sábado, 5 de janeiro de 2013

Villas-Boas: «Mau perder do Benfica ajudou a festejar mais»

TÉCNICO LEMBRA TÍTULO CONQUISTADO NA LUZ


André Villas-Boas concedeu uma entrevista ao jornal “Expresso”, publicada este sábado, onde faz um balanço de toda a carreira. O antigo técnico portista, agora nos ingleses do Tottenham, comentou alguns episódios da rivalidade com o Benfica, no ano em que conduziu os dragões a vencer a Liga, a Liga Europa e a Taça de Portugal.

“Havia jogadores injustiçados relativamente a episódios do ano anterior e havia jogadores que tinham vindo para o clube para serem campeões e não o tinham conseguido. Expusemos fotografias do Benfica a festejar o título no balneário e esta foi a nossa apresentação: ‘O que está atrás é um Benfica que venceu da forma que vocês sabem, cabe-nos inverter o rumo’”, frisou o técnico português de 35 anos.

Villas-Boas recorda que o que lhe deu mais gozo foi conquistar o título em casa do rival, falando ainda do famoso “apagão” após o final do jogo: “Ser campeão na Luz era a vontade de todos – no ano anterior o Benfica tinha perdido a oportunidade de o conseguir no Dragão. Tudo o que fizeram depois era completamente indiferente. O facto de terem revelado mau perder ainda nos ajudou um pouco mais a festejar”.

“Quanto à eliminatória da Taça, com uma desvantagem de 2-0, encarámos o jogo sem nada a perder. Sentia-se ansiedade na Luz e um golo podia fazer toda a diferença. Quando marcámos primeiro a sequência de virar o resultado foi natural”, frisou.

Para terminar, revelou que Jorge Jesus enviou-lhe uma mensagem de parabéns no final da temporada: “Recordo-me de após o último troféu que ganhámos, a Taça, receber uma mensagem escrita quando já estava no Dragão com os jogadores: ‘Muitos parabéns por um magnífico ano de vitórias. Cumprimentos JJ’. Eu não tinha o número dele e achámos que alguém estaria a brincar comigo. Depois, liguei, falei com ele e agradeci-lhe”.


Villas-Boas: «Clube único e singular no Mundo»
ORGULHOSO POR TER TREINADO CLUBE DO CORAÇÃO

André Villas-Boas garantiu que foi com enorme orgulho que chegou a treinador principal do FC Porto, clube de que sempre foi adepto, enaltecendo as qualidades da estrutura portista.

“Foi um orgulho muito grande assinar pelo FC Porto. É um clube que dá grande suporte aos treinadores, equilíbrio, grandes jogadores, plantel, uma liderança muito forte ao nível do presidente e da estrutura. Os valores do FC Porto, a sua mística, os seus comportamentos… nada é deixado ao acaso. As exigências eram altíssimas, o clube sentia uma revolta, uma vontade e uma necessidade extrema de voltar a ser campeão. Este estado torna-o num clube único e singular no Mundo”, afirmou o técnico português em entrevista concedida ao jornal “Expresso”.

No entanto, o trajeto de Villas-Boas poderia ter sido diferente, uma vez que, antes de rumar ao Dragão, esteve perto de Alvalade: “Nunca sabemos se a carreira seria diferente para melhor ou para pior (risos), mas o padrão do que tem acontecido aos treinadores do Sporting não é abonatório”.

Super Dragão

Villas-Boas esteve ligado ao clube desde muito novo, revelando que fez-me membro da claque portista quando era adolescente.

“O FC Porto está presente na minha família desde muito cedo, pelo meu avô. Foi sempre o clube da família, também pelo meu tio e padrinho que me levava ao futebol desde muito novo. Depois, à medida que fui crescendo, teve outra importância: Fiz-me membro dos Super Dragões com 15 ou 16 anos. Era a forma de transmitir a emoção, de estar ligado ao grupo que seguia a equipa para todos os jogos”, contou.

O treinador de 35 anos enumerou alguns dos seus ídolos da altura: Maradona, Ronaldo ‘Fenómeno’, Del Piero, João Pinto, Vítor Baía, Jorge Costa e outros portistas, onde se incluía Domingos Paciência, o “culpado” por ter chegado ao FC Porto.

“Quando soube que o Bobby Robson ia morar para o meu prédio, fiquei muito contente, por ele ser o treinador do meu clube. Um dia abordei-o a propósito da utilização de Domingos. Isto aconteceu no ano em que o FC Porto contratou Yuran e Kulkov e, apesar de Domingos ser o melhor marcador do clube, quem jogava era o Yuran. Disse-me que se fosse ver a equipa treinar, entenderia”, relembra Villas-Boas.

“Começou a levar-me aos treinos e ao balneário. A partir daí nasce em mim uma vontade de tentar uma carreira. Estava a acabar o 12.º ano e ia seguir jornalismo desportivo, mas percebi que poderia ter hipóteses de estar ainda mais ligado ao futebol. Pedi-lhe ajuda e orientação e ele abriu-me a porta no curso de treinadores, com 17 anos – não era permitida a inscrição -, nas federações inglesa e escocesa”, explica Villas-Boas, que rapidamente se viria a tornar treinador das camadas jovens dos dragões.

in "record.pt"

Miguel Lopes e Sporting de acordo


O clube de Alvalade e o lateral-direito acordaram contrato válido por cinco épocas meia a troco de um milhão de euros por ano. Troca entre clubes não envolve dinheiro.
Está concluído o passo que faltava para a concretização da troca de jogadores entre Sporting e FC Porto. Conhecida a intenção dos portistas de contar com o russo Izmailov, faltava acertar que jogador azul e branco faria a viagem em sentido inverso, em direção a Alvalade. 

Ora, apurou O JOGO, Miguel Lopes e o Sporting chegaram hoje a acordo para a assinatura de um contrato que liga as duas partes por cinco épocas e meia. Em troca, o lateral-direito, internacional português, receberá cerca de um milhão de euros por ano. 

Acertada a ida de Miguel Lopes para o clube de Lisboa, o FC Porto avançará para a contratação de Izmailov, concretizando assim mais uma troca de jogadores entre os dois clubes rivais. 

Este negócio não envolve dinheiro, ficando os clubes com percentagens dos passes dos jogadores de que prescindem.

in "ojogo.pt"

FC Porto-Nacional (antevisão): previsível ou nem por isso?


Por muito que se sopre a pressão para o futuro, o clássico de dia 13 de janeiro já povoa as cabeças de portistas e benfiquistas. Não podia ser de outra forma numa Liga partida em duas; a dos dois da frente e a dos outros todos. Ainda assim, numa coisa Vítor Pereira e todos os elementos que vão a jogo no Estádio da Luz de este domingo a oito têm razão: antes há um encontro para se jogar – e ganhar; e para os dragões trata-se mesmo de uma questão de segurança Nacional antes do clássico.
A três pontos do Benfica – em virtude do adiamento do jogo em Setúbal -, o FC Porto não quer desperdiçar um milímetro que seja na perseguição direta à águia na véspera do duelo entre si. Por isso, bater o Nacional da Madeira, este sábado, é um ordem de agora e de sempre no reino do bicampeão de Portugal. «É um jogo que tem importância, independentemente de anteceder o jogo na Luz. Jogaríamos com o Nacional no início ou no final da época, sempre para ganhar», recordou Vítor Pereira no lançamento do encontro.
Terceiro encontro da época
FC Porto e Nacional da Madeira já são «velhos» conhecidos da atual temporada, uma vez que a partida desta noite marca o terceiro duelo da época, depois das duas vitórias portistas em solo madeirense; a primeira na Taça de Portugal, por 0x3, e a segunda na fase de grupos da Taça da Liga, desta feita por 0x2. Estatisticamente, os dragões levam grande vantagem nos 31 jogos já realizados com o Nacional ao longo da história, com 23 vitórias e apenas seis derrotas.
No entanto, o Nacional da Madeira é dono de um registo invulgar e ao alcance de muito poucas equipas nacionais e internacionais. No Estádio do Dragão, em apenas 14 jogos, venceu por quatro vezes, contra 10 triunfos do FC Porto. É certo que a vantagem continua a ser azul e branca, mas nas últimas 12 visitas ao Porto os madeirenses venceram quatro, portanto, um terço dos duelos. Números a ter em conta, no mínimo…
James Rodríguez de regresso
Quanto às opções de Vítor Pereira para o jogo, o destaque vai para o colombiano James Rodríguez, que falhou a visita ao Estoril, em jogo a contar para a Taça da Liga, devido a queixas musculares. O regresso do avançado valer-lhe-á entrada direta no onze portista ao lado dos parceiros de ataque Silvestre Varela e Jackson Martínez. Fernando, Lucho e João Moutinho vão assumir os lugares habituais no meio-campo, tal como Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro no setor defensivo.
Quanto a Manuel Machado sofreu uma contrariedade no último dia. O defesa central Manuel da Costa surgiu, esta sexta-feira, lesionado no treino dos insulares, tendo sido avaliado pelo departamento médico do clube. A conclusão não foi a melhor para Manuel Machado: o jogador não é opção para o jogo no estádio do Dragão e falhou a lista de convocados da turma madeirense.

in "zerozero.pt"

“TEREMOS QUE JOGAR COM UMA CONCENTRAÇÃO ENORME”


A Naval inspira o cuidado e, até, a admiração de Rui Gomes. Por isso, o treinador insiste em pormenores determinantes como a “concentração” e a “qualidade” na posse da bola. Projecta, contudo, a vitória e, para lá dela, a entrada no primeiro terço da tabela a curto prazo, seguro de que, para o conseguir, é fundamental que inicie “um ciclo positivo” a partir das 16h00 de domingo, em Pedroso.

Um adversário que não perde há 11 jogos inspira respeito, certo?
Apesar das dificuldades por que tem passado e do plantel reduzido de que dispõe, a Naval é uma equipa que tem sabido transformar as fraquezas em forças. Atravessa um ciclo bastante positivo e tem feito de um estado de alma transcendente a sua principal força para superar as dificuldades. Esperamos, por isso, um adversário que nos vai criar bastantes problemas, que está numa situação tranquila e que, certamente, jogará o jogo pelo jogo. Irá, provavelmente, esperar pelo nosso erro, por uma perda de bola que lhes permita chegar rapidamente à frente. É daquele tipo de jogos em que é necessária uma concentração enorme e bastante qualidade na posse de bola.

A possibilidade de poder ultrapassar a Naval é uma motivação adicional para o jogo?
Temos consciência de que uma vitória permitir-nos-á subir vários lugares na classificação. Estamos a seis pontos do quarto lugar e essa é uma diferença perfeitamente recuperável. Não numa só jornada, como é óbvio, mas numa série de jornadas. Queremos iniciar um ciclo positivo que nos permita chegar ao primeiro terço da tabela. Esse é o nosso objectivo a curto prazo.

O facto de Vítor Pereira ter elogiado publicamente o trabalho desenvolvido no FC Porto B é estimulante para jogadores e equipa técnica?
Claro que é. Até porque, no fundo, o nosso objectivo é apenas dispormos de um grupo de jogadores que possamos potencializar ao máximo, de forma a que possam ser, esporadicamente ou em permanência, opções válidas para a equipa principal. Sempre que isso acontece, seja com um, dois ou três, nos treinos ou em situações de jogo, é motivo de dupla satisfação. Que isso aconteça muitas vezes é, exactamente, o nosso objectivo.

Mas isso não condiciona o seu trabalho nos jogos?
Se estivéssemos preocupados com isso, estaríamos a subverter toda a lógica da criação da equipa B. Quantos mais jogadores nossos andarem na esteira da equipa A, mais encantados nós ficaremos.


in "fcp.pt"

Souza já sabe que não fica no Dragão


Enquanto decorrem as negociações entre FC Porto e Grêmio, o clube brasileiro recebeu um sinal prometedor de que poderá contar com Souza na próxima temporada. Segundo o “Globosporte”, o médio já sabe que não irá integrar o plantel de Vítor Pereira, pelo que se perspetiva um regresso a Porto Alegre.

O empréstimo de Souza ao Grêmio terminou a 31 de dezembro e os brasileiros iniciaram de imediato contactos no sentido de garantir a continuidade do jogador de 23 anos. O FC Porto começou por pedir 10 milhões de euros pela totalidade do passe, o Grêmio fez uma contra proposta de três milhões por 30 por cento do passe à qual ainda não recebeu resposta.

«Não estabelecemos um prazo. É difícil determinar quando estarão concluídas as negociações e teremos uma resposta. Não depende só de nós», disse o diretor executivo de futebol do Grêmio, Rui Costa, no arranque da pré-temporada da equipa.

Souza, por seu lado, começou a trabalhar para manter a forma até saber onde vai jogar em 2013. «Respeitei o período de descanso estipulado por especialistas e retomei as atividades para começar a acostumar o corpo. Aproveitei bem as férias porque estava a precisar de recuperar as energias - cheguei de Portugal, já jogando e tentando ajudar o Grêmio. Vou aumentando a carga de treinos ao longo dos dias para estar a bom nível quando tudo ficar definido. Pretendo fazer uma grande temporada e confirmar o ano de 2012», disse em declarações à assessoria de Imprensa.


in "abolaa.pt"

Intervenção polémica de D’Onofrio

TRANSFERÊNCIAS VOLTAM A AGITAR A IMPRENSA


Mangala e Defour estreiam-se no FC PortoA alegada intervenção de Luciano D’Onofrio na transferência de Defour e Mangala do Standard Liège para o Dragão é um dos atos de um novo foco de polémica envolvendo o antigo empresário e dirigente desportivo que eclodiu na imprensa belga.

A revista “Sport/Foot Magazine” garante que, mesmo estando legalmente impedido de o fazer devido à condenação a prisão efetiva em França na sequência do caso das contas do Marselha, D’Onofrio continua a mexer os cordelinhos em várias negócios, tendo sido associado não apenas à vinda do central e do médio para o FC Porto, mas também de Witsel para o Benfica e Franky Vercauteren para oSporting. Aliás, na sequência do que já havia sido publicado em 2011 pelo jornal “Le Soir”, e replicado em Portugal, D’Onofrio é identificado como sendo o verdadeiro mentor da sociedade Robi Plus, encabeçada pelo seu sócio Maurizio Delmenico, à qual a SAD azul e branca cedeu, sem qualquer contrapartida, 10 por cento da receita líquida de uma futura transferência de Mangala e Defour.

O FC Porto comunicou esse facto à CMVM na mesma altura em que anunciou a venda de 33,3 por cento do passe de cada um dos ex-Standard, a troco de 5 milhões de euros, à Doyen Investments. Atualmente, os azuis e brancos detêm 56,7 por cento de cada um dos jogadores. A sua compra custou 12,5 milhões de euros, acrescidos de 2,87 milhões em comissões, sem contar com os tais 10 por cento cedidos a D’Onofrio pela sua participação na operação e que, a preços de mercado, poderão valer 2,5 milhões de euros, segundo relata a imprensa belga.

in "record.pt"

Diego Turnes: «Faltam detalhes»

RIVER PLATE SEGURA ITURBE


Diego Turnes, vice-presidente do River Plate, garantiu que está muito perto de fechar a contratação de Juan Iturbe. “Não estamos longe de chegar a acordo com o FC Porto. Eles querem ceder o jogador por seis meses e nós queremos por um ano, mas só faltam detalhes. Além disso, queremos uma cláusula que favoreça o River num futura venda”, revelou o dirigente.

O Racing também continua atento a Iturbe e até sonha com Lucho González a longo prazo.

in "record.pt"