segunda-feira, 23 de agosto de 2010


Um abraço a todos e volto dentro de uma semana !!!

SOMOS PORTO !!!!

Andre Villas-Boas - Declarações (Video)

Resumo FC Porto 3 - Beira Mar 0 ( Video )

André Villas-Boas - "O primeiro objectivo era chegar à liderança"

Missão cumprida no jogo de estreia no Dragão: o FC Porto é líder e terminou a segunda jornada com "um sentimento forte, no balneário, de primeiro objectivo atingido". Para André Villas-Boas, a noite simbólica da vitória com o Beira-Mar não poderia ter sido melhor. "É sempre o regresso a casa, sentar-me num banco que, para mim, significa muito", admitiu, nas raras palavras dedicadas à primeira pessoa. Algumas, até as dispensou, como quando lhe perguntaram se a equipa está melhor do que esperava: "Passo a passo, vamos passando a nossa mensagem e trazendo a nossa organização. No entanto, não faz sentido: agora que está 3-0, é um FC Porto à sua imagem? Não é correcto. O FC Porto à nossa imagem será um FC Porto campeão. A cada jogo e a cada treino tentaremos chegar a uma perfeição que é difícil de atingir. Melhorar processos é o nosso compromisso. Melhorar ou demonstrar um estilo de jogo novo é o nosso compromisso. As mensagens são todas novas, o líder é novo, a comunicação é diferente, portanto, toda esta optimização demora o seu tempo." Nem todo o encontro com o Beira-Mar teve o FC Porto em alta. A lesão prematura de Ukra obrigou a equipa a um esforço suplementar, "apenas nos primeiros 25 minutos", admitiu o treinador: "A partir do momento em que se encontraram nas alterações que fizemos, assentámos o jogo e demonstrámos a nossa qualidade. A partir do intervalo, conseguimos resolver os problemas e as adaptações necessárias, e terminar com uma excelente exibição."

Para a história desta segunda jornada ficaram a derrota do Benfica e o atraso do Braga, que o técnico portista desdramatizou. "É muito cedo para estabelecer qualquer padrão", afirmou, concentrando-se no único que lhe interessa, o das "vitórias do FC Porto": "A liderança era o que queríamos obter. Há um longo percurso pela frente, é importante que a equipa continue na senda de vitórias - com o Genk e com o Rio Ave - e ficar em primeiro lugar, é esse o próximo objectivo: terminar a terceira jornada em primeiro lugar e descansar um pouco, nessa paragem."

in "ojogo.pt"

Rúben numa luta pela titularidade

Foi dos pés de Rúben Micael que saiu o passe que permitiu a Falcao encerrar a contagem e o madeirense festejou esse momento de forma bastante efusiva e... explosiva, como já se disse na página 5. No fim, explicou-se: "Claro que fiquei bastante feliz. Lesionei-me no final da época passada, no meu regresso voltei a lesionar-me e agora teve um sabor especial para mim poder ajudar de novo a equipa." Depois, comentando esse início de época fulgurante do FC Porto, afirmou: "O FC Porto quer ganhar todos os jogos, é óbvio que isso será muito importante, mas ainda só estamos na segunda jornada do campeonato e não serve de nada termos agora seis pontos de avanço em relação ao Benfica e às outras equipas se não continuarmos a mostrar o nosso valor." Ainda sobre o bom momento que a sua equipa atravessa, o madeirense fez questão de sublinhar: "Esta época o FC Porto tem estado com o moral em cima e quer ser campeão. Mas, para isso, tem de mostrá-lo em todos os jogos, não é com o Benfica, o Sporting ou o Braga a perderem pontos..." Na despedida, Micael agradeceu o apoio dos adeptos, que espera reencontrar em massa no jogo com o Genk.

Belluschi

"Motivação é outra"

"Este ano as coisas estão a sair como eu quero, ao contrário do sucedido na época anterior. Agora, a motivação é outra, bastante superior. Tanto a mim como à equipa está tudo a decorrer na perfeição, o que me deixa imensamente feliz", palavras do argentino Belluschi que ontem, no Dragão, voltou a ser um dos elementos em destaque na equipa do FC Porto. "Para mim, não é uma surpresa este arranque tão forte da nossa equipa, o qual já esperávamos, porque trabalhámos muito para estar bem nesta altura. Estamos a fazer as coisas como ambicionávamos e ainda há que continuar a melhorar todos os dias, corrigindo sempre os erros cometidos." Sobre o facto de ter marcado de novo, disse: "É bom para mim e melhor para a equipa, que ganha."

in "ojogo.pt"

O FC Porto um a um

A Estrela: Belluschi (8) - Nova fórmula criativa

Este espaço podia ter sido reservado para Falcao - afinal não é todos os dias que se marca dois golos -, mas Belluschi também fez por merecer o destaque. E de que maneira. Jogou mais adiantado do que é habitual, em virtude da lesão de Ukra, e jogou muito. Com menos preocupações defensivas do que é habitual, por culpa do desvio para uma ala, teve mais disponibilidade física para colocar em prática todo o seu virtuosismo. Furou, tabelou, fintou e assistiu os companheiros, sobretudo Falcao, que desperdiçou dois golos oferecidos pelo argentino. Mas há mais, por sinal o melhor. Também marcou, num livre perfeito que sobrevoou a barreira antes de parar no fundo da baliza. E, nesse lance, mal o árbitro assinalou a falta à entrada da área fez-se dono da bola, convicto de que se seguiria um momento de festa. Não se enganou. Intermitente com Jesualdo Ferreira, Belluschi ganha força esta temporada também por culpa de uma fórmula que encaixa na perfeição na criatividade que gosta de emprestar aos jogos.



Helton 6
Atravessa um grande momento e ontem nem precisou de fazer grandes defesas para se perceber que está mais confiante do que nunca.

Sapunaru 6
Esteve perfeito defensivamente e resolveu com facilidade os problemas criados pelo Beira-Mar. Saiu para dar minutos a Fucile.

Rolando 5
Algumas desatenções, sendo que uma delas podia ter acabado mal: deixou escapar Wilson Eduardo nas costas (32'), mas valeu-lhe a má pontaria do avançado do Beira-Mar.

Maicon 5
Esteve sempre intranquilo durante a primeira parte, altura em que sentiu dificuldades para lidar com o poder físico de Rui Varela.

Álvaro Pereira 6
Ainda não está com o fulgor da época passada - natural para quem chegou mais tarde -, mas o cruzamento para o primeiro golo do FC Porto foi perfeito.

Fernando 5
Muitos passes falhados e algumas perdas de bola na primeira parte. Depois, com o resultado feito, ganhou tranquilidade e uma nova forma de estar.

João Moutinho 7
Não sabe jogar mal, o que não é novidade para ninguém, e ontem voltou a garantir equilíbrio nos dois momentos do jogo. Parece estar em todo o lado e revelou novamente uma inteligência táctica bastante acima da média.

Ukra -
Azarado. Em dia de estreia no Dragão passou apenas dois minutos em campo. Lesionou-se num lance - choque com João Luiz - em que pecou apenas pelo excesso de vontade.

Varela 5
O desgaste provocado pelos muitos jogos realizados num curto espaço de tempo retiraram-lhe a habitual capacidade explosiva. Apagado, acabou por sair mais cedo do jogo.

Falcao 8
Mais dois golos - e vão quatro em outros tantos jogos oficiais -, sendo que o primeiro surgiu na sequência de um cabeceamento espectacular, numa jogada em que se antecipou de uma forma brilhante ao seu adversário directo. Ainda ensaiou mais três, mas ainda não foi desta que experimentou a sensação de um hat trick pelo FC Porto.

Souza 7
Entrou cedo, para o lugar de Ukra, e encantou o Dragão pela simplicidade que emprestou ao jogo. Com a bola nos pés, fez tudo bem, mesmo quando o momento deixava antever dificuldades. Está a conquistar espaço num meio-campo repleto de qualidade.

Rúben Micael 6
Foi a segunda aposta de Villas-Boas e deixou o jogo com a assistência para o golo de Falcao.

Fucile 5
Foi chamado ao jogo para somar os primeiros minutos da temporada e foi muito aplaudido

in "ojogo.pt"

Bater e fugir

Quatro vitórias consecutivas, nove golos marcados, zero sofridos. O saldo de quatro jogos oficiais é esclarecedor: nos antípodas dos rivais, o FC Porto arrancou para a época 2010/11 de prego a fundo e vai deixando vítimas pelo caminho enquanto ganha velocidade, consistência e peso a cada jogo que passa. Ontem foi a vez de o Beira-Mar sair do Dragão vergado pelos mesmos 3-0 que deixaram praticamente resolvido o play-off de acesso à fase de grupos da Liga Europa três dias antes, em Genk. Mas, desta vez, o FC Porto não se limitou a ganhar ao Beira-Mar. Soube reagir às adversidades que o jogo lhe colocou, utilizando-as a seu favor; multiplicou as oportunidades, aproveitando para consolidar processos; e ainda teve tempo para mostrar que há muita vida para além do onze titular.

As coisas nem sequer começaram muito bem para a equipa de Villas-Boas, que insistiu no onze utilizado na Bélgica cerca de 72 horas antes, numa prova de confiança na capacidade física dos seus jogadores. Aos 2 minutos, num lance invulgar, Ukra chocou com João Luiz e sofreu uma fractura na face, acabando substituído por Souza. O brasileiro foi ocupar o lugar de Belluschi, à direita de Moutinho, enquanto o argentino subia para ocupar a posição de extremo-direito, mas por pouco tempo.

Mais do que empatado, o jogo estava dividido até porque o Beira-Mar cumpria a promessa de Leonardo Jardim e não punha o autocarro à frente da baliza. Sem espaço pelo meio, André Villas-Boas queria profundidade no futebol portista pelas alas e Belluschi não estava a conseguir garantir-lha à direita, obrigando o treinador a fazer rodar a equipa: Varela, mais rápido, passou para a direita e Belluschi foi para a esquerda onde combinava com Moutinho e Álvaro Pereira em busca da penetração. Foi por ali que nasceu o primeiro golo do jogo: combinação entre Belluschi e Moutinho a garantir espaço para a penetração de Álvaro Pereira e para o cruzamento tenso do uruguaio que encontrou Falcao ao primeiro poste, a mergulhar para o desvio.

Em desvantagem, o Beira-Mar não se rendeu e reagiu, procurando capitalizar o inexplicável nervosismo da dupla de centrais do FC Porto. Aos 32' um livre de Artur encontra Wilson nas costas de Rolando e Maicon e na cara de Helton. Apenas o remate em desequilíbrio do brasileiro evita o empate que volta a ameaçar a tranquilidade dos adeptos portistas seis minutos mais tarde, novamente com Wilson como protagonista, e novamente com um remate defeituoso a falhar a baliza do FC Porto. A tranquilidade sairia dos pés de Belluschi, na cobrança de um livre a castigar uma falta que ele próprio sofreu zona frontal, ligeiramente para a esquerda do meio-campo ofensivo dos portistas, precisamente à medida do seu pé direito. O jogo ficava resolvido ainda antes do intervalo e o FC Porto ganhava 45 minutos para consolidar processos e rodar a equipa, com a atitude positiva do Beira-Mar a ajudar.

Os aveirenses nunca desistiram de chegar à baliza de Helton, mas acabaram por abrir demasiados caminhos na direcção oposta. Com Souza, Moutinho e Belluschi, mais tarde, Rúben Micael na condução da bola, as oportunidades de golo multiplicaram-se e apenas a pontual falta de inspiração de Falcao impediu a goleada. O colombiano marcaria mais um, mesmo assim. Um grande passe de Rúben Micael, que tal como na Bélgica, aproveitou o tempo que Villas-Boas lhe deu para mostrar que está vivo. Tal como o FC Porto: vivo e aos pontapés.

in "ojogo.pt"

Raul Meireles não joga por opção técnica

Villas Boas surpreende em cada dia. Ontem, a falar de Raul Meireles, deixou meio mundo pasmado: «Estas coisas levam o seu tempo. Depende dele. Quando o Raul estiver no pleno das suas potencialidades lutará pela titularidade e pelos convocados. É um jogador que leva sete anos de casa, que já deu muito ao FC Porto. Quando o seu rendimento nos treinos for alto, será mais uma opção de grande valor».

O treinador não dá assim como certa a saída do atleta, mas lamenta também que a janela de transferências seja tão prolongada: «No mínimo, devia fechar-se ao memso tempo que se iniciam os campeonatos na maioria dos países. Assim, cria situações ingratas», afirmou, reforçando, no entanto, que «a situação de Meireles não cria qualquer instabilidade».

O meio-campo é, pois, uma zona de alta pressão no FC Porto. Micael também festejou de uma forma efusiva a assistência para o segundo golo de Falcao, como se tivesse a exigir mais oportunidades... «Há uma luta acesa pelos lugares do meio-campo e essas dores de cabeça são boas para mim. Há ainda o Guarin - que esteve muito bem na Figueira da Foz -, o Raul, o Castro... Temos efectivamente uma competitividade extrema nesse sector, mas isso não é um problema»
 
in "abola.pt"

Atenção F.C. Porto: Genk dá chapa 4 fora de casa e é líder

O Genk, adversário do F.C. Porto no play-off de acesso à Liga Europa, venceu este sábado no reduto do Eupen por 4-1, em jogo da quarta jornada da liga belga.

O defesa Joneleit foi a grande figura da partida ao apontar dois golos, o segundo e o terceiro da noite, depois de um autogolo de Ibrahima Camara ter inaugurado o marcador, após uma boa jogada de De Bruyne (14m).

O 0-2 surgiu aos 33. Petr não agarra um livre de Toszer e Joneleit aproveitou a primeira oportunidade. Aos 42, Vinamont viu o segundo cartão amarelo e deixou o Eupen reduzido a dez elementos.
 
No segundo tempo, o 0-3 chegou aos 51. Joneleit deu continuidade a um tiro de Vossen e tornou-se o herói improvável do encontro. Vossen marcou o seu golo aos 62, mas a diferença voltaria a três com o tento de honra de Obradovic.

O Genk é lider com o pleno de 12 pontos, empatado com o FC Malines.

GENK - Courtois; Joneleit (Durwael, 64), Matoukou, Ngongca e Buffel; De Bruyne (Dugary, 64), Hubert, Pudil e Toszer; Barda (Vossen, 15) e Ogunjimi

Otamendi muito perto de ser Dragão

Otamendi é esperado nos próximos dias no FC Porto. “Estou muito contente, aguardava este momento com ansiedade e eis que ele chegou”, disse o jogador no final do seu último jogo pelo Vélez.

O argentino falou depois do jogo do Vélez Sarsfield com o Argentinos Jrs., sobre a transferência para o FC Porto. “Estou muito contente, aguardava este momento com ansiedade e eis que ele chegou. Espero manter o nível que exibi aqui no Vélez”, disse Otamendi, sem revelar mais pormenores.

O defesa é esperado em breve na Invicta para cumprir testes médicos e assinar contrato válido por cinco temporadas, ocupando a vaga em aberto no eixo defensivo dos azuis e brancos, depois da saída de Bruno Alves.

Espera-se, então, uma semana marcante para os “dragões” que, para além de, na quinta-feira, discutirem a segunda mão do “play off”da Liga Europa, frente ao Genk, podem ver também chegar um novo reforço para o plantel

in "rr.pt"