quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Paulo Baptista dirige Naval 1.º Maio-FC Porto


Paulo Baptista, da AF Portalegre, foi o árbitro nomeado para dirigir o encontro entre Naval 1.º Maio e FC Porto, da primeira jornada da Liga 2010/11, agendado para as 19h15 de sábado. O jogo vai decorrer no Estádio Municipal José Bento Pessoa, na Figueira da Foz.


O portalegrense será auxiliado pelos assistentes José Braga e Luís Tavares.

in "fcp.pt"

Goiás decide venda de Tolói na 6.ª feira


O Goiás decide na próxima sexta-feira se vende Rafael Tolói, defesa-central de 19 anos que entrou nos planos do FC Porto depois da venda de Bruno Alves.


O "Globoesporte.com" escreve esta quarta-feira que Syd de Oliveira Reis, presidente do conselho diretivo do clube brasileiro, não revelou o nome do interessado, nem os valores envolvidos, mas confirmou uma proposta vinda de um clube europeu e a vontade de fechar negócio.

O relato avança que os dragões terão oferecido 4 milhões de euros, sendo que o Goiás possui metade dos direitos federativos de Tolói.

in "record.pt"

Tóloi: Conselho Deliberativo vai decidir venda ao F.C. Porto

O Goiás continua à espera de uma proposta oficial do F.C. Porto por Rafael Tóloi, mas, como explicou ao Maisfutebol o presidente Syd Oliveira Reis, o clube já está a mover diligências para que a venda do jovem defesa central possa ser uma realidade a curto prazo.


«Continuamos à espera de uma proposta formal do F.C. Porto. Até agora ainda não chegou nada. No entanto, estamos já a tomar medidas para que possamos reunir o Conselho Deliberativo para decidir a venda. Só com o aval do Conselho poderemos vender o Rafael. Será aí que se vai decidir se vendemos e por quanto o vendemos», afirmou Syd Reis ao nosso jornal.

No entanto, o presidente acredita que a transação não levantará qualquer espécie de problema, até porque o Goiás não vive um período de desafogo financeiro. Será apenas uma questão de encontrar o preço certo. O clube detém 50% do passe do jovem internacional brasileiro, com a outra metade a pertencer ao empresário Juan Figger, com conhecidas ligações aos dragões. Na comunicação social circula a hipótese de o F.C. Porto pagar 4 milhões de euros pela metade que pertence ao Goiás. O presidente do emblema acha que será preciso abrir mais os cordões à bolsa.

«Por 4 milhões não sei se o Conselho vai liberar. Na minha opinião, e atenção que é só a minha opinião, o preço certo eram 6 milhões», atira o dirigente.

A imprensa brasileira apontava a próxima sexta-feira como data da reunião decisiva, mas Syd Reis desmente: «Penso que não vai ser na sexta. Não é 100% seguro, mas o mais provável é ser na terça que vem, essa reunião do Conselho Deliberativo.»

in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto: Walter já treinou, Fucile no ginásio


O regresso do brasileiro Walter ao trabalho foi a grande nota de destaque do treino desta quarta-feira do F.C. Porto. O avançado falhou os treinos desde a Supertaça, devidamente autorizado pelo clube, para tratar de assuntos pessoais.


Agora trabalha com vista ao encontro inaugural do campeonato, no próximo sábado, na Figueira da Foz, frente à Naval (19h15), se bem que a sua utilização ainda não seja uma certeza, uma vez que o jogador não esteve no jogo com o Benfica por ainda não ter chegado o seu certificado internacional. O assunto, que também afectou James Rodríguez, terá de ficar resolvido até 24 horas antes do encontro.

Também o uruguaio Fucile, que foi dispensado pela Federação do seu país do particular com Angola, se apresentou no Olival tendo cumprido, apenas, trabalho de ginásio. Alvaro Pereira e Christian Rodriguez, os outros uruguaios do grupo, estão com a selecção, tal como os jovens Ukra e Castro, que mais logo representam Portugal na Lituânia.

Para suprir as ausências, André Villas-Boas voltou a contar com vários jogadores da formação. Samir, Tiago Ferreira, Romário, Sérgio Oliveira, Fábio Nunes e Pipo integraram os trabalhos.

As principais dores de cabeça do treinador dos dragões para o arranque da Liga são Ruben Micael e Sapunaru. Os dois fizeram treino integrado condicionado e poderão não recuperar a tempo do jogo com a Naval. Mariano é carta fora do baralho, continuando com o programa de tratamento e ginásio.

O F.C. Porto volta a treinar esta quinta-feira, pelas 10 horas, à porta fechada. No final, André Villas-Boas fará a antevisão do jogo com os figueirenses.

in "maisfutebol.iol.pt

Carlos Pereira não cede no caso Kléber

Carlos Pereira, presidente do Marítimo, falou, esta quarta-feira, sobre o caso de Kléber, jogador brasileiro que tem contrato de empréstimo com os madeirenses, já que pertnece aos quadros do A. Mineiro, mas que não se treina com os insulares pois pretende transferir-se para o FC Porto.


"Vai ser resolvido quando o FC Porto e o A. Mineiro quiserem dialogar", começou por dizer Pereira. Além disso, deixa uma crítica dura aos dragões. "Deviam portar-se à altura dos seus pergaminhos e deixar de fazer aliciamento a jogadores com contrato. Vamos avançar para os tribunais, onde o assunto se discutirá", revelou o presidente maritimista.

Alexandre Kalil, presidente do A. Mineiro, já revelou que quer vir a Portugal para resolver o assunto, mas ainda não fez nenhum contato para esse efeito.

Carlos Pereira, que falou na sede da Liga de Clubes, não deixou dúvidas quanto à sua intenção. "O assunto vai para a UEFA. Espero que as reuniões no Porto tenham sido elucidativas do que queremos", afirmou o presidente dos insulares. "O Marítimo não abdica dos seus princípios nem cede em questões contratuais", finalizou o dirigente.

in "record.pt"

Sapunaru: «Somos o Porto e jogamos sempre para ganhar»


Uma vitória sobre o Benfica sem sentimentos de vingança, espírito de vitória frente à Naval e confiança na sua própria recuperação. Sapunaru foi o escolhido para falar aos jornalistas, antes do treino dos dragões.


«Foi um bom jogo para o Porto, mas já passou. Ganhámos um título e esta equipa quer sempre ganhar títulos. Da minha parte não houve qualquer vingança. Tudo o que aconteceu na última época é passado. O que se passou no túnel este ano? Nada de especial», afirmou, sorridente, o romeno que esteve envolvido, em conjunto com Hulk, nos incidentes do túnel da Luz, em Dezembro do ano passado.

No jogo da Supertaça, do passado sábado, Sapunaru foi titular, regressando assim aos relvados portugueses, depois de um prolongado castigo. O romeno encarou a escolha de Villas-Boas como natural e garante não ter recebido nenhuma atenção especial: «A mim não me disse nada, falou para todos. Para acreditarmos no nosso esforço e para ganhar o título para os nossos adeptos», disse, desvalorizando se essa titularidade é, ou não, para manter: «No Porto há três laterais-direitos e cada um dá o seu melhor para o clube. Trabalhamos para que o Porto consiga sempre os objectivos», afirmou.

Quanto ao adversário que o Porto terá pela frente na primeira jornada do campeonato, Sapunaru aponta, apenas, à vitória: «Têm uma boa equipa e sei que têm um novo treinador. Vão querer ganhar, mas nós somos o Porto e jogamos sempre para ganhar», afirmou, mostrando-se confiante na recuperação de lesão, para poder jogar: «Acho que estarei apto. Vou tentar treinar hoje e vamos ver o que vai acontecer», rematou.

in "zerozero.pt"

Kléber festejou a Supertaça e depois calou-se


A vitória do FC Porto em Aveiro, diante do Benfica, e que valeu a conquista da Supertaça Cândido de Oliveira, foi festejada no Brasil por Kléber. O ponta-de-lança encontra-se a treinar no Atlético Mineiro enquanto aguarda que o clube brasileiro e o Marítimo cheguem a um entendimento, de maneira a poder ingressar na equipa de Villas-Boas. "Acompanhei a vitória do FC Porto e fiquei feliz pelos meus companheiros, especialmente o Walter. Foi a conquista de mais um título importante por parte do FC Porto", disse Kléber à Antena 1. O curioso foi ter-se referido aos jogadores do FC Porto como seus companheiros, um sinal de que a conclusão do processo pode estar para breve. Mediante as declarações do jogador, O JOGO também tentou obter uma reacção de Kléber. No entanto, o ponta-de-lança referiu que, afinal, não tinha autorização para falar. "Vamos deixar que as coisas sigam o seu caminho, se é que há um caminho a seguir. Os dirigentes é que sabem. Eu já deixei claro que quero jogar no FC Porto", disse, ainda à Antena 1.

in"ojogo.pt"

Fernando no meio de novela argentina


River, Bolatti, Fiorentina, FC Porto, Fernando e Ezequiel Cirigliano. Tudo misturado parece confuso? E é, mas, ontem, a Imprensa argentina conseguiu juntá-los todos na mesma notícia, e foram vários os órgãos de informação, incluindo em Itália, a fazer eco dela. Explica-se assim: o River quer Bolatti, que os dragões venderam à Fiorentina em Janeiro. Mas, segundo os argentinos, o FC Porto continua a ser parte interessada no assunto e, por via disso, o River também tentaria negociar Bolatti com os portistas. Nesse sentido, insistiam, o clube de Buenos Aires propunha-se a acenar com Ezequiel Cirigliano, médio de 18 anos e internacional sub-17. Como se já não fosse pouco, essas mesmas notícias (e para quem lida com a internet basta uma pesquisa no Google para encontrar tudo) garantiam ainda que a Fiorentina apostava em Fernando para substituir Bolatti. Agora, O JOGO desmonta a história por partes: o River quer Bolatti, mas há outros clubes europeus interessados, e o FC Porto conserva, de facto, uma percentagem do passe do argentino. O empresário Marcelo Simonian está em Itália a trabalhar em dois cenários: tirar Bolatti de Florença ou, em alternativa, negociar com a Fiorentina o resto do passe. Nas conversas com Simonian, os italianos teriam confessado admiração por Fernando (o que talvez explique que o nome do portista tenha rebentado nas notícias da Argentina...), mas, sabe O JOGO, o brasileiro está - e estará... - firme no plantel portista.


Central à espera de preço certo

Toda a gente espera pelo nome do novo central do FC Porto, mas ainda não foi ontem que a coisa avançou em definitivo. Na Argentina e no Brasil continuaram os ecos pelas anunciadas investidas por Tolói (o senhor da foto, por quem o Goiás admite ter havido sondagem, faltando apenas uma oferta concreta) ou Otamendi (o Vélez também disse estar a par das intenções portistas). Entre as hipóteses referenciadas, e as abordagens que explicam a explosão de nomes, foi garantido a O JOGO que, ainda que bem definido, falta ao alvo desejado chegar ao... preço certo.

Ukra na lista do Panathinaikos

Ukra é dos jogadores seguidos pelo Panathinaikos, informava ontem a Imprensa grega. O clube de Atenas, para onde se transferiu o manager Carlos Freitas, ex-Braga, tem o portista referenciado para reforçar as alas, assim como o ex-portista Bruno Gama. O FC Porto, recorde-se, recusou recentemente uma oferta do Newcastle por Ukra, que tem concorrência de peso no Dragão.

in "ojogo.pt"

Miguel Lopes avança para o onze


Villas-Boas vai mexer na equipa na deslocação à Figueira da Foz para o jogo que abre a participação dos dragões no campeonato. Ao que tudo indica, Miguel Lopes entrará no onze em detrimento de Sapunaru, que continua a treinar à parte e dificilmente será considerado apto para o encontro de sábado, com a Naval. Ontem, por exemplo, Sapunaru subiu ao relvado mais tarde do que os companheiros para trabalhar com António Dias, o recuperador-físico dos portistas.


No entanto, mesmo que recupere, o mais certo é que a aposta recaia na mesma em Miguel Lopes por ser um lateral mais atacante do que o romeno. Sapunaru foi uma aposta ganha do técnico no clássico, sobretudo porque conseguiu anular Fábio Coentrão e ainda ajudar os centrais nas bolas paradas. Porém, na Figueira da Foz o teste é, em teoria, menos exigente a nível defensivo, pelo que a ideia de Villas-Boas passará por acrescentar profundidade à equipa. Hulk joga pela direita, mas tende a fazer diagonais para o centro, limitando o número de cruzamentos por aquele lado. E essa também não é a imagem de marca de Sapunaru que, por norma, arrisca poucas vezes o apoio aos homens da frente. É aqui que entra Miguel Lopes, um lateral-ofensivo que cruza bem.

Nesta equação, convém não esquecer Fucile porque ainda não está oficialmente riscado da partida. Os indicadores vão no sentido de voltar a não entrar nas opções de Villas-Boas, como sucedeu na Supertaça Cândido de Oliveira. O uruguaio foi dispensado da selecção - que esta tarde joga um particular com Angola - por causa de um problema muscular e será sujeito a uma cuidada reavaliação quando se reapresentar no Olival. Além disso, o jogador já deu a entender que gostaria de experimentar outro campeonato e aguarda que apareçam propostas: o Schalke 04 surgiu como interessado, mas o processo ainda não avançou.

Voltando ao onze para a Figueira da Foz, a recuperação de Rúben Micael pode suscitar outra mudança. Porém, só mais para o final da semana é que Villas-Boas ensaiará o esquema a usar e a verdade é que tanto Belluschi como João Moutinho estiveram bem no clássico com os encarnados, o que poderia levar Villas-Boas a inclinar-se pela manutenção dessa fórmula de sucesso utilizada na Supertaça. O ataque, esse, deve permanecer imutável com Hulk, Varela - o novo senhor 40 milhões de euros - e Falcao.

David, o sétimo passageiro dos juniores para o treino

Para compensar as inúmeras ausências, André Villas-Boas acrescentou ontem mais um nome aos seis atletas da formação que já tinham treinado na véspera. Com Sapunaru condicionado e Fucile ainda sem regressar da Selecção do Uruguai - apesar de ter sido dispensado e substituído - o técnico portista solicitou os préstimos de David, lateral-direito dos sub-19. Samir Badr, Tiago Ferreira, Romário, Sérgio Oliveira, Fábio Nunes e Pipo voltaram a trabalhar às ordens do técnico portista, deixando o plantel dos juniores bastante desfalcado na sua pré-temporada.

in "ojogo.pt"

Milan desvia um dos "olheiros" do Dragão

Miguel Pinho, que fazia parte da equipa de prospecção do FC Porto, trabalhando na área de scouting - responsável por observar, recolher e armazenar informação para montar os arquivos dos jogadores seguidos pelo clube -, cessou funções no Dragão para assumir um cargo idêntico no Milan. Miguel Pinho, um dos rostos invisíveis da equipa que tem avalizado parte dos reforços portistas das últimas épocas, juntar-se-á ao departamento do clube italiano, presidido por Sílvio Berlusconi, e com uma missão bem delineada: ajudar a renovar o plantel rossonero nas próximas duas a três épocas. Com este convite, o Milan acaba por reconhecer o trabalho desenvolvido pelo FC Porto na área de scouting, procurando ganhar pontos na arte de agarrar a bom preço alguns dos mais interessantes jogadores do mercado. Curiosamente, além desta "exportação" de Miguel Pinho, recorde-se que este ano já Luís Gonçalves, que esteve muitos anos ligado ao FC Porto, acabou por juntar-se aos ucranianos do Shakthar Donetsk, naquela que parece ser uma janela nova de movimentações à volta do futebol, abrindo caminho à saída de outros elementos, para além de jogadores e treinadores.


in "ojogo.pt"

Finalização na ordem do dia com cruzamentos rasteiros

A parte final do lance do segundo golo do FC Porto ao Benfica, na Supertaça, em que Varela cruzou rasteiro para a antecipação de Falcao, foi ontem recriado no Olival. Villas-Boas desenhou um exercício ofensivo, cumprido logo a seguir ao aquecimento, numa altura em que as portas ainda estavam abertas aos jornalistas, em que exigiu a rápida circulação da bola nas linhas e consequente cruzamento, sempre rasteiro, para um dos avançados. No início, Falcao esteve de serviço numa das balizas e Hulk na outra. Mais tarde, os finalizadores foram rodando, mantendo-se apenas o massacre aos guarda-redes. É que não havia defesas distribuídos na área para tentar evitar os remates, muitos dos quais feitos a poucos metros dos guardiões, o que lhes dificultava a acção.


Apesar de as coisas terem corrido bem em Aveiro, Villas-Boas considera que há situações para melhorar e, ontem, insistiu na pontaria, tendo sido curioso o pedido para que os cruzamentos fossem efectuados sem que a bola levantasse da relva. Rasteirinhos. Foi precisamente dessa forma que Varela serviu Falcao para o golo que terminou com as dúvidas sobre o vencedor da Supertaça, surpreendendo a defesa do Benfica. Refira-se que o outro avançado do plantel, Walter, ainda estava no Brasil, pelo que não participou neste exercício.

in "ojogo.pt"

Paulo Barbosa - "Varela pretende acabar no FC Porto"

Com o contrato renovado anteontem até 2015, conforme noticiou O JOGO, Varela não descarta terminar a carreira no FC Porto. A revelação é de Paulo Barbosa, o empresário do extremo, que justifica a pretensão com o facto de o jogador sentir-se bem no Dragão, ambiente que lhe tem sido favorável para desenvolver o seu futebol. "O Varela encara a possibilidade de terminar a carreira no FC Porto", disse Paulo Barbosa a O JOGO, satisfeito pelo prolongamento do contrato por mais duas temporadas. Com 25 anos, e apesar de estar ainda em fase de progressão e desenvolvimento das capacidades, Varela nem quer ouvir falar de pretendentes. O empresário explica as razões. "O Varela considera que não existe um clube melhor do que o FC Porto. Não se trata de publicidade ou propaganda. É mesmo isso".


O facto de o FC Porto ter apostado no extremo na época de 2009/10, depois de uma temporada no Estrela da Amadora, clube que o recebeu depois de se ter desvinculado definitivamente do Sporting, explica também o reconhecimento de Varela em relação aos dragões. "Qual o clube que consegue satisfazer estas exigências: garantias de vitória; jogar na Liga dos Campeões; projecção desportiva; e satisfação financeira?", questiona Paulo Barbosa. Para Varela, a resposta aos quatro itens é sempre o FC Porto. "Ele acha que está no sítio certo. O FC Porto é o clube ideal para o Varela desenvolver as suas capacidades. Ele gosta muito do FC Porto e quer acabar a carreira no clube", afirmou ainda o empresário.

Protegido por uma cláusula de 40 milhões de euros, uma das mais elevadas do plantel de André Villas-Boas, Paulo Barbosa concorda que a blindagem reflecte também o interesse que o jogador começa a suscitar no circuito europeu. É também uma forma de o FC Porto salvaguardar a eventual tentação de outro clube. Se depender de Varela, continuando tudo como está, o estrangeiro, que já experimentou ao serviço do Huelva, não é uma obsessão.

Se cumprir até ao fim o contrato agora assinado com o FC Porto, isto é, até 2015, Varela terminará a ligação ao FC Porto com 30 anos. A tempo de mais uma renovação, portanto. Para já, é uma das figuras do arranque da época e já tem como próxima meta cimentar estatuto na Selecção, que inicia a fase de apuramento para o próximo Europeu.


Carreira

2004/05 Casa Pia, emprestado pelo Sporting

2005/06 Sporting e Setúbal (emprestado)

2006/07 Setúbal, emprestado pelo Sporting

2007/08 Huelva, emprestado pelo Sporting

2008/09 Estrela da Amadora

2009/10 FC Porto

Plantel blindado

No plantel do FC Porto são vários os jogadores que estão protegidos por cláusulas de rescisão. Esta forma de blindagem surgiu há relativamente pouco tempo no futebol português. Destina-se a proteger, essencialmente, o clube dos apetites de emblemas mais poderosos, sem impedir negócios abaixo dos valores acordados...

100 Milhões de euros

Hulk detém a cláusula de rescisão mais alta do plantel, do futebol português e uma das mais altas do futebol mundial. Contratado ao Tokyo Verdi, do Japão, há duas épocas, Hulk tem mostrado abundante talento futebolístico para polir. Despertou a cobiça de alguns clubes ingleses e o FC Porto colocou-lhe um preço para obrigar quem o quiser a... negociar.

40 Milhões de euros

Varela e João Moutinho são os jogadores que se seguem com cláusulas de rescisão mais elevadas. No caso de um eventual negócio de Varela, o lucro será total. O extremo chegou a custo zero.

30 Milhões de euros

Oito jogadores estão protegidos por uma cláusula de 30 milhões: Maicon, Rolando, Fernando, Raul Meireles, Belluschi, James, Falcao e Walter. Este é o valor mais vezes utilizado pela SAD para blindar jogadores.

20 Milhões de euros

Álvaro Pereira e Rúben Micael também têm direito a uma cláusula de rescisão, embora por valores ligeiramente mais baixos. Ainda assim, dado o preço de compra de ambos, o lucro será multiplicado.

in" ojogo.pt"

Transferências dão saldo negativo

O FC Porto regista, até ao momento, um saldo negativo de 400 mil euros no que diz respeito às transferências de jogadores no ano de 2010, resultado atenuado pela recente transferência de Bruno Alves para o Zenit.


Normalmente reis do mercado de transferências, no que a saídas diz respeito, apenas a semana passada os portistas realizaram o melhor negócio da época, ao venderem o central português à formação de São Petersburgo, por 22 milhões de euros.

O encaixe realizado na venda do internacional luso reduziu bastante o balanço negativo, mas não impediu que a fatura das transações continue a registar prejuízo.

A balança negativa, apenas correspondente às transferências realizadas desde o dia 01 de janeiro deste ano, resulta da diferença entre os 28,9 milhões de euros recebidos pela venda de atletas e os 29,3 milhões gastos em aquisições.

Em janeiro, os dragões venderam os 60 por cento que detinham do passe do argentino Mario Bolatti à Fiorentina, por 4,8 milhões de euros, naquela que foi a única venda portista no "mercado de inverno" da época passada.

Já no início desta temporada, o conjunto azul e branco acordou as saídas do central Nuno André Coelho para o Sporting, por um milhão de euros, e do ponta de lança argentino Ernesto Farías para os brasileiros do Cruzeiro, por 1,1 milhões, além da já referida saída de Bruno Alves para a Rússia.

No que diz respeito a aquisições, Rúben Micael e David Addy chegaram em janeiro, ao passo que o médio João Moutinho protagonizou a novela do verão português, ao trocar Alvalade pelo Dragão, custando aos cofres portistas 11 milhões de euros, naquela que é, para já, a transferência mais cara da Liga deste ano.

Além do antigo capitão leonino, também chegaram o guarda-redes polaco Pavel Kieszek (ex-Sporting de Braga), num negócio que levou Hélder Barbosa para os minhotos, o defesa Emídio Rafael (ex-Académica), os médios Souza (ex-Vasco da Gama) e James Rodríguez (ex-Banfield) e o avançado Walter (ex-Internacional).

in "record.pt"

Varela: «Queremos mais»


Varela foi premiado pelo bom contributo que tem dado à equipa e chegou a acordo com a SAD para prolongar o seu contrato por mais dois anos, ou seja, até 2015, com as devidas contrapartidas salariais.


Prevendo um forte assédio ao internacional português por parte dos tubarões europeus, a sociedade desportiva fixou-lhe uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros. É “só” a segunda mais elevada do plantel, logo atrás da de Hulk, que aponta aos 100 milhões de euros. Nada mau para quem chegou ao clube ainda na temporada passada e a custo zero...

Confessando estar a viver um “momento único” na sua carreira, Varela não conseguiu dissociar a sua renovação com o FC Porto da conquista da Supertaça. Em declarações ao site oficial do clube, e para além das palavras de circunstância, fez questão de partilhar os louros com o grupo de trabalho que o ajudou a atingir as luzes da ribalta. Daí ter falado no plural.

“O facto de esta renovação surgir dois dias depois da conquista da Supertaça tem um duplo sabor. Começámos bem os jogos oficiais e estamos orgulhosos, mas queremos mais”, garantiu, mostrando assim a obstinação do plantel em relação à reconquista do campeonato e não só. “Temos muita vontade de crescer enquanto equipa”, precisou ainda.

No que toca à questão pessoal, Silvestre Varela confessou que fez a “aposta certa” ao ter assinado pelo FC Porto e deixou uma garantia: “Vou continuar a trabalhar da mesma forma para atingir novos objetivos e continuar a crescer enquanto jogador.” Aliás, tem sido nesse sentido que tem orientado a sua carreira e, por isso, sente-se capaz de tudo.

“Tenho trabalhado muito desde novo para atingir metas como esta e a minha situação prova que, com muito trabalho, tudo é possível”, afirmou o extremo formado no Sporting, apontando ao seu futuro, em jeito de conclusão: “Fico muito feliz por me ter afirmado no FC Porto e ter alcançado este nível. Sinto também que foi mais um grande passo na minha carreira e espero continuar muitos e bons anos no FC Porto.”

in "record.pt"

Walter está de volta - treina-se hoje e só falta chegar o certificado


Walter regressa, esta manhã, aos treinos, após ter perdido duas sessões por se ter deslocado ao Brasil devidamente autorizado pelo clube e para resolver assuntos de cariz pessoal. Ainda assim, não é certo que venha a ser opção na partida de sábado, com a Naval, uma vez que o seu certificado internacional ainda não deu entrada na Federação Portuguesa de Futebol (FPF).


Por esse mesmo motivo, James Rodríguez também está em dúvida para a partida inaugural da Liga, mas o caso do colombiano não é tão preocupante quanto o do brasileiro, uma vez que o plantel tem várias opções para flancos ofensivos. Já para o centro há apenas Falcão e, por isso, urge que a situação de Walter fique resolvida...

Em todo o caso, ainda há margem para ambos poderem jogar na Figueira da Foz. Basta, para isso, que os respetivos certificados deem entrada na FPF até às 14 horas de sexta-feira.

in "record.pt"

James e Fucile ficam sem playoff - meireles na lista enviada à uefa


James Rodríguez e Jorge Fucile são os grandes ausentes na lista de 23 jogadores que o FC Porto enviou para a UEFA, tendo em vista o playoff de acesso à fase de grupos da Liga Europa, frente aos belgas do Genk. E se o reforço colombiano ficou de fora devido a limitações regulamentares, já o uruguaio não seguiu na lista por se encontrar lesionado, tal como sucedeu com Mariano González.

De resto, a ausência de Tomás Costa nos jogadores inscritos é que já não causa estranheza, uma vez que o argentino nem sequer se treina com a equipa, pois está a negociar a sua cedência ao Brescia. Mais surpreendente é o facto de o nome de Emídio Rafael não ter seguido na lista. Alvaro Pereira é, assim, o único lateral-esquerdo inscrito, mas isso nem sequer é preocupante, uma vez que, em último recurso, Sereno pode muito bem ocupar essa posição.

Capitão presente

Passando, agora, para os jogadores que seguiram na lista, o destaque vai sem qualquer sombra de dúvida para Raul Meireles. Muito se tem falado sobre a saída do internacional português, mas a verdade é que ainda não chegou qualquer proposta ao Dragão para esse efeito e, assim sendo, o camisola número 3 foi inscrito para esta fase da Liga Europa.

Resta saber se será ou não utilizado, embora isso não impeça que venha depois a ser utilizado por outra equipa na Champions League. E são esses os clubes que têm argumentos financeiros para o contratar...

A terminar, convém ainda referir que o FC Porto apenas inscreveu 23 jogadores de 25 possíveis, sendo que pode incluir um novo atleta na lista até 24 horas antes do jogo da 1.ª mão do playoff. Sinal de que espera assegurar mais um reforço até lá?

Deco despede-se da Europa: «Serei portista para sempre»


Há 13 anos aterrava no aeroporto de Lisboa aquele que, no Brasil, era conhecido como «Maradoninha». Ninguém sabia, mas estava ali um dos jogadores mais importantes da história do futebol português. Ninguém sabia, mas estava ali o motor do F.C. Porto campeão da Europa em 2004. Ninguém sabia, mas estava ali aquele que seria o maestro da selecção portuguesa nas gloriosas campanhas do Euro 2004 e do Mundial 2006.


O próprio Deco não sabia de tudo, também. Não sabia que se envolveria em polémica ao optar pela nacionalidade portuguesa, algo esbatido a cada toque de quinas ao peito. Não sabia que arrancava um percurso de anos e anos de braço dado com o sucesso. Não sabia, imagine-se, que não era no Benfica que ia jogar...

Deco acabou por entrar num carro rumo a Alverca e estava longe de imaginar que o início conturbado da aventura europeia seria, apenas, mais uma estória para contar, de um jogador que se habituou a reescrever a história.

«Sou sincero, depois daquele início não pensei que ia ser assim. Sempre acreditei, é obvio, mas acabou por ser melhor do que tudo o que eu esperava. Tinha sonhos como é lógico e felizmente a minha carreira na Europa teve mais altos do que baixos. No geral levo excelentes memórias da Europa, principalmente da minha relação com Portugal. Tudo o que vivi no F.C. Porto e na selecção é inesquecível, mas também os anos que passei no Barcelona e estes últimos tempos no Chelsea. Foram muitos anos e foram tempos fantásticos», começa por dizer Deco, em declarações ao Maisfutebol

Escassearam as oportunidades no reino da águia, impôs-se de dragão ao peito. Participou no histórico «penta», carregou a equipa para a inédita Taça UEFA e tocou o céu ao levantar a Liga dos Campeões. Tudo isto vai com Deco para o Brasil.

«Vou continuar portista para sempre. Foi um clube que eu aprendi a amar e onde aprendi muito. Deu-me tudo e o F.C. Porto fica comigo para sempre. Lembro-me da recepção que tive o ano passado quando fui lá jogar pelo Chelsea, com muita gente a cantar o meu nome. Foi dos momentos mais emocionantes da minha carreira», confessou.

«Comparar Villas-Boas a Mourinho? É muito novo...»

Com a conversa a chegar aos tempos actuais, Deco opta por vincar um tópico importante na sua relação com o Benfica. O luso-brasileiro confessa não ter qualquer espécie de celeuma com os encarnados. «É passado», refere.

Nunca tive nenhum problema com o Benfica. Eles fizeram a opção deles que não passava por mim naquele momento e eu decidi seguir em frente. Mas não ficaram ressentimentos», garante.

Agora sim, o presente. E o presente, no F.C. Porto, dá pelo nome de André Villas-Boas. Deco conhece o actual treinador dos dragões, do tempo em que era o observador de adversários de José Mourinho, quando ambos estavam no F.C. Porto. Mas, mesmo assim, evita falar do actual timoneiro dos dragões.

«Não queria muito comentar isso, até porque não conheço assim tão bem o André Villas-Boas. Quando o conheci já trabalhava com o Mourinho há algum tempo, mas acho que se apostaram nele é porque mostrou trabalho para isso. Acho que tem demonstrado que pode ter sucesso, porque não é qualquer um que treina o F.C. Porto. As comparações com Mourinho? Ainda é muito novo, para que se possa comparar», concluiu.

Se com o F.C. Porto, Barcelona e Chelsea encheu o curriculum de títulos, para Deco fica uma mágoa: a ausência de títulos de quinas ao peito. A naturalização de Deco foi um processo que fez correr muita tinta em 2003, quando o talento do médio explodia nos relvados portugueses. Aos poucos, os contestatários foram diminuindo, embora houvesse quem nunca ficasse convencido. Deco optou sempre por ignorar e trabalhar.


Tornou-se o substituto natural de Rui Costa, partilhando, ainda, com o, agora, director desportivo do Benfica, o balneário do Euro 2004. O tal que prometia ser o torneio de todas as alegrias e acabou por ser a maior decepção.

«No tempo que passei na Europa só me faltou ganhar alguma coisa com a selecção. Aquela final do Euro 2004 foi a pior derrota da minha carreira», confessou Deco, quando questionado sobre as mágoas que leva dos 13 anos passados na Europa.

Depois, ainda esteve em mais dois Mundiais e no Europeu da Áustria e da Suíça. Antes do torneio sul-africano anunciou que seria ali a sua meta na selecção. O desejo de regressar ao Brasil para terminar a carreira junto da família pesou na decisão e é altura de os responsáveis da selecção encontrarem uma solução definitiva para um problema que, a espaços, surgia. Durante muito tempo questionou-se quem substituiria Deco numa eventual ausência do luso-brasileiro. Pois bem, agora não há mais Deco. O substituto terá de ser definitivo e o médio do Fluminense não encontra problemas nisso.

«Um novo Deco? Não creio que isso vá ser um problema. Há sempre jogadores novos a aparecer e vai aparecer alguém para fazer esse lugar. Não interessa estar agora a avaliar quem. Vai aparecer alguém, é só esperar e ver quem vai despontar», assegurou.

in "maisfutebol.iol.pt"

Miranda e Dalton são alternativa a Tolói e Otamendi

O central brasileiro Tolói ainda é o favorito para reforçar o FC Porto, mas o argentino Otamendi também entra para as contas. Miranda (S. Paulo) e Dalton (Fluminense) são as alternativas na lista dos dragões.


O FC Porto deverá deixar passar mais alguns dias até anunciar o central escolhido para a vaga de Bruno Alves. Tolói continua no top de preferências, mas há mais opções: António Araújo esteve uma semana no Brasil a bater a outras portas e o argentino Otamendi ganhou também algum balanço.

O facto de não estar pressionado permite ao dragão alargar as avaliações e certezas quanto à melhor solução entre custo e qualidade, e aí a perspectiva de poder chegar a Nicolas Otamendi por um preço bem abaixo da sua elevada cotação, dados os problemas financeiros do Vélez Sarsfield, permite isso mesmo: deixar o tempo correr, colocando pressão nas entidades vendedoras.

Como quer Goiás quer Vélez são clubes de cofres secos, o dragão está nas suas quintas, até porque tem ligações fortes aos homens que representam os jogadores mais favoritos ao lugar de quarto central: Figer está com Rafael Tolói, Marcelo Simonian com Nicolás Otamendi.

Miranda (S. Paulo) e Dalton (Fluminense) são outras hipóteses nos cadernos de Villas Boas, e também viáveis. António Araújo esteve uma semana no Brasil a bater a estas duas outras portas, e o FC Porto medita agora sobre o melhor negócio...
 
in "abola.pt"

Defesa Otamendi feliz com o interesse do F. C. Porto


Nicolás Otamendi, defesa central argentino do Vélez de Sarsfield, já está a par do interesse do F. C. Porto e mostra-se satisfeito por estar nas cogitações dos dragões. "É um clube importante, o campeonato é bom e é uma possibilidade que me encanta", disse ao JN.


O internacional argentino garante que está “concentrado” em garantir os objectivos do Vélez Sarsfield, mas não se mostra insensível ao interesse dos dragões, clube que pretende garantir um defesa central capaz de suprir a vaga deixada por Bruno Alves. “É claro que me sinto contente, porque o F. C. Porto é um bom clube. Seria uma experiência muito linda para sentir o que é o futebol europeu”, explica Nicolás Otamendi, considerado por muitos como o melhor central a actuar no futebol argentino e alvo preferencial de muitas equipas europeias.

O futebolista tem 22 anos (nasceu a 12 de Fevereiro de 1988), mereceu a confiança de Diego Maradona no Mundial e era um dos titulares absolutos na selecção, embora tenha sido utilizado como defesa direito. “Sou um central muito concentrado no jogo. Subo bem no terreno, mas a minha principal virtude é a forma como me antecipo aos adversários. Também tenho técnica”, sublinha, recordando a sua utilização como lateral durante o Campeonato do Mundo: “Fiz toda a minha formação como central e só na selecção joguei como lateral. Prefiro jogar no meio”.

Vender apenas parte do passe

O Vélez de Sarsfield avaliou o passe de Otamendi em dez milhões de euros, mas revela abertura negocial e até já aceita baixar o preço. “Se nos fizerem uma proposta de oito milhões de euros podemos conversar. Tudo depende da forma de pagamento”, explica, ao JN, Fernando Rafaini, presidente do clube de Buenos Aires, que se mostra mais flexível e adianta um dado que pode facilitar o negócio: “Também admitimos vender apenas uma parte do passe do jogador e, depois, lucrar com uma futura transferência. Temos de conversar”, sublinha, adiantando que os portistas “ainda não fizeram qualquer oferta”, apenas se limitaram a manifestar o “interesse através de um empresário”. E o Vélez apenas está disposto a encetar negociações directas entre clubes e não através de emissários.

Nicolás Otamendi também está na agenda de outros emblemas europeus como o Milan, o Newcastle, o Saragoça e o Inter de Milão e, recentemente, mereceu a observação atenta de olheiros da Fiorentina e do Manchester City. É quase certo que será transferido pelo Vélez Sarsfield, clube que necessita de liquidez financeira, mas já recusou uma oferta de seis milhões de euros do Saragoça.

Tolói em banho-maria

Entretanto, o F. C. Porto continua sem materializar o interesse em Rafael Tolói, defesa-central do Goiás, nome que também está na lista de compras da administração azul e branca. “Ainda não recebemos qualquer proposta do F. C. Porto. Continuámos à espera e achámos tudo muito estranho”, confessa, ao JN, Syd de Oliveira Reis, presidente do clube brasileiro.

Tanto Nicolás Otamendi como Tolói estão na agenda dos azuis e brancos, à procura da melhor solução para preencher o vazio deixado por Bruno Alves, transferido para o Zenit por 22 milhões de euros. O F. C. Porto quer um jogador de qualidade insuspeita e ambos enquadram-se no perfil desejado, mas só um deles será o escolhido.

"in "jn.pt"