quarta-feira, 11 de abril de 2012

TETRA À VISTA

No andebol, a verdade vem quase sempre ao de cima, como o azeite. Foi exactamente isso que passou esta quarta-feira, na recepção ao Benfica. Depois de uma primeira parte muito equilibrada, o FC Porto Vitalis arrancou para uma vitória (24-22) muito saborosa, que põe os Dragões, a seis jornadas do fim do Andebol 1, próximo do tetracampeonato.

Os portistas provaram ser muito mais equipa, face a uma formação que jogava tudo para recuperar o atraso no campeonato. Por isso, o seu treinador, Jorge Rito, esteve sempre bastante agitado, apesar de até ter beneficiado de critérios favoráveis da dupla de arbitragem. O FC Porto tem agora cinco pontos de vantagem sobre o segundo, o Madeira SAD, deslocando-se na próxima jornada ao terreno do Sporting.

A primeira parte ficou marcada pela supremacia das defesas sobre os ataques. Prova disso é a baixa pontuação registada ao intervalo (10-11) e as altas percentagens de eficácia dos guarda-redes (Hugo Laurentino defendeu 45% dos remates e Ricardo Candeias 44%). O FC Porto não apontou nenhum golo em contra-ataque enquanto o Benfica marcou dois, em três tentativas.

Destaque-se, no entanto, os dois golos de primeira linha de Wilson Davyes, que foi igualado, nesse capítulo, pelo “bombardeiro” Gilberto Duarte. Nenhuma das equipas conseguiu mais do que a vantagem tangencial ao longo do primeiro tempo, pelo que o marcador aos 30 minutos sublinhava o equilíbrio dominante.

O arranque da segunda parte foi atribulado, com o FC Porto a ver-se reduzido a cinco jogadores, por exclusão de Daymaro Salino e desqualificação (cartão vermelho) a Ricardo Moreira. O jogo estava então empatado (11-11) e os Dragões conseguiram ultrapassar este período difícil sem sofrer golos, fazendo, já com a equipa completa, o 12-11, por Wilson Davyes.

Foi então decisiva a acção de Hugo Laurentino, que defendeu um livre de sete metros apontado por David Tavares e que, pouco antes, fez três defesas consecutivas de altíssimo nível. O guardião realizou uma fantástica exibição, com números (41% de eficácia) a condizer.

Este período difícil parece ter sido o tónico de que a equipa precisava para arrancar para a vitória. Aplicando mais agressividade nas tarefas defensivas, os azuis e brancos não mais permitiram aos lisboetas regressar à vantagem no marcador, mesmo que quase tudo lhes pareça ter sido permitido a nível defensivo.

Na segunda metade da segunda parte, deu-se o momento decisivo do encontro, com o FC Porto a conseguir pela primeira vez uma vantagem de dois golos (20-18, aos 49 minutos), alargada posteriormente até aos quatro golos (23-19, aos 53 minutos, por Elias Nogueira). No minuto seguinte, os azuis e brancos dispuseram do único (!) livre de sete metros de toda a partida, convertido por Pedro Spínola. O lateral direito acabou por ser o melhor marcador dos Dragões, com seis tentos.

A reacção final do Benfica de nada valeu. Afinal de contas, os forasteiros já não vencem no pavilhão do FC Porto desde a longínqua época de 1989/90. Os portistas, por sua vez, mantêm a impressionante série vitoriosa no Dragão Caixa: são já 38 triunfos consecutivos.

FICHA DE JOGO

FC Porto Vitalis-Benfica, 24-22
Andebol 1, fase final, quarta jornada
11 de Abril de 2012
Dragão Caixa, no Porto

Árbitros: Roberto Martins e Daniel Martins

FC PORTO VITALIS: Hugo Laurentino e Alfredo Quintana (g.r.); Gilberto Duarte (4), Wilson Davyes (5), Tiago Rocha (3), Ricardo Moreira (cap., 2),Elias Nogueira (3), Pedro Spínola (6), Daymaro Salina, Filipe Mota, Malencic (1) e Ricardo Costa
Treinador: Ljubomir Obradovic

BENFICA: Ricardo Candeias e João Ferreirinho (g.r.); David Tavares, Inácio Carmo (3), Rui Silva, Carlos Carneiro (7), João Pais (2), Nuno Roque (2), José Costa (3), João Lopes, Zaikin, Cláudio Pedroso e António Areia
Treinador: Jorge Rito

Ao intervalo: 10-11



in "fcp.pt"

RICKY CADELL REFORÇA DRAGÕES

O norte-americano Ricky Cadell vem acrescentar poder de fogo aos Dragões para a discussão dos playoffs da Liga de basquetebol. O jogador de 1,85m vem reforçar a posição dois (base lançador) e estará ao dispor de Moncho López para atacar a revalidação do título.

Cadell jogava nos St. Francis Terriers, de Nova Iorque, que competem na divisão 1 da NCAA (National Collegiate Athletic Association), uma liga universitária. Nas três últimas épocas atingiu médias superiores a 15 pontos por jogo.


in "fcp.pt"

SUB12 VENCEM OVIEDO CUP E SUB11 TRIUNFAM EM ESTARREJA

A equipa Sub12 do FC Porto venceu, este domingo, a Oviedo Cup. Os pequenos Dragões (na foto) chegaram à final – em que venceram o Juventud Estadio de Oviedo por 4-0 – depois de superar uma disputada meia-final contra o FC Barcelona. Ao mesmo tempo, no Torneio internacional Cidade de Estarreja, a equipa Sub11 triunfou na final frente ao Taboeira, com um resultado igualmente demolidor de 4-0.

Na Oviedo Cup, que se realizou entre 3 e 8 de Abril, em Espanha, o FC Porto terminou a fase de grupos em primeiro lugar, com 12 pontos. Depois de defrontar Bansander, Centro Asturiano, EF Oviedo Vetusta e UD San Claudio, a equipa seguiu para a fase final sem nenhuma derrota, 16 golos marcados e apenas um sofrido. Nos quartos-de-final, os azuis e brancos derrotaram o CD Covadonga, por 2-1, e asseguraram a passagem às meias-finais.

Na antecâmara da final, o adversário foi o FC Barcelona. Depois de um nulo no tempo regulamentar, o jogo foi decidido nos penáltis, com vitória do FC Porto por 3-2. Na final, no dia seguinte, o Juventud Estadio de Oviedo não teve argumentos para contrariar os Dragões, que apontaram quatro golos. Pedro Santos, Leandro Campos, Jorge Almeida e Vítor Francisco foram os marcadores.

Também a equipa Sub16 do FC Porto participou na Oviedo Cup. Os Dragões terminaram a fase de grupos em primeiro lugar, com sete pontos e sem derrotas, tendo defrontado CD Covadonga, Medio Cudeyo, Boadilla e Juventud Estadio. Porém, foram eliminados nos quartos-de-final da competição, tendo perdido por 3-1 com o Athletic Bilbao.

O Torneio internacional Cidade de Estarreja decorreu a 6 e 7 de Abril, com os Sub11 a superarem os três jogos da primeira fase (contra Estarreja, Oliveira do Bairro e Salgueiros) sem dificuldade, com 12 golos marcados e apenas um sofrido.

A meia-final disputou-se frente ao Beira-Mar e os Dragões venceram por 2-1. Horas mais tarde, na final, frente ao Taboeira, o FC Porto assegurou o título com uma goleada (4-0). André Ramalho e Diogo Santos "bisaram". O guarda-redes Pedro Nuno, com apenas dois golos sofridos, arrecadou o prémio de Melhor Guarda-Redes do torneio.



in "fcp.pt"

Ewerton volta ao topo da lista

O planeamento da nova temporada já é uma realidade no FC Porto, que tem Ewerton, defesa-central do SC Braga, como um dos alvos preferenciais para atacar no defeso. 

O brasileiro foi apontado aos campeões nacionais ainda em janeiro, durante a reabertura do mercado de transferências, associação reforçada esta terça-feira por alguns blogues na internet, com a garantia de que o jogador vestirá de azul e branco na próxima época.

A verdade é que a informação que atribui aos campeões nacionais direito de opção sobre o defensor nunca foi desmentida. O facto de o passe do futebolista, de 22 anos, pertencer ao Banco BMG - está cedido aos bracarenses até final da campanha 2012/13 - proporciona condições ainda mais favoráveis à sua mudança.


in "ojogo.pt"

Abdoulaye Ba desperta interesse

Colónia, da Alemanha, e Lille, de França, estão a seguir com atenção o percurso de Abdoulaye Ba.  

O jogador senegalês, de 21 anos, representa a Académica por empréstimo do FC Porto, depois de ter sido cedido ao Sp. Covilhã na época transata.

De acordo com a revista alemã Kicker, Colónia e Lille ponderam a contratação do defesa, que pertence aos quadros do clube azul e branco.


in "abola.pt"

Janko: «Competição é sempre algo entre vencedores e vencidos»

AVANÇADO DIVULGA COMUNICADO



É dos jogadores do FC Porto mais ativos nas redes sociais, mas para para acabar com a forma como o seu nome "tem sido citado de forma negativa" nas últimas semanas, Mark Janko decidiu publicar esta quarta-feira no seu Facebook um comunicado para esclarecer alguns asuntos polémicos.
O avançado portista recorda o episódio em que afirmou que no Norte "é que estão os trabalhadores" e o mais recente comentário àderrota do Benfica frente ao Sporting na segunda-feira.
Leia o comunicado na íntegra:
"Caros Portugueses:
Nas últimas semanas o meu nome tem sido citado de forma negativa em vários títulos. Defendem que desrespeitei os portugueses e Portugal, por isso convém esclarecer a verdade sobre o tema.
1 – Sobre as declarações «norte, centro e sul»:
Vivo no Porto apenas há algumas semanas, portanto como podia ter um conhecimento tão profundo sobre os temas políticos do passado e do presente? Quando questionado sobre a rivalidade entre norte e sul e, em concreto, entre FC Porto e Benfica, limitei-me, à falta de termos precisos e específicos, a dar como exemplo algo que ouvira nas ruas. Nunca foi minha intenção desrespeitar as pessoas e o país que me acolheu para seguir a minha carreira no futebol.
2 – Sobre posts no Facebook e no Twitter:
Como jogador do FC Porto quero sempre ajudar o clube a atingir os seus objectivos. Como homem do desporto é também natural que esteja atento a todos os outros jogos, por isso é normal que registe com agrado o facto de os oponentes directos não renderem como esperado. Isto não tem nada a ver com «fair play» ou respeito. De resto, respeito muito o jogo e os adversários, mas uma competição é sempre algo entre vencedores e vencidos. Quem não entender isto não sente o que é a verdadeira paixão do futebol."
in "record.pt"

Sapunaru interessa ao Marselha

PARA SUBSTITUIR AZPILICUETA



O Marselha é o mais recente interessado na contratação do lateral portista Cristian Sapunaru, de acordo a imprensa francesa.
O clube gaulês pode avançar para a contratação do internacional romeno, como forma de precaver a mais que provável saída do espanhol Azpilicueta, que deverá rumar ao Chelsea na próxima temporada.
Ajax e Lazio são os outros clubes que seguem atentamente a situação de Sapunaru.
in "record.pt"

Dragão confortável com maior vantagem

AINDA NÃO TINHA CONSEGUIDO UMA DIFERENÇA SUPERIOR A 3 PONTOS NA LIDERANÇA



O triunfo em Braga, complementado pela derrota do Benfica no dérbi de Lisboa, permitiu ao FCPorto conquistar a sua maior vantagem pontual na liderança deste campeonato.
São 4 os pontos que separam os campeões nacionais do Benfica e 5 do Sp. Braga, colocando-os numa posição muito confortável para a revalidação do título nacional.
Quando faltam somente quatro jornadas para o final da competição, os dragões experimentam uma situação única desde agosto, o que é suficientemente motivador para enfrentar as difíceis batalhas que se avizinham.
in "record.pt"

Pedro Gil deixa FC Porto e pode rumar a Valdagno

Pedro Gil não jogará no FC Porto na próxima época. O avançado está em fim de contrato e de saída do Dragão, depois de três anos que marcaram o regresso daquele que é visto por muitos como o melhor do mundo no seu posto específico e que já tinha passado pelos azuis e brancos de 2002 a 2007. O JOGO sabe que o clube e o internacional espanhol não chegaram a acordo e que o capitão da seleção espanhola está a caminho de Itália. Gil, que completará 32 anos no próximo dia 26, viu-se alvo de diversas propostas, sendo que as de Valdagno e Lodi foram ganhando mais peso nas últimas semanas.
Ontem, um sítio italiano escreveu que Pedro Gil (FC Porto) e Sérgio Silva (Benfica) estão perto do Valdagno, elogiando as suas qualidades e sublinhando que, em 2012/13, ambos formarão um trio de luxo ao lado do argentino Carlos Nicolia. O JOGO já escrevera, na edição de 29 de março, que Sérgio Silva deixará a Luz no final desta temporada e que tem acordo com o Valdagno. Ontem, contactado o clube através do diretor-desportivo Andrea Leonardi, a resposta não foi concreta, mas o dirigente transalpino não negou a contratação, dizendo apenas: "O Valdagno tentou Sérgio Silva e Pedro Gil, mas antes do final da fase regular do campeonato italiano o clube não prestará declarações. Antes do final do mês não haverá uma posição."
Recorde-se que o Valdagno compete na Liga dos Campeões inserido no mesmo grupo do FC Porto. Será no próximo sábado que se ficará a saber se os dragões seguem para a final-eight, sendo que dependem do resultado do Valdagno-Liceo da Corunha. A equipa que este ano venceu o FC Porto duas vezes ocupa o terceiro lugar na Serie A1, com 45 pontos, e está a 12 do líder Lodi. Faltam quatro jornadas para o fim da fase regular, altura em que Andrea Leonardi prometeu informações públicas.

in "ojogo.pt"

É preciso ter mãos para o título

Um escaldante FC Porto-Benfica, no Dragão Caixa, a partir das 21h00 de hoje, marca o regresso do Campeonato Nacional de andebol, que, por sinal, pode ficar quase decidido logo após a paragem para os trabalhos das Seleções Nacionais. Se os portistas mantiverem a tendência vitoriosa em casa - já são 37 consecutivas -, ficarão com uma vantagem quase impossível de anular (seis pontos e outros tantos jogos por fazer). Caso o Benfica ganhe, e mesmo ficando ainda a dois pontos do líder, o campeonato atingirá um pico de emoção, atendendo a que os portistas irão depois à Luz.
Se qualquer um dos dois rivais tem nas suas mãos a possibilidade de conquistar o título, isso deve-se a dois grandes plantéis, com vários atletas de ambos os emblemas nos lugares cimeiros dos diversos itens estatísticos.
Os guarda-redes que esta noite estarão frente a frente são exemplos perfeitos: Hugo Laurentino e Ricardo Candeias, por esta ordem, são os dois melhores do campeonato. Na relação remates/defesas, Laurentino soma 41% de eficiência, reflexo de 271 defesas num total de 668 remates sofridos, enquanto Candeias contabiliza 291 paradas, o que, para 762 bolas, representa uma eficácia de 38 por cento.
Vale isto por dizer que, numa noite inspirada, tanto um como outro podem ser decisivos no desfecho de um jogo que tanto pode clarificar as contas do título como torná-las imprevisíveis.
Apesar de estarem em lados opostos da barricada, são muitos os pontos que unem Hugo Laurentino e Ricardo Candeias: são naturais de Évora, começaram a jogar no Évora AC (onde também começou Ricardo Andorinho), têm 1,88 metros, são internacionais A - embora nenhum venha sendo titular indiscutível... -, usam ambos o número 16 e até já foram colegas de equipa: no FC Porto, entre 2005/06 e 2008/09.

"Faltam muitos jogos, haverá muita luta"


No lançamento do jogo desta noite, não havia como escapar ao da anterior visita do Benfica ao Dragão, no qual só nos minutos finais o FC Porto passou para a frente, vencendo 23-22. "Já vimos esse jogo. Cometemos muitas falhas técnicas, mas mesmo jogando muito mal conseguimos a vitória. Não é normal termos tantas falhas técnicas e o importante é que, apesar disso, ganhámos", comentou Tiago Rocha, considerando: "Se não cometermos tantos erros, se não falharmos tantos contra-ataques, podemos ganhar."
Nesse sentido, o objetivo, diz o pivô portista, é "conseguir uma vitória com uma boa margem, como conseguimos com o Sporting e, no ano passado, com o Benfica, também num jogo com o mesmo grau de importância".
Independentemente do resultado, Tiago Rocha diz que nada ficará resolvido: "Não podemos pensar que está feito. Ainda faltam sete jornadas, faltam muitos jogos, falta muita luta, e temos de lutar muito para sermos campeões. Claro que, ganhando, é um passo bom, mas logo a seguir vamos ao Sporting..."

in "ojogo.pt"

Génova pondera ficar com Belluschi a título definitivo

Belluschi revelou, a O JOGO, que pretende continuar a sua carreira em Itália e o Génova está inclinado em fazer-lhe a vontade. Segundo o "Tuttomercato", as exibições do argentino têm agradado aos responsáveis do emblema genovês, que devem acionar a cláusula de opção de compra do médio, a troca de 3,5 milhões de euros, valor estipulado por ocasião do empréstimo, em janeiro. Ainda segundo aquele portal, vários clubes já demonstraram interesse na contratação de Belluschi, o que estará a pressionar o presidente do Génova, Enrico Preziosi, no sentido de avançar com a sua contratação a título definitivo até ao final do presente mês, altura em que terminará o direito de preferência sobre o jogador.
Refira-se que o argentino ficou de fora dos convocados para a partida desta noite com o Cesena devido a uma lesão num tornozelo sofrida, precisamente, no último treino antes deste encontro.

in "ojogo.pt"

Margem infalível

Se a história se repetir, o FC Porto conquistará o 26º título de campeão nacional esta temporada. É que desde que Pinto da Costa chegou à presidência do clube, na época de 1982/83, nunca os dragões desperdiçaram uma vantagem pontual sobre o segundo classificado a quatro jornadas do final, tendo até havido duas ocasiões em que conseguiu abandonar o segundo lugar para roubar o título ao Benfica nos últimos jogos do campeonato - 1985/86 e 1992/93. Na análise detalhada do passado, percebe-se facilmente que as retas finais dos dragões são sempre muito fortes, não só quando estão por cima, como acontece atualmente, mas também quando vivem uma época menos positiva. Para se perceber melhor a dimensão da coisa, diga-se que, nestas 29 temporadas de liderança de Pinto da Costa, nunca os portistas perderam sequer uma posição na tabela classificativa com apenas quatro jogos por disputar, mesmo quando andaram pelo terceiro (1993/94) ou quarto lugar (2001/02 e 2004/05). Aliás, nesses três exemplos - os piores que se conseguem encontrar -, o FC Porto até conseguiu subir sempre posições na classificação durante as últimas quatro jornadas, que, no caso de 2004/05, até valeu a participação na edição que se seguiu da Liga dos Campeões.
Mais importante, para o caso, acaba por ser outro dado, aquele que mostra que nunca os dragões desperdiçaram uma vantagem pontual na fase final de um campeonato, mesmo quando a distância para o segundo classificado era igual à atual: aconteceu por três vezes, sempre com o Sporting como principal adversário, nas épocas de 1994/95, 2006/07 e 2008/09. Ou seja, liderar com o Benfica à perna é uma novidade no Dragão, mas também não deixa de ser menos curioso o facto de nunca um FC Porto líder ter chegado a esta fase da época com uma vantagem inferior a quatro pontos... Muito provavelmente, o segredo para esta segurança ao longo destes 29 anos está mesmo aí, no facto de o FC Porto chegar aos últimos jogos sempre com uma vantagem relativamente confortável. Este ano voltou a acontecer o mesmo, pelo que sobra a pergunta: e o final, também se irá repetir?

O que fez o dragão nas últimas quatro jornadas na era pc


16
Segurou o 1º lugar

Sempre que lideraram o campeonato, os portistas acabaram por conquistar o título.

2
Ascendeu
ao 1º lugar

O FC Porto roubou por duas vezes o primeiro lugar ao Benfica, em 85/86 e 92/93.

7
Manteve
o 2º lugar

Por sete vezes os dragões seguraram o segundo lugar a quatro jonadas do final do campeonato.

2
Subiu ao
2º lugar

Foram duas, mas a última vez que subiu ao segundo lugar deu para garantir a Champions.

1
Manteve
o 3º lugar

Só por uma vez chegou a esta fase no terceiro lugar sem conseguir subir na classificação.

1
Subiu ao
3º lugar

Em 2001/02, entrou nesta fase em quarto, mas ainda conseguiu chegar ao terceiro


19º título está à vista


Num mês em que se prepara para festejar 30 anos na presidência do FC Porto, Pinto da Costa está às portas de somar o seu 19º título de campeão nacional. O primeiro troféu, recorde-se, remonta à época 1984/85, mas em três décadas à frente dos destinos do clube, Pinto da Costa somou mais 54 troféus nacionais e internacionais só à custa da equipa principal, um caso ímpar no futebol mundial.


Tendência favorável não invalida cuidados


A deslocação à Madeira para defrontar o Marítimo na antepenúltima jornada do campeonato é apontada pelas estatísticas como o jogo mais difícil dos quatro que resta fazer ao FC Porto. Entre Beira-Mar, Sporting e Rio Ave, o Marítimo é o que tem colocado mais problemas aos azuis e brancos ao impor sete derrotas nos Barreiros em 27 confrontos. A última derrota dos campeões nacionais na Madeira ainda está fresca na memória, com Rolando a fazer um golo na própria baliza em 2009/10, suficiente para perder três pontos.
Olhando para os números e ao contrário daquilo que se poderia pensar, os jogos com Sporting e Rio Ave serão, à partida, os que se perfilam como mais fáceis para o FC Porto. Contra os leões, ao longo das 29 épocas do "reinado" de Pinto da Costa no clube, os azuis e brancos sofreram apenas duas derrotas e dez empates, o que confere ao FC Porto uns esmagadores 59 por cento de tendência para uma vitória. Nos últimos anos, considerando apenas jogos do campeonato, a última vitória do Sporting no Dragão data de 06/07 (0-1). Em 05/06 registou-se um empate a um golo e em 08/09 um empate a zero, o que faz dos azuis e brancos grandes favoritos para este clássico.
Frente ao Rio Ave, regista-se uma derrota em 03/04 (1-0), tendo empatado a zero em 05/06 e 08/09, alcançando sete vitórias em 15 confrontos pelo meio.
Contra o Beira-Mar, ninguém esqueceu a derrota de Dezembro de 2004, registando-se dez vitórias e três empates em 29 épocas, o que confere 67 por cento de probabilidades favoráveis ao FC Porto.


Resposta a Artur com alguma ironia


Depois da imagem de Lucho a perguntar "Consegues vê-los?", ontem foi a vez de Artur ser visado pela página do FC Porto no Facebook em várias reações ao "sopro que dá penálti". "Basta um sopro", era a legenda de várias fotos de festas dos dragões.

in "ojogo.pt"