quinta-feira, 28 de março de 2013

RUI GOMES: "GRANDE VONTADE" DE REGRESSAR ÀS VITÓRIAS


Rui Gomes antecipou esta quinta-feira, em superflash, o jogo da 33.ª jornada da Segunda Liga, em que o FC Porto B visita o Marítimo B (sábado, 15h). Os Dragões, que têm treinado com muitas baixas devido aos compromissos das selecções, confiam no regresso às vitórias, perante um adversário que “tem vindo a crescer” nos últimos jogos. 

A vontade de regressar às vitórias
“A nossa grande vontade é regressar às vitórias. Vínhamos de dois triunfos antes do jogo com o Atlético [0-1], uma partida que quebrou uma sequência de vitórias que pensávamos ser possível. Foi um jogo que nos insatisfez, já que as partidas anteriores não nos faziam prever a primeira parte que viemos a fazer e depois tivemos de correr atrás do prejuízo e reparar essa má primeira metade do jogo.”

Um adversário que tem vindo a crescer
“Vamos defrontar um adversário muito difícil, que tem uma das melhores equipas da competição, que vinha fazendo um campeonato muito bom e que a certa altura começou a perder jogos atrás de jogos acabando por ir para uma posição que não é a sua. O Marítimo B tem efectivamente uma belíssima equipa, com jogadores de muita qualidade e com uma forma de jogar que é das mais atractivas desta divisão. Por isso, perspectivo um jogo muito complicado, perante uma equipa que tem vindo a crescer.”

O regresso às rotinas da equipa
“Estivemos cerca de 15 dias a treinar com 10 elementos e só esta quinta-feira, dois dias antes do jogo, é que pudemos contar com quase toda a gente. Esta não foi a melhor forma de preparar o jogo, mas espero que sejamos suficientemente fortes para nos focarmos no essencial e para nos lembrarmos das nossas rotinas de jogo, já que houve muitos jogadores sujeitos a outro tipo de rotinas nas selecções. Espero que depois de tudo isto sejamos capazes de dar uma grande resposta e ganhar o jogo.”

As motivações que guiam o FC Porto B
“Em termos de objectivos, motiva-nos o facto de podermos ultrapassar o actual sétimo lugar e sermos os melhores entre as equipas B. Depois de estarmos a quase 20 pontos de distância do Sporting, a dada altura conseguimos encurtar para quatro pontos e sentimos que esse poderia ser um objectivo para o resto da época e não deixamos de o sentir. Faltam nove jogos e tudo é possível; temos de perseguir esse tipo de objectivos, já que não há outros a não ser os individuais.


in "fcp.pt"

Jackson "Por mim jogaria os 90 minutos"

Jackson comenta o facto de nem sequer ter saído do banco nos últimos dois jogos da Colômbia.


O portista até tinha marcado na última internacionalização, mas não foi tido nem achado para a jornada dupla da Colômbia, que venceu a Bolívia (5-0) e perdeu na Venezuela (1-0). Jackson não alinha em polémicas, mas sempre vai dizendo que estava preparado para mais. "Estou a fazer um bom trabalho no meu clube e, se dependesse de mim, jogaria os 90 minutos, mas Pekerman é que sabe", defendeu.

Jackson comenta, mas respeita a hierarquia. "O selecionador tem as suas razões, não me explicou nem eu lhe perguntei [porque não joguei], não tenho autoridade para lhe exigir que me ponha a jogar", explicou, ainda que lembre os seus números em 2012/13: "Por mérito, estaria, mas há outros no banco nas mesmas condições."

O portista está em viagem para o Porto, onde se apresenta amanhã, seguindo com o plantel para o estágio antes do jogo com a Académica.


in "ojogo.pt"

Varela em dúvida para Coimbra


Mais uma dor de cabeça para Vítor Pereira, especialmente porque Atsu também continua lesionado. James e Izmailov de início são cada vez mais uma certeza, ainda que também haja Kelvin e Seba.
Silvestre Varela já se apresentou ao trabalho, mas não às ordens de Vítor Pereira.

Apesar de não ter sido titular contra o Azerbaijão - jogou apenas os últimos 17 minutos - o jogador trouxe da seleção nacional uma mialgia no adutor direito que o deixa em dúvida para o jogo de amanhã, contra a Académica.

Esta quinta-feira, Varela nem sequer subiu ao relvado. Limitou-se a fazer tratamento e só esta manhã se saberá se recupera a tempo de integrar a convocatória para Coimbra.

in "ojogo.pt"

MOUTINHO, VARELA E DEFOUR DE REGRESSO


João Moutinho, Varela e Defour já estiveram esta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde Vítor Pereira dirigiu mais um treino do FC Porto, que prepara a deslocação ao terreno da Académica (24.ª jornada, sábado, 18h15).

Porém, os internacionais portugueses não estiveram no relvado: o primeiro efectuou trabalho de recuperação no ginásio, enquanto Varela apresentou uma mialgia no adutor direito e limitou-se a tratamento. Já o belga Defour trabalhou com a restante equipa. Jackson Martínez e James, que estiveram ao serviço da Colômbia e tiveram o desgaste acrescido de uma viagem intercontinental, ainda não estiveram no Olival.

No que toca ao boletim clínico, Christian Atsu juntou trabalho de ginásio ao tratamento, enquanto Quiño trabalhou de forma condicionada. Refira-se ainda que o avançado Sebá, do FC Porto B, participou no treino da equipa principal. O plantel volta a trabalhar às 10h30 de sexta-feira, à porta fechada, no mesmo local.


in "fcp.pt"

Domingos: «Jackson vai procurar recuperar confiança»

TÉCNICO ACREDITA NA QUALIDADE DO AVANÇADO


Domingos Paciência fez esta quinta-feira a antevisão da deslocação do FC Porto ao terreno da Académica, da 24.ª jornada da Liga, acreditando que se vai assistir a um grande jogo em Coimbra.

“É sempre um jogo de pressão, pois estão os 3 pontos em disputa, mas isso passa depois da partida começar. A Académica vai jogar em casa e deve procurar ganhar, jogando em transição, e o FC Porto vai tentar assumir o jogo. A perspectiva é de um grande jogo, onde as duas equipas presentes têm objetivos ainda por atingir. Acaba por ser um jogo importante para ambas as equipas e interessante de seguir”, afirmou à Antena 1 o antigo jogador dos dragões e que também já orientou os estudantes.

O ex-goleador do FC Porto analisou ainda o momento de forma de Jackson Martínez, depois do colombiano ter falhado um penálti no empate dos azuis e brancos no terreno do Marítimo (1-1). “O avançado tem de pensar sempre de uma forma positiva, pois sabe perfeitamente que na posição onde joga o erro está iminente. Também sabe que a única forma de alterar isso e recuperar confiança é procurar marcar logo a seguir. Muita gente conhece jogadores que falhavam golos em cima da linha e depois na jogada seguinte concretizavam outras oportunidades. Os avançados vivem de confiança e penso que ele a vai procurar recuperar. Já mostrou qualidade, com os golos todos que marcou”.

in "record.pt"

F.C. Porto em Coimbra para «dar um sinal de força»


Vítor Pereira aposta na reconciliação com os bons resultados


Coimbra não traz memórias especialmente boas a Vítor Pereira. Foi na Cidade do Conhecimento que o treinador sentiu os sinais de provação mais aguda na época 2011/12, ao perder por 3-0 e ser eliminado da Taça de Portugal. 

Nada que atrapalhe a preparação do importante jogo de sábado. Os dragões, diz o técnico, vão visitar a Académica cheio de vontade de «dar um sinal de força».

«Queremos continuar a lutar pelos nossos objetivos. Eles estão necessitados de pontos, jogam perante os seus adeptos e têm qualidade. Acredito num bom jogo», sublinhou Vítor Pereira, em conferência de imprensa. 

«É nossa obrigação ir jogar à Académica para vencer. Temos essa obrigação perante nós próprios. Já nem digo perante os adeptos e o clube. O que está em jogo é o título, por isso só posso aguardar um sinal forte da equipa».

Perante esta leitura, qual é ainda a margem de erro do F.C. Porto na Liga? «A margem de erro é aquela que os resultados ditarem. Temos de ganhar os nossos jogos com o espírito de quem quer ganhar o título nacional». 

Questionado sobre o calendário de dragões e águias, o treinador optou por uma resposta defensiva. «Nunca se sabe se é mais complicado jogar com uma equipa que luta pela UEFA ou uma que luta pela manutenção. Não consigo responder. Talvez no plano teórico se possa analisar, mas não é fácil responder». 

E o título vai ser mesmo decidido no clássico do Dragão? «Começa a ser decidido já no próximo jogo e será sempre assim até ao fim». 

F.C. Porto: Vítor Pereira explica a estranha situação de Liedson

Treinador sugere que o levezinho pode começar a ser mais utilizado


Os números são esclarecedores: Liedson soma três presenças, divididas por 37 minutos, desde a sua chegada ao F.C. Porto. Por outras palavras, não tem contado para o treinador Vítor Perera. 

Ora, durante a conferência de imprensa desta quinta-feira, oMaisfutebol quis saber se o avançado luso-brasileiro ainda vai a tempo de ser útil aos dragões ou se a contratação feita em janeiro é, assumidamente, um falhanço. 

«Quando avançámos para o Liedson tínhamos a consciência de que ele não se ia apresentar nas melhores condições. Estava em plena pré-época», começou por historiar o treinador dos bicampeões nacionais, abrindo, porém, a porta para uma maior utilização no futuro.

«Agora está melhor. Está mais habilitado a ajudar-nos e acredito que até ao fim da temporada ainda nos vai ajudar», explicou Vítor Pereira.

Sugeriu-se, a seguir, que a eliminação da Liga dos Campeões terá roubado mais espaço ao antigo avançado do Sporting. Vítor Pereira não concorda. «Não é por aí, não penso dessa forma». 

V. Pereira: «Jackson? Quem assume responsabilidade tem dissabores»

Treinador do F.C. Porto não garante que o colombiano continue a marcar grandes penalidades


A pergunta colocava a dúvida sobre o futuro marcador de grandes penalidades do F.C. Porto. Jackson Martinez já desperdiçou três castigos máximos e, por isso, quis-se saber se o treinador dos dragões vai continuar a acreditar no colombiano para estes lances. 

Vítor Pereira nada garantiu. «Cabe-me a mim decidir. Se houver um penalty vocês verão quem vai marcar», disse o técnico, esta quinta-feira em conferência de imprensa, antes de elogiar o trabalho feito pelo colombiano «desde o início da temporada». 

«O Jackson tem-nos ajudado muito. É um jogador coletivo, gosta de assumir a responsabilidade. E quem assume a responsabilidade às vezes tem dissabores», completou o treinador. 

Vítor Pereira: «Não vou interferir na gestão de Paulo Bento»

Treinador do FC Porto e a polémica em torno de João Moutinho


Vítor Pereira lamenta não ter podido contar com João Moutinho nos últimos jogos do FC Porto, e evitou alimentar a polémica entre o presidente do clube e o selecionador.

«Em relação ao Moutinho, foi pena não contar com ele nos últimos jogos. Sei que agora vem com vontade de nos ajudar e vamos vê-lo ao melhor nível», começou por dizer o treinador do FC Porto. 

«O nosso presidente defende os interesses do clube, não seria de esperar outra coisa», disse ainda, depois de Pinto da Costa ter questionado a utilização do médio em Israel e de Paulo Bento ter reagido classificando essas observações como «postas de pescada»: 

«Em relação à gestão do Paulo Bento não vou interferir. Ele faz aquilo que acha ser o melhor. Esperamos que ele esteja nas melhores condições para nos ajudar já no próximo jogo.»

Antes do regresso da Liga após uma paragem de duas semanas, Vítor Pereira recusa a ideia de que tenha sido boa para o FC Porto, uma vez que se seguiu à perda de pontos na Liga e à eliminação na Liga dos Campeões: «Uma paragem depois de um empate nunca nos satisfaz. Queremos voltar a jogar e a ganhar rapidamente.»

in "maisfutebol.iol.pt"

SÓCIOS APROVAM CONTAS POR UNANIMIDADE


Os associados do FC Porto aprovaram por unanimidade (na generalidade e nas especialidade), na noite desta terça-feira, o Relatório e Contas referente ao período compreendido entre 1 de Julho e 31 de Dezembro de 2012, que fechou com um resultado líquido negativo de 2,970 milhões de euros. Ainda assim, verifica-se uma diminuição do prejuízo, face ao exercício homólogo, de cerca de um milhão de euros.

“Este resultado tem a ver com imparidades que tivemos de reconhecer, referentes à liquidação e dissolução da sociedade de basquetebol, de 2,050 milhões de euros. Tivemos ainda de constituir uma provisão, para uma contingência relativamente ao andebol. Temos as contas do grupo consolidadas, auditadas e uma fotografia do passivo financeiro. O total é de 136 milhões de euros, repartidos em oito pelo clube, 105 pela SAD e 21 pela EuroAntas, a empresa em que está concentrado o imóvel que é o estádio”, afirmou Angelino Ferreira, administrador da SAD do FC Porto e vice-presidente do clube ao Porto Canal e www.fcporto.pt.

O activo do clube é de 102,2 milhões de euros, enquanto o Passivo atinge os 41,6 milhões, o que garante capitais próprios acima dos 60 milhões de euros.


in "fcp.pt"

Nápoles não tem opção de compra sobre Rolando

Cardoso da Silva, empresário de Rolando, esclarece que os italianos não podem desinteressar-se de accionar opção de compra sobre o jogador, porque ela não existe.


O empresário de Rolando, Cardoso da Silva, desmente as notícias dos últimos dias que dão conta de um desinteresse do Nápoles em accionar uma cláusula de compra sobre o central do FC Porto.

O agente esclarece, em entrevista a Bola Branca, que não é verdade porque não existe opção de compra, no contrato de empréstimo celebrado pelos dois clubes.

"A questão não se coloca porque o jogador foi emprestado sem opção de compra. O empréstimo de cinco meses custou um milhão [ao Nápoles] e não há qualquer opção de compra. Nem sequer preferência", observa Cardoso da Silva. O jogador tem contrato com o FC Porto e se os italianos desejassem manter Rolando teriam que entrar em novas negociações.

De qualquer forma, o defesa não está a ser utilizado com a regularidade que gostaria. Realizou dois jogos na Liga Europa, frente ao Plzen, e dois da Serie A, totalizando 271 minutos. O facto do Nápoles estar bem no campeonato, na segunda posição, e do treinador confiar no plantel que construiu no início da época reduzem o espaço de manobra do central.

Walter Mazzarri, técnico da formação italiana, transmitiu-lhe, precisamente, isso, aquando da sua chegada. 
"O treinador foi honesto com ele. Disse-lhe que a equipa estava bem e que ele teria que lutar muito para conseguir um lugar", conta o representante de Rolando.

Neste momento, ao que tudo indica, o Nápoles não terá interesse em tentar a contratação do atleta que regressará ao Porto, no final da temporada.

Ficar no Dragão é uma possibilidade
Rolando saiu, por empréstimo, para Itália, porque não estava a ser opção no FC Porto. O central era quinta opção para Vítor Pereira. Contudo, Cardoso da Silva, recordando que o atleta tem contrato até 2015, não fecha a porta a um regresso ao passado em que Rolando era um jogador importante no clube.

"Esteve quatro anos [no Porto] como titular indiscutível. Os dirigentes do Porto gostam dele, por isso é que o Nápoles não tem opção de compra. Ele sempre soube respeitar a instituição. A vida dá muitas voltas, porque não poderá ele voltar", sublinha o empresário.

Rolando tem 27 anos, contrato com o FC Porto até Junho de 2015. Já disputou mais de 150 jogos com a camisola azul e branca.


in "rr.pt"

Marc Wilmots moraliza Defour


Steven Defour recuperou de problema nos adutores durante a concentração na seleção belga mas Marc Wllmots não o chamou para o jogo com a Macedónia. 

O médio do FC Porto mantinha a esperança de jogar alguns minutos na fase final da partida depois de recuperado da lesão, mas a oportunidade gorou-se. «Entendo que esteja frustrado, porque ficar no banco não dá prazer a ninguém, mas continuo a contar com ele para os próximos jogos», assinalou o selecionador da Bélgica, que também deixou fora do onze os consagrados Lukaku e Fellaini. 

Steven Defour regressou ontem ao Porto mas apenas hoje estará no Olival para iniciar a preparação para o jogo com a Académica.


in "abola.pt"

Izmailov ensaiado com El Bandido

TÉCNICO PROCUROU EXPERIMENTA SOLUÇÃO

À procura de evitar o empate na Madeira, Vítor Pereira lançou Marat Izmailov como derradeira cartada, fazendo sair Silvestre Varela, mas a troca de nada serviu. Os dragões perderam a pouca profundidade que tinham nos corredores e embrulharam-se em espaços interiores. A coabitação entre James e Izmailov revelou-se infrutífera. Antes disso, os dois só tinham estado juntos diante do Málaga. James entrou para o lugar de Varela, mas pouco depois Izmailov cedeu a sua posição a Christian Atsu. Desta vez, tentando contornar o momento negativo de Varela, Vítor Pereira poderá tirar partido do facto de Izmailov não ter ido à seleção para corresponder melhor em termos físicos. O russo também tem uma palavra a dizer.

in "record.pt"

Jackson fintou o desgaste

NÃO FEZ UM ÚNICO MINUTO PELA COLÔMBIA


O único desgaste a que Jackson Martínez esteve sujeito nesta deslocação à América do Sul foi mesmo a viagem, já que não cumpriu um único minuto pela seleção colombiana. Um motivo de alívio para os responsáveis portistas, uma vez que o avançado, de 26 anos, é um dos jogadores mais sobrecarregados do plantel, mas um sentimento de tristeza para o jogador, dado que continua sem ser utilizado em jogos de qualificação para o Mundial’2014. A última vez que o fez foi em junho do ano passado, ou seja, ainda não se tinha estreado pelos bicampeões nacionais.

Dessa forma, o Cha Cha Cha volta ao Porto sem desgaste competitivo, apresentando-se na máxima força para o duelo com a Briosa.

Quem também não foi utilizado pelo seu selecionador foi Steven Defour. Depois de ter falhado o primeiro encontro com a Macedónia, por lesão, o médio belga viu do banco os seus compatriotas vencerem novamente a seleção do leste. Tendo em conta que a deslocação foi menor, Defour, de 24 anos, regressa aos treinos já esta manhã, ao contrário de Jackson, que enfrenta uma viagem mais desgastante.

in "record.pt"

Confiança reforçada para James

FOI O PATRÃO DA COLÔMBIA A JOGAR NO MIOLO


A paragem nos campeonatos nacionais para que se realizassem os compromissos das seleções aproximou James Rodríguez de si próprio. O colombiano, de 21 anos, aproveitou da melhor forma a chamada de José Pekerman para os dois encontros da equipa cafetera referentes ao apuramento sul-americano para o Mundial’2014.

El Bandido deixa a Colômbia com a sua confiança reforçada, apesar de, ao nível coletivo, ter vencido apenas um dos dois desafios: bateu a Bolívia por 5-0, e perdeu com a Venezuela por 1-0. As razões para que James regresse à Invicta a um ritmo superior prendem-se com a sua utilização. Depois de ter iniciado a partida com a Bolívia sobre o flanco esquerdo do meio-campo, James passou a jogar como número 10, ao centro, na segunda parte desse mesmo jogo, e voltou a fazer o mesmo frente aos venezuelanos.

Para lá de ter atuado numa posição que lhe é grata, El Bandido só não disputou 7 dos 180 minutos possíveis. Regressa ao FC Porto pronto para ser titular diante da Académica, como médio-ala sobre um dos flancos. O outro... está em aberto.

in "record.pt"

ANTIGO TREINADOR AVISA "Jackson ainda só está a 65%"

Imre Kocsis, que o colombiano aponta como o seu pai futebolístico é contundente na avaliação que faz ao avançado, que treinou no Medellín há quase dez anos...


Bastou uma derrota na Venezuela para Jackson virar assunto na Colômbia. Neste caso, é a ausência do goleador do FC Porto que leva a crítica a questionar: como é que o avançado em melhor forma nem sai do banco na seleção? Imre Kocsis - irmão do mítico Sandor, que com Puskas comandou a era dos "mágicos magiares" - partilha das interrogações, mas quando ontem o encontrámos do outro lado da linha tínhamos em mente a revelação feita por Jackson, dias antes: 

"Porquê tantos golos? Por me ter preparado com o maestro Imre Kocsis". 

A dica levou-nos ao formador do atacante, que deu o exemplo da recente tremedeira nos penáltis para sustentar a sua análise ao jogador. 

"É flagrante o que cresceu. Quando apareceu no Independiente Medellín e comecei a trabalhá-lo individualmente, juntavam-se pessoas para o ver rematar para o céu. Muito mudou desde os tempos em que se riam dele, mas ainda só está a 65% do que pode valer..."


in "ojogo.pt"