sexta-feira, 30 de agosto de 2013

FERNANDO "Não há equipas fracas na Champions"

O médio do FC Porto reagiu esta sexta-feira ao sorteio da Liga dos Campeões defendendo a ideia de que os adversários permitem perspetivar o apuramento.
Fernando usou a rede social Facebook para comentar o sorteio da Liga dos Campeões, realizado na quinta-feira, que colocou o FC Porto no grupo G juntamente com Zenit, Atlético de Madrid e Áustria de Viena.

"Achei que foi um sorteio bom. É claro que na Liga dos Campeões nunca existem equipas fracas... Sabemos que temos totais condições de passar essa fase, o nosso principal objetivo na competição. Não vai ser facil, mas vamos fazer o melhor para uma excelente campanha e conseguir o apuramento", escreveu.

in "ojogo.pt"

Atsu será emprestado ao Vitesse

O ganês trocará o FC Porto pelo Chelsea, mas nem sequer vestirá a camisola dos "blues" seguindo de imediato para o campeonato da Holanda.
A estação de televisão britânica Sky Sports avança o nome do Vitesse como o destino de Atsu. O ganês troca o FC Porto, assina contrato com o Chelsea de José Mourinho, mas segue de imediato para o clube holandês no qual jogará a título de empréstimo.

Na mesma notícia, o canal televisivo adianta que o FC Porto receberá quatro milhões de euros que é aguardado ainda este sexta-feira em Londres.

in "ojogo.pt"

Paulo Fonseca: «Estamos otimistas na Liga dos Campeões»

Treinador portista reconhece que «todos os adversários estão fortes»

 Atlético Madrid, Zenit e Áustria Viena são os adversários do FC Porto na Liga dos Campeões. Paulo Fonseca já tinha dito que estava satisfeito por começar a jornada europeia com uma deslocação a Viena, cidade onde o FC Porto se sagrou campeão europeu em 1987, mas já não ficou tão agradado com os adversários sorteados.

«Com o calendário fiquei satisfeito. Em relação às equipas, a escolha era pouca, todas elas estão fortes, mas estamos otimistas na Liga dos Campeões como nas outras competições em que estamos inseridos», garantiu Paulo Fonseca esta sexta-feira. 

Paulo Fonseca e o mercado: «Estou tranquilo»

Treinador portista confiante na manutenção de jogadores-chave e na redução do grupo de trabalho

 A quatro dias do fecho do mercado, Paulo Fonseca garante que está tranquilo e confiante que não perderá alguns dos nomes sonantes do plantel portista, que têm sido apontados a outros clubes.

«Encaro isto com tranquilidade. O mercado fecha segunda-feira e há situações que vão ficar mais esclarecidas, mas estou confiante na permanência de jogadores que tanto se tem falado que vão sair. Há sinais que indicam que o que eu pressinto vai acontecer», disse o técnico. Um dos nomes muito falados é Jackson Martinez, mas a renovação do avançado colombiano até já está em curso. Fernando também tem sido apontado a outros clubes, assim como Mangala, mas Paulo Fonseca não quer avançar com nomes.

O treinador garantiu ainda que «é profundamente falso que Izmailov tenha sido oferecido ao V. Guimarães», como foi avançado pela imprensa esta sexta-feira, não adiantando, contudo se conta com o jogador no futuro. «Essas questões estão todas a ser tratadas com grande atenção. Na segunda-feira, quando fechar o mercado, saberão quais os jogadores que vão ficar e quais os que vão sair».

Paulo Fonseca, que tinha afirmado no início da época, que teria que encurtar o plantel, não revela mais detalhes sobre possíveis saída e diz apenas: «Era importante reduzirmos o grupo de trabalho, mas penso que vai ser conseguido».

O treinador falou ainda sobre Marko Pavlovski, internacional sub-19 e campeão europeu deste escalão pela Sérvia, que está a caminho do F.C. Porto. «É um jovem jogador de grande valor, no qual o FC Porto deposita grandes esperanças, mas não será a breve prazo um jogador para equipa A».

«Ele pode desempenhar funções de ala e de 10, mas penso que a função 10 é a que ele desempenha melhor», explicou Paulo Fonseca. 

Paulo Fonseca: «Dérbi não tem tanta importância nesta altura»

Treinador do FC Porto diz que só no final da temporada poderá pesar este jogo

  Quando o FC Porto entrar em campo frente ao Paços Ferreira, no domingo, já saberá o resultado do dérbi Sporting-Benfica, mas Paulo Fonseca desvaloriza a importância desse jogo nesta altura do campeonato.

«O que espero é que o Porto ganhe. O que se passa com as outras equipas não me preocupa minimamente nesta fase», começou por dizer o técnico portista.


Questionado sobre se este jogo poderá vir a pesar no resultado do campeonato, Paulo Fonseca frisou: «É muito cedo». «Essa importância pode ser grande com o aproximar do fim do campeonato, mas nesta altura não tem tanta importância o dérbi lisboeta».

Paulo Fonseca: «Jogo com P. Ferreira é especial»


Treinador portista fala da ligação sentimental, mas quer a vitória e não espera facilidades

 Paulo Fonseca, agora ao comando do FC Porto, defronta pela primeira vez o Paços de Ferreira, desde que saiu da equipa. O técnico portista admite que será um jogo especial, mas adivinha dificuldades.

«Do ponto de vista sentimental, é um jogo especial. É um passado que me orgulha imenso. Estão daquele lado pessoas que muito marcaram a minha vida, mas, independentemente de ser o Paços ou outro adversário qualquer, nós queremos sempre vencer. E o facto de eu estar sentimentalmente ligado ao Paços de Ferreira, não significa nada na altura de lutar pelos três pontos», garantiu o treinador na conferência de imprensa de antevisão do jogo.

«As deslocações a Paços de Ferreira são tradicionalmente difíceis, mesmo o jogo sendo desta vez em Felgueiras, acredito que teremos o mesmo tipo de dificuldades que teríamos na Mata Real», afirmou. «O Paços é uma boa equipa, que neste momento ainda não conseguiu qualquer vitória, mas os resultados não traduzem o que a equipa vem produzindo. Vi todos os jogos e vi que tem sido uma equipa infeliz, que tem assumido o jogo, que defrontou grandes equipas, mas que deixou uma imagem positiva nos encontros que fez».

E deixou um aviso: «Não nos podemos deixar levar só pelos resultados, mas temos que ver o que a equipa fez e a forma como jogou, principalmente pelo Zenit. A equipas do Paços de Ferreira são sempre equipas agressivas, muito solidárias, e não há dúvida que o Vítor acrescenta qualidade à equipa».

Questionado sobre a comparação entre a equipa pacense desta época em relação àquela que comandou na temporada passada, Paulo Fonseca afirma que «obrigatoriamente tem diferenças». «No ano passado estava eu, este ano está o Costinha e temos ideias diferentes sobre o jogo. O Paços continua a ser uma grande equipa. Tenho um grande conhecimento sobre os jogadores que ficaram, mas eles também têm um grande conhecimento das minhas ideias», frisou.

 

Paulo Fonseca: «Sorteio foi favorável ao FC Porto»

Treinador diz que começo em Viena é um «bom prenúncio»

 O treinador Paulo Fonseca considerou que o sorteio da Liga dos Campeões, que ditou como adversários dos dragões no grupo G o Atlético Madrid, o Zenit e o Áustria Viena, foi «favorável ao FC Porto».
«É importante ter dois jogos seguidos em casa, à segunda e terceira jornada, bem como ter o primeiro jogo em Viena, frente ao Áustria», disse Paulo Fonseca, para quem a principal arma do FC Porto na Liga dos Campeões «vai ser a ambição».
Sabedor de que os adeptos do FC Porto «depositam grandes esperanças no percurso da equipa nesta edição da Liga dos Campeões», Paulo Fonseca quer «passar a primeira fase de grupos, independentemente dos adversários» que saíram em sorte.
Paulo Fonseca evoca mesmo a deslocação a Viena, no pontapé de saída portista na prova, como um «bom prenúncio», em função das «grandes recordações» que os adeptos portistas guardam dessa cidade, onde o FC Porto se sagrou campeão europeu em 1987.

in "maisfutebol.iol.pt"

 

Liverpool na corrida por Abdoulaye

A poucos dias do fecho do mercado na maioria dos países europeus, intensifica-se o interesse no defesa-central Abdoulaye, que pertence aos quadros do FC Porto mas que deve ser dispensado por Paulo Fonseca.

Depois dos franceses do Nice, do Southampton e do Aston Villa, é a agora a vez do Liverpool poder avançar para a contratação do internacional senegalês, que está vinculado aos dragões até 2016 e tem uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros. 

in "abola.pt"

Sem propostas por Mangala

Mangala andou nas bocas do Mundo durante o dia de ontem. Tudo porque o conceituado jornal francês “L’Équipe” noticiou o iminente avanço doManchester City, de Inglaterra, pelo defesa-central. De acordo com o que Record apurou, até ao momento não chegou qualquer proposta ao FC Porto tendo em vista a transferência do francês, de 22 anos, quer do Manchester City quer de outro emblema.

A notícia avançada por aquela publicação dava conta de que o clube de Manuel Pellegrini estaria “disposto a pagar os 45 milhões de euros da cláusula de rescisão”... que, na verdade, está estipulada nos 50 milhões de euros. De acordo com o que apurámos, este é de facto o único valor segundo o qual a SAD azul e branca está disposta, até porque seria obrigada a libertar Mangala no imediato.

À margem desta questão, e apesar de estar a recuperar de uma distensão muscular na face posterior da coxa esquerda, o central voltou a ser convocado para a principal seleção francesa. Steven Defour também foi convocado para Bélgica, tal como Jackson e Quintero para a Colômbia.

in "record.pt"

Metade do passe de Sereno fica na Invicta

Terminou a indefinição em torno do dossiê Sereno. O central alentejano, de 28 anos, desvinculou-se ontem do FC Porto e segue agora para a Turquia, onde vai jogar no Kayserispor.

O internacional português colocou assim um ponto final na sua ligação aos dragões, que durava desde 2010, altura em que foi contratado a custo zero depois de uma temporada ao serviço do Valladolid, de Espanha. Com o contrato a terminar no final desta temporada, as partes decidiram rescindir, mantendo-se o FC Porto proprietário de 50 por cento do seu passe. Sereno parte assim para a sua quarta incursão no estrangeiro, depois de já ter alinhado pelo Valladolid, de Espanha, em duas épocas distintas e ter cumprido um ano de empréstimo no Colónia, da Alemanha.

Entretanto, continuam por resolver os casos de outros excedentários doFC Porto, como são Ventura, Djalma e Kléber. Integrado no plantel principal, mas alvo do interesse de vários emblemas estrangeiros, nomeadamente o Génova, de Itália, Iturbe também aguarda por uma decisão sobre o seu futuro. Para já, o argentino continua no Olival, onde ontem voltou a trabalhar juntamente com os restantes companheiros. O técnico PauloFonseca contou com um total de 26 jogadores sob as suas ordens, lote do qual ficaram excluídos Mangala, lesionado, e Kadú, que se treinou com a equipa B. Às 12.30 de hoje Paulo Fonseca faz a antevisão à partida com o P. Ferreira, de domingo.

in "record.pt"

Pavlovski de futuro

O contingente sérvio em Portugal ganha mais um elemento através do FC Porto, depois do Benfica ter investido em grande escala neste defeso em jogadores daquela nacionalidade. Marko Pavlovski, médio de 19 anos, vai chegar ao Dragão por empréstimo do OFK Belgrado, clube da principal liga sérvia que na última temporada terminou a prova na 6.ª posição.

O FC Porto contrata assim uma das principais figuras da seleção sérvia de Sub-19 que recentemente se sagrou campeã europeia do seu escalão sob o comando técnico de Drulovic. O novo dragão foi, de resto, o capitão dessa equipa, liderando assim das mais promissoras gerações do seu país.

Pavlovski foi contratado agora mas tem os olhos postos no futuro. O médio chega cedido temporariamente pelo OFK Belgrado, emblema com o qual a SAD azul e branca já estipulou uma opção de compra a ser acionada até ao final da temporada. O jovem vai ter no FC Porto B o seu principal palco competitivo, mas estará sempre próximo do plantel principal e sob a supervisão atenta de Paulo Fonseca.

Ainda antes de deixar o seu país, o jogador deu mostras da felicidade que o invade pela mudança para a Invicta. “O FC Porto dispensa palavras. É um grande clube da Europa e principalmente um dos melhores para os jovens jogadores evoluírem e projetarem-se. Não vou sequer mudar as minhas cores [o seu anterior clube também equipa de azul e branco]. Espero levar longe o nome do OFK Belgrado e da Sérvia”, disse o médio, citado pela imprensa sérvia.

Certificado

Pavlovski é, por agora, um mero desconhecido para a alta-roda do futebol europeu, mas terá capacidade para lá chegar. Quem o garantiu foi o próprio Drulovic, em conversa comRecord. “É um médio de ataque puro. Um verdadeiro número 10. Tem habilidade suficiente para jogar como médio-ala ou como número 8, mas, para mim, é um médio criativo. Foi nessa posição que o utilizei no Europeu de Sub-19”, afirmou o selecionador sérvio da categoria, dando azo à confiança que deposita no futuro do jogador: “Estamos a falar de um talento de 19 anos, que promete muito. É jovem e, portanto, tem muito para aprender, mas a qualidade está lá.”

in "record.pt"

“Vamos entrar confiantes e com a cabeça limpa”


Tiago Rocha e Ricardo Moreira perspectivaram, na superflash de quinta-feira, os encontros do torneio de qualificação para a EHF Champions League que vão decorrer no próximo fim-de-semana. Os jogadores estão confiantes que, após alguns anos de insucessos, será desta que o FC Porto atinge a fase de grupos da competição, contando para isso com o apoio dos adeptos portistas.

Ricardo Moreira
“Apesar de ainda não sabermos muita coisa ao certo sobre o Elverum, por causa das mudanças de jogadores, sabemos que é uma equipa tipicamente nórdica, que tem bons extremos, que é rápida e que nos pode causar dificuldades, mas creio que vamos fazer valer as nossas armas. O facto de andarmos a falhar este apuramento há alguns anos faz-nos ver as coisas em duas perspectivas: a primeira é que pode criar stress e deixar-nos tristes por ainda não termos conseguido chegar à fase de grupos; a segunda é a de acreditar que a experiência acumulada destes momentos vale para algo, que vamos entrar confiantes e com a cabeça bem limpa e que, desta vez, vamos conseguir alcançar esse objectivo”.
“Para isso contamos com o público afecto ao FC Porto, que tem feito sempre a diferença. Ao longo dos últimos anos, não houve nenhum ano em que não conseguíssemos ter conquistas neste pavilhão. Em cinco anos de Dragão Caixa, conseguimos cinco campeonatos – é a maior prova que há conquistas partilhadas entre o FC Porto e o público. Estou convicto que mais conquistas virão e esta passagem será uma delas”.

Tiago Rocha
“É especial voltar a este tipo de jogos; estamos com os nossos adeptos e espero que consigamos o nosso principal objectivo, que é a qualificação para a fase de grupos da EHF. Sabemos que o nosso adversário joga com transições rápidas, que recupera rápido e bem; não há nenhum jogador de renome internacional mas é uma boa equipa, bem estruturada. De nossa parte, temos de formar a defesa rapidamente e aproveitar o nosso contra-ataque. Estamos preparados para contrariar as armas deles”.

Calendário:
Sábado, 31 de Agosto
14h FC Porto Vitalis / Elverum
16h30 HCM Constanta / HV Volendam
Domingo, 1 de Setembro
14h FINAL
16h30 3º / 4º classificados


in "fcp.pt"

"Vamos procurar impor o nosso jogo"


Depois do nulo na recepção ao Penafiel, que colocou um ponto final numa série de três triunfos consecutivos, Luís Castro já perspectiva a viagem do FC Porto B à Vila das Aves, onde os azuis e brancos pretendem retomar o caminho das vitórias na Segunda Liga.

"A perda de pontos não foi só demérito nosso, mas também mérito do nosso adversário. Foi um jogo complicado frente a uma equipa que nos criou grandes dificuldades, mas creio que fomos competentes, ainda que não tão eficazes como nos jogos anteriores. De qualquer forma, é um empate que não nos desvia do caminho vitorioso que queremos traçar", começa por afirmar o técnico portista, que antevê uma história diferente este fim-de-semana.

"Acho que será um jogo aberto, entre duas equipas competentes que vão querer ganhar. São duas equipas que praticam bom futebol pelo que tenho a certeza que será um bom espectáculo. Queremos dar seguimento às boas indicações que temos dado e fazer um jogo de acordo com os nossos princípios e com a nossa identidade. Não basta ser-se competente, é preciso ter-se uma identidade própria", sublinha Luís Castro, que dá o mote para o regresso às vitórias.

"Temos de estar concentrados pois podemos ser surpreendidos se permitirmos que o Aves imponha uma dinâmica forte. Por vezes, os adversários obrigam-nos a sair do nosso caminho habitual, mas vamos procurar impor o nosso jogo respeitando sempre o nosso opositor, como é apanágio do FC Porto", concluiu o treinador da equipa B dos Dragões.

O jogo entre o Aves e o FC Porto B, referente à 5.ª jornada da Segunda Liga, está marcado para este sábado, às 16h, no Estádio do Aves.


in "fcp.pt"

"Temos muita margem de progressão"


Depois de três vitórias consecutivas nas primeiras três jornadas da primeira fase do Campeonato Nacional de Juniores, Nuno Capucho, técnico da equipa de Sub19 do FC Porto, fez esta quinta-feira a antevisão da partida de sábado, com a Oliveirense. O treinador quer alcançar a quarta vitória em quatro jogos e manter a liderança isolada na competição.

Na conferência de imprensa antes do jogo com a Oliveirense, Nuno Capucho começou por defender a ideia do trabalho de equipa como o caminho para o sucesso: "O importante é o colectivo, é a partir dele que todas as capacidades individuais sobressaem com mais facilidade. Se a equipa não estiver organizada, solidária com bola ou sem bola, ficará sempre aquém das expectativas em termos de qualidade", referiu. "Temos muita margem de progressão e podemos fazer muito melhor a nível de pressão e entendimento de jogo. Com bola e sem bola, sabemos que temos a capacidade de fazer coisas bonitas", revelou.

A partida com a Oliveirense disputa-se no sábado, às 17h, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia. O regresso a "casa" é visto como uma boa oportunidade para potenciar ainda mais os jovens jogadores da equipa Sub19: "Esta equipa está em fase de crescimento e aprendizagem, pelo que todos os jogos são bons. Sabemos que a Oliveirense nos vai criar dificuldades e o que desejo é que possamos fazer um bom jogo, que os nossos jogadores se divirtam e que mostrem paixão e alegria".

in "fcp.pt"

Jackson e Quintero chamados à selecção

Portistas convocados para duplo compromisso diante de Equador e Uruguai.

Jackson Martinez e Juan Fernando Quintero integram a convocatória da selecção da Colômbia para os jogos frente a Equador e Uruguai, a contar para o apuramento para o Mundial 2014.

Para além dos jogadores azuis e brancos, Jose Pekkerman chamou ainda James Rodríguez e Falcao (Mónaco) e Freddy Guarín (Inter de Milão). 

Os colombianos defrontam o Equador, a 6 de Setembro e, dez dias, depois medem forças com o Uruguai de Maxi Pereira e Fucile.

A Colômbia é a segunda classificada no grupo de qualificação sul-americana, somando 23 pontos, menos três que a líder Argentina.

Lista de convocados da Colômbia


Guarda-redes: David Ospina, Farid Mondragón, Camilo Vargas.
Defesas: Mario Yepes, Luis Amaranto Perea, Aquivaldo Mosquera, Carlos Valdés, Cristian Zapata, Camilo Zúñiga, Pablo Armero e Stefan Medina.
Médios: Abel Aguilar, Carlos Sánchez, Alex Mejía, Freddy Guarín, Elkin Soto, Aldo Ramírez, Juan Guillermo Cuadrado, Macnelly Torres, Juan Fernando Quintero e James Rodríguez.
Avançados: Jackson Martínez, Luis Fernando Muriel, Falcao, Teófilo Gutiérrez e Carlos Bacca.


in "rr.pt"

Hugo Leal "FC Porto é o claro favorito a passar o grupo"

Antigo jogador dos dragões e do Atlético de Madrid aposta nos dois clubes como os prováveis apurados para os oitavos de final da Liga

Hugo Leal, ex-jogador de FC Porto e Atlético de Madrid, considera ambos os clubes como os mais capazes de seguirem em frente na fase de grupos da Liga dos Campeões.

O ex-médio sustenta, em declarações a Bola Branca, que o "FC Porto é o claro candidato e favorito a passar esta fase", mas adianta que é preciso "ter em conta o facto do Atlético de Madrid estar a competir a um nível altíssimo".

Tendo como exemplo o desempenho dos "colchoneros" diante do Barcelona, para a Supertaça de Espanha e apesar da derrota, Hugo Leal alerta que os madrilenos apresentam uma "equipa muito agressiva".

"À semelhança do seu treinador. Será por isso o adversário mais complicado", prossegue.

Analisando mais promenorizadamente a equipa espanhola, o antigo alerta para a força do "colectivo".

"São onze elementos, como poucos, que tudo fazem para ganhar", perfila Hugo Leal, chamando ainda a atenção para o "contra-ataque" do grupo de Diego Simeone, que "cria sempre ocasiões e é muito perigosa".  

in "rr.pt"

Paulo Fonseca: “É um grupo difícil mas temos as nossas ambições”

 
O sorteio da UEFA Champions League 2013/14 realizado hoje colocou Atlético de Madrid, Zenit São Petersburgo e Áustria Viena no caminho europeu do FC Porto. Em reacção ao que ditou o sorteio, Paulo Fonseca espera dificuldades mas sublinha a habitual ambição portista em relação a esta competição.

“É um grupo difícil mas nós temos as nossas próprias ambições, que começam por ultrapassar esta fase. Sabemos que na UEFA Champions League não existem adversários nem jogos fáceis, mas queremos sempre vencer independentemente dos opositores que tenhamos pela frente. Estamos muito motivados para esta prova”, começou por afirmar o técnico do tricampeão nacional.

Quis o destino que o jogo inaugural do FC Porto nesta edição da UEFA Champions League seja em Viena, a capital austríaca que faz os portistas voltarem atrás no tempo, mais precisamente até 27 de Maio de 1987, data em que o FC Porto conquistou a Taça dos Campeões Europeus após um triunfo épico sobre o todo-poderoso Bayern Munique. Paulo Fonseca acredita que este pode ser um bom prenúncio.

“Espero que o sucesso dessa noite se volte a repetir. É importante começarmos em Viena, uma cidade que significa muito para os adeptos dos FC Porto. Depois vamos fazer dois jogos seguidos em casa, algo que queremos aproveitar em nosso benefício, procurando fazer o maior número de pontos possível na primeira volta desta fase. Creio que o sorteio e até mesmo o calendário nos foram favoráveis”, considera o treinador dos Dragões.

No momento de perspectivar a próxima campanha europeia do clube, Paulo Fonseca também deixou uma palavra aos adeptos do FC Porto. “Sabemos que os adeptos depositam grandes esperanças em nós e queremos retribuir essa confiança com vitórias, porque são as vitórias que motivam os adeptos. Queremos continuar a tê-los do nosso lado pois o apoio incondicional que nos dão é muito importante para nós”.

in "fcp.pt"