sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Sai a fava ao FC Porto. Manchester City pela frente

Campeões iniciam defesa do título frente aos ingleses do City. 


Calendário dos 16 avos-de-final da Liga Europa:

FC Porto - Manchester City (Inglaterra)
Ajax (Holanda) - Manchester United (Inglaterra)
Lokomotiv Moscovo (Rússia) - Atlético de Bilbau (Espanha)
Salzburgo (Áustria) - Metalist Kharkiv (Ucrânia)
Stoke City (Inglaterra) - Valencia (Espanha)
Rubin Kazan (Rússia) - Olympiakos (Grécia)
AZ Alkmaar (Holanda) - Anderlecht (Bélgica)
Lazio (Itália) - Atlético de Madrid (Espanha)

in "rr.pt"

"Peñarol é um sonho"

O Peñarol queria o jogador, mas parece já ter desistido. Cristian Rodriguez era um alvo, porém o presidente dos uruguaios concluiu que o "cebola" é um jogador inacessível para as suas "finanças". O jogador sonha!


O Peñarol queria mas parece já ter desistido. Cristian Rodriguez era um alvo mas o presidente do clube uruguaio concluiu que o "cebola" é um jogador inacessível para as suas possibilidades financeiras. O jogador sonha!                                             

Cristian Rodriguez já disse que o Peñarol "é um sonho", mas mais para a frente na carreira, porque neste Natal "vai ter passaporte europeu o que lhe permitirá responder a convites" que tem em carteira. De campeonatos como o grego, o turco ou o alemão, para além de outras portas que poderão abrir-se.

Em declarações a uma rádio do seu país, o extremo, que recentemente assumiu uma discussão com o treinador Vítor Pereira, explicou igualmente que no início da época teve "propostas, mas recusou jogar na Turquia e na Rússia..."



in "rr.pt"

Blanc segue Mangala à distância

Mangala está bem na mira de Laurent Blanc, a julgar pelas palavras do seleccionador francês, que confessou estar a seguir com muita atenção a evolução do central do FC Porto. "Fala-se muito em Varane, porque é jovem e assinou recentemente pelo Real Madrid, mas com o Mangala ao lado dele ficamos com uma dupla de centrais muito forte. Com os dois no eixo a defesa fica muito sólida", declarou Blanc, que não deverá tardar a pescar nos sub-21 da França.


in "ojogo.pt"

James com férias preenchidas...mas sem futebol

James Rodríguez vai ter uma agenda preenchida durante as curtas férias natalícias que o FC Porto vai conceder ao seu plantel. Há algo, porém, que o colombiano está proibido de fazer: jogar futebol. James confirmou a presença no "Dia do futebolista Tolimense", que é, resumidamente, um encontro dos jogadores naturais da região de Tolima, na Colômbia.
O evento, marcado para dia 26, prevê, como é natural, um jogo de futebol, mas James já informou que não desce da bancada, respeitando indicações do clube e precavendo qualquer brincadeira que o pudesse afastar da competição. O esquerdino dos dragões vai passar o Natal em Ibagué, cidade onde apresenta, no dia 27, a Fundação Colômbia Somos Todos, uma ONG pela qual o portista dá a cara e cujo objectivo é a recolha de fundos para apoiar as populações mais necessitadas do seu país. O FC Porto só regressa aos treinos no dia 31, preparando o clássico de Alvalade.

in "ojogo.pt"

Rolando não pára nos amarelos

Rolando não pára nos amarelos

Há duas jornadas que Rolando gere quatro amarelos no campeonato e vê ameaçado um cadastro livre de mácula. É caso raro em Portugal, mais ainda quando em causa está um central, exposto por inerência ao choque, às faltas e aos cartões. Rolando tem 194 jogos na Liga sem parar nos amarelos. Não sabe o que é cumprir castigo e nunca perdeu o controlo da sua folha disciplinar. Para Vítor Pereira, ele é uma garantia de que está tudo calculado, mas como o central, também Álvaro Pereira e João Moutinho estão à bica.
O verbo poupar não colhe e a gestão para o clássico com o Sporting não será feita antes de garantido o triunfo contra os insulares. É essa a mensagem que o treinador tem transmitido ao plantel, ciente de que o contexto do jogo pode expor quem está em risco, mas sem saltar etapas nem transmitir a ideia de que o encontro de Alvalade tem primazia sobre o duelo com o Marítimo.
Rolando é doutorado em autocontrolo. Ao longo da carreira, esteve por duas vezes no limite. Com Villas-Boas, só teve de gerir duas jornadas com quatro amarelos, escapando incólume; mas em 2005/06, ainda no Belenenses, aguentou cinco jogos com a corda ao pescoço e não desfalcou uma equipa que lutava para assegurar a permanência.
São histórias que atestam a frieza do central, amplamente elogiada por todos os seus treinadores (Jorge Jesus é um fã assumido) e muito útil às suas equipas. Talvez por isso ele seja, a par de Helton, João Moutinho e Hulk, um dos poucos jogadores que não salta das escolhas de Vítor Pereira, o que até nos remete para outro dado: os capitães do FC Porto são mais do que referências simbólicas no balneário, são exemplos de competitividade.
Com 18 jornadas por jogar, parece quase inevitável que, à oitava temporada no principal escalão, Rolando veja o seu registo manchado. Para quem o orientou, isso não belisca um perfil distinto. "Não é comum, sobretudo quando se fala de um central. Rolando é inteligente e consegue controlar-se emocionalmente. Joga numa posição que o expõe e onde as falhas podem acontecer, sendo normalmente castigadas", comenta José Couceiro, que o orientou no Restelo.
"Passa ao lado dos momentos de tensão e nunca se excede nas palavras, o que para muitos jogadores até são o grande problema. É correcto e leal e apresenta um equilíbrio notável", insiste o treinador. Qualidades para Rolando esgrimir nas próximas jornadas. Não sendo previsível que Vítor Pereira o poupe, terá de ser a poupar-se. Como? Não parando nos amarelos.


Inédito sacrifício no Mónaco

Minuto 86 da Supertaça Europeia. Erro do ataque portista, bola em Messi e uma situação-limite para Rolando: ou deixava o argentino embalar para o golo, ou via o segundo amarelo e ia para a rua. Uma escolha simples, mas dolorosa. Rolando ficou desolado, não apenas pela derrota, mas também pelo primeiro vermelho da carreira, que o obrigou a cumprir castigo na Champions. Inédito.

Outros jogadores em risco

João Moutinho

Está mais agressivo no Dragão

José Couceiro diz que Moutinho é outro exemplo de equilíbrio mental, mas a verdade é que o médio está mais agressivo desde que é dragão. No Sporting, nunca viu mais do que cinco amarelos numa época. No FC Porto, chegou aos 9 na temporada de estreia e desde a 10ª jornada que já vai nos 4 em 2011/12. Não deixaria de ser curioso que Moutinho falhasse a deslocação à casa que o formou por castigo, mas essa é uma situação que tanto Vítor Pereira como o jogador querem evitar. Como? Não é fácil perceber como iria o treinador resguardá-lo, já que Defour e Guarín estão lesionados e não há, no plantel, outro jogador que se assemelhe.

Álvaro Pereira

Habituado a jogar nos limites

Álvaro Pereira cumpriu suspensões nas duas anteriores temporadas em Portugal. Nunca foi expulso para o campeonato, mas já atingiu limites de amarelos. Com Villas-Boas, esteve quatro jornadas com quatro cartões e aguentou a pressão. Está habituado a jogar nos limites e é um lateral agressivo nas disputas e que se expõe quando procura os desarmes. Viu o quarto amarelo na recepção ao Braga e conseguiu lidar com a ameaça em Aveiro. Como Alex Sandro ainda não jogou na Liga, não é previsível que Vítor Pereira abdique do seu titular à esquerda contra o Marítimo. Um teste de fogo, mas convém lembrar que, há um ano, o Palito não jogou em Alvalade por lesão.

in !ojogo.pt"

Vitor Pereira: "Vantagem será só psicológica"

O jogo com o Marítimo é para ganhar, disso Vítor Pereira não deixou dúvidas, ao mesmo tempo que reconheceu poder ser uma vantagem relativa defrontar uma equipa madeirense desfalcada do seu meio-campo titular. Mas independentemente do resultado do jogo de amanhã, a verdade é que o técnico não acredita que ele se transforme no início do que quer que seja quanto à luta pelo título. Vítor Pereira acredita mais na consistência e na regularidade do que num passo em falso de qualquer um dos concorrentes, argumentando que os pontos que se ganham hoje de nada valem no caso de não terem sequência nos jogos seguintes.


Tendo em conta o jogo com o Marítimo e a luta pelo título com o Benfica, o que é que acha que pode fazer a diferença? O primeiro a descolar do outro na liderança do campeonato?

Haverá muito mais jogos pela frente. Acredito mais na regularidade e na consistência. Perspectivei no início da época que seria um campeonato diferente do ano passado e disputado até ao limite, e acredito que será assim até ao fim. O Sporting também está bem e está na luta; o Braga também, portanto vamos continuar a ter um campeonato onde fará a diferença quem for mais consistente, quem conseguir ter o melhor nível nos jogos todos, e não será o próximo jogo, nem uma vantagem que se possa ganhar, que vai decidir o que quer que seja. Podemos conseguir uma vantagem psicológica, no caso de ganharmos alguns pontos relativamente ao nosso concorrente directo, mas se não se corresponder no jogo seguinte, eles não servirão de nada. O campeonato será disputado e complicado, e temos de estar todos preparados para lutar até ao fim.

Que dificuldades espera do Marítimo?

Estão a fazer um belíssimo campeonato. São uma equipa bem organizada e de qualidade, que tem provado a sua competência, e de certeza que vêm ao Dragão dar sequência às boas exibições. Portanto, vai ser uma equipa difícil, mas contra a qual só nos interessa a vitória, porque queremos continuar na frente.

Será necessário um FC Porto melhor do que aquele que se viu em Aveiro?

Não lhe consigo dar essa resposta. A única coisa que sei dizer é que o FC Porto dos últimos quatro jogos se tem revelado uma equipa consistente, com qualidade de jogo, e é esse FC Porto que eu espero ver sábado [amanhã], para vencer.

O Marítimo apresenta-se no Dragão sem o seu meio-campo titular, depois da onda de cartões amarelos vistos contra o Benfica. Isso pode facilitar a vida ao FC Porto?

Teoricamente, sim. Os jogadores que ficam de fora são os que têm jogado sempre e que têm mais ritmo competitivo; agora, os que vão entrar também têm qualidade, porque o Marítimo tem um plantel forte. Vão aparecer com jogadores que procuram uma oportunidade e que de certeza são ambiciosos, e não há nada melhor do que chegar ao Dragão e jogar contra o FC Porto para aproveitar a oportunidade. Agora, não sei se o Marítimo será mais ou menos forte do que o costume, porque isso tem a ver com o treinador deles. Em termos teóricos, podemos perspectivar que será mais fácil, mas não sei.


James tem outras funções

A pergunta começou por Maicon e pela insistência na sua adaptação ao lado direito da defesa, mas Vítor Pereira extravasou para outros casos individuais que têm interferido na dinâmica da equipa nos últimos encontros, abordando até o caso de James, também ele com funções diferentes no colectivo. "Podemos dizer que ele é extremo, mas vemos James, na maior parte das vezes, no corredor central", observou. Mas o colombiano não é um caso único: "Quando me falam de Maicon a lateral-direito, também posso falar de Hulk a ponta-de-lança. A minha preocupação é encontrar uma dinâmica que resulte, e isso é que é fundamental; uma dinâmica ofensiva, com equilíbrios proporcionais ao que pretendemos do ponto de vista defensivo. Se Hulk é ponta-de-lança ou extremo? O que eu quero é que ele jogue com liberdade total, aparecendo à direita ou no meio." Nesta perspectiva, percebe-se melhor a confiança que mantém em Maicon como lateral-direito, apesar da disponibilidade de Sapunaru e Fucile. "Maicon é central, mas se eu considerar que ele me equilibra a equipa e que me dá aquilo que eu pretendo em termos da dinâmica que quero implantar, isso é que me preocupa", argumentou, virando de seguida a resposta para uma abordagem global daquilo que pretende para a sua equipa: "Treinar é encontrar uma dinâmica colectiva, em que aquilo que é individual se vai potenciando no colectivo. Muitas vezes falam na estrutura, dizem que não é fundamental; mas fundamental é a dinâmica que ela tem. O que eu quero é uma dinâmica colectiva em que os jogadores consigam potenciar toda a sua qualidade. Depois se é com um ou com outro, se é numa estrutura, se é noutra, isso é a minha ideia de futebol e tenho confiança total nela, e temos vindo a provar nos últimos jogos que temos estado a percorrer o caminho certo."


"Sentimos a equipa confiante e segura"

Djalma disse que o FC Porto já encontrou a estabilidade que procurava. Isso também vai ao encontro da impressão que tem?

Sentimos que podemos e devemos evoluir para um jogo de maior qualidade ainda, mas pelo menos sentimos a equipa confiante, segura, com exibições consistentes, e esperamos dar sequência a essa melhoria já neste jogo, sabendo que será complicado. Queremos oferecer um bom jogo aos nossos adeptos, porque eles merecem. Não esqueço o jogo com o Zenit, onde não conseguimos os nossos objectivos, mas no qual tivemos sempre os adeptos connosco. É com esse apoio que esperamos ter deles que confiamos poder proporcionar um bom jogo amanhã, no Dragão.


PERGUNTA O JOGO

Discussão com Rodríguez: "É bom que haja diálogo"

Cristian Rodríguez admitiu esta semana, à Imprensa uruguaia, que tinha tido uma discussão consigo. Quer comentar?

É bom sinal que haja diálogo, que se façam esclarecimentos. Rodríguez não está acomodado à sua situação, não está satisfeito, quer dar mais. Eu quero o melhor para a equipa, mas ele sabe perfeitamente aquilo que pretendo dele. Neste momento, ele está a trabalhar com qualidade e é opção como os outros.


"Contarei com Walter quando ele voltar"

Walter não treina há três dias por questões pessoais, mas o técnico diz que conta com ele. "Neste momento não está a treinar, por isso não conta. Contarei com Walter, quando ele voltar a treinar ao nível dos outros. Conto com todos os que treinem ao nível da exigência que eu quero impor nesta equipa", frisou. Em relação ao mercado, Vítor Pereira foi claro: "A garantia que eu tenho do presidente e da administração é que não saem jogadores nucleares ou que eu considere fundamentais."

in "ojogo.pt"

José Costa: "ESTE É UM DOS DIFÍCEIS"

Refeito da primeira derrota na Liga, o FC Porto Ferpinta prepara-se para o terceiro de seis jogos consecutivos fora. O estranho calendário leva agora os Dragões à Madeira, onde defrontam o CAB, às 20h30 de sexta-feira. José Costa alerta para a dificuldade do desafio e aproveita para desejar aos Boas Festas aos adeptos azuis e brancos, numa mensagem que carrega também um pouco de ironia.

Adversário excelente
"O CAB é uma excelente equipa, tem quatro norte-americanos, boas opções nacionais, hipótese de rotatividade e tudo isso pode colocar-nos muitas dificuldades. Todos os jogos são para ganhar, essa é a nossa mentalidade e é para isso que trabalhamos, sendo certo que há uns mais difíceis do que outros e este é um dos difíceis, tanto pela deslocação como pelo factor-casa do qual o adversário sabe retirar partido."

Erros corrigidos
"Foi pena termos perdido o último jogo. Tivemos algumas dificuldades a nível táctico, que o Benfica soube aproveitar. Erros que já estão corrigidos para encararmos o próximo adversário. Acredito até que foi uma derrota que trouxe algumas coisas boas e estou convencido de que, na altura das decisões, com o trabalho que estamos a desenvolver, podemos claramente ser campeões."

Argumento colectivo
"Realmente, o nosso melhor argumento é o colectivo, todos se sacrificam em prol do outro, vê-se isso nos jogos. Hoje, um marca muitos pontos, mas, no próximo jogo, pode ser outro, com a mesma facilidade. É este o nosso segredo, é isto que nos torna fortes e é o que nos fará ganhar mais jogos."

Até para o ano
"O nosso lema passa por ganhar em qualquer lado, mas reconheço que o facto de ainda termos quatro jogos pela frente dificulta. Junto dos nossos adeptos torna-se mais fácil vencer, eles dão-nos aquele empurrão extra quando precisamos. Fizeram-no na época passada e esta época também já o sentimos. Gostava, por isso, de lhes deixar os votos de um Feliz Natal e de um Bom Ano Novo. Encontramo-nos dia 28 de Janeiro [n.d.r.: dia em que o FC Porto Ferpinta regressa ao Dragão Caixa, para defrontar o Lusitânia, depois de seis jogos consecutivos na condição de visitante]."



in "fcp.pt"

DRAGÕES BATEM ISMAI POR 10 GOLOS

O FC Porto Vitalis retomou a liderança que tinha circunstancialmente cedido no Andebol 1, depois de vencer no terreno do ISMAI por 33-23, em encontro da 15.ª jornada. Gilberto Duarte, com seis golos, foi o melhor marcador da partida.

Os azuis e brancos somam agora 41 pontos, mais um do que o Águas Santas. Na próxima jornada (sábado, 18h30), o FC Porto recebe o Belenenses, actual sexto classificado.

A equipa orientada por Ljubomir Obradovic alinhou e marcou da seguinte forma: Hugo Laurentino (g.r.), Gilberto Duarte (6), Filipe Mota (3), Tiago Rocha (4), Hugo Santos (3), Ricardo Costa (4) e Pedro Spínola (4). Jogaram ainda Alfredo Quintana (g.r.), Vasco Santos, Daymaro Salina (4), Sérgio Rola (2), Nenad Malencic (3) e Duarte Carregueiro.



in "fcp-+t"

"NÃO PODEMOS PERDER PONTOS"

Este sábado, às 17h00 (hora continental portuguesa), o FC Porto Império Bonança desloca-se ao rinque do Genève, em encontro da segunda jornada do grupo C da Liga Europeia. O treinador Tó Neves não menospreza a equipa suíça - em que alinham vários jogadores portugueses, entre os quais o ex-portista e campeão do mundo Pedro Alves - e alerta para a necessidade de encarar o jogo com respeito.

A equipa mais portuguesa da Suíça
"Não podemos perder pontos. Vamos jogar contra uma equipa que não nos vai facilitar a vida, como aconteceria há alguns anos. É a formação mais portuguesa da Suíça: o presidente, o treinador e três atletas são portugueses, e também têm bons internacionais suíços. Estão em primeiro lugar na tabela, têm boa dinâmica e conseguiram fazer um bom jogo, apesar do resultado negativo (4-3), em casa do Valdagno, que é um dos candidatos ao título. Temos de ter em mente que, para estarmos presente na final a oito, teremos de ganhar os jogos em casa e pontuar fora."

Espírito de vitória
"Temos de encarar este jogo com o mesmo respeito com que encarámos o Liceo da Corunha. Se assim for, teremos mais hipóteses de ganhar. As grandes dificuldades ainda não apareceram e o adversário mais forte que tivemos foi mesmo o Liceo, num jogo que tínhamos obrigação de vencer. A equipa está coesa, tem bom espírito e há muita vontade de conquistar títulos. Isso é para cimentar cada vez mais, de forma a estarmos preparados para o que aí vem."

Na superflash de antevisão do desafio de sábado, o capitão Filipe Santos também falou à comunicação social, frisando o facto de o adversário conhecer bem a equipa portista.

Concentração para a vitória
"Acho que nos espera um jogo difícil. O Genève está bem apetrechado com jogadores portugueses e tem um conhecimento quase total da nossa equipa. Têm grandes expectativas pelo que fizeram em Itália, onde perderam por apenas um golo. O Genève está a meio da tabela a nível mundial. Sejam equipas de topo ou de outro nível, os jogos são todos diferentes e podemos ter grandes dificuldades. Temos de entrar concentrados e dar tudo o que temos."

Apoio de portugueses
"Acho que nos motiva a vitória conquistada frente ao Liceo, o detentor do troféu, mas este encontro é fora, contra uma equipa motivada. A nosso favor temos o facto de todos os elementos estarem aptos a jogar. Por isso, vamos estar fortes e, se conseguirmos pôr em prática tudo o que trabalhamos, vamos ganhar. Acreditamos que iremos encontrar algum público português a apoiar-nos."



in "fcp.pt"



Danilo: «Predestinado, eu? Não, é muito trabalho»

Brasileiro do F.C. Porto conta que para bater o livre frente ao Kashiwa Reysol teve de pedir autorização a Neymar e Ganso.


Danilo é um jogador de golos decisivos. Ontem, por exemplo, fez o terceiro do Santos na vitória rumo à final do Mundial de Clubes. Antes disso tinha marcado ao Cerro Porteño, no Paraguai, num jogo que os brasileiro tinham de ganhar, e marcou o golo do triunfo na final da Libertadores frente ao Peñarol.

Apesar destes factos, e apesar de ser um lateral, o reforço do F.C. Porto não considera que tenha uma estrelinha de sorte particular. «Falam que sou iluminado, predestinado. Mas eu prefiro acreditar mesmo em trabalho e dedicação», garantiu no Japão. «A verdade é que tenho treinado muito.»

O golo frente ao Kashiwa Reysol surgiu na marcação de um livre perfeito, no qual a bola contornou a barreira pelo lado de fora e entrou junto ao poste. «Não tenha muitas hipóteses de marcar livres, mas como eu sofri a falta e me sentia confiante, pedi aos meninos que me deixassem bater.» 

Os meninos são Neymar e Paulo Henrique Ganso, que já ajeitavam a bola para bater o livre. «Tem de se pedir autorização a eles, não é?», referiu Danilo, com um sorriso. «Peguei bem na bola e consegui tirá-la do alcance do guarda-redes.» Domingo há mais. «Não estou lesionado. Foi só uma cãibra muito forte.»

in "record.pt"

CAN 2012: Djalma é uma das «certezas»

Liga portuguesa só deve dar três futebolistas à maior prova do continente africano


Vários africanos de vários campeonatos vão rumar ao Gabão e à Guiné-Equatorial, para disputar a CAN 2012. A Taça Africana das Nações, normalmente, «rouba» alguns jogadores à liga portuguesa, embora a próxima edição deva ter um número muito reduzido de representantes do nosso campeonato.

Djalma é um deles. O extremo do FC Porto vai estar na prova, já que tem sido presença regular na selecção angolana. Tal como Mateus, do Nacional da Madeira. Salvo algum contratempo de última hora, ambos devem fazer parte do grupo dos Palancas Negras que irá medir forças, na primeira fase, com Costa do Marfim, Burkina Faso e Sudão.

A terceira certeza é Djamal. O médio do Sp. Braga deve ser um dos convocados da Líbia e, por isso, vai perder alguns dos jogos dos minhotos. 

A Líbia tem pela frente a Guiné-Equatorial, Zâmbia e Senegal. Neste grupo, há selecções que têm futebolistas elegíveis em Portugal. Javier Balboa é um deles, internacional pela selecção anfitriã. Habib (Académica) e Yero (Gil Vicente) são senegaleses, mas não é previsível que sejam convocados para o certame continental. O mesmo acontece com o «estudante» Sissoko (Costa do Marfim).

Benachour é internacional pela Tunísia, mas não tem sido titular no Marítimo. Por isso, terá de aproveitar ao máximo as oportunidades que Pedro Martins lhe dá, como a possível titularidade no Dragão, neste sábado, para convencer o seleccionador da Tunísia.

Em Guimarães há três seleccionáveis: El Adoua e Faouzi, por Marrocos; NDiaye pelo Mali. Siaka Bamba é costa-marfinense, mas não é de todo expectável que seja chamado. Quem já sabe que fica de fora é Christian Atsu. O Gana já divulgou a convocatória e o nome do extremo do Rio Ave não faz parte dela.

O CAN 2012 tem lugar entre 21 de Janeiro e 12 de Fevereiro.

in "maisfutebol.iol.pt"

Belluschi seguro no grupo portista

AGUARDA RENOVAÇÃO



Regressado à titularidade, por força da lesão de Steven Defour, Fernando Belluschi continua a aguardar pela renovação do contrato, que será até 2015.
O internacional argentino, de 28 anos, está seguro no plantel, esperando apenas pelo desfecho do processo.
in "record.pt"

Kléber acentuou a guerra aberta

PORTISTAS E MARITIMISTAS DE COSTAS VOLTADAS DESDE O CASO PEPE
Negócios, interesses comuns, reclamações e ameaças foram afastando FCPorto e Marítimo ao longo dos últimos anos. Trata-se de uma relação cada vez mais tensa e que teve início com a passagem de Pepe da Madeira para a Invicta, na época 2004/05.
O clima de guerra entre os clubes facilmente se instalou e, agora, o “caso Kléber” veio acentuar ainda mais a rivalidade entre os dois emblemas, pelo que o jogo de amanhã, entre dragões e insulares, vale muito mais do que os 3 pontos em disputa.
in "record.pt"

Chelsea não desiste de Álvaro Pereira

Janeiro volta a eleger Álvaro Pereira uma das principais atracções do mercado no FC Porto. E nem desenvolve novas paixões, revelando apenas que o maior pretendente continua perdido de amores pelo lateral-esquerdo: o Chelsea, insiste-se em Inglaterra, declara mais uma vez o desejo de o fazer ídolo em Stamford Bridge já esta época.

Bem informado sobre a actualidade dos «blues», o The Independent fazia ontem alusão à preocupação maior de André Villas Boas na abertura do segundo período de transferências na Europa. A abstinência de Fernando Torres e a ausência de Drogba, chamado à CAN pela Costa do Marfim, bem que sustentariam a contratação de um ponta-de-lança, mas longe de se tratar de uma prioridade.

Em Londres, suspira-se mais uma vez por Falcao - os problemas financeiros do At. Madrid, acredita-se, poderiam facilitar a transacção -, embora as maiores carências do plantel sejam detectadas noutros pontos do relvado. Ashley Cole não tem competidor à altura e o Palitopreenche todos os requisitos para o acompanhar no corredor canhoto.


in "abola.pt"

Maicon no relvado, Fucile em repouso

O regresso de Maicon ao relvado constituiu o principal destaque no treino desta quinta-feira do plantel do FC Porto.

O defesa brasileiro havia falhado a sessão de ontem, cumprindo trabalho de ginásio devido a uma contusão no pé esquerdo.

De acordo com o boletim médico, Fucile manteve-se em repouso, devido a uma amigdalite aguda.

De resto, Vítor Pereira continua sem poder contar com Guarín (treino condicionado), Defour (em tratamento), Emídio Rafael (em repouso) e Walter (ausente para tratar de assuntos particulares). 

Os azuis-e-brancos ultimam sexta-feira, a partir das 10.30 horas, à porta fechada, a preparação do jogo com o Marítimo, agendado para as 20.30 horas de sábado, no Estádio do Dragão.


in "abola.pt"

Belluschi também está no mercado

Nome do médio argentino foi ontem associado a diversos clubes europeus. Dragões admitem estudar ofertas acima dos sete milhões de euros.

O FC Porto está na disposição de libertar o argentino Fernando Belluschi na reabertura do mercado de Janeiro, caso ao Dragão chegue uma oferta suficientemente tentadora para que o clube possa abrir mão de um valioso activo. 

O facto de nos últimos tempos não ser titular indiscutível para Vítor Pereira coloca o médio na condição de dispensável, mas Pinto da Costa não quer livrar-se do atleta a qualquer preço, definindo uma verba a rondar os sete milhões de euros como fasquia para início de conversa.
Belluschi está a cumprir a terceira temporada no campeão português, há dois meses alinhavou os termos para a renovação, mas o fim do contrato continua a ser o Verão de 2013, pois nada foi passado ao papel.

Esta época, não conseguiu impor-se como no passado. O médio foi titular no último desafio, em Aveiro, como alternativa face à lesão de Defour, que abriu uma vaga no sector intermediário. No entanto, nos três jogos anteriores Belluschi apenas tinha alinhado oito minutos com o Zenit, para a Champions, depois de não ter saído do banco nos encontros frente ao Shakhtar e ao SC Braga.


in "abola.pt"