sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Entrevista de Pinto da Costa ao Expresso


Entrevista de Pinto da Costa ao Expresso ...

http://wikisend.com/download/435966/entrevista.pdf

in "fromporto.blogspot.com"

F.C. Porto: Raul Meireles fora dos convocados


A ausência de Raul Meireles é a nota de maior destaque da lista de convocados do F.C. Porto para a deslocação à Naval. O médio fica de fora por opção técnica de Villas Boas, que preferiu chamar Guarín para o lugar do internacional português. O que aumenta as dúvidas em relação ao futuro de Raul Meireles no F.C. Porto.


O colombiano volta a entrar nas escolhas do treinador, ele que tinha falhado a Supertaça por ter recuperado de lesão pouco tempo antes, pelo que ainda não estaria nas condições físicas ideais. Pelas mesmas razões Ruben Micael e Fucile não foram convocados para a Naval, eles que só ontem se apresentaram sem limitações.

Por razões diferentes os reforços James Rodriguez e Walter voltam a ficar também de fora dos eleitos. Os avançados colombiano e brasileiro, respectivamente, ainda não terão os respectivos certificados internacionais em Portugal, pelo que não podem ser opção. Já na semana passada falharam o Benfica pela mesma razão.

Nesse sentido, a troca de Raul Meireles por Guarín é a única alteração na lista de convocados relativamente à final da Supertaça. Mariano, recorde-se, continua a ser o único lesionado do plantel de Villas Boas, que esta sexta-feira já contou com Ukra e Castro, que participaram no jogo dos Sub-21 na Lituânia.

Confira a lista de convocados:

Guarda-redes: Helton e Beto;

Defesas: Miguel Lopes, Sapunaru, Maicon, Sereno, Rolando e Álvaro Pereira;

Médios: Fernando, Souza, João Moutinho, Guarín e Belluschi;

Avançados: Ukra, Varela, Hulk, Falcao e Cristian Rodriguez.

in "maisfutebol.iol.pt"

Naval-F.C. Porto (antevisão): dragões arrancam ano do resgate


Sem o factor surpresa, que Villas-Boas diz não ter sido de todos, e de confiança redobrada, o F.C. Porto inicia a epopeia que espera ser de resgate do título, perdido para o Benfica na época passada. Os dragões começam a viagem pela Figueira da Foz já este sábado (19h15), com o objectivo de sempre em mente: vencer.


Descontando o Sp. Braga, que não o assume, o F.C. Porto é o primeiro candidato ao título a entrar em acção no campeonato. Fá-lo num terreno onde só por uma vez perdeu, quando, em 2008/09, Daniel Cruz (que até nem deve ser titular) marcou o único golo do encontro. As características dos dois jogos são, porém, bem distintas. Na altura, os dragões viviam um período negro consumado pela terceira derrota consecutiva. Agora, respira-se confiança nas hostes azul e brancas.

A demonstração cabal de força dada na Supertaça fez toda a gente, apoiantes e adversários, encher o peito de ar, embora por motivos distintos. Os adeptos porque viram a equipa abater um rival e somar mais um título. Os rivais porque perceberam que o F.C. Porto esmagador, que venceu quatro dos últimos cinco campeonatos, pode estar aí ao virar da esquina.


E a esquina está na Figueira da Foz. Até porque, como em qualquer rua desconhecida, o que vem do outro lado cheira a desconhecido. A Naval trocou Inácio (que conseguiu a melhor classificação de sempre dos figueirenses, mas perdeu na praia a histórica presença no Jamor) pelo francês Victor Zvunka. Um desconhecido do futebol português, mas que assenta bem na política de contratações dos figueirenses ao longo dos tempos. Até hoje, com bons resultados.

O que esperar portanto deste encontro? O F.C. Porto, como disse Villas-Boas, vai tentar manter intacta a imagem deixada na Supertaça. Da Naval, ninguém sabe muito bem o que esperar nesta altura, embora o treinador dos dragões tenha notado alguns traços característicos, nomeadamente o gosto pelo controlo e posse de bola.

Dúvidas? A baliza figueirense, que já não tem Peiser e é disputada por Salin e Jorge Batista e o lado direito da defesa portista. Sapunaru foi titular na Supertaça, mas treinou condicionado boa parte da semana. Ainda assim, foi convocado, numa lista que apenas teve de novo a troca de Guarín por...Raul Meireles.

Onzes prováveis:


NAVAL: Salin; Carlitos, Jonathas, Lupède e Rogério Conceição; Godemèche e Alex Hauw; João Pedro, Hugo Machado e Camora; Robin Previtali

F.C. PORTO: Helton; Sapunaru, Rolando, Maicon e Alvaro Pereira; Fernando, João Moutinho e Belluschi; Hulk, Falcao e Varela.


in "maisfutebol.iol.pt"

SOMOS PORTO !!!!!!!!!

Miguel Lopes: «Este ano é para ganhar todos os títulos»

Manipulada a timidez imposta pelo ano de adaptação, Miguel Lopes assume uma forte candidatura à titularidade no F.C. Porto. Lateral criado no Benfica e maturado nas passagens pelos Açores (Operário) e por Vila do Conde (Rio Ave), confessa em entrevista ao Maisfutebol estar conquistado pelos «métodos inovadores» de André Villas-Boas e apaixonado pelo reino do dragão.


«Sinto-me diferente, sinto-me melhor. Evoluí muito como homem e como atleta ao longo destes últimos 12 meses. Não estou nada surpreendido com o que encontrei no F.C. Porto. Este clube é muito grande e jogar cá é um sonho tornado realidade», declara o defesa direito, pronto a esquecer rapidamente a lesão que tanto o atormentou no primeiro ano de dragão ao peito.

«Nesta época que agora está a começar quero trabalhar, evoluir e ajudar o F.C. Porto a conquistar todos os seus objectivos. Estou a conhecer outros métodos de trabalho, com um treinador jovem e está a ser óptimo poder trabalhar com ele.»

Além de Sapunaru, titular na Supertaça frente ao Benfica, Miguel Lopes poderá ter ainda a concorrência de Jorge Fucile. O uruguaio continua com a sua situação indefinida, visto ser muito pretendido noutras paragens.

Miguel Lopes prefere não entrar em pormenores sobre os seus candidatos directos a um lugar na equipa e opta por elogiar o grupo de trabalho. «Temos um plantel muito jovem, cheio de ambição e querer. Este ano é para ganhar todos os títulos e mais nada. Isso não pode sair da nossa cabeça.»

«A selecção é uma ambição e não o escondo»

Carlos Queiroz tem Miguel Lopes debaixo de olho. O seleccionador nacional incluiu o jogador do F.C. Porto na pré-convocatória para o Mundial e nos próximos tempos estará naturalmente atento à sua evolução. Aos 23 anos, Miguel Lopes quer começar a ganhar um espaço convincente na Selecção Nacional.

«Essa presença na pré-convocatória foi um reconhecimento ao trabalho que fiz no breve período em que fui titular no F.C. Porto. A selecção é uma ambição, não o escondo, e vou fazer tudo o que estiver ao meu alcance para ser chamado», conclui Miguel Lopes, em conversa com o nosso jornal.

16 minutos a prometerem muito(s) mais

O saldo final do primeiro ano de Miguel Lopes não é brilhante, mas tem tudo para ser melhorado na época 2010/11. O lateral conseguiu 12 presenças no campeonato (oito a titular, 729 minutos) e até foi premiado com uma chamada à equipa titular na final da Taça de Portugal, com 62 minutos no Jamor perante o Desp. Chaves. A Taça da Liga serviu para ganhar tempo de competição: cinco jogos, 406 minutos.

Para já, acrescentou 16 minutos à sua conta pessoal, com uma chamada de Villas-Boas na recta final da Supertaça disputada perante o Benfica.

in "maisfutebol.iol.pt"

Breves

Cinco jogos em apenas 15 dias

O FC Porto dá amanhã o pontapé de saída no campeonato e começa também um preenchido ciclo de jogos que, provavelmente, obrigará Villas-Boas a pensar numa cuidada gestão do plantel. Além da Naval, os portistas jogam duas vezes com o Genk pelo acesso à fase de grupos da Liga Europa e enfrentam ainda Beira-Mar, no Dragão, e Rio Ave, fora. Tudo até ao fim do mês de Agosto.

Viagem para Genk na véspera do jogo

O FC Porto viaja para a Bélgica na quarta-feira, ou seja, na véspera do jogo com o Genk. Por se tratar de uma deslocação curta, os responsáveis portistas decidiram-se por este plano de viagem, com o regresso ao Porto agendado para a madrugada de sexta-feira.

in "ojogo.pt"

Dia D para Walter e James


Na conferência de Imprensa, André Villas-Boas manifestou-se esperançado em contar com os dois, mas só hoje se saberá da disponibilidade de Walter e James Rodríguez para o jogo com a Naval, isto depois de ambos terem falhado a Supertaça. O tempo escasseia, porque os certificados terão de chegar até ao início da tarde para que as inscrições possam ser formalizadas, mas, pelo menos ontem, o FC Porto continuava a encarar essa hipótese como viável. A dúvida deve terminar hoje, com a convocatória.

Para André Villas-Boas, considerando a inexistência de alternativas a Falcao, ter Walter poderia ser um trunfo tacticamente relevante para enfrentar a primeira jornada do campeonato, urgência que, em teoria, não se aplica no caso de James Rodríguez. Sobre este último, informações não confirmadas que circulavam na Argentina davam conta de que o Banfield esperava apenas o cumprimento formal de alguns detalhes contratualmente acordados para dar seguimento burocrático ao processo.

Por serem reforços, Walter e James Rodríguez despertam uma indisfarçável curiosidade nos adeptos portistas, ainda que a resposta cabal que a equipa deu sem eles, na vitória contra o Benfica que valeu a Supertaça, ajude a relativizar uma eventual ausência dos dois nos planos do treinador para o primeiro assalto de campeonato. Na pré-temporada Walter fez apenas dois jogos incompletos (87'); já o colombiano foi aposta mais frequente nas alas (252').

Varela e Falcao resolveram...

Mesmo que James e Walter entrem na convocatória, ninguém duvidará de que Varela e Falcao são as primeiras opções para o onze. Ora, nem de propósito: Varela e Falcao foram os autores de quatro dos seis golos que o FC Porto marcou à Naval nos dois jogos do campeonato passado. Falcao fez um na Figueira outro no Dragão, assim como Varela. Farías e Tomás Costa fizeram os restantes

Castro e Ukra só hoje; Uruguaios já treinaram

André Villas-Boas já contou no treino de ontem com Álvaro Pereira e Rodríguez, regressados ao Olival depois de terem participado, anteontem, no jogo particular que se realizou em Lisboa entre o Uruguai e Angola. Sem nenhum problema físico, os dois internacionais podem, assim, ser opções para o jogo de amanhã na Figueira da Foz, com a Naval.

Quanto a Castro e Ukra, convocados para a selecção de sub-21, só hoje regressam aos treinos no Olival. Ambos jogaram os 90 minutos do jogo entre Portugal e Lituânia, em Kaunas, na quarta-feira, tendo passado boa parte do dia de ontem em viagem.

Só hoje, na véspera do primeiro jogo no campeonato, é que o treinador vai ter todo o plantel à disposição. A sessão de ontem decorreu à porta fechada.

Sapunaru, Rúben Micael e Fucile estão aptos

Pela primeira vez esta semana, Sapunaru e Rúben Micael treinaram sem limitações. Villas-Boas pode, se assim entender, convocá-los para a deslocação à Figueira. O mesmo se passa com Fucile. Na véspera houve a indicação de que ficara no ginásio, mas ontem o nome do Uruguaio não fazia parte do boletim médico, deduzindo-se que estará recuperado.


in "ojogo.pt"

André Villas-Boas: “Defendo os meus e não pactuo com disparates"


O treinador do FC Porto voltou a apontar o dedo aos que desconfiaram da equipa, mas recusa ficar à sombra da vitória na Supertaça.


Está à espera de um FC Porto tão forte como o da Supertaça?

Sim. É importante não perdermos o ímpeto em termos organizativos. Queremos continuar a consolidar as mensagens que temos transmitido. É importante também não nos deixarmos acalmar perante os recentes elogios. De negativos passaram para positivos muito rapidamente. Queremos manter o grupo vivo e concentrado, percebendo que se pode passar outra vez de bestial a besta. Não queremos dar azo ao mínimo facilitismo, continuando o nosso percurso, melhorando todos os aspectos e voltando a dar uma imagem forte, que traga confiança e nos permita encarar os restantes jogos em Agosto com o objectivo de consolidarmos o primeiro lugar o mais rápido possível.

Acha que fez grande mossa no Benfica?

Não. As bestas, de repente, passaram a bestiais e os bestiais passaram a bestas. Se calhar, para a semana o Benfica estará por cima outra vez. Estas análises que se fazem à semana, e que sustentam uma semana de jornalismo, se calhar não são tão racionais como deveriam ser. Cai-se facilmente no erro de criticar e de apontar problemas, como aconteceu no Torneio de Paris. Reparem que a equipa que ganhou o Torneio de Paris, o Bordéus, acabou por perder o primeiro jogo na liga francesa. Então, o que era mais importante? Ganhar em Paris ou ao Benfica? O que é mais importante para o Bordéus, PSG e Roma? Cada coisa no seu devido lugar. O que é mais importante para o Benfica? Uma pré-época com 29 golos ou um troféu? Neste tipo de cenários, é importante tomar decisões válidas para a equipa técnica e é importante fazerem juízos de valor correctos. Ninguém passa de bestial a besta em três ou quatro dias. Consolidam-se processos. O Benfica vem de um campeonato em que jogou bem, com inegável capacidade organizativa da equipa. Perdeu um jogo importante, a Supertaça, e se vai deixar mossa ou não depende da capacidade de transcendência. Não nos compete a nós fazermos juízos de valor sobre essa mossa e vamos continuar o nosso percurso por cima, sem euforia. Queremos continuar num registo alto e com qualidade de jogo. Isso é mais importante para nós e será sempre dentro dessa progressão que queremos continuar.

Está magoado com os jornalistas?

Não. O que não posso é pactuar com a exacerbação total de um aspecto que nada interessa e com o irracional de algumas conclusões que se fizeram e que não fazem sentido. A melhor resposta, a resposta imprevisível, foi dada na Supertaça. Mal de mim passar-vos algum tipo de mensagem, porque não é o meu objectivo. Se puder argumentar e dar-vos um pouco das minhas conclusões sobre o vosso trabalho, já que vocês concluem sobre o meu, continuarei a fazê-lo. Não me parecia possível, nem lógico, a quantidade de ilações negativas que estavam a ser tomadas e a quantidade de disparates que continuavam a ser ditos acerca de um torneio que pouco interessava. Tivemos dois jogos em dois dias, sob um intenso calor e com uma bola que não interessava a ninguém. Tornaram as coisas ridículas e houve uma exacerbação do negativo. Com isso não posso pactuar, porque tenho de defender os meus e tenho que sentir os meus. Como líder, não posso deixar que os meus se deixem afectar. E não deixaram. Por isso fiz aquela declaração: com confiança, rimo-nos da vossa desconfiança. O que é mais importante: uma preparação de 'xis' jogos consecutivos a vencer ou ganhar o primeiro troféu? Uma superpré-época ou uma pré-época estável, de consolidação de princípios? Cada um tem a pré-época que tem, não interessa.

O Braga é candidato ao título, sim senhor

O campeonato arranca hoje, com o jogo entre o Braga e o Portimonense, e André Villas-Boas coloca quatro equipas na rota do título. "Os três grandes têm essa responsabilidade e lutam sempre pelo objectivo principal, que é o maior número de títulos. Mas por que é que o Braga não há-de ser candidato quando consolida um estatuto e quando prova na pré-eliminatória da Champions que tem valor? Por que é que não há-de estar incluído nesse lote?", questionou. "Obviamente, é uma responsabilidade que refutarão, mas não deixa de ser um sonho escondido para eles. Talvez estejam ali para fazer frente aos três grandes. E, se calhar, os três grandes vão ter outro olho no Braga, para que não se deixem antecipar. Como aconteceu na época passada", recordou.

"No mercado sem loucuras"

Ainda espera contar com Walter e James no jogo com a Naval?


São processos que estão em conclusão e que deverão estar terminados no decorrer do dia de hoje [ontem]. Concluindo-os, depois será uma decisão técnica.

Mercado agora: dá prioridade ao reforço da defesa ou do ataque?

O mais importante é não entrarmos nas loucuras do mercado, porque quem deixa transparecer uma imagem de desesperado acaba por pagar um preço que não é o real. Não o queremos fazer. Queremos estar conscientes de que a decisão que tomaremos é a adequada, tendo em conta a qualidade do jogador identificado e a realidade do mercado. Sem Champions, não nos podemos permitir a determinado tipo de luxos. Temos de escolher pela certa e saber que o valor que pagamos é real. Tudo o que for loucura, não iremos cometer. Até dia 31, jogamos com critério e continuaremos a procurar o jogador que se identifique com o perfil desejado.n

Pergunta O JOGO

Vai para a primeira jornada sem o plantel definido. Não é uma contrariedade?

São adaptações com as quais temos de estar prontos para lidar. Até ao dia 31, tudo pode acontecer em termos de entradas e saídas. São coisas que não ajudam, parece-me óbvio, mas que fazem parte dos trabalhos de um líder, isto é, ser capaz de adaptar-se perante esses cenários. Temos feito exactamente isso, tentando gerir o grupo e aproveitando também este período em que nos faltam determinado tipo de jogadores para chamarmos outros mais novos e conhecer mais a formação do clube, dando-lhes oportunidades. Vamos esperar pelo fim da janela de transferências para definirmos exactamente o que queremos em termos de plantel, ou seja, quem entra e quem sai, se chegam ou não chegam propostas, de maneira a terminarmos os dossiês que estão abertos.

"Esperamos ritmo alto"
 
Mesmo com o Rúben Micael apto, pode esperar-se a continuidade de Belluschi no onze?


O Rúben foi reintegrado esta semana. São opções técnicas que terão de ser tomadas. A equipa está em bom nível, mas todos os jogadores oferecem determinado tipo de soluções e opções, trazendo as suas próprias dinâmicas dentro de um colectivo. Cabe ao treinador decidir mediante o rendimento semanal.

Que avaliação faz da Naval?

A Naval mudou de treinador e, parece-me, também mudou de estilo. É um treinador [Victor Zvunka] que favorece a posse e o toque de bola. Acho que organizou bem a equipa num curto espaço de tempo. Esperamos um desafio importante e também esperamos estar num ritmo alto, fazendo frente ao adversário e chegando a um resultado positivo, do qual nos possamos orgulhar. Acho que a Naval vai abordar o jogo de uma forma estrategicamente diferente da que abordou a pré-época e nós temos de ser capazes de decifrar isso para podermos responder. Será que a Naval que vamos encontrar é a da pré-época ou será outra em termos estratégicos? É o que temos de decifrar.

"Pensavam que não estaríamos tão fortes"

Não acha que a superioridade manifestada com o Benfica foi surpreendente?


Sentíamo-nos fortes e, se calhar, vocês viram-nos menos fortes ou pensavam que não estaríamos tão fortes. Acreditamos no nosso talento e qualidade. Continuar a acreditar no nosso trabalho foi a mensagem que sempre passei em todos os jogos e tentaram abalar essa consolidação. Por isso, a surpresa só poderá ter sido vossa, não nossa.

A equipa foi pressionante, sem deixar o adversário pensar. É este o seu FC Porto?

Nunca se podem descurar os factores de transcendência e motivação. Por parte dos próprios treinadores há a exacerbação do táctico, porque essa ideia convém a determinado tipo de técnicos. Alertei que o factor emocional de uma semana de trabalho ia influir no rendimento. Quando uma equipa organizada junta o factor motivacional à absorção da mensagem, o resultado é rendimento desportivo. Foi isso que coincidiu: uma equipa organizada, com um grande grito de revolta. A exacerbação contínua do táctico em Portugal é fruto de quem o quer, de quem comenta o táctico e que o deseja para algum tipo de promoção. Não descuramos os factores organizacional, táctico e motivacional. Dentro disso é que podemos manter sempre a equipa nos píncaros da motivação e da organização. O grito de revolta foi dado em campo.

"Sinal de que Fucile vai embora? Não, de todo"
 
Tendo ficado de fora jogadores como Fucile, Emídio Rafael e James, qual foi o critério que seguiu para elaborar a lista de inscritos na Liga Europa?


O Fucile apresentou uma ligeira dor antes da Supertaça, que o manteve também de fora do jogo do Uruguai com Angola. Tivemos de ter em conta o que poderíamos fazer em termos de play-off, sabendo que uma nova lista de inscrições pode ser feita se passarmos este adversário. Há limitações para a inscrição de jogadores, devido a uma série de requisitos que a UEFA obriga a preencher, e as escolhas têm de ser feitas perante o momento. Passando o play-off e entrando na fase de grupos, as decisões têm de ser ainda mais criteriosas, porque abrangem um período de competição maior. Neste caso do play-off, tendo em conta a disponibilidade imediata e os casos que havia para resolver relativos às inscrições, tomámos essas decisões.

Então não se pode fazer outra leitura, como, por exemplo, a de que Fucile vai embora?

Não, de todo.


in "ojogo.pt"

Europa com restrições - fucile não está na lista para o genk


A ausência de Fucile foi a principal nota de destaque na lista que o FC Porto enviou para a UEFA, tendo em vista o playoff da Liga Europa, frente ao Genk. Villas-Boas explicou esta opção e outras, como o afastamento de James Rodríguez e Emídio Rafael. “O Fucile apresentou uma ligeira dor antes da Supertaça que o manteve de fora também no jogo do Uruguai. Nem todos os jogadores podem entrar devido às exigências da UEFA. Tivemos em conta as limitações que temos. Fomos obrigados a optar por aqueles que nos davam garantias para o playoff. Passando essa fase, e entrando nos grupos, teremos de tomar decisões mais criteriosas”, apontou o treinador dos azuis e brancos.

Em relação às ausências de Tomás Costa e Mariano González, a decisão já era esperada, uma vez que nenhum dos jogadores está em condições de alinhar no duelo com a formação da Bélgica. O extremo, porque se encontra lesionado há muito tempo, ao passo que o médio está em Itália a acertar os termos do contrato com o Brescia. Ao todo, foram 23 os jogadores do plantel principal escolhidos para a primeira cimeira na Europa.

in "record.pt"

F.C. Porto: Velez Sarsfield recusou proposta por Otamendi


A primeira investida do F.C. Porto por Otamendi falhou. A direcção azul e branca, recorde-se, está no mercado por um (ou dois) central, tendo o argentino Otamendi e o brasileiro Rafael Tolói referenciados. Nesse sentido fez um primeiro esforço pelo internacional argentino, que saiu frustrado.


O F.C. Porto apresentou uma proposta ao Velez Sarsfield, proprietário do passe do central, através do empresário Marcelo Simonian. No entanto a mesma foi recusada. A garantia foi deixada ao Maisfutebol pelo vice-presidente do clube argentino, Miguel Calello. «Ficou distante do que pretendemos», disse.

«O representante do jogador fez-nos chegar uma proposta para a compra de Otamendi, que foi analisada durante o dia de hoje. No entanto recusamo-la, porque consideramos que está muito longe do valor mínimo que pretendemos pelo jogador», garantiu Miguel Calello. O Velez Sarsfield exige oito milhões de euros.

O dirigente não revelou o valor da proposta portista, mas diz que «está abaixo do que é pretendido». Além disso, o clube lamenta a forma como a investida foi feita. «Se o F.C. Porto quer Otamendi, que venha falar connosco. Podemos negociar directamente. Não gostamos de trabalhar com intermediários.»

Nicolás Otamendi é um central de 22 anos, natural de Buenos Aires e que realizou toda a carreira no Velez Sarsfield, onde foi formado. Foi promovido à equipa principal em 2008 e chamado por Maradona à selecção argentina quando tinha realizado apenas onze jogos ao nível profissional. A partir daí foi sempre a subir.

Acabou aliás por ser chamado por Maradona ao Mundial 2010, sendo ao lado de Martin Palermo um dos dois únicos jogadores convocados a jogar na Argentina. Na África do Sul fez três jogos a titular, todos como lateral-direito, incluindo no descalabro (0-4) com a Alemanha, no final do qual foi bastante criticado.

A imprensa acusou Otamendi de não ter velocidade para jogar a lateral-direito, o que levou o próprio jogador a referir que gosta mais de jogar a central. Essa é aliás a posição de origem do atleta. Refira-se, de resto, que Otamendi é considerado um defesa forte, que joga simples e mantém sempre grande concentração.

in "maisfutebol.iol.pt"

Vélez quer 8 milhões

Os dragões estão, de facto, no mercado, mas apenas para reforçar a defesa. O sucessor de Bruno Alves ainda não está garantido, mas há dois nomes em cima da mesa e o do argentino Nicolás Otamendi parece ganhar força. Segundo o presidente do Vélez Sarsfield, o FC Porto enviou uma proposta pelo central, mas ela foi recusada.


“Apresentaram-nos uma proposta no valor de 7 milhões de euros, que seria paga em duas tranches: uma de 5 milhões de euros e outra de 2. Em todo o caso, recusámos essa oferta”, garantiu Fernando Raffaini a Record, acrescentando que não apresentou qualquer contraproposta: “Não o fizemos porque não temos pressa em vender o jogador. Mas não o vamos negociar por menos de 8 milhões de euros e, mesmo assim, tudo vai depender da forma de pagamento.”

Quanto a Rafael Toloi, do Goiás, esse é um negócio que ficou remetido ao silêncio. Ontem, a equipa brasileira teve um jogo e os telemóveis dos dirigentes estiveram desligados. Aliás, devido a esse compromisso, a reunião do Conselho Deliberativo do clube, para decidir se vendem ou não o atleta, foi adiada para terça-feira.

Kléber ou... ninguém

De resto, o negócio por Kléber, entre o FC Porto e o Atlético Mineiro, caiu por terra devido às intransigências do Marítimo, mas pode reerguer-se assim que a FIFA decida a quem dar razão em todo este processo. Certo é que, até lá, a SAD azul e branca não vai ao mercado por outro avançado.

Os portistas vão esperar pela decisão da FIFA e se ela for favorável ao clube brasileiro e chegar em tempo útil, ou seja, até ao fecho do mercado de transferências, os dragões reentram em cena para negociar com o Atlético. Mas se, por outro lado, isso não acontecer, então André Villas-Boas ficará limitado a dois avançados de raiz – Falcão e Walter – até janeiro, altura em que abre o mercado de inverno. Uma situação que não traz preocupações, uma vez que tanto Varela como Hulk podem ocupar a posição central do ataque.

in "record.pt"

Panathinaikos quer Ukra


Ukra foi, na última quinta-feira, notícia do dia nos jornais gregos desportivos, ocupou até uma boa parte da primeira página do “Goal News”, onde são dados pormenores das conversações entre o Panathinaikos e o FC Porto, assim como também os detalhes, imagine-se, da actuação do avançado pela selecção portuguesa, no jogo com a Lituânia, onde até foi considerado o jogador mais valioso.


Com o sugestivo título «Panathinaikos luta por Ukra», o Goal News dá conta das encarniçadas negociações que decorrem e igualmente de como surgiu o interesse, já antigo, pelos vistos, no avançado.

Isto porque o técnico do “Pana”, Nikos Nioplias, conhece bem o jovem jogador portista, pois foi seleccionador dos sub-21 gregos e até defrontou Portugal, com Ukra a ficar-lhe desde então debaixo de olho.

Com a entrada do português Carlos Freitas no clube, onde desempenha as funções de director desportivo, tal como acontecia enquanto esteve no Sp. Braga, mais se acentuou o interesse, de há uns tempos a esta parte, pelos vistos, já manifestado ao próprio FC Porto.

Carlos Freitas disse a A BOLA que não se pronunciava sobre o assunto - «não comento notícias que vêm nos jornais», referiu ao final da tarde, quando já se encontrava no autocarro do clube que transportava a equipa para um jogo particular -, mas é adiantado pelos media gregos que é o próprio dirigente português que aconselhou Ukra e quem tomou, inclusivamente, conta do processo da sua transferência para o campeão helénico.
 
in "abola.pt"