segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

2012: FC Porto domina, Sporting afunda-se e Paços surpreende


O F.C. Porto foi, sem surpresa, a equipa com melhor rendimento no ano de 2012. Os dragões fizeram 45 jogos oficiais, considerando todas as provas, em Portugal e na UEFA, conseguindo 32 vitórias, sete empates e apenas seis derrotas ao longo destes 12 meses. Têm, por comparação com as outras equipas da Liga, a maior percentagem de vitórias (71,1%), de pontos conquistados (78,8%) e a percentagem mais baixa de derrotas (13,3%).

A confirmar a bipolizarização do futebol português, apenas o Benfica tem valores semelhantes no ano que agora chega ao fim: os encarnados têm o mesmo número de vitórias, 32, mas fizeram mais três jogos (66,7%), somaram 75 por cento dos pontos possíveis e têm total idêntico no que toca a empates e derrotas: oito cada (16,6%).

A liderança destacada, com valores aproximados, das duas equipas mais fortes da atualidade não é surpresa, e também não surpreende o terceiro lugar do Sp. Braga no que se refere à percentagem de vitórias (27 em 47 jogos, 57,4% do total). Mas surpresa em toda a linha será, isso sim, a campanha fabulosa do Paços de Ferreira, que acaba 2012 como a terceira melhor equipa nacional, à frente do Sp. Braga no que diz respeito à percentagem de pontos (65,8%, contra 64,9%) e também no que se refere às derrotas (apenas 7 em 38 jogos, 18,4% do total).

Surpresa óbvia, mas pela negativa, a campanha do Sporting, que viveu o pior ano do seu historial, desde que há campeonato nacional. Os leões acabam o ano de 2012 no sétimo lugar, atrás de Marítimo e V. Guimarães, no critério de pontos conquistados (50,9%) e caem ainda mais, para oitavo, atrás do Nacional, no capítulo das vitórias (19 em 54 jogos, 35,2% do total). 

Situação curiosa viveu a Académica, que teve um momento de glória com a conquista da Taça de Portugal, mas não evitou um registo profundamente negativo: o de equipa com menos vitórias nos últimos doze meses (10 em 46 jogos, 21,8% do total). Os estudantes conseguiram apenas 41,3% dos pontos, o segundo pior registo do ano, apenas superado pelo Beira Mar (37,5%).

Mais e menos

Rendimento: 
F.C. Porto (78,8%); 
Benfica (75%); 
P. Ferreira, (65,8%)
Sp. Braga (64,9%)
Marítimo (54,2%)
V. Guimarães (51,3%)
Sporting (50,9%)
Nacional (48,7%)
Olhanense (46,9%)
Gil Vicente (46,1%)
Rio Ave (46,1%)
V. Setúbal (43,2%)
Académica (41,3%)
Beira Mar (37,5%)

% de vitórias
F.C. Porto (71,1%)
Benfica (66,7%)
Sp. Braga (57,4%)
P. Ferreira (50%)
V. Guimarães (40,5%)
Nacional (39,5%)
Marítimo (38,3%)
Sporting (35,2%)
Rio Ave (31,6%)
Gil Vicente (30,8%)
V. Setúbal (29,7%)
Olhanense (28,1%)
Beira Mar (25%)
Académica (21,8%)

% de derrotas
F.C. Porto (13,3%)
Benfica (16,6%)
P. Ferreira (18,4%)
Sp. Braga (27,7%)
Marítimo (29,8%)
Sporting (33,3%)
Olhanense(33,3%)
V. Guimarães (37,8%)
Gil Vicente (38,4%)
Académica (39,1%)
Rio Ave (39,5%)
Nacional (42,1%)
V. Setúbal (43,2%)
Beira Mar (50%)


in "maisfutebol.iol.pt"

Empresário de Rolando espera encontrar novo clube em breve


O empresário de Rolando quer encontrar neste mercado de inverno uma solução para o luso-caboverdiano que deixou de fazer parte das escolhas do treinador do FC Porto, Vítor Pereira. João José Silva espera arranjar um novo clube para o defesa e conta com a boa vontade dos ‘dragões’ para uma solução rápida que permita o regresso do jogador aos relvados e à seleção nacional de futebol.

Em declarações à Antena1, o empresário de Rolando afirma que o mês de janeiro vai ser determinante para encontrar uma solução para o jovem de 27 anos: “É evidente que a situação não é agradável para ele, tendo em conta o trabalho que fez durante o percurso de nove a dez anos. Há que arranjar uma solução, porque trata-se de um excelente jogador e um grande homem. Penso que brevemente haverá novidades”.

“Pelo facto de não estar a jogar, presume-se que o FC Porto não conta com ele. Um jogador desses fica muito dispendioso para o clube e nem ele quer estar nessa situação, porque tem consciência do valor que tem e quer regressar o mais rápido possível à seleção portuguesa”, acrescenta.

O internacional português passou de capitão, líder de balneário e titular indiscutível na época passada a segunda, terceira e quarta escolha, até que neste momento não entra nas opções de Vítor Pereira. O atleta remete-se ao silêncio, mas o empresário admite que não é normal.

“É uma situação muito estranha. Não é de um dia para o outro que um indivíduo deixa de saber jogar. Para o momento penso que o mais adequado é não falar dessa situação. O importante é que se resolva esta situação para bem de todos”, refere João José Silva.

O empresário do luso-caboverdiano conta que já há contactos, mas uma decisão está nas mãos do clube da Invicta. “Tudo tem que passar pelo FC Porto. Tem contrato até 2015. Havendo boa vontade de ambos os lados poderá arranjar-se uma solução brevemente”, remata.

in "antena1.pt"

Rui Moreira defende que Benfica-Porto será primeiro 'round' do título

Num campeonato sem "classe média", Rui Moreira considera que o clássico da Luz será um primeiro barómetro para o título.


Rui Moreira, conhecido adepto portista, reconhece que o Benfica está a jogar melhor que na época passada, mas lembra que há um ano o Porto estava mais atrasado na corrida ao título: "O ano passado estávamos muito pior; acho que o Benfica está a jogar bem e o Porto também. Prevejo que este seja um campeonato que possa ser resolvido nos jogos entre os grandes", diz Rui Moreira numa entrevista a Bola Branca.
O Benfica dobra o ano no primeiro lugar do campeonato, com três pontos de avanço sobre o Porto, que tem menos um jogo. E o primeiro jogo entre Benfica e Porto, esta temporada, é já daqui a 15 dias, na Luz. Rui Moreira reconhece que, não sendo decisivo, o clássico pode dar indicações importantes quanto ao futuro campeão nacional.
Este domingo, após o empate com o Estoril para a Taça da Liga, Vitor Pereira reconheceu que o Porto está a trabalhar o dossier “mercado”. A possibilidade de haver saídas é real e Rui Moreira considera que seria particularmente preocupante uma eventual transferência de João Moutinho no mercado de Janeiro:"Se o João Moutinho saísse neste momento seria dramático , porque não há grandes alternativas; isso obrigaria o Porto a encontrar uma solução imediata", reconhece Rui Moreira.

Em 2013, termina o 12º mandato consecutivo de Pinto da Costa como presidente do FC Porto. Rui Moreira confia que, apesar das repetidas declarações do dirigente portista sobre a incerteza do seu futuro, Pinto da Costa continuará à frente dos destinos do FC Porto.

in "rr.pt"

Acordo entre Izmailov e FC Porto


Sporting e FC Porto chegaram a acordo que se traduzirá na chegada do russo ao Estádio do Dragão. Fucile, por seu turno, pode acabar em Alvalade.
Izmailov tornar-se-á no primeiro reforço de inverno do FC Porto, devendo um acordo total ser alcançado ainda durante o dia de hoje. Segundo apurou O JOGO, Sporting, FC Porto e jogador já chegaram ao acordo para a saída do internacional russo de Alvalade, estando ainda a serem discutidas as contrapartidas para o clube leonino.

Esta transferência é semelhante ao que se sucedeu com Hélder Postiga em 2008. Ou seja, o passe do internacional russo será dividido em duas partes iguais por Sporting e FC Porto, o mesmo sucedendo com o valor de uma eventual transferência futura. 

Em sentido contrário poderão seguir dois jogadores do FC Porto: Fucile, que passou o último ano emprestado ao Santos (Brasil) é uma forte possibilidade, e Kadu, internacional angolano, terceiro guarda-redes do plantel principal, mas que ainda joga pelos juniores portistas. Os nomes dos brasileiros Souza e Walter foram igualmente falados no âmbito desta negociação.

O nome de Miguel Lopes tem sido igualmente apontado como podendo fazer parte deste novo negócio. Confrontado com essa possibilidade, o internacional português fez uma contraproposta que o clube de Alvalade, de cerca de um milhão de euros/época, valor considerado alto pelo Sporting.

in "ojogo.pt"

Walter preocupa técnico do Goiás

QUER FECHAR DEPRESSA O DOSSIÊ


Tal como Souza, também Walter tem ordens para se apresentar no Dragão no dia 3 de janeiro, mas o Goiás, à semelhança do Grémio de Porto Alegre, espera manter o avançado, de 23 anos, nas suas fileiras. Fique ou não, o seu treinador quer é ver o dossiê resolvido rapidamente.

“Estamos com uma expectativa muito grande na questão do Walter, para ver se esse processo é finalizado o quanto antes, olhando à sua importância na equipa”, referiu Enderson Moreira à Rádio 730.

Uma situação que se compreende, já que Walter foi determinante no título da Série B, tendo marcado 16 golos.

in "record,ot"