quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Souza: «Não podia ter melhor estreia»


Souza, jogador do F.C. Porto, que se estreou nas competições europeias, ao entrar durante o jogo na Bélgica com o Genk, acabando por fazer o segundo golo num grande tiro de fora da área:


«Não podia ser melhor estreia, nem para mim nem para a equipa. O 3-0 dá um grande conforto e vai permitir-nos gerir melhor o jogo da segunda-mão em casa. Por isso vamos poder concentrar-nos na liga portuguesa. Sempre esperei entrar bem na equipa, isso aconteceu, consegui fazer um golo e agradeço a oportunidade ao treinador. Quero dedicar o golo ao Hulk.»

in "maisfutebol.iol.pt"

Villas Boas: «Otamendi é um jogador importante»

André Villas Boas confirmou o interesse do F.C. Porto em Otamendi e mostrou confiança no sucesso das negociações. «O Otamendi é um jogador importante, interessa a grandes equipas europeias, mas quando o F.C. Porto se meter no negócio Otamendi, acho que terá sucesso», disse, mostrando grande optimismo.

«Se o F.C. Porto tivesse entrado na luta, o Salvio estaria o F.C. Porto»

Mudando a mira para o jogo o Genk, o treinador aproveitou para dedicar a vitória na Bélgica a Hulk, que

viajou para o Brasil devido ao falecimento de uma sobrinha. «É uma situação bastante triste e tocou-nos a todos de modo particular. Queríamos ganhar para lhe dedicar a vitória. O nosso abraço vai para ele.»

Sobre a vitória, e apesar de ter sido uma vitória expressiva, Villas Boas deixou algumas críticas à equipa. «É um resultado expressivo, mas não é um resultado tranquilo. É um facto que o nosso guarda-redes fez uma exibição excelente, que impediu o golo do Genk. Poderíamos ter controlado o jogo de outra forma», disse.

Acho que depois do 1-0, na procura do segundo golo, fomos pouco cautelosos. Expusemo-nos em demasia e foi nas nossas falhas defensivas que o Genk apareceu frente ao golo. Com o decorrer do jogo, os jogadores foram comunicando, foram melhorando e conseguiram manter a disciplina que permitiu o 3-0.»

in "maisfutebol.iol.pt"

Ukra: «Mais tranquilos para o jogo em casa»

Com a indisponibilidade de Hulk, Ukra foi a novidade na equipa portista diante do Genk. No final do encontro, o jovem extremo disse não ter acusado o peso da inesperada titularidade.

"Senti-me bem, que era o mais importante", afirmou Ukra, que também demonstrou satisfação com o confortável triunfo dos dragões. "Com esta vitória estamos mais tranquilos para o jogo em casa".

Ukra, por outro lado, dirigiu palavras de solidariedade ao companheiro Hulk, que teve de viajar para o Brasil devido ao falecimento de um familiar. "Dedicamos à vitória ao Hulk e dizer que estamos com ele", observou.

in "record.pt"

Villas-Boas: «Helton fez uma exibição excelente»

O treinador do FC Porto, André Villas-Boas, admitiu, após a vitória folgada (3-0) no terreno do Genk, que o guarda-redes Helton fez uma "exibição excelente", evitando o golo adversário. O técnico portista aproveitou para dedicar a vitória a Hulk, que esteve ausente devido à morte de um familiar.

"É verdade que o nosso guarda-redes fez uma exibição excelente", admitiu Villas-Boas, acrescentando que os seus jogadores deveriam ter gerido o jogo de uma forma mais cautelosa.

"Poderíamos ter controlado o jogo de outra forma. Fomos pouco cautelosos na procura do segundo golo, e foi devido às nossas perdas infantis que o Genk conseguiu chegar com perigo à nossa baliza", frisou o treinador portista

Villas-Boas aproveitou ainda para dedicar a vitória folgada a Hulk, referindo que o jogador "decidirá o momento para regressar, quando se sentir confortável".

in "record.pt"

F.C. Porto a um passo da Liga Europa após vencer Genk por 3-0

O FC Porto deu hoje um passo de gigante em direção à fase de grupos da Liga Europa de futebol, ao derrotar o Genk, por 3-0, na Bélgica, com golos sul-americanos de Falcao, Souza e Belluschi.

O colombiano Falcao colocou o FC Porto em vantagem na transformação de uma grande penalidade muito contestada, aos 29 minutos, que foi dilatada pelo brasileiro Souza (82) e pelo argentino Belluschi (90), com dois grandes golos.

Os portistas, órfãos do brasileiro Hulk, dispensado à última da hora por razões familiares, estrearam-se na Liga Europa -- sete anos após o triunfo na final da Taça UEFA, em Sevilha -- com uma exibição pálida, mas segura, que lhes valeu o primeiro triunfo de sempre na Bélgica em jogos oficiais.

O FC Porto assumiu o controlo do jogo desde o primeiro minuto, em parte consentido pelo Genk, apostado mais em tapar os caminhos para a sua baliza do que em possuir a bola, mas sem criar situações de perigo.

Belluschi, aos 07 minutos, a passe de Varela, rematou por cima, Falcao, aos 12, finalizou uma excelente jogada individual contra Eric Matoukou e João Moutinho, na recarga, voltou a acertar no central.

O Genk, com as "setas" Vossen e Barda apontadas à baliza de Helton, explorando os lançamentos para as costas da defesa dos "dragões", evidenciou grandes preocupações defensivas, defendendo, quase sempre, atrás da linha da bola.

O FC Porto chegou à vantagem na transformação de uma grande penalidade por Falcao, aos 29 minutos, após o árbitro italiano Luca Banti ter entendido que Torben Joneleit, num ombro a ombro com o colombiano, cometeu falta.

A formação belga provocou um calafrio à defesa do FC Porto na resposta pronta ao golo sofrido, muito contestado pelos adeptos belgas, mas o remate de Vossen, foi desviado por Sapunaru em cima da linha de baliza.

O intervalo do encontro chegou com uma "trivela" de Ukra à figura do guarda-redes Courtois, de apenas 18 anos, que já tinha mostrado serviço minutos antes a um remate de Falcao, aos 43, a passe de Varela.

O Genk entrou na segunda parte com uma atitude mais ofensiva e apostado em anular a vantagem do FC Porto e, já com Marvim Ogunjimi no lugar de Jelle Vossen, criou uma série de lances flagrantes de golo.

Barda, aos 55 minutos, explorou uma falha de Maicon e rematou fraco à figura de Helton, e aos 55 foi Ogunjimi a falhar o remate na área portista, novamente após falha defensiva. Aos 56, foi a vez de Helton negar o golo a Barda.

Aos 66 minutos o Genk ficou reduzido a 10 elementos por expulsão de Eric Matoukou, por entrada dura a João Moutinho, e a missão do FC Porto ficou facilitada, apesar do atrevimento dos belgas.

Falcao, na transformação de um livre aos 68 minutos e num lance aos 77, esteve perto de aumentar a vantagem do FC Porto, desígnio que viria a ser conseguido por Souza, aos 82, através de um potente remate em posição frontal.

Os belgas nunca baixaram os braços e criaram várias situações de perigo para a baliza dos portistas, nomeadamente por David Hubert, aos 87 minutos, e por Daniel Tözser, a que Helton correspondeu com uma grande defesa.

Já sobre o apito final do encontro, o FC Porto gorou dilatar a vantagem para 3-0 por Belluschi, aos 90 minutos, através de um remate forte e colocado, na sequência de um passe do regressado à competição Ruben Micael.

in "jn.pt"

Genk-F.C. Porto, 0-3 (crónica)

Uma sucessão feliz de erros que não tiveram nada a ver com ele permitiram ao F.C. Porto arrancar uma vitória preciosa na Bélgica. Primeiro o árbitro Luca Baldi, de Itália, assinalou (mal) um penalty por falta inexistente sobre Falcao, mais tarde Matoukou teve uma entrada duríssima sobre João Moutinho e foi expulso.

O F.C. Porto aproveitou as ofertas que lhe caíram do céu e garantiu a primeira vitória em solo belga. Mais do que isso, aliás, garantiu uma vantagem brilhante para a segunda-mão do play-off de acesso à fase de grupos. Um desastre parece curto para afastar os azuis e brancos da próxima fase da prova que assumiram querer ganhar.

O Genk, de resto, raramente mostrou poder constituir-se verdadeiramente como um obstáculo. Mesmo jogando fora de casa, o F.C. Porto assumiu maior posse de bola e teve quase sempre o domínio do jogo. A primeira parte foi toda dele e valeu-lhe uma série de ocasiões de perigo, perante uma equipa belga inofensiva.

Sem a presença de Hulk, e por arrasto sem a capacidade de mudar a velocidade do jogo que só o brasileiro tem, André Villas Boas apostou na irreverência de Ukra para criar situações de remate. Uma aposta bem conseguida: o jovem extremo encostou à direita, deu grande largura ao ataque e esteve repetidamente em jogo.

O F.C. Porto jogava pelas alas, criava situações de perigo e rematava com uma bonita cadência. O golo, porém, só surgiu num erro do árbitro: se há falta, é de Falcao sobre Joneleit. Certo é que o central belga caiu, o colombiano caiu por arrasto dentro da área e o árbitro assinalou falta. O mesmo Falcao marcou o penalty.

Uma expulsão que veio mesmo a calhar...

O golo tranquilizou os azuis e brancos, ao mesmo tempo que atrasou a reacção do Genk. Só na segunda parte, aliás, os belgas conseguiram reagir. Nessa altura, valeu Helton. O treinador do Genk substituiu o inoperante Vossel pelo jovem Ogunjimi e a equipa virou do avesso. Muito mais determinada, acutilante e profunda.

Nessa altura, Barda, Ogunjimi e Buffel ficaram perto do empate. Depois, e numa jogada inofensiva, Matoukou teve uma entrada muito dura ao pé de João Moutinho, uma entrada que só com muita felicidade não trouxe consequências para o médio portista, e foi expulso. Com menos um jogador, o Genk caiu aos trambolhões.

... e dois golaços para dar brilho à noite

F.C. Porto voltou então a assentar o jogo, Villas Boas trocou Varela e Ukra por Ruben Micael e Souza, a equipa trocou o 4x3x3 por um 4x2x3x1 bem mais conservador e recuperou o controlo do jogo. Teve mais posse de bola, manteve o adversário longe da baliza de Helton e nos minutos finais construiu um resultado brilhante.

Fê-lo aliás através de dois golaços: Souza encheu o pé de fora da área, num tiro ao ângulo indefensável, Belluschi entrou na área em simulações e atirou em arco também junto ao poste. Dois grandes golos, que valem praticamente a passagem à fase de grupos e dão brilho a uma vitória que chegou a parecer em risco

in "maisfutebol.iol.pt"

Liga Europa: Genk-F.C. Porto, 0-3 (ficha)

O F.C. Porto deslocou-se à Bélgica para bater o Genk, líder do campeonato daquele país, por 2-0, na primeira mão do «play-off» de acesso à fase de grupos da Liga Europa.

Sem Hulk, que foi dispensado devido à morte de um familiar, os azuis e brancos chegaram ao golo através de uma grande penalidade. Falcao sofreu a falta e apontou o 1-0, aos 29 minutos.

O encontro ficou ainda marcado pela expulsou de Matoukou, por uma falta duríssima sobre João Moutinho.

Com mais uma unidade, o F.C. Porto aumentou a vantagem para 3-0, num grande golo de Souza, aos 83. Belluschi ainda teve tempo para marcar o terceiro e os dragões regressam a Portugal com a eliminatória praticamente decidida.

in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto: Prediger emprestado ao Cruzeiro

Prediger tem finalmente clube. O médio argentino foi emprestado ao Cruzeiro de Belo Horizonte, onde vai reencontrar o compatriota Farias. A transferência já foi oficializada pelo clube brasileiro, que dá conta de um contrato de empréstimo com opção de compra de 50 por cento dos direitos económicos do jogador.

A cedência de Prediger ao clube brasileiro prolonga-se por um ano, sendo que se no final do Cruzeiro quiser pode adquirir 50 por cento dos direitos económicos do jogador por dois milhões de euros. Recorde-se que Prediger foi adquirido há um ano pelo F.C. Porto ao Colón por 3,7 milhões de euros.

Afastada fica a hipótese de se transferir para a Grécia. O Aris Salónica pretendia o argentino e a transferência chegou a ser dada como certa. Segundo contou ao Maisfutebol o irmão Ezequiel Prediger, o Aris falhou porém na apresentação de garantias financeiras e o F.C. Porto não permitiu o negócio».

Desta forma o médio avançou para o outro lado do Atlântico, onde conseguiu lugar no Cruzeiro. Volta a deixar Portugal sem ainda se ter estreado na liga nacional: Prediger realizou apenas 239 minutos oficiais no futebol português, divididos entre dois jogos na Taça da Liga e um jogo na Taça de Portugal.

O trinco só esteve, de resto, seis meses no F.C. Porto. Em Janeiro, na reabertura do mercado, foi emprestado ao Boca Juniors, onde também não foi feliz. Esta quinta-feira foi oficializado no Cruzeiroao lado de Pablo, outro médio defensivo, que os mineiros asseguraram em Espanha, junto do Saragoça, também por empréstimo.

in "maisfutebol.iol.pt

Hulk não defronta o Genk devido a falecimento de sobrinha

O avançado Hulk não joga esta quinta-feira, na Bélgica, frente ao Genk, em partida da primeira-mão do play-off de acesso à Liga Europa.

O avançado foi informado do falecimento de uma sobrinha, pelo que já deixou a concentração da equipa e viaja nas próximas horas para a terra natal, em Paraíba.

O funeral da menina, filha de uma das irmãs de Hulk, realiza-se esta sexta-feira. A família espera pela chegada do jogador do F.C. Porto ao Brasil para o último adeus à criança.

A informação da ausência de Hulk do jogo desta noite foi confirmada ao Maisfutebol por fonte portista, que adiantou que o jogador deixou de ser opção para o treinador André Villas-Boas.

Refira-se que o treinador levou dezanove jogadores para a Bélgica, pelo que continua a ter elementos suficientes para completar a lista de jogo.

Na lista de jogadores não seguiu, porém, Rodriguez, que ficou de fora dos convocados devido a problemas físicos. Por isso, Walter pode estrear-se, havendo também a opção pelo jovem Ukra

in "maisfutebol.iol.pt"

Otamendi: «Temos de conversar mais», diz Vélez

Nicolas Otamendi é o alvo escolhido por André Villas-Boas para ocupar a vaga deixada por Bruno Alves na defesa dos dragões. O F.C Porto está na Argentina a negociar o passe do internacional e os responsáveis do Vélez Sarsfeld, em conversa com o Maisfutebol, reconhecem a possibilidade de o futebolista se mudar para o Dragão.


Representantes portistas ouviram esta quarta-feira as pretensões do Vélez e há nova reunião agendada para esta quinta-feira, que será decisiva para definir o futuro do jogador. «Ainda não há nada. Falámos com um representante do Porto ontem e há possibilidades de o Otamendi ir para o F.C. Porto mas temos de conversar mais. Ainda não falámos concretamente em números, mas hoje vamos retomar as conversas e vamos decidir se vendemos ou não», atirou Fernando Raffaini, presidente do clube argentino.

in "maisfutebol.iol.pt"

Villas-Boas: "Voltaremos à Champions com o título nas mãos"

Ambição, agressividade, competência, concentração e atitude foram as máximas repetidas por André Villas-Boas durante o lançamento do jogo com o Genk. O técnico pisou e repisou a ideia do "compromisso com a vitória", afastando a tentação de traçar objectivos mínimos. Preferiu apontar para um resultado que faça jus ao prestígio e à história que o clube carrega nas competições europeias.



O que consideraria um bom resultado na Bélgica?

O nosso compromisso é sempre com a vitória, como todos sabem, e isso passa por ganhar os dois jogos. Obviamente que, no campo, os historiais e o prestígio contam pouco. Contará mais a atitude, a ambição e a forma como se encara cada jogo. Mas, estamos prontos e motivados para ganhar este e também o jogo da segunda mão. Vamos entrar num play-off de extrema importância, que nos abre a fase de grupos, e será o nosso primeiro desafio nesta competição. Teremos de jogar com grande agressividade mental e física; grande concentração e organização. Qualquer tipo de facilitismo não corresponderá, por isso, ao que temos vindo a fazer.

O objectivo passa por conquistar esta competição?

Sim, um clube como o FC Porto tem de encarar todas as competições dessa forma. O mais importante agora é jogar, porque, no campo, o historial não conta. Por isso digo que não podemos pensar em mais nada senão em ganhar.

Na Liga dos Campeões definia-se como objectivo mínimo chegar aos oitavos-de-final. Na Liga Europa está definido algum objectivo mínimo?

Objectivos mínimos não interessam a ninguém, o que interessa são os objectivos principais. Como respondi anteriormente, ganhar será o objectivo que definimos para todas as competições em que estamos inseridos.

Em equipa que ganha não se mexe ou haverá alterações?

Serão tomadas as decisões técnicas adequadas...

Sente o grupo desconfortável pelo facto de jogar esta competição e não a Liga dos Campeões?

Jogamos uma competição europeia que tem um prestígio valiosíssimo e nós temos de honrá-la. Da parte dos jogadores há, isso sim, motivação e o sentimento de que no próximo ano, com o título nas mãos, estaremos outra vez na Liga dos Campeões.

Para o actual treinador do FC Porto não será mais confortável começar pela Liga Europa, por uma questão de menor pressão?

Não me parece. A pressão é total e é maior quando se acredita na competência dos jogadores, e eu acredito neles, bem como na competência das pessoas que me rodeiam no clube e na equipa técnica.

O jogador e o treinador do Genk falaram muito em motivação num jogo que vale uma vida desportiva. Nessa perspectiva, como analisa o pedido de prémio extra que os jogadores fizeram para este jogo?

É uma forma de eles se motivarem. Nós temos a nossa forma, que é estarmos presentes aqui, com o símbolo do FC Porto ao peito. As motivações dos outros interessam-nos pouco.

Não teme que, com o avançar de uma competição longa, e com jogos a meio da semana, o FC Porto veja comprometido o seu objectivo principal, que é ser campeão?

Mau era se o FC Porto não estivesse habituado a jogar cinco competições por ano. Essa é uma questão que não faz sentido, tratando-se de jogadores de topo, com empenho e entrega sempre presentes.

Pergunta O JOGO


Não receia um certo excesso de confiança do FC Porto, quando se fala em tanto favoritismo e se sugere a ideia de facilidades?

Facilitismo só se for da vossa parte e da parte de alguns emissores de opinião. Da nossa parte, essa é a única coisa que não posso permitir e os jogadores também não. Pela forma como os vejo concentrados para o jogo, de certeza que esse termo não nos serve para podermos resolver esta eliminatória.

"O prestígio não joga"


Respondendo à Imprensa belga, dispensando o tradutor e num inglês escorreito por via das suas origens britânicas, André Villas-Boas elogiou o Genk.

Qual é o maior perigo para o FC Porto? Este jogo da Liga Europa contra o Genk, ou o facto de não estarem a jogar na Liga dos Campeões?

Grandes e pequenas equipas não se diferenciam dentro de campo pelo orçamento ou pelo prestígio. Se não enfrentarmos o jogo como devemos, com uma predisposição competitiva e agressiva, amanhã estaremos fora do estádio com um resultado negativo. Se formos agressivos e respeitarmos o Genk e mostrarmos qualidade, poderemos alcançar um bom resultado.

Que impressão teve desta equipa do Genk?

Muito boa. Marcaram muitos golos, mas não só: a organização e a coordenação entre os seus sectores pareceu-me boa; o equilíbrio entre os sectores também e este tipo de organização só é possível quando pessoas organizadas lideram o clube. Aliás, a forma como o Genk vem jogando reflecte o trabalho que Vercauteren tem desenvolvido.

Viu algum jogador que lhe tivesse causado boa impressão?

Sim, os dois avançados parecem-me muito bem coordenados, as movimentações são boas e as constantes mudanças de posições entre eles também. Depois há o De Bruyne. Há ainda todos os incentivos financeiros que lhes foram dados pela direcção. Todos esse detalhes são importantes.

in "ojogo.pt"

Otamendi preso por detalhes

À hora de fecho desta edição, Otamendi ainda não era jogador do FC Porto, mas o acordo para a transferência do jogador do Veléz Sarsfield para o Dragão poderá mesmo ter ficado concluído durante a noite. A reunião entre dirigentes do clube argentino e representantes do FC Porto prolongou-se pela madrugada portuguesa, noite em Buenos Aires e de acordo com o que foi possível perceber, as conversações estavam bem encaminhadas no sentido de um acordo que viabilize a transferência do jogador.

Ainda assim, as duas partes entraram para a reunião com objectivos distintos. O FC Porto, como O JOGO avançou ontem, propunha seis milhões de euros por 70 por cento do passe ou sete pela totalidade enquanto os argentinos pediam oito milhões e ainda uma percentagem na mais-valia realizada pelos portistas numa eventual venda. Uma diferença considerável, que, todavia, poderá ter sido ultrapassada durante a noite. Aliás, ainda antes da reunião, o presidente do Vélez, Fernando Raffaini afirmava estar esperançado de que as negociações chegassem "a bom porto", o que não deixa de ser indicativo da abertura por parte dos argentinos para atingir um consenso.

De resto, o próprio jogador afirmou-se entusiasmado com a possibilidade de rumar ao Dragão. "Se se concretizar o negócio, será algo de muito importante para a minha carreira", revelou em declarações a uma rádio argentina, apesar de ter confessado na mesma altura não saber em que pé estavam as negociações. "Não consegui falar com o meu representante. Com tantas idas e voltas deixo tudo nas mãos dele. Acredito que tudo se resolva em breve, mas se tiver de ficar no Vélez, não terei problemas." Tudo indica que o negócio possa ficar concluído hoje, permitindo ao FC Porto preencher a vaga deixada em aberto pela saída de Bruno Alves. A confirmar nas próximas horas.

Goiás decidiu não vender Tolói
 
O Goiás, que vive uma profunda crise política entre actuais e antigos dirigentes, decidiu em reunião do Conselho Deliberativo não vender Tolói durante este defeso. A resolução foi tomada por maioria, mas contraria a vontade do presidente Syd de Oliveira que estaria a negociar o central para o Palermo por três milhões de euros por metade do passe. Haile Pinheiro, responsável máximo pelo Conselho Deliberativo, explicou: "Como é que podemos vender o melhor jogador estando na zona de descida?", referiu. "Não recebemos nenhuma proposta oficial, apenas um papel. Se o FC Porto quiser contratar o Tolói futuramente terá que negociar directamente com o Goiás", frisou.
 
in "ojogo.pt"

Rolando: "Dou-me bem com Maicon"

Há um central a caminho do FC Porto, mas Rolando não vê motivos para tanta conversa à volta da defesa. Os números dão-lhe razão: em jogos oficiais, os portistas ainda não sofreram golos, naquele que pode ser visto como um atestado de competência ao sector. "Mesmo que tivéssemos sofrido, sei que a equipa é competente em todos os sectores. Falou-se muito dos centrais e dos laterais, mas sabemos da nossa qualidade. O facto de não sofrermos golos demonstra que estamos bem. Não é só a defesa, mas também o ataque, que tem ajudado muito", diz.

Desfeita a dupla com Bruno Alves, Rolando garante que o entendimento com Maicon é cada vez melhor. "Dou-me bem com o Maicon e a sintonia é boa, até porque já nos conhecemos e já trabalho com ele há mais de um ano".

A veia goleadora do Genk tem feito os cabeçalhos das secções desportivas dos jornais belgas. Onze golos em três jogos não é um detalhe irrelevante. Rolando não leu os cabeçalhos, mas sabe dessa parcela e não se mostra nada impressionado. "Onze golos? Não me causa impressão nenhuma. É muito, mas seria igual se tivessem marcado poucos. O mais importante é estarmos bem, porque temos equipa suficiente para parar o adversário". Em todo o caso, admite, o menor conhecimento que tem dos avançados do Genk, por comparação com os movimentos das estrelas que lhe eram familiares na Champions, pode tornar-se num problema-extra. "De certo modo, sim", concorda. "Mas, estando preparados, e trabalhando como equipa, como temos feito, não interessa o adversário. O importante é estar bem", remata.

in "ojogo.pt"

Salvio entre a Luz e o Dragão

O argentino Salvio está na origem de mais uma batalha que promete ser épica entre o Benfica e o FC Porto. O jogador chegou a ser dado como certo na Luz e até se esperava que o dia de ontem servisse para pouco mais do que formalizar o empréstimo anunciado do Atlético de Madrid até ao final desta temporada, mas ao longo da tarde foram crescendo os sinais da intromissão do FC Porto no negócio. Ao final do dia, à hora de fecho desta edição, ainda não era certo qual dos dois rivais o argentino vai representar, nem sequer se ficará mesmo em Portugal ou se acabará por rumar a Itália, onde também terá pretendentes. Certo é que Benfica e FC Porto estão a disputá-lo com a agressividade que se espera num duelo entre os dois grandes do futebol português e que até justificou versões desencontradas por parte dos dois clubes, sem que nenhum tenha assumido para já o jogador como seu.

Os encarnados alegam que o FC Porto terá feito uma oferta de valor superior aos dois milhões avançados pelo Benfica e que as exigências do empresário do atleta, Agustín Jiménez, terão feito o clube recuar quase definitivamente no interesse pelo jogador. Fonte do Benfica garantia ao início da madrugada que o último contacto entre o clube e o agente tinha acontecido "por volta das 21h00, por telefone" e que este último tinha "pedido mais 200 mil euros de comissão" pelo negócio. Ainda assim, admitia que existiam "dez a 15 por cento de hipóteses de o jogador reforçar o clube".

Pelo lado do FC Porto, fontes próximas da administração da SAD garantiam que a oferta feita aos colchoneros foi exactamente igual à do Benfica, que a iniciativa do negócio teria partido do próprio jogador, seguido pelos portistas há mais de dois anos e que teria sido Salvio a manifestar o interesse de jogar no Dragão. A versão portista acrescentava ainda a pressão do Atlético de Madrid para que o jogador assinasse pelos encarnados para "empurrar" o jogador para a Luz.

Agustín Jiménez, empresário do jogador, é a personagem central desta novela, sendo o responsável pelos contactos com os dois clubes e pela promoção de uma espécie de leilão cujo desfecho só hoje deverá ficar claro. Certo é que, depois da Supertaça, FC Porto e Benfica voltam a defrontar-se e, mais uma vez, só um pode ganhar. E ninguém quer perder.

Jogador ficou em Madrid à espera de novidades


Salvio estava convocado pelo Atlético de Madrid para participar ontem no Torneio Colombino, em Huelva, mas não viajou com a equipa e ficou em Madrid, já que a resolução do seu futuro parecia iminente. Apesar de muitas tentativas, nunca atendeu o telefone a O JOGO. Respondeu a apenas a uma mensagem a dizer que não havia "nada" certo com o Benfica e, pouco depois, alguém que se identificou como "primo" atendeu mesmo. "Ainda não é certo que ele vá para Portugal. Há uma proposta de Itália", disse. E desligou.

Chegada ao dragão pode adiar Kléber


Sendo Sálvio também uma alternativa a Falcao e Walter, o FC Porto passaria a ter três jogadores para o ataque, tantos quantos Villas-Boas pretendia. Quer isto dizer que Kléber poderá ter visto adiado o sonho de vestir a camisola azul e branca. É verdade que o FC Porto o contratou ao Atlético Mineiro, num negócio avaliado em 2,3 milhões de euros, porém, como se sabe, o caso está entregue à FIFA porque o Marítimo não cede os direitos desportivos do avançado, garantidos através da renovação do empréstimo por mais uma temporada, antes do tal acordo entre portistas e mineiros. Com o mercado prestes a fechar - faltam menos de duas semanas - e a decisão sem data marcada, o destino de Kléber poderá passar pela permanência no Brasil, onde se encontra há cerca de um mês, ingressando no FC Porto em Janeiro ou na próxima temporada.

Outros desvios


James

Já neste defeso, o FC Porto ultrapassou o Benfica sobre a meta e garantiu o concurso do jovem prodígio colombiano pagando 5,1 milhões de euros ao Banfield por 70 por cento do passe. O mesmo que os encarnados ofereceram pela totalidade do passe.

Falcao

Motivou troca de galhardetes entre os clubes, com Pinto da Costa a agradecer aos olheiros do Benfica terem aberto as portas do futebol português ao colombiano. Os encarnados foram sendo apontados como o destino do goleador, mas 3,9 milhões de euros, por 60 por cento do passe, foram suficientes para o desviar para o Dragão.

Álvaro Pereira

Chegou a comentar publicamente o interesse do Benfica, mostrando-se entusiasmado com a oportunidade. No dia em que era noticiado o princípio de acordo com o clube da Luz, assinou pelo FC Porto a troco de 4,5 milhões de euros por 80 por cento do passe.

Rodríguez

A contratação do uruguaio abriu as hostilidades. O PSG tinha-o emprestado por uma época ao Benfica, que se preparava para o comprar a título definitivo. O FC Porto ofereceu sete milhões de euros por 70 por cento do passe e os franceses aceitaram.

in "ojogo.pt"

F.C. Porto convence Vélez: «Se Deus quiser, vou», diz Otamendi

Clube recusou uma proposta do Saragoça pelo defesa-central

O Vélez Sarsfield está a dialogar com representantes oficiais do F.C. Porto, que se deslocaram à Argentina para negociar a transferência de Nicolás Otamendi para o Estádio do Dragão. «Se Deus quiser, vou», disse o central, já ao final da noite em Portugal.

O F.C. Porto procura um jogador com credenciais para ocupar a vaga de Bruno Alves no plantel azul e branco. Nicolas Otamendi, de 22 anos, representou a selecção da Argentina no último Campeonato do Mundo de 2010, jogando como lateral direito, apesar de ser central de raiz. Rafael Toloi é outro nome em carteira, aparentemente descartado.

Como o Maisfutebol adiantou, a 13 de Agosto, o Vélez recusou a primeira proposta apresentada pelo F.C. Porto, através de um intermediário. O clube argentino prefere negociar directamente com os dragões e, como tal, os azuis e brancos seguiram viagem para a Argentina, para uma cimeira decisiva. O negócio pode ser concluído a troco de sete milhões de euros.

Miguel Calello, vice-presidente do Vélez, fez um ponto de situação para o Maisfutebol, na tarde de quarta-feira: «Sabemos que o F.C. Porto enviou pessoas aqui à Argentina. Para nós, é preferível, queremos negociar directamente. Se já chegaram a Buenos Aires, que nos contactem e falaremos. Não vou revelar números. Até agora, a única proposta oficial foi do Saragoça, e foi recusada», explicou.

Mais tarde, em declarações à Fox Sports, o presidente do clube argentino admitiu já ter recebido uma proposta oficial. «A nossa intenção é vender a totalidade do passe ou ficarmos com uma percentagem mínima do mesmo para uma futura venda. Há muitas variantes e vamos ver como corre», disse Fernando Raffaini.

O líder máximo do Vélez Sarsfield acredita num entendimento entre as partes, elogiando a postura do F.C. Porto: «Neste caso, enviaram gente especialmente à Argentina, por isso creio que as negociações poderão chegar a bom porto.»

Nicolás Otamendi, já depois destas declarações do seu presidente, também manifestou a sua esperança num acordo para a transferência. «Se Deus quiser, vou», disse o internacional argentino, depois de defender que Diego Armando Maradona devia ter continuado no comando técnico da selecção da Argentina.

in "maisfutebol.iol"

Olhos postos em Walter

Foram semanas de indefinição até chegar a notícia que os adeptos portistas tanto queriam: Walter já é jogador do FC Porto e, com o certificado a chegar a Portugal, o avançado até foi convocado para o embate frente ao Genk. Os primeiros remates oficiais podem, por isso, ter lugar esta noite, apesar de caber a Falcão a missão de marcar desde o primeiro minuto.

O Bigorna deve começar no banco mas, até pelas ausências de Cristian Rodíguez (devido a lesão) e James Rodríguez (não foi inscrito), é provável que venha a ser lançado em campo. A fama que ganhou na seleção e no Internacional de Porto Alegre coloca a fasquia bem alta e há já quem o tente comparar a Hulk. Pelo menos na violência do remate.

in "record.pt"

Villas-Boas: «Prova para ganhar»

Villas-Boas não espera para ver. O FC Porto estreia-se hoje na Liga Europa e quer seguir até Dublin, onde se joga a final desta edição. “É um playoff de extrema importância e estamos na prova para a ganhar. O mais importante é encarar isto como o primeiro passo de uma competição que será longa. Temos de ser agressivos, a nível mental e físico. Temos de estar concentrados e qualquer tipo de facilitismo não corresponderá ao que temos feito e é a única coisa que não nos podemos permitir”, avisou o técnico, que se recusa a apontar qualquer meta intermédia como objetivo mínimo na competição: “Os objetivos mínimos nunca interessam a ninguém. O nosso compromisso é vencer.”

Quer tudo

O FC Porto não quer chorar a ausência da Liga dos Campeões e encontra um elevado interesse competitivo na Liga Europa. “Qualquer prova europeia tem prestígio e nós temos de honrá-lo. O clube falhou um objetivo e agora estamos aqui para ganhar. Os jogadores não estão frustrados, mas motivados para voltarmos à Liga dos Campeões e com o título na mão”, disse, associando dois objetivos que são completamente compatíveis, entende o treinador. “Mau era se o FC Porto não estivesse habituado a jogar cinco competições por ano. Temos jogadores de topo e a entrega tem de estar sempre presente. Trazemos uma organização nova, os jogadores são bons mas têm de trabalhar e estar motivados”, sublinhou.

O discurso de ambição pautou toda a conferência de lançamento do encontro, tendo Villas-Boas salientado que o palmarés do FC Porto lhe exige rendimento máximo, mas não garante sucessos. “Esta casa tem prestígio e um nome a defender na Europa. Mas isso em campo não conta nada. Não vamos pensar que o historial ganha eliminatórias”, alertou. A mensagem visou sempre o grupo, pondo a tónica no rendimento coletivo como via para o êxito.

in "record.pt"

ENTRADA NA CHAMPIONS VALE MAIS QUE CAMINHADA COMPLETA NA LIGA EUROPA

Não é pelo dinheiro que o FC Porto quer fazer um brilharete na Liga Europa. Falhar a Champions foi, mais do que a quebra numa sequência de enorme prestígio, um enorme rombo financeiro que a segunda montra da UEFA dificilmente compensará. Senão vejamos: se os dragões vencerem a prova e conquistarem 3 pontos em cada jogo da fase de grupos, vão encaixar um total de seis milhões de euros. É esta a tabela máxima para a prova, num valor irrisório quando comparado com os 7,1 milhões de euros que cada clube recebe só por marcar presença nos grupos da Champions.

É fácil de perceber que os portistas correm por gosto, até porque esta disparidade se reflete também no bolso dos jogadores, que vão receber prémios muito menores pela participação europeia. É claro que o avanço na prova se repercute noutras vertentes, como a receita de bilheteira e os direitos televisivos, parcelas que a SAD vai tentar aproveitar ao máximo. De qualquer forma, não há dúvida que é o prestígio que vai mover o plantel de André Villas-Boas, que contava com sete participações consecutivas na Liga dos Campeões e era recordista de presenças, perdendo agora esse estatuto em detrimento do Manchester United.

Estatuto. Logo atrás do Liverpool, o FC Porto é a equipa mais cotada entre as que tentam chegar à fase de grupos. É um facto que espelha as responsabilidades inerentes a este regresso à segunda divisão europeia, onde os dragões não competem desde 2003, quando até levantaram o troféu em Sevilha. Desde então, os portistas entraram numa espiral de participações de grande sucesso a nível internacional, querendo consolidar esse estatuto independentemente dos prémios monetários diretos.

É que um brilharete na Liga Europa valoriza o plantel no mercado, facto com implicações nas transferências e na visibilidade externa de uma marca que já é muito forte, como se comprova ano após ano. É este o grande incentivo que a prova oferece ao plantel, que também não deixará de ser recompensado caso atinja, como se pretende, a final do torneio, que se disputa em Dublin.

Mesmo não se prometendo dinheiro fácil, a verdade é que a Liga Europa é uma montra interessante para o grupo (e para Villas-Boas, já agora), podendo repercutir-se de forma muito positiva para a SAD, ainda que não de forma direta, tal a disparidade no “prize money.”

in "record.pt"

Rolando: «Falou-se muito mas...somos competentes»

Bruno Alves partiu rumo à Rússia; Fucile continua longe dos jogos oficiais depois de concretizado o sonho chamado Mundial da África do Sul, mas, mesmo assim, nem o tão badalado Benfica conseguiu marcar golos ao FC Porto. A festa da Supertaça pintou-se de azul e na estreia do campeonato a Naval também não ousou desfeitear Helton. Agora, seguem-se os quase desconhecidos do Genk que, pela Bélgica têm somado goleadas. Rolando, o novo patrão da defesa, não pestaneja nem treme.

“Admito que pode ser mais difícil parar avançados com que não estamos tão familiarizados, mas a nossa defesa conhece-se muito bem e vamos conseguir anular os pontos fortes do Genk”, assumiu, antes de mandar um recado aos críticos: “Falou-se muito dos centrais do FC Porto, mas somos competentes. Mesmo se já tivéssemos sofrido golos tínhamos saído com a consciência de que esta equipa se tem apresentado em bom nível.”

Maicon é o novo melhor amigo do internacional português, pelo menos no eixo da defesa. Ou talvez não... “Há sintonia entre todos, os médios e os avançados também ajudam a defender... Dou-me bem com o Maicon, como dou-me com os outros, e já trabalho com ele há mais de um ano.”

Passemos, então, a bola para o embate desta noite. De um lado está a questão do favoritismo do outro a baliza inviolável: “Mais importante do que pensar em não sofrer golos é entrar preparados para ganhar. Sabemos que temos valor para travar este adversário. Mesmo sendo teoricamente favoritos, o jogo é fora de nossa casa e, por isso, sempre mais difícil.”

in "record.pt"

DRAGÃO NA MÁXIMA FORÇA QUER VENCER O GENK


O FC Porto não quer esperar pelo jogo do Dragão para definir o acesso à fase de grupos da Liga Europa. Villas-Boas assumiu-o ontem mas, mais do que palavras, vai tentar conquistá-lo no relvado do Cristal Arena. Com o onze que derrotou o Benfica e a Naval, os portistas estão preparados para estilhaçar um adversário que está habituado a ganhar e a golear.

O registo belga atemoriza, mas o discurso portista foge à prudência que costuma ser típica das equipas nacionais. E se o técnico se assumiu no discurso, quer hoje testar em campo a dimensão europeia de uma equipa que só deve ter o reforço Moutinho no onze, isto apesar de Walter ser uma novidade entre os convocados.

O brasileiro seguiu viagem e é alternativa a Falcão, um avançado que fez 4 golos na Champions e que agora quer deixar a sua marca na Liga Europa. O FC Porto precisa de golos para fugir a um historial medonho na Bélgica. Os tempos mudaram e o futebol português tem hoje uma cotação superior e que dá aos dragões um claro estatuto de favorito.

Até que ponto pode a máquina ofensiva de Frank Vercauteren causar mossa a um clube que ainda não sofreu golos na época em curso é um dado para confirmar esta noite. O Genk, que perdeu com a U. Leiria numa eliminatória da Intertoto, venceu o FC Porto num particular da pré-época 2007/08. Helton e Fernando regressam ao Cristal, mas para partir tudo.

 
in "record.pt"

Desconfiem do favoritismo

Favoritismo atribuído ao FC Porto pode ser apenas um conto de fadas. Há frande expectativa para a estreia de Villas Boas na Europa, que não mexe no onze das vitórias...


O que diz Villas Boas (quer ganhar as duas mãos) vem, perversamente, ajudar à festa do facilitismo pré-instalado e sempre difícil de combater na área da opinião pública, mas convém desconfiar ao máximo Genk de Frank Vercauteren, que começaram a época a esmagar, vão em 5 jogos oficiais, 5 vitórias e um colossal 19-1 em golos.

Sim, sim, FC Porto é sinónimo de Champions, por aqui todos se curvam com demasiada graciosidade aos pergaminhos dos portistas, os rankings estão nos extremos (dragão 15º na UEFA e 48 IFFHS, Genk 173º na UEFA, 323º na IFFHS), mas futebol é essencialmente o momento e o carácter impetuoso deste Genk não inspira grande confiança, como se já não bastasse o défice crónico do nosso futebol, em relação ao belga, e os números ainda muito no vermelho, entre equipas de ambos os países.

É notório o interesse do Genk e de grandes e médias figuras belgas em passar a bola do favoritismo ao dragão, o próprio Vilas Boas, prudente por dentro, fez essa obrigação cénica de querer ganhar os dois jogos, mas se o Genk não tem grande história nem é um navio de guerra, o facto é que ressurge na cena belga em grande estilo e tem devorado barbaramente os adversários (média de quatro golos).

Uns caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém, Villas Boas quer cintilar na estreia internacional, o FC Porto vai manter o onze inalterável pela terceira vez em três jogos oficiais, e esta já não será, sequer, uma prova de fogo, essa prova foi com o Benfica, o adversário mais poderoso que Villas Boas encontrou pela frente no início do seu processo de reinvenção do dragão, que segundo Pinto da Costa, andava acomodado...
 
in "abola.pt"

F. C. Porto corre pelo argentino Salvio

Eduardo Salvio, avançado argentino do Atlético de Madrid, estava apontado como reforço do Benfica, mas o F. C. Porto também está na corrida e já levou o rival da Luz a desistir do negócio. O jogador também é pretendido por clubes italianos.
O avançado argentino era apontado, ontem, quarta-feira, de manhã, como potencial reforço do Benfica, mas à tarde surgiram indicadores do interesse do F. C. Porto, levando os encarnados a recuarem na intenção de contratar o futebolista. “Temos ofertas de Portugal e de Itália e será o próprio jogador a decidir onde irá jogar esta época. Esperamos que nos comunique a sua decisão”, explica, ao JN, Miguel Gil Marin, dirigente do Atlético de Madrid, recusando-se a revelar o nome dos interessados, embora a Fiorentina, o Génova e o Palermo também estejam entre os destinatários.
A edição online do jornal espanhol AS avançou com o interesse do F. C. Porto, cuja proposta salarial para atrair Eduardo Salvio até terá sido mais interessante do que o ordenado proposto pelo Benfica. O avançado, de 20 anos, também pode jogar como extremo direito e está referenciado pelos dragões desde o mercado de Inverno, quando trocou o Lanús pelo Atlético de Madrid. Agora, não faz parte dos planos do treinador Quique Flores face ao excesso de extracomunitários no plantel, mas a sua saída passa pelo empréstimo e não pela venda definitiva do passe.
Agora, a bola está nas mãos do avançado argentino, que irá decidir em função da melhor proposta salarial e também do clube que melhores condições desportivas lhe poderá oferecer em termos desportivos e de carreira.

Reunião por Otamendi

O F. C. Porto também avança para a contratação de Nicolás Otamendi, defesa internacional argentino e um dos pilares do Vélez Sarsfield. “Estamos receptivos a vender, mas temos de conversar para chegar a um entendimento”, adianta, ao JN, Fernando Rafaini, presidente do clube, confirmando a presença de emissários portistas em Buenos Aires. A possibilidade de o futebolista reforçar os dragões é bastante sólida.
Na Argentina comenta-se que o negócio pode ficar fechado por seis milhões de euros referentes a 70% do passe.

in "jn.pt"