segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

FC Porto-Gil Vicente, 5-0 (crónica)


Há muito que não se via, no futebol português, tamanha diferença entre os dois primeiros e todos os outros. 

FC Porto-Gil Vicente (Lusa)Não é que a conclusão de que FC Porto e Benfica são as duas melhores equipas portuguesas seja surpreendente. O que surge como desconfortável é ver a margem de pontuação que existe entre os dois candidatos ao título (ambos com 42 à primeira jornada da segunda volta) e os restantes 14.

Esta jornada reforçou essa tendência. O Braga, a viver época menos entusiasmente para a Liga portuguesa, baqueou em casa perante o Benfica. O Sporting, afinal, não retomou um caminho único de vitórias desde que Jesualdo tomou o lugar da vítima Vercauteren.

O triunfo do Benfica em Braga e esta confortável vitória portista frente ao Gil Vicente voltaram a provar que a história desta Liga 12/13 se resuma a uma luta entre os dois grandes rivais do futebol português das últimas décadas. 

Mérito de Benfica e FC Porto? Com certeza que sim. Por muito que vejamos, também, uma perda de competitividade geral do campeonato (isso parece claro se olharmos os desempenhos de Braga, Sporting e V. Guimarães), há um indiscutível mérito de benfiquistas e portistas, que estão a assinar uma época de grande qualidade (demonstrada, de resto, no clássico da Luz, um dos melhores dos últimos anos). 

A goleada imposta pelo FC Porto ao Gil Vicente é, neste contexto, muito fácil de explicar. Os dragões foram melhores em tudo: no futebol praticado, na capacidade de concretizar as oportunidades criadas, na beleza do jogo exibido. 

Esta tinha tudo para ser a noite perfeita para a estreia de Liedson. Jogo de dificuldade baixa, adeptos ansiosos por ver o Levezinho de azul e branco vestido. Mas a burocracia não ajudou e, à custa do atraso do envio do certificado, a estreia do novo número 19 do FC Porto vai ter que ser feita em partida teoricamente mais complicado (possivelmente já em Guimarães).

Mas nem foi preciso o sentido de oportunidade de Liedson para golear. Danilo abriu em lance de profundidade, Vítor Vinha deu ajuda inadvertida em autogolo, Defour faturou com golaço, Varela dilatou, Jackson fechou em beleza. 

Tudo normal, tudo fácil. Só não é bom para a qualidade do campeonato que estas diferenças se repitam muitas vezes.


in "maisfutebol.iol.pt"

FC Porto-Gil Vicente, 5-0 (destaques)


DESTAQUES

O MOMENTO

Golo ao minuto 5
Num jogo com estas características (clube grande a defrontar em casa clube de dimensão inferior) o momento do primeiro golo é muito importante para perceber como vai a partida decorrer. Quando a equipa teoricamente mais forte marca muito cedo, as coisas podem ficar resolvidas cedo. Foi o que aconteceu. Beneficiou o FC Porto, que pôde gerir esforços, perdeu o espetáculo. 


POSITIVO

Danilo
Mais uma boa exibição do lateral brasileiro, que abriu caminho a um triunfo ainda mais fácil do que se previa. A incursão do defesa no lance do 1-0 dá conta da profundidade que Danilo consegue dar ao jogo portista. Bom entendimento com Moutinho.

Defour
Não era, no início da época, um forte candidato a titular, perante as soluções que o plantel portista tem para o meio-campo, mas o belga voltou a provar que justifica a aposta que Vítor Pereira tem feito em si. Apontou um belo golo, num remate forte e cheio de intenção, após boa jogada individual. Um lance já na segunda parte, depois de um primeiro tempo de grande nível. Dá novas funcionalidades ao lado esquerdo do jogo portista. 

FC Porto
O taco a taco com o Benfica, na luta pela liderança da Liga, está para durar e depois do triunfo dos encarnados em Braga, o dragão não tinha margem para facilitar. A forma poderosa e autoritária como os azuis e brancos assumiram o encontro o resolveram em menos de 15 minutos dá mostras da diferença que existe entre os dois melhores deste campeonato... e os outros. Muito bem Moutinho a liderar o meio-campo, bem Varela a inventar situações. E nem foi preciso Liedson (com estreia adiada por motivos burocráticos) para golear. 

NEGATIVO 

Gil Vicente
Nunca é fácil jogar no Dragão, mas quando se entra com uma atitude que é, à partida, de perdedor, fica ainda mais complicado. Contrastando com outras exibições bem mais positivas esta época, o conjunto barcelense facilitou o caminho para a provável vitória portista, ao não ser capaz de esboçar sequer uma reação ao golo sofrido cedo. Mentalidade? Em parte. Mas isso não explica tudo.


in "maisfutebol.iol.pt"

Brasil ainda não enviou certificado de Liedson


Sistema internacional de transferências não funcionou na sexta-feira


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não enviou o certificado internacional de Liedson para a Federação Portuguesa de Futebol, mas pode ainda enviar nas próximas horas, a tempo do avançado poder ser utilizado, na noite desta segunda-feira, frente ao Gil Vicente.

A informação foi adiantada pela própria CBF, contatada pelo Maisfutebol. «Ainda não enviámos. Tentámos enviar na sexta-feira, mas o sistema de transferências (Transfer Matching Sistem) estava em baixo. Contatámos a Federação Portuguesa e dissemos que não era possível. Mas pode ser que aconteça ainda hoje», explicou um funcionário da CBF ao Maisfutebol.

Os documentos terão de dar entrada na Federação Portuguesa de Futebol até às 17h30, de forma a que o processo de inscrição do avançado fique completo. A CBF garante que «não há qualquer problema» com o certificado de Liedson e explica que só ainda não foi enviado esta segunda-feira devido à diferença horária, uma vez que nos Brasil são menos duas horas do que em Lisboa.

in "maisfutebol.iol.pt"

Olympiakos tentou Vítor Pereira


O Olympiakos pretendia contratar Vítor Pereira para ocupar o lugar deixado vago após a saída surpreendente de Leonardo Jardim, consumada na semana passada e ainda com contornos por apurar.

O técnico do FC Porto era um dos nomes em cima da mesa para iniciar a temporada no campeão da Grécia, tal como Domingos Paciência, mas o facto de Pinto da Costa ter optado pela sua continuidade no banco dos dragões deitou por terra as aspirações dos responsáveis do clube do Pireu. No entanto, o novo cenário criado com a inesperada saída do treinador madeirense fez com que o presidente Vaggelis Marinakis e o diretor desportivo Darko Kovacevic tivessem voltado a pensar em Vítor Pereira.

A sondagem, de forma indireta, terá acontecido já durante esta semana e mereceu imediata resposta negativa, uma vez que o técnico está exclusivamente concentrado nos objetivos do FC Porto.

in "abola.pt"

MÁRIO FIGUEIREDO E O CASO FC PORTO "Hora foi acordada pelos dois clubes"

Presidente da Liga garante que foram trocados faxes entre as equipas envolvidas e que só depois do entendimento entre estas é que o horário foi publicado


Mário Figueiredo pronunciou-se hoje sobre o caso que poderá levar à eliminação do FC Porto da Taça da Liga. Sem nunca referir o nome dos envolvidos, o presidente da Liga esclareceu que "os jogos determinavam quem passava às meias-finais" e que, por isso, "foram marcados para aquela hora [17h30] por acordo de todos os clubes". "Foram trocados faxes entre todos, foi definida uma hora e esta só foi publicada depois do acordo entre toda a gente", acrescentou.

Mário Figueiredo lembrou ainda que o "regulamento foi aprovado em Assembleia Geral" e que, antes, foram realizadas "várias reuniões de trabalho para consciencializar os clubes sobre o mesmo".

Apesar de tudo, o presidente da Liga recusou tomar qualquer partido sobre o caso. "Temos uma lei aprovada pelos clubes e as situações de incumprimento vão ser analisadas pela justiça desportiva", sublinhou.

Recorde-se que na base deste imbróglio está a utilização dos portistas Fabiano, Abdoulaye e Sebá frente ao Vitória de Setúbal, na derradeira jornada da fase de grupos da Taça da Liga, menos de 72 horas de terem alinhado pelo FC Porto B.


in "fcp.pt"

DRAGÕES CEDEM LIDERANÇA EM PAÇO DE ARCOS


O FC Porto Império Bonança perdeu, este domingo, em Paço de Arcos, por 5-4, cedendo também o primeiro lugar do Nacional da I Divisão. Os Dragões, que não conseguiram qualquer situação de vantagem ao longo de toda a partida, somam 40 pontos, menos um do que o Benfica, que passa a liderar.

A equipa orientada por Tó Neves chegou a estar a perder por 4-1, mas a obtenção de dois golos em apenas dois minutos, por intermédio de Reinaldo Ventura e Ricardo Barreiros, relançou a discussão do resultado, fechada já muito perto do final por Jorge Silva, já depois de Rui Pereira ter refreado a reacção portista, ao apontar o quinto golo do Paço de Arcos, que conta por vitórias os oito jogos disputados em casa.

Pedro Moreira fez o golo restante dos Dragões, apontado ainda no decorrer da primeira parte do encontro, em que o FC Porto Império Bonança alinhou de início com Edo Bosch, Reinaldo Ventura, Pedro Moreira, Ricardo Barreiros e Jorge Silva.


in "fcp.pt"