quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Falcao: «Pinto da Costa? Pode dizer o que quiser»

Avançado do Atlético reage às palavras do presidente do F.C. Porto e volta a dizer que acertou ao sair para Madrid


Pinto da Costa afirmou há algumas semanas que Radamel Falcao se enganou, ao mudar do F.C. Porto para o Atlético Madrid. O colombiano respondeu agora, através de uma entrevista ao jornal Marca. Com respeito, como é seu timbre, mas sem deixar de discordar do presidente dos dragões.

«Um passo atrás na minha carreira? Ele está no seu direito de dizer o que pensa. Para mim era um desafio, um objectivo e um sonho vir para o Atlético. É um clube com um projecto interessante e o tempo irá demonstrá-lo. Lutarei até ao fim para que o Atlético possa ganhar jogos e títulos.»

E o colombiano continuou. «Tenho desafios pessoais, independentemente do que dizem os outros. Tinha o objectivo de jogar e criar um nome nesta liga, fazendo golos e sendo importante para o meu clube.»

Radamel Falcao leva 14 golos em 19 jogos na liga espanhola. Só o holandês Jimmy Hasselbaink (ex-Boavista) logrou fazer melhor no emblema colchonero, lembra o jornal espanhol. 

in "maisfutebol.iol.pt"

Fernando e Hulk no relvado

MÉDIO DEIXOU O GINÁSIO



O FC Porto voltou a trabalhar esta manhã, no Olival, tendo em vista o encontro contra a U. Leiria, no domingo, referente à próxima jornada da Liga Zon Sagres. A principal novidade da sessão relacionou-se com a presença no relvado de Fernando, que terça-feira, devido a uma lesão na zona pélvica contraída no jogo com o V. Setúbal, tinha realizado trabalho de ginásio.
Esta manhã também foi possível ver pela primeia vez Hulk integrado nos trabalhos da equipa. De acordo com os boletins clínicos das últimas semanas, o Incrível já vinha a treinar-se condicionado, mas nunca tinha sido possível registar o momento durante os habituais 15 minutos da cada sessão abertos à comunicação social.
Aparentemente os dois jogadores já se treinaram sem limitações, embora esta seja um dado a ser confirmado ao longo do dia quando o FC Porto anunciar o boletim clínico relativo a esta sessão de trabalho.
Quinta-feira, às 10h30, Vítor Pereira volta a orientar mais um apronto no Olival. Um quarto de hora antes decorre a habitual super-flash com um jogador do plantel ainda a designar.
in "record.pt"

Fórmula jovem na defesa

QUARTETO MAIS NOVO DOS TRÊS GRANDES



Era uma questão de tempo até a defesa abrir uma brecha, dado que todos os seus protagonistas estavam em risco de exclusão, mas o que Vítor Pereira nunca contou é que de uma só vez se visse privado dos dois habituais centrais: Rolando e Otamendi. Essa circunstância não deixou grandes alternativas ao treinador do FC Porto para o jogo com a União de Leiria. Com os jogadores que tem à sua disposição vai colocar em campo a defesa mais jovem dos grandes no campeonato. Uma média de 22,25 anos que diz bem da juventude que marca a base do plantel.
Danilo, Maicon e Mangala, que já fizeram parte do onze frente ao Vitória de Setúbal, para a Taça da Liga, vão receber a companhia de Alvaro Pereira, o mais experiente da defesa portista no próximo encontro, com os seus 26 anos. Se a opção voltasse a recair sobre Alex Sandro, de 20 anos, então aí a média do quarteto defensivo baixava para os 20,75!
in "record.pt"

Cruzeiro: Walter estreia-se com derrota em particular

Progresso de Angola bate emblema de Belo Horizonte por 1-0


Walter, avançado emprestado pelo F.C. Porto, realizou o primeiro jogo ao serviço do Cruzeiro de Belo Horizonte, num jogo de carácter particular frente ao Progresso, de Angola. O encontro terminou com 1-0 para a equipa africana. 

Depois da derrota no arranque do Campeonato Mineiro, frente ao Guarani, onde Walter não foi opção, o treinador Vágner Mancini utilizou os jogadores que não estiveram nesse encontro, ou disputaram poucos minutos. 

Walter jogou na frente ao lado de Wallyson e Bobô, mas o tridente não conseguiu o objectivo máximo: fazer golos. 

O próximo jogo para o Campeonato Mineiro é já no domingo, dia 12, frente ao Tupi.

in "maisfutebol.iol.pt"

Vasco sonha com regresso de Souza

A imprensa brasileira noticia a possibilidade de o Vasco da Gama estar a tentar o regresso do médio Souza, que tem ainda mais três anos e meio de contrato com o FC Porto.

O jogador, que está perto de completar 23 anos, não tem sido muito utilizado por Vítor Pereira (totaliza apenas 780 minutos).

Ainda recentemente Souza também foi colocado na rota do Cluj, mas terá recusado a ideia de jogar na Roménia. Porém, regressar ao seu país, para mais ao clube onde foi revelado, poderá ser encarado de forma bem mais apetecível.


in "abola.pt"

Eles entendem-se a comandar

A história começa na admiração de um adepto que, por acaso, é também jogador. Reinaldo Ventura, goleador do hóquei em patins do FC Porto, sempre teve em Lucho uma espécie de ídolo, vai daí, por entre brincadeiras de balneário, prometeu aos colegas de equipa festejar como o argentino se marcasse ao Benfica, no clássico de domingo. Marcou cinco, diga-se. Promessa cumprida, coincidência revelada por O JOGO, confirmação no dia seguinte, na primeira pessoa, no site do FC Porto. "Foi para o Lucho, sim".
O passo seguinte parecia óbvio e foi dado. Lucho, confrontado com a dedicatória de Reinaldo Ventura, respondeu. "Foi, acima de tudo, um gesto muito bonito, de um colega de outra modalidade, que me deixou extremamente feliz", disse. "É um orgulho que um jogador e uma pessoa que conhece e se identifica tão bem com o espírito do FC Porto me tenha feito aquela homenagem", acrescentou o médio em declarações ao site do clube.
E como não podia deixar de ser, Lucho deixou uma mensagem mais pessoal para o companheiro de clube. "Queria agradecer ao Reinaldo a forma como me homenageou. Sei que ele é dos melhores no seu desporto, um grande jogador", disse, acrescentando o desejo de mais conquistas no hóquei em patins. "Que continue a conquistar muitos títulos ao serviço do nosso clube", concluiu.

"Vou fazer tudo para não desiludir ninguém"

O regresso de Lucho González ao FC Porto parece tirado de um conto de fadas, ao qual o golo marcado ao V. Setúbal - um momento raro, porque foi apenas o sexto que, na carreira europeia, marcou com o pé esquerdo -, deu o toque de realismo de que o reatamento de relação do jogador com o clube merecia. "Sinceramente, surpreendeu-me tanto carinho", disse ontem o médio argentino, confrontado com as manifestações de adeptos e até de jogadores de outras modalidades, como foi o caso de Reinaldo Ventura. "É gratificante sentir-me tão desejado e isso gera um compromisso máximo com todos. Vou fazer tudo para não desiludir ninguém, até porque o carinho e o apoio que tenho recebido não me permitem que os decepcione", afirmou El Comandante.

O JOGO percebeu o objectivo do "Rei"

A forma de Lucho festejar os golos ficou da primeira passagem do argentino pelo FC Porto, pelo que "bater a pala" tornou-se na óbvia imagem de marca do regresso do argentino ao clube. Reinaldo Ventura, da equipa de hóquei em patins, deu impacto mediático ao imitar o argentino. "El comandante em pista", escreveu Rui Guimarães na crónica do FC Porto-Benfica de domingo. No dia seguinte, assinalando a manita de golos do "Rei" no clássico do hóquei, o site do FC Porto tirou as dúvidas e obteve a confirmação na primeira pessoa. Sim, Reinaldo Ventura pensou em Lucho quando festejou.

in "ojogo.pt"

Hulk para o Leiria

As perspectivas de Hulk integrar as opções para a recepção ao Leiria são cada vez mais animadoras. O Incrível já começou a treinar com os companheiros, conforme O JOGO havia adiantado na véspera, e o seu regresso a cem por cento está cada vez mais próximo. Embora tenha feito treino integrado condicionado, o brasileiro deu mais um passo importante no sentido de entrar nas opções de Vítor Pereira já para domingo. Hulk vinha fazendo tratamento e trabalho de ginásio desde o dia 14 de Janeiro, altura em que se lesionou, mas, agora, tudo indica que deverá ser reintegrado sem limitações ainda esta semana. O regresso do Incrível à competição será, portanto, uma questão de dias.
Entretanto e ainda no que diz respeito a jogadores lesionados, refira-se que Fernando trabalhou durante o dia de ontem no ginásio. O médio continua a recuperar de uma contusão na crista ilíaca sofrida no jogo da Taça da Liga com o V. Setúbal, mas não deve ser preocupação, pelo que Vítor Pereira também deverá contar com o Polvo para esta jornada.
Ontem, depois de um dia de folga, o plantel do FC Porto deu os primeiros passos para preparar o encontro da 18ª jornada, num treino que decorreu à porta fechada, ao contrário do que é habitual. Só hoje é que a Comunicação Social voltará a ter acesso ao primeiro quarto-de-hora de trabalho dos azuis e brancos. Rafa, em repouso, continua a ser o único ausente.

in "ojogo.pt"

Fucile continua preso pela burocracia

O Santos defronta, amanhã, o Botafogo, mas ainda não deve ser desta que Fucile se estreia pelo "Peixe". O lateral emprestado pelo FC Porto continua a tratar de questões burocráticas e ontem nem sequer treinou porque teve de viajar para o Paraguai a fim de regularizar a documentação final. Hoje já é esperado na Vila Belmiro, mas dificilmente Muricy Ramalho o chamará para este encontro do campeonato paulista. Refira-se que Fucile ainda nem sequer foi apresentado oficialmente.



Rodríguez solidário com crianças órfãs

Rodríguez deu um pulo ontem à tarde a Matosinhos para confraternizar com as crianças órfãs que vivem no lar da "Obra do padre Grilo". O Cebola ofereceu camisolas e jogou com os miúdos uma partida de futebol que terminou com o triunfo da equipa onde o esquerdino, que marcou seis golos, jogou. "Obrigado pela simpatia", escreveu o jogador na sua conta do Facebook. A Obra do Padre Grilo, é uma Instituição de solidariedade social, que acolhe crianças e jovens do sexo masculino, dos três até aos dezoito anos de idade, sem família ou sem estrutura familiar que lhes permita um desenvolvimento adequado.

in "ojogo.pt"

AVB: "Lucho é uma inspiração"

Villas-Boas nunca trabalhou directamente com Lucho González, quer como adjunto de José Mourinho quer como treinador principal, mas é um fã incondicional das qualidades do argentino e, por isso, aplaudiu o seu regresso ao Dragão. Aliás, o agora técnico do Chelsea considerou em declarações exclusivas a O JOGO, que o FC Porto movimentou-se muito bem no mercado de Inverno, com as contratações de Danilo, Janko e Lucho. Estas entradas são fortes argumentos à disposição dos portistas na luta pelo título que, acredita, ainda ser possível revalidar, apesar dos cinco pontos de atraso para o Benfica. Além de aprovar os reforços, Villas-Boas fez um balanço positivo do trabalho do seu antigo adjunto e sucessor na "cadeira de sonho".
Villas-Boas foi convidado para assistir à entrega dos prémios Laureus, cuja cerimónia realizou-se em Londres, tendo consagrado o Barcelona como a melhor equipa de 2011, e aceitou falar por breves momentos para O JOGO sobre a actualidade do "seu" FC Porto. O sócio número 11 428 dos dragões começou por falar das entradas. "O clube fez um bom mercado. O Janko e o Lucho marcaram golos no jogo de estreia, da Taça da Liga, e vão ajudar a conquistar os resultados que o clube precisa", referiu.
Habituado a ver Lucho na qualidade de espectador e adepto, Villas-Boas considerou que o regresso de El Comandante pode ser decisivo por tudo aquilo que o jogador representa para o clube. "O Lucho é um líder, sempre. Um jogador que teve muito impacto no clube e que vai ajudar um grupo que já é muito forte a desenvolver ainda mais. O Lucho é sempre uma inspiração. Foi um dos capitães do FC Porto e seu regresso é importante", sublinhou.
Quanto ao campeonato, Villas-Boas ainda acredita na revalidação do título, mas destaca o equilíbrio da prova, em contraste com o que se passou na época passada em que os portistas venceram com larga vantagem. "Como ainda há o jogo na Luz, ainda pode encurtar as distâncias e tudo pode acontecer. Neste ano, FC Porto e Benfica estão muito equilibrados, mas estou confiante e espero que o FC Porto consiga dar a volta. E vai conseguir. É importante agora que a equipa encontre no campeonato, fique mais forte para vencer os jogos e encurtar a distância para o Benfica até o clássico", referiu.

"Vítor Pereira está a fazer um trabalho positivo"

Villas-Boas partiu para o Chelsea, mas o seu adjunto preferiu ficar no Dragão e aceitar o convite que Pinto da Costa lhe dirigiu para assumir o comando técnico da equipa. A herança era pesada, muito pesada, atendendo aos quatro títulos conquistados, mas o balanço feito desde Londres pelo antecessor é positivo. "Para já, penso que é um bom trabalho. Obviamente que era um projecto difícil, mas o Vítor, com qualidade e ambição, tem conseguido moldar a equipa à sua imagem e impor os seus princípios. Creio que está a fazer um trabalho positivo", referiu o técnico que em Outubro recebeu das mãos de Pinto da Costa o Dragão de Ouro.

Já deu conselhos para eliminar o City

Villas-Boas derrotou o Manchester City em Dezembro e poucos dias depois fez um relatório para O JOGO, considerando que os líderes da Premier League estão ao alcance do FC Porto. O primeiro jogo, recorde-se é já para a semana pelo que é pertinente recuperar parte das declarações do treinador do Chelsea publicadas na nossa edição de 26 de Dezembro. "Vejo o FC Porto com grandes possibilidades de avançar. O City expõe-se de mais, comete alguns erros, mas tem óptimos talentos individuais que podem fazer a diferença. Será muito difícil. O ambiente do Dragão será muito difícil para o City. Já no estádio de Manchester, o ambiente não é tão agressivo e isso pode ser benéfico para o FC Porto de acordo com o resultado obtido em casa. É um clube com experiência em decidir grandes confrontos europeus fazendo o segundo jogo como visitante", considerou.

in "ojogo.pt"

GILBERTO DUARTE LIDERA RANKING MVP

Gilberto Duarte continua a ser o jogador mais valioso do campeonato nacional de andebol. O lateral esquerdo lidera o ranking MVP com 80,6 pontos. A vantagem do internacional português é ainda mais meritória dada a diferença para o segundo classificado, Carlos Carneiro, do Benfica: o Dragão leva mais 20,25 pontos.

À liderança como MVP, Gilberto Duarte acrescenta o segundo lugar no pódio dos melhores marcadores de primeira linha, graças aos 65 golos apontados. Mais eficaz só Pedro Spínola: o lateral direito facturou por 39 vezes em 69 tentativas, o que dá um aproveitamento de 56,52%.

À 18.ª jornada, também Hugo Laurentino merece destaque: o guardião mantém-se como o mais seguro da liga, com uma eficácia de 42,14%, ou seja, 185 remates defendidos.


in "fcp.pt


Nota: Gilberto é o MVP do campeonato, Spinola o Mais eficaz, Tino (Laurentino) o melhor guarda redes ... no entanto o Mats Olson pelos vistos não gosta de se deslocar ao Dragão caixa ou ver o Porto Canal ... faz-me lembrar um seleccionador de futebol ... coincidências ??? quem sabe !!!

MAU JORNALISMO

"FIFA e UEFA desmentem investigação à contratação de Walter pelo FC Porto". O título da notícia da Agência Lusa, de hoje mesmo, é suficientemente esclarecedor e vem pôr fim a uma série de maus exemplos do tratamento da matéria noticiosa e que teve um lamentável expoente através do jornalista Paulo Garcia, no programa Dia Seguinte, da SIC Notícias de segunda-feira.

Esquecendo os mais elementares princípios da verificação das notícias, Paulo Garcia resolveu induzir os telespectadores de que a UEFA estava a investigar o FC Porto, acrescentando depois que o FC Porto trabalhará com "fundos ilícitos".

Mentira, tudo mentira, como qualquer jornalista que preze a verdade facilmente descobriria. Bastaria questionar o FC Porto, ou, em alternativa, ligar para a UEFA, ou para a FIFA, que é quem supervisiona as transferências de jogadores. Paulo Garcia não fez o trabalho de casa e do alto do púlpito que é um canal de televisão preferiu acusar o FC Porto sem qualquer fundamento.

Para não deixar dúvidas a ninguém, o FC Porto nunca foi questionado por quem quer que seja relativamente à transferência de Walter ou de qualquer outro jogador.



in "fcp.pt"!

MADEIRA SAD SEM PLANO DE RESGATE PARA DRAGÕESO

O FC Porto Vitalis venceu esta terça-feira o Madeira SAD por 29-24, em encontro da 19.ª jornada do Andebol 1 que dominou por completo. Num jogo em que os forasteiros nunca estiveram em vantagem, Pedro Spínola e Ricardo Moreira foram os melhores marcadores portistas, apenas superados pelo madeirense João Ferraz (11). Os Dragões têm agora 53 pontos, mais quatro do que o Águas Santas, segundo.

O triunfo do FC Porto foi alicerçado numa grande eficácia na segunda linha (76%, correspondente a 16 golos em 21 remates, contra 40% do Madeira SAD) e na exibição dos guarda-redes Hugo Laurentino e António Silva, que pararam 44% dos remates adversários.

A primeira nota de destaque do jogo vai para uma dupla exclusão do FC Porto (Elias Nogueira e Tiago Rocha), a meio da primeira parte. Tal como na jornada anterior, frente ao Sporting, os Dragões conseguiram manter a vantagem (o resultado passou de 7-6 para 9-8), mesmo com apenas cinco elementos em campo.

O encontro manteve-se equilibrado até aos 20 minutos (o resultado era então de 10-9), mas nos dez minutos até ao intervalo o FC Porto disparou. Pedro Spínola destacou-se na etapa inaugural, com cinco golos e apenas um remate falhado. O madeirense foi uma autêntica “metralhadora”, que muito ajudou a decidir o jogo contra a equipa da cidade onde nasceu.

No segundo tempo, os Dragões mantiveram o ritmo elevado face ao actual quinto classificado do Andebol 1 e atingiram os sete tentos de vantagem, aos 40 minutos, num lance de belo efeito em que Filipe Mota assistiu Tiago Rocha desviando o olhar e enganando a defesa contrária.

A vantagem praticamente garantia o triunfo aos portistas e foi gerida até ao final, com todos os atletas dos Dragões a terem oportunidade de entrar em jogo. Destaque para dois golos de belo efeito do ponta esquerda Dario Andrade, que cumpriu apenas o segundo encontro depois de recuperar de lesão.

FICHA DE JOGO

FC Porto Vitalis-Madeira SAD, 29-24
Andebol 1, primeira fase, 19.ª jornada
7 de Fevereiro de 2012
Dragão Caixa, no Porto
Assistência: 535 espectadores

Árbitros: Daniel Freitas e César Carvalho

FC PORTO VITALIS: Hugo Laurentino e António Silva (g.r.); Gilberto Duarte (2), Daymaro Salina (3), Filipe Mota (1), Tiago Rocha (5), Ricardo Moreira (cap., 6), Elias Nogueira (3), Pedro Spínola (6), Wilson Davyes, Ricardo Costa (1), Dario Andrade (2), Nenad Malencic e Vasco Santos
Treinador: Ljubomir Obradovic

MADEIRA SAD: Telmo Ferreira e Luís Carvalho (g.r.); Leandro Nunes, Nuno Silva (1), João Antunes (3), Luís Marques (2), João Ferraz (11), Hugo Rosário (2), Gonçalo Vieira (5), João Mendes, Daniel Santos e Mauro Aveiro
Treinador: Paulo Fidalgo

Ao intervalo: 15-11