sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Liga: Hulk eleito melhor jogador de Agosto e Setembro


Bateu James Rodríguez e Nico Gaitán, respectivamente segundo e terceiro classificados.


Hulk foi eleito melhor jogador de Agosto e Setembro pela Liga de Clubes. O avançado do F.C. Porto conseguiu 18,3 por cento dos votos, seguido do colega James Rodríguez, com 15,1, e do rival Nico Gaitán, do Benfica, com 13,3.

A eleição é feita com os votos dos treinadores da competição e dos adeptos registados no site oficial do organismo. São apenas considerados os jogadores que tiverem cumprido 50% dos minutos disponíveis de jogos oficiais para esse mês, ou período correspondente às jornadas em questão.



in "maisfutebol.iol.pt"

NENAD MELANCIC: "TODOS OS DIAS APRENDO ALGO DE NOVO"

Nenad Melancic chegou ao FC Porto Vitalis esta época, mas garante que já está plenamente integrado na estrutura do Dragão. Aliás, bastaram "sete dias". Antecipando a recepção ao Xico Andebol, da sexta jornada do Andebol 1 (sábado, 17h00), o lateral direito considera que uma defesa eficaz e velocidade no ataque podem garantir a vitória.

Receita para o triunfo
"O FC Porto entra em todos os jogos para vencer, quer seja contra o primeiro ou o último classificado. Essa é a nossa cultura. O jogo do próximo sábado é de extrema importância, não só pelo adversário, mas também pelo facto de nas duas jornadas seguintes termos deslocações difíceis [Sporting e Madeira SAD]. Não queremos desperdiçar qualquer ponto. Do meu ponto de vista, se estivermos bem ao nível defensivo e imprimirmos velocidade no ataque sairemos do Dragão Caixa com mais um triunfo."

Adaptação ao clube
"A minha adaptação está a correr bastante bem. Posso afirmar que, passados sete dias, já me considerava integrado. Estou a gostar bastante da experiência, tento aprender e assimilar todos os conceitos ao máximo e desfrutar de cada momento. Tenho a felicidade de trabalhar rodeado de pessoas competentes, no melhor clube português e no campeão em título. Todos os dias aprendo algo de novo. Vir treinar diariamente é um prazer e, quando assim é, tudo se torna mais fácil."



in "fcp.pt"

MOUTINHO E ROLANDO NOS ELEITOS DE PORTUGAL

João Moutinho e Rolando integram as opções de Paulo Bento para os dois jogos de qualificação que Portugal realiza, a 7 e 10 de Outubro, tendo em vista o Campeonato da Europa de 2012.

O primeiro confronto, frente à Islândia, disputa-se no Estádio do Dragão, às 21h00 da próxima sexta-feira; na terça-feira seguinte, a Selecção mede forças com a Dinamarca, no Estádio Parken, em Copenhaga, às 20h15 locais (19h15 em Portugal Continental).



in "fcp.pt"

FC PORTO VENCE NORTECOOPE POR 6-0

O FC Porto venceu esta quinta-feira no terreno do Nortecoope, por 6-0, em encontro de carácter particular. Os golos foram apontados por Gonçalo Suíssas (2), Pedro Moreira (2), Filipe Santos e Telmo Pinto.~


in "fcp.pt"

Vítor Pereira mantém crédito


Ainda não há motivos para alarme porque, na prática, Vítor Pereira venceu uma Supertaça, está na liderança do campeonato e tem tudo em aberto na Liga dos Campeões. Pinto da Costa fez um balanço semelhante na semana passada, quando confrontado com uma apreciação ao trabalho do treinador, a seguir ao empate com o Benfica. Ao clássico sucedeu-se uma derrota contra o Zenit, na Champions, que voltou a levantar várias questões e algumas críticas, relançando o debate entre os adeptos.
É mais ou menos consensual que o técnico não está a deslumbrar à frente do FC Porto. Apontam-lhe uma certa falta de traquejo, deficiente leitura de jogo a partir do banco, opinião escudada nas opções discutíveis quando resolve mexer na equipa.
Além destes, há outros reparos em relação à condição física dos jogadores, que, segundo os adeptos ouvidos por O JOGO, não parece ser a ideal. De atenuante apenas o facto de ter herdado um FC Porto a seguir a uma temporada em que a fasquia ficou elevada, depois da conquista de quatro troféus, entre eles a Liga Europa. Apesar da visão crítica, Vítor Pereira recebe um voto de confiança da maioria dos adeptos ouvidos por O JOGO.
Num prolongamento mais detalhado do debate, a lesão de Kléber e as consequentes dúvidas em redor das alternativas para preencher o lugar do brasileiro no ataque suscitam muita curiosidade. Apesar dos bons resultados na época passada, a opção por Hulk para fazer o lugar de Kléber divide opiniões e é apenas admitida como recurso.
Walter é apontado como mal menor, porque o brasileiro não é credor de uma fé inabalável, embora se apresente como única alternativa directa para o lugar. No limite, aponta-se a mudança de sistema táctico como solução a considerar - "jogar mais à Barcelona", como diz Álvaro Magalhães - de maneira a disfarçar um plantel curto de opções neste posto específico. Essa é, de resto, uma discussão antiga, desde que Radamel Falcao foi transferido para o Atlético de Madrid.


3 questões

1 | Que avaliação faz do trabalho de Vítor Pereira?
2 | Qual é a melhor solução para substituir Kléber se este não jogar em Coimbra?
3 | Se Kléber não recuperasse, e não estando Walter inscrito, que opções para a Champions ?

A opinião dos adeptos


Manuel Serrão, empresário

1 | A avaliação é que Vítor Pereira ainda não deslumbrou, mas está dentro daquilo que são os objectivos do FC Porto, porque ganhou o único troféu que era possível ganhar até agora. No resto só dependemos de nós. A exibição verdadeiramente má foi contra o Zenit. Mas não consigo identificar só um factor para explicar porque é que o FC Porto paralisou depois do 2-1 contra o Benfica. Não deve haver só uma razão
2 | Quando o treinador e o presidente fizeram o plantel e não contrataram mais nenhum ponta-de-lança seguramente sabiam aquilo que estavam a fazer. Mas é uma boa pergunta e confesso que estou com curiosidade. No ano passado, Hulk foi a solução e cumpriu mais ou menos, apesar de eu preferir vê-lo na sua posição. Confesso que estou com curiosidade para perceber o que vai acontecer em Coimbra.
3 | Primeiro conseguir jogar com onze jogadores os noventa minutos, depois, como o Walter nem inscrito está nas competições europeias, o treinador terá de encontrar uma solução. Têm de ter um trunfo na manga, imagino eu.


Miguel Guedes, músico

1 | Até ao fecho do mercado, Vítor Pereira fez um excelente trabalho, teve o grupo na mão, ganhou uma Supertaça, arrancou muito bem no campeonato e teve um excelente desempenho contra o Barcelona. Vimos a equipa praticar futebol como raras vezes houve oportunidade. Nos últimos três jogos tem intervindo mal do banco, tem sido demasiadamente aventureiro. Diria que é positiva, embora com alguns aspectos a rever.
2 | Não há soluções. Obviamente que há uma solução de segunda linha que é o Hulk para o centro do ataque, mas que nunca gostei, porque se retira o melhor do Hulk ao serviço de uma necessidade que o FC Porto não deveria ter nesta altura. Além disso, não me parece que Vítor Pereira conte com o Walter, que é uma carta fora do baralho.
3 | O jogo com o APOEL será determinante, porque tem conseguido resultados estranhamente positivos. Aliás, os próximos jogos serão determinantes para o FC Porto. Mas a solução deverá ser a mesma e passa por Hulk ou então por Cristian Rodríguez, com um ataque mais móvel.


Júlio Magalhães, jornalista

1 | A equipa técnica percebe de futebol, é competente, mas falta-lhe experiência. Talvez o Vítor Pereira, como o André Villas-Boas, precisasse de ser adjunto mais uns anos, porque lhe faltou experiência nos últimos três jogos e para os jogos que envolvem grandes equipas europeias. Houve uma leitura deficiente de jogo em momentos decisivos e uma excessiva preocupação em gerir jogadores, quando ainda só temos dois meses de competição.
2 | Vai ter de recorrer à única solução que tem. O Walter no campeonato é uma boa solução. Com mais tempo de jogo e mais entrosamento vai conseguir marcar golos.
3 | Hulk, não há outro, porque no plantel não há mais nenhum que consiga render minimamente naquela posição. Há três anos que ando a dizer que uma equipa como o FC Porto devia ter três pontas-de-lança, um deles mais experiente, como um João Tomás ou um Nuno Gomes, mas no FC Porto têm o preconceito da idade.


Álvaro Magalhães, escritor

1 | A avaliação é péssima, porque a equipa está sem condição física e desorganizada. Fez opções erradas contra o Feirense e piorou contra o Zenit, onde tirou o Fernando do lugar e afastou o homem que estava a segurar o meio-campo à frente da defesa. Depois, tirou o James, o que era impensável, e desequilibrou a equipa toda. Começou bem, mas depois entrou no delírio de começar a inventar, dar, o seu cunho pessoal e desorganizou tudo.
2 | Walter finalmente vai ter uma oportunidade. Mas é inacreditável que o FC Porto não tenha mais nenhum ponta-de-lança, porque já se percebeu contra o Feirense que o Walter não conta. É uma lacuna inacreditável. Há o Kléber, porque é o único, mas mesmo o Kléber não me parece o ideal. Acabamos por trocar um ponta-de-lança como o Falcao por nada.
3 | Se for o Hulk é uma opção horrível, porque não rende no centro do ataque e, além disso, desperdiça-se um jogador como ele que desequilibra pelas faixas. A solução vai passar por jogar à Barcelona, com três avançados como Hulk, James e Cristian Rodríguez, porque o Varela está numa forma lastimável.


Álvaro Costa, radialista

1 | Hoje em dia um treinador tem de ser um comunicador, uma figura carismática e nesse aspecto a avaliação é negativa, porque não consegue impor a imagem dele e quando a bola bate no poste alguém é culpado. Isso é sinal de que algo não está bem. Ainda agora contra o Zenit pode dizer-se que Vítor Pereira foi vítima de uma "infucilidade". Numa frase, o Vítor Pereira tem Mundo a menos e o Villas-Boas tinha Mundo a mais.
2 | Nem o Helton, nem o Falcao parecem ter hipóteses de jogar na frente. O Walter parece-me a única solução, não vejo outra. Ele está cá há dois anos e já teve tempo para se afirmar... ou então jogar sem ponta-de-lança, mas até agora isso não resultou, ainda por cima quando a deslocação a Coimbra para defrontar a Académica pode tornar-se no jogo da época.
3 | Com um sistema em 4x4x2, não vejo outra hipótese. O Hulk pode fazer o lugar no meio, mas não é o ideal. Mas um meio-campo com James atrás de dois avançados parece-me o melhor, porque estes jogos com o APOEL - que está a surpreender na luta pelo apuramento - serão decisivos.


Nuno Cardoso, ex-presidente da Câmara do Porto

1 | Depois de uma época extraordinária, a fasquia estava muito alta e é esse o problema de Vítor Pereira. Depois tem havido problemas físicos e castigos. Mas acredito na qualidade do Vítor Pereira, como acredito no presidente e tenho a certeza de que vamos ter uma época complexa, porque a concorrência se reforçou mais, mas positiva. Não vamos andar sempre a bater recordes e ganhar os jogos todos. Há que trabalhar com humildade.
2 | O Walter chegou a dar algumas provas na época passada e parece-me a opção certa para já.
3 | Sem alternativa de raiz para colmatar a baixa do Kléber na Liga dos Campeões, talvez uma mudança de sistema táctica seja uma boa solução, ou então optar pelo Hulk para fazer de ponta-de-lança.

in "ojogo.pt"

Álvaro Pereira renovou até 2016


Álvaro Pereira chegou a acordo com o FC Porto para prolongar o contrato por mais uma temporada. O vínculo do uruguaio passa assim a vigorar até 2016, com a normal actualização salarial. Esta renovação, acertada na semana passada, coloca um ponto final na controvérsia em torno do lateral e que encheu páginas de jornais ao longo do defeso por causa de uma gorada transferência para o Chelsea. O FC Porto dá um sinal de confiança a um jogador que se tem revelado fundamental na equipa e que já havia prolongado a ligação ao clube em Julho do ano passado.
Depois da excelente temporada do uruguaio, não faltaram emblemas interessados e o Chelsea esteve perto de o contratar, só que os azuis e brancos nunca abdicaram do valor da cláusula para o transferir. À cautela, o defesa não foi utilizado pelos azuis e brancos, até ao fecho do mercado de transferências, tendo o seu empresário desmentido que se tivesse recusado a jogar com o Barcelona. Na altura, Alejandro Savich chegou mesmo a acusar o FC Porto de ter faltado à promessa de deixar Álvaro Pereira sair se surgisse uma proposta superior a 20 milhões de euros, verba que os londrinos teriam coberto na última proposta feita aos campeões nacionais.
O jogador manteve-se sempre à margem de todo este processo e nunca entrou em confronto com a vontade dos dirigentes azuis e brancos. A renovação reafirma as declarações do próprio Palito, que no Verão tinha dito estar de corpo e alma no FC Porto, apesar do interesse do clube de Stamford Bridge. Estas palavras contrariam as do seu empresário que garantia que ele iria ficar afectado por se ter gorado a transferência para a Premier League.

in "ojogo.pt"

Operação do filho afastou Pinto da Costa da Rússia

Pinto da Costa não acompanhou o FC Porto na deslocação a São Petersburgo por motivos pessoais. Essa foi a resposta que a SAD do clube deu ao longo dos últimos dias às inúmeras perguntas sobre o assunto, evitando explicitar as razões concretas da inesperada ausência do presidente junto da comitiva. Ontem, no entanto, Pinto da Costa sentiu-se na necessidade de esclarecer o assunto, por força das especulações de que a ausência foi alvo e que culminaram na sugestão, por parte do director d'A Bola, de que a mesma se teria, eventualmente, ficado a dever ao facto de o presidente po rtista adivinhar a derrota sofrida frente ao Zenit. Pinto da Costa viu-se assim obrigado a tornar pública a situação do filho, Alexandre, sujeito, no início desta semana, a uma intervenção cirúrgica pulmonar complicada, circunstância que, como é evidente, impediu o pai de acompanhar a equipa, embora não de manter contacto próximo com o grupo de trabalho. Motivos pessoais, divulgados apenas, explicou, pela necessidade de evitar novas especulações.


in "ojogo.pt"

Explicada reunião em São Petersburgo

Foi amplamente noticiada, ontem, uma reunião no aeroporto de São Petersburgo, após a derrota com o Zenit, entre os quatro capitães de equipa, Vítor Pereira, Antero Henrique, director-geral, e Acácio Valentim, team-manager, que teria como objectivo analisar de emergência o estado da equipa azul e branca. Segundo o que O JOGO apurou, não houve qualquer reunião para abordar os três jogos seguidos sem vencer, mas sim uma conversa informal e habitual para determinar quando haveria treino. Isto porque estava previsto o regresso ao Olival para ontem de manhã, mas um problema no avião que transportou a equipa atrasou - e de que maneira - a chegada ao Porto. A comitiva aterrou perto das 4 da madrugada e a equipa só chegou ao Dragão uma hora depois, razão suficiente para que o treino fosse cancelado. E foi essa a decisão saída da conversa entre Helton, Hulk, Rolando e João Moutinho com o treinador e os dois responsáveis pela equipa que estavam na Rússia.


in "ojogo.pt"

Académica: «Hulk? Vou tentar mostrar-lhe quem é Abdoulaye»


Central senegalês reencontra antigos colegas este domingo, em Coimbra, e coloca sentimentalismos à parte


Abdoulaye Ba é o único jogador cedido pelo F.C. Porto esta época à Académica. Chegou a Portugal há ano e meio, ainda com idade de júnior, mas habituou-se a trabalhar com a equipa principal, na altura sob comando de Jesualdo Ferreira. Partilhou, por isso, o balneário com a esmagadora maioria dos jogadores que vai reencontrar no próximo domingo.

«Respeito-os mas uma partida de futebol é uma partida de futebol. Quando acabar, tudo será como dantes, como se nunca nos tivéssemos deixado. Estamos no relvado para jogar, não para fazer uma guerra», confessa o jovem senegalês aoMaisfutebol, lembrando a que «ser outsider é muito confortável, pois não há pressão» e isso permite à Briosa «jogar o jogo pelo jogo».

O central, um dos indiscutíveis de Pedro Emanuel até ao momento, não esconde uma certa mistura de sentimentos: «Não é fácil jogar contra o F.C. Porto, porque é um dos maiores clubes de Portugal. Do ponto de vista sentimental, será uma motivação muito grande jogar contra a minha antiga equipa, mas estou concentrado na Académica. Sinto-me bem em Coimbra, as pessoas gostam de mim, e quero ajudar ao máximo e retribuir o carinho aos adeptos»

Abdoulaye admite ser bastante competitivo e não gosta de perder, seja diante de que for: «No futebol ou em qualquer situação da minha vida, tudo o que faço é com intenção de vencer. Trata-se de um jogo, 90 minutos, e tudo é possível. É isso que o mister nos transmite. Vamos procurar mostrar-nos, toda a gente já viu que temos estado bem mas acredito que vamos ser ainda melhores.»

«Também queremos ser respeitados»

Por ser defesa, o senegalês irá travar um duelo intenso com um dos melhores ataques do campeonato e, em particular, com o «amigo» Hulk: «É muito motivante defrontá-lo, tal como a outros grandes jogadores do Porto. São atletas reconhecidos. Vou tentar mostrar-lhes quem é Abdoulaye, com toda a humildade, e fé no nosso colectivo e concentração para fazermos um bom jogo.»

Apesar de manter boas relações com vários jogadores do plantel portista, Abdou, como é tratado pelos colegas, assegura não ter falado com nenhum. «Aposta? Faço-a em mim mesmo. É a minha primeira época na Liga, vou escutar todos os conselho e tentar aprender ao máximo. Sei que posso ajudar ainda mais o grupo e quero deixar a minha marca. »

A Académica tem a vantagem, de acordo com o jogador, de actuar em casa, onde conta todos os encontros por vitórias e ainda não sofreu golos. «Bom resultado? Não perder pontos. Se queremos chegar ao topo, temos de pensar sempre em ganhar. E se o conseguirmos será um marco para o resto do nosso campeonato e um factor acrescido de motivação. Não temos medo do Porto. Respeitámo-lo muito, como é natural, mas temos consciência de que o jogo é em nossa casa e também queremos ser respeitados.»



in "maisfutebol.iol.pt"

Muito por onde evoluir


O FC Porto perdeu, ontem, frente ao Obradoiro (79-87) na apresentação aos sócios. Já na época passada os portistas haviam perdido com esta mesma equipa espanhola, que subiu esta época à ACB, principal liga espanhola, mas o resultado tinha sido mais dilatato (54-74), ou seja, registou-se uma clara melhoria por parte dos dragões.
Num pavilhão com 585 espectadores os campeões nacionais mostraram os novos americanos: o base Reginald Jackson e o poste Anthony Hill e o reforço André Bessa que na época passada esteve emprestado ao CAB Madeira.
Os portistas até foram equilibrando as contas ao longo dos três primeiros períodos mas no quarto tempo acabaram por ir um pouco abaixo fisicamente, comparativamente com a equipa de Santiago de Compostela que mostrava ter mais opções no banco, o que de alguma maneira lhe permitia ser mais assertiva nos momentos decisivos.
O FC Porto, que na época passada habituou o público ao espectáculo dos triplos, ontem mostrou alguma dificuldade no jogo exterior ao marcar apenas seis em 22 lançamentos de três pontos. No geral, a formação de Moncho López mostrou algum cansaço próprio desta fase da época e foi notório que os americanos ainda estão a integrar-se na equipa azul e branca.
O jogador da casa mais valioso foi o extremo Carlos Andrade ao contabilizar 19 pontos e cinco ressaltos.
O FC Porto joga amanhã em Barcelos, pelas 17h30, em jogo a contar para o Troféu António Pratas, prova que marca o início da época. Contudo, os portistas mostraram já estar a pensar na conquista da Supertaça, na próxima quarta-feira, frente ao CAB Madeira, em Vagos, pelas 17h30.

Como jogaram os reforços


Jackson Jr.

O base norte-americano de 1,80m e 27 anos estreou-se no cinco inicial da equipa portista. Reginald Jackson Jr. mostrou-se mais activo nas penetrações do que Sean Ogirri e ao longo dos cerca de 28 minutos somou nove pontos, um ressalto e quatro assistências.


Anthony hill

O poste oriundo do Milwaukee Panthers mostrou mais dificuldades no entrosamento, mas relembre-se que o americano de 2,01m chegou ao Porto mais tarde que Jackson Jr. Na estreia jogou cerca de 13 minutos, tendo registado dois pontos e um ressalto.

Moncho López Treinador do FC Porto

"Bom jogo e acusámos esforço"

O treinador do FC Porto não contestou o resultado: "Fizemos um bom jogo, no que foi um excelente espectáculo, com as aquipas a marcarem mais de 80 pontos. O jogo foi resolvido em alguns turnovers e nas decisões de qualidade de alguns jogadores adversários na parte final. Somos uma equipa que vai continuar a lutar e é evidente que nesta fase da época acusámos esforço. Vamos tentar ganhar a Supertaça que é um dos objectivos da época".




Extremo portista João Soares pára devido a operação

O extremo portista João Soares vai parar de mês e meio a dois meses devido a uma operação na mão direita. O jogador lesionou-se e só a intervenção cirúrgica resolvia o problema, ficando agora sujeito a um longo período de recuperação, devendo voltar à competição apenas em Dezembro.


Ben Wallace apanhado a conduzir Bêbado e com armas

O extremo-poste dos Detroit, Ben Wallace, foi detido no passado fim-de-semana por conduzir embriagado e com armas de fogo sem autorização. Às três da manhã de sábado, a polícia fez parar o basquetebolista de 37 anos, que agora se habilita a uma pena de 5 anos de prisão.


David Stern lança o alerta antes da nova reunião

Antes da maratona de reuniões deste fim-de-semana para conseguir um novo contrato colectivo, o comissário da NBA David Stern alertou para o momento crucial das negociações: "Vamos ver se se chega a um acordo este fim-de-semana para haver temporada ou não".


Lock-out dificulta a vida aos Orlando

Enquanto a greve se mantiver, os Orlando vivem uma situação de impasse no que toca à renovação com Dwight Howard. Há três meses que a equipa não pode conversar com o poste de 25 anos, que em Julho de 2012 se torna agente livre.

Troféu faz as honras da nova época

A temporada 2011/12 do basquetebol português começa esta noite com a primeira jornada das eliminatórias do Troféu António Pratas, prova que reúne as 12 equipas da Liga, divididas em quatro grupos. A abrir no Grupo Norte, Guimarães (vencedor em 2009/10) e Barcelos medem forças, enquanto o FC Porto, vencedor na época passada, apenas entra em acção amanhã. A Centro-Norte, defrontam-se Ovarense e CAB Madeira, duas equipas que não perderam na fase de preparação da nova época. No conjunto Centro-Sul, Académica e Ginásio protagonizam mais um dérbi , enquanto, a Sul, o Benfica recebe o campeão da última Proliga, o Terceira Basket. "Vamos fazer tudo para ganhar o jogo de sexta [hoje] e o de domingo, de maneira a estar depois na final-four", afirmou o técnico encarnado, Carlos Lisboa (na foto). Os vencedores de cada grupo garantem a presença na fase final, marcada para o próximo fim-de-semana.

Troféu António Pratas

Eliminatórias

Hoje

Guimarães-Barcelos 21h30
Ovarense-CAB Madeira 21h00
Académica-Ginásio 21h00
Benfica-Terceira Basket 21h00

Amanhã

Barcelos-FC Porto 17h30
Sampaense-CAB Madeira 17h00
Ginásio-Lusitânia 17h00
Barreirense-Terceira Basket 16h00

Domingo

Guimarães-FC Porto 17h00
Ovarense-Sampaense 17h00
Académica-Luistânia 16h00
Benfica-Barreirense 17h00

in "ojogo.pt"

Vítor Pereira. Um arranque igual ao de José Mourinho

Dez jogos, seis vitórias, dois empates e duas derrotas: lembre-se das diferenças entre 2003 e 2011


É dia de festa e o FC Porto não sorri. Se o fizesse, estaria a mentir – mesmo em dia de aniversário (o 118º). A derrota em São Petersburgo (1-3 com Zenit) aliada aos empates com Feirense (0-0 em Aveiro) e Benfica (2-2 no Dragão) arruinam o Parabéns a Você. Ninguém sopra as velas nem recebe prendas. É o castigo pela série de três jogos consecutivos sem uma única alegria.
Aproxima-se a Académica, domingo em Coimbra, num teste a cargo de Pedro Emanuel, capitão do FCP entre 2007 e 2009 e agora treinador dos estudantes. A última vez que os portistas estão quatro jogos sem vitória remonta a 2004. No banco, a treinar, um tal Víctor. Que não Pereira, e sim Fernández. Na era do técnico espanhol, o FCP começa com a conquista da Supertaça portuguesa (1-0 ao Benfica), igual ao FCP de Vítor Pereira (2-1 ao Vitória G.), mas vai abaixo em Outubro/Novembro (1-2 em Guimarães, 2-2 com Nacional na Madeira, 0-0 com PSG no Dragão) e só recupera com o Sporting (3-0 em casa).
Ao 1-3 com o Zenit, a estrutura azul e branca ainda tem de conviver com a lesão do avançado brasileiro Kléber (33 minutos) e a expulsão do lateral uruguaio Fucile (45’). É muito acontecimento para um jogo só. E é uma crise? Calma, é cedo para falar disso. Senão, recue no tempo e lembre-se do que estamos a escrever. Em 2003-04, o FCP campeão nacional e detentor da Taça de Portugal, Supertaça nacional e Liga Europa também arranca assim, como o desta época. E é o FCP de José Mourinho, aquele que se sagra campeão europeu. Ora nem tanto ao mar (crise, isto é uma crise) nem tanto à terra (queres que ainda vamos ganhar a Champions-2012?). Não, nada disso. São apenas números. Neste caso, Mourinho igual a Vítor Pereira.
Nos primeiros dez jogos de 2003-04, seis vitórias, dois empates (na Reboleira e em Belgrado), duas derrotas (com Milan, no Monaco, e Madrid de Queiroz em casa) e 17-9 em golos.
Nos primeiros dez jogos de 2011-12, seis vitória, dois empates (os tais com Feirense e Benfica), duas derrotas (Barcelona e Zenit) e 20-12 em golos.
Empate total. Até na diferença de golos marcados e sofridos! E agora, a surpresa: quem é o 11.º adversário nas duas épocas? Isso mesmo, é a A-ca-dé-mi-ca. Na altura de Mourinho, a 5 de Outubro de 2003, o FCP apresenta uma defesa liderada por Pedro Emanuel e ganha 4-1, apesar de ter sofrido o primeiro golo do jogo, por Dário. No domingo, 2 de Outubro de 2011, o líder FCP (14 pontos) joga à cautela com Pedro Emanuel, o treinador-revelação da nossa liga, com o quinto lugar da Académica (12). E agora... Coimbra tem mais encanto para quem?



in "ionline.pt"

João Pinto: “Não são as pessoas que mandam no FCP que dizem que está em crise”

O FC Porto precisa de tranquilidade. É em momentos de crise que o clube se tem revelado forte. A opinião parte de João Pinto, antigo capitão e referência dos “dragões”.



O ex-lateral direito acredita que Vítor Pereira terá total confiança, mesmo apesar dos resultados negativos: dois empates no campeonato e uma derrota na Liga: “Numa casa daquelas por vezes há resultados negativos e não é por causa disso que os treinadores se vão embora. Pelo contrário, quando as coisas não correm bem, as pessoas ligadas ao Futebol Clube do Porto têm dado confiança e principalmente sossego, porque não são as pessoas que mandam no FCP que dizem que está em crise. Que culpa têm o treinador e os jogadores de jogar 45 minutos sem um jogador? Não me lembro em anos recentes do FCP ter dispensado algum jogador por resultados negativos”, sublinha João Pinto.
Sobre uma alegada conversa de capitães com elementos da SAD e da equipa técnica, João Pinto só entende que possa ter sido uma conversa de amigos, por não ser o local indicado para serem falados assuntos sérios.
“Devia ser alguma conversa de amigos porque se eles tinham de tratar de alguma coisa não seria no aeroporto. Se calhar essa conversa não teve nada a ver com futebol. O FCP habituou-me que quando é para resolver alguma coisa é dentro de casa e não fora dela”, afirmou o jogador.
Para João Pinto importante é que o FC Porto continue nos lugares cimeiros, mesmo apesar da crise de resultados. Diz o ex-capitão que “a palavra ‘ganhar’ é o principal objectivo, mas isso nem sempre é possível. Neste momento o importante é que o FCP está à frente”.

O FC Porto joga este domingo em Coimbra para a liga portuguesa. 



in "rr.pt"

«Crise? Qual crise?» Manuel Serrão diz que Porto está no bom caminho

Adepto portista admite que o alarme soou, mas presidente é o homem certo para “colocar comboio de volta nos trilhos”.


Há um ano e meio, desde Março de 2009, que o FC Porto não estava três jogos consecutivos sem ganhar. É a bitola dos campeões nacionais que eleva a exigência, depois de uma época ímpar. 

A derrota com o Zenit e os empates com Feirense e Benfica suscitam dúvidas em torno das opções de Vítor Pereira.

Contudo, o Porto está em primeiro no campeonato e a qualificação na Liga dos Campeões está totalmente em aberto. Manuel Serrão, reconhecido adepto do FC Porto, sai em defesa do treinador.

“Em relação à Liga dos Campeões está tudo em aberto, no campeonato estamos em primeiro. Não vejo porque razão havemos de pôr em questão um treinador que no ano passado fez parte da equipa técnica que ganhou tudo o que havia para ganhar. Sinceramente acho que se isso fosse assim, então o Domingos, que no Sporting perdeu sete pontos nas primeiras jornadas, estava na rua à muito”, afirma.

Para este adepto, quem vai “pagar as favas” é a Académica, que o Porto defronta já no próximo Domingo.

Apesar da confiança, Manuel Serrão admite que o alarme soou. Mas quem tem o código para desligá-lo é Pinto da Costa: “Uma equipa como o Porto, quando está três jogos sem ganhar, o alarme é automático. Já acendeu a luz amarela na primeira vez, e ontem acendeu o vermelho ou o laranja. De certeza que o Presidente que, até ao momento e nos últimos anos, tem conseguido os resultados que tem conseguido, está de mangas arregaçadas para que o comboio volte a entrar nos trilhos.”

Em relação aos últimos desaires, Serrão diz que o único problema são os resultados, mas especificamente quanto ao desafio com o Zenit, aponta também o dedo a Fucile: “Ainda ontem tivemos um problema de um jogador que recebeu dois amarelos um pouco incompreensíveis”.

O treino marcado para hoje foi cancelado devido a um atraso no voo de São Petersburgo.

O Porto começa amanhã a preparar o desafio com a Académica. Kléber lesionado no ombro não é opção, sendo Walter ou Hulk candidatos ao lugar de ponta de lança.

Sapunaru, se em condições, ocupa o lugar de Fucile, ligado aos dois últimos resultados negativos do FC Porto e Guarin, que cumpriu castigo na Liga dos Campeões, entra de início em Coimbra.

in "rr.pt"

Kléber pára três semanas


Kléber viu, ontem, confirmada a sua lesão na articulação acrómio-clavicular esquerda e o tempo de paragem previsto é de três semanas.
Quer isto dizer que ainda não será desta que o avançado vai cumprir o sonho de representar a seleção brasileira e que não entrará nas contas de Vítor Pereira para os jogos com a Académica, no domingo e com o Pêro Pinheiro, no dia 15 de outubro, ficando em dúvida para a receção ao Apoel, agendada para o próximo dia 19.
in "record.pt"

E agora, sem ponta-de-lança?!

Kléber com tempo de paragem indeterminado Interrupção dos campeonatos beneficia dragões Hulk é o substituto natural...

Kléber vai ficar parado por uns tempos. Quanto, não se sabe ao certo, tudo dependendo da forma como o brasileiro recuperar da contusão sofrida na clavícula do ombro esquerdo, aos 27 minutos, do azarado e desastrado jogo dos dragões com o Zenit.

Fonte portista confirmou ontem que Kléber tem «uma lesão na articulação acrómio-clavicular esquerda de menor gravidade», mas assegurou também que o futebolista não vai poder trabalhar normalmente nos próximos dias. Grande contrariedade para o clube e para o próprio futebolista, que vai ver adiado o sonho de estar na selecção brasileira, para a qual tinha sido convocado.

Quem não tem nenhuma solução para o lugar de ponta-de-lança na Champions é Vítor Pereira, já que Walter não foi inscrito na prova. Tem apenas alternativas. Aliás, só uma: Hulk. Já lançado e ensaiado no eixo do ataque por Jesualdo Ferreira, para suprir as baixas de Lisandro e a inconstância de Farías, reutilizado por André Villas Boas na ponta final da temporada passada em nove partidas por ter ficado algum tempo sem Falcao e ... Walter ter esgotado as oportunidades que lhe foram concedidas pelo actual treinador do Chelsea.

E será que é agora com Walter que Vítor Pereira e a equipa contam para preencher e dinamizar a posição de ponta-de-lança? Não parece, mesmo que a atitude de bigorna venha a mudar e o técnico a opte mesmo por essa alternativa sempre muito pontual. Portanto, sem futuro para qualquer das partes, o que desde logo condiciona ou mata mesmo à nascença esta aposta, que até seria a mais natural e indicada. Isto nas provas nacionais, porque na Champions nem essa remota hipótese pode ser equacionada. O que levanta uma série de questões...



in "abola.pt"

História de uma viagem atribulada

As conversas entre SAD, treinador e capitães no aeroporto. O regresso atrasado por problemas técnicos no avião. Chegada às cinco da manhã levou ao cancelamento do treino.

Noite negra para o dragão na Rússia, resultado negativo frente ao Zenit, lesão de Kléber, expulsão de Fucile, equipa sem capacidade de resposta para segurar o golo de James. Depois de digerida a derrota na Liga dos Campeões, a comitiva seguiu para o aeroporto de S. Petersburgo, de onde devia partir cerca da meia-noite (hora local).

O plano de viagem estava a ser seguido on time, mas depois do embarque, e já com os jogadores sentados nos respectivos lugares, chegou uma mensagem do cockpit. «Senhores passageiros, devido a questões técnicas a partida para o Porto vai registar um ligeiro atraso.» Um problema eléctrico detectado quando eram realizados os testes para a saída para a pista esteve na origem da mensagem do comandante do voo. O avião ainda estava na manga e depois da comunicação os portistas regressaram à sala de embarque, todos os passageiros receberam ordens para deixar o aparelho.

Foi nesse local e durante o compasso de espera de cerca de uma hora até a avaria ser reparada que aconteceu a conversa entre os elementos da SAD portista - Antero Henrique e Acácio Valentim - o treinador Vítor Pereira e os capitães de equipa: Helton, Rolando, Hulk e João Moutinho.

O encontro entre os sete prolongou-se por cerca de 15 minutos, foi muito informal, e os intervenientes não estavam em local reservado, a maioria dos convidados e adeptos que acompanhou a equipa a S. Petersburgo percebeu que os principais protagonistas do dragão na viagem à Rússia estavam em contacto. 



in "abola.pt"

St. Liège denuncia atraso nos pagamentos de Defour e Mangala

O Standard de Liége denunciou, em comunicado, o atraso do FC Porto nos pagamentos das transferências de Defour e Mangala.

«Não obstante as transferências dos nossos jogadores Steven Defour e Eliaquim Mangala terem ocorrido em meados de Agosto, e depois de várias solicitações, o clube que ostenta o título de vencedor da Liga Europa e de campeão português não respeitou, até hoje, as suas obrigações financeiras para com o Standard de Liége», lê-se no comunicado divulgado no site do clube belga.

De acordo com a mesma nota, a direcção do clube de Liège «lamenta que o FC Porto, depois de ter beneficiado do entendimendo do Standard Liège para a transferência de dois dos seus jogadores, não se disponibilize para o apuramento da dívida relativa às transferências».

Os dragões acordaram pagar 6,5 milhões pelo passe de Mangala, e 6 milhões pelo de Defour.



in "abola.pt"

Colômbia: James estreia-se na selecção principal

James Rodríguez junta-se a Freddy Guarín na lista de convocados da Colômbia para o jogo com a Bolívia, a 11 de Outubro, referente à fase de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2014.

O seleccionador Leonel Álvarez justificou a estreia do jovem extremo na selecção principal com a sua «inteligência, qualidade de passe e também por poder jogar como avançado».

O jogo com a Bolívia vai proporcionar o reencontro de James Rodríguez e Freddy Guarín com Radamel Falcao, avançado do Atlético Madrid que foi igualmente convocado para o arranque da caminhada para o certame que vai decorrer no Brasil.



in "abola.pt"