quinta-feira, 16 de maio de 2013

Champions: derrota do Benfica garante F.C. Porto no pote 1


A derrota do Benfica em Amesterdão garantiu que o F.C. Porto estará no pote 1 do próximo sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões.

O Benfica ainda tem hipótese de também figurar no pote 1, mas depende de um de dois factores: Chelsea ou Arsenal não se apurarem para a fase de grupos ou Dortmund perder a Liga dos Campeões.

O clube da Luz neste momento é o sexto mais pontuado entre os que já estão apurados. Caso Arsenal ou Chelsea não se apurem ficará automaticamente no pote 1. Um deles entrará diretamente, sobre isso já não há dúvidas. Também pode lá chegar se o Bayern vencer no dia 25 de maio.

O Inter, sétimo do ranking em termos pontuais absolutos, já tinha perdido as possibilidades matemáticas de se qualificar para a próxima edição da Liga dos campeões. 

O F.C. Porto terminou à frente do Benfica, ainda que por pequena margem.

Classificação do Ranking UEFA

1- Barcelona 157,347 
2- Bayern 144.865 
3- Chelsea 137.535**
4- Real Madrid 136.605 
5- Man. United 130,221
6- Arsenal 113,392**
7- Inter 105,796*
8- F.C. Porto 104,833
9- Benfica 102,833 

* não se apurou para a Liga dos Campeões
** ainda sem apuramento direto para a fase de grupos da Liga dos Campeões

Resumindo: se é adepto do Benfica comece a puxar pelo Tottenham, em Inglaterra. E contra o Dortmund, na final da Champions.

.
in "maisfutebol.iol.pt"

Deschamps elogia Mangala: «Jovem com potencial interessante»


O treinador da seleção francesa Didier Deschamps justificou a chamada de Eliaquim Mangala, defesa-central do FC Porto que foi pela primeira vez chamado à equipa principal gaulesa.

«Basta observar o que se passa no FC Porto: ele luta pelo título todos os anos e joga a Liga dos Campeões. Faz parte de uma geração de esperanças, é um jogador jovem com potencial interessante para jogar ao mais alto nível. O meu papel é potenciá-lo mas é preciso passar algumas etapas. Não espero nada de especial dele, vai estrear-se pela seleção principal. Conhecemos as suas qualidades, precisamos que esteja ao nível que tem apresentado no FC Porto. Vamos tentar dar-lhe alguns minutos de jogos», disse Deschamps em conferência de Imprensa.

A França tem dois particulares agendados com o Uruguai, em Montevideu, no dia 5, e quatro dias depois em Porto Alegre contra o Brasil.


in "abola.pt"

Mangala na seleção francesa


Deschamps incluiu o portista na convocatória para os particulares contra Uruguai e Brasil, a 5 e a 9 de junho. É a estreia do central.
Depois das pré-convocatórias para jogos anteriores, Mangala conseguiu mesmo a primeira chamada à seleção gaulesa. O jovem internacional sub-21 do FC Porto viu o seu nome incluído numa lista para os particulares na América do Sul, tendo Deschamps justificado a opção como "um olhar para o futuro".

O defesa de 21 anos tem sido um dos destaques da época azul e branca e aproveita algumas ausências (nomeadamente a de Varane, por lesão) para se estrear na equipa principal gaulesa. 

A lista é a seguinte.

Guarda-redes: Mickaël Landreau (Bastia), Hugo Lloris (Tottenham), Stève Mandanda (Marselha).

Defesas: Gaël Clichy (Manchester City), Mathieu Debuchy (Newcastle), Laurent Koscielny (Arsenal), Mamadou Sakho (PSG), Eliaquim Mangala (FC Porto), Jérémy Mathieu (Valencia), Bacary Sagna (Arsenal), Adil Rami (Valencia). 

Médios: Yohan Cabaye (Newcastle), Blaise Matuidi (PSG), Mathieu Valbuena (Marselha), Samir Nasri (Manchester City), Josuha Guilavogui (Saint-Etienne), Yoann Gourcuff (Lyon), Etienne Capoue (Toulouse). 

Avançados: Karim Benzema (Real Madrid), Olivier Giroud (Arsenal), Bafetimbi Gomis (Lyon), Jérémy Ménez (PSG), Dimitri Payet (Lille) 

in "ojogo.pt"

RUI GOMES: IAR A VONTADE DE VENCER À VITÓRIA"


Rui Gomes antecipou esta quinta-feira em jeito de balanço, o jogo da última jornada da Segunda Liga frente à Naval, uma partida em que o treinador do FC Porto B quer "aliar a vontade de vencer à vitória". A 42.ª jornada da Segunda Liga disputa-se este sábado, às 17h00, na Figueira da Foz.

O que se pode esperar deste FC Porto B para esta última jornada?
Espero que mantenhamos a mesma vontade de vencer dos últimos jogos que realizamos com o Benfica B e Braga B, é verdade que não conseguimos vencer, mas não estivemos assim tão longe de isso poder acontecer. Por isso, espero que neste jogo consigamos aliar a vontade de vencer à vitória. Seria um bom final para esta temporada.

O objectivo da equipa alcançar a melhor posição possível mantém-se?
Infelizmente o lugar que chegamos a objectivar, que seria o primeiro terço da tabela, não o vamos conseguir. Foi uma meta que esteve ao nosso alcance, mas deixamos fugir essa oportunidade, por isso esperamos manter esta posição e se possível subir mais uma, que é actualmente a nossa única possibilidade nesta última jornada.

Já consegue fazer um balanço da época?
O balanço tem de ser feito a diferentes níveis, um dos aspectos que temos de avaliar é a criação da equipa B, até que ponto é que a sua criação faz ou não sentido, se é ou não útil e no meu entender é muito útil. Diariamente, o espaço da equipa B serve de apoio à equipa A, é muito importante para o futebol profissional do FC Porto haver uma equipa de suporte que esteja sempre muito próxima e que permita colaborar com o trabalho diário da equipa A, e a esse nível considero o balanço extremamente positivo.
Outro aspecto importante é avaliar até que ponto o espaço da equipa B serviu para jogadores com potencial crescerem porque esse é outro dos objectivos e que foi totalmente alcançado. Acho que ficou evidente para quem acompanhou o nosso trabalho esta temporada ver quem são os jogadores que se aproximam mais de poder eventualmente chegar ao nível que a equipa A exige, quem são os jogadores que estão preparados para, por exemplo, subir deste patamar para uma primeira divisão e eu acho que a esse nível o balanço também é extremamente positivo, porque para mim e para as pessoas que nos acompanharam ficou mais ou menos evidente quem foram esses jogadores, que neste momento já o conseguiam eventualmente fazer.
Há igualmente a questão classificativa que nunca poderá ser deixada de parte. Nesse nível ficamos um pouco aquém daquilo que em determinada altura nos pareceu possível, no entanto, fizemos um campeonato tranquilo, estamos a meio da tabela. 
Ainda assim, e por último, contra as equipas que estão melhor classificadas, praticamente com todas elas, o nosso balanço directo é positivo exceptuando o Belenenses, com quem perdemos os dois jogos, ambos curiosamente durante os descontos. Com todas as outras equipas que estão à nossa frente, ou ganhamos um jogo e perdemos outro, ou empatamos os dois, este facto, pelo menos, permite-nos concluir que estivemos à altura do exigente desafio. Se calhar não conseguimos obter uma classificação melhor pelos resultados que fizemos contra as equipas que ficaram mais cá em baixo, talvez tenha sido a esse nível que nós não conseguimos conseguir mais pontos e ficar consequentemente mais acima na tabela classificativa.


in "fcp.pt"

PRESIDENTE ENVIA CONDOLÊNCIAS À FAMÍLIA DE CRUZ DOS SANTOS


Faleceu na manhã desta quinta-feira, aos 81 anos, o jornalista Cruz dos Santos. Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto, deixa por esta via as condolências à sua família.

"Tomei conhecimento da morte do meu amigo Cruz dos Santos.
À família endereço desde já os sentidos pêsames pela perda.
Recordo Cruz dos Santos como um amante do futebol e um jornalista isento, que acompanhou várias vezes o FC Porto nas primeiras grandes campanhas europeias sob a minha responsabilidade.
Em sua homenagem, reproduzo uma das muitas mensagens que trocámos, sempre com grande amizade e admiração mútua."

Jorge Nuno Pinto da Costa


in "fcp.pt"

França:Deschamps deverá chamar Mangala


O azar de Varane (operado ao joelho direito), poderá ser a sorte de um dragão.

Fruto da excelente época que tem feito com as cores do FC Porto, Eliaquim Mangala reúne fortes hipóteses de ser chamado pelo selecionador francês, Didier Deschamps, para os próximos dois dos blues, frente ao Uruguai (5 de junho em Montevideu) e Brasil (9 de junho em Porto Alegre). 

De acordo com o L’Équipe, o defesa-central será a principal novidade na lista que será divulgada nesta quinta-feira, às 13 horas, por Deschamps. 

Mangala, 22 anos, é internacional sub-21 pelos gauleses mas nunca tinha sido chamado aos trabalhos da seleção principal.
Seguido por meio mundo, o antigo jogador do Standard Liège terá mais uma bela oportunidade, a confirmar-se a chamada, de demonstrar todas as qualidades que tem demonstrado na Liga nacional. Até ao momento, e contabilizando todas as competições em que os bicampeões nacionais estão (ou estiveram inseridos), o francês dos azuis e brancos já apontou sete golos. 

Os Thauvin, Digne, Lacazette, Cabella e Jérémie Aliadière também deverão ser convocados pelo selecionador francês.


in "abola.pt"

Mónaco pode acionar cláusula de rescisão de Moutinho


Oferta tentadora e milionária do AS Mónaco a João Moutinho. O clube do principado tenta seduzir o médio com um salário largos milhões acima da esfera praticada pelo FC Porto e equaciona mesmo acionar a cláusula de rescisão de 40 milhões de euros para marcar a diferença junto de todos os outros potenciais interessados...

Perante os números astronómicos que ficam em cima da mesa, o médio portista dificilmente deixará de alhear-se deste apelo que chega do clube do principado. É convite imenso em todas as vertentes, não apenas no plano desportivo e financeiro como também social: o principado é dos locais mais apelativos do planeta para viver e o médio reconhece todo esse apelo.

João Moutinho, no entanto, prefere esperar mais algum tempo antes de dar resposta concreta aos desejos do Mónaco, sobretudo porque o mercado se abre a outros clubes de ponta no plano desportivo, PSG e Chelsea também têm o médio em carteira e ambos possuem reforçadas ambições de títulos.


in "record.pt"

Steven Defour alvo do Norwich


O Norwich estará a preparar nova investida no mercado português e o alvo desta vez será o médio belga Steven Defour. 

A imprensa inglesa dá nota do interesse no jogador do FC Porto mas adverte que não será nada fácil chegar ao internacional belga, que está preso aos dragões até 2016 e tem cláusula de rescisão de 50 milhões de euros. 


in "abola.pt"

SAD avisou a Liga e o anfitrião

PREOCUPADA COM A SEPARAÇÃO ENTRE OS SIMPATIZANTES


O FC Porto aguarda neste momento por uma reação da Liga face à preocupação por si manifestada de que a segregação entre adeptos da equipa visitada e da visitante não tem condições para ser efetivamente conseguida na partida de domingo. Os dragões consideram não estar reunidas todas as condições de segurança necessárias e fizeram chegar essa preocupação, por escrito, tanto à Liga como ao próprio P. Ferreira.

Na opinião dos azuis e brancos, a separação entre o público é deficitária no Estádio Capital do Móvel, nomeadamente devido à inexistência de portas de acesso separadas para os adeptos adversários e instalações sanitárias separadas.

Os duelos entre FC Porto e P. Ferreira, na Mata Real, não registam, por tradição, problemas de maior, mas o contexto muito específico do jogo de domingo fez subir a fasquia da preocupação azul e branca.

Caixa

À margem desta questão, mas ainda relativamente à venda de bilhetes, diga-se que já esgotaram os ingressos para os jogos da equipa de andebol e de hóquei em patins dos dragões, ambos com o Benfica, de sexta-feira e sábado, respetivamente. Os duelos vão ser disputados no Dragão Caixa, sendo que os dois podem terminar com a conquista de títulos para os portistas.

in "record.pt"

Mil adeptos portistas com bilhete garantido

INCURSÃO A PAÇOS AUMENTOU FALANGE DE APOIO


Quando subirem ao relvado do Estádio Capital do Móvel, no domingo, os jogadores doFC Porto vão ser incentivados, no mínimo, por mil adeptos vestidos de azul e branco. Uma nova falange de apoio foi ontem garantida com uma incursão relâmpago às bilheteiras do recinto pacense. Com os ingressos a que os dragões têm direito mais os adquiridos ontem, a equipa terá, pelo menos, um milhar de vozes a incentivá-la.

Os primeiros adeptos do FC Porto chegaram à Mata Real ainda na madrugada de terça para quarta-feira, de forma a ganhar lugar na fila. Aquando da abertura das bilheteiras, às 9 horas, já eram várias as centenas de pessoas – com a maioria identificada com as cores dos dragões e as restantes incógnitas – que tentavam garantir o seu passaporte para o jogo que pode valer um título. Pouco mais de uma hora depois já não havia ingressos disponíveis...

As contas são fáceis de se fazer: de uma lotação total de 5.135 espectadores, o FC Porto recebeu do P. Ferreira os 5 por cento de bilhetes destinados ao clube visitante regulamentares nos jogos classificados de risco elevado, como é o caso da partida da próxima jornada. São 260 bilhetes de topo, aos quais acrescem os 100 de bancada central, mais os 50 regulamentares para elementos do clube. Ontem, o P. Ferreira colocou à disposição do público geral cerca de 500 ingressos para o encontro, tendo a larga maioria sido comprada por adeptos afetos aoFC Porto. Assim, está muito próximo de um milhar o número de dragões garantidos nas bancadas doCapital doMóvel.

Os restantes 4.200 estão à venda unicamente para sócios do P.Ferreira – têm de apresentar o seu cartão de associado no ato de entrada para o estádio –, mas, como é normal um pouco por todo o país, alguns sócios dos clubes ditos pequenos têm simpatias, também, por um dos três grandes...

Mercado negro já funcionou

Durante a tarde de ontem, já depois dos bilhetes disponíveis terem esgotado, ainda era possível ver alguns adeptos identificados com as cores do FCPorto na zona envolvente do recinto pacense. De forma a garantir a sua presença no jogo que pode dar o título de campeão nacional aos dragões, alguns deles mostraram-se disponíveis para recomprar alguns dos ingressos já vendidos nas bilheteiras por valores a rondar os 150 e 200 euros. O preço normal dos ingressos nas bilheteiras do Capital do Móvel era, como se percebe, bastante inferior: 12 euros (visitante), 24 euros (lateral) e 30 euros (central).

PONTO DE SITUAÇÃO

A presença de centenas de adeptos nas redondezas do Estádio Capital de Móvel levou as forças da autoridade a organizar uma operação de segurança que, mais tarde, viria a ser reforçada com a chegada do corpo de intervenção

Apesar do ambiente de alguma tensão vivido entre os adeptos, não se verificou qualquer incidente digno de nota. Ainda assim, foi audível o rebentamento de alguns petardos ao longo da manhã

O recinto dos castores tem, por tradição, encher nas receções ao FC Porto, nomeadamente nas épocas mais recentes. A última vez em que o estádio não teve as bancadas completamente repletas foi na temporada 2008/09. O jogo, referente à 19.ª jornada da Liga, terminou com o triunfo dos dragões por 2-0

in "record.pt"

FC Porto na final da Taça


Jogo entre o ALAB e Sporting foi adiado.   
Está encontrado o primeiro finalista da Taça de Portugal por equipas em carambola. Ao derrotar, por 2-0, o Leões da Agra, na meia-final, os FC Porto continua a manter a possibilidade de revalidar este troféu na final agendada para o dia 1 de Agosto. Os dois triunfos dos dragões foram rubricados por Rui Manuel e Santos Oliveira.O outro encontro desta ronda, entre o ALAB e o Sporting, foi adiado para o dia 22 deste mês, por acordo entre os dois clubes, ditado pelo jogo do Benfica na final da Liga Europa, que estava marcado para a mesma hora. 

in "ojogo.pt"

FC Porto recebe final europeia


O Comité Europeu de Hóquei em Patins (CERH) atribuiu a organização da final four da Liga Europeia'2013 ao FC Porto.
Os jogos da final four, que serão disputados no Dragão, estão agendados para 1 e 2 de junho. No primeiro dia terão lugar as meias-finais, jogos em que o FC Porto defrontará o Valdagno, de Itália, e o Benfica o Barcelona. Os vencedores decidem o título europeu no dia seguinte. Também o Benfica e o Valdagno se candidataram à organização desta final a quatro.

No ano passado, o título europeu foi disputado em Lodi e o campeão foi o Liceo da Corunha, que, dessa forma, fez o "bis".

A última equipa portuguesa a vencer a Liga Europeia foi o Óquei de Barcelos, em 1991. O FC Porto foi bem sucedido pela última vez em 1990, e como já tinha ganho em 1986 é o clube português com mais triunfos. O outro emblema nacional que conseguiu o título europeu foi o Sporting, em 1977.

O Barcelona é o campeão dos campeões. Soma 19 sucessos, num torneio que se iniciou em 1966 e que nas suas 49 edições registou 44 vitórias espanholas. Curiosamente, este ano Portugal volta a estar em maioria nas finais.

in "ojogo.pt"

Defour chamado pela Bélgica para a "operação Sérvia"


Selecionador Marc Wilmots convocou o médio portista para o jogo de qualificação com a Sérvia e o particular frente aos Estados Unidos.
O médio Steven Defour, do FC Porto, foi convocado esta quinta-feira pelo selecionador belga de futebol, Marc Wilmots, para o jogo de qualificação para o Mundial2014 frente à Sérvia e para o particular com os Estados Unidos.

Defour integra uma lista de 28 jogadores, juntamente com o ex-benfiquista Axel Witsel, atualmente ao serviço dos russos do Zenit de São Petersburgo, e com os estreantes Koen Casteels (Hoffenheim), Thorgan Hazard (Zulte-Waregem) e Maxime Lestienne (Club Brugge).

A seleção belga vai defrontar os Estados Unidos, a 29 de maio, em Cleveland, cumprindo depois uma semana de estágio, antes de receber a Sérvia, a 7 de junho, no Estádio Rei Balduíno, em Bruxelas. 

Com seis jogos disputados, a Bélgica lidera o Grupo A de qualificação europeia para o Mundial'2014, com os mesmos 16 pontos que a Croácia, enquanto a Sérvia ocupa a terceira posição, com sete.

in "ojogo.pt"

Fernando continua sem treinar


Fernando voltou a falhar o treino desta manhã do FC Porto, realizado no Olival. Maicon e Quiñones estão totalmente integrados.
Com os regressos de Maicon e Quiñones aos relvados desde o treino matinal de quarta-feira, o departamento médico do FC Porto continua apenas com um cliente: Fernando.

O médio-defensivo brasileiro, de 25 anos, continua a fazer tratamento a uma entorse traumática no tornozelo direito, sofrida no clássico com o Benfica. Uma lesão que, seguramente, lhe vai custar parte das férias, que para os portistas começam segunda-feira. Em todo o caso, o Polvo nunca poderia jogar em Paços de Ferreira, por estar castigado.

in "ojogo.pt"

DIEGO REYES "No FC Porto vou crescer como jogador"

Apesar de admirar o Barcelona, jovem defesa-central revelou que não vê o FC Porto um trampolim para a Liga espanhola. E disse mais: admitiu pela primeira vez que também teve propostas do Chelsea e do... Benfica.

Numa entrevista concedida ao jornal espanhol "Marca", o jovem (20 anos) Diego Reyes, reforço do FC Porto, falou de vários temas. "Sei que tomei uma boa decisão ao assinar pelo FC Porto. Lá, vou crescer como jogador e como pessoa", disse o defesa-central mexicano, confessando ainda, entre outras coisas, ter recebido propostas do Chelsea e do... Benfica.

in "ojogo.pt"

Pinto da Costa foi dar moral

Presidente esteve no Olival para assistir aos trabalhos e chamou à parte os dois capitães de equipa, Lucho e Helton, para transmitir uma mensagem de confiança.

Pinto da Costa e Antero Henrique, presidente e diretor-geral do FC Porto, respetivamente, assistiram ao segundo treino da equipa, tendo em vista a deslocação a Paços de Ferreira, para a última jornada do campeonato. A presença dos dois homens fortes do futebol portista no Olival é mais ou menos habitual, mas esta visita ganha um especial significado por acontecer em vésperas do jogo do título e, sobretudo, por ambos terem chamado à parte os dois capitães de equipa, Helton e Lucho. 

in "ojogo.pt"