sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Falcao: "Ainda me arrepio ao ver o golo ao Benfica"


Personagem de luxo e avançado de raça - foi desta forma que Falcao foi apresentado numa extensa entrevista que concedeu à Rádio Corrente Nacional, da Colômbia. Nessa conversa, o avançado confessou que o golo de calcanhar marcado ao Benfica foi o melhor da carreira. "Pelo significado que têm os clássicos, todos os golos são especiais, porque são momentos recordados durante muito tempo por toda a gente. Os golos que fiz na semana passadaforam importantes, não só porque estava a precisar de marcar, mas também porque já tinha apontado muitos a outros clubes no campeonato, mas nunca tinha conseguido fazer um ao Benfica na Liga. Desses dois golos que marquei, destaco o primeiro: foi de calcanhar, uma jogada especial, com um movimento diferente do habitual. Ainda hoje fico arrepiado quando vejo as imagens do lance", contou El Tigre, para quem os golos são fruto da combinação de um "dom natural" com o "muito trabalho" desenvolvido no dia-a-dia.

Em processo de renovação com o FC Porto, como O JOGO noticiou, Falcao não abordou esse assunto directamente, mas fez questão de elogiar o actual clube quando insistiram numa eventual saída. "Estou muito contente no FC Porto. É um grande clube, que procura ser cada vez maior e que joga sempre as principais competições europeias. Neste momento, tenho mais dois anos de contrato e esse assunto tem de ser tratado pelos meus representantes", anunciou o avançado,.

Falcao admitiu, no entanto, uma grande admiração pelos campeonatos inglês e espanhol, que costuma "seguir atentamente", embora tenha deixado o seu futuro nas mãos de quem "manda". "Esta temática é tratada pelas pessoas que me representam. Eu só tento trabalhar para cumprir o meu propósito de jogar bem. Não quero estar preocupado com o eventual interesse de clubes nem vou dizer quais os que gostaria de representar um dia. Quando tiver de escolher, terei de analisar várias situações: o campeonato, o idioma, a forma de jogar desse clube, os seus jogadores, o treinador. Quando nos mudamos, levamos em consideração uma série de pressupostos." A concluir, Falcao revelou-se ainda "muito feliz" por estar a cumprir os objectivos a que se propôs, nomeadamente o de "representar bem a Colômbia no estrangeiro".

El Tigre diz que muitos clubes o têm seguido

Os feitos recentes do avançado foram elevados à escala máxima do elogio por parte da rádio que o entrevistou e, do outro lado do Atlântico, quiseram também saber quando é que o compatriota dará o salto para um campeonato mais competitivo do que o português. Falcao, ao contrário do que é habitual, preferiu jogar à defesa na abordagem a uma eventual saída a curto prazo, optando também por escolher palavras de apreço ao FC Porto, com quem está a negociar a renovação do contrato. "Quando falamos deste tema, temos de ser prudentes. Uma negociação pode levar meses, dias ou um segundo; como também pode abortar apenas num segundo. Tudo pode acontecer a este nível, mas não vou negar que os jogadores do FC Porto são muito seguidos pelos principais clubes europeus, para além de também ter conhecimento de que alguns desses clubes me têm seguido. Sei que há vários clubes interessados, mas ainda nada de concreto", explicou. Tottenham, Milan, Manchester e Bayen Munique foram alguns dos clubes já associados a El Tigre, que está seguríssimo no Dragão, pelo menos até ao final da temporada.

Espectacular, Ronaldo!

Falcao assistiu ao Portugal-Espanha e, para além de ter estado atento a João Moutinho, o avançado destacou outro momento do jogo na sua página no Twitter. "Que grande golo que o Ronaldo marcou; foi uma pena ter sido anulado". Cristiano Ronaldo que o diga. Na mesma página, num gesto solidário para com as vítimas das chuvas diluvianas que afectaram a Colômbia, El Tigre anunciou que enviará duas camisolas do FC Porto para ajudar na recolha de fundos destinados a quem foi afectado.

in "ojogo.pt"


Vai uma partida de Playstation, André?

A visita do FC Porto a Moreira de Cónegos, para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, vai proporcionar o reencontro de André Villas-Boas com um amigo de longa data. Jorge Lopes pode ser desconhecido para a maioria dos adeptos portistas, mas não para o treinador do líder do campeonato. Aliás, também nem devia ser desconhecido para os adeptos ferrenhos do FC Porto. Porquê? O defesa-esquerdo do Moreirense foi o último capitão do FC Porto B, antes da extinção da equipa, e também foi dos poucos jogadores, nos últimos anos, percorreram todo o trajecto da formação portista. Ao todo, foram 14 anos (o outro foi Fábio Espinho). "Costumava dizer que só o Baía tinha mais anos do que eu no clube", brinca Jorge Lopes. Ora, foi nessa trajectória no FC Porto que conheceu e trabalhou com André Villas-Boas. No domingo a amizade vai ser posta de parte durante 90 minutos.

De André Villas-Boas, o defesa-esquerdo guarda muitas recordações. "Quando ele chegou ao FC Porto eu já lá estava. O André era adjunto do José Rolando na equipa de iniciados, da qual eu fazia parte. Tínhamos uma boa relação e continuou depois nos juvenis, onde ele também era adjunto. No entanto, orientou a equipa em alguns jogos. Depois ele passou a observador, mas fomos falando", conta Jorge Lopes.

Nos escalões jovens há muitos estágios e foi neles que o jogador do Moreirense conheceu melhor Villas-Boas. "Jogávamos muitas vezes Playstation. Ele não jogava nada e eu ganhava sempre. Não lhe valia saber muito de tácticas. Vendo que nunca me ganhava, acho que foi nessa altura que percebeu que tinha de ser treinador principal", diz divertido a O JOGO.

E quando a conversa chega à actualidade, Jorge Lopes não disfarça uma dose de orgulho por, afinal de contas, já ter trabalhado com o actual treinador portista. "Não tenho dúvidas de que vai ser campeão de Portugal. E também pode vencer a Liga Europa, mas aí já são precisos mais factores, como alguma sorte nos sorteios. Como adepto da modalidade - também sou portista, embora no domingo vá fazer uma interrupção -, o FC Porto pratica o futebol mais atraente. Não é apenas pelos golos, mas também pelo que fazem sem bola. Toda a estrutura da equipa a movimentar-se, como um bloco, é especial. E isto tem tudo a ver com André Villas-Boas, um treinador atento aos pormenores, à organização táctica, ao posicionamento, à pressão e com uma relação especial com os jogadores. Ele é mais um naquele grupo e basta ver como assiste aos jogos, em pé e sempre a gesticular, para se perceber que não cultiva aquela imagem de distância entre um treinador e um jogador", explica Jorge Lopes. O jogador do Moreirense deixa para o fim aquele que considera ser a característica essencial de Villas-Boas. "Trabalha muito bem o aspecto motivacional. O FC Porto troca jogadores de semana para semana e não se nota uma equipa pior. Não se nota no rendimento. Isso deve-se aos factores motivacionais. Um jogador que não joga sabe que pode ser um elemento importante na equipa. A gestão é essencial e não há azia no balneário. Repare-se também no rendimento do Belluschi de uma época para a outra. Só vejo um treinador igual ao André e não é preciso dizer quem é."

"O Moreirense não tem nada a perder na Taça"

A cada fim-de-semana há uma equipa que pode fazer história no futebol português. A que ganhar ao FC Porto, evidentemente, o que ainda nenhuma conseguiu. O Moreirense é o próximo candidato e Jorge Lopes encontra razões para o sucesso. "A nossa ideia é simples. Com este sorteio não temos nada a perder na Taça de Portugal, ao contrário do FC Porto. Perder com o Moreirense é que seria anormal para o FC Porto. Por isso, a nossa motivação está ao máximo", refere Jorge Lopes. Ainda à procura da melhor forma física, porque só chegou ao Moreirense em Setembro e depois ainda fracturou a mão esquerda - no treino de anteontem levou um pontapé no nariz -, Jorge Lopes não deve jogar, mas confia nas capacidades da equipa que actua na Liga Orangina (10º classificado). "O FC Porto ainda não perdeu e nós ainda não perdemos em casa [quatro vitórias e um empate]. O Moreirense tem uma equipa forte e experiente. As surpresas existem e pode acontecer uma no domingo. Hulk? O FC Porto não é só o Hulk. Ele faz o que faz porque tem cobertura da equipa", diz Jorge Lopes.

Cech estragou-lhe o sonho

A ideia já lhe passou pela cabeça algumas vezes. Nesta altura, Jorge Lopes podia estar na equipa principal do FC Porto e a ser orientado pelo treinador de quem se tornou próximo nas camadas jovens. "Fiz toda a formação no FC Porto ao longo de 14 anos, dez deles como capitão, com elogios nos finais de cada época e sempre sem pedir para ficar. Além disso, sou defesa-esquerdo, uma posição deficitária em qualquer clube. Mas tive o azar de terminar contrato na época em que o clube acabou com a equipa B [último ano da formação]. Logo, o FC Porto não tinha que me colocar. Fui ao Torneio de Toulon com a selecção e quando cheguei tinham contratado o Marek Cech. À partida, um jogador português é melhor do que um eslovaco, mas o futebol é assim", conta. Jorge Lopes já jogou no Marco, União da Madeira, Vianense, Aliados de Lordelo e AEK de Larnaca (Chipre) antes de chegar ao Moreirense.

Recordações de dragão

Primeira lembrança: Puxão de orelhas

Quando André Villas-Boas chegou aos iniciados do FC Porto para ser adjunto de José Rolando, Jorge Lopes já lá estava. Então, qual foi a primeira coisa de que se lembra o jogador do Moreirense do adjunto loiro e sorridente? "Estávamos a fazer um exercício de organização defensiva no campo do Cerco. Ele chamou-me a atenção devido a um pormenor de que já nem me lembro. Era um pormenor, mas ele estava atento. Percebi logo ali o interesse dele pelo futebol."

No banco com Anderson
A estreia ali tão perto

Na época de 2004/05 era normal Jorge Lopes treinar com a equipa principal, junto de nomes como Diego, Luís Fabiano, Quaresma e Vítor Baía. Na temporada seguinte, com Co Adriaanse, esteve mesmo perto da estreia. "Fui convocado para o jogo amigável com o Dínamo de Moscovo [4-1], mas não saí do banco. Eu e o Anderson", conta. A estreia não aconteceu e, passado algum tempo, terminou a ligação com o FC Porto.

Enviada a Villas-Boas
Boa sorte por sms

Nos últimos tempos, Jorge Lopes não tem falado com André Villas-Boas e promete só o fazer depois do jogo entre o Moreirense e o FC Porto. "Vamos colocar a conversa em dia, mas só depois do jogo. Vou desejar-lhe sorte para o resto da época, claro." O defesa-esquerdo confessou também ter trocado mensagens quando André Villas-Boas foi para a Académica. "Não enviei logo, mas só depois dos primeiros jogos e desejei-lhe que fizesse um bom trabalho. Fiquei contente ao ver os bons jogos da Académica", diz o jogador do Moreirense.

in "ojogo.pt"

Elite sem derrotas

O FC Porto é um dos três clubes europeus que ainda não perderam um único encontro, em jogos oficiais, esta temporada. Quando se aproxima o primeiro terço da época, só Real Madrid e Manchester United conseguem uma façanha igual à dos azuis e brancos.

Dito por outras palavras, e ainda que as realidades competitivas sejam diferentes, a equipa de André Villas-Boas tem feito tão bem como as de José Mourinho e Alex Ferguson, duas figuras incontornáveis do futebol europeu, habituadas a serem destacadas pelos seus feitos e que, esta temporada, também ainda não provaram o sabor amargo da derrota.

Dos três, só FC Porto e Real Madrid lideram os respectivos campeonatos. O Manchester United, apesar de não ter derrotas, segue na terceira posição a três pontos do líder Chelsea, por culpa dos sete empates consentidos em 13 jornadas.

O balanço do FC Porto é fácil de fazer: 19 jogos, 17 vitórias e dois empates. Aliás, esta série sem derrotas pode até dilatar-se, no próximo domingo, se os azuis e brancos derrotarem o Moreirense na quarta eliminatória da Taça de Portugal.

O Real Madrid de José Mourinho continua a conjugar da melhor maneira a mudança de mentalidade competitiva do clube com os resultados e, em 17 jogos oficiais, empatou quatro e venceu 13. Na Liga espanhola cedeu apenas quatro pontos em 33 possíveis e lidera, à frente do Barcelona.

O Manchester United, como já se disse atrás, ocupa actualmente a terceira posição na Premier League - a um ponto do Arsenal e a três do Chelsea. Misturando todas as competições, a equipa de Nani e Bebé já fez 20 jogos e continua sem derrotas, totalizando 12 vitórias e oito empates.

Imprensa internacional atenta ao arranque

Os meios de comunicação internacionais não têm ficado indiferentes a este arranque do FC Porto. Ainda ontem, o jornal "Marca", embora com imprecisões nos números que dizem respeito aos portistas, sublinhava essa condição de equipa sem derrotas, insistindo na ideia de Villas-Boas ser "um bom aluno" de José Mourinho, ele que também segue invicto à frente do Real Madrid. Em Itália, à boleia do nome de André Villas-Boas nas especulações do Inter, onde Rafa Benítez continua sujeito a grande pressão, sublinhou-se também (e já quase que não é novidade essa atenção diária...) o "domínio" avassalador dos portistas no campeonato português, mas também o bom desempenho na Liga Europa e, imagine-se, até o detalhe de o FC Porto ter três avançados (Hulk, Varela e Falcao) que, juntos, têm mais golos do que qualquer outra das equipas da Liga Portuguesa. Um destaque que vai sendo montra para os portistas...

19
FC Porto

11 vitórias e um empate na Liga, cinco vitórias e um empate na Liga Europa, uma vitória na Taça e outra na Supertaça

17
Real Madrid

Nove vitórias e dois empates na Liga, três vitórias e um empate na Champions e uma vitória e um empate na Taça do Rei

20
Manchester United

Seis vitórias e sete empates no campeonato, três vitórias e um empate na Champions, vitória no Community Shield e duas vitórias na League Cup

FC Porto tem o quarto melhor ataque europeu

O ataque do FC Porto é o quarto mais concretizador da Europa com uma média de 2,45 golos por jogo, considerando apenas os desempenhos de campeonato. Este é, aliás, um aspecto que não passou em claro na página oficial da FIFA, que ontem fazia referência a "um trio dourado" de avançados [Hulk, Falcao e Varela], responsável por uma campanha quase perfeita. Juntos, os três apontaram 23 dos 27 golos marcados pelo FC Porto e só este trio, que lidera a lista dos melhores marcadores da Liga, tem mais golos apontados do que qualquer outra equipa do campeonato português. Hulk, com 11 golos, já festejou mais vezes do que as equipas do Leiria, Setúbal, Paços de Ferreira, Marítimo, Portimonense e Naval e tantas como Rio Ave e Olhanense.

Defesa portista continua a ser a menos batida da europa

Com um ataque letal e elogiado, como se pode ver aqui em baixo, a defesa do FC Porto tem conseguido também um desempenho sólido. Aliás, em números absolutos, os portistas têm a defesa menos batida dos principais campeonatos europeus. Os dragões encaixaram apenas quatro golos na Liga, número que, espreitados os campeonatos mais cotados do ranking da UEFA - e tal como O JOGO escreveu na semana passada - não encontra paralelo. E, curiosamente, a defesa portista tem sido sujeita a inúmeras alterações, porque Villas-Boas vai alternando Sapunaru com Fucile no lado direito e também muda muitas vezes a dupla de centrais.

in "ojogo.pt"

Alvaro Pereira volta em 2011

PALITO, LESIONADO, ESTÁ FORA DO CLÁSSICO

Más notícias para André Villas-Boas. Alvaro Pereira aterra hoje na Invicta depois de ter jogado pelo Uruguai, mas vai apresentar-se lesionado e o mais provável é que só jogue em 2011. O lateral tem uma fissura no úmero do braço esquerdo e não pode competir no próximo mês, falhando um total de 6 jogos nos quais se destaca a visita a Alvalade. É uma baixa de peso, já que se trata do jogador mais utilizado do novo FC Porto e de um dos mais fiáveis elementos da estrutura base do dragão.

Queda

Tudo aconteceu no embate com o Chile. Palito caiu mal após disputar um lance aéreo e queixou-se de imediato, mas ainda regressou ao relvado, saindo pouco depois (63’). Ontem, fez exames junto do corpo clínico da seleção uruguaia, ainda em Santiago do Chile, tendo-se detetado a tal fissura que o impede de competir nas próximas quatro semanas, segundo estima Alberto Pan, responsável médico da equipa celeste.

Alvaro Pereira vai estar no Olival esta tarde, apresentando os exames que trouxe desde a América do Sul e confirmando o tempo de paragem e o plano de tratamento. Ontem à noite, Record falou com o seu irmão Danilo, a par do cenário clínico. “Ele já seguiu viagem. Foi uma pena o que aconteceu, mas não terá de ser operado e apesar de tudo apontar para uma paragem de um mês, o Alvaro disse-nos que talvez consiga recuperar em 20 dias”, revelou Danilo.

Nesta fase, porém, é prematuro avançar cenários ou perspetivar uma recuperação acelerada. Na melhor das hipóteses, o Palito estará a postos para receber o CSKA de Sófia (já com tudo decidido na Liga Europa) e para a deslocação a P. Ferreira. O FC Porto espera, porém, pelo jogador e pelos exames para reavaliar a situação e confirmar a informação de que o caso não requer cirurgia.

Desde que assinou pelos dragões, o incansável Alvaro Pereira já fez um total de 82 jogos oficiais entre clube (65) e seleção (17). Um registo impressionante de alguém que estava quase imune a lesões. Esta é a paragem mais longa que vai enfrentar.

in "record.pt"

Villas-Boas quer ficar no Dragão até 2012

Técnico portista deseja completar um ciclo antes de rumar a outras paragens

O estrangeiro pode esperar. Assim pensa André Villas-Boas sobre a sua carreira como treinador principal. Segundo soube o DN, o jovem técnico quer completar um ciclo no Estádio do Dragão antes de enveredar por uma nova etapa, que será sempre no estrangeiro.

O Inter de Milão tem sido dado como um dos possíveis interessados na contratação do actual técnico portista, visto por essa Europa fora como um dos treinadores da nova vaga e cuja carreira tem sido acompanhada ao pormenor pelos principais emblemas europeus. O Inter de Milão é apenas mais um dos clubes que têm Villas-Boas debaixo de olho. O Inter é a associação lógica, pois o técnico impressionou a cúpula dirigente durante o período em que integrou a equipa técnica de José Mourinho, mas poucos têm ficado indiferentes à impressionante campanha dos dragões na actual temporada.

Concentrado em conquistar o título nacional esta temporada e em ir o mais longe possível na Li-ga Europa, Villas-Boas não equaciona deixar o Dragão sem disputar a Liga dos Campeões ao serviço do FC Porto. Este é o seu desiderato e dele não se desviará a menos que os resultados não sejam os previstos.

No final da época 2011/12, Villas-Boas tenciona fazer uma reavaliação/balanço da sua carreira. E aí tem duas hipóteses; ou permanece no Dragão para tentar conquistar o que ficou por conquistar ou tenta um novo ciclo fora de Portugal - e esta é a situação mais previsível.

in "dn.pt"

FC Porto defende troféu em Moreira de Cónegos

A deslocação do detentor do troféu a Moreira de Cónegos para defrontar o Moreirense constitui o maior atractivo dos jogos do próximo fim-de-semana a contar para a 4ª eliminatória da Taça de Portugal em futebol.

Numa ronda em que o jogo mais aguardado, entre o campeão nacional Benfica e o vice-campeão Sporting de Braga, foi adiado para 12 de Dezembro devido à cimeira da NATO, é também de realçar a recepção, no domingo, do Sporting ao Paços de Ferreira.

O FC Porto foi o único dos três "grandes" a jogar com uma equipa de escalão inferior e que este ano regressa às competições profissionais, além de, entre os três, ser o único a jogar fora.

A uma semana de defrontar o Sporting, na 12ª jornada da Liga, é natural que o técnico André Villas-Boas faça algumas alterações na equipa, poupando alguns dos titulares, numa altura em que procura debelar os problemas físicos de Maicon, Fernando e Varela.

O Sporting recebe o Paços de Ferreira, equipa que impôs a primeira derrota aos "leões" na actual edição da Liga, vencendo por 1-0, logo na ronda inaugural.

Para o encontro de Alvalade, o técnico Paulo Sérgio ainda não deve poder contar com o avançado Liedson, a recuperar de uma lesão muscular na coxa direita.

O programa da 4ª eliminatória da Taça de Portugal engloba ainda mais quatro encontros entre equipas do primeiro escalão, dois dos quais no Algarve, com o Portimonense a receber o Vitória de Guimarães e o Olhanense a ser anfitrião do Nacional.

Nos outros dois jogos, o Beira-Mar recebe a Académica e o Marítimo o Vitória de Setúbal.

Programa da 4ª eliminatória da Taça de Portugal:

- Domingo (21 nov):

Merelinense (II) - Carregado (II), 14:00
Espinho (II) - Leixões (LH), 14:00
Atlético (II) - Tourizense (II), 14:00
Pinhalnovense (II) - Tirsense (II), 14:00
Mondinense (III) - Torreense (II), 14:00
Portimonense (L) - Vitória de Guimarães (L), 15:00
Beira-Mar (L) - Académica de Coimbra (L), 15:00
Olhanense (L) - Nacional (L), 15:00
Juventude de Évora (II) - Santa Maria (III), 15:00
Rio Ave (L) - Feirense (LH), 16:00
Marítimo (L) - Vitória de Setúbal (L), 16:00
Moreirense (LH) - FC Porto (L), 18:00 (SportTV)
Sporting (L) - Paços de Ferreira (L), 20:15 (SportTV)

in "tsf.pt"

Franklim Pais dá favoritismo a FC Porto e Valdagno

O treinador dos eneacampeões nacionais fez a antevisão da estreia da sua equipa na Liga Europa de hóquei em patins, onde espera estar na fase final.

Franklim Pais não hesita em colocar o FC Porto entre um dos favoritos a estar na final da Liga Europa de hóquei em patins. Em jeito de antevisão à estreia dos eneacampeões na prova, este sábado, diante dos alemães do Cronenberg, o técnico portista não quer facilitismos.

"O Cronenberg é actualmente o segundo classificado da Liga Alemã e é uma boa equipa. Depois do que se tem verificado ao nível da selecção, é natural que haja um maior equilíbrio também ao nível dos clubes. O tempo das goleadas já passou", afirmou Franklim Pais.

Em declarações ao site do FC Porto, o treinador quer vencer e golear a equipa germânica: "Vamos, em primeiro lugar, encarar o jogo com o objectivo da vitória e, se possível, procurar um resultado dilatado. Vamos defrontar uma equipa que vai jogar à vontade e motivada, visto que somos um dos candidatos à vitória final."

O grupo D onde está o FC Porto conta ainda com o Valdagno (Itália) e o Coutras (França) e Franklim Pais apenas teme o oponente italiano. "O FC Porto e o Valdagno são os favoritos do grupo, mas não vamos menosprezar o Cronenberg e o Coutras. Esta época, temos moldes competitivos novamente diferentes (final a 8), mas o nosso objectivo é chegar à fase final", concluiu.


O FC Porto recebe o Cronenberg este sábado no Dragão Caixa, às 17h00.

in "sapodesporto.pt"

FC Porto cede oito jogadores aos sub-18

Rui Bento elaborou uma lista com 20 jogadores para os dois jogos particulares com Montenegro.


Com oito futebolistas, o FC Porto é a equipa mais representada na lista hoje divulgada pelo seleccionador português Rui Bento para os dois jogos de preparação dos sub-18 ante Montenegro.

Além dos oito jogadores do FC Porto, Rui Bento chamou cinco atletas do Sporting, três do Benfica e um do Guingamp, Liverpool, Sporting de Braga e Vitória de Guimarães.

Os jogos com Montenegro estão marcados para terça-feira e dia 25, em Mafra e no Cacém, respectivamente.

A equipa portuguesa de sub-18 concentra-se na segunda-feira, em Carcavelos.

Lista dos 20 jogadores convocados:

- Benfica: Bruno Gaspar, Miguel Herlein e Pedro Almeida.
- Guingamp: Mickael Bernardo.
- FC Porto: Alves, André Teixeira, Fábio Martins, Hugo Basto, Lupeta, Paulo Jorge, Tiago Ferreira e Tó-Zé.
- Liverpool: Toni Brito Silva.
- Sporting de Braga: Igor Rocha.
- Sporting: João Carlos, João Mário, Mateus Fonseca, Michael e Rodolfo Simões.
- Vitória de Guimarães: André Pereira.

in "sapodesporto.pt"

Fernando apto para jogar em Alvalade

Fernando a grande ausência no clássico (depois histórico...) com o Benfica, está a ser preparado para regressar em Alvalade e será com certeza um dos trunfos de André Villas Boas.

O jogador continuou, ainda ontem, a fazer trabalho condicionado, mas o apuro físico está a correr lindamente e já restam poucas dúvidas que a ideia do treinador é ter o brasileiro nas melhores condições para esse outro clássico, em casa de um rival, que ainda não desistiu, apesar da diferença de 13 pontos. Os portistas preparam o jogo com o Moreirense, procuram concentrar-se nesse desafio em Moreira de Cónegos depois de amanhã, mas é indesmentível que os leões já andam no pensamento...

O “polvo”, como é conhecido o distinto trinco dos dragões, até já estaria em condições de actuar em Moreira de Cónegos, mas falta-lhe ainda o tal pormenor da recuperação que lhe permita um regresso sem riscos. Jogar com o Moreirense não é muito aconselhável, por estar precisamente a sair de um problema muscular, mas prepará-lo para o encontro em Alvalade parece ser obrigatório...

Villas Boas nem gosta nada que se ande a falar de um jogo que ainda está distante... porque não é o próximo. E nem será ele a alimentar estas ideias, mas a verdade é que há pormenores da preparação de um grande clássico que têm de ser feitos à distância, como é o caso de Fernando.

in "abola.pt"