quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

ANTÓNIO SILVA ASSUME FAVORITISMO PORTISTA FACE AO S. BERNARDO

António Silva passa muito tempo na sombra de Hugo Laurentino e Alfredo Quintana, mas o guarda-redes de 21 anos, ainda júnior, pôde mostrar a sua qualidade no último fim-de-semana, na Viking Cup, na Noruega. O atleta fez ao www.fcporto.pt a antevisão do regresso do FC Porto Vitalis às competições oficiais, no terreno do São Bernardo (quartos-de-final da Taça de Portugal, sábado, 18h30).

Como decorreu a participação no torneio na Noruega?
Foi uma experiência única, muito produtiva. Jogar contra equipas estrangeiras é sempre muito bom, porque o nível é elevado. Para mim foi mesmo importante, visto que foi a primeira vez que fui ao estrangeiro com a equipa sénior. Aprendi muito e gostei de participar no torneio, até porque não esperava integrar o plantel sénior nesta prova.

É importante trabalhar com um treinador como Obradovic, que aposta nos mais novos?
É sempre bom estar numa equipa em que o treinador aposta na formação. O Obradovic puxa muito por nós e ensina-nos muitas coisas, principalmente a não desistir.

Como se define como guarda-redes?
Tenho uma boa altura, envergadura e flexibilidade. Não há nenhum guarda-redes português com a minha altura e isso dá-me mais facilidade de integração numa equipa.

Que efeitos pode ter a paragem do campeonato, que regressa a 4 de Fevereiro?
Mesmo com os jogadores na selecção, nunca parámos de treinar, principalmente a parte física. O jogo com o São Bernardo é para a Taça de Portugal, e logo a seguir temos um desafio muito importante com o Sporting, por isso a partida vai servir para nos fazer entrar no ritmo certo. Sendo uma equipa teoricamente fácil, temos que os respeitar de inicio ao fim do jogo.

O FC Porto já venceu esta época o São Bernardo por duas vezes. São favoritos?
Sim, somos favoritos. Mas, a jogar em casa, o São Bernardo é completamente diferente. Eles lutam os 60 minutos e não podemos relaxar se queremos sair de lá com uma vantagem confortável.



in "fcp.pt"

Moutinho chega-se à frente

Há alguns anos, Nuno Gomes tornou célebre um "spot" publicitário em que prometia pagar com golos uma refeição numa cadeia de "fast food". No FC Porto, João Moutinho alimentou-se de títulos na época de estreia, mas assumiu, em entrevista a O JOGO, que também ele ficara a dever alguns remates certeiros. Com o tento ao V. Guimarães, e a quatro meses do final da temporada, a promessa está paga, o que confirma que Moutinho se chegou à frente para colmatar o défice que o próprio soube identificar.
Mas há histórias que não se esgotam nos números, e o registo do português assenta muito mais num processo individual do que numa dinâmica colectiva. Villas-Boas e Vítor Pereira partilham a ideia de que um médio deve ter liberdade e um raio de acção amplo, pelo que os terrenos onde Moutinho se aventura resultam mais da sua autoconfiança do que de imposições ou restrições próprias da equipa. O internacional português conseguiu esse clique e, como o próprio anunciara, passou a arriscar mais, o que se repercute em mais remates por jogo (1,6, contra 1,33 da época passada). Vítor Pereira incentivou Moutinho a procurar os golos, mas não se pode dizer que tenha passado a existir sinal aberto onde antes estava um travão, porque também Villas-Boas entendia que Moutinho podia marcar mais.
Com as costas quentes por Fernando e Defour, o médio não perdeu a sua faceta de construtor de jogo, somando mesmo cinco assistências no campeonato (só Hulk tem mais), o que lhe confere grande influência no rendimento da equipa. Depois de uma época de estreia em que só marcou dois golos, e para a Taça (Juventude de Évora e Benfica), Moutinho já ameaça os seus máximos na Liga (cinco golos pelo Sporting em 2007/08 e 2009/10, mas sempre com penáltis pelo meio) e também já facturou na Selecção, o que confirma que, mais do que o contexto, o que mudou foi mesmo a confiança do jogador.
Na temporada em que perdeu um goleador de referência como Falcao, o FC Porto diversificou as vias para a baliza e Moutinho assumiu as suas responsabilidades, sendo já o médio mais concretizador da equipa.

Joga mais perto da grande área

Carlos Pereira, antigo técnico-adjunto de Paulo Bento no Sporting, aponta a subida no terreno como factor decisivo para aproximar João Moutinho da baliza e... dos golos: "O FC Porto joga mais alto, e isso aproxima João Moutinho da baliza. Depois, ele tem funções mais ofensivas, mais liberdade no terreno, o que lhe permite surgir mais vezes atrás do ponta-de-lança, como se viu ainda agora contra o V. Guimarães. Além disso, o João tem um pontapé forte, que sai bem colocado, o que o favorece quando joga mais no meio campo ofensivo e lhe permite marcar mais vezes."

in "ojogo.pt"

A titularidade anunciada de Defour

Steven Defour parece ter conquistado definitivamente a confiança de Vítor Pereira. O belga foi titular nos últimos três encontros e promete manter o lugar contra o Gil Vicente, no próximo domingo, em Barcelos. A titularidade agora conquistada concretiza a ideia que se tinha formado no início da temporada e que apontava o belga como o terceiro vértice do triângulo do meio-campo, à frente de opções como Guarín, Belluschi e Souza, tornando a concorrência por um lugar muito mais apertada. "É óbvio que quando o FC Porto o contratou ao Standard de Liège não foi para fazer número. Ele veio para jogar e neste momento está a corresponder à aposta que fizeram nele, por isso ele está muito satisfeito com o passo que deu ao vir para um clube como o FC Porto", confessou a O JOGO o seu empresário Paul Stéphanie.
Não fosse a lesão sofrida em cima do intervalo do jogo da Liga dos Campeões com o Zenit e a titularidade poderia ter-se confirmado mais cedo. De então para cá, as coisas parecem ter mudado a seu favor. "É verdade, ele já vinha dando sinais de que o lugar seria dele, mas aquela lesão veio adiar um pouco as coisas", acrescentou Stéphanie.
Recuperado do problema muscular entretanto e em pé de igualdade com Belluschi, o técnico tem preferido o belga ao argentino e a fórmula a meio-campo está a resultar numa dinâmica ofensiva mais agressiva, conforme se pôde constatar no último jogo com o V. Guimarães.
Defour não esconde a satisfação por ter alcançado a titularidade, conseguindo uma sequência de jogos que reforça o seu estauto, mas sabia o que o aguardava num clube como o FC Porto, conforme confessou numa entrevista exclusiva concedida a O JOGO, no final do ano: "Estava à espera que fosse muito competitivo. Não me admirou o nível que vim encontrar."

Hierarquia dos títulos abalada

A manter-se a aposta de Vítor Pereira em Defour não deverá demorar muito mais de um mês até que o belga tenha mais tempo de jogo do que Belluschi no campeonato. Os dois concorrentes directos do meio-campo estão separados por 342 minutos, o que equivale a cerca de quatro encontros. Mas a prova de que Defour se pode tornar um jogador imprescindível é visível ao nível da utilização do plantel. Neste momento, o belga está a 230 minutos de entrar no lote dos onze jogadores mais utilizados por Vítor Pereira, apenas atrás de Varela, Fucile e Kléber. Será mera questão de tempo.

in "ojogo.pt"

Atsu blindado por 10 milhões

É, entre os 18 jogadores que o FC Porto tem emprestados, um dos que melhor rendimento têm apresentado. Já se disse que podia regressar ao Dragão em Janeiro, mas vai continuar no Rio Ave para prosseguir numa evolução sólida que o guie ao estrelato em pouco tempo. Christian Atsu está em grande e o FC Porto tem-no devidamente acautelado. Apesar de ter completado recentemente 20 anos e somar pouco mais de seis meses no futebol sénior, o ganês já tem uma cláusula de rescisão condizente com aquilo que esperam dele: 10 milhões de euros.
Atsu tem contrato com o FC Porto até Junho de 2014. O mesmo foi celebrado quando este despontou, ainda nos juniores. Nessa fase, os responsáveis da SAD não tiveram dúvidas sobre o real valor do esquerdino e trataram de precaver o futuro e assegurar que pode crescer sem que haja o assédio de outros tubarões. Ao protegerem-no com 10 milhões de euros deram-lhe também um sinal inequívoco de que contam com ele para o futuro. A convocatória para o estágio de pré-época foi outra prova evidente dessas intenções. Mais tarde, foi distinguido com o Dragão de Ouro relativo ao Atleta Jovem do ano, o que também mostra o reconhecimento pela qualidade que emprestou à equipa júnior na época passada.
Se continuar a progredir desta maneira e a fazer golos e assistências com regularidade, 10 milhões podem parecer pouco. Ainda assim, ninguém o sondou para renovar e prolongar o vínculo debaixo de outros moldes, mas essa será sempre uma solução a ser equacionada num futuro próximo.
Atsu é o segundo jogador mais valorizado de sempre a sair dos escalões de formação. Sérgio Oliveira, seu contemporâneo, sobressaiu precocemente, ainda em idade juvenil, e chegou mesmo a estrear-se na equipa principal, pela mão de Jesualdo Ferreira, contra o Sertanense. Foi blindado com uma cláusula de 30 milhões de euros, que nesta fase parecem um balúrdio, atendendo à dificuldade do jogador se impor no Beira-Mar, primeiro, e nos últimos seis meses nos belgas do Malines. Agora seguiu para Penafiel.

Selecção para o valorizar

Falta algo para que a cotação de Atsu suba em flecha: uma internacionalização pela selecção do Gana. Com uma cláusula de 10 milhões de euros, é estranho que nunca tenha sequer sido chamado às selecções jovens. Mas isso explica-se com o facto de nunca ter jogado num clube de topo do seu país e ter vindo para Portugal como um total desconhecido. Eliminado já dos Jogos Olímpicos, o Gana não tem compromissos próximos de sub-20 ou sub-21 e, na selecção principal, há craques como os irmãos Ayew a tapar-lhe o lugar. Christian tem que esperar.

in "ojogo.pt"

Inter Milão reúne hoje com empresário de Guarín

O diário italiano ‘Gazzetta dello Sport’ adianta que o diretor desportivo do Inter Milão vai reunir-se esta quinta-feira com o representante de Fredy Guarín, para apresentar uma proposta formal com vista à contratação do médio do FC Porto.

Segundo aquele jornal, os nerazzurri pretendem pagar três milhões de euros de imediato para garantir o concurso do colombiano, desembolsando mais oito milhões no final da temporada.

Fredy Guarín, que chegou a ser dado como certo na Juventus, está vinculado ao FC Porto até 2014, com uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros.


in "abola.pt"

Chelsea diz a Villas-Boas para esquecer Hulk

ABRAMOVICH RECUSA PAGAR 100 MILHÕES



O Chelsea riscou Hulk da lista de potenciais reforços no curto prazo por ordem de Roman Abramovich, avança esta quinta-feira o "Daily Mail".
O dono do clube não está disposto a pagar a cláusula de rescisão de 100 milhões de euros do avançado portista, que é desejado pelo técnico André Villas-Boas.
O brasileiro de 25 anos continuará a ser seguido, mas a contratação no mercado de inverno está colocada de parte, ao contrário do que poderá suceder com Edinson Cavani, avançado uruguaio do Nápoles.
in "record.pt"

Hulk contra o tempo

APONTA AS BATERIAS PARA BARCELOS



Vítor Pereira não precisou de Hulk para bater o Estoril e o Vitória de Guimarães, mas se lhe perguntarem se quer contar com o brasileiro, em Barcelos, o técnico nem pensa duas vezes. É claro que sim. O Incrível é uma peça preponderante na equipa e é no sentido de tentar defrontar o Gil Vicente que caminha nesta altura. Uma luta contra o tempo que conheceu ontem mais uma etapa, depois de ter iniciado trabalho no ginásio.
As dúvidas relativamente à sua recuperação para esta jornada continuam a ser muitas, uma vez que faltam apenas três treinos, mas já se sabe que o brasileiro, de 25 anos, é uma força da natureza. Tudo está a ser feito para que o internacional canarinho regresse rapidamente à competição, mas também é sabido que a pressa, muitas vezes, é inimiga da perfeição. A distensão muscular na coxa esquerda, contraída durante o encontro frente ao Rio Ave, há uma semana e meia, requer naturais cuidados, pelo que nenhum passo é dado em falso, de forma a não provocar qualquer recuo no processo de recuperação.
in "record.pt"

O muro do dragão

DEFESA MENOS BATIDA DOS PRINCIPAIS CAMPEONATOS EUROPEUS



É preciso chegar ao 16.º campeonato do ranking da UEFA para encontrar uma defesa menos batida do que a do FCPorto. No Chipre, AEL Limassol, Anorthosis e Apoel encaixaram apenas 7 golos nas 17 jornadas já disputadas nessa liga. Contudo, nos principais campeonatos europeus é a defesa portista que se destaca, com apenas 9 golos sofridos.
Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália, França e Portugal têm, por esta ordem, as melhores ligas do referido ranking e não há, em nenhuma delas, uma defesa menos batida do que a dos azuis e brancos. Depois, seguem-se os campeonatos russo (7.º) e ucraniano (8.º), mas esses nem sequer entram nestas contas, uma vez que esses calendários desportivos são diferentes dos ocidentais, pois até fazem um interregno durante o inverno.
in "record.pt"

FC Porto a um jogo do recorde de invencibilidade do Benfica

O FC Porto, há 55 jogos sem perder no campeonato, o que corresponde à sua melhor série de invencibilidade na Liga portuguesa de futebol, está a um jogo de igualar o melhor registo de sempre, na posse do Benfica.
Para isso, precisa de vencer ou empatar com o Gil Vicente no Estádio Cidade de Barcelos, no domingo, ou seja, 703 dias depois da última derrota, sofrida em Alvalade, frente ao Sporting.

Nos últimos 55 jogos a contar para o campeonato luso, incluindo todos os 30 de 2010-2011, os “dragões” venceram 47 e cederam apenas oito empates, isto com um 137 golos marcados e 33 sofridos.

O percurso iniciado por Jesualdo Ferreira, continuado por André Villas-Boas e agora prolongado por Vítor Pereira, permitiu já aos “dragões” ultrapassarem o seu melhor registo, obtido entre Outubro de 1994 e Março de 1996, então sob o comando do britânico Bobby Robson.

O “longínquo” dia de 28 de fevereiro de 2010 continua, assim, a assinalar o último desaire dos “dragões” no campeonato, sendo que, nesse dia, o Sporting, então comandado por Carlos Carvalhal, venceu por claros 3-0, em encontro da 21.ª jornada da edição 2009-2010 do campeonato.

Yannick Djaló, Marat Izmailov e Miguel Veloso selaram o pesado desaire do “onze” comandado por Jesualdo Ferreira, que terminou o respectivo “nacional” na terceira posição.

Agora, os portistas estão a um jogo de igualar o recorde do Benfica do final dos anos 1970.

A primeira passagem de John Mortimore pela Luz rendeu um título de futebol, mas também o recorde de 56 jogos consecutivos sem perder no campeonato, que resiste há 34 anos.

O treinador inglês liderou uma equipa benfiquista que se manteve invencível entre a sexta jornada da época 1976-77 e a ronda inaugural de 1978-79, cedendo ao 57.º embate na competição, precisamente no Estádio do rival FC Porto, que pode igualar a marca no domingo, caso não perca no Estádio do Gil Vicente.

in "publico.pt"

Clubes holandeses impressionados com centro do Olival

Centro de treinos utilizado dos azuis e brancos foi amplamente elogiado pelos emblemas da Eredivisie que visitaram o complexo.


A delegação da Liga Holandesa que tem visitado várias instalações desportivas em Portugal passou esta quarta-feira pelo centro de treinos do Olival, habitual casa de preparação do FC Porto.

Franck Rutten, presidente da Eredivisie catalogou de "impressionante" todo o complexo que os azuis e brancos utilizam, em Vila Nova de Gaia.

"É impressionante ver como é que as coisas são organizadas aqui no FC Porto. O que vimos foi realmente uma novidade para nós, nomeadamente ao nível das diferenças de conceito educativo entre os três clubes que visitamos em Portugal. Se olharmos para o espaço que têm e como as coisas estão organizadas, parece-nos muito bem e muito bom. Também registamos que o FC Porto é o único que tem instalações no centro da cidade o que é sempre bom", afirmou o dirigente, em declarações ao site oficial dos dragões.



in "rr.pt"