segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

F.C. Porto: Walter no Cruzeiro «está por horas»

Empresário Teodoro Fonseca diz ao Maisfutebol que o jogador tem tudo certo e que pediu à direcção portista para cumprir o ano de 2012 no Brasil.


O empréstimo de Walter ao Cruzeiro deve definir-se em breve. O empresário Teodoro Fonseca diz que da parte do jogador está tudo certo para o regresso ao Brasil e acredita que «será uma questão de horas até a negociação ficar fechada». Walter, esse, não tem dúvidas que o Cruzeiro é a melhor opção.

«O Walter vai entrar num ano decisivo. Ele quer uma equipa onde possa jogar e quer estar perto da família. Nesse sentido esta é uma excelente opção. O Cruzeiro é o clube brasileiro mais parecido com o F.C. Porto, um clube organizado, com uma estrutura bem definida e uma direcção forte.»

Nesse sentido, a opção do jogador é clara: quer o Cruzeiro. «Da parte de Walter está tudo certo. Só falta o F.C. Porto autorizar. O Cruzeiro formalizou uma proposta de empréstimo do Walter até 31 de Dezembro de 2012 e o Vítor Pereira está a analisar a oferta junto com a administração da SAD.»

«O F.C. Porto pediu alguns dias, mas com a abertura do mercado de transferências da FIFA a resposta deve estar próxima. Acredito que a negociação se vai fechar em breve. Até porque houve mais clubes interessados e o F.C. Porto não quis ouvir a proposta deles, só quis falar com o Cruzeiro», adiantou.

«Walter disse ao Porto que tinha de voltar ao Brasil»

O empresário do avançado brasileiro falou de resto dos problemas pessoais de Walter. Sem nunca entrar em pormenores, Teodoro Fonseca admitiu que são «questões familiares» que obrigaram ao regresso da mulher com a filha ao Brasil. O jogador ficou sem estabilidade emocional.

«O Walter está no Brasil desde meados de Dezembro, quando o F.C. Porto divulgou que ele foi autorizado a ausentar para tratar de assuntos pessoais. Ele nessa altura disse ao F.C. Porto que tinha de voltar para perto da família e que queria jogar o ano de 2012 no Brasil, para resolver os problemas.»

A partir daí o jogador foi autorizado a ausentar-se e a encontrar um clube que o recebesse durante este ano. Por isso é praticamente certo que Walter não regressa a Portugal antes de 2013. «Ele precisa de ficar aqui, jogar assiduamente e consertar ávida dele junto da filhinha e da mulher», finalizou.

in "maisfutebol.iol.pt"

O povo está com eles

A grandeza dos números dá força à tradição que o FC Porto está a implementar e que, no primeiro dia de cada ano, já torna o treino dos dragões na actividade mais concorrida da cidade. Ontem foram 11 500 adeptos nas bancadas do Dragão, quase o dobro dos seis mil da época passada e o triplo do registado em 2009.
Para o plantel, não poderia haver prova mais inequívoca das tréguas dadas pelos simpatizantes depois de um início de temporada atribulado e da estabilização tardia. Os seis jogos consecutivos sem perder voltaram a entusiasmar os adeptos e a prova disso foi a romaria que começou cedo e resistiu até às nuvens que indiciavam a chuva que se viria a concretizar. A nação azul e branca está junta outra vez e de apoio e carinho aos jogadores não se podem queixar. Foi, para todos, uma grande surpresa.
Os responsáveis do estádio também não imaginaram um fenómeno assim e tiveram de solicitar a abertura do sector visitante, já depois do treino ter começado. A bancada central que estava aberta lotou 15 minutos depois de Vítor Pereira ter apitado para o início dos trabalhos. À entrada das portas de acesso já se formavam filas idênticas às dos dias de jogo.
O público saudou cada momento de maior proximidade com os craques e não os poupou a mimos. Viram-se bandeiras e cartazes e sucederam-se aplausos a cada gesto técnico mais conseguido. Os jogadores gostaram e no final do treino fizeram questão de lhes prestar uma vénia e agradecer novamente pela força dada, possivelmente única num país onde nem os jogos costumam ter bancadas tão cheias.
Para ficar com uma ideia mais clara, 71,2% dos jogos do actual campeonato tiveram menos de 11 500 espectadores. Só 30 das 104 partidas já disputadas registaram melhores casas, 27 delas envolvendo equipas grandes. O Guimarães-Braga, Guimarães-Rio Ave e Braga-Gil Vicente são as excepções. E, no somatório total feito em Maio, não será de estranhar que nem todas as equipas ultrapassem os 11 500 adeptos no acumulado de jogos, isto se excluirmos da contabilidade as recepções a FC Porto, Benfica e Sporting. A Naval da época passada, por exemplo, conseguiu apenas 9763 espectadores totais.
Para o FC Porto, o dia foi tão importante como para os adeptos. Por isso, os jogadores ofereceram-lhes cachecóis antes de a sessão começar, para assim lhes mostrarem a importância do banho de multidão e o significado profundo que teve esta recepção.

Só faltou mesmo o golo de Hulk

Aplausos antes do treino começar e no final do mesmo selaram uma tarde de saudável convivência e proximidade entre público e craques. Todos os jogadores foram saudados, mas já se sabe que só um é capaz de provocar a absoluta histeria: Hulk. O brasileiro não marcou nenhum dos 12 golos do treino e só terá faltado mesmo isso para a festa ficar completa. Se o Incrível foi tremendamente ovacionado sempre que se aproximou da bancada, imagine-se se marcasse.

Kléber contra novo avançado

À partida para as miniférias natalícias, Kléber confirmou que esperava ter feito mais em 2011 e assumiu o desejo de se impor definitivamente em 2012. No primeiro treino do novo ano ficámos a entender que as intenções são reais e aparentemente mais sólidas do que a maioria das resoluções que se tomam sempre que entra um novo ano. O brasileiro fez três golos na peladinha que encerrou a sessão e todos de belo efeito. Mais: foi eficaz a 100%, como que a tentar mostrar que não há necessidade de contratar mais um ponta-de-lança, assunto diário no diz que respeito ao universo portista.
Mais do que aquilo que o número vale - o jogo teve pouca intensidade e as defesas não foram rígidas - a forma efusiva como Kléber festejou cada um dos golos prova a importância de cada um desses momentos para o jogador.
No resto do treino, Vítor Pereira optou por não trabalhar nenhum aspecto em particular. A sessão foi ligeira e de reintegração progressiva ao ritmo alto que as férias quebraram. Os jogadores começaram por exercitar a circulação de bola, passaram para um jogo de futvólei e terminaram então num jogo de 12x12, sem que nenhuma das formações estivesse equilibrada entre defesas, médios e avançados. Além de Kléber(3), marcaram Fernando(2), Varela(2), Rolando, Alex Sandro, Sapunaru, Iturbe e Helton.

Festa do emigrante

Sem possibilidade de assistirem neste interregno natalício a qualquer jogo do FC Porto, muitos emigrantes que estão em Portugal de férias aproveitaram para ver de perto os ídolos. Havia gente de França, Suíça e Alemanha. E só contamos os que se identificaram.

Helton de calcanhar

Com três guarda-redes, mas apenas duas balizas para defender, Helton, Bracali e Kadú foram trocando, o que os obrigou a passarem, à vez, pelo papel de jogador de campo. Bracali e Kadú mal se viram, mas o titular arrancou o aplauso do dia ao marcar de calcanhar.

Famílias presentes

Foram vários os jogadores que tiveram a família nas bancadas neste primeiro dia do novo ano. Os mais discretos apenas acenaram, mas outros, como Sapunaru e Rolando, dirigiram-se à bancada no final do treino. O romeno beijou a mulher; o central pegou ao colo no filho.

in "ojogo.pt"

Meio-campo baralhado com excesso de opções

O ano 2012 começa com as contas baralhadas a meio-campo, o sector que mais tem oscilado, mas que assentou depois das lesões de Guarín, primeiro, e Defour, depois. Com a dupla recuperada, Vítor Pereira terá de novo os jogadores do meio-campo a concorrer em pleno por um lugar na equipa. Partindo do princípio de que Fernando e João Moutinho são dados adquiridos, só Belluschi surge como passível de ver a sua titularidade ameaçada.
Com uma configuração no miolo em que João Moutinho tem partido de uma posição mais recuada, as funções do argentino têm permitido uma ligação diferente com o ataque e mais sustentada.
Agora que Defour volta a estar disponível, será curioso perceber o próximo passo de Vítor Pereira, que começou precisamente por optar pelo belga em detrimento do argentino para desempenhar funções mais adiantadas. Recorde-se que Defour viu-se obrigado a "entregar" o lugar a Belluschi, depois de se lesionar na recepção ao Zenit, na última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Como gerir, agora, a sua recuperação?
Para além disso, há que contar com Guarín, um jogador fundamental na segunda metade da última temporada, mas que perdeu créditos e tem de voltar a correr atrás da titularidade que, nesta altura, parece muito mais próxima de Belluschi ou Defour.
À margem da luta de Guarín, importa não menosprezar as questões relacionadas com o mercado. Não são poucos os rumores que têm apontado o jogador como estando debaixo de olho de alguns emblemas italianos, pelo que Janeiro poderá servir para esclarecer essa situação também.
Por fim, apesar de não se prever que isso seja uma questão a curto prazo, haverá ainda a considerar a possibilidade de Danilo poder ser incluído nesta disputa por um lugar no miolo, apesar de vir rotulado de lateral-direito. O que os últimos tempos confirmaram foi que o FC Porto beneficia quando estabiliza um trio no sector intermédio.

in "ojogo.pt"

Robi Plus negoceia percentagem de Defour e Mangala

A Robi Plus está a negociar com a Doyen Sports Investments a parcela que detém sobre os direitos de Defour e Mangala. Segundo a Imprensa belga, a Robi Plus ficou com 10 por cento dos passes dos dois jogadores que se transferiram do Standard de Liège para o FC Porto no passado mês de Agosto, fatia que alegadamente corresponde à comissão paga pelos azuis e brancos à empresa que intermediou as negociações e que estará ligada ao empresário belga Luciano D'Onofrio, ex-presidente do Standard, através do também empresário Maurizio Delmenico.
A Doyen Sports Investments, recorde-se, permitiu que o FC Porto recebesse recentemente 5 milhões de euros pela cedência de 33,33 por cento dos direitos dos dois jogadores e, a concretizarem-se as negociações com a Robi Plus, deverá aumentar para 43,33 por cento a sua representatividade sobre os direitos da dupla numa venda futura.

in "ojogo.pt"

Pinto da Costa: «Que ninguém pague a cláusula do Hulk»

ADMITE QUE 100 MILHÕES NÃO SÃO PROIBITIVOS



O ano mudou, mas o protagonista do plantel campeão nacional continua a ser Hulk. O avançado brasileiro é muito cobiçado por essa Europa fora, mas quase todos os clubes pretendentes acabam por esbarrar no valor da sua cláusula de rescisão. São 100 milhões de euros que blindam o internacional brasileiro, de 25 anos, ao FC Porto, mas mesmo assim Pinto da Costa admite que esse valor não é proibitivo para algumas bolsas. A esse propósito, o presidente, de 74 anos, expressou um seu desejo.
“Espero que ninguém pague a cláusula do Hulk, mas não me admira que um dia alguém a pague. Gostaria, contudo, que não pagassem”, referiu Pinto da Costa numa entrevista ao “JN”, que passou durante o dia de ontem no canal televisivo Porto Canal.
in "record.pt"

Palito sem escape

COLOCADO NA LISTA DAS 50 PROVÁVEIS MEXIDAS DE JANEIRO



As negociações entre o Chelsea e o FC Porto pelo Palito arrastaram-se até ao último dia do mercado de agosto e em Inglaterra acredita-se que elas vão prosseguir agora em janeiro e que chegarão a bom porto.
Para isso acontecer, está visto, o Chelsea terá mesmo que bater os 30 milhões de euros da cláusula de rescisão do esquerdino. “Se as coisas não aconteceram foi por alguma razão. Acredito que o destino tem algo melhor guardado para mim”, disse recentemente Alvaro Pereira, sobre as negociações falhadas com os blues, no verão passado.
Quanto a Hulk, refira-se que a lista da BBC Sport não o aponta apenas ao Chelsea de André Villas-Boas. Segundo os ingleses, também há fortes possibilidades de o PSG avançar com uma proposta de 100 milhões de euros pelo internacional brasileiro.
Os rumores de mercado prosseguem assim, mas a verdade é que todos os jogadores falados continuam a evoluir na Invicta.
in "record.pt"

Walter está de saída

Em sentido inverso a Danilo, que chega esta semana ao Porto, o avançado brasileiro Walter está de saída do clube azul-e-branco.

O avançado começou o novo ano como terminou o último, ou seja, longe da vista de todos e a tratar do seu futuro no Brasil. O Cruzeiro é, neste momento, o clube mais bem posicionado para o receber. 

Os dirigentes do emblema de Belo Horizonte estão em negociações com o FC Porto para o empréstimo de uma temporada (até dezembro de 2012) e existe a expectativa de o acordo ficar fechado durante o dia de hoje, de modo a que Walter possa apresentar-se no arranque dos trabalhos de pré-temporada do Cruzeiro, agendado para quarta-feira.


in "abola.pt"

Danilo esperado no treino de quarta-feira

O brasileiro Danilo adiou a viagem para Portugal, com total consentimento dos responsáveis do FC Porto. O jogador só deverá aterrar na Invicta na manhã de terça-feira, mas só na quarta é esperado no treino.

Desta forma, a mais dispendiosa contratação de sempre do FC Porto - custou quase 18 milhões de euros - dificilmente será opção para Vítor Pereira para o clássico com o Sporting, marcado para sábado.

Danilo não joga desde a final do Mundial de Clubes (derrota frente ao Barcelona por 4-0), a 18 de dezembro, pelo que terá de readquirir a forma, além de que terá ainda de passar pelo normal período de adaptação.


in "ojogo.pt"

Helton promete «muito trabalho»

No final do primeiro treino de 2012, Helton escusou-se a prometer títulos aos adeptos do FC Porto. «Muito trabalho, personalidade e humildade é o que temos de prometer», argumentou.

Em declarações ao Porto Canal, o capitão congratulou-se com a forte adesão da massa adepta azul e branca à sessão de trabalho realizada esta tarde, no Estádio do Dragão.

«É sempre importante estarmos mais próximos dos adeptos. É mais uma oportunidade que têm para demonstrar o seu carinho pelo clube e nós ficamos felizes pelo seu apoio», diz o guarda-redes brasileiro, salientando a importância dos adeptos para o sucesso da equipa: «São o nosso 12.º jogador e temos de agradecer o apoio que nos dão nos momentos mais difíceis».


in "abola.pt"