terça-feira, 2 de dezembro de 2014

MICK SCHUBERT PEDE AMBIENTE “INCRÍVEL” PARA A RECEPÇÃO AO BENFICA

Dinamarquês sente-se “muito confiante” para a recepção aos lisboetas (quarta-feira, 21h00)


​Após dez vitórias em dez jogos no Andebol 1 e uma qualificação para a fase de grupos da Taça EHF, alcançada no sábado, o FC Porto defronta o velho rival Benfica, no Dragão Caixa, na quarta-feira (21h00). Na antevisão da partida da 11.ª jornada, Mick Schubert afirmou aowww.fcporto.pt que está “muito confiante” para o encontro com os lisboetas e que os portistas querem cimentar a primeira posição (têm actualmente 30 pontos, mais dois do que o ABC, que tem mais um jogo, e quatro do que o Benfica, terceiro), que “dá vantagem” noplay-off, em termos de factor casa. 

“Estamos prontos. Foi um jogo complicado em Espanha e agora estamos focados no jogo com o Benfica que, com certeza, vamos vencer. Estou muito confiante, porque jogamos em casa e temos uma melhor equipa do que eles. É uma partida importante para os dois clubes, porque terminar a fase regular em primeiro lugar dá vantagem no play-off, com dois jogos em casa em vez de dois fora”, referiu o ponta-esquerda dinamarquês.

Sem esperar surpresas por parte da equipa lisboeta - “eles não mudaram muito e nós também não” -, Schubert aposta num ambiente “incrível” no Dragão Caixa para vencer: “É por isso que jogamos andebol, é por isso que queremos jogar jogos destes e sentir a intensidade é sempre espectacular. Os adeptos são inacreditáveis. Sempre que jogamos contra o Benfica e o Sporting e noutros encontros importantes na Europa, eles estão sempre cá para nos apoiar e é incrível jogar nessas situações. Precisamos de casa cheia para vencer”.



in "fcp.pt"

Quem não quer ser um Tello desta vida?


Tive vários amigos, ainda tenho, que queriam ser os Tellos desta vida. Bem, na altura o Tello que estava a começar a ser conhecido não era bem este, mas vocês, tipos inteligentes e open-minded, percebem, de certeza, a ideia. Eles, os tais meus amigos, pegavam na bola, davam duas pedaladas por cima, e iam por ali fora, sem freio, sem medo da vertigem. E ainda embirravam se lhes disséssemos alguma coisa.  

Outros tentam o mesmo, mas fixam um ponto abstracto algures perto dos pés, hipnotizados pela rotação na bola daqueles desenhos, sempre diferentes, que as marcas inventam para ser novidade e gerar consumo. 

Capel é um pouco assim, enfia a cabeça na relva, qual avestruz, com medo de perder a bola. Temerá ele que o traia, que descole do pé esquerdo se se distrair? Não resistirá ao receio de tropeçar nos próprios pés? Não se sabe. Tudo seria mais fácil se levantasse a cabeça. 

Afinal, é algo que ouvimos em futebolês todos os fins-de-semana. Temos de levantar a cabeça! 

¡Ojo! 

Tello é diferente. 

Tenho vários amigos assim. Aliás, acho que todos os miúdos crescem a querer ser assim. A inventar fintas, a desenhar mentalmente grandes golos, a sonhar com títulos sucessivos de melhor em campo. A ser o número 1 entre 11, entre 18, entre 23 ou mais. 

Depois, com o tempo e com as primeiras bolas perdidas, os primeiros cabelos arrancados por parte de treinadores e colegas, alguém lhes diz que aquilo não é para eles. Se é que eles não percebem primeiro. 

Se não os mandam para a baliza, esse purgatório da adolescência para quem não sonha ser o Neuer, haverá um lugar como lateral, por vezes lutando contra a sua natureza, que os obriga a usar o pé de dentro. Serão guarda-redes, defesas ou médios desmancha-prazeres, com a missão de destruir o que nunca conseguiram construir. 

Tello é um sobrevivente. Foi sempre objectivo de mais para o tiki-taka, que gostava, fosse com Guardiola, ou com Tito e Tata, de circular a bola dos pontas para os extremo, para o central… Perdão, do extremo para o médio. Para o defesa. Para outro médio. Para Messi. Para os outros. Quantos faltam? Sem que alguém rematasse de primeira linha… Perdão, de fora da área. 

Quando entrava, quase sempre era como se tivessem aberto sem cautela uma garrafa de refrigerante com gás acabada de abanar. Mexia sempre com tudo, apenas não encaixava nos restantes 75 minutos. Entrava quando tudo estava decidido, ou como recurso diferente. 

Tello pega na bola e vai. Assume o risco. Tem de ganhar sempre um metro ou dois. Ir para cima, encontrar um caminho para a baliza. E raramente é a direito, quase sempre em ziguezagues, como se fosse sempre uma prova de perícia em que não pode derrubar os pinos. 

E não os derruba, nem precisa mesmo de olhar. Embora olhe. Não esconde os olhos na relva. 

Sempre a acelerar, sempre a esticar o jogo. Sempre a procurar uma solução, decidindo ele ou delegando a decisão com uma assistência. 

E aquela assinatura que deixa em algumas jogadas? Aquele passo para o lado esquerdo, a fugir da bola, para poder ganhar ângulo para a perna direita, procurando o poste mais distante. A sua marca. Ainda apareceu pouco por cá, mas o Camp Nou conhece-a bem. Será uma questão de tempo. 

No Dragão, arrisca-se a ser titular. Isto é, arrisca se esse estatuto existir na cabeça de Lopetegui, algo que ainda não foi cientificamente provado. E até isso será um desafio novo, que conheceu poucas vezes em Barcelona. Aposto que, se chegar, vai enfrentá-lo olho nos olhos. Dá uma pedalada e parte para cima. Há outra forma? 


in "maisfutebol.iol.pt"

Dunga: «Danilo tem força física à imagem de Maicon»

Selecionador brasileiro compara o lateral do FC Porto ao experiente jogador da AS Roma


Dunga, selecionador do Brasil, está satisfeito com a forma recente de Danilo. O lateral direito do FC Porto fez uma grande exibição frente ao Rio Ave (5-0), coroada com um golo portentoso ao cair do pano, e recebeu inclusivamente a nota máxima do Maisfutebol
  
«Ele tem uma força física que impressiona, um pouco à imagem do Maicon (ndr. Lateral da AS Roma). Corre quilómetros atrás de quilómetros e apresenta sempre um rosto com frescura física», elogiou Dunga, em declarações a A Bola. 
  
Na entrevista ao jornal desportivo, o técnico brasileiro explicou ainda a não utilização de Alex Sandro nos duelos com Turquia e Áustria, apesar de o lateral esquerdo ter surgido na convocatória: «Durante um treino, Alex Sandro apresentou algumas queixas físicas. Como não queríamos prejudicar o FC Porto, decidimos em conjunto que seria poupado com a Áustria.» 
  
Por fim, espaço para palavras sobre Casemiro, médio cedido pelo Real Madrid ao FC Porto. «É muito forte fisicamente e na posição dele sobressai sempre nas suas ações», rematou Dunga. 

in "maisfutebol.iol.pt"

FC Porto-Benfica com nova bola

Novo modelo é introduzido na jornada 13 do campeonato. Será utilizado igualmente na Segunda Liga e Taça da Liga.

O novo modelo de bola a utilizar pela Liga de Clubes será introduzido no fim-de-semana do FC Porto-Benfica, para o campeonato. Ou seja, a partir das jornadas 13 da Primeira Liga, 19 da Segunda Liga e 3ª Fase da Taça da Liga.

O modelo é o do Mundial de Clubes, a realizar-se em Marrocos.

De acordo com a marca, as cores presentes (verde, vermelho e azul) surgem da inspiração dos três elementos da natureza: terra, fogo e ar.

A tecnologia deste modelo é igual ao que fez sucesso no Campeonato do Mundo do Brasil.

in "rr.pt"

O poder de fogo que surge no sprint final

TENDÊNCIA DE MARCAR NOS ÚLTIMOS INSTANTES


São 10 vitórias consecutivas do FC Porto sobre o Rio Ave, em jogos oficiais disputados no Estádio do Dragão, e uma tendência que voltou a verificar-se no duelo de anteontem: o poder de fogo dos azuis e brancos, nas referidas condições, surge no último fôlego.

Num total de 29 golos marcados pelo FCPorto ao Rio Ave, no Dragão, 18 deles foram conseguidos entre o minuto 76 e o apito final do árbitro em causa. Jackson Martínez (78’), Alex Sandro (89’), Óliver Torres (90’+1) e Danilo (90’+3) deram ainda maior expressão aos referidos números.

Curiosamente, se dividirmos a nossa análise pelos golos conseguidos no primeiro e no segundo tempo das partidas em análise vamos concluir que o FCPorto, em casa, nos últimos 10 duelos com os vila-condenses, apenas conseguiu apontar seis golos na etapa inicial. Curiosamente, e novamente a acentuar a tendência, os cinco tentos apontados, anteontem, pelos portistas, foram todos eles conseguidos na etapa complementar.

in "record.pt"

Quaresma volta a perder no duelo direto

LOPETEGUI CONFIOU EM TELLO

Tal como se esperava, Ricardo Quaresma voltou ao banco de suplentes e só foi chamado a jogo na parte final, quando os dragões tinham a situação perfeitamente controlada. Tello havia entrado para o seu lugar em Borisov e marcado um golo. Lopetegui confiou no seu compatriota e devolveu-o ao onze, numa opção que viria a dar resultado frente ao Rio Ave, já que Tello foi um dos jogadores fundamentais para o triunfo.

Por muito que a nação portista idolatre o camisola 7, a verdade é que o jogador emprestado pelo Barcelona está em boa forma e vai relegando o Mustang para segundo plano. Um duelo que terá novos capítulos, mas que neste momento pende para o lado do extremo catalão.

in "record.pt"

Fernando Santos: «Rúben Neves está um degrau acima»

SELECIONADOR ELOGIA PUPILO DOS DRAGÕES

O selecionador Fernando Santos assumiu que está a seguir atentamente a evolução de Rúben Neves, mas salientou tratar-se de um “jovem de apenas 17 anos que tem sido aposta regular nos sub-21”.

“O Rúben está a cumprir o seu percurso com toda a naturalidade”, começou por referir Fernando Santos, garantindo que o portista “seguramente também terá a sua oportunidade”: “É um jogador com qualidade e que está muito perto de dar o salto, mas que já se encontra a trabalhar num degrau acima.”

in "record.pt"

Dragões recordam vitória na inauguração do Estádio da Luz

POST CURIOSO NO FACEBOOK DO CLUBE

Foto: HÁ 60 ANOS… Com golos de Teixeira, Carlos Duarte e Perdigão, o FC Porto vence o Benfica (3-1) na inauguração do Estádio da Luz.

Há mais para descobrir no Museu FC Porto by BMG. A começar por aqui: http://bit.ly/museufcporto.

60 YEARS AGO... With goals from Teixeira, Carlos Duarte and Perdigão, FC Porto beats Benfica (3-1) at the opening of Estádio da Luz.

There’s more to be discovered at FC Porto Museum by BMG. Starting by http://bit.ly/museumfcporto.

#FCPorto

través do Facebook oficial, o FC Porto recordou uma vitória de há 60 anos, na inauguração do Estádio da Luz, onde os dragões venceram por 3-1. Uma recordação curiosa, até porque dentro de pouco menos de duas semanas as duas equipas se encontrarão, em jogo da 13.ª jornada da Liga.

Leia a publicação:

"HÁ 60 ANOS… Com golos de Teixeira, Carlos Duarte e Perdigão, o FC Porto vence o Benfica (3-1) na inauguração do Estádio da Luz.

Há mais para descobrir no Museu FC Porto by BMG. A começar por aqui: http://bit.ly/museufcporto."

in "abola.pt"

Rolando tem mercado na Turquia


O defesa-central Rolando, do FC Porto, tem clubes da Turquia interessados nos seus préstimos, de acordo com o empresário italiano Franco Camozzi, que trabalha com o representante do internacional português, João Silva.

«Gostaria de precisar que não sou o empresário de Rolando como alguns órgãos de comunicação social avançaram, mas trabalho em nome de João Silva na Rússia e na Turquia. Onde há maior interesse em Rolando? De momento, na Turquia», comentou Camozzi, em declarações ao Tuttomercatoweb.

De acordo com a imprensa inglesa, Rolando, que se treina com a equipa B do FC Porto, é também pretendido pelo Queens Park Rangers.


in "abola.pt"

Os números do contrato de Aboubakar

O presidente do Lorient conta que o acordo entre os dois clubes até chegou a estar alinhavado por 12,2 milhões de euros.
Loic Féry, presidente do Lorient, explicou, numa entrevista ao jornal "Ouest-France", o porquê de o FC Porto só ter comprado 30 por cento dos direitos sobre Aboubakar e de que forma os azuis e brancos poderão recuperar uma percentagem maioritária sobre o avançado camaronês. Féry conta que o acordo entre os dois clubes até chegou a estar alinhavado por 12,2 milhões de euros e permitia ao Lorient conservar apenas 7,5 por centos dos direitos sobre Aboubakar. "A seguir aos exames médicos, os responsáveis do FC Porto pediram uma renegociação do acordo, porque tinham detetado um pequeno problema nas articulações. Mas como o jogador queria muito o FC Porto, chegamos a um entendimento", contou Féry.

Os 12,2 milhões de euros inicialmente negociados para a transferência do capitão dos "leões indomáveis" deram lugar a uma modalidade de pagamento por objetivos. "O acordo evoluiu para pagamentos faseados. De cada vez que o Aboubakar fizer 20 jogos com a camisola do FC Porto poderão recuperar entre 10 a 20 por cento dos direitos sobre o jogador, contra o pagamento de uma soma que ronda os dois milhões de euros", explicou o dirigente do Lorient. Até agora, Aboubakar participou em seis jogos (quatro na Liga e dois na Champions) com a camisola do FC Porto, pelo que faltam pelo menos mais 14 até a SAD ponderar aumentar a percentagem de direitos sobre o camaronês.

De qualquer forma, Féry fez questão de sublinhar que nesta altura o Lorient tem 70 por cento dos direitos sobre o camaronês. "Se ele fosse transferido agora, 70 por cento da transferência seria para os nossos cofres, isso é certo", garantiu, antes de desmentir os rumores que apontavam à participação de um fundo de investimento neste negócio. "Ouvi e li muita coisa que não fazia sentido em torno desta transferência, mas não há aqui nenhum mistério. Nunca foi questão ceder direitos sobre Aboubakar a outro investidor. O Lorient conservou apenas 70 por cento dos direitos sobre o jogador, o que não é proibido! As coisas são claras e se nesta altura o jogador fosse transferido, o Lorient iria encaixar uma mais-valia correspondente aos 70 por cento dos direitos que conservou", esclareceu.

in "ojogo.pt"

Casemiro e Danilo candidatos ao Samba de Ouro

Os dois jogadores do FC Porto são candidatos ao prémio de melhor jogador brasileiro a atuar na Europa
Os jogadores do FC Porto Casemiro e Danilo estão na corrida pelo prémio Samba de Ouro'2014, que distingue o melhor brasileiro a jogar na Europa.

A concorrência é, como seria de esperar, de peso. De entre os nomes mais conhecidos, como Neymar, Dani Alves ou David Luiz, destaca-se a presença de Fabinho, jogador emprestado pelo Rio Ave ao Mónaco. 

Na última edição, recorde-se, o vencedor foi Thiago Silva, do PSG.

Confira a lista: 

Casemiro (FC Porto)

Danilo (FC Porto)

Dani Alves (Barcelona)

Neymar (Barcelona)

Marcelo (Real Madrid)

Miranda (At. Madrid)

Dante (Bayern Munique)

Luiz Gustavo (Wolfsburgo)

Roberto Firmino (Hoffenheim)

David Luiz (PSG)

Marquinhos (PSG)

Maxwell (PSG)

Lucas (PSG)

Thiago Silva (PSG)

Fabinho (Mónaco)

Douglas Costa (Shakhtar Donetsk)

Luiz Adriano (Shakhtar Donetsk)

Felipe Melo (Galatasaray)

Fernandinho (Manchester City)

Fernando (Manchester City)

Coutinho (Liverpool)

Oscar (Chelsea)

Ramires (Chelsea)

Felipe Luís (Chelsea)

Willian (Chelsea)

Hernanes (Inter)

Leandro Castán (Roma)

Maicon (Roma)

Hulk (Zenit)

Mário Fernandes (CSKA Moscovo) 

in "ojogo.pt"

Brahimi é o melhor jogador africano de 2014

Canal público inglês revelou o nome do vencedor há minutos. Nova distinção para o jogador que o FC Porto contratou no último defeso e que tem sido uma das revelações da temporada


Yacine Brahimi, do FC Porto, venceu o prémio de futebolista africano de 2014 da BBC. O anúncio foi feito há minutos pela emissora pública de rádio e televisão do Reino Unido.


Brahimi recebeu mais votos - a eleição foi feita através da Intenet ou por mensagem escrita - do que o gabonês Pierre-Emerick Aubameyang (Borussia Dortmund), o nigeriano Vincent Enyeama (Lille) e os costa-marfinenses Gervinho (Roma) e Yaya Touré (Manchester City), que era o detentor do troféu.



A votação encerrou às 18 horas de 24 novembro, mas só agora é que foi divulgado o nome do vencedor. O prémio de futebolista africano do ano da BBC é atribuído desde 2000, tendo já sido distinguidos jogadores como George Weah, Jay Jay Okocha ou Didier Drogba.



Este é o segundo prémio individual que Brahimi recebe depois de ter sido considerado o melhor jogador africano da Liga espanhola em 2013/14, época em que atuou no Granada. Porém, o argelino ficou hoje a saber que não está na lista final de cinco atletas nomeados para o prémio de jogador africano de 2014 da Confederação Africana de Futebol (CAN).


BRAHIMI

"Este troféu dá-me mais vontade para trabalhar"


Brahimi, jogador do FC Porto, reagiu à conquista do prémio para melhor jogador africano de 2014, atribuído pela BBC.

Yacine Brahimi, do FC Porto, venceu o prémio de futebolista africano de 2014 da BBC. "É uma honra para mim receber este fantástico prémio. Devo este troféu ao meu país, a Argélia, e a todas as pessoas que votaram em mim. É também um troféu para toda a África, porque se trata de um jogador africano. Estou realmente muito feliz", começou por dizer, garantindo, ao mesmo tempo, que a distinção o motiva para continuar a trabalhar e a dar brilho aos jogos do FC Porto. 


"Este troféu vai dar-me mais força, mais vontade para trabalhar, para ficar melhor, para aprender e para continuar a fazer grandes exibições", rematou.

Yaya Touré felicita Brahimi


Yaya Touré apreciou a eleição de Brahimi como o jogador africano do ano de 2014, prémio atribuído pela BBC, a cadeia de televisão britânica.

Yaya Touré, médio do Manchester City, felicitou o atacante do do FC Porto Yacine Brahimi, eleito, na segunda-feira, jogador africano do ano pela BBC.

"Parabéns a Yacine Brahimi por ter vencido o prémio da BBC para o jogador africano do ano. Obrigado a todos os que votaram em mim. Agradeço o vosso apoio", escreveu o internacional da Costa do Marfim na sua contana rede social Twitter. 

in "ojogo.pt"