sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

F.C. Porto: «Necessidade absoluta de ser campeão»

André Villas-Boas fala sobre derrotas caseiras e a Liga Europa


André Villas-Boas, treinador do F.C. Porto, partilhou o sentimento generalizado entre os dragões. O campeonato nacional é uma prioridade absoluta, um objectivo por conquistar. Como tal, não há lugar a poupanças na deslocação a Olhão, nem nos compromissos seguintes. 

«O F.C. Porto sofre da necessidade absoluta de voltar a ser campeão, é o sentimento comum que todos temos», desabafou o técnico, a meio da conferência de imprensa desta sexta-feira, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia.

Ao longo da conversa, André Villas-Boas foi confrontado com as três derrotas do F.C. Porto na presente temporada. Todas em casa, por sinal. Preocupante? «As três derrotas que o F.C. Porto teve foram no Dragão, isso pode gerar algumas emoções nos adeptos, mas penso que isso não passará para os jogadores. Até porque o Estádio do Dragão cria um ambiente complicado para os adversários. É nisso que quero acreditar. Penso que caminhamos ainda mais para criar o ambiente ideal», afirmou.

«Recordo o jogo com o Nacional e comparo com este do Sevilha. Domínio absoluto, muitas oportunidades de golo, mas com derrota. Relativamente ao jogo com o Benfica, errámos demasiado e pagámos caro por isso», recordou o técnico.

Candidatos? Porto, Benfica, Braga...

O desaire com o Sevilha teve sabor agridoce. O F.C. Porto segue em frente na Liga Europa e surge como um dos favoritos à conquista do troféu: «Candidatos? O número fica mais reduzido mas há equipas fortes. O Leverkusen, que está cada vez melhor na Liga alemã, O Liverpool está em crescimento, o Villarreal eliminou o Nápoles. Depois, porque não incluir F.C. Porto, Benfica e Sp. Braga nesse lote?»

No arranque para a fase decisiva da época, André Villas-Boas vê o panorama clínico desanuviado. Boas notícias para os dragões. «Acreditamos cegamente no nosso trabalho de recuperação. Em termos físicos, temos apresentado um nível impressionante. Nesse cenário, estamos perfeitamente tranquilos. Neste momento temos apenas o Rafa de fora, ter jogadores como Falcao e Alvaro de regresso é um bom tónico», admitiu.

Nesta sexta-feira, destaque para a presença de uma equipa de reportagem do Japão no Olival. Os jornalistas nipónicos quiseram saber mais sobre André Villas-Boas, personagem que desperta crescente interesse. Mourinho, naturalmente, foi lembrado.

«Houve várias pessoas decisivas no meu crescimento como treinador e uma delas foi José Mourinho, se calhar fundamental. Mas o meu percurso foi marcado por várias pessoas, algumas delas estão aqui neste clube. Foi importante, mas não decisivo, porque acredito no meu trabalho. Penso que o servi bem com o meu trabalho e espero reencontrá-lo um dia», rematou o treinador do F.C. Porto. 

Villas-Boas: «Duelos com Benfica resolvidos no campo»


André Villas-Boas não quis entrar em mais polémicas com Jorge Jesus sobre o actual nível das duas equipas e a dez jornadas do fim do campeonato. O treinador do F.C. Porto reconhece a boa forma do rival Benfica mas garante boa saúde no plantel que tem às suas ordens.

«O Benfica está a um nível excelente, o F.C. Porto está num nível excelente. Os dois clubes estão crentes nos seus objectivos, com uns mais distantes do que outros. Os duelos vão ser resolvidos dentro de campo», atirou.

No que diz respeito à próxima deslocação a Olhão, para defrontar uma equipa invicta em casa, o técnico lembrou que os dragões já ultrapassaram adversários semelhantes esta época: «São deslocações complicadas. Não é a primeira vez que nos deslocamos aos campos de adversários com bons registos em casa, e isso provoca-nos mais um desafio difícil.»

«O campeonato está a caminhar para o fim e estamos focados nas próximas jornadas, que serão decisivas nas contas do título. Encaramos este jogo com grande motivação, tendo em conta o que fizemos em Braga. Isto tendo o máximo respeito pelo Olhanense, que deu um bom salto qualitativo em relação à última época e tem feito uma gestão com menos empréstimos e no sentido de consolidar mais o plantel. Tem também um treinador novo, que está a fazer um trabalho maravilhoso, mas estamos extremamente motivados», acrescentou.

Cinco triunfos para o título

Villas-Boas traçou o objectivo imediato: cinco triunfos valem o título. «As próximas jornadas serão decisivas no caminhar para o título. Se há objectivo interno é este. O campeonato fica decidido se ganharmos as próximas cinco jornadas, em que temos adversários de grandes dificuldades. Em que vamos a Olhão e a Leiria, e recebemos V. Guimarães e Académica antes da Luz. É dificuldade crescente, porque até a Académica, que tem atravessado um momento menos bom, vai tentar regressar aos bons resultados. É um percurso de cinco jogos que nos podem encaminhar para o título e é nisso que estamos focados», garantiu.

O técnico lembra que o «F.C. Porto tem sido alvo de crítica pouco fundamentada, em que tem havido alguma sobrevalorização do que é negativo em detrimento do que é positivo», garantindo que a equipa, apesar da eliminação da Taça da Liga e da derrota na primeira mão da Taça de Portugal frente ao Benfica, «mantém-se forte e tem evoluído», «numa fase em que se calhar tem estado mais presente com resultados e exibições.»

«Somos a equipa com mais golo»

Os dragões estão preparados para o imprevisível, mesmo que não seja comum um clube como o F.C. Porto sofrer três derrotas na parte final do campeonato e, assim, deixar fugir um título nacional. «Não é impossível perder três jogos. Esse imprevisível foi claro na forma como perdemos frente ao Sevilha, em que tivemos várias vezes em frente à baliz sem marcarmos. Mas somos a equipa com mais golo em Portugal, se contabilizarmos a Liga Europa, e dizer que temos de melhorar a finalização também não tem cabimento.»

«O F.C. Porto normalmente marca e está num percurso que julgamos positivo. No entanto, esta série de cinco jogos que queremos positivo pode ser negativo e levar ao imprevisível», reconheceu o técnico.

«Derrota com pouco peso»

Villas-Boas desvalorizou a derrota com o Sevilha ,na segunda mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa, reforçando a ideia de que a eliminatória esteve sempre controlada.

«Na nossa análise, depois da primeira mão e quando a expetactiva de muita gente era que tudo tinha terminado, o Sevilha foi complicado no segundo jogo. Conseguimos geri-lo, mas infelizmente não conseguimos marcar. Depois, nos minutos finais e com dez, fizemos as alterações necessárias para seguir em frente. É uma derrota com pouco peso, porque são os dois jogos que contam e o grupo está feliz por passar à fase seguinte», concluiu.


in "maisfutebol.iol.pt"

Olhanense-F.C. Porto (antevisão): venham mais cinco

André Villas-Boas pede mais cinco. Sem, garante quem lá esteve, qualquer indirecta relacionada com a goleada frente ao Benfica, na primeira volta. Até porque a memória da derrota no Dragão, a segunda de três em casa, está bem presente. São cinco vitórias, quinze pontos para garantir, quanto antes, a conquista do título nacional.

Na ressaca do sucesso europeu, com eliminatória sofrida mas superada frente ao Sevilha, o F.C. Porto volta a olhar para dentro. Neste caso, para o Olhanense, onde o espera uma equipa sem registo de desaires caseiros. Curioso registo, frente a um líder com um trio de imprevistos, no seu reduto. Todos extra-Liga. Afinal, o principal objectivo dos dragões. 

O Velho Continente futebolístico olha para este F.C. Porto como um dos principais favoritos à conquista da Liga Europa. Seria o maior cartaz publicitário para a equipa da Era André Villas-Boas. Talvez. Mas não há espaço para dúvidas. No Olival, fala-se sobretudo do campeonato. 

«O F.C. Porto sofre da necessidade absoluta de voltar a ser campeão, é o sentimento comum que todos temos», reconheceu o jovem técnico, nesta sexta-feira. Para tal, no arranque para o último terço da época, fica traçado o objectivo: um dragão cem por cento vitorioso até sair do Estádio da Luz.

Falcao a voar no Algarve

Estratégia clara e anunciada de véspera. O F.C. Porto quer chegar ao clássico com dinâmica de vitórias, expressão popularizada no passado recente. E chegar para vencer, ali mesmo, no Estádio da Luz. Antes de mais, o Algarve.

Frente ao Sevilha, numa segunda mão onde nem precisava tanto, os dragões passaram dezenas de minutos à procura do golo. Falharam em quantidades inacreditáveis. Com o regresso de Falcao, ele que viu a barra negar-lhe a festa, o ataque espera voltar a carburar ao mais alto nível.

O avançado colombiano deixou de ser um problema e espera ser solução. Ele e Alvaro Pereira, um lateral de andamento incomparável. Rafa é o único lesionado. Cristian Rodriguez e Walter, dois jogadores com crédito junto dos adeptos, ficam de fora.

Faquirá não quer saber dos outros

Dauto Faquirá quer um Olhanense a olhar para o seu umbigo. Não pensa satisfazer os benfiquistas, os sportinguistas, não pensa em Hulk, não está «preocupado com A, B ou C». Eis o crédito acumulado pela bela campanha da formação algarvia na presente edição da Liga.

«Não quero saber dos benfiquistas, sportinguistas, etc. Mas, se eles ficarem felizes depois do jogo, é sinal que o Olhanense teve sucesso», brincou Faquirá, na antevisão do encontro, acrescentando mais tarde: «Se dissesse a um jogador da minha equipa que ia alterar a forma de jogarmos por causa do Hulk, ele dizia-me que eu estava maluco.»

O Olhanense não muda. Essa tem sido, aliás, a receita para o sucesso. Uma identidade forte, imutável. Seguindo esse caminho, os pequenos deixam de o ser, ou pensar como tal: «Jogamos sempre com 4 defesas em linha, 3 médios e 3 jogadores de ataque.»

EQUIPAS PROVÁVEIS:

OLHANENSE: Ricardo Baptista; João Gonçalves, Maurício, André Micael e Carlos Fernandes; Fernando Alexandre, Nuno Piloto e Rui Duarte; Jorge Gonçalves, Djalmir e Paulo Sérgio.

F.C. PORTO: Helton; Fucile, Rolando, Otamendi e Alvaro Pereira; Belluschi, Fernando e João Moutinho; Hulk, Falcao e Varela.


in "maisfutebol.iol.pt"

PEDRO GIL: «ACREDITO QUE VAMOS TRAZER OS TRÊS PRONTOS»


O FC Porto Império Bonança inicia este sábado, em Porto Santo (16h00), um ciclo decisivo na luta pelo título nacional. Depois dos madeirenses, seguem-se Benfica e Candelária, mas, para já, Pedro Gil apenas pensa no desafio da 20.ª jornada, frente a uma equipa que se deve fechar e explorar o contra-ataque.

Crença na vitória
«Se conseguirmos impor o nosso ritmo e respectivo andamento, do início ao final da partida, à imagem do que temos feito nos últimos três ou quatro jogos, vamos ultrapassar a equipa adversária. Acredito que vamos trazer os três prontos para o Porto e é isso que interessa.»

Análise do adversário
«Esperamos uma equipa fechada, à imagem do que aconteceu na primeira volta, no Dragão Caixa. Eles têm um guarda-redes espanhol [David Arellano] com muita qualidade, que ocupa bem a baliza e transmite muita confiança à equipa, permitindo o desenvolvimento de inúmeros contra-ataques.»

Ciclo decisivo
«Sabemos que os próximos dois meses serão decisivos, com muitos jogos importantes pela frente. Já alcançámos o apuramento para a ‘final oito’ da Liga Europeia, o que significa menos uma preocupação para nós. No sábado temos esta deslocação difícil e depois recebemos o Benfica. No entanto, vamo-nos concentrar no próximo jogo, que é sempre o mais importante. Vamos lutar para alcançar mais uma vitória, de forma a prosseguirmos no trilho positivo.»

Subida de forma
«Tenho vindo a subir de forma desde o Natal. Esta época não tenho conseguido marcar tantos golos como gostaria, mas considero que tenho ajudado a equipa, com assistências e trabalho defensivo. Tenho feito um bom trabalho colectivo, por isso sinto que estou no bom caminho. Espero ajudar o FC Porto Império Bonança a alcançar todos os títulos a que se propõe.»


in "fcp.pt"

Mourinho recomenda Falcao ao Inter

Um dia depois de ter marcado presença no Estádio do Dragão, por meio de um emissário destacado para assistir ao jogo frente ao Sevilha, o Inter de Milão viu-se ontem associado a uma possível ofensiva para resgatar Falcao ao FC Porto já no final da temporada, por indicação de José Mourinho. Segundo a comunicação social italiana, os dirigentes do campeão europeu "estarão a preparar para os próximos dias uma reunião" com os responsáveis portistas, por forma a apresentaram uma proposta concreta que, a acreditar nas notícias vindas de Itália, rondará os 20 milhões de euros. Um valor que pode ser considerado interessante, mas que dificilmente chegará para satisfazer as pretensões da SAD azul e branca. Pelo menos para já.

Certo nesta altura é que se aperta o cerco a vários jogadores do plantel do FC Porto, como se percebe pela quantidade anormal de grandes clubes europeus que se fizeram representar no jogo com o Sevilha: para além do Inter de Milão, também estiveram presentes no Estádio do Dragão nomes como Manchester City, Manchester United, Chelsea, Barcelona, Bayern de Munique e Juventus, entre outros. Neste contexto, parece garantido que o próximo defeso vai ser positivo para o FC Porto no plano financeiro se for essa a intenção do clube, uma vez que não faltam emblemas interessados em vários jogadores do actual plantel. É que, para além de Falcao, Hulk e Rolando - sobretudo estes - também têm sido constantemente ligados a uma possível transferência...
No que diz respeito a Falcao, não haverá nesta altura muito mais a acrescentar, uma vez que ainda não chegou nenhuma proposta oficial à SAD do FC Porto, sendo apenas certo que os cerca de 5,5 milhões de euros investidos no avançado estão a ter retorno no relvado e, muito provavelmente, o mesmo acontecerá fora dele num futuro próximo.

Special One continua próximo de Moratti

Segundo a Imprensa italiana, a contratação de Falcao terá sido sugerida ao Inter de Milão por... José Mourinho. O antigo treinador do campeão europeu terá recomendado o avançado colombiano aos dirigentes do clube italiano, em especial ao presidente Massimo Moratti, com quem mantém uma relação de proximidade, mesmo estando agora a treinar o Real Madrid. No entanto, e depois das palavras elogiosas de Mourinho, o Inter de Milão passou a seguir as exibições de Falcao com maior atenção, tendo sido mesmo presença assídua nos jogos do FC Porto ao longo desta temporada...

Goleador confirmado pela estatística

Os números que Falcao apresenta no FC Porto são impressionantes: no último ano e meio, o internacional colombiano marcou 53 golos em apenas 69 jogos, estando agora a apenas dois de atingir a centena na carreira, depois de lhe ter acrescentado mais 45 no tempo que passou pelo River Plate. Em Portugal, e quando comparado com a Argentina, Falcao marca mais em menos tempo, faltando-lhe fazer golos em apenas uma competição; já marcou na Liga dos Campeões (4), na Liga Europa (8), no campeonato (33), na Taça de Portugal (7) e até na Supertaça (1), mas nunca conseguiu fazer golos na Taça da Liga, numa prova em que até já foi utilizado em quatro ocasiões. Um pormenor numa história de um goleador que ainda só marcou um golo em 2011 - na recepção à Naval.

in "ojogo.pt"

Belluschi garante equipa preparada para Olhão

O FC Porto defronta já amanhã o Olhanense, naquele que será mais um teste complicado à liderança do dragão, não só pela qualidade do adversário, comprovada pelos resultados garantidos esta época, sobretudo em casa, mas também pelo facto de a equipa azul e branca ter tido apenas três dias a separar os dois jogos. Belluschi, que esteve em destaque precisamente no último, frente ao Sevilha, garante que um eventual cansaço não será problema; nas preocupações há apenas espaço para a qualidade do Olhanense. "Vai ser um jogo muito difícil. É uma equipa muito forte, sobretudo em casa, mas vamos jogar como sempre, com vontade de vencer para continuarmos distanciados no topo da classificação", garantiu o médio argentino. A verdade é que o Olhanense ainda não perdeu em casa esta temporada: no campeonato, soma quatro vitórias e cinco empates nos nove jogos já disputados, o último dos quais na recepção ao Sporting, que terminou com dois golos para cada lado.

in "ojogo.pt"

Vieirinha: "Se dominar no meio, ganha"




A caminhada europeia do FC Porto passa agora por Moscovo, onde terminou a de Vieirinha, que esteve quase, quase a regressar ao Dragão como adversário. "Foi pena, seria especial. Não só pelo reencontro, mas sobretudo porque acho que a nossa equipa não foi inferior nos dois jogos com o CSKA e merecia continuar", diz a O JOGO. Foi-se a eliminatória, ficou o conhecimento directo dos perigos. Para além do gelo de Moscovo, referência incontornável, há outros obstáculos de carne e osso que convém memorizar. "Tosic é um extremo muito rápido e, claro, Vágner Love é também muito perigoso." Há outros avisos que vale a pena fazer: "Eles começaram os dois jogos em 4x4x2, mas o esquema não é muito rígido. Aliás, a mobilidade é mais um ponto complicado para travar."
Dito isto, Vieirinha continua a achar que há motivos para os adeptos portistas conservarem o optimismo. "O FC Porto é favorito. Nos dois jogos." E explica porquê: "É mais forte, não só como equipa, mas também nas individualidades. Hulk, Falcao ou Varela podem resolver, apesar de ter gostado muito de um dos centrais. Mas, para mim, o segredo está no meio-campo. Se o controlar, e o CSKA é um bocado displicente pelo meio, o FC Porto ganha." A próxima dica encaixa que nem uma luva no estilo de jogo defendido por Villas-Boas. "Posse de bola é fundamental. O PAOK conseguiu dominar assim a primeira parte", explica.

Contratualmente desligado do FC Porto, Vieirinha está, ainda assim, identificado com o que se passa no Dragão. "Vi o jogo com o Sevilha e, mesmo com a derrota, deu para perceber que geriram bem a eliminatória. O que têm feito, não só na Liga Europa como no campeonato, prova que podem chegar à final." O sonho europeu do PAOK terminou. "Apostamos na Taça", diz Vieirinha, que viu o talento reconhecido na Grécia, ao ponto de ter sido alvo dos dois emblemas mais fortes de Atenas. "Falou-se disso, mas é impossível. Os adeptos do PAOK, que são especiais, achariam sempre uma traição. Daqui só me deixam sair para outro país." E há hipótese? "Embora gostasse de experimentar campeonatos como o espanhol, o inglês ou o italiano, não penso muito nisso. Deixei-me de ilusões, vivo com o que tenho, e a minha realidade é o PAOK, onde sou feliz." Menos feliz anda Jesualdo Ferreira, no Panathinaikos. "Está difícil para ele, mas precisa de tempo. Se lho derem, pode fazer um bom trabalho. Os clubes de Atenas vivem de ciclos e, em três ou quatro meses, é difícil mudar."

Sintético é fácil, o frio nem por isso...

Em Moscovo, nesta altura do ano dá para contar todos os ossinhos do corpo, que doem de tanto frio. "Jogámos com menos 15 ou 16 graus", conta um Vieirinha habituado ao clima ameno da Grécia. "A mim, custou-me tudo, sobretudo nos primeiros minutos. Os dedos dos pés e das mãos gelam. Vai-se aquecendo com o jogo e com a roupa adequada. 'Collants', luvas, tudo ajuda. Mas isso é uma coisa que o FC Porto sabe, porque já jogou nessas condições. Ainda este ano, lembro-me de os ter visto a jogar na neve quando foram à Áustria."

Além do frio, que se deverá manter quando o FC Porto visitar a Rússia - dia 10 de Março -, há outra experiência à espera dos portistas: o relvado sintético. "O frio foi mais complicado, pelo menos para mim; já estava habituado aos sintéticos, porque era normal usarmos quando estive no FC Porto. Até parece um campo normal, a única dificuldade, talvez por causa da temperatura, foi dominar a bola. Saltava muito, o que dificultava bastante no um contra um". No Olival e no Vitalis Park, não faltam sintéticos para André Villas-Boas adaptar a equipa, e o mais provável é que o treinador não dispense uns ensaios para garantir a adaptação total e evitar que os sonhos europeus patinem nos oitavos.

FMI no futebol grego nota-se nas bancadas

Na Grécia, a intervenção do Fundo Monetário Internacional (FMI) foi o caminho para atenuar a catástrofe financeira. Por cá, os portugueses vão-se familiarizando com a sigla, e importava perceber o impacto desse aperto de cinto no futebol. "O PAOK é uma realidade à parte, porque os adeptos enchem sempre o estádio. Mas sim, nota-se a crise , sobretudo nas bancadas, por causa das restrições financeiras a que os gregos estão sujeitos. Para um jogador, financeiramente continua a compensar jogar no campeonato grego. Os atrasos salariais são os normais. No que me diz respeito, que é o PAOK, não tenho razões de queixa." Em todo o caso, reforça Vieirinha, é bom que os clubes portugueses se preparem para o impacto...

in "ojogo.pt"

Iturbe não representará mais o Paraguai

AVANÇADO JOGOU PELA ARGENTINA


O avançado argentino Juan Iturbe, recentemente contratado pelo FC Porto, reafirmou hoje que jamais voltará a vestir a camisola da seleção paraguaia de futebol, depois de ter representado a Argentina no sul-americano de sub-20, no Peru.
"Essa questão já está decidida. Na Argentina trataram-me melhor. Não vou voltar atrás. O Paraguai é passado, não quero voltar a esse tema", afirmou Iturbe, 17 anos, após uma audiência com o Presidente paraguaio, Fernando Lugo.
Filho de pais paraguaios, Iturbe mudou-se há um ano para a Argentina depois de ter entrado em conflito com os paraguaios do Cerro Porteño, clube onde atuou nas camadas jovens e ao qual regressou há semanas atrás para disputar a liga e a Copa Libertadores da América.
Durante a estada na Argentina, Iturbe andou a treinar-se no Quilmes, foi convocado para a seleção argentina que esteve no Peru a disputar o sul-americano de sub-20, torneio em que se destacou, acabando por assinar contrato com o FC Porto.
A imprensa paraguaia admitiu que Fernando Lugo, adepto do Cerro Porteño, tenha apelado ao jogador para que voltasse atrás na recusa em vestir a camisola do Paraguai, mas o avançado esclareceu que durante a audiência o assunto nem sequer foi abordado.
"Agradeci o convite para o encontro e conheci o palácio. O Presidente queria conhecer a minha família. Nunca tocámos no tema da seleção", afirmou.
Iturbe foi o autor de dois golos da vitória do Cerro Porteño sobre os chilenos do Colo Colo (5-2), revelou ainda que convidou o presidente a assistir sábado ao "derby" com o Olímpia.
in  "record.pt"

A última etapa da volta à Liga

DRAGÕES PODEM FECHAR O CICLO DE UM CAMPEONATO E UM ANO SEM PERDER

Começou e pode acabar com o Olhanense a volta do FC Porto à Liga. Os dragões procuram o 30.º jogo sem perder para o campeonato, o que corresponde a um torneio completo e espelha a solidez da equipa no último ano.
É que passar no Algarve significará também um ano sem derrotas na Liga, num ciclo iniciado logo após a derrota com o Sporting (0-3), em Alvalade, a 28 de fevereiro do ano passado. Por aqui se enquadra a superioridade do dragão neste campeonato, aproveitando o embalo trazido do epílogo da era Jesualdo Ferreira.
in "record.pt"

As contas da corrida entre o FC Porto e o Benfica

Caso se repetissem os resultados da época passada nas dez jornadas da liga portuguesa que resta disputar, o FC Porto iria garantir a conquista do título nacional, terminando, nesse caso, com cinco pontos de vantagem sobre o Benfica. A extrapolação é apenas um indicador e não é, obviamente, totalmente fiável, até porque os portistas irão defrontar o Portimonense (fora), com quem não jogaram em 2009/10, não havendo por isso qualquer termo de comparação. Acontece o mesmo com o Benfica relativamente ao mesmo Portimonense e também ao Beira-Mar (ambos na Luz).

Nas nove jornadas da época passada em que defrontou os mesmos adversários (e nos mesmos estádios) que ainda lhe restam defrontar no actual calendário, o FC Porto desperdiçou oito pontos, todos fora de portas (ver quadro). Perdeu na Luz (1-0), empatou em Paços de Ferreira (2-2) e perdeu nos Barreiros, no Funchal. O Benfica, por seu lado, nos oito jogos em questão, saiu derrotado de Braga (2-0) e cedeu dois pontos em Olhão (2-2). Ou seja, o FC Porto desperdiçou um total de oito pontos, enquanto as perdas do Benfica se resumiram a cinco pontos. Como a actual vantagem do FC Porto no campeonato sobre o seu mais directo perseguidor é de oito pontos, o FC Porto manteria uma confortável margem de segurança no caso de desfechos idênticos. 

Acresce que o FC Porto tem ainda a vantagem de ter batido o Benfica no Dragão por cinco golos sem resposta, na primeira volta do actual campeonato. Jorge Jesus ter-se-á esquecido desse pormenor quando, após o importante triunfo do Benfica em Alvalade, afirmou que a sua equipa estava agora a apenas cinco pontos do líder. Para além de ter dado como garantida a vitória sobre o FC Porto no encontro que apenas terá lugar na 25.ª jornada, terá desvalorizado a necessidade de marcar seis golos sem resposta à equipa portista, o que não é muito verosímil. Caso isso não aconteça, o Benfica terá de anular, de facto, nove pontos.

O Benfica tem a seu favor o facto de ir disputar cinco jogos no seu estádio e outros campos alheios, enquanto o FC Porto jogará apenas quatro vezes no Dragão, sendo que uma das suas seis viagens será exactamente à Luz. Acresce que os portistas terão ainda que se haver, no seu estádio, com o Sporting, o que não deixa de ser um jogo com algum risco, mesmo levando em conta a presente debilidade que a equipa "leonina" denota. Mas o Benfica também terá de ter muito cuidado, principalmente nas deslocações a Paços de Ferreira (onde mora o surpreendente quinto classificado), a Braga, a Olhão e até a Vila do Conde.

Salta, por isso, à vista que só uma verdadeira hecatombe poderá fazer com que o FC Porto desbarate toda a sua vantagem. Nas 20 jornadas já realizadas, a equipa de André Villas-Boas desperdiçou apenas quatro pontos (empatou em Alvalade e em Guimarães), somando 56 dos 60 possíveis. O Benfica, que totaliza 48 pontos, deixou pelo caminho 12 pontos, fruto de quatro derrotas. Três delas aconteceram nas quatro primeiro jornadas (em casa com a Académica e fora com o Nacional e o Guimarães) e a restante foi a já referida goleada sofrida no Dragão.

Por isso, é incontornável a conclusão de que o Benfica hipotecou as suas ambições com o pior arranque de campeonato da sua história. É verdade que o FC Porto teve recentemente uma quebra considerável de produção, fruto de algumas ausências importantes e, quiçá, também de algum deslumbramento. Mas isso acabou por não se reflectir nas contas do campeonato, ao contrário do que aconteceu na Taça da Liga. Mais do que isso, com os regressos de Álvaro Pereira e Falcão, fica a ideia de que os portistas recebem um suplemento vitamínico importante, até porque a segunda delas implica o regresso de Hulk aos terrenos onde ele é mais desequilibrante e explosivo. A derrota frente ao Sevilha poderia ter deixado sequelas se tivesse resultado no afastamento da Liga Europa. Assim, o mais provável é que seja apenas vista como um acidente de percurso, até pelas circunstâncias estranhas em que aconteceu, num jogo em que ficou a ideia que os portistas poderiam ficar toda a noite a rematar à baliza de Varas que a bola jamais acabaria por entrar.

Esta realidade não é a mais atractiva para quem gostaria de assistir a um campeonato competitivo e ainda interessante até ao fim, algo em que é difícil de acreditar até levando em linha de conta o excessivo desnível que existe entre o FC Porto e o Benfica e todos os restantes adversários, no que acaba por ser um dos grandes óbices do futebol português. De facto, seria bem mais aliciante assistir a um braço-de-ferro duradoiro entre as duas principais equipas portuguesas. Até para o negócio desta indústria em que há tantos interesses paralelos, designadamente os ligados aos sectores das apostas desportivas e da própria comunicação social. 

Com o Benfica de regresso ao futebol-champanhe e com o FC Porto ainda e sempre fiável, a coisa prometia. Mas o FC Porto acaba por ser o menos culpado por isso provavelmente não ir acontecer...

O que resta jogar

Benfica*
21.ª Benfica-Marítimo (1-1)
22.ª Sp. Braga-Benfica (2-0)
23.ª Benfica-Portimonense**
24.ª P. Ferreira-Benfica (1-3)
25.ª Benfica-FC Porto (1-0)
26.ª Naval-Benfica (2-4)
27.ª Benfica-Beira-Mar**
28.ª Olhanense-Benfica (2-2)
29.ª Rio Ave-Benfica (0-1)
30.ª Benfica-U. Leiria (3-0)

FC Porto*
21.ª Olhanense-FC Porto (0-3)
22.ª FC Porto-Guimarães (3-0)
23.ª U. Leiria-FC Porto (1-4)
24.ª FC Porto-Académica (3-2)
25.ª Benfica-FC Porto (1-0)
26.ª Portimonense**-FC Porto 
27.ª FC Porto-Sporting (1-0)
28.ª V. Setúbal-FC Porto (2-5)
29.ª FC Porto-P. Ferreira (1-1)
30.ª Marítimo-FC Porto (1-0)

* Entre parêntesis, os resultados verificados na época passada

** Equipas promovidas



Bruno Prata in "publico.pt"

Andebol - FC Porto com «vantagem perigosa»


Os azuis e brancos venceram a formação espanhola do Ademar León, na primeira mão dos oitavos de final da Taça EHF, por 26-25 no Dragão Caixa.
A segunda mão está marcada para este sábado, às 17 horas portuguesas, e a formação da cidade do Porto vai procurar assegurar a passagem aos quartos de final da Taça EHF, levando apenas um golo de vantagem.
Na quinta-feira, o técnico Obradovic e o pivot Tiago Rocha estiveram presentes na superflash, realizada no auditório do Dragão Caixa, que serviu para antever o encontro com os espanhóis.
«A vantagem por um ou quatro golos acaba por não ser muito relevante. O Ademar León é uma boa equipa e não podemos entrar em campo a pensar na vantagem de um golo; vamos encarar o desafio como se a eliminatória estivesse empatada», disse o técnico dos azuis e brancos.
Obradovic acrescentou ainda que a sua equipa, a jogar em casa na primeira mão, podia ter feito muito melhor.
«Podíamos ter feito melhor no primeiro jogo; faltou-nos sorte em alguns lances e ainda nos estamos a adaptar aos critérios da arbitragem internacional. Mas acredito que podemos melhorar bastante nesta partida; queremos eliminar certos erros e afinar alguns pormenores tácticos. A equipa tem de acreditar nas suas capacidades», disse.
Tiago Rocha esteve ausente durante um período a recuperar de lesão mas já jogou alguns minutos no duelo ibérico da primeira mão.
«Ainda não me sinto ao nível em que estava no período anterior à lesão. No entanto, tenho trabalhado para atingir a melhor forma», explicou o atleta do FC Porto, mostrando-se mais preocupado que o treinador com a vantagem mínima que levam para a cidade espanhola.
«Temos uma vantagem um pouco perigosa. No primeiro jogo, tivemos momentos bons e menos bons e sabemos que temos de fazer um bom jogo no sábado», atirou.
in "sapodesporto.pt"



Ranking UEFA: Portugal aumenta vantagem sobre a Rússia

Equipas portuguesas com melhor desempenho do que as de Itália!




Mais uma jornada positiva para as contas portuguesas no ranking da UEFA, apesar da eliminação do Sporting: duas vitórias (Benfica e Sp. Braga) um empate (Sporting) e apenas uma derrota (F.C. Porto) permitem às equipas lusas aumentar significativamente o total de pontos em 2010/11 (11.800), ultrapassando mesmo o desempenho das equipas italianas nesta temporada (11.000). Portugal tem, nesta altura, o quarto melhor registo da Europa, apenas atrás de Inglaterra, Espanha e Alemanha.

Os resultados permitem também aumentar a vantagem sobre os perseguidores mais próximos, Rússia (uma vitória e três empates) e Ucrânia (duas vitórias e uma derrota). Portugal continua na frente da corrida a três pelo sexto lugar, mas agora com 1,055 pontos de vantagem sobre os russos (que mantêm três equipas) e 2,046 sobre os ucranianos (apenas duas).

O sexto lugar vale dois lugares certos na fase de grupos da Liga dos Campeões e uma terceira vaga nas pré-eliminatórias em 2012/13, mas terá de ser defendido durante esta campanha.

* Ponto da situação (actualizado a 24 de Fevereiro de 2011):


País2006/072007/082008/092009/102010/11TotalEquipas
1ºInglaterra16.62517.87515.00017.92815.50082.9286/7
2ºEspanha19.00013.87513.31217.92813.21477.3294/7
3ºAlemanha9.50013.50012.68718.08314.33368.1033/6
4ºItália11.92810.25011.37515.42811.00059.9813/7
5ºFrança10.0006.92811.00015.00010.58353.5113/6
6ºPortugal8.0837.9286.78510.00011.80044.5963/5
7ºRússia6.62511.2509.7506.1669.75043.5413/6
8ºUcrânia6.5004.87516.6256.4168.75042.5502/6
9ºHolanda8.2145.0006.3339.4169.83338.7963/6
10ºTurquia6.1009.7507.0007.6004.60035.0500/5


*Este ranking vai sendo actualizado com os resultados da época 2010/11 e determina a distribuição nas provas europeias em 2012/13. 

Sistema de cálculo: São consideradas as últimas cinco temporadas. Para cada uma, considera-se o total de pontos conseguidos pelas equipas (2 por vitória, 1 por empate, metade destes valores nas pré-eliminatórias), dividido pelo total de equipas desse país que participam nas competições europeias do ano em causa. A isto há que acrescentar cinco pontos de bónus por cada presença nos oitavos-de-final da Champions e, depois, nas duas provas, um ponto pelos quartos-de-final, meias-finais e outro ainda pela chegada à final. O acesso à ronda de grupos da Liga dos Campeões rende quatro pontos de bónus.

in "maisfutebol.iol.pt"

Hulk há seis jogos sem marcar

Hulk nunca esteve tanto tempo sem marcar golos. Já lá vai quase um mês desde que apontou o último, frente ao Nacional, a 26 de Janeiro. Passaram-se seis jogos desde que entrou num profundo jejum, o que nunca acontecera esta temporada, em que se tornou o artilheiro da equipa, com 24 golos. Mais cinco do que os somados (19) no conjunto das duas épocas anteriores... 

A máxima provação por que o avançado brasileiro passou foram três desafios sem acertar direito na baliza adversária, e numa só ocasião, entre 21 de Novembro e 6 de Dezembro do ano passado - Moreirense, Sporting e Rapid. Três partidas em que o FC Porto fez um total de cinco golos, todos da autoria de... Falcao!

Aliás, não podia ser mais notória a diferença que faz jogar com ou sem El tigre na frente de ataque da equipa azul-e-branca. Apesar da estreia explosiva de Hulk na posição de ponta-de-lança após a saída de cena, por lesão, do colombiano, com três golos em dois jogos (Beira-Mar e Nacional), a verdade é que depois disso nunca mais foi o mesmo. Melhor, nunca mais marcou nenhum golo. 

Hulk não perdeu aquela sua natural agressividade, que lhe está no sangue, nem sequer deixou de criar ou ter oportunidades de golo. Deixou, isso sim, foi de ser eficaz. 
Inclusivamente, até a sorte, que protege normalmente os audazes como Hulk, lhe virou costas, como se viu neste segundo e último jogo com o Sevilha, no Dragão, onde parece que forças tão superiores como estranhas resolveram virar-se contra si, tantas as situações de golo desperdiçadas. Quando tudo levava a crer que a bola ia entrar na baliza da equipa espanhola, era o guarda-redes Javi Varas, como que possuído por algo sobrenatural, a evitar que o brasileiro facturasse...

Feitas as contas aos golos que deixou de marcar, Hulk interrompeu um ciclo brilhante, pois antes de Falcao se lesionar, na Figueira da Foz, a 16 de Janeiro, apontara 24 golos em 30 jogos oficiais dos azuis-e-brancos na presente temporada.



in !abola.pt"

Inter acena com 20 milhões por Falcao

O avançado Radamel Falcao, do FC Porto, já estava referenciado pelo Inter que, por recomendação de José Mourinho, vai mesmo avançar com uma proposta com vista à contratação do colombiano para a próxima temporada.

De acordo com o CalcioMercato, Mourinho, ex-treinador do FC Porto e Inter, recomendou aosnerazzurri a contratação de Falcao, pelo que os responsáveis do clube de Milão estão a preparar para breve uma reunião na Invicta com os dirigentes do FC Porto.

Na pasta, os italianos trazem 20 milhões de euros para tentar convencer os portistas a libertar o avançado de 25 anos, que leva oito golos apontados em 14 jogos de dragão ao peito.


in "abola.pt"