sábado, 28 de abril de 2012

Marítimo-F.C. Porto, 0-2 (crónica)


O F.C. Porto abriu a porta do título: venceu num terreno que lhe é simpático, no fim de noventa minutos e dois penalties


Um Marítimo muito apático e uma mão desnecessária de Fidelis abriram caminho à vitória do F.C. Porto no Caldeirão dos Barreiros. Depois disso, foram os portistas que estiveram mais perto do 2-0. Os madeirenses deram 45 minutos de avanço e só reagiram a espaços na segunda parte. Foi de novo de grande penalidade que Hulk bisou e colocou o campeão mais perto de ser outra vez campeão. 

Feitas as contas, o dragão ficou a um triunfo de revalidar o título. Mas até pode nem ser necessário: em casa de derrota ou empate do Benfica este domingo em Vila do Conde, o F.C. Porto pode soltar os foguetes. A festa está iminente.

Muito pouco Marítimo para um F.C. Porto empenhado. Uma mão desnecessária de Fidelis que o auxiliar José Braga viu deu origem a uma grande penalidade que Hulk não perdoou. Estava jogados 16 minutos. Até então, é verdade, só os pupilos de Vítor Pereira tinham estado da baliza adversária.

Pedro Martins deixou Benachourr no banco e apostou num meio campo constituído por Olberdam como médio mais defensivo, para além de Rafael Miranda e João Luíz. Os portistas surgiram apenas com uma surpresa: Varela foi titular e Janko ficou no banco. Dessa forma, Hulk jogou a ponta de lança.

Até ao lance do golo, foi Hulk a dar na vistas a assustar Salin. Os locais não conseguiam sair em transição rápida, nem ter posse de bola. Ruben Ferreira salvou um remate do brasileiro quase sobre a linha de baliza aos 13 minutos

O Porto dominava, e mesmo após o golo apontado aos 16 minutos, esteve perto de fazer o 2-0 aos 37 minutos. Só que, Salin levou a melhor sobre James efectuando uma excelente defesa a remate deste, que aproveitou bem um cruzamento de Sapunaru.

Melhoria madeirense insuficiente

O técnico dos madeirenses Pedro Martins mexeu na sua equipa ao intervalo, retirando João Luíz e apostando na velocidade de Heldon para o flanco direito e avançou Danilo Dias para as costas de Fidelis.

Ora Heldon, precisamente, veio dar mais algum alento ao ataque verde-rubro, tentando a sua sorte aos 53 minutos, mas o remate saiu fraco para defesa fácil de Helton. Vítor Pereira também refrescou a sua equipa aos 63 minutos lançando Djalma no lugar de Varela, enquanto o treinador maritimista já tinha lançado Benachour.

A partida entrou numa toada menos interessante, mas aos 68 minutos, Hulk falhou por milímetros o 2-0, após um grande passe de Lucho que o isolou. Este lance teve resposta imediata dos locais com Fidelis a ter um remate forte, mas com Helton a defender bem e evitando o empate.

Os pupilos de Martins começam a acreditar e Benachour aos 71 esteve perto de empatar com excelente remate rasteiro. Depois, aos 73 minutos, foi Fidelis quem cabeceou para defesa atenta de Helton, após cruzamento de Sami na esquerda.
Sentindo a pressão do Marítimo, Vítor Pereira lança Defour para dar maior consistência defensiva retirando o apagado James.

No tudo por tudo, o líder do onze local lança Pouga. E aos 84 minutos, Heldon cai na grande área portista, mas Paulo Batista mostra amarelo ao avançado por simulação de falta. Num lance de contra-ataque, Hulk passou tudo e todos e ofereceu o golo a Lucho que chutou para as nuvens e perdeu aos 87 minutos o lance para «matar» a partida.

Em mais um lance de contra-ataque, Djalma cai na área e Paulo Batista assinala grande penalidade por falta de Rafael Miranda. Hulk fez o segundo da noite e colocou o ponto final num triunfo importante. 

in "maisfutebol.iol.pt"

Marítimo-F.C. Porto, 0-2 (destaques)


O Incrível Hulk bisou e deu a vitória ao Porto que teve ainda um Lucho desequilibrador


Figura: Hulk a todo o terreno
Foi o ponta de lança escolhido por Vítor Pereira, mas Hulk jogou a «todo o terreno» dando que fazer à defesa maritimista. Ruben Ferreira que o diga... E na hora de marcar a grande penalidade não perdoou. No segundo tempo manteve-se activo e aos 68 minutos esteve perto de fazer o segundo golo. Ofereceu um golo a Lucho aos 88 minutos num lance individual genial. Para concluir uma noite feliz, bisou de grande penalidade.

Momento: uma mão desnecessária dá vantagem
O FC Porto dominava mas não marcava. Só que Fidelis, num lance sem grande perigo e de forma desnecessária levou a mão à bola, provocando uma grande penalidade contra a sua equipa aos 16 minutos. O auxiliar de Paulo Batista, José Braga, não teve dúvidas e assinalou de pronto o lance. Hulk não se fez rogado e deu tranquilidade à sua equipa colocando-a em vantagem no marcador.

OUTROS DESTAQUES

Sapunaru bem certinho
O defesa portista Sapunaru tinha pela frente o veloz Sami e anulou-o durante os primeiros 45 minutos. Se a defender esteve bem, foi também precioso a apoiar o seu ataque e foi seu o cruzamento para James que quase deu origem ao segundo golo. Na segunda metade limitou-se mais a acções defensivas.

Lucho, o desiquilibrador
O médio argentino foi o pêndulo portista. Lucho foi pautando o jogo ofensivo do FC Porto e surgindo perto da área a criar muitos desequilíbrios. Na segunda parte voltou a mostrar classe num passe que isolou Hulk. Falhou um golo incrível aos 87 minutos.

Salin evitou o pior
Salin substituiu Peçanha na baliza do Marítimo. E esteve bem. Sofreu um golo de grande penalidade e evitou o pior aos 37 minutos. Esteve sempre atento e seguro mesmo a jogar com os pés. Na segunda parte voltou a ser batido por Hulk de pénalti.

Benachour e Heldon ainda mexeram
Saíram do banco e mexeram com a equipa. Heldon primeiro e Benachour depois, foram duas apostas ganhas por Pedro Martins, mas que não lhe renderam golos, apesar de darem outra dinâmica à sua equipa.

Djalma, resposta aos assobios
Quando entrou foi assobiado e quando tocava na bola também. Mas Djalma acabou por ser feliz neste regresso à Madeira. Provocou a grande penalidade que deu origem ao segundo golo da noite.

Maicon, intratável
Durante a primeira parte não perdeu um lance. Maicon foi limpando a sua área quer em termos do jogo aéreo, quer junto ao relvado. Foi um osso duro de roer este central portista.

in "maisfutebol.iol.pt"

VItor Pereira: «Ganhar 2-0 nos Barreiros não é para qualquer um»


Vítor Pereira diz que o F.C. Porto não vai tirar o pé do acelerador, apesar de sentir que o título está muito perto


Vítor Pereira, treinador do F.C. Porto, em declarações após a vitória por 2-0 sobre o Marítimo, na Madeira: 

«Demos um passo importante, ainda não revalidamos o título, mas estamos perto de facto. Num campo difícil provámos a nossa qualidade e o nosso carácter como equipa. Os jogadores estão de parabéns. Já tivemos vitórias mais sofridas que esta e outras menos sofridas. 

É um campeonato muito competitivo e vir ganhar aos Barreiros por 2-0 não é para qualquer equipa. O título conquista-se, ainda não o conquistamos, temos agora um jogo em casa que queremos ganhar, tal como o jogo que vem a seguir com o Rio Ave. Vamos tentar ganhar sempre.

Abordamos todos os jogos com sentido de vitória e não vamos tirar o pé do acelerador. Vamos focar-nos no nosso objectivo e queremos ganhar os dois jogos que faltam.»

Moutinho: «Adversários melhoraram em relação à época passada»


João Moutinho, jogador do F.C. Porto, em declarações à Sport TV, analisa a vitória no reduto do Marítimo (0-2), na 28ª jornada da Liga:

[Passo importante para o título?] «Claro que sim. Sabíamos que era um campo difícil, frente a uma excelente equipa, que está a fazer um excelente campeonato. Saímos daqui com três pontos importantes.»

[Esta vitória permite encarar o jogo com o Sporting com menor pressão?] «O Porto encara todos os jogos da mesma forma. Com a mesma seriedade e humildade, seja com quem for. Queremos fazer o nosso jogo, mais uma vez, e tentar uma vitória para o título.»

[Mais um jogo difícil?] «Foi um campeonato em que tivemos dificuldades. As outras equipas melhoraram em relação à época passada. Mantivemos o mesmo nível. Com altos e baixos, como todas as equipas, mas demos a volta por cima.»

in "maisfutebol.iol.pt"

JUNIORES DERROTADOS EM CASA PELO SPORTING

O FC Porto perdeu este sábado com o Sporting por 0-2, em jogo para a 12.ª jornada do campeonato nacional de juniores. Com esta derrota os Dragões dizem adeus à luta pelo título.

Jogo amargo para os jovens Dragões, que sofreram um golo na parte inicial do jogo, numa altura em que ninguém justificava a vantagem. Seguiu-se um período de intensa pressão do FC Porto, com várias oportunidades e duas bolas nos ferros, mas as equipas foram para o descanso com o Sporting em vantagem.

Na segunda parte e quando se esperava que o FC Porto intensificasse a pressão, o Sporting fez o segundo golo na primeira jogava, deixando poucas opções à equipa de Rui Gomes.

O FC Porto é actual quarto classificado, com 21 pontos. Na próxima e penúltima jornada da prova, marcada para 5 de Maio, o FC Porto desloca-se ao terreno do Vitória de Guimarães.



in "fcp.pt"

CAMPEOES !!! Aguas Santas 25 - FC PORTO 30


Homem do jogo ... Grande TINO !!!



52 ANOS DEPOIS, DE NOVO "TETRA"

O FC Porto Vitalis é pela segunda vez na sua história tetracampeão, após vencer este sábado o Águas Santas, por 30-25. Os Dragões chegam ao título no mesmo palco da época transacta, na Maia, mas desta vez uma jornada mais cedo (o campeonato foi então conquistado a 7 de Maio). O primeiro “tetra” portista tinha sido consumado em 1960, há 52 anos.

A vitória a três jornadas do fim comprova o domínio do andebol português, em que os portistas são de longe a equipa mais consistente e eficaz. O jogo dos Dragões é mais rápido, mais forte e mais moderno do que o de qualquer adversário nacional. Também nesta modalidade o FC Porto está num patamar de excepção e, por isso, a festa que se viveu em Águas Santas foi mais do que merecida, após nove meses de trabalho intenso.

Os predicados que levaram os azuis e brancos a este domínio foram colocados em campo mais uma vez, num pavilhão repleto de adeptos do FC Porto, que prestaram um apoio incansável à equipa e que, no final, puderem comemorar em plena arena. Num encontro em que o guarda-redes Hugo Laurentino se exibiu a grande nível e em que Gilberto Duarte foi o melhor marcador, com oito tentos, os portistas mostraram níveis de eficácia que contam toda a história: 54% na primeira linha, 73% na segunda, 70% no contra-ataque (7 golos em 10 remates) e 40% de eficácia dos guarda-redes.

O FC Porto entrou de rompante na partida e chegou a uma vantagem de cinco golos (2-7, aos 8:17). O contra-ataque funcionava então em pleno, mas os maiatos readaptaram-se e recuperaram no marcador. A partir de meados da primeira parte e até ao intervalo, a vantagem portista estabilizou nos dois/três golos. Nem o vermelho, que pareceu algo exagerado, visto por Daymaro Salina aos 22 minutos impediu os Dragões de se manter na frente.

No arranque da segunda parte, o FC Porto surgiu mais agressivo defensivamente e “cavou” a margem de que necessitava para assegurar a vitória. O golo de Wilson Davyes que deu o 18-24 ao FC Porto, a 15 minutos do final, praticamente sentenciou a partida, perante um Águas Santas sem reacção. Ainda houve tempo para dar espectáculo: por exemplo, no “chapéu” de Tiago Rocha a António Campos, aos 53 minutos, após assistência fantástica de Filipe Mota.

O marcador final já não interessava muito. Interessava mais a festa, que foi sendo feita no banco portista, nos minutos finais, e nas bancadas. Todos os 14 andebolistas do FC Porto que estavam na ficha de jogo tiveram oportunidade de entrar em campo e, no final, mesmo os não convocados se juntaram às celebrações.

FICHA DE JOGO

Águas Santas-FC Porto Vitalis, 25-30
Andebol 1, fase final, sétima jornada
28 de Abril de 2012
Pavilhão de Águas Santas, na Maia

Árbitros: César Carvalho e Daniel Freitas

ÁGUAS SANTAS: António Campos e Daniel Paiva (g.r.); Joel Rodrigues (5), Pedro Cruz (7), Mário Lourenço, Eduardo Salgado (4), Juan Couto (cap., 1), Marco Sousa (4), Nuno Pimenta (2), Albano Lopes (1) e Jorge Sousa (1)
Treinador: Jorge Borges

FC PORTO VITALIS: Hugo Laurentino e Alfredo Quintana (g.r.); Gilberto Duarte (8), Pedro Spínola (6), Tiago Rocha (5), Dario Andrade (3), Ricardo Moreira (cap., 3), Wilson Davyes (3), Filipe Mota (2), Daymaro Salina, Ricardo Costa, Malencic, Elias Nogueira e Vasco Santos
Treinador: Ljubomir Obradovic

Ao intervalo: 13-15
Disciplina: cartão vermelho a Daymaro Salina (22m)

MISSÃO CUMPRIDA!

No final do jogo em Águas Santas, que deu o tetracampeonato ao FC Porto Vitalis, Wilson Davyes, Tiago Rocha, Daymaro Salina e Hugo Laurentino falaram ao www.fcporto.pt e mostraram a evidente sensação de missão cumprida.

Pela quarta vez, o central Wilson Davyes sentiu na pele a conquista do título de campeão nacional. “É uma satisfação enorme. É o momento em que vemos o nosso trabalho recompensado. Encaro isto como um prémio pelo esforço que fomos obrigados a fazer durante a época”, disse, em clara euforia.

Tiago Rocha, também “tetra”, orgulha-se do feito conquistado, este sábado, no pavilhão do Águas Santas. “Só uma equipa nos anos 60 é que tinha conseguido ser tetracampeã e nós estamos a repetir esse feito hoje”, afirmou orgulhoso. “Pensar no ‘penta’ é fundamental para entrar na história do clube”, rematou o pivô.

O guarda-redes azul e branco Hugo Laurentino já não é novo nestas andanças, mas o “tetra” foi vivido na mesma de forma intensa. “É uma sensação única. Estamos a fazer história e queremos continuar a fazê-la para o ano”, declarou. “Trabalhamos muitíssimo para conseguirmos chegar ao fim do ano e sermos campeões”, acrescentou.

O cubano Daymaro Salina chegou ao FC Porto em Outubro e já sabe o que é ser campeão. “Cheguei esta época e esta é uma sensação que não dá para explicar. É espectacular e é para repetir para o ano e nos próximos anos”, observou.

in "fcp.pt"

"SÓ DEPENDEMOS DE NÓS"

O FC Porto Império Bonança recebe o Infante Sagres este domingo (15h), em encontro da 24.ª jornada do campeonato nacional. Após duas derrotas, a formação de Tó Neves está com os olhos postos no jogo deste fim-de-semana, sabendo que só depende de si para revalidar o título. Em declarações ao www.fcporto.pt e ao Porto Canal, Pedro Gil admite que a concentração vai ser determinante para vencer.

"Ressaca" das derrotas
“Vimos de dois resultados que não foram bons para nós. No campeonato, perdemos na última jornada em Espinho e, para a Taça, sofremos a primeira derrota com uma equipa portuguesa, a Oliveirense, no Dragão Caixa. Não é muito habitual perdermos, muito menos em dois jogos seguidos. Estamos um pouco desmoralizados.”

Recuperação da confiança
“Já começámos a treinar para o jogo de domingo e vamos trabalhar para ganhar. Queremos conquistar uma vitória capaz de aumentar os nossos níveis de confiança mas, para isso, temos que jogar muito concentrados.”

Factor casa
“Todos os encontros são difíceis, principalmente agora que se aproxima o fim da época. Tivemos resultados que não são habituais mas acho que vamos conseguir uma boa vitória. Estamos a ganhar confiança e tudo é mais fácil no nosso pavilhão, em frente aos nossos adeptos.”

"Hendeca” em vista
“Só dependemos de nós para revalidar o título e isso é um factor muito importante. Sabemos que no campeonato falhámos em Espinho, mas se conseguirmos sete vitórias nos sete jogos que faltam vamos ganhar o campeonato. Queremos conquistar os resultados que nos levem ao título.”



in "fcp.pt"

SUB19 RECEBEM SPORTING COM O PENSAMENTO NO TÍTULO

Em terceiro lugar, mas a apenas três pontos da liderança: é com este cenário que a equipa Sub19 do FC Porto vai receber o Sporting (sábado, 16h, Olival), em encontro da 12.ª jornada do campeonato nacional de juniores. Depois de bater o Vitória de Setúbal (3-2), a formação de Rui Gomes "já respira melhor". Em antevisão, o técnico afirma que "concentração, determinação e ambição" serão as chaves do sucesso.

Benfica, Sporting e Sporting de Braga empataram na última jornada, colocando o FC Porto mais perto do primeiro lugar. A renovação do título não é uma miragem, já que o líder Benfica está à distância de uma vitória. "As coisas não ficaram fantásticas mas ficaram melhores", confessa o técnico. Ainda assim, os Dragões continuam a "depender demasiado de resultados de terceiros". Para já, é certo que um triunfo frente ao Sporting (que tem mais dois pontos) coloca os azuis e brancos no segundo lugar.

Apesar de confiante, a formação Sub19 reconhece no Sporting um concorrente muito difícil. "É tido desde o princípio como o grande favorito ao título. Teoricamente foi sempre a equipa mais forte ao longo dos diferentes escalões", explica o treinador portista. "Houve momentos em que conseguimos enganá-los e continuamos a ter essa esperança", remata.

Para vencer o encontro, Rui Gomes defende que o espírito de equipa não pode faltar. "Temos que ser solidários e jogar com uma formação forte que não cometa erros. Concentração, determinação e ambição vão ser decisivas para conseguirmos ganhar um encontro que deverá ser equilibrado", antevê.

Para além disso, o técnico apela ao "12.º jogador". "É muito importante olharmos para a bancada e vermos os adeptos a apoiar-nos", confessa.

Os sócios do FC Porto e das colectividades de Vila Nova de Gaia têm entrada gratuita. Os ingressos para os restantes adeptos têm o valor de 5 euros e estão disponíveis uma hora antes do jogo na bilheteira do Centro de Treinos portista, no Olival.



in "fcp.pt"

"A POSSE DE BOLA É A NOSSA GRANDE ARMA"

Depois da vitória sobre o Benfica (3-1), na última jornada, a equipa Sub17 do FC Porto quer manter o ritmo dos triunfos e assegurar o título nacional. Este domingo, às 11h, desloca-se ao terreno do Vitória de Guimarães e António Frasco antevê um jogo disputado. O treinador-adjunto admite que o adversário pode causar dificuldades, mas acredita que a equipa tem a dinâmica necessária para vencer.

Adversário difícil
“Estamos à espera de um jogo difícil em Guimarães. O Vitória procura sempre dificultar-nos a tarefa e é fisicamente muito forte. Temos de nos impor ao adversário, para conseguir ultrapassar estas dificuldades.”

Equipa motivada
“Fizemos um jogo muito bom contra o Benfica e queremos continuar a impor o nosso futebol. A equipa sente-se mais confortável, tem uma boa dinâmica de jogo e consegue fazer golos, portanto é na vitória que estamos focados.”

Estratégia delineada
“Obviamente que temos de respeitar o Guimarães e encarar o jogo seriamente, mas vamos jogar à nossa maneira, com dinâmica e a pressionar o adversário, desde o início da partida. Essa é a estratégia ideal para este jogo.”

Arma principal
“A posse de bola é a nossa grande arma. Esta é uma equipa que gosta de ter a maior percentagem de posse de bola possível e obviamente que contamos com isso para vencer.”



in "fcp.pt"

RUI MOREIRA "Se o FC Porto perde três pontos vai ser uma tremideira até ao final"

Rui Moreira, membro do Conselho Cultural do FC Porto, acredita que os dragões vão querer vencer o Marítimo para festejar o título frente ao Sporting, mas reconhece que o jogo dos Barreiros é o mais difícil dos três que estão por disputar.


Rui Moreira considera que a equipa orientada por Vitor Pereira tem que vencer na Madeira, "até porque os adeptos vão querer fazer a festa no estádio do dragão, com o Sporting", não deixando porém de reconhecer que este é talvez o jogo mais importante dos três que falta disputar.

Nesta entrevista a Bola Branca, o conhecido adepto e membro do Conselho Cultural do FC Porto admite que um empate do FC Porto nos Barreiros não compromete a revalidação do título, mas "se perde três pontos, vai ser uma tremeideira até ao final".  

Rui Moreira admite que Vitor Pereira não é um treinador consensual no FC Porto e lembra que, nas antigas Antas "havia uma bancada que era o tribunal, e essa é a diferença do Porto: quem está no clube como é o caso do Vitor Pereira e ainda por cima conhece bem os cantos à casa, tem que aceitar essa pressão."


in "rr.pt"

Marítimo-Porto (antevisão): importante mas ainda não decisivo


Dragões precisam de ganhar para poder celebrar o título em casa com o Sporting. Marítimo precisa de ganhar para não fugir da luta pelo terceiro lugar. Mas tudo pode ser corrigido.


O momento:
MARÍTIMO: O Marítimo vem de duas derrotas atípicas segundo o seu treinador Pedro Martins. É que em duas jornadas, os madeirenses sofreram oito golos em dois jogos. Antes, os verde-rubros estavam à oito jornadas sem conhecer os sabor do desaire. Agora, o líder maritimista acredita que a normalidade vai voltar, jogando em casa, onde os pupilos de Martins são uma das melhores equipas da Liga. Um triunfo contra os portistas deixa ainda tudo em aberto quanto à possibilidade de chegar ao quarto lugar (embora não dependendo só de si e ter de esperar pelo Sporting).

F.C. PORTO: Depois de uma escorregadela na Mata Real frente ao P. Ferreira, os portistas arrepiaram caminho para o título e já somam três triunfos consecutivos nas últimas três jornadas. Uma vitória nos Barreiros deixam a equipa de Vítor Pereira cada vez mais perto do título, embora em termos matemáticos possa não ser decisivo e definitivo. 

Principais ausentes: 
MARÍTIMO: Roberto Sousa (castigo) e Fábio Felício (lesão)

F.C. PORTO: Álvaro Pereira (opção), Rodriguez (está no Uruguai) e Emídio Rafael, ainda em repouso

Discurso directo: 
PEDRO MARTINS: «O F.C. Porto sabe da importância deste jogo e que se conquistar um bom resultado pode dar um passo de gigante rumo ao título, mas nós também temos ainda os nossos objetivos por concretizar e queremos, igualmente, os três pontos. Este FC Porto não tem nada a ver com o de dezembro ou janeiro e está nesta altura muito forte. Conseguiu bons resultados, adquiriu serenidade e confiança e vai jogar tudo sabendo da importância que este jogo pode ter. Mas penso que o jogo não é decisivo para nenhuma das duas equipas.»

VÍTOR PEREIRA: «Vencer na Madeira significa três pontos fundamentais. Só isso. Não estou à espera de decisões. Disse, desde o início, que o título seria discutido até ao fim, e continuo a acreditar nisso. O Marítimo vale por aquilo que tem feito ao longo da época. Tem provado ser uma equipa regular, com princípios bem definidos e tem provado, ao longo do campeonato, que é consistente e forte.»

Histórico de confrontos: 
O F.C. Porto é claramente favorito, pois já venceu 16 partidas nos Barreiros, tendo perdido 7 e empatado 8. Os portistas nas últimas cinco épocas apenas perderam no ¿caldeirão¿ uma vez, na temporada de 2009/10, à 10ª jornada, curiosamente, com um auto-golo de Rolando. No ano passado, os dragões venceram por 2-0, com golos de Varela e Walter. Nos anos anteriores, os portistas também venceram: 0-3 (2007/08 e 2008/09) e 1-2 em 2006/07. Em termos de golos, a vantagem também é grande para o clube da invicta: 28-50.

Equipas prováveis: 
MARÍTIMO: Salin; Briguel, Robson, Roberge e Rúben Ferreira; Rafael Miranda, João Luíz e Benachour; Danilo Dias, Fidelis e Sami
Outros convocados: Peçanha, João Diogo, João Guilherme, Luís Olim, Olberdam, Heldon e Pouga

FC PORTO: Helton; Sapunaru, Maicon, Otamendi e Alex Sandro; Defour, João Moutinho e Lucho Gonzalez; Hulk, James e Janko
Outros convocados: Bracali, Danilo, Rolando, Fernando, Kléber, Varela e Djalma

in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto recebido na Madeira com um «somos campeões»


Cerca de cinquenta adeptos colocaram tarja no chão ao jeito de um tapete para saudar a saída dos jogadores. Kléber garantiu que «é bom voltar a casa».


F.C. Porto chegou esta sexta-feira, por volta das 19.20 horas, à Madeira. A comitiva aterrou com quinze minutos de atraso relativamente à hora inicialmente prevista para a chegada do charter da Iberia. Pinto da Costa liderou o grupo, saiu rapidamente do aeroporto e seguiu para um carro particular, não viajando no autocarro da equipa.

À espera da equipa estavam cerca de cinquenta adeptos que colocaram uma tarja no chão com a inscrição «somos campeões», ao jeito de tapete para ser pisado pelos atletas à chegada a solo madeirense. Kléber regressa aos Barreiros e foi muito procurado pelos jornalistas, acabando por soltar um «é um bom regressar a casa».

O grande momento da saída dos jogadores foi quando Hulk deixou a porta de desembarque, provocando uma apoteose dos adeptos que esperavam o campeão nacional: o brasileiro é um caso de sucesso na Madeira. Varela respondeu ainda a uma pergunta dos jornalistas, garantindo que o jogo «é para ganhar».

in "maisfutebol.iol.pt"

Soa o alarme clássico

OTAMENDI E SAPUNARU TÊM DE ESCAPAR AO AMARELO



Otamendi e Sapunaru estão convocados para o jogo na Madeira e devem mesmo integrar a equipa titular, à semelhança do que tem vindo a acontecer nos últimos jogos do FC Porto. Contudo, ao contrário dos restantes colegas de equipa, esta dupla entrará nos Barreiros, para defrontar o Marítimo, em alerta amarelo.

Tanto o defesa-central, de 24 anos, como o lateral-direito, de 28, estão apenas a um cartão amarelo de cumprirem um jogo de castigo no campeonato e, por isso, o alarme clássico já soou para os dois. É que, depois da visita ao terreno do Marítimo, o FC Porto recebe o Sporting, num daqueles duelos de elevado quilate que ninguém gosta de falhar e essa dupla defensiva tem a utilização em risco.

in "record.pt"

CAB preferiu desistir


O FC Porto foi a primeira equipa a apurar-se para a final da Liga Portuguesa de Basquetebol, mas de forma inédita e indesejada. O CAB Madeira optou mesmo pela mais drástica das possibilidades que o JOGO havia adiantado ontem, a desistência, depois de os seus responsáveis terem conversado com a Federação Portuguesa de Basquetebol, concluindo ser esse o desfecho mais digno face à impossibilidade de viajar até ao Porto, onde deveriam ter feito o primeiro jogo ontem à noite e o segundo amanhã à tarde. Obrigar depois o FC Porto a ir à Madeira, sabendo-se que os insulares continuariam sem dinheiro caso chegassem a um quinto jogo (de novo no Dragão), seria apenas prolongar um caso que o presidente federativo, Mário Saldanha, reconhece ser o "mais grave" da história do basquetebol.
Esta desistência, única na modalidade a este nível - o Penafiel abdicou no início da época, mas sem prejudicar a competição -, é um culminar dos problemas dos clubes madeirenses que já levaram ao afastamento do Porto Santo no hóquei em patins e do Machico no voleibol. Devido aos atrasos nos subsídios do Governo Regional, os clubes começaram por acumular salários em atraso, mas não têm conseguido desbloquear os bilhetes de avião junto das agências de viagens.
Curiosamente, o CAB desiste nas meias-finais da Liga quando já sabe que na próxima época será um dos que manterão o apoio estatal - ao lado de Marítimo, Nacional e União no futebol e Madeira SAD (masculino e feminino) no andebol, únicos considerados prioritários - para a sua equipa masculina, perdendo-o para a feminina, que hoje estará em Vagos, também a jogar as meias-finais da sua Liga. A coincidência poderá não ser inocente. O CAB aposta no título feminino para manter o subsídio e no masculino, reconhecendo o poderio portista, preocupou-se sobretudo em garantir, junto da FPB, que não baixará à CNB2, conforme prevê o regulamento.

Dragão na final sem jogar


Devido à desistência do CAB Madeira, o FC Porto vai ter uma paragem obrigatória. Os campeões nacionais só voltarão a ter competição na final do play-off da Liga, que arranca a 12 e 13 de maio. No Dragão Caixa.
Como Benfica e Lusitânia poderão lutar pelo outro lugar na final até dia 9 do próximo mês - no caso de ser necessário fazer os cinco jogos - Júlio Matos, vice-presidente do basquetebol do FC Porto, mostrou logo na noite de quinta-feira a sua indignação com o sucedido, isto porque, diz, "a competição nunca deve parar". "Com esta situação, a nossa organização desportiva quebra", completou. O FC Porto terá de fazer alterações na sua programação, para não chegar à final com falta de ritmo, pelo que deverá agendar alguns jogos de treino.
Refira-se que os dragões anunciaram ontem que devolverão o valor dos bilhetes para os dois jogos com o CAB na Loja do associado, no Estádio do Dragão.

in "ojogo.pt"

Assalto ao título


Pelo segundo ano consecutivo, o palco da festa do título do FC Porto pode ser o pavilhão do vizinho Águas Santas. No ano passado foi ali que os dragões conquistaram o tricampeonato, ao vencer por 33-29, fazendo a festa à oitava jornada da fase final. Desta vez também têm de ganhar - falta-lhes uma vitória em quatro jornadas, o que até poderá nem ser preciso dependendo dos resultados do Benfica e Madeira SAD - e, se assim acontecer, chegarão ao tetra uma jornada mais cedo.
O encontro, que tem bilhetes a dois euros para sócios e a 7,5 euros para não sócios, está a gerar grande interesse, tendo a formação da casa antecipado com sucesso venda para ontem.
Os adeptos do FC Porto parecem muito confiantes na vitória e o certo é que as estatísticas estão do lado dos dragões, que não perdem com o Águas Santas desde a meia-final da Taça da Liga, em fevereiro de 2006 (a equipa então orientado par Paulo Faria venceu a de Paulo Jorge Pereira por 28-26 nos livres de sete metros). De então para cá, em 17 partidas, os azuis e brancos somam 15 vitórias, tendo cedido apenas dois empates.

in "ojogo.pt"

"Alex pode ser o futuro do Brasil"


A aposta em Alex Sandro não é um risco. Mais do que os 9,6 milhões de euros que custou, o lateral tem potencialidades que lhe prometem o futuro da seleção brasileira, que por norma não se pode queixar de qualidade nesse setor. Atualmente é Marcelo, do Real Madrid. Mas antes já foram Roberto Carlos, Leonardo ou Branco, por exemplo. É precisamente o último que lança o portista para esses voos. "É um ótimo jogador, que tem um percurso de seleções que fala por si e que pode ser o futuro do Brasil. Isso é algo que só depende dele", aponta o esquerdino, atual técnico do Figueirense. Os Jogos Olímpicos, que costumam ser um tubo de ensaio, "podem ser uma valorização importante", segundo o lateral que brilhou no FC Porto entre 1988 e 1990. "Ele estará no grupo e tem de aproveitar a oportunidade", prossegue.
Nesta fase, Alex Sandro está então a ganhar uma posição. A exclusão de Álvaro Pereira até pode ser um castigo, mas prova que Vítor Pereira confia no sucessor. "A cobrança no FC Porto é enorme e ele sabe que tem de conviver com isso. É um clube muito grande e o Álvaro Pereira é um grande lateral e que tem um nome feito", continua, para explicar o porquê da demora na afirmação. Porque qualidade não lhe falta. "É um jogador veloz e que vai e volta muito bem, participa muito no jogo", elogia.

3 questões


Fernando Mendes, Ex-jogador do FC Porto
"Álvaro Pereira defende melhor"


1
O que ganha ou perde o FC Porto com Alex Sandro em vez de Álvaro Pereira?

Com Alex Sandro poderá perder em termos defensivos. Álvaro Pereira é mais agressivo e defende melhor. É notório que este não tem o pulmão do uruguaio. Mas penso que poderá ganhar na qualidade de cruzamento e de passe. Parece-me mais esclarecido do que o Álvaro, que às vezes peca quando chega a essa zona.

2
Que lhe parece esta exclusão numa fase decisiva da época?

No FC Porto não me surpreende, pois é um clube onde as regras são para todos. Em termos desportivos talvez a equipa perca um bocadinho, mas em primeiro lugar estão as regras e só depois a forma de pensar dos jogadores. Não sei se Álvaro Pereira pediu ou não desculpas. Mas o FC Porto até é compreensivo com os jogadores, pois sabe que muitas vezes estas coisas acontecem por eles terem a adrenalina no máximo e muita vontade de ajudar. Mas compreendo que se queira dar um exemplo.

3
Acredita que a saída de Álvaro Pereira é inevitável no fim da época?

Talvez o seu valor de mercado fosse maior na época que passou. Ele mostrou o seu desagrado, mas continuou. Agora, enquanto ativo, é a altura ideal para sair, pois ele já ganhou tudo o que podia no FC Porto. E este clube não transfere jogadores sem ter já um substituto. E esse parece o caso.

in "ojogo.pt"

Equipa Vintage caiu nos quartos de final


O Atlético de Madrid valeu-se da sua maior experiência para afastar o FC Porto da Liga Fertibéria. O conjunto azul e branco sofreu com a pressão dos colchoneros nos minutos iniciais, antes de subirem no terreno e igualarem o jogo com golos de Rui Barros e Capucho. Só que o Atlético de Madrid havia de marcar três golos seguidos e ganhar com isso um ascendente definitivo sobre o jogo. Sempre com intensidade e sem virar a cara à luta pela bola, o FC Porto ainda tentou recuperar na segunda parte (11-8), mas os espanhóis souberam controlar os acontecimentos e aproveitar para dilatar a vantagem, acabando por confirmar o apuramento para as meias-finais da competição.
Pavilhão Jorge Garbajosa (Torrejón de Ardoz)
Árbitro Juan Carlos Berzosa
Treinador Luís Castro
Daniel Correia; Fernando Couto, Rui Barros, Capucho e Mario Silva. Jogaram ainda: Bessa, Bino, João Pinto, Fernando Gomes, Latapy, José Carlos
Treinador SAN ROMÁN
Navarro Montoya; Arzeno, Alfaro, Mena e Dani. Jogaram ainda: Julián, Alejandro, Piru e Rivas
n ao intervalo 3-7
GoLOS 1' e 44' Dani; 3', 16', 19', 45' e 59' Alfaro; 8', 46' Rui Barros; 11', 26', 35', 42' Capucho; 24', 40' Piru; 27', 30' Mena; 32' Couto; 33', 45', 52' Arzeno; 40' Mário Silva;
CARTÕES 39' Couto, 57' Capucho

in "ojogo.pt"

Dragão chega aos 3000


O encontro que pode deixar o FC Porto a um pequeno passo de revalidar o título nacional vai ficar na história do clube, qualquer que seja o seu resultado. A visita ao Estádio dos Barreiros, na Madeira, marca o jogo número 3000 dos dragões em todas as provas oficiais. Um número bem redondo e que em Portugal só o Benfica já conseguiu ultrapassar. De 4 de junho de 1921, quando os dragões tiveram o primeiro compromisso de carácter oficial e de âmbito nacional, frente ao Sporting, até hoje, dia em que defrontarão o Marítimo, passaram quase 91 anos a competir ao mais alto nível. São mais de 270 mil horas a jogar à bola, com muitas vitórias e algumas desilusões. A taxa de sucesso, refira-se, é superior a 63 por cento, suficiente para garantir a conquista de 70 troféus, 54 dos quais na regência de Pinto da Costa.
Curioso verificar que um terço dos jogos foram disputados nas Antas, demolido para dar lugar ao Dragão ao fim de 1002 jogos oficiais. O Benfica foi o adversário que mais vezes se cruzou com os portistas: 223 jogos (86 vitórias, 54 empates e 83 derrotas), mais 12 confrontos do que o Sporting.
Nestas contas não entram duas provas que o FC Porto disputou ao longo da sua história: o campeonato regional do Porto, precisamente por não ter âmbito nacional, e a Taça das Cidades com Feira (16 jogos), por não ter sido oficialmente organizada pela UEFA. Ou seja, estes 2999 jogos que o FC Porto já realizou dividem-se entre o Campeonato de Portugal, o Campeonato Nacional, a Taça de Portugal, a Supertaça Cândido de Oliveira, a Taça da Liga, a Taça/Liga dos Campeões, a Taça das Taças, a Taça UEFA/Liga Europa, a Taça Intercontinental e a Supertaça Europeia.

Trinta vezes campeão regional


Antes de começar a disputar provas a nível nacional e internacional, o FC Porto só tinha o campeonato distrital para competir, contra equipas como o Boavista, Académico, Salgueiros, Leixões, Leça ou Candal. Os dragões perderam para os axadrezados a primeira final desta prova, que viriam a vencer em 30 das 34 edições. O que a juntar aos outros 70 títulos (nacionais e internacionais) dá outro número redondo: 100 troféus. Para a história ficam 249 jogos com 209 vitórias, 26 empates e apenas 14 derrotas no Campeonato Regional. Dados que, naturalmente, não são contabilizados neste trabalho.


Tudo começou a vencer o Sporting no velhinho Campo da Constituição


Não deixa de ser curioso que o FC Porto possa garantir o bicampeonato frente ao clube a quem venceu o primeiro título nacional, o Sporting. Em 1921/22 realizou-se a primeira edição do Campeonato de Portugal, prova antecessora da atual Taça de Portugal, disputada no sistema de eliminatórias entre equipas apuradas através dos campeonatos regionais. Os campeões do Algarve (Olhanense) e da Madeira (Marítimo) não participaram por dificuldades organizativas e financeiras, pelo que sobraram apenas o FC Porto e o Sporting, que se encontraram no Campo da Constituição a 4 de junho de 1922 para a primeira mão. O jogo começou com 15 minutos de atraso porque o extremo João Nunes... tinha ido à romaria do Senhor de Matosinhos e quase se esquecia da comparecer. Os portistas venceram por 2-1 com o Sporting a ganhar em Lisboa por 2-0, o que obrigou a um terceiro jogo, porque na altura os golos fora não eram considerados para desempate. De novo no Porto, mas no Campo do Bessa, o FC Porto venceu por 3-1, após prolongamento, e conquistou o primeiro troféu nacional da história do futebol português.

Encarnados à frente


O Benfica é a única equipa portuguesa que já ultrapassou a barreira dos três mil jogos oficiais, não contando, uma vez mais, com a Taça das Cidades com Feira ou a Taça Latina. A diferença para o FC Porto está num maior número de jogos internacionais.

Leões ainda estão longe


Nem na próxima temporada o Sporting conseguirá chegar aos três mil jogos oficiais. Só na Europa, os leões têm menos 50 partidas do que o FC Porto. E na Supertaça Cândido de Oliveira também está muito atrás.

Onze do primeiro jogo oficial


FC Porto-Sporting 2-1
Campeonato de Portugal 1921/22
4 de junho de 1922
Campo da Constituição, no Porto
Árbitro: Barley (Inglaterra)
Lino; Júlio Cardoso e Artur Augusto;
Mota, Carneiro e Floriano; J. Brito,
Balbino, Alexandre Cal, Tavares Basto
e João Nunes
Treinador: Adolphe Cassaigne (França)
Golos do FC Porto: Tavares Basto (2)

in "ojogo.pt"


"Álvaro vai respeitar opção do treinador"


A ausência de Álvaro Pereira da lista de convocados do FC Porto para a deslocação à Madeira seguiu-se ao episódio de descontentamento do jogador em Braga, na altura em que Vítor Pereira decidiu substituí-lo, mas Alejandro Savich, empresário do uruguaio, garantiu a O JOGO que não se trata de um caso disciplinar. "Não há qualquer problema disciplinar, nem nada que se pareça. Se houvesse alguma coisa com certeza que já se saberia. Mas não houve nada, apenas uma decisão técnica que o Álvaro vai respeitar e nada mais. Só o Vítor Pereira pode explicar porque deixou o Álvaro de fora, se é por ele não estar bem, ou por o Alex Sandro estar melhor."
Na conferência de Imprensa de antevisão ao jogo com o Marítimo, O JOGO confrontou Vítor Pereira precisamente com a questão, mas o técnico contornou o assunto. "Repito: Álvaro ficou de fora por opção do treinador. Não sei se é uma consequência daquilo que aconteceu em Braga. Se for, terão de perguntar ao treinador. Mas o Álvaro vai acatar as decisões do treinador e apoiar a equipa por fora", argumentou Savich.
O empresário reconheceu ter tido uma conversa com o jogador sobre o assunto: "O que posso dizer é que o Álvaro falou com o treinador no final do jogo com o Braga, mas também com os seus companheiros de equipa e até os dirigentes. Disse o que tinha a dizer a toda a gente. Mas tenho a certeza que se ele tiver errado será o primeiro a reconhecer o que fez, porque é uma pessoa inteligente, que sabe o que tem a fazer nessas circunstâncias".
Savich preferiu desvalorizar a questão, lembrando o momento que vive o FC Porto. "É mais importante manter a concentração no título, que está próximo de ser conquistado", sublinhou.

Uruguaio falha sexto jogo do campeonato


Esta foi a primeira vez que Vítor Pereira prescindiu de Álvaro por opção. O jogador é um dos mais utilizados do plantel no campeonato com 1942 minutos e 22 jogos a titular. Até aqui, tinha estado ausente por lesão, suspensão ou, como sucedeu nas duas primeiras jornadas, porque estava a ser negociado com o Chelsea. Álvaro falhou, portanto, a quinta ronda por lesão e cumpriu castigo à 19ª e 27ª jornadas por completar duas sérias de cartões amarelos. O clássico com o Sporting poderá trazer mais luz sobre o assunto.

in "ojogo.pt"

Pekerman quer conversar com James

O selecionador colombiano, José Perkerman, iniciou ontem um périplo pela Europa que o levará a Itália, Alemanha, França, Espanha e... Portugal. O treinador pretende conversar com potenciais convocados para os jogos com o Peru e o Equador, em junho, do apuramento para o Mundial do Brasil. Com as saídas de Falcao e de Guarín, o único colombiano convocável a atuar em Portugal é James Rodríguez. Por isso, Pekerman passará pelo Porto, provavelmente a tempo de assistir ao clássico com o Sporting.


in "ojogo.pt"