo andebol do FC Porto. Mas Gilberto, que aos 21 anos se prepara para ser eleito o Jogador Mais Valioso (MVP) do campeonato, está longe de ser o último produto do trabalho da formação portista.
No plantel principal já vão entrando cinco dragãozinhos que têm no jovem Gilberto um exemplo e que, não tardará, poderão passar a ter o mesmo papel perante outra nova fornada, de atletas de 16/17 anos, que também já treina com o plantel comandado por Ljubomir Obradovic. Vasco Santos (18 anos), Duarte Carregueiro (19 feitos em março), João Jacob Ramos e Hugo Santos (20) e António Silva (21) são os cinco juniores que já terão direito às faixas. Aliás, tal como Ricardo Pesqueira (20 anos) e Tiago Silva (21), que jogaram pelos campeões, mas acabaram a temporada emprestados a ABC e ISMAI, respetivamente.
"O Hugo tinha aí uns sete ou oito anos e vinha ver o irmão treinar, ou seja, está desde sempre no FC Porto, o ToZé (António Silva) vi-o no campeonato de infantis em Valbom, o Vasco foi referenciado, é o terceiro ano que cá está, dois como jogador do FC Porto e o primeiro em que treinou cá a época inteira e jogava pelo CALE, o Jacob era meu aluno no Colégio e o Duarte veio de Leiria", resumiu José Magalhães, diretor-geral do andebol azul e branco, que descobriu Duarte em terras do Lis mas também, lá está, Gilberto em Lagoa ou Filipe Mota em Odivelas. Uma "saga" que começou com... Carlos Resende, há 24 anos, em Lisboa.
"Não sou eu que descubro, tenho é um grupo de pessoas amigas que me vai dando referências de jogadores e nós vamos vê-los", explica, naquilo a que está na moda chamar de scouting, mas que não passa de prospeção. "Chame-lhe o quiser, o que sei é que não é nada do outro mundo", garante.
Duarte Carregueiro, o que veio de mais longe desta nova geração, conta como passou do pavilhão do Sismaria para o Dragão Caixa . "Vi que o FC Porto era uma equipa muito jovem, tricampeã nacional de seniores e com uma equipa de juniores muito boa, onde me podia integrar e aprender. Mas também percebi o trajeto do Gilberto, do Wilson e de outros jogadores que já chegaram há mais tempo ao FC Porto e que também vieram de fora, como o Mota ou Tino. Acima de tudo, vi que aqui podia ter a minha oportunidade mais facilmente do que noutros sítios. O Gilberto é mesmo o caso em que penso muitas vezes, é o exemplo mais recente do potenciar de um jogador. Ele é um atleta formidável e, ainda muito novo, graças ao FC Porto, deu um grande salto".
Também de fora, embora de mais perto (Matosinhos), Vasco Santos, o mais novo, de apenas 18 anos, admite: "Ainda sou júnior de primeiro ano e nunca imaginei nesta altura integrar a equipa sénior em tantos jogos". Mas mostra-se profundamente identificado com o que o rodeia. "O FC Porto é uma equipa cheia de garra, sempre pronta para vencer e muito trabalhadora, porque ser tetracampeão não é para quem quer, é para quem trabalha no duro". Também de perto (Vila Nova de Gaia), o guarda-redes António Silva mudou-se para os portistas "no último ano de juvenil" e fê-lo para "seguir o sonho de ser jogador profissional".
Hugo Santos, que está nos dragões desde sempre, por influência familiar, lembra que "o FC Porto é o clube que transforma os jovens em grandes jogadores" e que é isso que hoje mais o motiva, com Jacob, que foi aluno de José Magalhães, a revelar já uma enorme ambição: "Penso ser pentacampeão e jogar a Liga dos Campeões pelo FC Porto. Esse sim, é o meu grande sonho".
Preparar atletas, mais do que ganhar
"É importante ganhar, porque só assim se formam atletas com ambição de vencer, mas mais importante é que o FC Porto tenha a preocupação de formatar atletas com o nível que nos é exigido", explica José Magalhães, justificando assim uma assumida menor atenção às conquistas nos escalões de formação. "Sabemos que há atletas, com outros dados antropométricos, que têm mais facilidade em chegar mais rapidamente a outras performances, mas o FC Porto tem tido a preocupação de ter atletas com outros parâmetros, que levam mais tempo a atingir um nível elevado, mas que no futuro terão mais sucesso", ou seja, procura atletas altos e com uma boa envergadura.
"Isto não quer dizer que o FC Porto não queira ganhar... O FC Porto luta para ganhar, mas tem muitos atletas na equipa sénior com o propósito de os maturar. Repare que o Gilberto está cá há cinco anos, tem jogado o que sabemos, e só tem 21 anos". 

Campeões da casa
Hugo Laurentino (27 anos) - Évora - No FC Porto desde os 15
Filipe Mota (28 anos) - Odivelas - No FC Porto desde os 16
Gilberto Duarte (21 anos) - Lagoa - No FC Porto desde os 16 anos
Ricardo Moreira (30 anos) - Ermesinde - No FC Porto desde os 12 anos
Tiago Rocha (26 anos) - São Paio de Oleiros - No FC Porto desde os 10 anos 

Há muitos anos que o FC Porto aposta em jovens valores


Melhor jogador português de sempre, Carlos Resende, há 24 anos, terá sido o primeiro grande exemplo dessa política, sendo já então contratado por José Magalhães. O JOGO apresenta-lhe as cinco mais recentes descobertas

Duarte Carregueiro
Data de nascimento/Idade: 02/03/1993 (19 anos)
Naturalidade: Vieira de Leiria
Posição: Central Altura/Peso: 1,90m/79kg
Começou a jogar: Vieirense (6 anos) Chegou ao FC Porto: 2011/12
Equipa anterior: AC Sismaria Ídolo: Olafur Stefansson
Objetivo: Integrar a equipa sénior do FC Porto
e ter sucesso nos estudos
Escolaridade: 1º ano da licenciatura de Matemática

Vasco Santos
Data de nascimento/Idade: 25/06/1993 (18 anos)
Naturalidade: Matosinhos
Posição: Lateral-esquerdo Altura/Peso: 2,00m/92 kg
Começou a jogar: CALE (8 anos) Chegou ao FC Porto: 2009/10
Equipa anterior: CALE Ídolo: Filip Jicha
Objetivo: Entrar na equipa sénior do FC Porto
e ser bem sucedido dentro e fora de campo
Escolaridade: 12º ano de Ciências Tecnológicas

António Silva
Data de nascimento/Idade: 17/01/1991 (21 anos)
Naturalidade: Vila Nova de Gaia
Posição: Guarda-redes Altura/Peso: 1,98m/100kg
Começou a jogar: Sp. Espinho (10 anos) Chegou ao FC Porto: 2009/10
Equipa anterior: Juniores Ídolo: Carlos Ferreira
Objetivo: Voltar a ser campeão pelo FC Porto
e ter sucesso na carreira desportiva
Escolaridade: 12º ano do curso profissional de turismo

Jacob
Data de nascimento/Idade: 06/07/1991 (20 anos)
Naturalidade: Carvalhos
Posição: Ponta-esquerda/Lateral-esquerdo Altura/Peso: 1,94m/91kg
Começou a jogar: Colégio dos Carvalhos (10 anos)
Chegou ao FC Porto: 15 anos Equipa anterior: Sporting de Espinho
Ídolo: Uwe Gensheimer
Objetivo: Jogar a Liga dos Campeões pelo FC Porto
Escolaridade: 2º ano da FADEUP

Hugo Santos
Data de nascimento/Idade: 02/03/1992 (20 anos)
Naturalidade: Porto
Posição: Ponta-esquerda Altura/Peso: 1,79m/68kg
Começou a jogar: FC Porto (7 anos)
Chegou ao FC Porto: 2001/02 Equipa anterior: FC Porto
Ídolo: Karabatic
Objetivo: Chegar aos grandes palcos do andebol
Escolaridade: 1º ano da FADEUP 

in "ojogo.pt"

Negócio fechado: Guarín rendeu mais M€11,5

O Inter de Milão comprou, em definitivo, o passe de Guarín por, ao que O JOGO apurou, 11,5 milhões de euros, menos dois milhões do que estava previsto no acordo de empréstimo celebrado em janeiro. Sendo assim, este negócio permitirá ao FC Porto encaixar uma verba total de 13 milhões de euros, depois de o clube italiano já ter desembolsado 1,5 milhões de euros pelo empréstimo de seis meses. O acordo final foi alcançado ontem, depois de Marco Branca e Piero Ausilio, dirigentes do Inter de Milão, e do empresário do médio, Marcelo Ferreyra, se terem deslocado à cidade do Porto. Guarín fica ligado ao Inter até 2016. "Guarín está muito contente por ter a oportunidade de continuar no Inter, mas também está grato ao FC Porto por tudo o que o clube fez por ele, sobretudo ao presidente Pinto da Costa, que tornou possível esta transferência", referiu o empresário a O JOGO. Apesar desta confirmação, o FC Porto ainda não oficializou o negócio à CMVM, o que deverá acontecer muito em breve.
À margem deste negócio, o Inter perguntou ao FC Porto qual a possibilidade de contratar o central Otamendi. O argentino, recorde-se, tem um cláusula de rescisão de 15 milhões de euros e é um dos nomes falados para substituir o colombiano Córdoba no plantel dos milaneses na próxima época. Os italianos vão, agora, estudar o assunto. 

in "ojogo.pt"

Título começou nos Açores

Natural de Espinho, Vítor Pereira tem nos Açores uma segunda casa. Foi por não esquecer o arquipélago e acreditar que graças à oportunidade que o Santa Clara lhe deu é que hoje é campeão nacional, que o técnico escolheu a bandeira açoriana para festejar. "É o reconhecimento de que a passagem dele pelos Açores foi muito importante. É gratificante para nós. Ainda mantemos uma relação muito forte", explica-nos Mário Batista, presidente do Santa Clara, que ainda no fim de semana passado esteve algum tempo à conversa com o treinador na Figueira da Foz, onde este foi ver o jogo com a Naval. "Vê o Santa Clara sempre que pode. Não se esquece de nós, nem nós dele. Falamos muitas vezes por telefona", completa o presidente.
Vítor Pereira viveu dois anos sozinho em Ponta Delgada e nunca se esquecerá do apoio que recebeu e do carinho das pessoas que o fizeram sentir-se em casa. "Nos dias em que estava mais triste, surpreendia-o com camarão grelhado. Ele levantava-se e dava-me um abraço. Dizia que no restaurante tinha a segunda família", conta-nos Vítor Duarte, dono do restaurante onde Vítor Pereira comia todos os dias.
Desde que deixou o Santa Clara, Vítor Pereira foi duas vezes aos Açores. Na primeira para ministrar um curso de treinadores na AF de Ponta Delgada. Noutra a acompanhar uma comitiva da Dragon Force. "A agenda dele é agora muito preenchida. Tenho a certeza de que gostaria de vir mais vezes", confirma Mário Batista. "Sempre que veio, passou pelo restaurante para visitar-nos. É muito ligado à família e aos amigos. E dá-me sempre a entender que um dia compra uma casa aqui. Não tenho dúvidas de que somos a sua segunda família. E por isso a bandeira", completa Vítor Duarte.
Foi no restaurante que conheceu alguns padres que o ajudaram a orientar a sua fé. José Constância é aquele com quem mantém contacto. "Tinha prestígio nos Açores e era uma pessoa muito reservada. Mas falávamos sobre a fé e espiritualidade e abordávamos questões que o ajudavam na sua profissão, como o autocontrole ou a gestão das emoções. A esperança que a fé transmite dava-lhe muito otimismo em relação à sua profissão", sublinha. 

Homenagem prevista em Espinho

O espinhense de maior sucesso nesta época desportiva tem prevista uma homenagem na Câmara Municipal da cidade, a 16 de junho. Essa é a intenção da autarquia, mas está ainda sujeita à anuência de Vítor Pereira, que nessa fase já terá uma agenda muito preenchida e condicionada pela preparação da nova época portista, que começa a 2 de julho. Entretanto, o treinador terminará hoje a peregrinação a Fátima que iniciou na segunda e que repete em relação a outras épocas. "Tem uma base cristã muito consolidada e é um católico esclarecido e praticante. É devoto da Srª de Fátima", frisa o Padre Constância, que de vez em quando é procurado pelo técnico para conversar. 
 

Curiosidades

> Mergulho
Dar um mergulho no mar, sozinho e ao fim da tarde, era um hábito de Vítor Pereira nos Açores. Diz quem o conhece que o fazia especialmente depois de uma derrota, para o ajudar a superar e seguir em frente. A Praia do Pópulo, em frente à sua casa, era a preferida.
> Tática à mesa
Era no Restaurante Mariserra que Vítor Pereira comia todos os dias. Depois da refeição, era capaz de ficar horas à mesa a desenhar táticas e a apontar notas num bocado de papel que pedia ao balcão. Caneta também nunca levava.
> Filipe ao lado
O adjunto Filipe Almeida era das poucas companhias de Vítor Pereira. Também ele deixou saudades nos Açores, pela responsabilidade e feitio pacato que mostrava, apesar da juventude. Enquanto Vítor Pereira escrevia as táticas, Filipe Almeida devorava futebol no computador.
> Espião nos bares
Recatado, era raro o dia em que Vítor Pereira saía à noite. Quando ia a um bar, era para ver se algum dos seus jogadores andava na noite a prevaricar. Vinho não apreciava. No máximo bebia uma cerveja.
> Bifinhos e feijão
No dia seguinte a tornar-se campeão, Vítor Pereira ligou para o amigo Vítor Duarte a dizer que o que lhe apetecia mesmo era almoçar os bifinhos com feijão típicos do seu restaurante e que se tornaram rapidamente no seu prato preferido. Além disso, comia muito peixe grelhado com legumes.
> Até os infantis
A admiração dos açorianos nasceu com a dedicação que mostrava ao clube. Era tanta que chegava a ir ver jogos de infantis e iniciados e a privar com os pais das crianças. Quem o fez destaca o feitio simples e afável. 

3 questões

Luís Miguel
Treinador do Santa Clara e cunhado de Vítor Pereira
"Aqui recordam-no
com nostalgia"
1
No Santa Clara e em Ponta Delgada ainda se sente a passagem de Vítor Pereira pelos Açores?
Sim, claro que se sente. A direção do clube ainda hoje se gaba da aposta de risco que fez em Vítor Pereira. Ele deixou excelente imagem aqui, essencialmente pela dedicação total ao clube e por ter lutado pela subida de divisão. Acompanhava 24 horas por dia o clube, não só a equipa profissional como também a formação.
2
Ficou surpreendido por ver o seu cunhado festejar o título com uma bandeira do arquipélago?
Apesar de eu saber a ligação que ele mantém a esta ilha e a esta gente, sim, fiquei surpreendido. Mas ele é assim, consegue sempre surpreender-nos. Conversei com ele a seguir à festa, mas não me explicou o porquê. Foi um gesto espontâneo, com um significado que só ele saberá exatamente qual é.
3
Podemos dizer que os habitantes de Ponta Delgada, mesmo os não portistas, torceram pelo sucesso dele no FC Porto?
As pessoas recordam-no com alguma nostalgia. Além do caráter do Vítor, gostavam do caráter dos jogadores que ele escolheu para o Santa Clara e do jogo de ataque e posse que a equipa privilegiava. Não tenho dúvida de que as pessoas da ilha torciam para ele ser campeão. Mesmo alguns que são adeptos de outros clubes. 

in "jogo.pt"

Depois de alguns desabafos ao longo da época, Iturbe manifestou vontade de ficar no FC Porto. "Não estou a pensar num regresso ao Cerro Porteño. Claro que é lindo que as pessoas demonstrem carinho, jogar num clube onde te querem é motivante, mas não estou a pensar num regresso. O meu futuro está no Porto e tenho muito para mostrar lá", atirou. 

in "ojogo.pt"

James: "Para o ano, estarei ainda mais forte"

James quer continuar no Dragão na próxima temporada. Apesar de nos últimos tempos se ter falado insistentemente de uma possível investida do Manchester United, o internacional colombiano garante que, pela parte que lhe diz respeito, vai continuar no FC Porto na próxima temporada. "A minha vontade passa por continuar ligado ao clube e a dar muitas alegrias aos adeptos. Manchester? São só rumores. Não há nada. Vou de férias a pensar no regresso ao FC Porto. Aliás, os adeptos podem contar comigo para a próxima época. Sinto que já estou num grande clube e, por mim, ficarei muito feliz se continuar", assegurou o colombiano, que garante uma vontade reforçada de "ganhar ainda mais títulos" no próximo ano. "Acredito que vou estar ainda melhor. Apesar de ter realizado uma boa época no ano em que cheguei a Portugal, neste tive mais influência nas vitórias da equipa. Na primeira temporada, sabia que seria necessário um tempo para me adaptar a uma realidade diferente. Correu bem e esta época ainda joguei mais. Estou muito contente com a minha evolução, mas para o próximo ano vou estar ainda mais forte", assegurou.
No momento da partida para férias, James fez ainda um balanço "muito positivo" da época, apesar de ter reconhecido que foi um "ano complicado" devido aos mais variados fatores. "No entanto, no final podemos dizer que fizemos uma boa temporada. Foi um ano positivo, com a conquista do campeonato, apesar de também ter sido difícil. A nível pessoal senti-me sempre bem e também tivemos vários jogadores em bom nível".
Em apenas duas épocas, James já conquistou dois campeonatos, uma Taça de Portugal, duas Supertaças e uma Liga Europa; perante tantas vitórias, fica a dúvida: o que lhe faltará ganhar no Dragão? Depois de ter parado alguns segundos para pensar, a resposta saiu de repelão: "A Champions. Falta-me ganhar a Champions... É o único título que me falta. Espero vencê-la no FC Porto e já na próxima época. Acredito que é possível, até porque temos muitos jogadores de grande qualidade". Depois das respostas, James partiu de férias para a Colômbia, para umas semanas "tranquilas" e passadas na companhia da "família". "Mas, antes ainda vou disputar dois jogos pela seleção", recordou. 

A importância do dia mais "louco" da carreira

Vítor Pereira escolheu a derrota com a Académica, para a Taça de Portugal, como o momento mais importante da época, mas James tem uma opinião diferente. "Para mim, foi a vitória na Luz. Foi um jogo fundamental e em que conseguimos passar para a frente. Ganhámos vantagem na luta pelo título e deixámos o nosso adversário ainda mais pressionado". Esse clássico foi especial também para James. "Foi um dia atípico, louco, que acabou muito bem. Viajei durante quase 15 horas, cheguei no dia da partida a Lisboa, por volta das oito da manhã, e depois dormi até às duas da tarde. Acordei para comer qualquer coisa, antes de dormir outra vez até às 18h. Foi desta forma que consegui recuperar rapidamente e, de noite, quando fui chamado para o jogo, sentia-me muito bem e fiz uma grande exibição", contou o colombiano com um sorriso rasgado. 

A diferença está na "mentalidade vencedora"

Apesar do título ter ficado comprometido depois da derrota com o Gil Vicente, a verdade é que o FC Porto voltou a chegar ao final em primeiro. James considera que a principal diferença para os rivais está na "mentalidade vencedora" que está enraizada no clube. "Apesar de termos conquistado muitos títulos nos últimos anos, no FC Porto queremos ganhar sempre mais. Este clube tem uma mentalidade de vitória que é muito forte. Acredito que é aqui que está a diferença", explicou, acrescentando ainda que o trabalho de Vítor Pereira foi "complicado", tendo em conta a pesada herança. "Era difícil agarrar uma equipa que já ganhou tudo. Mas o Vítor Pereira fez um bom trabalho e o título também se deve a ele. Foi fundamental", elogiou. 

in "ojogo.pt"