quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

JOÃO FERREIRA DIRIGE BEIRA-MAR-FC PORTO

João Ferreira, da AF Setúbal, foi o árbitro nomeado para dirigir o encontro entre o Beira-Mar e o FC Porto, a contar para a 17.ª jornada da Liga e agendado para as 18h15 de sábado.

No Estádio do Dragão, João Ferreira vai ser auxiliado pelos assistentes Pais António e Luís Ramos.


In "fcp.pt"

Aumentar a rotação e evitar derrapagens (20h45 horas SIC)

Pinto da Costa disse há alguns dias que não se importava de perder todos os jogos da Taça da Liga, mas provavelmente prefere ganhá-los. Aliás, depois da derrota na primeira jornada da prova frente ao Nacional, o FC Porto precisa de vencer todos os jogos para garantir que se mantém na discussão pelo troféu até ao fim, a começar pela partida desta noite frente ao Beira-Mar.
Ora, apesar disso, não é menos verdade que a Taça da Liga está no fundo da lista de prioridades dos portistas, bem atrás do campeonato, da Liga Europa e da Taça de Portugal, o que, de resto, justifica a rotação que André Villas-Boas aproveitará para fazer esta noite, poupando os jogadores mais utilizados do plantel para o jogo com o... Beira-Mar. No sábado há novo confronto com a equipa de Leonardo Jardim, em Aveiro, a contar para o campeonato e essa é a prioridade tanto dos portistas como dos aveirenses, que também se devem apresentar no Dragão longe da máxima força.
Nos portistas, as mudanças deverão atingir todos os sectores da equipa, desde a baliza, onde deverá jogar Kieszek, até à defesa, que registará o regresso de Rafa, passando pelo meio-campo e pelo ataque, onde se aguarda a presença de Walter na posição de ponta-de-lança. Apesar de pouco utilizado, o brasileiro tem merecido elogios de André Villas-Boas, que não se cansa de sublinhar a eficácia do ponta-de-lança contratado no Verão. Uma eficácia que será testada esta noite e que se poderá revelar fundamental para as contas finais do Grupo A. Afinal, o primeiro critério de desempate da prova é a diferença entre golos marcados e golos sofridos e, para já, o saldo é negativo para os portistas...

Rolando e Sapunaru poupados para Aveiro

Taça da Liga é sinónimo de oportunidade para os menos utilizados e, por inerência, de descanso para alguns habituais. Desta vez, Villas-Boas optou por dar folga extra a Rolando - que é o jogador com mais minutos (2340) do plantel - e a Sapunaru, poupando-os assim para o segundo jogo com o adversário desta noite, o Beira-Mar. No sábado, o FC Porto desloca-se a Aveiro, para a Liga, e ambos devem recuperar os respectivos lugares no onze.
Estes dois jogadores estarão na plateia do Dragão, mas há mais elementos que também entram nos planos de gestão do técnico e que vão para o banco de suplentes, para precaver qualquer eventualidade. Casos de Helton, Belluschi, Varela e Guarín.
De fora dos eleitos ficaram ainda Cristian Rodríguez, Beto, Álvaro Pereira e Falcao, todos por razões médicas. Os dois primeiros, contudo, estão muito perto do regresso às opções. O que pode acontecer já no próximo jogo.

Fim do ciclo de cinco jogos seguidos

Hoje à noite, o FC Porto põe um ponto final no ciclo de cinco jogos consecutivos disputados no Estádio do Dragão (Nacional, Marítimo, Pinhalnovense, Naval e Beira-Mar). No sábado, já a contar para o campeonato, a equipa de Villas-Boas desloca-se a Aveiro para defrontar novamente o Beira-Mar, naquele que será o primeiro jogo de 2011 fora de casa. Mas Janeiro não termina sem mais um jogo em casa: de hoje a oito, o FC Porto recebe o Nacional (jogo antecipado da 20ª jornada).

in "ojogo.pt"

Central José Luis Palomino descartado

Segundo a Imprensa argentina de ontem, o FC Porto perguntou ao San Lorenzo pelo defesa central José Luis Palomino, que está avaliado em 7,5 milhões de euros. Este jovem de 21 anos é uma das grandes promessas do futebol argentino e teria também o Benfica e o Toulouse como pretendentes. Segundo o que O JOGO apurou, contudo, o FC Porto não está interessado no jogador nem fez qualquer abordagem ao emblema de Almagro. O jogador confirmou esta versão. "Não sei de nada. Estou aqui para lutar por um lugar na equipa, sabendo que a concorrência é forte."

in "ojogo.pt"

Walter a 25s de Hulk

"Walter deve ser o jogador em Portugal com o melhor aproveitamento em termos de minutos e golos marcados". A afirmação é de Villas-Boas a propósito do avançado que esta noite recupera o estatuto de titular, naquela que será grande novidade do FC Porto com o Beira-Mar. Sobretudo, atendendo ao facto de Hulk ter sido a aposta do técnico para ponta-de-lança com o Pinhalnovense e o Marítimo, jogos em que, tal como hoje, Falcao não entrou na equação. O JOGO fez as contas ao rendimento do Bigorna e dos restantes elementos do plantel portista, chegando à conclusão de que os dois golos apontados pelo Incrível no último jogo (Naval) tornaram-no mais eficaz do que o compatriota em... 25 segundos. Contudo, é justo sublinhar que o primeiro tem muitos mais golos e muitos mais minutos de utilização.

Walter não foi convocado para o último jogo do campeonato e vai ter direito a entrada directa na equipa, uma vez que Villas-Boas aproveita a Taça da Liga para dar ritmo a alguns dos menos utilizados. Aliás foi nesta prova que o Bigorna foi titular pela última vez. Desde então, foi suplente não utilizado com o Marítimo, fez os 10 minutos finais com o Pinhalnovense e ficou na bancada com a Naval.

No final desse jogo o técnico fez a sua defesa pública. "Não foi convocado por opção. Temos muitos avançados neste momento, desde que se mantenha no elevado ritmo que tem demonstrado nos treinos, será também uma alternativa para a equipa". E esta noite será mesmo a alternativa a Falcao.

James completará o trio de ataque. Com esta configuração, Villas-Boas vai fazer a vontade a Hulk que prefere não ser utilizado no centro. "Toda a gente sabe que não sou ponta-de-lança. Jogo melhor como extremo", sublinhou no final do encontro com a Naval.

Hulk mata

 95:45

O Incrível já leva 24 golos nos 28 jogos em que foi utilizado por Villas-Boas. Dividindo os minutos pela facturação percebe-se que precisa de pouco mais de um jogo - 90 minutos - para festejar


Walter esfola 

96:10

Walter não é opção regular, mas tem demonstrado uma eficácia ao alcance de poucos. Tem seis golos em 16 jogos, apenas cinco dos quais como titular. A diferença de eficácia para Hulk é de apenas 25 segundos

577 Minutos de Walter

O reforço para o ataque do FC Porto, protagonista de uma autêntica novela no último defeso, tem vivido na sombra de Falcao, mas também de Hulk. A utilização do Bigorna ainda é baixa, ao contrário da eficácia. Já tem seis golos.


2298 Minutos de Hulk

Bastam 42 minutos de jogos esta noite para Hulk passar a ser o jogador mais utilizado do FC Porto, passando Rolando. Quanto à produção é de longe o melhor da equipa e do futebol nacional com 24 golos.

Falcao enfrenta nova paragem

Avançado fica de fora pelo menos um mês


O F.C. Porto recebe hoje, quarta-feira, o Beira-Mar, na segunda jornada do Grupo A da Taça da Liga, sem poder contar com Falcao, que se lesionou num joelho e vai falhar os próximos jogos dos dragões. Hulk é o maior candidato a ocupar o lugar do colombiano no centro do ataque.
Depois de ter ficado afastado dos relvados durante um mês, devido a um problema muscular, Falcao regressou ao onze portista no jogo de domingo passado com a Naval, mas uma lesão num joelho sofrida durante a segunda parte vai obrigá-lo a parar novamente. O internacional colombiano já iniciou os tratamentos, conforme foi divulgado ontem pelo boletim clínico do clube azul e branco, começando por falhar o jogo de hoje à noite com o Beira-Mar, a contar para a Taça da Liga.
A ausência do avançado não será inferior a um mês, estando posta de parte a sua utilização na partida da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, marcado para 1 ou 2 de Fevereiro, no qual os dragões poderão ter como adversário o Benfica, se as águias eliminarem o Rio Ave nos quartos-de-final. Para além dessa partida, "El Tigre" falhará os encontrosos da Liga com o Beira-Mar, Nacional e Rio Ave, estando em aberto a hipótese de recuperar a tempo dos encontros da Liga Europa com o Sevilha, marcados para 17 e 23 de Fevereiro.
Villas-Boas terá, assim, de voltar a encontrar uma alternativa ao ponta-de-lança, prevendo-se que Hulk seja o escolhido para jogar no centro do ataque, em detrimento de Walter, a exemplo do que aconteceu nos dois últimos jogos em que Falcao não pôde alinhar, diante do Marítimo e do Pinhalnovense. Outra possibilidade em aberto é a contratação de mais um avançado, encarada nas últimas semanas pela SAD portista, que tem até ao fim deste mês para decidir, antes do fecho da janela de transferências de Inverno.
A outra baixa de peso no plantel portista é Álvaro Pereira, que continua a recuperar da operação a um ombro a que foi sujeito no final de Dezembro. O lateral-esquerdo tem o regresso agendado para meados de Fevereiro, talvez a tempo da eliminatória com o Sevilha, que os dragões estão a encarar com toda a atenção, apesar de a prioridade da presente temporada ser o campeonato.
Para o lugar do internacional uruguaio, André Villas-Boas tem optado por Emídio Rafael ou Fucile, embora o rendimento de qualquer um dos dois não tenha sido sequer parecido com o de "Palito", com reflexos evidentes na produção da equipa.

in "jn.pt"

Onze da derrota não será reeditado

FRENTE AO BEIRA-MAR


Kieszek; Fucile, Rolando, Sereno e Emídio Rafael; Guarín, Moutinho e Ruben; Hulk, James e Walter. Foi este o onze portista na única derrota da época, mas Villas-Boas não lhe dará uma segunda oportunidade no regresso à Taça da Liga.
O treinador deixou de fora Rolando, impedindo, assim, a reedição da equipa que tropeçou frente ao Nacional. A ausência do central é, de resto, uma das novidades dos convocados. Em relação ao jogo com a Naval ficaram também de fora Sapunaru e Falcão e entraram para os seus lugares Sereno, Souza e Walter.
in "record.pt"

Hipótese de redenção a sorrir para Walter

BIGORNA VOLTA ÀS OPÇÕES


Walter vai ter a oportunidade de redimir-se da má exibição que assinou frente ao Nacional, naquela que ainda é a única derrota portista da época. O Bigorna foi convocado por André Villas-Boas para o compromisso desta noite, frente ao Beira-Mar, e pode mesmo passar de não convocado a titular. Tudo vai depender do treinador...
Seguro é que Falcão vai falhar novo jogo e novamente devido a lesão. Ainda em tratamento e a recuperar da forte contusão que sofreu no seu joelho esquerdo, frente à Naval, o internacional colombiano ficou de fora das opções, deixando o lugar mais central do ataque à disposição dos seus concorrentes diretos. E, nesse lote, entrou recentemente o incrível Hulk...
in "record.pt"

At. Madrid pede 15 milhões por Salvio; FC Porto está à espreita

Dificuldades para segurar argentino. Miguel Angel Gil, director executivo dos “colchoneros”, admite interesse portista. Encarnados têm prioridade, mas pode custar entre 8 e 10 milhões.

Eduardo Salvio, de 20 anos, cedido pelo Atlético de Madrid ao Benfica, é mais um jogador argentino a dar nas vistas com a camisola encarnada, mas as possibilidades de poder manter-se na Luz no final da temporada são neste momento difíceis de avaliar, face a um vasto leque de obstáculos.

Ao elevado valor dos salários, ao elevado valor que os encarnados terão de pagar para garantir a continuidade, ao braço de ferro que se adivinha com o Atlético de Madrid, que parece agora desejar, simplesmente, o regresso do jogador, eis que se junta o interesse portista em Salvio, ainda não assumido pelos dragões, mas já bem conhecido em Madrid, como admitiu ontem, em conversa com A BOLA, o director executivo dos colchoneros, Miguel Angel Gil. 

«Não é o momento certo para falar desse assunto [interesse do FC Porto], só no final da época é que essas questões serão abordadas. Oficialmente, nada está ainda a acontecer em relação ao futuro de Salvio», explicou, sem deixar, no entanto, de sublinhar que a bola está ainda do lado dos encarnados: «A prioridade é do Benfica. Sem que diga o que pretende fazer em relação a Salvio não negociaremos com mais nenhum clube.» 

Miguel Angel Gil confirma, porém, a existência de uma cláusula de opção «de 15 milhões de euros» que o emblema de Madrid entende como sendo o único ponto de partida possível para negociar a continuação de Salvio em Lisboa. 

«Esse é o valor que queremos. É o valor que o Benfica tem de pagar se quiser o futebolista. Mas, reafirmo, ainda é cedo para falar do assunto, a época vai a meio e só no final trataremos das coisas.»

in "abola.pt"

Acusado de homicídio no Brasil, jogou no F.C. Porto com idade falsa

«Rafa» foi comparado a Anderson mas entregou-se ao crime


Jogou com a camisola do F.C. Porto, chegou a ser comparado ao compatriota Anderson, mas agora está atrás das barras, no Brasil. Esta é a história de «Rafa», um jovem que decidiu conciliar o futebol ao crime. Com uma identidade falsa conseguiu ser considerado uma promessa em Portugal, mas agora arrisca-se a cumprir pena por assalto à mão armada e homicídio.

Em 2008 chegou ao Portimonense um jogador brasileiro chamado Rafael Massambani Silva, de 16 anos. Um contrato de quatro anos com uma cláusula de 5 milhões de euros assegurava um talento que parecia proporcional aos problemas. Uma prolongada viagem ao Brasil terá sido a gota de água para o emblema algarvio, que no final da época negociou o médio com o F.C. Porto. O dia 17 de Dezembro de 2008 assinalou a estreia pelos «dragões», na visita a Trofa, em jogo da Liga Intercalar. Em entrevista ao jornal «O Jogo», já em Janeiro, aceitava as comparações com Anderson: «Espero ter o mesmo sucesso neste clube, que acreditou em mim como um dia acreditou no potencial dele». «Rafa» jogou também pela equipa de juniores azuis e brancos, mas pouco tempo depois desapareceu novamente no Brasil, para nunca mais voltar. 

«Esteve connosco um mês e meio, talvez», recorda Caetano, antigo júnior do F.C. Porto e actual jogador do Paços de Ferreira, ao Maisfutebol. «Era muito forte fisicamente. Mais forte do que os outros. Era um bicho. Brincávamos com ele, dizendo que ele era ¿gato¿», acrescenta o jovem avançado português, aproveitando um termo que os brasileiros aplicam a jogadores com idade falsa.

A brincadeira dos colegas do F.C. Porto não podia estar mais acertada. Mesmo em Portugal surgiram suspeitas sobre a idade do jogador, como de resto foi escrito em alguns «blogs» afectos ao Portimonense, que sempre estranharam a atribulada passagem do jogador por Portugal. O caso até ameaçava cair no esquecimento, não fosse uma detenção no passado mês de Novembro. Foi através da polícia brasileira que se descobriu que «Rafa» se chama, afinal, Vinícius Massambani da Silva. E não nasceu a 21 de Fevereiro de 1992, como dizia o registo na Federação Portuguesa de Futebol, mas sim a 7 de Agosto de 1988. 

Assalto, homicídio e porventura tráfico de droga

O antigo jogador de Portimonense e F.C. Porto foi detido no passado mês de Novembro, suspeito de assalto à mão armada e homicídio, e está a aguardar julgamento. «Assaltou uma casa lotérica (casa de jogos), com um comparsa, utilizando o carro da namorada, que foi depois abandonado. É acusado ainda de envolvimento no homicídio de um membro da mesma quadrilha, que eles suspeitariam que os teria denunciado», revelou aoMaisfutebol Ricardo Casanova, delegado-adjunto da Polícia de Apucanara, adiantando que houve confissão. Por incrível que pareça, e embora só o primeiro nome tenha mudado, esta fonte policial garantiu que o verdadeiro Rafael não é familiar de Vinícius.

A detenção ocorreu em Curitiba, a 300km da sua residência. «Ele estava a usar uma identidade falsa, de outra pessoa aqui da região, o que contribuiu para a sua detenção. Revelou que tinha usado o documento para jogar em categorias inferiores de clubes de futebol», acrescentou o agente da autoridade.

Para além de aguardar julgamento, acusado de assalto à mão armada e homicídio, o antigo jogador de Portimonense e F.C. Porto está ainda a ser investigado por alegado envolvimento em tráfico de droga. «Na altura pareceu-me uma boa pessoa. No balneário nunca houve problemas», diz Caetano. «Rafa» até terá agredido um juvenil do F.C. Porto, durante um treino, mas ninguém imaginaria a história que se seguiria.


in "maisfutebol.iol.pt"

Hulk no radar do Tottenham

O atacante internacional brasileiro Hulk continua a dar a volta à cabeça aos grandes senhores do mercado, designadamente os maiores clubes da Premier League, e na pista do goleador portista mantém-se o Tottenham, que só esta época já o viu cinco vezes ao vivo, num somatório de avaliações específicas que em dois anos já ultrapassa as três dezenas.

A maior consumição dos pretendentes aos mísseis de Hulk é a cláusula, uma brutalidade de 100 milhões de euros, decorrentes de uma acção estratégica fundamental do FC Porto, que a elevou dos acessíveis 40 milhões para esse número estratosférico e, pelos vistos, absolutamente inatingível, definitivamente proibitivo. 

Um verdadeiro seguro de vida para o FC Porto, que só assim vai conseguindo aguentar o seu jogador mais influente e valioso, do qual detém 50 por cento do passe.

O Tottenham reaparece nas notícias numa altura em que Janeiro se começa a inclinar perigosamente para o fim, como se vê pelos movimentos de mercado mais recentes em Inglaterra: está na hora de acabar com os bluffs e as ofertas de resistência, e toda a agitação emerge para dez dias de potencial loucura no mercado inglês. 

Os 30 milhões de euros que o Aston Villa acaba de pagar ao Sunderland por Darren Bent são uma espécie de tiro de partida para o que aí vem.


IN "abola.pt"