terça-feira, 22 de maio de 2012

Já não há bilhetes para a finalíssima de basquetebol

Esgotaram numa hora os ingressos para a finalíssima entre FC Porto e Benfica, no Dragão Caixa, que vai definir o campeão nacional.


Bastou uma hora de venda para que esgotassem os cerca de 2200 bilhetes para o quinto e decisivo jogo do "play-off" da Liga de basquetebol. FC Porto e Benfica disputam o título, na finalíssima, que terá lugar do Dragão Caixa, pavilhão da equipa azul e branca.

A final está empatada, depois das duas equipas terem vencido dois jogos cada uma. A "negra" joga-se amanhã, às 21h00.



in "rr.pt"

Empresário de Rolando confirma negociações

Defesa dos dragões é alvo da Roma. Único impedimento é o valor pedido pelo FC Porto.


O agente de Rolando em Itália confirmou o interesse da AS Roma no jogador: "A Roma está a trabalhar por Rolando, está interessada na sua compra."

Em entrevista à "Tele Radio Stereo", Peppino Tirri explicou que o atleta de 26 anos está interessado em competir num ambiente diferente do FC Porto. 

No entanto, os dragões pedem 15 milhões de euros e não querem ceder a um valor mais baixo.


in "rr.pt"

Chelsea avança para Hulk e Falcao

Os vencedores da Liga dos Campeões querem a "dupla maravilha" para a nova temporada. Roman Abramovich não olha a gastos para reforçar o plantel.


Roman Abramovich quer garantir definitivamente a contratação de Hulk e Falcao. 

De acordo como "Daily Mail", o presidente do Chelsea quer avançar prioritariamente para Hulk, do FC Porto e Falcao, do At. Madrid. Modric, do Tottenham, e Hazard, do Lille, são também opções para reforçar o plantel de Stamford Bridge para a nova época.

O milionário russo dos "blues" está concentrado na dupla de sonho Hulk e Falcao, que, na passada época, fez furor no FC Porto. Os vencedores da Liga dos Campeões vão ver vários jogadores a abandonar o plantel, entre os quais Drogba, Kalou e Bosingwa.


in "rr.pt"

Atletas azuis e brancos sagraram-se campeões


Realizou-se, este fim-de-semana, no salão do Clube de Bilhar da Amadora, o Campeonato Nacional individual às três tabelas. Rui Manuel Costa e João Ferreira, atletas do FC Porto CIN sagraram-se, respectivamente, campeão e vice-campeão nacionais.

Na próxima época, Rui Manuel Costa vai participar no Campeonato da Europa e João Ferreira vai defender, no próximo dia 26 de Maio, o título de bicampeão de esperanças, que se revalidar, lhe dará acesso ao Campeonato da Europa de Juniores.


in "fcp.pt"

Sara Oliveira confiante no Campeonato Europeu


Sara Oliveira já iniciou a participação no Campeonato da Europa de Natação, que decorre durante esta semana, na cidade húngara de Debrecen. Esta segunda-feira, a atleta nadou os 50 metros mariposa e conseguiu o tempo de 28.18s, que a colocou na 32.ª posição. Na quinta-feira, volta a competir, desta vez, nos 100 metros mariposa e no sábado, procura o tempo de acesso nos 200 metros.

Com os mininos B garantidos para os Jogos Olímpicos nos 100 metros mariposa, o objectivo é alcançar o tempo de acesso nos 200 metros. "Os tempos são sempre o meu grande objectivo. Com os Jogos Olímpicos a chegar, vou tentar confirmar o meu tempo nos 100 metros mas estou mais focada em conseguir atingir o mínimo necessário nos 200 metros", revelou a nadadora.

Para Sara Oliveira, esta competição é muito importante e, acima de um bom lugar na classificação, a atleta procura atingir um tempo recorde. "O nosso grande objectivo é conseguir o mínimo para os Jogos Olímpicos, por isso, os tempos que conseguir são fundamentais. Quanto à classificação, se ficar acima do 16.º lugar, participo na meia-final, o que me dá outra oportunidade de conseguir melhorar o meu tempo", explicou.

A nadadora azul e branca perspectiva um campeonato muito competitivo mas garante que está focada nos seus objectivos. "Vai ser uma fase de avaliação. Vou ter muitos adversários à altura e a lutar pelos mesmos objectivos", afirmou. Sara está "100% confiante" nos resultados que poderá obter e garante que esteve ”totalmente disponível e concentrada nesta competição".

O treinador, José Alexandre Silva, confirma que a preparação foi muito rigorosa. "Neste momento, estamos no pico de forma máximo. Há que trabalhar e acreditar em tudo o que fizemos. Vamos tentar que a Sara ultrapasse todos os adversários, para conseguir um lugar no ranking de acesso aos Jogos Olímpicos", acrescentou.

in "fcp.pt"

«Se tiver uma oportunidade, vou aproveitá-la» - Abdoulaye

Finalizado o empréstimo à Académica com a conquista da Taça de Portugal, Abdoulaye aguarda agora por indicações do FC Porto sobre a próxima temporada.

«Tenho contrato mas ainda não sei onde vou jogar, principalmente porque não conheço a decisão do FC Porto. Resta-me esperar», diz o defesa-central senegalês, de 21 anos, em declarações ao site vavel.com.

Uma coisa é certa: Abdoulaye não quer ficar parado.

«Preciso de jogar. É importante ter continuidade porque a minha perspetiva é representar a seleção do Senegal. É isso que pretendo para a próxima época, jogar, esteja onde estiver. Se o FC Porto me der uma oportunidade, vou aproveitá-la», afiança.

Sobre a vitória ante o Sporting, que valeu aos estudantes a conquista da Taça de Portugal e a entrada direta na fase de grupos da Liga Europa, considera o central ter sido um desfecho justo.

«Tivemos de sofrer. O Sporting era favorito mas isso no futebol nada garante. Tivemos a nossa oportunidade e fomos recompensados pelo nosso trabalho. Soubemos ser inteligentes», destaca.

in "abola.pt"

Até à vista, Alvaro!

partiu para a seleção sem garantia de regressar

O dia de ontem começava a clarear quando Alvaro Pereira entrou no Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Em passo apressado, e procurando escapar ao contacto com a nossa equipa de reportagem, encaminhou-se para o balcão de check-in e tratou da viagem para Moscovo, com escala em Roma. Pouco dado a entrevistas nos últimos tempos, excetuando quando o contacto foi feito a partir do seu país, o uruguaio escusou-se a prestar declarações. Depois do que aconteceu em Braga, Palito optou por uma toada mais defensiva. São vários os temas quentes que marcam a atualidade e nesse sentido o silêncio foi a solução adotada.

Alvaro, de 26 anos, vai agora representar a seleção celeste, à qual se vai dedicar totalmente até à segunda semana de junho, iniciando depois as férias. A partir daí é todo um mar de incertezas. Apesar de ter contrato com o FCPorto até 2016, é público que o lateral-esquerdo está descontente com a sua situação no clube, mostrando-se recetivo a ofertas que encham as medidas tanto a si como à SAD. Até ao momento, sabe-se apenas que Chelsea e Paris Saint-Germain são dois dos clubes que têm acompanhado o seu percurso com atenção, mas propostas concretas nem vê-las...

in "record.pt"

Final de novidades

À semelhança da época passada - na altura à melhor de sete jogos -, FC Porto e Benfica discutem a negra da final da Liga Portuguesa de Basquetebol e amanhã vamos, finalmente, saber quem é o novo campeão. Ao consentir uma derrota por 64-75, no domingo, os encarnados não festejaram o campeonato, enquanto os azuis e brancos alcançaram uma vitória na Luz, algo que não acontecia há mais de um ano. O último triunfo datava de 23 de março de 2011, e para a fase regular. Daí para cá, a equipa de Moncho López tinha sofrido cinco derrotas consecutivas em Lisboa.
Portanto, ao contrário da final do ano transato, o fator-casa não tem sido elemento determinante nesta final, pois cada uma das equipas obteve um triunfo fora - o que exponencia a emoção para amanhã à noite (21h00). Já no que toca à condição física dos jogadores, essa nem sempre foi a ideal, pois, de parte a parte, alguns foram apresentando limitações, como Seth Doliboa ou Greg Stempin, peças fundamentais de ambos os lados. Por sinal, as duas formações seguiram ontem planos diferentes: o FC Porto treinou, o Benfica não.
Sendo semelhantes as probabilidades de o Benfica recuperar o título que perdeu para os rivais em 2011 ou as de o FC Porto festejar o bicampeonato em casa - que lhe escapa desde 1995/96 e 1996/97 -, a verdade é que esta será a quinta final dos últimos dez anos a decidir na negra. Além da anterior, também em 2002/03 (Oliveirense e Portugal Telecom), 2006/07 e 2007/08 (Ovarense e FC Porto nestas duas edições) tudo ficou para a última.
Os bilhetes vão estar à venda hoje, a partir das 9 horas, ao preço de quatro euros e apenas destinados a sócios do FC Porto. 

in "ojogo.pt"

Ljubomir Obradovic "No FC Porto ganha-se pela química existente"

Já está na Sérvia, de férias, mas antes de partir Ljubomir Obradovic, um técnico que no FC Porto vai batendo recordes, conversou com O JOGO.


No dia 23 de julho começará a quarta época seguida no FC Porto; ninguém o fazia desde José Magalhães [1997/98 a 2000/01]. Fez o tetra que o FC Porto não conquistava há 52 anos e o próprio Obradovic nunca tinha ganho três títulos seguidos. Qual é a fórmula deste casamento feliz?

O FC Porto é um clube especial, um clube que tem como objetivo ganhar em qualquer modalidade, um clube que vence há muitos anos e que vai continuar a vencer. Vencia antes de mim, vence comigo e depois de mim vai continuar. Porque no FC Porto, a filosofia de vida é ganhar.

Este é um casamento bem-sucedido a vários níveis: longevidade, sucessos e até a relação com os adeptos, que lhe deram uma tremenda salva de palmas na festa do tetra...

Não gosto muito de falar sobre mim, mas digamos que isto é uma química entre mim e os dirigentes, os dirigentes e os jogadores, entre mim e os jogadores - entre nós todos, há uma química positiva. Eu gosto de uma atmosfera positiva e, quando isso existe, os resultados aparecem. Tenho todo o apoio da estrutura do FC Porto, posso fazer o treino que quero, quando quero, onde quero. Isso é um privilégio e tenho de deixar daqui um "muito obrigado" ao professor Magalhães, que está sempre a par de tudo, e, com isso, é normal que as coisas funcionem. Isto pode dar a sensação de que não é difícil, mas é, porque cada jogo é importante, em cada jogo queremos ganhar e todas as equipas querem cada vez mais ganhar ao campeão. Mas esta é uma equipa que sabe jogar, que tem uma mentalidade ganhadora - e temos de continuar assim.

Já tinha estado em Portugal antes, no Belenenses, no Madeira, no ISAVE, mesmo noutros clubes em que jogou. Como olha agora, que está no clube, para o FC Porto?

O FC Porto é um clube muito organizado, aqui é tudo impecável. Toda a gente respeitas as regras de jogar neste grande clube. Sinceramente não sei mais o que dizer, a não ser que é toda uma estrutura altamente profissional.

Como sente o reconhecimento, as palmas dos adeptos, as taças, as medalhas?

O FC Porto tem adeptos espetaculares em todas as modalidades, desde o futebol às de pavilhão. São adeptos que sabem apoiar, que sabem levantar a equipa nos momentos maus e sabem apoiar. São adeptos extraordinários. 

"Aqui a orientação é construir jogadores"

Quando olha para a próxima temporada e vê os adversários a fazer contratações, a ir buscar jogadores até ao FC Porto, isso não lhe abala a confiança?

Porque haveria de abalar? São sempre sete contra sete. Podem ser mais altos, mais baixos, mais gordos, mais experientes, com mais qualidade... isso não me preocupa. Se o FC Porto estiver no nível com que terminou a fase final, não me preocupo. Isso depende da política de cada clube. A orientação do FC Porto é construir jogadores, com a nossa filosofia de andebol, e dos nossos jogadores mais novos, construir seniores. Outros têm outra política, de comprar jogadores já feitos, prontos a jogar.

Mas constroem e ganham na mesma...

Nós queremos pensar no que é bom para o FC Porto e para o andebol em Portugal. Temos miúdos com grandíssimo futuro. No próximo fim de semana é a fase final dos juniores e o [Carlos] Martingo tem obrigação de ganhar, não pode fugir a essa responsabilidade. Se se mete na cabeça que é para ganhar, é para ganhar mesmo; se perde, levanta a cabeça e segue em frente. Mas eu tenho toda a confiança em Martingo e em Ricardo Moreira, gosto mesmo da forma como eles trabalham. Vamos construir mais treinadores e jogadores; Ricardo Costa também tem um bom grupo no Colégio dos Carvalhos. 

"Futuro dele é o mais alto nível"

Gilberto Duarte foi o MVP do campeonato com apenas 21 anos. Quais as possibilidades dele no futuro?

Ele é um grande talento e é trabalhador e, quando essas duas coisas se juntam, tudo se torna mais fácil. Entrando na Liga dos Campeões, todas as equipas de topo vão bater à porta do FC Porto e perguntar pelo Gilberto. O futuro dele é mesmo o mais alto nível. A Portugal, falta estar na Liga dos Campeões e falta a Seleção participar no Campeonato da Europa e do Mundo. Isso é a chave do futuro e temos de pôr a mexer o Gilberto, o Wilson, o Tiago Rocha, os jogadores do Sporting, do Benfica, temos todos de crescer. 

"Esta equipa precisa mesmo de entrar na Liga dos Campeões"

Após esta série de conquistas, falta a entrada na Liga dos Campeões...

É o sonho do FC Porto [suspira e encosta-se na cadeira]. Estes anos não tivemos sorte, ou cabeça... alguma coisa faltou. Vamos a ver este ano, o adversário, o local... Além disso, isto não é só desporto; esta é uma equipa que precisa mesmo da Liga dos Campeões e de ganhar esse tipo de experiência. Entrando, faz dez jogos e, no outro ano - não sei quantos pontos faltam a Portugal para entrar diretamente -, uma meta é conquistar estes pontos que dão a Portugal a entrada direta. O FC Porto já demonstrou que está à frente das outras equipas em Portugal, e esse é um bom sinal para a Seleção, que pode contar com os jogadores do FC Porto. 

"Nunca me dou por contente"

A sua caminhada no FC Porto começou há três anos com duas derrotas, no Sporting da Horta e depois, em casa, com o Xico, à segunda e terceira jornadas. Nessa altura teve alguma dúvida?

Eu nunca tenho dúvidas sobre o meu trabalho. Quando o prof. Magalhães chegou a Belgrado para falar comigo, só lhe fiz uma pergunta: "Ao fim de dois meses não vai estar ao lado dos jogadores?" Ele perguntou porquê, e eu disse-lhe que os jogadores em Portugal não estavam habituados a trabalhar desta maneira e iriam perguntar porque trabalhamos tanto e ele disse-me que não haveria nenhum problema. Essas dúvidas deles aconteceram mesmo. Houve que trocar os hábitos dos jogadores, o que não é fácil, aprender uma defesa nova, como se atacam as diversas defesas dos adversários, e isto não se faz em dois meses. Mais tarde tivemos dois jogos fora, no ABC e no Sporting, trabalhámos duro e eu disse aos jogadores que se jogássemos mesmo bem nesses dois jogos, seria "culpa" do treinador. Ganhamos no ABC e no Sporting, e foi nessa altura que a opinião deles sobre mim mudou.

Ao fim de três anos há as vitórias, os bons resultados, as boas exibições, os números... Está satisfeito ou ainda pode espremer mais desta equipa?

Eu nunca estou satisfeito. Com o tipo de trabalho que faço, nunca posso estar contente. Nós, no FC Porto, vamos construir jogadores, mas também vamos construir treinadores e digo sempre aos meus colegas Carlos Martingo, Ricardo Moreira e Ricardo Costa que nunca podemos estar contentes, temos de procurar sempre mais, até à perfeição. O jogo é o espelho de treino e se se treina bem, joga-se bem; se se treina mal... é impossível. Mas há que estar sempre em cima dos jogadores, os meus treinadores têm de estar por cima dos atletas, eles têm de saber respeitar o treinador e crescer.

Agora, com nove pontos para o segundo classificado, o Madeira SAD, e 13 para os terceiros classificados, Sporting e Benfica, como motiva os atletas e os convence de que podem fazer melhor?

Estamos aqui para deixar os outros festejar? Claro que não. Por isso não é difícil motivá-los. Nós aqui temos grande fome de vitória. Cada jogador e eu próprio temos grande fome de conquistas. Temos um grupo de jogadores que gosta de jogar, gosta de defender, gosta de atacar, sabe defender, sabe atacar, sabe festejar. Se falarem com os jogadores, percebem que eles estão contentes aqui. É um privilégio para mim trabalhar com eles e, para eles, é um privilégio jogar no FC Porto.

Este último campeonato foi o mais fácil de todos? Tantos pontos de avanço...

Para vocês, é sempre tudo fácil... Os pontos de avanço não dependem só de nós. Não perdemos na fase final e, depois, os nossos adversários jogaram entre eles e perderam uns com os outros. Nós fazemos um caminho certinho, sempre a olhar para a direita, para a esquerda, sempre atentos, sempre vigilantes. 

"É um grande senhor"

Pinto da Costa celebrou em Abril 30 anos de presidência. Que opinião tem sobre o presidente, que conhece há três anos?

Pinto da Costa é um senhor, é um grande senhor. Está sempre perto de nós, como está do hóquei e do basquetebol, sabe sempre o que se passa e o que se faz e é um grande adepto, um senhor. Só lhe posso dizer um "muito obrigado" pelo apoio, lembro-me de que foi ele quem fez a minha apresentação. Ricardo Moreira deu-lhe a medalha de campeão? Um grande vencedor tem sempre espaço para mais conquistas. 

in "ojogo.pt"




Pinto da Costa: "Os contratos não se rasgem, renovam-se"

Pinto da Costa marcou presença no 12º aniversário da Casa do FC Porto de Espinho e no discurso da praxe fez um balanço da temporada, mas começou por elogiar Vítor Pereira, um homem da casa. "É sempre especial vir a Espinho por causa de grandes espinhenses que se dedicaram ao FC Porto. Este ano tenho um motivo ainda maior e tocou-me profundamente ver o dragão espinhense Vítor Pereira ser homenageado pelas pessoas da sua terra. Costuma dizer-se que santos da terra não fazem milagres, mas Espinho é diferente: abre as portas do município ao FC Porto, homenageia os filhos da terra que se distinguem e mostra um grande sentido de solidariedade", referiu, dirigindo-se em seguida ao treinador. "Vítor, sei desde a primeira hora como foi difícil esta época, sei o que foi pegar num conjunto de jogadores que tinham ganho tudo e que pensavam que eram os melhores do mundo. Não são, embora sejam muito bons. Houve constantemente notícias a tentar desestabilizar. Ainda hoje [ontem] li os títulos de dois jornais e um punha o Manuel Fernandes no FC Porto, não sei se aquele que jogou no Sporting, se o que esteve em Espanha; e o outro vendeu-nos o Miguel Lopes. Dinheiro e propostas ainda não vi. Sabemos o que querem e que queriam que nós fizéssemos, mas não fazemos porque quando escolhemos é com critério, rigor e cuidado. E quando assinamos contratos não são para rasgar, mas para renovar. É o que temos feito e continuaremos a fazer", atirou, dando a entender que Vítor Pereira poderá ser convidado a prolongar o contrato com os dragões.
Depois, Pinto da Costa passou ao ataque. "Foi uma época difícil e quem não fosse ao futebol nem visse televisão ficaria confundido ao ver o FC Porto campeão com seis pontos de avanço. Tivemos um campeonato que até meia dúzia de jornadas do final foi extremamente competitivo, com três que podiam ganhar. Não se via melhor na Europa. Mas depois fomos à Luz, desta vez não foi preciso apagá-la, mas apenas vencer e o campeonato deixou de ser fantástico. Era de segunda categoria com jogadores fracos, treinadores medíocres. E quem lesse alguns jornais a falar das nossas exibições ficaria apreensivo se não iríamos descer de divisão. Este era o melhor Benfica dos últimos 28 anos com nota artística elevada. Pensávamos que já não valia a pena jogar, mas quando se tem um treinador competente, sério e determinado, quando se tem um conjunto de jogadores de grande valor e solidariedade, vale a pena chegar ao fim ganhar e dizer-lhes 'sois muito ridículos'", frisou, continuando com a ironia. "Ainda bem que é assim. O nosso treinador durante o ano deixou de o ser, ele até já me tinha dito que se ia embora e eu já andava à procura de treinador, já tinha ido ao presépio escolher o treinador... mas continuamos firmes no nosso destino de vencer. E faço votos para que daqui a um ano continuem com essa estretégia que nós cá estamos a trabalhar com rigor, competência e paixão. Em 30 anos o FC Porto venceu 308 títulos e na quarta-feira, se Deus quiser, venceremos o campeonato que ontem esteve para ser conquistado mas faltou a Luz. É deixá-los falar", acrescentou, fazendo questão de dizer que no FC Porto ninguém ganha nada sozinho. "Se não tivesse a colaboração da minha administração, da direção e do departamento de futebol nas pessoas do Reinaldo Teles e do Antero Henrique, garanto-vos que não teríamos tantas vitórias", concluiu. 

"Vozes de burro não chegam à UEFA"

Pinto da Costa fez questão de falar de arbitragens, uma vez mais para criticar a estratégia dos adversários. "Vemos programas televisivos e entrevistas estratégicas a culpar os árbitros. O Pedro Proença foi constantemente castigado e quem não visse futebol pensava que era o pior árbitro da Europa, mas depois a UEFA, quando tem de escolher o melhor para a final da Liga dos Campeões, elege esse que fui zurzido a toda a hora. Só chego a uma conclusão: vozes de burro não chegam à UEFA", atirou. 

Pinto da Costa, "o rei Midas do futebol europeu"

Pinto Moreira, presidente da Câmara local, mostrou-se honrado por receber Pinto da Costa. "Uma personalidade que marca o presente, marcou o passado e marcará o futuro, não só do FC Porto como de Portugal", começou por dizer, acrescentado mais elogios. "Um site espanhol utilizou um epíteto muito feliz referindo-se a Pinto da Costa como o rei Midas do futebol europeu porque transformou o FC Porto no maior e no melhor clube português. Um exemplo também para políticos e autarcas pela capacidade de trabalho e dedicação", atirou enquanto Pinto da Costa aproveitava a deixa para tocar no microfone do Porto Canal.
Pinto Moreira recordou ainda o seu passado na escola e não esqueceu Vítor Pereira. "Na primária era gozado por ser do FC Porto, mas entretanto já o vi ganhar tudo. Só falta aquela taça da cerveja que não interessa para nada e já retribuí o gozo aos benfiquistas. Mas uns títulos são mais especiais do que outros e este foi muito especial porque nele participou um treinador nascido, criado e que vive em Espinho", atirou. 

Espinho parou para o presidente passar

Pinto da Costa presidiu às comemorações do 12º aniversário da Casa do FC Porto de Espinho que arrancaram com uma receção na Câmara Municipal. "É uma honra estar nos Paços do Concelho, o que acontece de Norte a Sul, de um modo geral, e em Espinho pela primeira vez", referiu, aproveitando para mais uma crítica implícita a Rui Rio. "Lembro-me da história da mãe que foi ao juramento de bandeira do filho e achou que ele era o único que marchava direito e os outro todos estavam mal. Também alguém da cidade do Porto pensa que tem o passo certo e se tem alheado dos feitos do clube. Ainda ontem, quase à uma da manhã, o presidente da Câmara de Coimbra ficou à espera de receber a equipa que brilhantemente venceu a Taça de Portugal em Lisboa. Ele estava com o passo certo", atirou.
Pinto da Costa atravessou depois, a pé e em cortejo com centenas de adeptos, a Rua 19, até chegar às instalações da Casa do FC Porto de Espinho. Seguiu-se o jantar-convívio no casino da cidade. Foi lá que Vítor Pereira se juntou para ser homenageado. Antes, porém, foi guardado um momento simbólico em recordação de Júlio Lemos, o antigo presidente da delegação portista e que faleceu no início do ano. Vítor Baía, Vítor Hugo, Manuela Aguiar, Frasco e Eduardo Luís, entre outras figuras, também estiveram presentes. 

Prémio para Vítor Pereira

Para Vítor Pereira, as últimas semanas têm sido de festa, mas também de emoções. O treinador voltou a senti-lo ontem e a homenagem que mereceu fê-lo recordar o percurso que trilhou até ser campeão pelo FC Porto. Por isso, foi com sentimento que comentou esta celebração... em casa. "Cresci nesta terra e este foi um trajeto de muita luta, muita entrega. Lembro-me do que ficou para trás, uma infância feliz mas difícil. Recordo o que passei, as pessoas que gostaria que aqui estivessem e não estão", registou com emoção e reagindo à vontade do presidente da autarquia em homenageá-lo: "Nasci numa família humilde, numa zona de Espinho humilde. A minha força interior veio dessas raízes. Com trabalho, dedicação e competência, consegue-se chegar onde se sonha." Por ter sonhado onde chegou, o presidente da Câmara de Espinho vai propor, dia 16 de junho, que seja atribuído ao treinador o título de reconhecimento público. 

in "ojogo.pt"



Fabiano é para segurar já

O FC Porto quer antecipar-se à concorrência e segurar desde já o guarda-redes Fabiano Freitas, que se destacou no Olhanense e que é visto, no Dragão, como um valor acrescentado para as próximas temporadas. Helton vai continuar de azul e branco, mas tem 34 anos e a SAD quer começar a projetar o futuro, que pode passar por Fabiano.
O interesse conheceu ontem avanços, num encontro no Porto com Isidoro Sousa, presidente dos algarvios, que se deslocou à Invicta para uma reunião na Liga, mas que esteve depois com os responsáveis do FC Porto para avaliar a viabilidade do negócio Fabiano. O Olhanense não detém a totalidade do passe do guarda-redes de 24 anos, pelo que o entendimento tem de ser extensível ao grupo empresarial que colocou o brasileiro no Algarve. Por aqui, porém, não é de prever obstáculos à operação.
No processo, acrescente-se, a vontade do jogador será determinante e Fabiano já se mostrou recetivo à possibilidade, ainda que esteja também ciente de que, pelo menos numa primeira fase, o mais provável seja que continue a evoluir noutro clube português.
Esse é um detalhe que Isidoro Sousa quer esgrimir em favor do Olhanense, porque o clube tem interesse em aprofundar a relação com o FC Porto, que na última época já cedeu André Pinto, central que foi decisivo para o percurso da equipa de Sérgio Conceição.
São pequenas pontas soltas para os próximos dias, porque ontem foi dado o primeiro grande passo para que Fabiano seja dragão nas próximas cinco ou seis temporadas. A urgência da concretização do interesse prende-se com o destaque que o brasileiro tem tido ao longo da época e que resultou em inúmeras abordagens ao clube algarvio e ao grupo que detém a maior parte dos direitos económicos do guarda-redes. É que a temporada foi vistosa e Fabiano pode escolher, nesta fase, se quer seguir carreira noutro clube português ou assinar por uma equipa de outro campeonato europeu.
Esse amplo interesse força o FC Porto a posicionar-se e se, por esta altura, o negócio está longe de estar concluído, o desejo dos responsáveis é que a contratação fique encaminhada nos próximos dias.

B.I.

NOME COMPLETO FABIANO Ribeiro de Freitas
IDADE 24 anos (29/02/1988)
ALTURA 1,97 m
PESO 90 kg
POSIÇÃO Guarda-redes
CLUBES São Paulo (2007 a 2009), Toledo (2009), Santo André (2010), América-RN (2010/11), Olhanense (2011/12)
NA LIGA 30 jogos, 38 golos sofridos 

Inimigo de Hulk também meteu Ventura num bolso

Hulk será o primeiro jogador a recomendar Fabiano. O avançado não conseguiu marcar um único golo ao compatriota, que no Algarve até lhe negou um penálti e a respetiva recarga. Fabiano cresceu nesse jogo, mas não minguou no Dragão, onde perdeu 2-0, mas venceu o duelo individual com Hulk. No Olhanense, foi totalista e não deu hipóteses a Hugo Ventura, emprestado pelo FC Porto e presença regular nos convocados de Paulo Bento. Até chegar Fabiano... 

in "ojogo.,pt"

Janko "mais preparado" para a nova temporada

Enquanto goza uns dias de férias "agradáveis" na Áustria antes de se juntar à seleção do seu país para dois particulares, Janko voltou a fazer um "balanço positivo" dos primeiros meses no FC Porto, antes de lançar um olhar sobre o que se segue. "Esta época nem sempre foi fácil, devido à mudança de clube, mas com a aprendizagem do Português e a realização da pré-época com a equipa, vou estar mais preparado para atacar a próxima época", afirmou, por entre a recordação dos 22 golos marcados nos 38 jogos realizados esta temporada no Twente e FC Porto. "Temos grandes planos para o futuro. Vamos disputar jogos fantásticos na Liga dos Campeões e temos um campeonato à nossa espera, que, naturalmente, queremos voltar a conquistar", escreveu o avançado, num extenso artigo publicado no seu blogue pessoal no site da Red Bull. 

in "pjpgp.pt"

Empresário fala em "contactos normais" por Palito

Alejandro Savich, empresário de Álvaro Pereira, confessou, em declarações a O JOGO, que tem recebido, nos últimos tempos, contactos de vários clubes interessados em conhecer a situação do lateral-esquerdo. "São situações normais no futebol. Tem havido algumas conversas informais, nada de especial, e com clubes que querem saber quais são as possibilidades de terem o Álvaro na próxima época. No entanto, ele não está obcecado para sair. Aliás, nunca disse que queria sair, só disse que gostava de jogar", afirmou ontem Alejandro Savich. O empresário revelou ainda que não tem falado com os responsáveis do FC Porto, até porque, neste momento, o mercado está parado. "É ano de Campeonato da Europa e os clubes ainda não começaram a avançar em definitivo para as grandes contratações. Ainda não há nada de concreto, nem deverá haver nos próximos dias. Ainda é cedo para haver decisões definitivas", referiu. 

in "ojogo.pt"

Nelson Puga: "Joguei pela seleção com a camisola do FC Porto por baixo"

Domingos Gomes, José Carlos Esteves, Nélson Puga. Os médicos do FC Porto dos últimos 25 anos vestem a camisola. No caso de Puga, a metáfora pode mesmo ser usada em sentido literal, pois foi isso que aconteceu na noite da final da Viena, em pleno pavilhão de Espinho.


Onde estava no 27 de maio?

Em estágio da seleção nacional de voleibol, em Espinho, e com jogo marcado contra o Luxemburgo nesse mesmo dia, para a mesma hora da final de Viena. Felizmente, por minha influência junto do Presidente da Federação de Voleibol, conseguiu-se alterar a hora do encontro para mais tarde. Vi o jogo com o meu colega de quarto, outro grande portista, o Humberto Silva, e no final fomos a pé pela rua em direção ao pavilhão do Espinho, a comemorar a vitória com os muitos portistas da seleção e com todos os outros que começaram a aparecer na rua. Também ganhámos nessa noite, por 3-0, e fiz questão de jogar com a camisola do FC Porto por baixo da camisola da seleção. Além disso, a cada ponto que fazíamos, os vários portistas, comemorávamos com gritos de "Poortoo", como se estivéssemos a festejar na Baixa. No final, regressámos novamente a pé, a celebrar, agora com muito mais adeptos, e só não nos deixaram ir para a Baixa, como pretendíamos, porque tínhamos outro jogo no dia seguinte. O barulho da festa em Espinho ouviu-se, contudo, até altas horas.

Que tipo de contacto tinha, enquanto figura do clube, com a equipa de futebol? Que recorda dessa ligação?

Na altura, nenhum; era apenas sócio. Mas já não faltava a nenhum jogo do futebol sénior e jogava voleibol no clube. Aliás, nesse ano ganhámos o Campeonato e a Taça de Portugal de voleibol.

Tendo um conhecimento transversal do antes e do depois, que mudanças identifica?

Sobretudo de mentalidade. O presidente fez-nos acreditar que com mais trabalho e mais união poderíamos ultrapassar barreiras impensáveis.

Que tipo de loucuras cometia, nesses anos, pelo FC Porto?

Todas, como as de qualquer outro adepto muito crente. Nunca perdi um jogo do FC Porto por motivos profissionais (alterava as urgências nem que fosse com um colega a substituir-me umas horas), nem familiares, exceto quando casei, a 28 de setembro de 1985. Mas nem por isso deixámos de festejar o triunfo por 3-0 sobre o Chaves. Já agora, acrescento que o meu primeiro filho nasceu no ano do FC Porto Campeão Europeu (1987) e o segundo num ano em que fomos Campeões Nacionais (1990). Aliás, enquanto assistia ao parto, que coincidiu com um jogo fora do FC Porto, a um domingo, estava a ouvir o relato… Tudo correu mais fácil quando o FC Porto marcou o segundo golo. Ganhámos por 2-1, em Santo Tirso, e meia hora depois nascia mais um dragão feliz.

Para quem passou pelas épocas em que o FC Porto pouco ganhava, como foi a inversão do ciclo e o que a sustentou?

À data, também acompanhava muito as outras modalidades do clube, e no vólei, por exemplo, que era treinado pelo meu pai, já via o FC Porto a ganhar e a ser mais forte do que os outros. Foi só esperar que no futebol isso também passasse a acontecer.

Qual é a sua primeira memória do FC Porto, do momento em que percebeu que era portista?

Lembro-me que ia muitas vezes às Antas com o meu pai, e ao futebol, aos domingos, com ele e com o meu avô materno. Aliás, tenho uma foto minha, com apenas três anos, em pleno relvado do Estádio das Antas.

Que características estão na base da afirmação do clube e são comuns a estes últimos 25 anos?

Humildade, trabalho, união, luta, competência e defesa intransigente das nossas causas.

Sendo atleta do clube, costumava ver os jogos no estádio? Guarda alguma memória da campanha para Viena?

Vi todos os jogos no nosso Estádio das Antas, exceto dois: o primeiro, porque não se realizou lá (jogámos em casa emprestada, no Estádio dos Arcos, onde fiz questão de marcar presença); e o segundo, a contar para as meias-finais, contra o Dínamo de Kiev, porque estava na Suíça com a seleção de voleibol. Tive a sorte de, pelo menos, poder ver o jogo em direto na televisão (recordo-me que em Portugal o jogo não foi transmitido; só pôde assistir quem esteve nas Antas).

O que diferenciou a campanha de 1987 da de Basileia, três anos antes?

Julgo que fomos mais realistas e acreditámos que podíamos vencer. Foi o primeiro grande salto internacional, o mais importante e simultaneamente o mais difícil. 

Puga em 87

O futebol nem era um sonho

Nélson Puga tinha 27 anos em maio de 1987 e já conciliava a medicina com o voleibol e com as responsabilidades familiares. O resumo é do próprio: "Era médico, jogava voleibol no FC Porto e na seleção, e fui pai pela primeira vez." Múltiplas tarefas para alguém que não fazia, porém, grandes planos para o futuro. "Queria apenas ter uma família bem-sucedida e poder ser um bom médico, ligado à Medicina Desportiva e ao FC Porto", revela hoje, acrescentando que, na altura, não conseguia perceber o percurso que estava a ser construído. "Já era médico do clube nas modalidades, mas nunca pensei que isso viesse a acontecer no futebol. Foi ainda melhor do que algum dia sonhei", conclui. O que se seguiu é, seguramente, mais prolongado do que a narrativa contida nestas linhas, mas há já muitos anos que o nome de Nélson Puga está colado ao do FC Porto, multiplicando a sua projeção a partir do momento em que passou a fazer parte do corpo clínico da equipa profissional de futebol. 

in "ojogo.pt"