sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Mangala: «Estou preparado para continuar a jogar»


«Aqui no F.C. Porto há mais posse de bola que no Standard de Liège»


Mangala, defesa que conquistou a confiança de Vítor Pereira nos últimos dois compromissos do F.C. Porto, mostrou-se satisfeito com o tempo de jogo e manifestou o desejo de continuar a ajudar a formação azul e branca:

«Estou preparado para continuar a jogar, ser titular, mas tenho depende das opções do treinador. Resta-me continuar a trabalhar. Aqui no F.C. Porto há mais posse de bola que no Standard de Liège, estou a adaptar-me, porque aqui os defesas têm de estar mais concentrados. Agora temos um jogo muito difícil frente ao Apoel, no Chipre, mas queremos garantir os três pontos para assumir a liderança do grupo.»



in "maisfutebol.iol.pt"

Hulk: «Já pedi desculpas...»

AVANÇADO FOI DIRETAMENTE PARA O BALNEÁRIO



Hulk comentou os assobios de que foi alvo no momento da substituição, no encontro do FC Porto diante do Paços de Ferreira (3-0).
"No momento em que saí estava muito chateado comigo próprio e resolvi ir diretamente para os balneários, para ficar sozinho e poder refletir. É lógico que deveria ter passado pelo banco, mas já pedi desculpas", afirmou Hulk após o jogo.
"Ninguém é perfeito e nem todos os jogos saem bem, mas o mais importante é que saiu bem ao coletivo e somámos mais três pontos. O resultado foi muito bem e permite-nos continuar na liderança. Espero que continue assim e que possamos voltar a ser campeões", prosseguiu.
"O mister viu que eu não estava bem e tirou-me. Tenho que respeitar as suas decisões. Jamais faltei ao respeito a qualquer elemento da equipa", explicou.
"Os assobios? Não foi a primeira vez e não será a última, comigo e com outros companheiros. Procuramos não nos focar nisso, mas no nosso trabalho. As pessoas estão habituadas que o Hulk decidia, mas, infelizmente, hoje as coisas não saíram bem em termos individuais", analisou.
"O jogo de terça-feira (no reduto do APOEL, para a Liga dos Campeões) é para ganhar", garantiu Hulk.
in "record.pt"

Vítor Pereira: «Adeptos são exigentes, mas nós também»


Técnico assume má primeira parte, mas, na segunda, lembra que o F.C. Porto até podia marcar mais


Vítor Pereira, treinador do F.C. Porto, em declarações na sala de imprensa, no final do triunfo por 3-0 sobre o Paços de Ferreira, comentando os assobios dos adeptos antes de a equipa selar, definitivamente, o triunfo:

«Os nossos adeptos são exigentes, mas nós também. Gostamos de ter qualidade de jogo, mas na primeira parte tivemos uma circulação de bola a um ritmo baixo, que permitia ajustamentos constantes aos jogadores do Paços. Começámos a precipitar-nos um bocadinho e a perder as bolas por não termos paciência para esperar pelo momento certo de a largar. Na segunda parte entrámos com disposição de circular a um ritmo mais alto. Tentámos tirar os jogadores do Paços das suas posições e a partir dos 10 minutos da segunda parte partimos para um jogo muito mais agradável e acabámos por dar justiça a este resultado.»

[O que se passou, então, na primeira parte?] «Na primeira parte também fomos nós que circulámos e o Paços também tem qualidade. Fomos perdendo a paciência e o discernimento, tal como os adeptos, porque gostam de bom futebol. Foi-nos intranquilizando um bocadinho este jogo lento, com poucas oportunidades. Temos consciência que nesse período não foi um jogo conseguido. Mas depois aumentámos o ritmo de jogo e até poderíamos marcar mais, mas também não seria muito justo por aquilo que aconteceu.»

[Substituiu a pensar no Apoel?] «As substituições que fiz foram em função da leitura que fiz do jogo e também a pensar no desgaste que um ou outro jogador apresenta. Queria dar frescura ao nosso jogo e pensámos também no desgaste apresentado por alguns deles. No próximo jogo teremos que estar na máxima força, porque é um jogo fundamental para nós.»



Vítor Pereira compreende a insatisfação dos adeptos com a equipa e com Hulk, mas destaca a importância do avançado brasileiro no grupo, depois de este ter sido assobiado quando foi substituído por James e ter ido directamente para o balneário:

«Conheço muito bem o Hulk. Tem-nos dado tanta coisa ao longo destes anos. No ano passado, sobretudo, e mesmo este ano já deu jogos de muita qualidade. Já resolveu problemas que a própria equipa não conseguia. Há alturas em que não as coisas não saem tão bem, hoje foi um desses dias. Sei, porque o conheço, que ele sai chateado consigo próprio, por não ter podido contribuir para ajudar a equipa. Quis sair e estar só. No próximo jogo dá uma grande resposta e a massa associativa responde com aplausos e com agradecimento profundo que tem que ter por um jogador que tanto nos tem dado ao longo destas épocas.»

[Sobre os assobios ao intervalo apesar da vantagem:] «Já disse várias vezes que a manifestação do adepto é o que tem de mais puro o futebol. Quando gosta aplaude, quando não gosta manifesta-se. Gostam do clube, do bom jogo e muitas vezes é a paixão a falar mais alto. É a intranquilidade por não verem o clube que gostam a marcar. Temos de compreender porque no próximo jogo tenho a certeza que, com uma boa exibição, os que nos assobiaram vão aplaudir.» 



in "maisfutebol.iol.pt"

Vítor Pereira satisfeito, Luís Miguel sai inteiro do Dragão

Vítor Pereira e Luís Miguel, respectivamente, treinadores de FC Porto e P. Ferreira, analisam o resultado desta sexta-feira, no Dragão, em declarações ao «flash interview» da Sport TV.

Vítor Pereira, técnico do FC Porto:

«A segunda parte foi mais conseguida, jogámos com uma equipa bem organizada, bem trabalhada, que sai com qualidade nas transições ofensivas. Na primeira, circulámos a bola num ritmo baixo e tivemos dificuldade em encontrar espaços. Na segunda a dinâmica foi diferente. Tentei gerir de alguma forma daquilo que são as nossas responsabilidades na Champions, correu bem, ganhámos 3-0, não sofremos golos e estou satisfeito com o empenho de todos.»

[Sobre o APOEL] «É um jogo de carácter completamente diferente, teremos de estar ao melhor nível, as vitórias trazem confiança e a confiança traz qualidade e é isso que estamos à procura, de estar ao melhor nível no Chipre.»

Luís Miguel, técnico do P. Ferreira:

«O primeiro golo foi determinante, fizemos uma excelente primeira parte, controlámos todos os movimentos e estávamos a ser bastante perigosos. Na segunda parte, entrámos novamente bem, podíamos ter feito o empate num cabeceamento do Cohene, mas o FC Porto fez o segundo e a partir daí torna-se mais difícil. Mas saímos daqui inteiros, fomos uma equipa digna. Se tivéssemos perdido de uma forma em que a equipa não deu tudo¿, agora não foi o que aconteceu, o Paços deu tudo e vamos preparar-nos para dois jogos fortíssimos em casa.»



in "maisfutebol.iol.pt"

Kléber: «Vítor Pereira conta com todos»

Kléber, avançado do FC Porto, comenta a vitória na recepção ao Paços, nesta sexta-feira, na abertura da 9ª jornada, em declarações ao «flash interview» da Sport TV:

«Era importante vencer em casa, somar pontos dá confiança, o grupo sabe que o professor conta com todos e é para todos estarem preparados porque vão ter oportunidade. Na segunda parte estivemos melhor e foi bom vencer.»

[Sobre a chamada à selecção] «Estou bastante feliz, é algo que todos almejam, vou trabalhar e buscar o meu espaço.»



in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto-P. Ferreira, 3-0 (crónica)


Hulk foi réu no adeus ao Dragão, Melga picou no local errado e a melhor receita ficou para a ceia


O F.C. Porto foi ao banco reclamar créditos para conquistar os adeptos e despedir-se do Dragão com uma vitória segura (3-0). Moutinho, Kléber e James endireitaram o que nasceu torto e compensaram os adeptos que aguentaram uma parte monótona. Mérito inicial para o Paços, antes do acto suicida que abriu o repasto.

Vítor Pereira prometera uma despedida de casa que orgulhasse os adeptos portistas. Os dragões fazem as malas para jornadas decisivas fora da Invicta, iniciando o périplo com um teste milionário no Chipre.

A receita para a noite de sexta-feira era a mesma. Repete-se o onze, junta-se um visitante inusitadamente familiar e anuncia-se um serão bem passado, uma refeição à medida de um Dragão esfomeado de boas exibições.

O convidado chegou bem cedo. Trouxe entusiasmo, irreverência, começou desde logo a agitar a noite, contra as regras da casa. Entre os locais, um estranho nervosismo, confundido à primeira vista com preguiça.

A monotonia do divã

O F.C. Porto convidara as suas gentes com mão cheia de promessas e outra de incertezas camufladas. Ninguém queria assumir o papel de bom anfitrião, preparar o repasto, aquecer a noite fria.

Num ápice, entrou-se na monotonia do divã, olhos colados num filme sem rasgos de criatividade, todos à espera que outro assumisse a iniciativa, muitos com medo de errar, de inventar, de ficar mal e estragar o serão.

Hulk passava ao lado do jogo, Walter falhava o que aparecia, Belluschi e Varela tentavam inverter a tendência fatalista, um atirava a centímetros do poste e outro tentava enganar Cássio, num remate disfarçado de cruzamento e desviado para a trave. Parecia pouco.

O Paços, moralizado por duas vitórias consecutivas, crescia à esquerda e ameaçava Helton. Luisinho e sobretudo Melgarejo reclamavam protagonismo. Ele chegaria a segundos do intervalo, com candidatura directa ao momento hilariante do ano.

Uma Melga na baliza errada

Alvaro Pereira aproveitou o único trago de acerto de Hulk, tabelou com o Incrível e descobriu o Inacreditável. Luisinho e Melgarejo, dois feitos num, acumularam erros até o português acertar no paraguaio e a bola seguir para o fundo da baliza de Cássio.

Acaso do destino. Melga, o mais inconformado dos visitantes, o avançado moralizado pela convocatória do Paraguai, motivado pela oportunidade de levar um sorriso ao patrão (jogador dos quadros do Benfica), estava no local errado à hora errada. Não merecia.

Hulk como Ricardo Quaresma

Os adeptos portistas, 30 mil que cantaram e incentivaram no período de monotonia, só denotaram falta de tolerância a Hulk. O brasileiro queria levantar a plateia mas não teve uma ideia boa, um momento de inspiração, tudo soava a repetitivo, forçado, egoísta e até disparatado.

A fronteira entre o génio e a loucura é ténue. Quaresma terá sido o último a experimentar o que Hulk sentiu esta noite. Vítor Pereira desconfiou da vantagem e mexeu. Moutinho, Kléber, depois James. À terceira, com hora de jogo, tirou a figura de cartaz.

Foi o momento da noite. Por um lado, o treinador reconquistou os adeptos. Por outro, colocou o brasileiro no banco dos réus. O público respondeu em uníssono. Veredicto: culpado. Aplausos para a entrada de James, assobios para o Incrível, jogador irritado, rumo ao balneário.

O melhor ficou para a ceia

O segundo golo do F.C. Porto terminou o episódio. O Paços reentrara bem mas, uma vez mais, as substituições provaram que o melhor dragão estava no banco de suplentes. Toque de Moutinho, remate de James ao poste, recarga pujante de Kléber. A festa, finalmente.

A equipa fez o resto. Não mais baixou o ritmo, o Paços perdeu embalagem e a noite terminou com aplausos. O melhor estava guardado para a ceia. A refeição servida tardiamente, na segunda leva, com Moutinho a apresentar a conta, terceiro golo num remate de raiva, com o pé esquerdo.



Link ... http://videogr.com/watch/0d47ab531ea850bddcf6/FCP-vs-PCF


in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto-P. Ferreira (antevisão): as regras da casa

Dragões fazem terceiro jogo consecutivo no Dragão. Depois da desilusão frente ao APOEL e do júbilo perante o Nacional, o que se segue?


F.C. Porto
Terceiro jogo consecutivo dos dragões em casa. Oportunidade para silenciar as críticas viperinas e reconquistar uma massa adepta visivelmente desconfiada. Depois do desconsolado empate frente ao APOEL e da goleada aplicada ao Nacional da Madeira, os dragões procuram a adiada consistência exibicional e emocional. Apesar dos ziguezagueantes altos e baixos, os azuis e brancos lideram o campeonato. Um pormenor nada despiciendo. 

P. Ferreira
A vitória na Taça de Portugal diante do D. Chaves e os três pontos na Liga frente à Académica sossegaram uma crescente onda de antipatia e descrença sobre o treinador Luís Miguel. O Dragão é um palco imponente e exigente. O Paços de Ferreira tentará dar mais um passo rumo à estabilidade que, durante semanas a fio, andou arredada da Mata Real. O Paços tem sete pontos e ocupa um lugar perigoso na tabela classificativa. 

Ausências

F.C. Porto: Juan Iturbe e Emídio Rafael estão lesionados e não fazem parte das escolhas para a partida;

P. Ferreira: Nuno Santos e Cícero são os únicos lesionados no plantel pacense

Discurso directo

Vitor Pereira: «O plantel está com consciência total das dificuldades, depois de uma época em que se ganhou tudo. Estamos conscientes mas confiantes na grande qualidade que temos, no talento dos jogadores e na qualidade do trabalho.» 

Luís Miguel: «Quem prepara a equipa para empatar sujeita-se a perder. É um jogo difícil, vamos defrontar o campeão nacional, o F.C. Porto vai querer ganhar. Esta vitória com a Académica veio na melhor altura e queremos trabalhar para trazer os três pontos. Será necessário potenciar o coletivo.» 

Histórico de confrontos

Em 13 visitas à casa do F.C. Porto em jogos para o campeonato, o Paços de Ferreira nunca conseguiu vencer. Os «castores» sofreram dez derrotas e lograram somente três empates. Curiosamente, dois deles foram obtidos nas duas últimas oportunidades, o que inverte ligeiramente a tendência fatalista. 1-1 em 2009/10, 3-3 em 2010/11 com um «hat-trick» de Pizzi. 

Equipas prováveis:

F.C. PORTO: Helton; Sapunaru, Rolando, Mangala e Alvaro Pereira; Fernando, Belluschi e Defour; Hulk, Walter e James Rodríguez. 

Outros convocados: Bracali, Maicon, Guarín, João Moutinho, Varela, Djalma e Kléber

P. FERREIRA: Cássio; Filipe Anunciação, Javier Cohene, Eridson e Luisinho; André Leão e Luiz Carlos; Manuel José, Josué e Melgarejo; Michel.

Outros convocados: António Filipe, Fábio Faria, Backar, Vítor, Caetano, William e Michel Lugo

Hulk já não cobre o orçamento


Pela primeira vez na história, a SAD do FC Porto vai apresentar um orçamento que entra na casa dos 3 dígitos. É de milhões de euros que falamos, obviamente, e o número que a sociedade vai anunciar aos accionistas no próximo mês já não é coberto pela cláusula de rescisão de Hulk, isto para citarmos uma referência imediata. São 101 milhões previstos no campo da despesa, contrabalançados com uma expectativa de receita que garante lucro no exercício e que também antecipa um novo máximo. Angelino Ferreira, administrador da SAD, fez as contas com O JOGO. "O orçamento de custos previsto é de 101 milhões de euros. É um recorde, é superior ao da época passada. Mas isto é o orçamento, é uma projecção", ressalvou, sem deixar de notar o salto face a 2010/11, quando a previsão se ficava por 94,7 milhões.
Extrapolando a questão dos números, aquilo que se traduz para o futebolês é o reforço do investimento associado a todo o grupo FC Porto, mas que gravita, como é natural, em torno da equipa de futebol e dos seus resultados. Nesse sentido, foram já sintomáticos os mais de 30 milhões de euros gastos no último mercado e que traduzem a intenção de sublinhar o domínio interno e a projecção europeia do clube.
A administração dá grande enfoque a esse investimento e espera o devido retorno, o que está completamente replicado na projecção de 109 milhões em receitas, o que depende de êxitos desportivos, de longevidade na Champions, de sucessos de bilheteira e, inapelavelmente, da venda de jogadores. Importa notar, nesta parcela, que o FC Porto já tem um Falcao de avanço, porque as primeiras transferências do Atlético de Madrid vão entrar nas contas de 2011/12, assim como novas tranches dos negócios de Bruno Alves ou Raul Meireles, por exemplo.
Nomes à parte, eis um orçamento que acentua a questão do rendimento desportivo e que eleva a fasquia face à temporada passada, indissociável dos três títulos internos e da conquista da Liga Europa, que vale mais pela valorização dos activos do que pelas receitas que gera. Vítor Pereira já não responde só perante a filosofia do clube, mas também perante os accionistas.


Cinco temporadas a fechar no verde

Não é por elevar a fasquia que o FC Porto se tem exposto a chumbos nas contas. Desde 2006/07 que a SAD apresenta lucro aos accionistas, o que voltou a suceder em 2010/11, com um saldo positivo de 534 mil euros no resultado consolidado, acima dos 83 mil euros do exercício anterior. Mais do que uma margem notável, conta a tradição que a administração quer prolongar. É aí que entra o encaixe de 109 milhões previsto.


534 Mil euros de lucro

Não são projecções, são dados concretos e que dizem respeito ao exercício anterior. A SAD amealhou mais do que nunca (mais de 90 milhões, sem proveitos com passes de jogadores) mas também investiu forte (M€ 86,5).

17,5 Milhões de euros 

Pagos em prémios pelo rendimento e que significam mais de um terço dos 50 milhões que a SAD gastou com pessoal. São variáveis difíceis de prever, mas com impacto nas contas condizente com o que o colectivo conquista.

56% 

É a relação entre o que a SAD gasta com salários e os seus proveitos operacionais. A UEFA, à luz do fair-play financeiro, estabelece que essa percentagem não deve superar os 70%. Há um ano, o FC Porto estava mais perto do limite (68%).

202 Milhões de euros 

É o valor do novo passivo, que cresceu mais de 40 milhões. A SAD desdramatiza alegando que aumentou a capacidade para o cobrir num espaço de tempo mais curto (2,06 anos). Acrescenta que parte da dívida à banca já foi abatida.

in "ojogo.pt"

Angelino Ferreira: "Vamos para o mundo"


Num contexto de crise e de retracção, o FC Porto está investidor. Angelino Ferreira falou a O JOGO e revelou que está em curso um projecto de internacionalização.


O modelo de negócio da SAD depende ainda mais dos sucessos desportivos neste contexto de crise global?

Sabemos quão importante é ganhar. Alavancamos a nossa actividade no sucesso desportivo, é fundamental e dependemos dele.

É impossível prometer aos adeptos que não serão vendidos os principais activos do plantel?

É verdade que o sucesso desportivo depende de investimentos grandes no plantel, quer com a compra de jogadores, quer com a renovação dos que já cá estão. Isso exige algum esforço financeiro e a fixação de objectivos, muito deles individuais, que se reflectem nos custos da sociedade. Hoje em dia, 35 por cento dos custos com pessoal têm que ver com a componente variável, isto é, com prémios.

A SAD gastou mais de 50 milhões de euros com pessoal. Foi batido o recorde de custos?

É natural. Só nas rubricas variáveis gastámos mais 10 milhões de euros do que na época passada, o que se compreende à luz dos sucessos que tivemos a nível nacional e que alargámos com a conquista da Liga Europa. São prémios de desempenho com impacto nas contas.

O arranque da caminhada na Liga dos Campeões não tem sido esclarecedor. Perspectivando receitas, qual é o mínimo que se exige à equipa?

O nosso pressuposto, que até está orçamentado, é a presença nos oitavos-de-final. É o patamar que temos como objectivo e que é possível atingir. Já temos ido além e isso seria muito bem-vindo, porque representaria maiores proveitos.

Numa fase em que a economia está em retracção, o FC Porto continua a investir. A SAD não anda contraciclo? Lembro que falou, durante a apresentação dos resultados, da necessidade de reduzir custos...

Rescindimos vários contratos com jogadores que estavam emprestados, mas também houve muito investimento. Temos poucos jogadores emprestados hoje, o que não acontecia há uns anos. O plantel está mais curto, mas com mais qualidade, e fizemos um forte investimento nesse sentido. A indústria do futebol tem as suas particularidades e tem potencial de crescimento, ao contrário de outros sectores da actividade económica. É com os olhos nesse potencial que estamos a desenvolver algumas iniciativas.

Pode revelar-nos quais?

Passam essencialmente pela internacionalização da marca FC Porto. Já traçámos as linhas, sabemos como queremos fazer, mas não é fácil. É um projecto que vai demorar muito tempo e que nos vai exigir as ferramentas adequadas.

Mas a internacionalização materializa-se em quê?

Expansão dos nossos negócios ao nível do merchandising, do canal televisivo, enfim... São projectos em curso. Na nossa reflexão estratégica concluímos que temos de ir para o Mundo. E nós vamos para o mundo.

Quais são os parceiros do FC Porto e que impacto têm na capacidade de investimento da SAD?

São uma das alavancas do nosso negócio. Precisamos de parcerias em diferentes áreas. Ainda recentemente celebrámos uma parceria com um banco brasileiro [n.d.r.: BMG], mas há outras áreas nas quais procuramos ainda parceiros.

"40 milhões pelos jogos do Benfica? Não acredito"

O FC Porto renegociou o seu contrato televisivo [encaixou, no último ano, pouco mais de 11 milhões]. Como concorrente, pergunto-lhe se lhe parece possível que o Benfica venda os seus direitos por uma verba na ordem dos 40 milhões anuais, como se tem escrito, e se é verdade que o contrato do FC Porto possui cláusula de indexação?

Há muito que decidimos que tínhamos de estar no mercado, não faremos um aproveitamento interno, nem mesmo tendo um canal televisivo. É verdade que há uma cláusula de indexação, mas só no caso de o operador com quem temos o contrato vir a fazer novos contratos com outros clubes. Se for um player diferente, não beneficiamos.

Não teme uma clivagem grande? Ou não acredita nos números que têm sido associados ao novo contrato que o Benfica está a negociar?

O mercado é soberano e saberá ditar o preço adequado. Se me pergunta a minha opinião pessoal, dir-lhe-ei que não acredito. A não ser que seja enquadrado num contexto mais alargado de negócios. Em termos de preço directo do negócio, não sei que mercado português pode suportar um negócio daqueles, mas isso não nos preocupa.

Contas em dia

Villas-Boas

Na apresentação das contas, saltou à vista, nos proveitos, a rubrica "Outros", que rendeu mais de 15 milhões de euros. A explicação está em Villas-Boas e na cláusula paga pelo Chelsea ainda em Junho. A auditoria entendeu que não era correcto incluir a mais-valia com a transferência do treinador junto da venda de passes de jogadores.


Quem está?

Falcao ainda não entra nas contas, ao contrário de Bruno Alves e Raul Meireles.


UEFA já rende

Com um encaixe superior a 18 milhões, o FC Porto lucrou mais com a UEFA do que no exercício anterior. Ora, a Liga Europa não vale assim tanto e Angelino Ferreira explicou que é prática a inclusão dos 7,2 milhões de euros da participação na Champions no exercício em que ela é garantida. Assim foi...


Plnatel valioso

O FC Porto dispensou o acessório para reforçar a aposta no essencial. Rescindiu com vários jogadores que estavam emprestados e hoje tem o seu plantel avaliado em quase 90 milhões de euros (há um ano valia 67,8 milhões). Angelino Ferreira ressalvou que a equipa "está registada a preço de custo", o que não reflecte o que pode render em negociações de mercado.


E O IVA?

Angelino Ferreira admitiu uma quebra nas quotizações e na venda de Dragon Seat, sem que isso reflicta, no entanto, a perda de valor na rubrica da bilheteira. A SAD nega que os preços a praticar no Dragão aumentem, mas admite que a subida do IVA vai representar quebras no consumo e que o futebol não é um universo à margem.

in "ojogo.pt"

Neymar? Pelé destaca Danilo e diz que é "excelente"


Danilo ainda não chegou ao FC Porto - o internacional brasileiro é aguardado apenas a partir de Janeiro -, mas não falta quem reconheça nele um jogador de qualidade inquestionável. O último a referir-se ao futuro reforço dos campeões nacionais foi mesmo Pelé, que não escondeu a sua admiração pelo jogador do Santos numa entrevista ao diário espanhol "Marca". O Rei falou de Danilo quando lhe perguntaram se Neymar era mesmo assim tão bom. "Neymar é excepcional (...), mas também temos Danilo, que joga pela direita, é excelente e ainda esteve recentemente na selecção sub-20 brasileira", frisou. Depois disso, Danilo já foi chamado por Mano Menezes à selecção principal, mas uma coisa é certa: o investimento portista não pára de se valorizar.

Fernando conotado com a Lázio

A Lázio procura reforços para o meio-campo e o nome de Fernando voltou à baila, depois de o Milan ter desmentido o interesse no médio do FC Porto. "Fernando quer sair, e isso pode acontecer já em Janeiro. Mas não sei se a Lázio tem meios para isso, porque os portugueses não estão dispostos a fazer descontos", frisou Giovanni Branchini, alegado representante do brasileiro em Itália.

Hulk para a história

Atento, Hulk leu O JOGO esta semana e percebeu que está a 5 golos de ser o rei do Dragão. "Fico feliz, é um objectivo que vou procurar atingir para ficar gravado na história do clube", disse à sua assessoria de imprensa.

in "ojogo.pt"

Belluschi e Defour firmes para adiar João Moutinho


Contra todos os registos da carreira de João Moutinho, o médio prepara-se para ser suplente pelo segundo jogo consecutivo. É um dado inédito e que carece de confirmação oficial esta noite, mas que Vítor Pereira, sabe O JOGO, preparou durante a semana de trabalho. As indicações apontam para o reforço da aposta em Belluschi e Defour, a dupla que alinhou à frente de Fernando diante do Nacional, no triunfo por 5-0.
Não será um caso, mas a simples necessidade de aliar o útil ao agradável. O útil passa pela protecção de João Moutinho, que admitiu estar a ultrapassar um mau momento. O agradável reflecte-se na justiça perante o argentino e o belga, que carregaram a equipa às costas na última jornada. Moutinho carrega baterias para o decisivo encontro em Chipre, mas nesta equação entra ainda Guarín, o colombiano que foi titular contra o APOEL e que também saltou do onze no encontro da Liga.
Depois de uma vitória tão robusta, é natural que Vítor Pereira reconheça o mérito de quem resistiu sobre brasas, empurrando a equipa para a exigida reacção. Se o trabalho semanal tiver repercussão nas escolhas desta noite, então são mesmo Defour e Belluschi a avançar.
Na defesa também não há margem para muitas alterações. A ausência de Otamendi dos convocados - Maicon está de regresso - coloca Mangala de novo na rota da titularidade, numa opção que ganha consistência pela boa exibição do jovem internacional francês na recepção ao Nacional. Outra das surpresas desta lista de convocados, acaba por ser a ausência de Fucile, confirmado na véspera, pelo próprio treinador, como disponível para o regresso; nesse sentido, e na ausência de mais opções, as alas estarão novamente entregues a Sapunaru e Álvaro Pereira.
Mas há mais uma dúvida nestas contas: quem ocupará o lado esquerdo do ataque, James ou Varela? Depois de um jogo em que nem sequer chegou a sair do banco, Vítor Pereira deverá querer recuperar o jovem colombiano para este jogo, mas também para o que se segue, no Chipre.


565' 

Com 565 minutos de jogo, João Moutinho é o médio mais utilizado por Vítor Pereira nesta fase, tendo sido titular em seis dos oito encontros do campeonato, o que revela bem o peso do jogador nas contas do técnico. Não será esta interrupção a pôr em causa o estatuto do internacional português, esta época elevado à hierarquia dos capitães.

4

Os quatro médios mais ofensivos do FC Porto (Moutinho, Defour, Belluschi e Guarín) já marcaram um golo cada um. Só os mais defensivos (Fernando e Souza) ainda não contribuíram para fazer desta equipa mais goleadora do que a da época passada por esta altura.

10 

Nos últimos dez encontros do FC Porto, Vítor Pereira nunca repetiu o mesmo trio de médios em jogos consecutivos. A expulsão de Guarín na Supertaça europeia, por exemplo, privou-o do colombiano na Champions em dois encontros, mas a forte concorrência no sector justifica estas mudanças constantes no onze inicial.

Walter com vantagem sobre Kléber

A luta pela titularidade no centro do ataque do FC Porto tem estado animada nas últimas semanas, sobretudo por culpa dos golos (seis nos últimos três jogos) apontados por Walter, ele que até tinha sido marginalizado nos primeiros desafios desta temporada. A verdade é que o brasileiro parece estar em vantagem sobre Kléber para a confronto desta noite com o Paços de Ferreira, mesmo sabendo por antecipação que não poderá jogar no Chipre, frente ao APOEL, por não ter sido inscrito na Liga dos Campeões. A decisão de Vítor Pereira já está tomada e Walter deverá mesmo ter a possibilidade de ser titular pela terceira vez consecutiva em jogos do campeonato, algo inédito desde que chegou ao FC Porto no início da última época.

Francês ganhou o lugar

A não ser que Vítor Pereira promova Maicon da bancada para o onze, Mangala vai hoje manter a titularidade que tinha conquistado frente ao Nacional. Um primeiro sinal de regularidade para o central francês, de 20 anos, que beneficia da exclusão de Otamendi da convocatória para confirmar, ao que tudo indica, o seu lugar junto de Rolando na equipa inicial. É uma sequência relevante para um jovem defesa que iniciou a temporada como última opção para o eixo.

in "ojogo.pt"

Três do FC Porto na lista do Uruguai


Fucile, Alvaro Pereira e Cristian Rodriguez pré-convocados, ao contrário de Maxi Pereira (Benfica)


O seleccionador do Uruguai, Oscar Tábarez, pré-convocou os três uruguaios do FC Porto, Jorge Fucile, Alvaro Pereira e Cristian Rodriguez, para a partida com o Chile, do sportinguista Matías Fernandez. Maxi Pereira, do Benfica, não foi chamado, porque está castigado.

Os campeões sul-americanos recebem os chilenos, no próximo dia 11, em jogo de apuramento para o Mundial 2014. O técnico elaborou uma lista de 25 futebolistas que actuam no exterior e ainda vai decidir quem integra o rol final.

Os três portistas são presença assídua na selecção uruguaia e devem figurar nos eleitos de Tábarez para esse importante confronto no Centenário de Montevideu.

De resto, o Uruguai apresenta ainda uma baixa importante. Para além do lateral do Benfica, não está Diego Forlán, por lesão.

Eis a lista de convocados:

Guarda-redes: Fernando Muslera, Juan Castillo e Martín Silva.

Defesas: Martín Cáceres, Sebastián Coates, Jorge Fucile, Diego Godín, Diego Lugano, Andrés Scotti e Mauricio Victorino.

Médios: Egidio Arévalo Ríos, Sebastián Eguren, Álvaro Fernández, Álvaro González, Nicolás Lodeiro, Álvaro Pereira, Diego Pérez, Gastón Ramírez, Walter Gargano e Cristian Rodríguez.

Avançados: Sebastián Abreu, Edinson Cavani, Sebastián Fernández, Abel Hernández e Luis Suárez.



in "maisfutebol.iol.pt"

CONTAS DO FC PORTO APROVADAS POR UNANIMIDADE

A Assembleia Geral do FC Porto, reunida esta quinta-feira, no Estádio do Dragão, aprovou por unanimidade, na generalidade e na especialidade, o Relatório e Contas referente ao exercício de 2010/11, que decorreu entre 1 de Julho de 2010 e 30 de Junho de 2011. Apesar do resultado líquido negativo de 330.266 euros, verificou-se uma melhoria de quase 1,6 milhões em relação ao exercício anterior.

No ano em que o clube conseguiu os títulos nacionais de futebol, hóquei em patins, andebol e basquetebol, a par de êxitos na natação, bilhar e boxe, registem-se os resultados operacionais positivos de 135.894 euros (sobretudo graças à diminuição dos gastos) e a diminuição do passivo, de 40,7 para 39,5 milhões de euros. O capital próprio do clube mantém-se robusto, na ordem dos 74,6 milhões de euros.

Foi ainda aprovado, por unanimidade, um voto de aclamação e louvor à prestação da direcção no exercício em causa e à última gala dos Dragões de Ouro. O presidente Jorge Nuno Pinto da Costa agradeceu a confiança dos sócios, que considerou um “importante incentivo para o futuro”.



in "fcp.pt"

Mangala de pedra e cal

SEGURA LUGAR NO ONZE AO LADO DE ROLANDO



A exibição de Eliaquim Mangala no jogo com o Nacional agradou tanto a Vítor Pereira ao ponto de o técnico ter optado por manter a confiança no central francês para o encontro com o Paços de Ferreira. Face à ausência de Nico Otamendi dos convocados, não restam dúvidas relativamente ao nome do jogador que vai alinhar ao lado de Rolando. Maicon está de regresso, mas nesta altura não possui argumentos para se bater com o defesa, de 20 anos, que o FC Porto contratou no verão ao Standard Liège.
Tendo sido um dos protagonistas da revolução que Vítor Pereira levou a cabo na última jornada, Mangala confirmou aquilo que já tinha dito dele. Um jogador que faz uso da sua grande capacidade física para ganhar os duelos individuais, imperial nos lances aéreos, rápido e sabe sair a jogar. No entanto, fruto da sua juventude, por vezes deixa-se entusiasmar em demasia e arrisca em alguns movimentos. Uma situação à qual o treinador está atento e não deixará de corrigir.
in "record.pt"

Fernando quer sair

Um dos agentes do brasileiro afirmou que transferência para Itália até pode ser já em Janeiro.

Está a nascer uma nova novela à volta de Fernando, o habitual trinco dos portistas. Depois de se ter falado no interesse do Milan, na última semana, é agora a Lazio a surgir no caminho do brasileiro.

Um dos agentes do jogador, Giovanni Branchini, disse ontem desconhecer o interesse, mas revelou que o futebolista «pretende sair do Dragão». Fernando é também representado por António Araújo, que foi quem o trouxe para Portugal, mas foi de todo impossível falar com o português.

Branchini já no último defeso falou por diversas vezes na possibilidade de o jogador actuar em Itália. Desta vez foi mais longe... «Fernando? Só sei que o jogador quer vir para Itália e que isso pode acontecer já em Janeiro».

O mesmo agente igualmente confirmou a dificuldade do processo... «Mas também sei que o FC Porto não está muito inclinado em favorecer a sua saída».

Fernando, depois de ter manifestado vontade de sair, em declarações após a final da Taça de Portugal, voltou atrás, recuperou o seu lugar no onze, em detrimento de Souza, e disse estar muito satisfeito no FC Porto.



in "abola.pt"

«FC Porto é um grande da Europa...», diz empresário de Gutierrez

Empresário de Gutierrez admite que Dragão seria óptima opção. Jogador quer a Europa.

Teófilo Gutierrez vai mesmo regressar à Europa no mês de Janeiro e um dos destinos apontados como mais prováveis é... o emblema azul e branco.

«O FC Porto é um grande clube da Europa, logo seria muito bom para o Teófilo voltar ao futebol europeu», admitiu Efrain Pachon, empresário do avançado do Racing Avellaneda, sem se comprometer. Confirmou apenas a A BOLA que estão interessados no seu jogador clubes de França, Itália e Portugal...

O interesse dos dragões em Gutierrez já vem de longe, do último defeso. E Efrian Pachon mostrou não ter memória curta: «Tivemos conhecimento de contactos do FC Porto em Agosto». Por ora, garante que ainda não foi sequer sondado, nem o próprio jogador, que garantiu estar ansioso por voltar a jogar numa equipa europeia, pese a primeira e única experiência por que passou não lhe ter corrido nada bem...

«O Teófilo só não se afirmou no Trabzonspor porque nem ele, nem a sua família nunca se adaptaram à sociedade turca. Tinham dois meninos pequeninos e no tempo que lá passou nunca conseguiram integrar-se», justificou o fracasso. «Nos últimos nove meses já fez 16 golos», acrescentou a propósito.



in "abola.pt"

Hulk quer agarrar lugar na selecção

Chamado pela terceira vez consecutiva por Mano Menezes desde Setembro, Hulk está decidido a agarrar um lugar na selecção brasileira.

«Estou feliz por poder dar uma sequência e também por ter actuado um bom tempo no último jogo e ter ajudado ao máximo. Estou feliz por ser convocado novamente», diz o avançado, em declarações à sua assessoria de Imprensa.

«O importante é dar uma sequência na selecção brasileira. Agora é procurar trabalhar no Porto para poder ter a oportunidade na selecção e aproveitar», sublinha Hulk, que está convocado para os particulares com o Gabão e o Egipto.

in "abola.pt"

Alex Sandro entusiasmado com a chamada à selecção brasileira

"Depois de chegar ao FC Porto, o passo seguinte era chegar à selecção", diz o empresário do jogador.



Aos 20 anos, Alex Sandro é um jogador "naturalmente entusiasmado" com a estreia em convocatórias da selecção do Brasil. Quem o garante a Bola Branca é o representante do brasileiro que joga no FC Porto. Pablo Miranda destaca a importância da transferência para o Dragão nesta chamada ao escrete.

"Ele está muito feliz, foi uma óptima notícia que recebeu. O trabalho que ele tem feito foi lembrado pelo Mano Menezes. Era um grande objectivo pessoal do Alex Sandro chegar à selecção principal do Brasil. Depois de chegar ao FC Porto, esse era o passo seguinte. Ele conseguiu chegar muito rápido a um clube de grande prestígio na Europa e, agora, a selecção principal do Brasil", refere o empresário.
Mano Menezes incluiu o nome do lateral-esquerdo do FC Porto nos eleitos para os particulares diante de Gabão e Egipto e o jogador está felicíssimo pela rápida evolução da sua carreira.
De resto, Pablo Miranda garante ainda que Alex Sandro está totalmente recuperado de uma lesão na coxa direita contraída ao serviço dos sub-20 brasileiros. O empresário diz que o jogador está a 100% para o FC Porto e com a mesma percentagem de forma física para a selecção canarinha.
"Ele está recuperado, a 100% e o FC Porto só o colocaria a jogar se estivesse a 100%. Foi o que aconteceu", assevera Pablo Miranda.



in "rr.pt"