domingo, 17 de abril de 2011

Passo de gigante rumo ao tri

Ljubomir Obradovic fez questão de sublinhar que ainda faltam seis jornadas, mas o certo é que o FC Porto deu ontem um passo de gigante rumo ao objectivo do tricampeonato. Venceu em Braga e fechou o ciclo terrível das quatro primeiras rondas (em que foi à casa de Benfica, Sporting e ABC) mantendo-se na liderança, independentemente do resultado desta tarde do Madeira SAD-Benfica.
Já o ABC, com um plantel mais curto e ainda para mais com algumas mazelas em atletas preponderantes, somou a quarta derrota, após uma excelente fase regular.
O jogo foi muito equilibrado até cerca dos 18 minutos, com Tiago Pereira (grande exibição) a carregar a formação minhota. No entanto, na primeira vez que os portistas, muito bem liderados por Filipe Mota e já com Quintana na baliza, passaram para a frente, ganharam três golos de avanço (10-7). A partir de então, ainda que o ABC tenha recuperado da desvantagem de quatro golos, os azuis e brancos comandaram sempre as operações, sabendo sofrer e temporizar ou atacar e imprimir velocidade nas horas certas. Numa tarde de muito calor e bastantes falhas técnicas (17 do ABC e 15 do FC Porto), foram demasiados os erros de uma dupla de arbitragem desorientada.

FIGURA: Alfredo Quintana

Simplesmente genial

Apenas números: 3 defesas em 4 remates de contra-ataque; 3 em 6 de meia-distância; 7 em 11 aos seis metros e 2 em 5 de 7 metros. E foi só o quinto jogo. Genial!

in "ojogo.pt"

Sereno à direita, Guarín a trinco

Villas-Boas não teve tempo para preparar o jogo com o Sporting, mas o lateral-direito seria sempre Sereno, mesmo que Sapunaru não estivesse castigado e Fucile não se tivesse lesionado contra o Spartak. "Antes da saída para Moscovo já tinha dito a Sereno que ele ia jogar contra o Sporting nessa posição. Pelo que se passou em Portimão, sentia que era uma boa altura para ele ser testado à direita, porque tem mais sequência no seu jogo no enquadramento do pé direito. Provavelmente poderá ter mais saídas pelo corredor", revelou Villas-Boas na conferência de Imprensa. As alterações no sector mais recuado podem não ficar por aqui, já que Maicon pode reentrar nas escolhas.
Mais mudanças estão guardadas para o meio-campo: Fernando ficou de fora dos convocados, e tudo indica que Guarín recue no terreno para actuar como trinco. "Fernando não está mais cansado do que os outros, mas sentimos que estas opções nos servem. Havia decisões a tomar tendo em conta a disponibilidade atacante que temos, e achamos útil levar o maior número de atacantes para o banco", explicou, garantindo que o jogo com o Benfica não motivou esta decisão.
Ora, com a passagem de Guarín para "6" abre-se uma vaga no meio-campo mais ofensivo que deverá ser preenchida por Rúben Micael. O madeirense voltou a entrar bem no jogo de Moscovo, marcou um golo, e vai reclamando oportunidades como esta. João Moutinho completa o tridente do miolo.
Na frente, Varela, que ficou de fora nos últimos dois encontros, deve voltar ao onze, relegando Rodríguez para o banco de suplentes. Hulk e Falcao são presenças inquestionáveis, mesmo com milhares de minutos nas pernas.

O maior fosso de sempre


Um clássico é sempre um clássico, mesmo que em jogo só esteja a honra das duas equipas. É o que acontece hoje, no Dragão, no FC Porto-Sporting que começa com a maior diferença pontual que alguma vez separou os dois rivais no campeonato nacional à 26ª jornada. Pois é, nunca, em toda a história do futebol português, os dois grandes estiveram separados por um fosso tão grande como os 32 pontos que actualmente vão do primeiro ao quarto lugar do campeonato e que esvaziam o jogo desta noite de alguma da carga emocional que serviu de combustível a este confronto durante os últimos anos. Mas nem por isso, este FC Porto-Sporting é muito diferente dos anteriores em termos de objectivos para as duas equipas às quais apenas interessa o mesmo resultado de sempre, a vitória, ainda que os três pontos tenham mais influência na contabilidade dos leões do que na dos portistas. A um ponto do terceiro lugar, o Sporting precisa de ganhar hoje para manter o Braga sob pressão e o pódio ao alcance. De resto, quebrar a invencibilidade dos portistas no campeonato colocaria os leões na história desta temporada, garantindo-lhes ainda o título de única equipa que não se vergou perante os portistas. Do outro lado da equação, o FC Porto tem a invencibilidade a defender, um recorde de pontos ganhos para conquistar e um adversário a quem ainda não ganhou para vergar. Para o conseguir terá de conseguir lidar com o peso que o jogo de quinta-feira passada, com o Spartak, possa ter nas pernas e com a influência que o jogo de quarta-feira, com o Benfica, possa ter na cabeça. Junte-se tudo, misture-se com o regresso de Izmailov à competição com a camisola do Sporting e a improvisação de Sereno como lateral-direito no FC Porto e o resultado é um clássico com C grande. Como qualquer clássico que se preze.


FC Porto - Sporting

20h15 Sport TV1

in "ojogo.pt"

Moutinho a jogar em casa

João Moutinho cumpre o primeiro ano no FC Porto depois de ter passado mais de uma década (camadas jovens incluídas) no Sporting. E esta noite, numa casa que conhece há menos tempo, tem a garantia de que se sentirá bem mais confortável e acarinhado do que aconteceu na última vez em que visitou Alvalade, a 27 de Novembro. Pela primeira vez no estádio dos leões na condição de adversário após o surpreendente negócio que resultou na mudança para a Invicta, o médio internacional português foi recebido com assobios, insultos e maçãs - para dar sentido à metáfora utilizada pelo então presidente leonino, José Eduardo Bettencourt, que justificara a decisão de vender o capitão dizendo que este era "uma maçã podre" no plantel. E se, nas bancadas, o camisola 8 dos dragões não foi poupado, em campo também não: alvo de uma entrada mais dura de André Santos logo nos primeiros minutos da partida, levantou-se de imediato, demonstrando que não se sentia intimidado.

Quatro meses e meio depois desse primeiro reencontro, o médio, de 24 anos, que Pinto da Costa tinha dito um dia ser um jogador à FC Porto, já conseguiu mesmo dar sentido ao principal motivo que apresentou para a decisão de sair do Sporting, festejando logo na temporada de estreia o título de campeão nacional. Afinal, em seis épocas no plantel principal dos verdes e brancos (embora uma incompleta, em 2004/05), Moutinho nunca tinha experimentado a sensação de acabar o campeonato em primeiro. "Queria dar um novo rumo à minha carreira. Escolhi o FC Porto pelos títulos", confessou em Agosto, no final da Supertaça ganha ao Benfica, discurso que reforçou no início deste mês, quando o FC Porto confirmou o título na Luz. Aliás, se em matéria de utilização (e rendimento) o 8 dos dragões tem sido tão imprescindível para André Villas-Boas como foi para os três treinadores que teve em Alvalade, a diferença é mesmo o palmarés: em seis anos de Sporting, conquistou quatro troféus - duas Taças de Portugal e duas Supertaças -, enquanto no FC Porto já celebrou dois - Supertaça e campeonato. E a temporada ainda não terminou - a Liga Europa e a própria Taça de Portugal estão no horizonte...

Indiscutível... como sempre e apenas uma jornada de fora

Nas 26 jornadas disputadas até agora, João Moutinho só falhou uma, por castigo (com o Portimonense, em casa, na ressaca dos 5-0 ao Benfica). De resto, o médio foi sempre imprescindível para Villas-Boas. A sua taxa de utilização será por isso idêntica à das seis temporadas de Alvalade. Em 2005/06 e 2007/08 participou mesmo em todos os jogos dos leões no campeonato e até na primeira (meia) época, em 2004/05, foi opção frequente, marcando presença em 15 jornadas da prova.

in "ojogo.pt"

Helton quer acabar carreira no Dragão

"Estou feliz aqui, tenho o carinho da torcida e de todos no clube e estou grato por isso (…) Em princípio, penso encerrar a carreira no FC Porto, que foi o clube que me acolheu". A frase é de Helton e parece colocar um ponto final definitivo nos rumores que davam conta da sua disponibilidade para voltar ao Vasco da Gama. Em entrevista ao jornal Marca do Brasil, Helton explica que "ninguém sabe o dia de amanhã", mas explica que neste momento está "concentrado no FC Porto". Ora, foi ao serviço do FC Porto que o guarda-redes brasileiro acumulou cinco títulos de campeão português. Convidado a escolher qual foi o mais marcante, Helton não teve dúvidas, dizendo que o título conquistado na Luz "ficará na memória para sempre", mas acrescentando que ainda não está satisfeito. "Quero muito a Liga Europa", confessou, recordando que esse é "um título que falta" no seu currículo e acrescentando que o FC Porto ainda tem uma palavra a dizer na Taça de Portugal. A atravessar um excelente momento de forma, Helton admite ainda a vontade de voltar à selecção do Brasil. "Enquanto estiver jogando em alto nível e confiando nas minhas capacidades, tenho de achar que é possível", concluiu.

in "oogo.pt"

Pinto da Costa: "Só não ganhamos quando há túneis"

Pinto da Costa aproveitou o clima de festa com que foi recebido na freguesia da Afurada, em Gaia, para criticar a postura de Rui Rio, presidente da Câmara Municipal do Porto, mas também lançou farpas ao Benfica e ao canal de televisão a que dá o nome. "O nosso destino é vencer e vencê-los. Continuamos unidos contra os ataques de um canal que faz o apelo público do uso de armas contra nós; também desprezamos quem vai a um canal desejar a morte de alguém. Mas esses já estão imortalizados, em "Os Miseráveis" de Victor Hugo. Eu, ao contrário, desejo-lhes uma vida muito longa, até para os ver sofrer com as nossas vitórias. Somos os campeões. Foi esse o grito que se ouviu a 3 de Abril, mesmo às escuras. 19 pontos é muita coisa... Aliás, leva-se um ou dois pontos no sobrolho e sangra-se imenso. Agora imaginem 19", referiu, já depois de ter discursado na penumbra por culpa de um apagão na sala que serviu para lançar farpas ao rival da Luz. "Apanhei um susto quando faltou a luz, mas porque julguei que ia começar a chover de baixo para cima. Espero que isso não aconteça, até porque aqui não há balizas para trepar".

O presidente do FC Porto recordou ainda a promessa ontem cumprida de festejar o título de campeão na Afurada, feito há dois anos. "Só não estive aqui no ano passado porque não somos especialistas em túneis e o FC Porto só não ganha quando há túneis. Esta época regressámos ao nosso lugar e, apesar dos muitos convites que recebi, fiz questão de vir aqui primeiro". Depois, o ataque à Câmara Municipal do FC Porto, com Rui Rio no centro das acusações. "Se as coisas fossem normais, a nossa primeira visita seria aos Paços do Concelho. Mas nem todos são normais... Recebemos os parabéns das mais variadas instituições nacionais, mas também de muitas câmaras de Norte ao Sul do país, e também das ilhas. Todas menos a do Porto, que primou pela ausência. Não é por isso que deixamos de ter orgulho de ter o nome da cidade inscrito no nosso nome". As críticas à postura de Rui Rio serviram para lançar o tema da internacionalização cada vez mais vincada da marca do clube, dando sequência à vontade do seu fundador, António Nicolau de Almeida.

Da Afurada para o mundo

Abraços, beijos, sorrisos, cachecóis, bandeiras, camisolas e festa. Muito festa. A freguesia da Afurada, terra de pescadores, preparou-se para receber Pinto da Costa num clima de grande euforia. A conquista do título, o 25º do FC Porto, o 18º de Pinto da Costa, foi apenas o pretexto para o povo sair à rua num final de tarde pintado por um sol perfeito. Sim, o povo da Afurada, aquele que o presidente dos portistas fez questão de apelidar de "gente simples" como ele. E foi neste ambiente, com gritos genuínos de uma simbiose perfeita, que Pinto da Costa ouviu os elogios do presidente da junta de Freguesia de São Pedro da Afurada, Eduardo Matos, que sublinhou a perspicácia do presidente portista para escolher as "pessoas certas", referindo-se concretamente a André Villas-Boas. Mas, no salão nobre da junta de freguesia, que esteve completamente cheio, foi o apelo de Mário Fontemanha, vereador do Desporto e do Turismo da Câmara Municipal de Gaia, que ganhou especial relevo. "O FC Porto é uma marca nacional muito forte que devia ser capitalizada para promover Portugal lá fora. Não percebo porque ninguém o faz". Pinto da Costa ouviu, agradeceu e concordou.

in "ojogo.pt"

Iturbe retido no Paraguai

SEM AUTORIZAÇÃO PARA SE DESLOCAR A PORTUGAL


Ao contrário do que tinha revelado há uma semana, Juan Iturbe acabou por não se deslocar ao Porto a tempo de assistir ao clássico com o Sporting. Depois do resultado negativo averbado pelo Cerro Porteño diante dos brasileiros do Santos, na Taça dos Libertadores, na quinta-feira, os responsáveis do emblema paraguaio impediram Pulguita de viajar nesta altura.
Tudo porque o jogo decisivo da competição sul-americana está marcado para esta semana no terreno do Colo-Colo. Perante a necessidade de vencer para seguir em frente, o Cerro entendeu que libertar o extremo de 17 anos seria de todo imprudente, mantendo-o assim concentrado para essa partida em território chileno.
in "record.pt"

Dragões com "rating" que agita o mercado

HULK E FALCÃO SEDUZEM A EUROPA E A SAD PODE PERSPETIVAR UM VERÃO DE BOAS COLHEITAS


O mercado de verão promete ser uma vez mais agitado para os lados do Dragão e as movimentações começam a intensificar-se à medida que a época corre para o final. A equipa tem recebido elogios e mais ainda os seus principais protagonistas. Não espanta, por isso, que a imprensa internacional vá fazendo eco do alegado interesse de alguns dos clubes mais ricos da Europa.
O Tottenham, que há muito segue as pisadas de Radamel Falcão, parece ter juntado agora o nome de Hulk à sua lista de compras. De acordo com o site Goal.com, os spurs estarão mesmo na disposição de avançar com uma proposta conjunta no valor de 50 milhões de euros. Qualquer coisa como 30 pelo Incrível e uma quantia próxima dos 20 por El Tigre. Um negócio que, a concretizar-se, levaria o clube londrino a bater largamente o seu recorde em termos de aquisições. Até hoje, o croata Luka Modric, comprado por 18,5 milhões, é o mais caro da história.
in "record.pt"

Kléber insiste: «Não há nada com o F.C. Porto»

Kléber, avançado do Marítimo, em declarações após a derrota em Guimarães. O brasileiro foi expulso já perto do fim. 

«Tivemos oportunidades de golo na primeira parte. O contra-ataque do Vitória é muito forte. Infelizmente a Europa passa a ser apenas um sonho. Ficámos para trás ao perder com um avançado directo. Vamos começar a pensar na próxima época. A única certeza que tenho é o contrato com o Atl. Mineiro até 2014. Não tenho nada acertado com mais ninguém. Nem com o Porto. O Atlético tem 50 por cento do passe, a Traffic tem 30, eu e o meu empresário os restantes 20. Para eles acordarem alguma coisa com alguém têm de falar comigo. E ninguém falou. A expulsão? É complicado. Fui bem expulso. Estávamos a perder e aconteceu. Peço desculpa ao Targino.


in "maisfutebol.iol.pt"

Guarín faz jogo 100

Colombiano Guarín atinge meta bonita. É número para recordar e encaixar numa moldura Para quem já foi mera solução de banco... 

Freddy Guarin agarrou-se ao onze na hora certa: também ele carrega motivos suplementares de celebração num jogo desta dimensão: 100 jogos pelo FC Porto a completar durante um clássico é a coincidência mais desejada, é o marcante a duplicar, corra mal ou bem o jogo, ninguém se esquece do centenário, quando ele poderia acontecer em qualquer lado menos significativo mas fica, bem decalcado, na ficha de um clássico. É de recortar e encaixar numa moldura, seguramente.

Mas para Guarín, atingir estes 100 jogos traz atreladas mais uma imensidão de honrarias: atinge-os campeão pela segunda vez, mas agora com outra expressão, a expressão da titularidade, que confere, realmente, uma linhagem mais nobre à proeza, já que, até há pouco, Guarín era visto apenas como uma bela solução de banco, elemento para ir jogando nos momentos duros, quando faltava alguém era ele a aparecer.

Era. Hoje, é o homem que se resgatou da sombra, que marca golos bombásticos ou impossíveis, o homem-bomba e homem-bombeiro, mas, em qualquer caso, alguém que meteu definitivamente a cabeça de fora e entra, agora, sempre nas contas do onze, independentemente de estar este ou aquele presente.


in "abola.pt"